Está en la página 1de 45

1 Sistema de Lubrificao

Principal Finalidade: Reduzir o atrito entre as peas que trabalham com movimento relativo, o que conseguido mediante o estabelecimento de um fluxo contnuo de lubrificante entre as mesmas; Outras funes: Resfriamento, Vedao, Limpeza, Amortecimento de choque e Proteo contra ataques qumicos. 1.2 Componentes de um Sistema de Lubrificao Crter ou poceto - serve de depsito para o OL; Bombas - garantem um fluxo de leo contnuo e sob presso ao sistema; Ralo - Localizado na aspirao da bomba, retm as partculas maiores; Vlvulas de segurana - Localizadas na descarga da bomba, protege o sistema contra um excesso de presso; Filtros - retm as partculas menores contidas no OL; Filtro magntico - retm as partculas de materiais ferrosos, provenientes de desgastes; Vlvulas reguladoras de presso - regula as vrias presses requeridas para os diversos pontos a lubrificar; Resfriador de OL - local onde o OL transfere calor retirado do motor; pode ser a gua ou ar; Vlvulas reguladoras de temperatura - prove um rpido aquecimento do leo lubrificante durante a partida e controla a temperatura durante o funcionamento (controla a vazo para o resfriador); Pressostato - prove segurana em funo da presso limite de OL; Filtro centrfugo - retm impurezas slidas do OL. ; Vlvulas de segurana dos filtros de OL - asseguram a manuteno do fluxo de lubrificante, em caso da obstruo do filtro, evitando que o leo deixe de circular no motor; 1.3 Tipos de Lubrificao 1.3.1 Lubrificao Hidrosttica O objetivo da lubrificao hidrosttica formar um filme de lubrificante entre as partes em frico. Possibilita:

Um alto grau de rigidez e amortecimento; Vida ilimitada do rolamento; Total eliminao do efeito agarra-desliza; Nenhum desgaste da superfcie deslizante; Alto grau de estabilidade trmica; Alto grau de segurana contra impactos; Absoluta preciso de posicionamento; Altssimo grau de preciso de usinagem;

1.3.2 Lubrificao Hidrodinmica A lubrificao hidrodinmica d-se aps o arranque e durante a continuidade do movimento. Ela ter de garantir que no ocorra contato metal-metal. A lubrificao hidrodinmica poder ser utilizada em diversas aplicaes, tais como: Motores de automvel, como por exemplo, nos apoios da cambota; Rodas de carruagens e locomotivas; Motores de aeronutica; Bombas submersveis, estas tm de estar muito bem isoladas devido humidade; Guias de deslizamento; Caixas de velocidades e redutores;

1.4 Tipos de Movimentos encontrados nos motores a) Contato deslizante: Rotativo: mancais de sustentao, eixo de cames, mecanismo de vlvulas, etc.; Oscilatrio: Pinos de mbolos, mancais de balancins, etc.; Alternativo: mbolos, molas de seguimento, hastes de vlvulas, etc.

b) Contato de engrazamento: Parafuso sem fim; Engrenagens helicoidais; c) Contato de rolamento: Mancais de esfera; Roletes; De agulhas.

1.5 Propriedades dos Lubrificantes A escolha do leo de viscosidade adequada depende: Do tipo do motor; Da sua carga; Da velocidade; Da temperatura;

As propriedades dos lubrificantes dependem: Do leo cru do qual eles derivam; Do tipo e grau de refinao; Dos aditivos empregados.

1.5.1 Especificaes dos lubrificantes Ponto de fluidez Temperatura na qual um leo no se escoa, quando seu recipiente adernado em determinadas condies. Temperatura abaixo da qual o leo no escoa em sistemas de lubrificao. Ponto de fulgor Temperatura na qual o leo aquecido desprende vapores em quantidade suficiente para formar a mistura combustvel com ar, que em contato com uma chama, desprende uma chama rpida. Ponto de inflamao Temperatura na qual o leo se mantm em combusto depois de inflamado. ndice de viscosidade uma medida de variao da viscosidade de um leo com a temperatura referida a dois leos que tenham a mesma viscosidade a 98,9 C. Os leos de alto ndice de viscosidade so preferveis para uma boa lubrificao do motor.

Resduo de carbono determinado inflamando uma amostra de 10 gramas de lubrificante em um rigoroso controle, e medindo-se o peso do resduo restante da combusto. Cor Medida em laboratrio; permite verificar as condies do leo lubrificante, atravs de tabelas. Demulsibilidade Consegue separar-se da gua rapidamente. Emulsibilidade Caracteriza-se pela mistura com a gua sem perder suas caractersticas.

Obs.: os OL dos motores no possuem nenhuma destas caractersticas. 1.5.2 Aditivos Os aditivos podem ser caracterizados como agentes: Anticorrosivos e antioxidantes; Detergentes; Antiespumantes; Para aumentar a oleosidade e resistncia de pelcula; Para baixar o ponto de fluidez. 1.6 Tipos de leos Minerais: Obtidos da destilao do petrleo Graxos: Origem vegetal ou animal (so produtos qumicos instveis) Compostos: composto por leos minerais e graxos Sintticos: criados em laboratrio por processo de polimerizao. (ex: fluidos Hidrulicos. Deve-se utilizar borrachas especiais) Graxas: Mistura de um lquido lubrificante com um agente espessante (sabo)

1.7 Processos de Lubrificao Lubrificao por salpico e bomba de circulao leo borrifado nas partes mveis. Lubrificao por salpico e presso Bomba envia leo sob presso para aos mancais de sustentao dos eixos de manivelas e de cames, e canalizaes nos ps das conectoras. Lubrificao forada A Bomba fornece leo sob presso a todos os mancais atravs de canaletes internos. Os canaletes feitos nas conectoras conduzem o leo dos mancais das conectoras at os pinos dos mbolos. As paredes de cilindros, mbolos, e molas de seguimentos so lubrificadas pelos salpicos do leo que saltam dos pinos de mbolos e dos mancais principais e dos das conectoras. Lubrificao por Gravidade Possui um tanque a uma determinada altura, possui um lubrificador mecnico com cerca de 8 a 10 redes, ou canaletas, que lubrifica as camisas por uma espcie de orifcio nas camisas. O leo cai em um espao amortecedor que vai para um tanque de borra, no sendo reaproveitado. Parte desse leo queimado.

Obs: Critrios adotados para a Troca de leo - Horas de funcionamento, Quilometragem, Viscosidade, Oil Test Kit (MTU tem Kit prprio para seus motores);

2 Sistema de Admisso e Descarga de Gases


Sistema de admisso projetado para permitir a introduo da carga de ar necessria queima equilibrada nos cilindros. ( mistura A/C) - imprescindvel que o ar esteja limpo.O carregamento do cilindro afetado pela temperatura e presso do ar.

MD SUPERCARREGADO - aquele que recebe uma carga de ar adicional sem que sua cilindrada seja alterada;

TURBO COMPRESSOR - formado por uma turbina e um compressor denominado turbocompressor, no qual o rotor da turbina acionado pelos gases de descarga do motor e esta por sua vez aciona o rotor do compressor montado no mesmo eixo.

O compressor aspira o ar da atmosfera e o comprime para o interior do cilindro . Entre o turbocompressor e o coletor de admisso de ar do motor, pode ser instalado um resfriador (inter-cooler) que tem a funo de resfriar o ar aquecido, devido ao trabalho de compresso, aumentando assim o peso de ar admitido no cilindro.

Sistema de admisso de ar do motor diesel de 2 tempos - quer seja supercarregado ou no, as partes componentes do sistema de admisso de ar dos motores de dois tempos so praticamente as mesmas: Filtro; Bomba de ar de lavagem; Coletor de ar de lavagem; Janelas de admisso;

Com a finalidade de aumentar o peso do ar admitido, melhorando as condies de carregamento dos cilindros, podemos encontrar outros tipos de peas como: turbocompressor e resfriador de ar.

Sistema de admisso de ar do motor diesel de 4 tempos NO supercarregado geralmente os componentes deste sistema so: Filtro; Coletor de admisso de ar; Vlvulas de admisso.

Sistema de admisso de ar do motor diesel de 4 tempos Supercarregado geralmente os componentes deste sistema so: Filtro; Turbocompressor (acompanhado ou no de resfriador de ar); Coletor de admisso de ar; Vlvulas de admisso.

Caminho do ar de admisso nos Motores supercarregados

Filtro de ar

Turbo compressor

Resfriador de ar

Coletor de admisso

Vlvulas de admisso

Vlvulas de fechamento rpido: Permitem a parada do motor em situaes de emergncias. Eletricamente ou manualmente.

Peas dos sistemas de ar 1 - Filtro De Ar Tem como finalidade principal permitir que o ar atinja o interior dos cilindros na melhores condies de limpeza e secundaria de atuar como silencioso, uma vez que a flutuao de presso no coletor de admisso produz vibraes com a conseqente formao de rudos. Obs: As vibraes so atenuadas: pelo desenho da tomada de ar - pelo desenho do recipiente que envolve o filtro Tipos de filtro a) Filtro seco - normalmente seu elemento filtrante um papel, tratado com resinas especiais, disposto em forma de anel e, dobrado de modo sanfonado. Este elemento filtrante deve ser trocado periodicamente.

b) Filtro molhado - neste tipo de filtro, o ar passa por um reservatrio existente no corpo do filtro, com leo lubrificante, onde as partculas mais pesadas ficam retidas, antes de atingir o elemento filtrante propriamente dito. Cuidados com os leos existentes nos filtros molhados: manter o leo sempre no nvel determinado, pois: quando seu nvel est abaixo do indicado, haver uma sobrecarga no elemento filtrante; caso o nvel esteja acima da marca de referncia, haver possibilidade do leo lubrificante ser arrastado para o interior dos cilindros; o leo dever ser substitudo sempre que houver partculas slidas no seu reservatrio. o leo colocado no reservatrio dever ser sempre limpo (leo novo);

2 - Turbocompressor formado por uma turbina(acionada pelos gases de descarga do motor) e que, por sua vez desloca um compressor que aspira o ar da atmosfera comprimindo para o sistema. Vantagens: A potncia para seu acionamento obtida com o aproveitamento da energia residual contida nos gases de descarga do motor. E o motor e o turbo compressor no so acoplados mecanicamente. Desvantagem: alguns motores necessitam-se mecanismos para suprimento de ar para as primeiras queimas dos motores. Procedimentos com o turbocompressor em funcionamento: Devemos observar ou controlar o seguinte: temperatura do ar aspirado; temperatura e presso do ar descarregado pelo turbo-compressor; temperatura da gua na entrada e na sada do turbo-compressor; temperatura dos gases na entrada da turbina; temperatura e nvel do leo lubrificante Teste do turbo compressor: Periodicamente(aps o 1 funcionamento, reviso, reparo ou longo perodo parado) devemos verificar as condies de balanceamento atravs do CONTROLE DO TEMPO DA ROTAO EM INRCIA DO TURBO COMPRESSOR Restrio no sistema de admisso de ar - Quando os cilindros no recebem e/ou no armazenam a quantidade de ar necessria para a queima, o motor apresenta: Perda de potncia - fumaa preta na descarga - aumento no consumo de combustvel - dificuldade de partida (primeiras queimas)

As principais causas de restrio no sistema de admisso de ar so: - filtro de ar sujo - coletor de admisso sujo - janelas de admisso sujas - vlvulas de admisso com abertura incorreta (desreguladas) - resfriador de ar sujo - circulao deficiente do agente de resfriamento do resfriador de ar - deficincia de compresso da bomba de ar de lavagem ou turbo-compressor. Normas preventivas no sistema de admisso de ar so: limpeza do filtro de ar,do coletor de admisso,das janelas de admisso do resfriador de ar,do turbo-compressor,da bomba de ar de lavagem- regulagem das vlvulas de admisso- aferio dos sensores do sistema- verificao das folgas das bombas de ar de lavagem- drenagem do coletor de admisso antes da partida do motor. Normas de controle do sistema de admisso de ar: verificao da presso de compresso; verificao da temperatura do ar admitido no motor; verificao da presso no coletor de admisso; drenagem do coletor de admisso; e verificao da circulao do agente de resfriamento no resfriador de ar.

3 - Sistema De Descarga Dos Gases Tem a finalidade de conduzir para o meio externo os gases resultantes das queimas ocorridas no interior dos cilindros do motor. A presso de descarga dos gases deve possuir um valor pr-determinado de modo a no afetar o funcionamento do motor e reduzir o nvel de rudo do motor. Sistema de descarga de gases do motor diesel de 2 tempos: As partes componentes bsicas deste sistema so: Janelas ou vlvulas de descarga; Coletor de descarga; Junta de dilatao; Silencioso; Condutos da chamin.

Sistema de descarga de gases do motor diesel de 4 tempos no supercarregado: As partes componentes deste sistema so: Vlvulas de descarga; Coletor de descarga; Junta de dilatao;

Silencioso; Condutos da chamin.

Sistema de descarga dos gases do motor diesel de 4 tempos supercarregado: As partes componentes deste sistema so vlvulas de descarga - coletor de descarga - turbo-compressor - condutos da chamin. Normas preventivas do sistema de descarga dos gases :- limpeza das janelas de descarga,coletor de descarga,condutos da chamin,turbo-compressor; Inspeo e limpeza do silenciosos; aferio dos sensores do sistema; regulagem das vlv. descarga Normas de controle do sistema de descarga dos gases: verificao da temperatura dos gases: na descarga de cada cilindro do motor e na entrada do turbo-compressor; verificao da colorao dos gases de descarga.

Colorao na fumaa Pardacenta na descarga indica que o motor est com a queima equilibrada; Azul indica queima de leo lubrificante, que poder estar sendo causada por: guia de vlvulas gastas; cilindro ovalizado; molas de mbolos gastas; molas de mbolos montadas ao inverso; excesso de leo no filtro de ar tipo molhado. Branca indica queima desequilibrada(excesso de ar), que poder estar sendo causada por: injetor ou vlvula de injeo parcialmente obstruda; regulador de velocidade desajustado; excesso de resfriamento do motor; e bomba de comb.desregulada. Preta indica queima desequilibrada(excesso de comb.), que poder estar sendo causada por: filtro de ar sujo; janelas de admisso sujas; coletor de admisso de ar sujo; vlvulas de admisso desreguladas; sistema de combustvel desajustado; motor em sobrecarga; e ajuste incorreto do regulador de velocidade.

Consumo Excessivo de Lubrificao Atrito seco - superfcies em contato sem a presena de lubrificante. Atrito mido - pequena pelcula de lubrificante favorece a frico sem impedir que as superfcies entrem em contato Atrito liquido - pelicula de lubrificante continuamente homognea, impedindo contato entre suas superfcies

VISCOSIDADE - Caracterizada pelas particularidades de escoamento do leo;

PONTO DE COMBUSTO - temperatura de vaporizao que tornam o leo suscetvel a inflamar-se; PONTO DE CONGELAMENTO - temperatura em que o leo perde suas propriedades de fluidez; PONTO DE FLUIDEZ - temperatura mnina em que leo, submetido a um processo de resfriamento, ainda flui;

Fatores que podem fazer com que o motor passe a consumir leo lubrificante acima do normal: Desgaste nas guias de vlvulas; Falha na lubrificao do turbo; Falha no compressor de ar (veiculares); Vazamentos ou obstrues no respiro do motor.

Causas de consumo de leo lubrificante em motores de combusto interna: Desgaste de Anis; Anis Presos; Qualidade e/ou especificao inadequada de leo; Arrefecimento insuficiente; Anis incorretos, tamanho errado.

Desgaste e Avarias de Mancais: Excesso de carga; Filtragem de leo e/ou ar deficientes; Montagem errada; Fadiga de material (metal); Vazamento de gua.

Aumento da Viscosidade: Sobrecarga; Falha no arrefecimento; Deficincia dos anis; Contaminaes.

Arranhes e Avarias nas Camisas: Defeitos de usinagem; Projeto de pistes e anis; Sobrecarga; Viscosidade errada do leo; Falta de lubrificao; Falha no arrefecimento.

Entupimento de Janelas (Motores de 2 Tempos): Sobrecarga; Pouco ar de lavagem; Arrefecimento insuficiente; Aditivos inadequados do leo lubrificante.

Superaquecimento, Pontos Quentes: Defeito na bomba de leo; Sobrecarga; Avano errado; Viscosidade errada do leo; Desgaste de vlvulas e guias.

Vida Curta do leo: Qualidade do leo; Superaquecimento; Vazamento de gua p/ o crter; Contaminaes; Condies dos anis.

Diminuio da Viscosidade : Diluio com combustvel; Mistura com marcas diferentes e de menor viscosidade.

3 Sistema de Resfriamento
Tipos de resfriamento: a) direto: apenas um fluido utilizado para resfriar o motor. Tal fluido pode ser ar ou lquido. b) indireto: so utilizados dois fluidos. Um lquido para resfriar o motor e outro para remover o calor desse lquido, esse ltimo pode ser lquido ou ar. Consequncias de um resfriamento excessivo 1 Combustvel no se vaporiza suficientemente para formao da mistura homognea com o ar. Isso causa: desperdcio de combustvel, possibilidade de diluio do leo do crter, funcionamento irregular tendendo parada do motor. 2 Aumento das perdas mecnicas devido ao aumento da viscosidade do leo quando os parmetros de funcionamento do motor ficam abaixo dos valores estabelecidos. 3 Alterao das folgas das vlvulas e registro do motor. As vlvulas so ajustadas pelo fabricante para funcionar eficientemente acima de uma temperatura de trabalho do motor. 4 Diminuio do rendimento do motor, pois parte do calor que seria transformado em trabalho absorvido pelo excesso de resfriamento. Transferncia de calor Os trs mtodos de transferncia de calor so: Conduo transferncia de calor por contato entre corpos de temperatura diferente. Do mbolo para a gua de resfriamento e dos gases de combusto para o cilindro. Conveco com a absoro de calor por um fluido, suas molculas a se movimentar, onde as com temperaturas mais altas (menos densas) sobem e as com temperatura mais baixas (mais densas) descem. No ocorre mudana de estado. No motor ocorre nos gases de descarga e na gua de resfriamento. Radiao Transferncia de calor atravs do espao, sem percorrer um meio condutor, ou seja, ocorre tambm no vcuo. Na superfcie externa do motor para as partes mais frias da praa de mquinas. Sistema de resfriamento direto Utiliza-se somente um fluido arrefecedor para realizar o resfriamento do motor. Ainda pode ser feito o resfriamento a ar para avies, motos e de alguns automveis, como tambm o resfriamento aberto que utiliza a gua do meio navegvel como fluido arrefecedor. Sistema de resfriamento indireto

composto por dois fluidos arrefecedores, um que lquido para retirar o calor do motor e outro lquido ou ar que remove o calor do fluido arrefecedor principal. Suas vantagens so: O leo lubrificante resfriado trabalha dentro dos limites estabelecidos na sada do motor. Isso mantm sua viscosidade aceitvel.

Os equipamentos extras so as suas desvantagens: Bomba de gua doce e salgada; Resfriadores da gua de circulao; Tanque e canalizaes adicionais; Vlvula termosttica.

4 Sistema de Partida
O sistema de partida do motor tem a fornece a energia suficiente para imprimir a velocidade mnima necessria partida. Finalidades tirar da inrcia, empregar o 1 movimento ao motor, 1 acionamento externo. So subdivididos nas seguintes tecnologias: eltrica, pneumtica, hidrulica e manual. 4.1 Eltrica Faz uso de um motor de arranque eltrico. A energia eltrica empregada na forma de corrente continua porque a energia sob esta forma pode ser armazenada em baterias que so recarregadas por um gerador acionado pelo prprio motor. 4.1.2 Principais componentes: Bateria de acumuladores; Motor de corrente contnua; Dispositivo de engrazamento mecnico; Cabos, fios e chaves.

4.1.3 Sistema Bendix Quando o boto de partida acionado, o motor de arranque eltrico comea a girar e a engrenagem pinho se deslocar axialmente guiada pelas ranhuras. A engrenagem pinho se engrazar ento com a cremalheira do motor. A mola do mecanismo absorve o choque do engrazamento. Quando o motor comea a funcionar, o volante gira mais rpido, o pinho se retrai auxiliando por uma pequena mola de recuperao. 4.1.4 Precaues Se o motor partir e a engrenagem pinho continuar engrazada cremalheira do volante do motor e o motor de arranque virando, um enorme esforo ser exercido sobre o mecanismo podendo quebrar a mola do Bendix ou a chaveta de fixao. Espere sempre alguns segundos para ter certeza que o motor parou, antes de realizar uma nova partida. 4.1.5 Cuidados com o sistema de partida eltrica Manter o nvel do eletrlito da bateria correto; A menos que haja derrame de eletrlito, completar o nvel da bateria apenas com gua destilada; Manter a bateria carregada e a

densidade correta do eletrlito; Manter limpo os bornes da bateria e os terminais dos cabos eltricos; Manter conexes normalmente apertadas; Inspecionar periodicamente o estado das escovas e do coletor; No exceder de 10 segundos o funcionamento continuo do motor de arranque e; Dar um tempo de cerca de 30 segundo entre tentativa de partida do motor de combusto. 4.2 Pneumtica Injeta-se ar comprimido nos cilindros para movimentar o mbolo ou o ar comprimido movimenta um motor de arranque. O ar comprimido pode ser utilizado de duas maneiras: a indireta e a direta. 4.2.1 Indireta

O ar de partida vai para um motor de arranque que aciona o volante. Sistema de partida pneumtico do motor diesel a 4 tempos (motor mtu 16v-956tb91) presso normal de partida: 40 kg/cm2 partes componentes: ampolas - vlvulas de interceptao - eletrovlvula de trs vias - distribuidor de ar coletor de partida - vlvulas de reteno funes dos diversos componentes: compressor - manter o reservatrio pressurizado. reservatrio - armazena o ar comprimido para que possa ser enviado para a partida e para controle da automao. distribuidor de ar - as vlvulas de distribuio so agrupadas em uma pea nica sendo abertas por uma came de acordo com a ordem de queima da bancada. o distribuidor recebe o ar de pilotagem e a sua vlvula que estiver aberta, permite a passagem deste ar para a vlvula de reteno. o prprio distribuidor descomprime a vlvula de reteno. vlvula de reteno - aberta pelo ar de pilotagem enviado pelo distribuidor. aps a sua abertura, o ar de partida presente no coletor, penetra no cilindro provocando o deslocamento do mbolo, s permitem a passagem do ar comprimido para o interior dos cilindros e impedem que agentes do seu interior invadam o sistema de partida. eletrovlvula de trs vias - quando desligada ela bloqueia a passagem do ar da ampola para o sistema e comunica o coletor da partida com a atmosfera, efetuando a descompresso do mesmo. ela ligada quando a bomba de pr-lubrificao pressiona o

sistema e lubrificao e o valor atinge 0.3 kg/cm2. quando isto ocorre, a eletrovlvula comunica o ar da ampola com o sistema (o ar de partida vai para o coletor e o ar de pilotagem vai para o distribuidor de ar) e, ao mesmo tempo ela isola o sistema de partida com a atmosfera (encerra a descompresso). chave firing speed - acionada quando o motor atinge 400rpm, logo aps a partida, recebendo informaes do taco-gerador, para desligar a eletrovlvula de trs vias e a bomba de pr-lubrificao. vlvula de segurana - utilizada no reservatrio para mecanicamente ser acionada quando a presso do sistema ficar acima da presso de trabalho. descompresso do sistema de partida pneumtico: aps a partida, o ar comprimido dever ser descomprimido das canalizaes e dos componentes que operam com o mesmo, de modo que eles fiquem aptos para uma nova utilizao e ao mesmo tempo livres da umidade que possa estar presente no ar comprimido, que poderia originar oxidao no sistema. para que um motor diesel parta em qualquer posio em que esteja o seu eixo de manivelas, ele necessita: de uma quantidade mnima de cilindros em condies de receber o ar comprimido que depende do seu ciclo motor; motor a dois tempos - 3 cilindrosmotor a quatro tempos - 6 cilindros 4.2.2 Direta

introduzido diretamente nos cilindros com uma determinada presso, sobre a coroa do mbolo, usa uma vlvula distribuidora de ar de partida que estar sincronizada com a ordem de queima no motor. O cilindro para receber carga de ar deve estar prximo ao PMS e na fase de expanso. Sistema de partida pneumtico do motor a dois tempos no reversvel (Exemplo: Motor GM) Presso normal de partida: 600 psi. Partes componentes: Ampolas vlvulas interceptao-alavanca de comando(Partida)-vlvulas de

distribuio-vlvulas de reteno. Caminho do ar de partida do motor GM: Comunicando-se o ar da ampola com o sistema, o mesmo ficar retido na alavanca de partida. Ao acionarmos esta alavanca, o ar comprimido invade o coletor e partida. A vlvula de distribuio que estiver aberta, permite a passagem do ar comprimido para a vlvula de reteno. Ao atingir a vlvula

de reteno, o ar provoca a abertura da mesma, penetra no cilindro e desloca o mbolo do motor. 4.3 Hidrulica O sistema pressurizado e essa presso jogada no motor de arranque que aciona uma espiral. muito usado em baleeiras, apertando somente um boto de start.

5 Sistema de Alimentao
Componentes do sistema de alimentao: Tanque de armazenamento servem para armazenar o leo combustvel necessrio para o consumo das mquinas. Possui em seu interior serpentinas de aquecimento circuladas por vapor. Filtros removem grande parte dos elementos slidos presentes no combustvel, tambm protegem as bombas de transferncia. Bombas de transferncia transferem o combustvel dos tanques de armazenamento para os tanques de decantao. Tal bomba possui uma sobressalente. Tanque de decantao removem gua e borra do leo por meio da decantao por diferena de densidade. Aquecedores mantm a temperatura do leo adequada ao processo de purificao. Purificadores ou centrifugadores mquina de alta rotao que utiliza a fora centrfuga para processar, quase que instantaneamente o combustvel, utilizando para tal uma fora milhares de vezes superior da gravidade. Tanque de servio armazena o combustvel devidamente limpo a ser consumido pelo motor. Possui serpentinas de aquecimento, indicador de nvel, vlvula de dreno e vlvula de fechamento rpido com comando distncia, que permite a parada do motor por corte de combustvel. Injeo Pneumtica Sistema obsoleto. Injeo Mecnica O combustvel forado para o interior da cmara de combusto pela presso hidrulica transmitida ao mesmo pela bomba injetora de combustvel. Quando a presso do combustvel maior que a fora da mola, h o deslocamento da agulha permitindo a entrada do combustvel. Esse sistema pode ser classificado: Sistema de Rede Comum: h apenas uma bomba para injetar combustvel em todos cilindros; Sistema Por unidade: cada cilindro possui uma bomba injetora de combustvel e uma vlvula de injeo independentes. O acionamento das bombas feito por um eixo de cames.

RESUMO P2 MCI-75 No ciclo Otto os dois caminhos se encontram e no ciclo diesel o ar e combustvel percorrem caminhos diferentes. Antes de iniciar o sistema de injeo, ser necessrio conhecer o SISTEMA DE TRANSFERNCIA. Existem 3 sistemas associados ao combustvel: Transferncia, Purificao e de Alimentao de Combustvel. FUNO: Levar o leo combustvel do tanque de servio at o interior dos cilindros do motor no tempo correto e em quantidade adequada de acordo com a carga do motor. OBS.: No confundir com sistema de ignio, o qual responsvel pela propagao da centelha e incio da combusto (s existe nos motores de ciclo Otto). 1-Tem seu comeo no tanque de armazenamento do leo combustvel; 2-Em seguida passa por um filtro (finalidade de retirar alguns resduos slidos); 3-Aps uma bomba de transferncia o leva ao tanque de decantao para remoo de impurezas (gua, partculas slidas, etc.); 4-Posteriormente passando por um aquecedor e vai para um purificador; 5-Em seguida para o tanque de servio. ELEMENTOS DO SISTEMA DE COMBUSTVEL 1- Tanques de armazenamento: Armazena o leo combustvel necessrio ao consumo das mquinas. (c/serpentinas de vapor).

2- Filtros: permitem a remoo de elementos slidos (impurezas) do leo combustvel. 3- Bomba de transferncia: transfere o combustvel dos tanques de armazenamento para os tanques de decantao. 4- Tanques de decantao: separa a gua / leo / resduos slidos, pelo processo de decantao ou diferena de densidade. 5-Aquecedor: Aquecer o leo para facilitar o desprendimento das partculas slidas do liquido quando entrar no purificador. 6- Purificador: Separa a gua/ leo / borra do leo combustvel e o transfere para o tanque de servio do motor. 7- Tanque de servio: armazena o combustvel devidamente limpo a ser consumido pelo motor. (c/serpentinas, indicador nvel, vlvula dreno) Equipado com vlvula de fechamento rpido a distancia para parar o motor com corte de combustvel. Principais componentes de um sistema de alimentao de combustvel. H dois tipos de bomba: comando prprio (motores pequenos) e sem comando prprio (motores de mdio ou grande porte). Bomba Bosch, que emprega o princpio do curso constante, com variao do curso efetivo em funo do rebaixo helicoidal do mbolo. Funcionamento da bomba Bosch: O combustvel vindo da bomba de recalque do sistema enche a cmara de combustvel ao redor da bucha do mbolo. Estando este no seu ponto morto inferior, o combustvel entra na bomba pelas janelas existentes na bucha do mbolo enchendo o espao acima deste, o rasgo vertical e o suco helicoidal do mesmo. Quando o mbolo se move para cima, as janelas da bucha so fechadas e o combustvel fica represado entre a parte superior do mesmo e a vlvula de descarga. Tipos de sistemas de injeo: Pneumtica (abolida): Mecnica;

Eletrnica.

INJEO PENEUMTICA: O combustvel era pulverizado. H uma bomba para cada cilindro ou grupo. INJEO MECNICA O combustvel e forado para o interior da cmara pela presso hidrulica transmitida pela bomba injetora. Tal sistema dividido em dois tipos: Rede Comum: Uma bomba comandada por engrenagem (parte dianteira do motor) gera a presso de injeo. Essa bomba possui seu prprio eixo de cames e uma cremalheira a qual controla o dbito de combustvel a ser admitido. A cremalheira por sua vez controlada pelo Regulador de Velocidade. OBS.: Se houver problema em qualquer um cilndro, todo o sistema desativado. REGULADOR DE VELOCIDADE o gerente do combustvel, podendo ser: Hidrulico, Mecnico, Pneumtico ou Eletrnico. Para um motor de gerao de energia: um navio funciona com 440 v, frequncia de 60 Hz e precisa de rotao constante: X de RPM. Estas informaes so fornecidas ao regulador de velocidade e ele controla o combustvel dentro do dbito da bomba. O regulador de velocidade leva o nome de regulador de velocidade Iscrono. A regulao da Rotao ser por meio do dbito de combustvel (quantidade de combustvel entregue ao motor). MOTOR MCP E MCAS GERAO DE ENERGIA No pode haver variao de RPM por isso tem o regulador iscrono porque ele mantm a rotao constante atravs do dbito de combustvel. PROPULSO O RV baseia-se na carga mecnica do motor para fazer o controle. (hlice fora ou imerso em gua numa condio de tempestade). Por Unidade: Tal bomba acionada por eixo de cames. Nesse sistema a bomba injetora e a vlvula de injeo so reunidas em uma carcaa, sendo

esta chamada unidade injetora. A unidade injetora instalada no centro da cabea do cilindro, sendo a bomba injetora operada mecanicamente por um sistema constitudo de excntrico, tucho, haste e balancim. H duas tubulaes de combustvel (suprimento e retorno). Atravs da linha de suprimento o combustvel penetra no corpo do injetor. O injetor ou vlvula injetora o elemento que vai pulverizar o combustvel diretamente no cilindro (Diesel) ou promover a pulverizao de combustvel para tornar possvel a admisso da mistura no cilindro (Otto). O injetor dividido em corpo e agulha (acionada por presso do leo combustvel). A presso hidrulica do leo capaz de vencer a fora da mola e ento se consegue a abertura do bico. Elas podem ser de dois tipos bsicos: abertas e fechadas. As denominadas abertas so aquelas no interior das quais no existe nenhum dispositivo capaz de regular o fluxo de combustvel que as atravessa; nesse caso, o controle feito pela bomba de injeo. Possui, na maioria dos casos, uma vlvula de agulha controlada mecanicamente pela ao de um eixo de ressaltos ou hidraulicamente. As denominadas fechadas so portanto as empregadas atualmente na quase totalidade dos motores Diesel. OBS.: Objetiva-se um ngulo de pulverizao de 180. Os injetores mais precisos conseguem chegar prximo a esse ngulo. Funes do combustvel no injetor: Arrefecimento e Lubrificao. A bomba de recalque ou bomba de transferncia entrega o leo na bomba injetora com 6kg/cm no mximo. A bomba injetora joga o combustvel atravs do injetor com no mnimo 115 kg/cm. SISTEMA DE INJEO ELETRNICA DE COMBUSTVEIS Nesse sistema tem-se um melhor controle da poluio atmosfrica e um aperfeioamento de eficincia do funcionamento do motor, para isso so necessrias altas presses de injeo, curvas de injeo exatas e dosagem extremamente precisa do volume do combustvel.

A injeo eletrnica um sistema comandado eletronicamente que dosa o combustvel em funo de suas necessidades mediatas. Admite-se a quantidade de combustvel ideal no momento exato. Fatores em que se baseia a injeo eletrnica: Reduo da poluio (emisso de gases poluentes); Reduo do consumo de combustvel; Aumento da potncia da mquina.

Neste tipo de injeo no temos mais bomba injetora. O que temos uma bomba de alta presso (da classe de 1600 Bar). Volatilidadecapacidade de evaporao de combustvel, determinada pelas anlises de laboratrio. Presso de vapor e Curva de destilao. Mistura ar + combustvel: Essencial para que um motor funcione, admitida no cilindro e deve apresentar quantidade precisa de ambos os elementos. Sem isso o motor no atingira seu rendimento mximo e pode at mesmo no funcionar. So trs tipos de mistura: Estequiomtrica apresenta a relao ideal na quantidade de ar capaz de queimar todo o combustvel presente (combusto ideal). Rica quando a mistura possui (-) ar e (+) combustvel, a combusto se torna incompleta e aumenta o nvel de poluio. (Aumenta-se a potncia, mas tambm se aumenta o consumo). Pobre quando a mistura possui (-) comb. do que o necessrio, parte do oxignio no utilizado. Aumenta o nvel de poluio. (perda de potncia). Sistema principal e os subsistemas da injeo eletrnica Sistema principal so: central eletrnica, sensores e atuadores. Subsistemas ou sistemas secundrios: De alimentao de combustvel (bomba de combustvel, regulador de presso, filtro de combustvel e tubo distribuidor). De ar (filtro de ar, corpo de borboleta e coletor de admisso).

De emisses evaporativas (vlvula e filtro de carvo ativado). De recirculao dos gases do escapamento (vlvula EGR). De ignio (bobina de ignio, velas, cabos de velas e mdulo de comando de ignio). Sensores e atuadores: Sensores so dispositivos utilizados para controlar os diversos estgios de funcionamento do motor. A unidade eletrnica recebe informao dos sensores e aciona os atuadores. Tipos de sensores: - temperatura do motor (ECT); temperatura do ar (ACT); rotao do motor (ESS); velocidade do veculo (VSS); posio da borboleta de acelerao (TPS); carga do motor (depresso no coletor de admisso - MAP); sonda lambda (HEGO); SONDA LAMBDA: localiza-se na sada dos gases de descarga. Esse sensor quantifica o oxignio presente nesses gases e manda a informao para a central de controle a fim de corrigir a quantidade de combustvel (A sonda lambda apenas analisa o produto da combusto, quem faz o controle a central). A Sonda Lambda fornece o feedback de como se encontra a mistura, se existe excesso ou falta de ar em relao a quantidade de combustvel injetada. Objetiva a mistura na proporo 1.2 (mistura pobre). SENDOR DE POSIO DA BORBOLETA: Informa a angulao em que a mesma est funcionando e envia essa informao para a central eletrnica (mais ou menos ar). Atuadores: Depende das informaes dos sensores para corrigir o funcionamento do motor. (ex: bomba injetora, vlvula termosttica). OBSERVAES Diminuio da temperatura do motor = Ocasiona desperdcio de combustvel, gerando queima incompleta (m homogeneizao de combustvel). Quando o motor tem melhor rendimento trmico, aumenta-se a homogeneizao de combustvel, a qual promove uma tima eficincia de queima. No sistema de injeo eletrnica do ciclo Otto a bomba de combustvel localiza-se dentro do tanque. Nesse mesmo sistema, o ar vem de uma tubulao e na entrada encontra-se com o combustvel e mistura-se, continuando-se a adicionar a mistura no interior do cilindro.

O sistema de injeo eletrnica possui uma vlvula de injeo de nominada de Eletroinjetor, o qual bem diferente do injetor utilizado na injeo mecnica. Quem aumenta a potncia do motor a quantidade de combustvel que injetada. Por outro lado, quem limita a potncia a capacidade de admisso de ar.

Transformaes de energia no motor

6 Potncia e Rendimento
Frmula de potncia indicada: a) Motor de 2 tempos

b) Motor de 4 tempos

p pmi A L N nc

= potncia indicada, CV; = presso na expanso, kgf/cm2; = rea do cilindro, cm2; = curso do pisto, m; = rotao do motor, rpm; = nmero de cilindros.

c) Motor de 2 tempos em W

d) Motor de 4 tempos em W

Converso de medidas

Potncia efetiva

PE T N

= potncia efetiva, W; = torque na rvore de manivelas (torque do motor), N.m; = rotao na rvore de manivelas (rotao do motor), rps.

Potncia terica

PT pc q d

= potncia terica; = poder calorfico do combustvel, kcal/kg; = consumo de combustvel, L/h; = densidade do combustvel, kg/L;

Rendimento Mecnico

RM = rendimento mecnico; PE PI = potncia efetiva; = potncia indicada.

Rendimento Trmico

RT = rendimento trmico; PI PT = potncia indicada; = potncia terica.

Rendimento Total

RT PE PT

= rendimento mecnico; = potncia efetiva; = potncia terica.

7 Volume de combustvel injetado e tempo de injeo motor diesel de simples efeito de 4 tempos

V N Potncia Consumo de combustvel Densidade do combustvel

= = = = =

Volume por injeo, cm3; Velocidade de rotao, RPM; CV g/CVh g/cm3

Tempo de injeo, s;

Novo ngulo de incio de injeo, graus;

1 - Julgue verdadeiro ou falso, justificando somente as falsas.


1 ( Verdadeiro ) Os sistemas de resfriamento direto utilizam apenas um agente arrefecedor. 2 ( Falso ) A finalidade do regulador de velocidade de um grupo diesel-gerador de energia eltrica manter constante a potncia do motor. Justificativa: mantm a VELOCIDADE constante. 3 ( Falso ) O regulador de velocidade no tem ntima relao com o sistema de combustvel do motor. Justificativa: O regulador de velocidade regula a velocidade do motor atuando na cremalheira da bomba injetora. 4 ( Falso ) Quando a carga do motor reduzida a sua velocidade tende a diminuir. Justificativa: Com a reduo de carga a velocidade tende a aumentar. 5 ( Verdadeiro ) Se parte do calor desprendido pela combusto no for devidamente dissipado por um agente resfriador (lquido ou ar), a superfcie interna dos cilindros se superaquece, causando distrbios que podem resultar em danos e at mesmo em avaria total do motor. 6 ( Falso ) A vlvula reguladora de presso do sistema de lubrificao do motor deve abrir todas as vezes que a temperatura do leo lubrificante aumentar excessivamente. Justificativa: A vlvula reguladora de presso no atua com a variao de temperatura, mas sim de presso. 7 ( Falso ) So considerados contato de rolamento: mancais de esfera, de roletes, de agulhas de sustentao e escora. Justificativa: mancais de escora e de agulhas de sustentao no so rolamentos. 8 ( Verdadeiro ) Com a ruptura da pelcula d-se: desgaste adicional do cilindro provocado por materiais abrasivos contidos no leo, por empeno das molas de segmento e por corroso (por causa da condensao de vapor dgua e de outros lquidos que se combinam com vrios compostos, formando cidos corrosivos, ou quando o motor permanece parado por muito tempo).

2 Assinale a opo correta.


I - Os motores de 4 tempos necessitam de uma volta completa do eixo de manivela (360) para a realizao de um ciclo; isso equivale a 4 cursos do mbolo. So 720 graus. II - So sistemas de injeo de combustvel: hidrulico, mecnico e eletrnico. pneumtico e no hidrulico. III SISTEMA DE REDE COMUM. Nesse sistema, uma bomba de rede comum fornece combustvel em excesso e sob alta presso e um acumulador, o qual se liga por tubulaes s diversas vlvulas de injeo e ao reservatrio para onde retorna o excesso, mantendo-se assim uma presso praticamente constante no acumulador.

IV -

O movimento da cremalheira, seja manualmente, seja por intermdio de regulador de velocidade, faz girar o mbolo e varia a quantidade de combustvel descarregado pela bomba. Somente os nmeros II e III esto corretos. Somente os nmeros III e IV esto corretos. Somente os nmeros II, III e IV esto errados. Todos esto corretos. Todos esto errados.

( ( ( ( (

a b c d e

) ) ) ) )

1.1) IO sistema de injeo de combustvel, propriamente dito, comea no tanque de servio, onde presumivelmente o leo encontra-se devidamente isento de impurezas. Os filtros de combustveis permitem a remoo de uma boa parte de elementos slidos presentes no combustvel, protegendo tambm as bombas de transferncia.

II -

III - O tanque de sedimentao tem por finalidade permitir a remoo de gua e at


mesmo de borra, pelo processo de decantao ou diferena de densidade.

IV - Os purificadores servem para transferir o combustvel dos tanques de decantao ou


sedimentao para o tanque de servio do motor, removendo antes a gua e a sujeira ainda contidas no combustvel mesmo aps os processos de limpeza pela fora da gravidade.

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros I e II esto corretos. Somente os nmeros I e IV esto corretos. Somente os nmeros I, II e IV esto errados. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

1.2) III O tanque de servio equipado com serpentinas de aquecimento, indicador de nvel, vlvula de dreno. So sistemas de injeo de combustvel: pneumtico, mecnico e eletrnico.

III - SISTEMA DE REDE COMUM Nesse sistema, uma nica bomba fornece
combustvel em excesso e sob alta presso e um acumulador, o qual se liga por tubulaes s diversas vlvulas de injeo e ao reservatrio para onde retorna o excesso, mantendo-se assim uma presso praticamente constante no acumulador.

IV - O movimento da cremalheira, seja manualmente, seja por intermdio de regulador


de velocidade, faz girar o embolo e varia a quantidade de combustvel descarregado pela bomba.

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros II e III esto corretos. Somente os nmeros I e IV esto corretos. Somente os nmeros II, III e IV esto errados. Todas esto corretas Todas esto erradas

1.3) III VLVULA DE INJEO possui, na maioria dos casos, uma vlvula de agulha controlada mecanicamente pela ao de um eixo de ressaltos ou hidraulicamente A bordo dos navios h um aparelho destinado especificamente ao teste das vlvulas de injeo de combustvel, para se verificar se a estanqueidade est perfeita, se a presso de abertura est correta e se no h obstruo de furo(s).

III - A injeo eletrnica de combustveis foi desenvolvida para um melhor controle da


poluio atmosfrica e um aperfeioamento da eficincia do funcionamento do motor.

IV - A funo de um motor transformar a energia contida no combustvel que o


alimenta em potncia mecnica, capaz de movimentar o veculo.

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros II e III esto errados. Somente os nmeros II e IV esto corretos Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

1.4) IA injeo eletrnica um sistema no acionado pelo motor, mas comandado eletronicamente, que dosa o combustvel, controlando a mistura ar/combustvel em funo das necessidades imediatas do sistema de combustvel. Para que um motor funcione com eficincia, no basta haver combustvel, h necessidade de se promover uma mistura ar/combustvel (comburente/ combustvel), que admitida nos cilindros e deve apresentar quantidades precisas desses elementos.

II -

III - Existem dois grandes grupos de componentes na injeo eletrnica. Principal: a


central eletrnica, os sensores e os atuadores. Secundrio: alimentao de combustvel, de ar, de emisses evaporativas, de recirculao dos gases dos escapamentos e de ignio.

IV - A unidade eletrnica recebe informaes dos sensores e aciona os atuadores para


poder controlar a evoluo do funcionamento do motor.

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros II e III esto corretos. Somente os nmeros I e III esto errados. Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Provavelmente certa. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

1.5) IRecovery um procedimento utilizado pelas UCEs de sistemas de injeo digitais para substituir o valor enviado pelo sensor danificado (em curto-circuito ou circuito aberto) por um valor pr-programado. O objetivo da lubrificao hidrodinmica (HIDROESTTICA) formar um filme de lubrificante entre as partes em frico.

II -

III - A lubrificao hidrosttica (HIDRODINMICA) d-se aps o arranque e durante a


continuidade do movimento. Ela ter de garantir que no ocorra contacto metalmetal.

IV - Lubrificao do motor. A prtica demonstra que um acabamento ligeiramente


spero (com pontos polidos com pequenas rugosidades) produz o melhor resultado. Essas rugosidades auxiliam o leo a manter uma pequena pelcula sobre a superfcie e agem como pequenos depsitos de leo.

V-

Os mancais de agulha devem geralmente funcionar mergulhados em leo, para reduzir o atrito, o deslizamento e o desgaste. (Nestes mancais h certo deslizamento entre a superfcie dos roletes e a do eixo.) Somente os nmeros I, II e III esto errados. Somente os nmeros I, IV e V esto corretos. Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

(a) (b) (c) (d) (e)

1.6) I - O sensor de rotao do eixo de comando, determinado com o auxlio do efeito


"Hall", se o cilindro se encontra no PMI da combusto ou da troca de gs.

II - A

relao ar-combustvel ou combustvel-ar uma mistura rica (ESTEQUIOMETRICA). Ela mede a proporo de ar que deve ser utilizada para queimar (teoricamente) todo o combustvel (em massa).

III -

O que ocorre no interior das cmaras de combusto no uma exploso de gases. O que impulsiona os pistes o aumento da presso interna da cmara, decorrente da combusto. No sistema de lubrificao, a resistncia de atrito depende: das propriedades do lubrificante, do polimento, do material das superfcies e da quantidade de leo. Somente os nmeros I, II e III esto errados. Somente os nmeros I, III e IV esto corretos. Se no for exploso de gases. Somente os nmeros III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

IV (a) (b) (c) (d) (e)

1.7) IO Sistema Common Rail Bosch um moderno e inovador sistema de injeo diesel. Ele foi desenvolvido para atender atual demanda do mercado em relao diminuio do consumo de combustvel, da emisso de poluentes e a um maior rendimento do motor, exigidos pelo mercado. Para isso so necessrias baixas presses de injeo, curvas de injeo exatas e dosagem extremamente precisa do volume do combustvel. Os mecanismos dos motores ditam os processos pelos quais passam os fluidos, determinando as caractersticas dos ciclos. Mas, mesmo operando em ciclos temodinmicos semelhantes, motores de combusto interna podem ter mecanismos e formas construtivas extremamente diversas.

II -

III - Na frmula descrita PI = pmi . L . S . N / 4500, podemos afirmar que os anis de


segmento no tem interferncia no desempenho da embarcao.

IV - Motores alternativos dividem-se pelo nmero de tempos em que se completa uma


sequncia de processos. Nesse caso, tempo o percurso de um pisto, do ponto morto inferior ao ponto morto superior, o que equivale meia volta da rvore de manivelas, ou seja, do eixo de manivelas.

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros I, II e III esto errados. Somente os nmeros I, III, e IV esto corretos. Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

1.8) IOs motores Diesel caracterizam-se pela ignio por compresso. O fluido de trabalho comprimido sem ser misturado ao combustvel e, quando o combustvel

injetado no fluido comprimido e quente, esse se inflama ocasionando uma exploso descontrolada.

II -

O motor baseado no ciclo dual Otto caracteriza-se por ter sua ignio por fasca.

III - Uma mistura rica apresenta a desvantagem de diminuir o consumo especfico do


motor bem como o aumento de fumaa nos gases de descarga devido combusto incompleta da mistura.

IV - Nas mquinas de combusto interna, a POTNCIA MXIMA obtida com o (a) (b) (c) (d) (e)
aumento da quantidade de ar. No tem resposta. Somente os nmeros I, II e III esto errados. Somente os nmeros I, II e IV esto corretos. Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

1.9) INormalmente denominado por turbina, supercharger, turbocompressor, sobre alimentador, supercarregador, turbo alimentador compressor e simplesmente turbo, tem o mesmo objetivo. No caso dos motores Diesel, tem a finalidade de elevar a presso do ar no coletor de admisso acima da presso atmosfrica. Atrito lquido ocorre quando a pelcula de lubrificante contnua homognea, impedindo assim que as duas superfcies entrem em contato.

II -

III - O objetivo da lubrificao hidrosttica formar um filme de lubrificante entre as


partes em frico.

IV - O sensor de detonao montado na parte inferior do motor, no lado do coletor de


admisso. Montado ao lado do coletor de escapamento

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros I, II e III esto errados. Somente os nmeros II, III esto corretos .esta a certa Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

1.10) ISonda lambda esse sensor utiliza um sensor de oxignio do tipo no aquecido localizado prximo ao cabeote do motor (na sada do coletor de escapamento) ou prximo ao conversor cataltico. Cmara de combusto o mesmo que o volume do espao morto tem a finalidade de garantir liberao das calorias do combustvel e a sua transformao em trabalho mecnico no eixo do motor.

II -

III - De modo geral, denomina-se combustvel qualquer corpo cuja combinao qumica
com outro seja exotrmica. Os estados fsicos dos combustveis so slido, lquido e gasoso.

IV - Sistema de descarga dos gases. A presso de descarga dos gases deve possuir um
valor pr-determinado de modo a no afetar o funcionamento do motor e a reduzir o nvel de rudo do motor.

(a) (b) (c) (d) (e)

Somente os nmeros I, II e III esto errados. Somente os nmeros I, II e IV esto corretos. Somente os nmeros II, III e IV esto corretos. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

3 Questes discursivas.
1 No sistema de leo lubrificante dos motores diesel, o leo lubrificante, para exercer sua finalidade, precisa de uma srie de especificaes. Faa a relao dessas especificaes e explique duas delas. R: Ponto de fluidez, ponto de fulgor, ponto de inflamao, emulsibilidade, demulsibilidade, teor de carbono, viscosidade. Emulsibilidade: capacidade de se misturar com gua sem perder suas caractersiticas. Demulsibilidade: capacidade de se separar da gua. Ponto de ignio: temperatura na qual o fluido se inflama e permanece em combusto. 2 O sistema de gases de descarga dos motores de combusto interna possui algumas finalidades. Quais so elas? Girar a turbina, levar os gases para longe da aspirao do motor e reduzir o rudo. 3 Quais so os contatos e os movimentos encontrados nos motores de combusto? D um exemplo para cada um dos contatos e movimentos existentes. Movimentos: Alternativo, rotativo e oscilatrio. Contatos: Deslizante ( mancais, pinos e mbolos), engrazamento (engrenagens helicoidais) e rolamento (roletes). 4 Faa o grfico da injeo de combustvel otimizada durante a partida no motor de injeo eletrnica versus a do motor de injeo mecnica.

5 Quais so os sistemas operacionais dos motores de grande porte de dois tempos para o seu funcionamento? Admisso e descarga, lubrificao, arrefecimento, alimentao e ignio. 6 Com referncia questo anterior, faa o desenho em bloco do sistema responsvel pela reduo de atrito e do sistema responsvel pela alimentao de combustvel, dando nome aos equipamentos de cada um deles.

7 Com referncia questo anterior, escolha trs equipamentos e cite a finalidade de cada um deles. Crter - Armazenar o leo lubrificante. Filtro - Retirar impurezas contidas no leo lubrificante. Bomba de recalque - Elevar o leo lubrificante de um ponto ao outro. 8 Descreva de que maneira os atuadores e os sensores atuam no sistema de injeo eletrnica de combustvel. A unidade eletrnica recebe informaes dos sensores e aciona os atuadores para poder controlar a evoluo do funcionamento do motor. 9 Porque nos sistemas de lubrificao forada dos motores martimos a presso da gua salgada de circulao do resfriador deve ser inferior do leo lubrificante? Para que em caso de furo nos tubos, a gua salgada no contamine o leo do sistema. 10 Explique a finalidade da cremalheira no sistema de combustvel. Faz girar o mbolo e varia a quantidade de combustvel descarregado pela bomba.

11 Qual a finalidade da lubrificao hidrodinmica nas mquinas de combusto interna? Garantir que no haja contato entre metais.

4 Clculos
1 - Um motor trabalha a 144 rpm e sua injeo de combustvel comea 18 o antes do PMS e termina no PMS. Esse motor dispe de um determinado tempo para injetar toda a quantidade de combustvel necessria para essa carga. Calcule qual ser o avano necessrio para que a injeo termine no PMS quando esse motor trabalhar a 220 rpm com o mesmo tempo de injeo. a Tempo por rotao em minutos

b Tempo por rotao em segundos

c Tempo em segundos para cada 1o

d Tempo em segundos para injeo total

e Tempo por rotao em minutos para 220 rpm

f Tempo por rotao em segundos para 220 rpm

g Tempo em segundos para cada 1o

h Avano necessrio para injeo 220 rpm

2 - Calcule o volume de leo combustvel para cada injeo em um motor Diesel de simples efeito de 4 tempos com os seguintes dados. Potncia: 45 cv; RPM: 3000; Consumo de combustvel: 210g/CVh; densidade do leo combustvel: 0,84 g/cm ou Kg/dm; nmeros de cilindros: 4.

a massa injetada por cavalo-minuto

b massa injetada por minuto

c nmero de injees por minuto

obs. divide-se por 2 porque em um motor de 4 tempos (2 rotaes por ciclo) somente em uma das rotaes haver injeo de combustvel. d nmero de injees totais, ou seja, considerando todos os cilindros

e massa utilizada por injeo de leo combustvel

f volume injetado

obs. fazendo uso da frmula:

3 Calcule o tempo em que se processa cada injeo em um motor diesel de simples efeito de 4 tempos com os dados abaixo, supondo-se que cada perodo de injeo corresponde a 20 graus de giro do eixo de manivelas. potncia: 45 CV; RPM: 3000; consumo de combustvel: 210g/CVh; densidade do leo combustvel: 0,84; nmero de cilindros: 4.

a tempo gasto por rotao, em minutos

b tempo gasto por rotao, em segundos

c tempo gasto para girar 20o

obs. fazendo uso da frmula:

4 Conhecendo-se os valores do Avano da Abertura da Vlvula de Admisso AAA e do Retardo do Fechamento da Vlvula de Descarga RFD e a velocidade do motor, pode-se calcular o tempo em que as vlvulas de aspirao e descarga permanecem simultaneamente abertas. Faa os clculos para os seguintes valores: AAA = 10o; RFD = 10o; Velocidade = 600 RPM.

ngulo de cruzamento de vlvulas

5 - Um motor trabalha a 120 RPM e sua injeo de combustvel comea 25o antes do PMS e termina no PMS. Esse motor dispe de um determinado tempo para injetar toda a quantidade de combustvel necessria para esta carga. Calcule qual ser o avano necessrio para que a injeo termine no PMS quando esse motor trabalhar a 200 RPM com o mesmo tempo de injeo.

portanto para velocidade de 200 RPM o ngulo ser:

6 - Um motor trabalha a 144RPM e sua injeo de combustvel comea 18 o antes do PMS e termina no PMS. Esse motor dispe de um determinado tempo para injetar toda a quantidade de combustvel necessria para essa carga. Calcule qual ser o avano necessrio para que a injeo termine no PMS quando esse motor trabalhar a 220RPM com o mesmo tempo de injeo.

portanto para velocidade de 220 RPM o ngulo ser:

También podría gustarte