Está en la página 1de 11

Inclusion Europe

The European Association of Societies of Persons with Intellectual Disability and their Families

A Unio Europeia contra a Excluso Social

A Inclusion Europe representa as pessoas com deficincia mental e as suas famlias. So nossos membros organizaes de pais e de auto-representantes de 36 pases da Europa. A Inclusion Europe trabalha com a Comisso Europeia e com o Parlamento Europeu. Informamo-los sobre as exigncias dos nossos membros. A Inclusion Europe trabalha em 3 grandes reas: 1. A luta contra a discriminao 2. Direitos Humanos para as pessoas com deficincia mental 3. A incluso de todos na sociedade A Inclusion Europe publica muitos documentos e organiza muitas conferncias na Europa. Trabalhamos em conjunto com todos os nossos membros.

Inclusion Europe
Galeries de la Toison dOr 29 Chausse dIxelles #393/32 B-1050 Brussels Tel. : +32-2-502 28 15 Fax : +32-2-502 80 10
secretariat@inclusion-europe.org www.inclusion-europe.org ISBN 2-930415-45-2

Inclusion Europe

Com o apoio da Comisso Europeia

PT

Relatrio

A Inclusion Europe e os seus 50 membros de 36 pases lutam contra a excluso social e a discriminao das pessoas com deficincia mental e das suas famlias: Alemanha ustria Blgica Bulgria Chipre Crocia Dinamarca Esccia Eslovquia Eslovnia Espanha Estnia Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Ilhas Faro Inglaterra Irlanda Islndia Israel Itlia Letnia Litunia Luxemburgo Macednia Moldvia Noruega Polnia Portugal Repblica Checa Romnia Rssia Sucia Sua

Em Portugal os nossos membros so: FENACERCI Rua Augusto Macedo 2A 1600-794 Lisboa Portugal Tel.: +351-21-711 25 80 HUMANITAS Pr de Londres 9-4 Esq - 1000-192 Lisboa Portugal Tel.: +351-21-845 35 10

Imagem da capa:Kleinstadt im Herbst, Hans Steininger,


ustria

ISBN : 2-930415-45-2 Inclusion Europe 2004 Smbolos: Widgit Software, Mayer-Johnson, Inclusion Europe
Esta publicao apresenta os pontos de vista da Inclusion Europe e no reflecte necessariamente a posio ou opinio da Comisso Europeia. A Comisso Europeia e a Inclusion Europe no so responsveis pelo uso que possa ser feito da informao contida nesta publicao.

O que a incluso social?


Incluso social significa que as pessoas que so pobres ou tm outros problemas participam na sociedade.

Incluso social o contrrio de excluso social. Estas pessoas devem viver como todas as outras. Devem ter um emprego. Devem participar na sociedade. Devem participar na vida cultural. Para participar, as pessoas precisam de ter as mesmas oportunidades. Tambm precisam de ter dinheiro suficiente. Incluso social tambm significa que as pessoas participam nas decises que afectam as suas vidas. Tambm significa que as pessoas podem exigir os seus direitos. Qual o significado da incluso social para as pessoas com deficincia: Terem direito educao juntamente com as outras crianas. Terem a possibilidade de ter um emprego pago. Um trabalho ou uma actividade para aqueles que tm deficincias mais graves. Terem contacto com as outras pessoas. Poderem escolher.
3

O que a excluso social?


Todas as pessoas querem ter amigos. Querem fazer parte da sociedade. Algumas pessoas no conseguem participar porque os outros no as deixam. Existem muitas razes para que isto acontea: Algumas pessoas ganham pouco dinheiro. So mais pobres do que a maioria das pessoas. Algumas pessoas no puderam ir escola. No tiveram uma boa educao. Algumas pessoas no conseguem aprender coisas novas. Elas esquecem-se do que j aprenderam. Algumas pessoas so discriminadas. Discriminar tratar mal os outros porque so diferentes. Muitas vezes estas pessoas no conseguem ser parte da sociedade: No arranjam trabalho ou no podem trabalhar. No ganham dinheiro suficiente e so pobres. No tm acesso educao. No controlam as decises que afectam as suas vidas. A excluso acontece quando no deixamos as pessoas fazerem parte da sociedade.
4

Riscos da excluso social


Muitas pessoas na Europa esto em risco de excluso social. Isto significa que voc conhece certamente muitas pessoas em risco de excluso social. Estas pessoas esto em risco de excluso:

Pessoas que no tm trabalho. Pessoas que esto desempregadas h muito tempo. Mes solteiras. Pessoas velhas que vivem sozinhas. Famlias com muitos filhos. Pessoas que no sabem utilizar as novas tecnologias. Jovens que no tm formao profissional. As crianas excludas tm menos possibilidades para a sua vida futura. As pessoas com deficincia. Pessoas que precisam de cuidados permanentes. Pessoas de outros pases.

A Unio Europeia luta contra a excluso


A Unio Europeia luta contra a pobreza e a excluso social. Todas as pessoas da Unio Europeia devem ter as mesmas oportunidades. Deve haver mais e melhor emprego para todos. A Unio Europeia concordou com 5 objectivos: 1. Mais emprego Todas as pessoas que querem trabalhar devem ter um emprego. Deve haver formao e trabalho para todos, por exemplo, para as pessoas com deficincia. Os pais com crianas pequenas tambm devem poder trabalhar. 2. Mais acesso para todos Todos devem ter acesso aos seus direitos, a bens e a servios. Todos devem ter uma casa com boas condies. Todos devem poder ir ao mdico. Todos devem ter acesso educao, cultura, ao desporto e ao lazer.

A Unio Europeia luta contra a excluso


3. Prevenir a excluso As pessoas no devem estar em situaes difceis. Por exemplo, no ir escola ou no ter uma casa. As famlias devem ser apoiadas. 4. Ajudar os mais desprotegidos Algumas pessoas correm o risco de excluso, como por exemplo as pessoas com deficincia. Devemos promover a sua incluso social. Todas as crianas devem ser includas na sociedade. 5. Trabalhar em conjunto Os governos devem apoiar a auto-representao. As pessoas devem ter uma palavra a dizer sobre tudo o que afecta as suas vidas. Todas as polticas devem incluir a luta contra a excluso social. Por exemplo Envolvendo as autoridades. Sendo bem coordenadas. Tendo em ateno as necessidades especiais de alguns. Os Governos devem trabalhar em conjunto com as organizaes. Por exemplo, com as organizaes da rea da deficincia.
7

Como funciona
A Unio Europeia trabalha com todos os governos contra a excluso social. Desenvolveram o Mtodo Aberto de Coordenao. Funciona assim: 1. Todos concordam com os mesmos objectivos. Todos concordam com a maneira de saber se os objectivos foram atingidos. 2. Todos os governos devem pensar num plano para atingir estes objectivos. Estes planos podem ser diferentes em cada pas. Estes planos duram 2 anos. Chamam-se Planos Nacionais de Aco para a Incluso. 3. De 2 em 2 anos, os governos fazem um relatrio sobre seu trabalho. A Unio Europeia verifica se os governos fizeram o que tinham prometido. Depois, a Unio Europeia faz um relatrio. 4. De 2 em 2 anos fazem-se novos Planos Nacionais de Aco para a Incluso.

2003
8

2005

2007

O Programa de Aco
A luta contra a excluso social tem de ser feita onde vivem as pessoas: Nas cidades, vilas e aldeias em todos os pases da Europa. Mas a Europa tambm pode fazer algum trabalho. A Comisso Europeia tem dinheiro para projectos internacionais. A isto chamamos Programa Comunitrio de Aco para o Combate Excluso Social. O Programa de Aco tem 3 objectivos: 1. Perceber o que a excluso. Comparar a situao em diferentes pases. Apoiar as trocas entre pessoas de pases diferentes. Formar as pessoas para poderem combater melhor a excluso social.

2. 3.

O Programa de Aco paga muitos projectos. Existem alguns projectos que so para pessoas com deficincia.

Justia, Direitos, Incluso


O Programa de Aco apoia vrios projectos. Um desses projectos chama-se Justia, Direitos e Incluso para Pessoas com Deficincia Mental. A Repblica Checa, a Frana, a Alemanha, a Holanda, a Irlanda, a Polnia e a Espanha esto a trabalhar em conjunto. O projecto sobre os direitos das pessoas com deficincia mental. Algumas pessoas com deficincia mental no tm o direito de decidir por elas prprias. Por exemplo, como querem gastar o seu dinheiro, ou onde querem viver. Um juiz tira-lhes o direito a decidir estas coisas. s vezes, as leis que existem sobre estas questes no so boas. A maioria das vezes existe pouco apoio. O projecto vai escrever regras sobre estas questes. Estas regras vo ajudar as pessoas a perceber os seus direitos. Vo ajudar os governos a fazerem melhores leis. Isto importante para lutar contra a excluso social.
10

A quem perguntar
No existem muitos textos sobre o trabalho feito para combater a excluso social. melhor pedir a algum lhe explique o que tem sido feito. Pode perguntar a estas pessoas:

Ao governo Em cada pas existem pessoas no governo que lutam contra a discriminao. Pea ao nosso membro no seu pas que lhe diga os nomes e as moradas dessas pessoas. Aos membros da sociedade civil Pode encontrar os nomes e moradas dos nossos membros da sociedade cvel na pgina 2 desta brochura. A Comisso Europeia Emprego e Assuntos Sociais Directorate E/2 B-1049 Brussels Tel.: (32)2-299.11.11 e-mail: empl-info@cec.eu.int Inclusion Europe Pode pedir mais informaes Inclusion Europe.
11

También podría gustarte