Está en la página 1de 5

Qual a portflios?

finalidade

dos

Pergunta enviada por Joana Amadeo, Ponta Grossa, PR

Portflio um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado perodo (o ano letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa coletnea se transforma em um excelente instrumento de avaliao. Ela deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de uma anlise feita com a sua ajuda. O critrio da escolha, vale lembrar, no pode ser apenas o da excelncia. O que importa, Joana, selecionar trabalhos que demonstrem a trajetria da aprendizagem. O ideal que o portflio tenha a seguinte estrutura: introduo (apresentao do contedo), uma breve descrio de cada trabalho, as datas em que eles foram feitos, uma seo de reviso com reflexes da criana, uma autoavaliao e uma parte reservada aos seus comentrios.
Heloisa responde Heloisa Ramos formadora de professores e responde dvidas sobre sala de aula.

Publicado em NOVA ESCOLA Edio 241, ABRIL 2011.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/qual-finalidadeportfolios-627214.shtml (Acesso em 07/09/2013)

PORTFLIO ACADMICO O QUE PORTFLIO?

um instrumento pedaggico de identificao da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliao do desempenho do aluno e do professor. Caracteriza-se por uma Lista de Trabalhos de um estudante onde apresenta registros em ordem cronolgica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer uma reflexo crtica sobre o processo acadmico em busca da melhoria das competncias, atitudes e conhecimentos que iro estabelecer sua valorao acadmica. O Portiflio Acadmico ento a coleo de todos os ttulos educacionais de um indivduo podendo ser considerados os cursos de longa, mdia e curta durao, textos, artigos, citaes, trabalhos profissionais, ou seja, toda a histria da vida acadmica e profissional.

FUNO DO PORTFLIO

uma uma estratgia, um dirio de aprendizagem onde registramos, constantemente, a partir da pesquisa, uma seleo de amostras do nosso trabalho, nossas dvidas e nossas conquistas. Ele nos leva descoberta do mundo do conhecimento propiciando ajuda ao estudante, para o desenvolvimento da habilidade de avaliar seu prprio trabalho e desempenho, podendo estabelecer uma estreita relao com a trajetria do seu desenvolvimento profissional, alm de oportunizar a documentao e os registros e, de forma sistmica e reflexiva, de sua evoluo. Ainda permite ao estudante, uma anlise comparativa quando aprecia portflios de outros estudantes, companheiros ou no, de jornada acadmica. Atravs do Portiflio, o professor instaura dilogo com cada aluno de forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadmicos e complementares atualizados, como forma de validar a aprendizagem de conhecimentos. OBJETIVOS DO PORTFLIO ACADMICO Aprender a aprender; Conhecer o aprender; Aprender a aprender, fazendo; Levantar hipteses buscando alternativas e solues possveis para as questes do mundo, aparentemente, desconhecido; Levar o aluno ao universo da pesquisa; Desenvolver o gosto pela leitura; Propiciar o registro, anlise e acompanhamento das aes cotidianas no dirio de aprendizagem.

ESTRUTURA DO PORTFLIO

Normalmente tem uma estrutura que compreende: capa, ndice, introduo, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento acadmico, concluso e anexos. No Portiflio Acadmico possvel postar uma coletnea de aulas, trabalhos, provas, exerccios (contidos na pasta individual), anotaes que permitem construir entre outras coisas, o perfil acadmico do aluno. Desta forma ir refletir o ritmo e a direo de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido. VANTAGENS DO PORTFLIO

Possibilita ao estudante uma reflexo sobre seu prprio aprendizado, avaliando-o com o

professor; Constitui-se em ferramenta pedaggica de avaliao de contedos ministrados comparando-os com a proposta do Plano de Ensino e Aprendizagem da disciplina e a Ementa do Curso; Possibilita a outros acadmicos de cursos diversos, principalmente, aos de licenciaturas futuros professores vivenciarem esta prtica para possam aplicar futuramente, em seu trabalho, propondo prticas avaliativas de aprendizagem mais dinmicas voltadas para a abordagem formativa do indivduo; Oportuniza a prtica das relaes intra e inter-grupais que estabelecero o amadurecimento do estudante, enquanto indivduo e cidado; Produz para o estudante a oportunidade de explicar como foi a natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento a tarefa propiciou; Fornecimento de retro-alimentao ou feedback para os estudantes, partindo do professor ou do comit que avaliou o Portiflio; Melhoria da habilidade de avaliar os alunos, por parte do professor das respectivas disciplinas do curso; Melhora a habilidade do aluno em redigir textos posicionando-o frente aos temas abordados e/ou propostos; Os alunos aprendem e adquirem o hbito de revisar seus trabalhos, de maneira organizada e seletiva; Melhoria da habilidade de comunicao escrita atravs do desenvolvimento da construo de textos retratando o relato de experincias, vivncias e realizaes pessoais; O aluno apodera-se de seu aprendizado, de forma mais intensa quando da elaborao de seu portflio acadmico e individual; Desenvolve o senso de colaborao e ajuda mtua entre o grupo de formao acadmica; Permite sedimentar o senso tico e moral da comunicao escrita e do pensamento individual, e, Permite Instituio de Ensino uma avaliao mais ativa e dinmica, do processo de ensino e aprendizagem produzido, por ela e seus profissionais, com foco nas competncias estabelecidas e o atendimento do mercado profissional onde est inserida. QUANDO DESENVOLVER O PORTFLIO Deve ser desenvolvido no incio de cada ano, semestre, perodo letivo e/ou atividade acadmica estabelecida. Pode ser at mesmo um Projeto ou um curso. interessante que o Portflio contenha um dirio reflexivo onde o aluno possa registrar, diariamente, suas reflexes, pensamentos, sentimentos, auto-avaliaes de crescimento ao longo de sua experincia, em determinada disciplina, naquele espao de formao. APLICAO DO PORTFLIO

Deve conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que esto em andamento, de forma cronolgica, de maneira a construir o Caderno Virtual que perpetuar no Universo da informao e que poder servir de subsdios para outros estudantes/indivduos. Representa a

Responsabilidade Universitria que compreende o compartilhamento de conhecimentos com a comunidade de seu contexto. Considerando a Misso do Portflio Acadmico importante lembrar que todo o contexto produzido, para registro deve ser revisado e analisado, sob a tica da lngua verncula, ou seja, da lngua portuguesa. ESTRUTURA FUNCIONAL DO PORTFLIO

Consiste em Pasta Individual, hospedada em um servidor conforme escolha do estudante, que contempla um ndice seqencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de Abertura para cada item abaixo relacionado: Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, srie, mdulo, ano e instituio de ensino; ndice remisso de assuntos; Justificativa do seu portflio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicao, de maneira agradvel); Textos (artigos) lidos com registros de intervenes pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina; Anotaes/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu (rotina realizada diariamente); Trabalhos de pesquisa, exerccios variados, provas, contrato pedaggico da disciplina (quando existir), anotaes individuais, estudo de caso, releases, resumos, entrevistas de campo, sinopse de filme didtico e/ou convencional que tenha estreita relao com os contedos pedaggicos e de aprendizagem; Auto-avaliao: felicitaes, crticas, proposies, reflexo pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender e o que planeja fazer; Indicao de leituras, sites e filmes; Registros de poesias e poetas favoritos; Registro de poesias pessoais; Fotografias, CDs, DVDs com documentao visual e falada de momentos acadmicos, trabalhos registrados, estudo de grupos, Notcias lidas extradas de jornais, sites, revistas ou reportagens (com comentrios do aluno sobre o que foi lido e o expressar de sua opinio); Sugestes de temas para debates e/ou redao; Relatrios/sinopse de filmes assistidos; Produes artsticas; Dirio reflexivo do processo ensino-aprendizagem; Mensagens/recados para e dos colegas e professores; Glossrio (termos especficos da formao acadmica que cursa); Outros registros relativos proposta do portflio. Importante Destacar:

Os registros narrativos das aulas, dos encontros de estudos, da observao, das situaes de aprendizagem, seus sucessos e hipteses que so denominados de Memrias que podero ser coletivas (apreciao e anotaes dos alunos) e individuais (do professor: contedos e material didtico). Essa prtica poder ser diria, semanal, quinzenal ou mensal de acordo com a orientao do moderador do processo. Fonte: Material Didtico elaborado pela Professora de Comunicao do curso de Administrao de Empresas da Faculdade Anhanguera-JK de Valparaiso, Ana Maria Oliveira. Postado por Elaine Silvestre s quinta-feira, maio 21, 2009 Fonte: http://elainesilvestre.blogspot.com.br/ (Acesso em 07/09/2013)

Resumindo....
O Portfolio enquanto ferramenta pedaggica pode ser descrito como uma coleco organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado perodo de tempo, de forma a poder proporcionar uma viso alargada e detalhada da aprendizagem efectuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo. Reflecte tambm a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliao contnua.

Fonte: http://portfolio.alfarod.net/index.php (Acesso em 07/09/2013)

Para saber mais sobre Portflios (sites): http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/971/84 (artigo sobre validao do uso do portflio na pratica universitria) http://www.marylins.eev.com.br/?area=texto&pg=O+QUE+%C9+PORTF%D3LIO%3F (explicao de o que e como fazer portflio) http://www.significados.com.br/portfolio/ (significado de portflio de um modo geral) http://portfolio.alfarod.net/index.php (sobre o que p portflio pedaggico)

También podría gustarte