Está en la página 1de 5

LABORATRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS I

Relatrio referente a 7 Aula Prtica: Circuitos lineares de primeira ordem.

Aluno: Esdras Vitor Silva Pinto Matrcula: 110950021 Prof. Lane Maria Rabelo Baccarini

1. Introduo Circuitos de corrente contnua que envolve capacitores e resistores (RC), ou resistores e indutores (RL), so regidos por uma equao diferencial de primeira ordem, sendo por isso, chamados de circuitos de primeira ordem. Os capacitores apresentam uma importante propriedade de se oporem a variao de tenso entre seus terminais enquanto que os indutores resistem variao de corrente que o percorre. Essas propriedades peculiares dos indutores e capacitores permitem sua utilizao em vrias aplicaes como filtros passivos, componentes de computadores analgicos, sintonizador de estaes dentre outras. Os capacitores e indutores so componentes passivos, isto , no so capazes de gerar energia. No entanto, os capacitores podem armazenar energia em seu campo eltrico e posteriormente devolve-la para o circuito. De forma semelhante, os indutores armazenam energia em seu campo magntico, podendo ser recuperada posteriormente. 2. Desenvolvimento terico 2.1 Circuitos de primeira ordem Os circuitos de primeira ordem apresentam como equao caracterstica uma equao diferencial ordinria de primeira ordem. Os circuitos de primeira ordem so compostos basicamente por indutores e resistores (circuito RL) ou por capacitores e resistores (circuito RC), alm de fontes independentes e chaves. A figura 1 mostra um exemplo de circuitos RC e RL. Neste relatrio, exploram-se apenas alguns conceitos dos circuitos RC.

2.2 Circuitos RC
Para efeito de analise de um circuito RC, consideremos o circuito mostrado na figura 2, no qual ser montado na aula prtica. Considere que a chave J1 permaneceu um longo tempo fechada e em t=0s foi aberta. Neste caso, o capacitor atuar momentaneamente como fonte de tenso, devolvendo para o circuito a energia armazenada em seu campo eltrico quando a chave estava fechada. No instante t 0, o circuito da figura 2 pode ser representado pelo circuito da figura 3.

Deseja-se determinar o comportamento da tenso sobre o capacitor para t 0. Para isto, pode-se aplicar a lei de Kirchhoff de tenso no circuito da figura 3. Assim:

A corrente

corresponder corrente de descarga do capacitor, sendo dada por

onde o sinal de negativo indica que a corrente estar fluindo no sentido oposto em relao ao sentido que percorria no processo de carga do capacitor. Substituindo (2) em (1), obtemos:

Observa-se que a equao (3), que descreve o comportamento da tenso , uma EDO de primeira ordem do tipo separvel. Separando as variveis de (3) e integrando em seguida, obtm-se:

Determinando

para o problema de valor inicial

, obtemos no

Substituindo R = 12, C=20F e capacitor, tem-se:

em (4) para obter a tenso

O produto RC que aparece na expresso (4) chamado de constante de tempo, . No caso do circuito da figura 2, a constante de tempo vale 0.24ms. Observa-se que decorrido um tempo t igual a uma constante de tempo aps a abertura da chave, a tenso no capacitor cai em um fator = 0.3679. Assim, de se esperar que a tenso no capacitor do circuito que esta sendo analisando seja de aproximadamente = 1.839V depois de decorridos 0.24ms.Para efeitos prticos, considera-se que em o circuito j pode ser considerado em seu regime permanente, isto , a situao de transitrio j ter cessado. A figura 4 mostra as curvas de e obtidas na simulao. J a figura 5, mostra a tenso no capacitor depois de decorrido uma constante de tempo.

3 Materiais utilizados 01 Fonte CC 01 resistor R de 12 ohms 01 Capacitor de 20uF 01 Osciloscpio 01 voltmetro CC 4. Concluses ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

También podría gustarte