Está en la página 1de 28

5Ano

PDIS Energia das Mars e Ondas

Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035 MIEEC - FEUP Trabalho Elaborado em colaborao com os Alunos: Alexandre dos Santos Dias 030503051 Telmo Adriano Rocha Santos - 000503277 5Ano

Introduo ..................................................................................................................................... 3 Nota Histrica................................................................................................................................ 4 Cincia Bsica relativa energia das mars .................................................................................. 5 Energia das Mars ......................................................................................................................... 6 Alnea a) Porqu a energia das mars? ......................................................................................... 7 Aspectos Ambientais ................................................................................................................. 7 Aspectos Socioeconmicos ....................................................................................................... 7 Aspectos Econmicos ................................................................................................................ 8 Alnea b) Projectos/Tecnologias em Funcionamento ................................................................. 12 Alnea c) Preo de Produo ....................................................................................................... 23 Alnea d) Principais Desafios ....................................................................................................... 24 Alnea e) ...................................................................................................................................... 26 Processo 1 ............................................................................................................................... 26 Processo 2 ............................................................................................................................... 26 Processo 3 ............................................................................................................................... 27 Anlise dos resultados pelos 3 processos ............................................................................... 27 Concluses e Consideraes ....................................................................................................... 28

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 2

Introduo
As energias renovveis marinhas, teoricamente explorveis, so numerosas e variadas. Quando estamos perante uma explorao com nveis de produo de energia razoveis, esta energia elctrica poder ser exportvel para o solo firme. Na conquista de novas fontes de energias que no emitem gazes de efeito de estufa, nem contribuem para o agravamento dos impactos ambientais negativos, as energias marinhas devem desempenhar um papel de relevo, contribuindo para este objectivo. Portugal tem em toda a sua extenso, a costa banhada pelo oceano atlntico, tendo por isso todo o interesse e condies para recorrer a estas formas alternativas de energia. Vrios pases Europeus j se envolveram em projectos associados a estas energias alternativas e apoiam activamente a I&D bem como a indstria. O desenvolvimento harmonioso desta nova maneira de explorar os mares deve ser feito em consenso com os outros ocupantes do espao martimo. O conhecimento indispensvel de todos os impactos ambientais e sociais s podem ser adquiridos pela experincia com instalaes de projectos-piloto de tamanho significativos. Este trabalho tem por objectivo o estudo mais aprofundado de uma das energias marinhas nomeadamente a energia das mars.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 3

Nota Histrica
A ideia de extrair a energia dos oceanos, utilizando a diferena entre a mar-alta e a mar-baixa, na realidade, no recente. No sculo XII havia na Europa moinhos submarinos, instalados na entrada de estreitas baas (o fluxo e o refluxo das guas moviam as pedras de moer). Contudo, os pioneiros da explorao das mars na era moderna foram os habitantes de Husum, uma pequena ilha alem no mar do Norte, onde, em 1915, os tanques para o cultivo de ostras estavam ligados ao mar, atravs de um canal, onde turbinas moviam um pequeno gerador elctrico, durante a passagem da gua das mars. A electricidade produzida neste processo era suficiente para iluminar a povoao referida. Em Portugal, tambm no uma novidade o aproveitamento da energia das mars para converso em outros tipos de energia, como o caso dos diversos moinhos de mars existentes no nosso pas. O seu funcionamento semelhante ao dos pequenos moinhos: um jacto de gua dirigido de forma a incidir nas penas do rodzio, imprimindo-lhe um movimento giratrio, que um veio transmite directamente m. Para que seja a diferena entre as mars a criar esse jacto, o moinho tem de ser construdo no local onde as guas do rio, sob a presso da mar-alta, crescem para a margem, alagando-a, regularizando essa mesma entrada atravs de um canal, com uma comporta. Refiram-se alguns moinhos de mars existentes em Portugal, como o de Azenhas de D. Prior, situado em Viana de Castelo, onde o ribeiro de Fornelos desagua no rio Lima, bem como o de Mourisca, em Setbal.

Figura 1 - Moinho de mars Mourisca, Setbal

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 4

Cincia Bsica relativa energia das mars


O sistema de mars terrestre resulta do movimento da Lua em torno da Terra e sofre, tambm, a influncia do movimento da Terra em torno do Sol. A Terra e a Lua so duas massas que causam foras centrfugas uma na outra. Considerando uma partcula de massa m localizada na superfcie da Terra, tem-se pela lei gravitacional de Newton: 1 2 = 2 onde F a fora criada entre a massa 1 e a massa 2, G a constante gravitacional universal. Tendo em conta a diferena entre a fora que atrai a Terra em direco Lua e a fora necessria para a rotao da Terra, obtm-se uma expresso para a fora que gera as mars: 2 = 3 onde m a massa da Terra, a o raio mdio da Terra e R a distncia entre a Terra e a superfcie lunar. Observa-se, ento, o efeito do afastamento da partcula m1 do centro da Terra, sendo este o que causa a mar alta. Em ltima anlise, este o processo por detrs do meio ciclo dirio que resulta num perodo de 12 horas e 25 minutos entre mars altas consecutivas. Nas Figuras 2 e 3, encontram-se ilustraes do referido efeito, em que se mostra claramente as protuberncias criadas no oceano devido ao efeito da Lua, por um lado, e s foras inerciais, por outro.

Figura 2 A Lua e a sua contribuio no aparecimento das mars aspecto geral

Figura 3 Fases da Lua e a sua contribuio no aparecimento das mars.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 5

Energia das Mars


A energia das mars, tambm chamada de energia maremotriz, uma energia renovvel e limpa. O fenmeno de mar tal como j foi referido, deve-se s interaces gravitacionais entre a Terra e outros astros (principalmente a Lua e o Sol). Traduz-se pelas variaes peridicas do nvel do mar associadas s correntes. A energia correspondente pode ser captada sob duas formas: Energia potencial pelas variaes do nvel do mar; Energia cintica pelas correntes martimas.

Em resumo, a energia das mars, resulta da rotao da Terra no seio dos campos gravitacionais da Lua e do Sol, isto , baseia-se na recuperao da energia cintica da Terra.

Energia Potencial
Este tipo de aproveitamento da energia das mars obtido atravs da construo de diques e reservatrios. Duma maneira muito simples, quando a mar sobe, a gua enche o reservatrio passando atravs duma turbina (tipo bulbo) produzindo energia elctrica. Quando a mar desce, o reservatrio esvaziado, a gua sai do reservatrio passando novamente pela turbina (em sentido contrrio), produzindo novamente energia elctrica.

Energia Cintica
Este tipo de aproveitamento corresponde essencialmente a explorao da energia cintica associada s massas de gua movidas pelas correntes martimas. A tcnica utilizada, de uma forma geral, pode ser definida como uma elica submarina tendo aproximadamente os mesmos princpios bases de funcionamento diferena que estas utilizam a gua para serem movidas.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 6

Alnea a) Porqu a energia das mars?


Aspectos Ambientais

Este tipo de energia, uma energia limpa e renovvel contribuindo para a reduo das emisses dos gazes de efeito de estufa, reduzindo a poluio no ar, da gua, do solo e da biosfera limitando os riscos de acidentes. No entanto podem ter outro tipo de impactos que sero abordados nesta alnea. Como foi referido, a energia das mars constitui uma soluo, a longo prazo, como fonte de produo de electricidade. Por exemplo, caso o projecto da barragem Severn (existem diversas hipteses de localizao entre a costa de Inglaterra e Gales) avancem para a construo efectiva, esta barragem foi projectada de modo a reduzir 18 milhes de toneladas de carvo por ano. Diminui-se assim a produo de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Numa perspectiva a curto prazo, o impacto ambiental associado a este tipo de central seria na transformao do ecossistema, ou seja, na transformao da Fauna e Flora existente. Quando aproveitada a energia potencial, so construdos diques, barragens ou reservatrios de forma a reter a gua, travando assim o seu movimento e consequentemente, de forma infinitesimal, a Terra. Pelas leis da fsica, as consequncias desta desacelerao da Terra acarreta uma acelerao e afastamento da Lua tambm de forma infinitesimal (relativamente a sua distncia Terra). De qualquer modo, este efeito j existia, o aproveitamento da energia potencial das mars s veio aumentar a travagem da Terra. Os efeitos climatricos associados a este efeito no foram at a data muito aprofundados, no entanto, qualitativamente, sabe-se que: Diminuiria a velocidade do ciclo trmico terrestre, isto , perodos diurnos quentes e nocturnos frios; Aumentaria o espaamento de temperatura entre os dias e as noites, tendo como consequncias o aumento dos movimentos atmosfricos (tempestades). Quanto ao aproveitamento da energia cintica (correntes martimas), cujo este feito atravs de turbinas subaquticas no tem impacto ambiental significativo, por exemplo, so projectadas de forma a expulsar qualquer animal marinho que se aproxime do rotor. Aspectos Socioeconmicos

Esta energia torna-se duma forma global, num panorama socioeconmico positivo. Este mercado novo torna-se interessante neste aspecto visto que surgem postos de trabalhos, desde a investigao e desenvolvimento at a construo, operao e manuteno das respectivas centrais. Tal como j foi referido, um empreendimento de grande escala como uma central de energia das mars trar, obviamente, benefcios numa dimenso econmico-social para a Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035 Pgina 7

comunidade onde se inserir. Como exemplo, refira-se algo que j foi abordado anteriormente. A central de La Rance, o nico projecto com dimenso comercial, at ao momento, em todo o mundo, permitiu realizar uma travessia rodoviria entre duas povoaes isoladas. Por outro lado, este tipo de projecto poder contribuir para estimular a economia nacional, criando postos de trabalho nas reas da prestao de servios, entre outras, desde que para isso se recorra, na medida do possvel, ao tecido empresarial portugus para a sua realizao. Esta importante contribuio verificou-se na prtica, em Frana, na central de La Rance, onde existiu um substancial aumento da actividade dos sectores das matrias-primas, dos transportes e prestao de servios, desde que se iniciou a sua implementao at actualidade. Quando uma central de energia das mars se localiza no esturio de um rio, outro aspecto importante a salientar neste captulo relaciona-se com a necessidade de estudos efectivos sobre o impacto no trnsito martimo, que em muitos rios considervel e extremamente importante para a economia local, nomeadamente, quando existem portos martimos. Referindo mais especificamente o caso da energia potencial das mars (por barragens), estas podem revelar-se como atractivas num ponto de vista turstico, aproveitando tambm para actividades nuticas, ou seja, novos postos de trabalhos. Para os pescadores, difcil adaptarem-se as circulaes de gua impostas pelo fecho e abertura das escotilhas visto que estes actuavam com a hora do mar, tornando este ponto negativo para este tipo de aproveitamento. Aspectos Econmicos

Os projectos ligados a este tipo de energia requerem, normalmente, pela sua complexidade, elevado capital de investimento, bem como a sua construo bastante demorada. O perodo de retorno do investimento feito tambm bastante longo. Consequentemente, a electricidade produzida a partir das mars tem um preo elevado, sendo que aqui assume um papel muito importante o sistema de financiamento pblico utilizado. notrio que a utilizao desta forma de energia renovvel altamente improvvel, pela sua inviabilidade econmica, a menos que exista interveno do sector pblico. Nomeadamente, em mercados de electricidade desregulados, baseados no investimento privado, a energia das mars no , no momento e na maioria dos casos, competitiva dado que o seu custo efectivo , ainda, bastante superior a outras energias renovveis, sendo o desenvolvimento de tecnologias que permitam a diminuio do preo do kWh produzido atravs da energia das mars um dos maiores desafios para o futuro prximo. A construo de uma central deste tipo varia obviamente consoante o tipo de energia que se quer aproveitar. No caso da energia potencial, o preo da construo varia de lugar para lugar devido a mo-de-obra e disponibilidade do material.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 8

Por outro lado, h ainda que abordar a questo da localizao da central. Para ser lucrativa, uma central de energia das mars no poder ser instalada em qualquer local. Ora, este constitui-se como um dos aspectos mais delicados na utilizao deste tipo de energia renovvel, uma vez que s locais com uma variao muito significativa entre a mar-baixa e a mar-alta se afiguram como bons locais de instalao. Esta variao est intimamente relacionada com a topografia de cada local. Nos melhores locais, chegar aos 10 m, ou mesmo, 15 m. Outro factor importante a extenso do projecto favorecendo um valor mnimo por kWh produzido posteriormente. Assim os grandes projectos so mais econmicos do que os pequenos. Para uma central de 100 MW, o capital investido estimado em 1200 a 1500 dlares (US$) por kWh produzindo a um custo de operao mnimo de 0,05 US$ por kWh, mas claro isto so apenas valores estimados. Os locais que possuam estas caractersticas apenas podem ser encontrados em algumas reas bem definidas em todo o mundo. Podemos ver na tabela abaixo os 5 locais mais promissores para a instalao de centrais de energia das mars, sendo que em La Rance j existe o aproveitamento deste tipo de energia e em alguns dos outros, como o esturio de Severne, no Reino Unido, os estudos encontram-se em fase j muito adiantada. Mean Tidal Amplitude (m) 4 5,5 3,2 4 2,5 Basin Area (km2) 17 240 6 420 85

La Rance, France Bay of Fundy, Canada Annpolis, Nova Scotia Severn Estuary, England Garolim Bay, South Korea

Locais mais promissores para o aproveitamento da energia das mars

No caso da energia cintica, este tipo de tecnologia encontra-se em fase de desenvolvimento e j esto a funcionar estimando-se assim o preo de produo entre 0,03 a 0,07 o kWh. O problema desta tecnologia, isto muito provavelmente por ser recente e em fase de desenvolvimento, o custo de construo da respectiva central, por exemplo, na Frana a construo de uma hidrlica do tipo Sabella de 1 MW eleva-se a 750000. Aspectos Tcnicos

Dependendo da tecnologia utilizada, esta energia tm as suas limitaes, fazendo uma anlise por tecnologia os aspectos tcnicos a ter em conta para: Energia potencial (tipo barragens): o Aproveitamento que necessita de uma costa apropriada para a construo do respectivo reservatrio; o Para que este sistema funcione bem so necessrias mars e correntes fortes; o Tem que haver um aumento do nvel da gua pelo menos 5,5 metros da mar baixa para a mar alta;

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 9

Energia cintica (turbinas subaquticas): o Necessita de uma velocidade mnima da corrente, cerca de 1 m/s variando com a tecnologia; o Restringida a stios com correntes fortes, normalmente em profundidades baixas, ou seja, na maioria dos casos na proximidade das costas. o Estrutura robusta, relativamente pequena e que necessita de pouca manuteno.

Tal como no caso da energia elica, a localizao fundamental para as turbinas de energia das mars. Estes sistemas devem situar-se em reas com correntes rpidas, com fluxos naturais entre pontos rochosos, cabeceiras, entre ilhas, nas entradas de baias e rios ou outras massas terrestres. Apresentamos de seguida alguns pontos do planeta que surgem como alternativas para construir centrais baseadas nesta forma de energia: Cook Inlet no Alasca Pentland Firth na Esccia Dee estuary em Gales Pembrokeshire em Gales Solway estuary (Morecambe Bay) em Inglaterra Humber estuary em Inglaterra Mersey river em Inglaterra Channel Islands in the English Channel, off the French coast Cook Strait na Nova Zelandia Estreito de Gibraltar Bosporus na Turquia Bass Strait na Australia Torres Strait na Australia Estreito de Malacca entre a Indonsia e Singapura Bay of Fundy no Canada East River em Nova Iorque Ilha de Vancouver no Canada Estreito de Magalhes a sul do Chile Golden Gate na baa de S. Francisco

Comparativamente com a energia elica, a energia das mars produz energia de forma anloga. No entanto, quando comparamos a densidade da gua com a densidade do ar, verificamos que a densidade da gua 832 vezes superior do ar, da que um nico gerador, no caso da energia das mars, pode proporcionar valores de potncia significativos em situaes com baixas velocidades de fluxos das mars, quando comparado com a velocidade do vento. Uma vez que a potncia varia com a densidade do meio e com o cubo da velocidade, fcil perceber que, para sistemas com turbinas com as mesmas dimenses, fluxos de gua com velocidades de 1/10 da velocidade do vento fornecem aproximadamente a mesma potncia. No entanto, este facto vai limitar a sua aplicao na prtica a lugares onde a mar se desloque com velocidades de pelo menos 2 ns (1 m/s).

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 10

Tendo em conta que este tipo de geradores relativamente recente (no existem instalaes de produo, escala comercial, a fornecer energia de forma rotineira), no existe nenhum esquema de sistemas, nem de tecnologias padro que se tenha assumido como claro vencedor. Existem sim, uma grande variedade de modelos a serem testados, estando alguns destes prximos de uma implementao em larga escala. Diversas empresas tm testado prottipos, fazendo na sequncia destes testes declaraes fortes e ousadas relativamente aos resultados obtidos. No entanto, alguns destes no foram testados independentemente, nem funcionaram comercialmente por perodos extensos que permitissem identificar as performances e estabelecer as taxas de retorno dos investimentos.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 11

Alnea b) Projectos/Tecnologias em Funcionamento


Relativamente ao aproveitamento da energia potencial das mars, tal como j foi explicado anteriormente, estas tm um funcionamento com o mesmo princpio das centrais hidroelctricas. Tal como a maior parte das energias renovveis, a electricidade maremotriz no constante nem controlvel, no entanto, esta apresenta uma grande vantagem pois facilmente previsvel at mesmo a longo prazo. Abordando o caso clssico de La Rance (Figura 4) bem como alguns prottipos actuais que se consideram relevantes.

Figura 4 Central de energia das mars de La Rance, Frana imagem area

A central de energia das mars de La Rance, a nica do seu tipo em todo o mundo. Est localizada no Norte de Frana, no esturio do rio La Rance. Esta uma zona em que a amplitude das mars muito considervel (rever Figura 4) e a isto se deveu a escolha do local. A obra foi terminada em 1967, com 24 turbinas bolbo, cada uma capaz de produzir 10 MW. A barragem em si tem 750 m de comprimento e 13 m de altura. Foram necessrios 25 anos de estudos intensivos e 6 anos de construo at esta central estar pronta.

Figura 5 Central de energia das mars de La Rance, Frana imagem do interior

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 12

As turbinas usadas em La Rance so turbinas bolbo, capazes de gerar energia quando a bacia enche e esvazia, na mar-alta e na mar-baixa, respectivamente. As ps das turbinas podem mudar de direco dependendo do fluxo da corrente. Esta central encontra-se tambm equipada com sistema de bombagem, o que permite bombear gua para a bacia quando o mar o mar est fechado para a bacia, durante a mar alta. Assim, mais electricidade pode ser produzida se houver um aumento esperado da procura para uma dada altura. Pode dizer-se que esta central um caso de sucesso. Alguns dos impactos ambientais potencialmente esperados no se verificaram. Por outro lado, a construo da central permitiu a construo de travessia rodoviria entre duas povoaes, poupando aos seus habitantes 18 km de percurso. Alm disso, a central de La Rance aumentou drasticamente o turismo na zona, dadas as suas caractersticas nicas, atraindo cerca de 300 000 turistas por ano. Apesar do elevado custo inicial, o grande bice de uma central deste tipo, que se situou nos 617 milhes de francos, o que actualmente equivaleria a cerca de 80 milhes de euros, La Rance mantm-se firmemente a funcionar h cerca de 40 anos, gerando electricidade suficiente para alimentar cerca de 300 000 lares, sem impactos ambientais de relevo. O princpio de funcionamento de La Rance o mais geral no que diz respeito a produzir electricidade a partir das mars. Designa-se como sistema de gerao ebb e faz uso de uma barragem, ao longo de um esturio, com comportas que permitem a entrada e sada da gua, consoante a mar. O funcionamento da seguinte forma: as comportas permanecem abertas para permitir a entrada da gua na bacia durante a mar-alta e so fechadas depois para impedir a sada da gua quando a mar est a baixar, forando a gua a sair pelas turbinas para, assim, se gerar electricidade (Figura 6 e 7).

Figura 6 Princpio de funcionamento de uma central de energia das mars (barragem)

Tal como se pode observar na figura acima, quando a mar sobe, a escotilha da principal da barragem est aberta permitindo a passagem a gua do mar de forma a encher o reservatrio. Logo que a mar desce a barragem fechada. A gua assim retida permitir alimentar as turbinas na mar vasa. Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035 Pgina 13

Figura 7 Princpio de funcionamento de uma central de energia das mars (barragem)

Este um sistema de apenas um sentido. , tambm, possvel implementar sistemas de aproveitamento da energia das mars com dois sentidos (Figura 8) que compensem a intermitncia caracterstica da energia das mars, como se ver adiante. Ora, este carcter intermitente na produo de electricidade patente na energia das mars a sua principal barreira tecnolgica e um desafio a superar por futuras implementaes. O mximo de energia pode ser extrado das mars esperando at que a diferena entre o nvel das guas na bacia e o nvel das guas no oceano seja tambm mxima, e ento depois permitir o movimento da gua pelas turbinas. Assim, produz-se grandes picos de energia (intermitncia) e necessrio estar ligado a uma rede de grandes dimenses que a absorva sem constrangimentos. Uma forma de obter uma produo mais uniforme consiste em efectuar bombagem para a bacia, usando este volume de gua adicional para fazer operar as turbinas por perodos de tempo mais longos. Aqui, h que ter em conta a capacidade da bacia. Outro mtodo usado para produzir energia a partir das mars de forma mais constante usar o j referido sistema de gerao nos dois sentidos (Figura 8 e 9), isto , um sistema que seja capaz de gerar electricidade quando a gua entra na bacia e tambm quando sai da bacia, respectivamente, quando a mar est a subir e quando est a descer.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 14

Figura 8 Produo de uma central de energia das mars com gerao nos dois sentidos e bombagem

Figura 9 Comparao de modos de gerao de uma central de energia das mars (barragem)

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 15

A nica forma de obter uma produo totalmente contnua seria recorrendo a uma central com duas bacias (Figura 10). Uma bacia seria enchida at ao seu nvel mximo a cada mar-alta e a outra seria esvaziada a cada mar-baixa. As turbinas colocam-se entre as duas bacias gerando assim electricidade continuamente. Contudo, apesar disto, continuariam a existir variaes dirias e mensais na produo.

Figura 10 Esquema de uma central de energia das mars com duas bacias

Actualmente, a nvel global, existem mais algumas centrais de energia das mars em operao. Contudo, diga-se que nenhuma delas de escala comparvel central francesa de La Rance. Existe uma central de 16 MW em Annapolis Royal, Nova Scotia, no Canad, na Baa de Fundy, que alimenta cerca de 4500 lares. Outras centrais localizam-se em Kislaya Bay, na Rssia (0.4MW) e em Jiangxia, na China (3.2MW). Outra hiptese que est a ser encarada no mbito da energia das mars trata-se de recorrer a lagoas artificiais. A sociedade britnica Tidal Lagoon prope-se criar diversas aberturas para o mar (canais), criando dessa forma lagoas artificiais cujo nvel da gua responder ao sistema martimo de mars, permitindo assim a obteno de energia elctrica de forma anloga ao que feito em La Rance. Com as vantagens de no existir interferncia no esturio do rio, bem como a possibilidade de aproveitar as lagoas criadas para fins tursticos e de lazer. Esta sociedade gere, actualmente, um projecto deste tipo na China, na provncia de Liaoning, cuja potncia, segundo fontes da mesma, ser superior central de La Rance.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 16

No que diz respeito as centrais que aproveitam energia cintica das mars, como j foi referido e explicado antes, estas exploram a energia cintica das massas de gua movimentadas pelas correntes martimas (tidal current energy). O aproveitamento desta energia ainda uma tecnologia em estado embrionrio. Contudo, existem j desenvolvimentos recentes que permitem pensar em aplicaes comerciais num futuro prximo. Presentemente, a maioria destes prottipos esto instalados no continente europeu e baseiam-se em turbinas de eixo horizontal ou vertical. Podemos ver como aproveitada esta energia na figura seguinte:

Figura 11 Funcionamento de uma central de aproveitamento da energia cintica das mars.

Na figura acima, podemos observar o funcionamento de uma Hidrlica, tecnologia recente, alis um projecto da Marine Current Turbines Ltd. Este tipo de instalao pode ser assimilado a uma elica submarina e como no caso das elicas a potncia fornecida por uma corrente que atravessa um m2 da superfcie do rotor dada pela seguinte expresso: = 3
P: Potncia em m2, V: Velocidade da gua em m/s, : Rendimento hidrulico do rotor, : massa volmica da gua do mar

Verifica-se que a produo aumenta rapidamente com a velocidade das correntes, o que mostra ser interessante economicamente equipar os locais privilegiados por correntes fortes. Tendo em conta o rendimento do rotor, a potncia obtida da ordem de 1,2 kW/m 2 para uma corrente de 2 m/s e de 4 kW/m2 para uma corrente de 3 m/s.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 17

Seaflow

Figura 12 - Prottipo de uma Hidrlicade 300 kW (Project Marine Current Turbines Ltd)

Este dispositivo desenvolvido (http://www.marineturbines.com).

pela

Marine

Current

Turbines

Ltd

Consiste num rotor de eixo horizontal montado num pilar metlico assente no solo ocenico. Comeou a ser desenvolvido em 1999 e os testes em mar alto incluram uma unidade de 15 kW com um rotor de 3.5 m de dimetro. Em 2003, foi instalado com sucesso um prottipo a 1 Km ao largo de Foreland Point, perto de Devon, no Reino Unido, a uma profundidade de 30 m. Este prottipo possui um rotor de 15 m de dimetro e pode gerar 300kW com uma velocidade de corrente de 2.7m/s. Uma patente importante desta tecnologia que o rotor pode ser trazido superfcie para manuteno mais simples Entretanto, o SeaFlow encontra-se em operao h 3 anos, confirmando assim a viabilidade da tecnologia, tendo sido efectuados estudos de impacto ambiental, relativamente ao rudo submarino e outros. Em 2006, a companhia recebeu permisso para instalar um dispositivo com um rotor duplo, capaz de produzir 1 MW, em Strangford Lough, na costa da Irlanda do Norte, cujo intuito ser confirmar o potencial comercial desta tecnologia. Este prottipo estar ligado rede e funcionar com a corrente nas duas direces. Actualmente, encontra-se em estudo por parte desta companhia a construo de um parque de energia das correntes martimas com 12 unidades SeaFlow, num total de 10 MW, ao largo de Foreland Point, no norte da costa de Devon.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 18

Kobold

Figura 13 Prottipo Kobold tidal stream energy

Este dispositivo desenvolvido pela Ponte di Archimede SpA (http://www.pontediarchimede.com), consistindo numa turbina de eixo vertical que aproveita a corrente martima. O seu desenvolvimento comeou em 1995. O prottipo contm um rotor de eixo vertical ligado a um gerador sncrono que se trata de uma patente da empresa. Uma caracterstica importante do Kobold que a direco de rotao do rotor independente da direco da corrente. Em 2002 uma unidade deste prottipo foi instalada no estreito de Messina, ao largo de Itlia, a 150/200 m da costa e continua desde ento em operao e ligado rede. Os testes indicam que a turbina produz 25kW com uma velocidade da corrente de 1.8 m/s. O aparelho equipado com painis fotovoltaicos tambm.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 19

Tocardo

Figura 14 Prottipo Tocardo - tidal stream energy

Este dispositivo desenvolvido pela Teamwork Technology (http://www.teamwork.nl) e consiste numa turbina de eixo horizontal que aproveita a corrente martima. Foi estudada para ser instalada nas comportas das diversas barragens que existem, nos Pases Baixos, para conter o mar. O rotor deste prottipo tem 2.8 m de dimetro e possui velocidade varivel. Uma primeira unidade foi testada na Holanda em 2006, com uma velocidade de corrente martima de 4.5 m/s, produzindo 35 kW, sendo que durante o perodo de demonstrao foi fornecida electricidade rede. As primeiras aplicaes comerciais esto a ser implantadas em vrias das barragens existentes na Holanda que, combinadas, tero uma capacidade instalada prevista de 100 a 200 MW. Na Frana encontram-se em paralelo dois projectos a serem desenvolvidos, um pela Hydrohlix Energies et Sofresid Engineering em volta de turbinas de eixo horizontal e outro pelo Institut National Politechnique de Grenoble chamado projecto HARVEST em volta de turbina de eixo vertical do tipo Darrieus, este ltimo simplifica a resoluo do problema mecnico ligado a inverso do fluxo visto que estes so sensveis a direco da corrente. Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 20

Figura 15 - Projecto desenvolvido pela Hydrohlix Energies et Sofresid Engineering

Figura 16 - Projecto HARVEST

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 21

Destacam-se aqui algumas tecnologias e projectos a nvel mundial: A RWE npowers estableceu uma parceria com a Marine Current Turbines para construir uma explorao de turbinas Seagen ao largo da costa de Anglesey no Pas de Gales. Em Novembro de 2007, a British Energy anunciou que a empresa Lunar, em conjunto com a E. ON, iriam construir a primeira explorao da energia das mars, do mundo, ao largo da costa da Pembrokshire no Pas de Gales. Esta seria a primeira explorao do mundo em mar profundo, e iria fornecer electricidade para aproximadamente 5000 casas. Seria constitudo por oito turbinas subaquticas, cada uma de 25 metros de comprimento e 15 metros de altura, que esto a ser instalados no fundo do mar ao largo da Pennsula St David. A construo estava prevista para comear no vero de 2008 e deveria estar operacional at 2010. Foi descrito e apresentado como o primeiro parque elico no fundo do mar. A British Columbia Tidal Energy Corp. tem planos para implementar pelo menos trs turbinas de 1,2 MW no rio Campbell ou na costa que rodeia British Columbia em 2009. A Nova Scotia Power seleccionou a turbina OpenHydro para um projecto de demonstrao de energia das mars na baia Fundy, Nova Scotia, Canada e a Alderney Renewable Energy Ltd para o fornecimento de turbinas de mars para as ilhas Channel.

Vrios estudos chegaram a concluso que o potencial europeu estimado neste tipo de energia corresponde a 12,5 GW, ou seja, poderia ser produzido 48 TWh/ano. Tal como a energia potencia das mars, a energia cintica tambm varivel e incontrolvel no entanto a velocidade e os horrios das correntes dependem do ciclo lunar que so facilmente previsveis pelo que se torna interessante este tipo de energia para o preenchimento da base do diagrama de cargas.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 22

Alnea c) Preo de Produo


O Custo de Produo das centrais que aproveitam a energia potencial, dependendo do tamanho da central, do lugar, da mo-de-obra, est entre os 0,06 a 0,20 /kWh. Por exemplo, a nica central de energia das mars a funcionar em todo o mundo que vende energia para a rede , como j referido, a central de La Rance, em Frana, propriedade da EDF. Segundo afirma Jean-Michel Darrouffe, da agncia do ambiente e da energia francesa: o preo do kWh desta central de 15 a 20 cntimos contra, por exemplo, os 30 cntimos do kWh da energia nuclear francesa. Assim, pode ter-se uma ideia de como a aposta nesta energia poder ser vivel, tendo apenas como principal obstculo o tempo de amortizao do investimento na central (saliente-se, novamente, o caso francs). O Custo de Produo das centrais que aproveitam a energia cintica, pode variar muito nos prximos anos visto ser uma tecnologia em desenvolvimento, no entanto neste momento o est compreendido entre os 0,03 a 0,09 /kWh.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 23

Alnea d) Principais Desafios


Existe um potencial energtico reconhecido associado energia das mars. Ser, ento, de estranhar o facto de as tecnologias de converso de energia das mars estarem ainda to atrasadas, a nvel da sua comercializao, quando comparadas com outras energias renovveis, como a elica ou, at, a energia das ondas. A explicao para tal deve-se existncia de algumas barreiras ao desenvolvimento desta tecnologia, sendo estas de diversas ordens: tcnicas, conflitos de interesses, administrativas e legais, financeiras. Ultrapassar estas barreiras e constituir-se como uma verdadeira alternativa comercial no mbito das energias renovveis , sem dvida, o principal desafio desta converso de energia. As barreiras tcnicas relacionam-se com caractersticas inerentes ao prprio recurso energtico: irregularidade/intermitncia da produo, sendo um importante desgnio a tentativa de a maximizar recorrendo a mtodos tais como centrais de energia das mars com bacia nica e bombagem ou com duas bacias, tal como abordado anteriormente. Tudo isto traduz-se numa meta que consiste em produzir energia continuamente a partir de algo discreto como as mars. Refira-se que os desafios tecnolgicos so ultrapassveis, sendo que a questo mais relevante prende-se com o custo associado a novas solues, que dever ser tal que permita depois um preo do kWh da energia das mars compatvel com o mercado de electricidade actual, embora estes custos associados explorao/produo da energia das mars no muito elevado. No entanto, os custos associados ao investimento so muito elevados, contribuindo assim para um desencorajar face a esta alternativa. Constituiria assim um desafio, encontrar meios de tornar estes investimentos iniciais mais acessveis, tornando assim esta forma de energia mais apelativa. Existe outro tipo de barreiras, nomeadamente, devido a conflitos de interesses com outras reas de actividade, uma vez que as zonas de implementao destas tecnologias podem ter outros usos (zonas de pesca, de extraco de materiais, de recreio e lazer, que intersectem rotas martimas importantes, na proximidade de portos martimos, entre outras). Relativamente s barreiras ao desenvolvimento da energia das mars que tambm implicam um desafio no desenvolvimento desta tecnologia: as de ndole administrativa prendem-se com questes relacionadas com o licenciamento, uma vez que uma forma de energia ainda no explorada a nvel comercial no nosso pas; as de ordem legal relacionar-seo com o acesso rede elctrica, restries no fornecimento de energia e, talvez a mais importante, a elaborao de um tarifrio de compra de electricidade atractivo para ambas as partes. Por fim, os desafios na rea financeira esto associados, para alm da tarifa de venda da electricidade, dificuldade de encontrar estratgias de apoio a projectos deste tipo, fundos Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 24

ou emprstimos especiais para tecnologia, sendo que a grande aposta dever ser na angariao do interesse do sector privado com conveniente subsidiao do estado. Contudo, tendo em conta o estado embrionrio desta tecnologia a nvel, no s nacional, mas global (recorde-se que s existe uma central em funcionamento com fins comerciais), pode dizer-se que as perspectivas para o futuro so muito animadoras, desde que sejam criados mecanismos para ultrapassar as referidas dificuldades. Outro aspecto importante, tendo em conta o potencial desta forma alternativa de energia, do interesse global que se encontrasse formas de ultrapassar os efeitos ambientas negativos associados explorao da energia das mars. Assim os principais desafios consistem em encontrar formas de explorar esta energia sem interferir com o sistema TerraLua e Terra-Sol e como tal, no contribuindo para o desacelerar da rotao do eixo terrestre.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 25

Alnea e)
O clculo da energia foi feito por vrios processos permitindo assim averiguar a se os resultados obtidos so de facto coerentes com a realidade. Processo 1 Neste processo, utilizaram-se os dados da Central de La Rance, na Frana, como referncia. De seguida estabeleceu-se uma relao potncia/produo anual desta central. De seguida aplicou-se a relao obtida para o nosso caso. Desta forma, com base em dados reais, foi possvel obter e estimar a ordem de grandeza da produo da central em estudo. Dados Central de La Rance: Potncia = 240 MW, Produo 500 GWh anual

A Energia produzida pela central em estudo ento dada por: _


_

_
_

500 240

= 12,5

Processo 2 Neste Processo, atravs da potncia da Turbina, determinou-se a energia anual mxima que se consegue obter, de seguida, multiplicou-se esta energia pelo rendimento tpico de uma central hdrica visto que este tipo de central tem um funcionamento relativamente parecido. Tambm foi multiplicado por um factor tempo til, isto o tempo de funcionamento da central, admitindo um valor de 50%, isto , tendo em conta que a central est metade do tempo a encher o reservatrio e a outra metade do tempo a turbinar. Este portanto um valor optimista. A energia produzida dada ento pela seguinte expresso: _
_

= _ _

A energia mxima anual dada por: _ _


_ _

365 24

= 6 365 24 = 52560

O rendimento da central pode ser entendido por: = _ = 60% 50% = 35% Obtm-se assim: _
_

= 52560 35% = 18396

_ _ = 18,396

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 26

Processo 3 Neste processo, foi calculado a energia ciclomar, depois calculou-se o nmero de ciclomar num ano, multiplicando a energia pelo nmero de ciclomar num ano obtendo-se assim a energia anual da nossa central que ser necessrio multiplicar pelo rendimento associado, para este processo considerou-se 35% proveniente do processo anterior. No entanto, foi necessrio efectuar clculos intermdios com algumas aproximaes, neste caso, utilizou-se como referncia, o fluxo de gua turbinada. A energia ciclomar dada por: = 1040 9,81 4464000 5 = () 3600 3600 = 63,255
= 1040 kg/m
3

g = 9,81 m/s

R - Mdia da Variao de Altura entre mars = 5 m

O Volume foi obtido atravs da seguinte expresso: = = 200 22320 = 4464000 3


Caudal Fluxo de gua turbinada = 200 m /s T = 6h12 = 6*3600+12*60 = 22320 s, este tempo corresponde a diferena da mar alta para a mar vasa
3

O nmero de ciclomar por ano obtido por: = 365 2 = 730 A energia Total produzida pela central ento dada pela seguinte expresso: = = 63,255 730 35% = 16162 = 16,162 Anlise dos resultados pelos 3 processos

O clculo da Energia duma central deste tipo extremamente complexo, no entanto atravs de vrios processos possvel determinar uma ordem de grandeza da energia produzida por este tipo de central tendo em conta as caractersticas dessa mesma. Tal como se pode observar, os resultados obtidos pelos 3 processos esto na mesma ordem de grandeza, pelo que podemos afirmar com elevado grau de confiana que a energia produzida pela central encontra-se entre os [12,5 ; 18,4] GWh.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 27

Concluses e Consideraes
Como foi referido o movimento das mars provocou, por si s, desde a formao da terra uma diminuio da sua velocidade de rotao (nos ltimos 620 milhes de anos, o perodo de rotao passou de 21.9 horas para 24 horas). No entanto, com a utilizao desde tipo de energia, verificou-se um agravamento desta desacelerao. fundamental encontrar um ponto de equilbrio entre as necessidades de produo de energia de forma limpa e renovvel e os efeitos associados aos impactos ambientais nefastos deste tipo de aproveitamentos. necessrio encontrar equipamentos e formas de instalao que reduzam os custos iniciais desta forma de energia de modo a torna-la mais apetecvel ao investimento. Tal como para as diversas formas de energias limpas fundamental o investimento feito nestas. Tendo em conta que a quantidade de combustveis fsseis decrescia a um ritmo elevado e que os efeitos da sua utilizao em termos ambientais so desastrosos foi necessrio identificar formas alternativas de satisfazer os consumos da populao. Relativamente a esta forma de energia, maremotriz, procuramos explicar ao longo do trabalho de que forma que ela produzida, quais os principais benefcios e tambm quais os problemas associados sua utilizao. preciso investir, desenvolver novos projectos de modo a aproveitar todo o potencial desta energia sem que isso ponha em causa a segurana e harmonia do planeta.

Trabalho Elaborado por: Ricardo Nuno Freitas Neves - 020503035

Pgina 28

También podría gustarte