Está en la página 1de 5

FACULDADE PAN AMAZNICA FAPAN Professor: Fabrcio Matos Disciplina: Elementos de Marketing CONCEITO DE MARKETING O QUE MARKETING?

G? o processo de planejar e executar a concepo, estabelecimento de preos, promoo e distribuio de idias produtos e servios a fim de criar trocas que satisfaam metas individuais e organizacionais. Marketing a funo empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo sero mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, servios e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organizao para pensar no cliente e atender ao cliente. (Philip Kotler). TIPOS DE CLIENTES Compradores organizacionais: Compram bens e servios e servios para empresas, rgos governamentais e outras instituies. Compradores finais e consumidores finais ou consumidores: Compram bem servios para seu prprio uso ou para presentear outras pessoas. Independente do tipo de cliente os mesmos adquirem produtos e servios para satisfazerem as suas necessidades e desejos. MARKETING COMO TROCA Marketing a troca ou transferncia entre duas ou mais partes de algo que possuem. Neste sentido, o marketing existe desde de quando as pessoas comearam a procurar e oferecer coisas aos outros na expectativa de receber ao em contrapartida, melhorando a existncia de ambos. O profissionais de marketing trabalha desenvolvendo trocas que atendam aos objetivos dos consumidores aos objetivos dos consumidores e da empresa, no presente e no futuro. Motivos da troca: Satisfazer necessidades e desejos Objetos das trocas: Bens e Servios Determinante das trocas: Valor percebido Resultado das trocas: Satisfao ou insatisfao dos clientes

BALANA DO VALOR PERCEBIDO

Benefcios para o Cliente - Funcionais - Emocionais (sentimento) - Simblicos

Custo para o Cliente - Monetrios - No monetrios

PIRMIDE DE MASLOW

TIPOS DE MARKETING O marketing usado para desenvolver trocas que tenham o objetivo de lucro ou no. Sendo que a maior parte dos tipos de marketing pode ser realizada para ambos os fins, gerando ou no receita acima dos custos.

Tipos de Marketing Produto Servio Pessoa Lugar Causa

Organizao

Descrio Criado destinado a criar trocas para produtos tangveis. Ex. Estratgias para vender os computadores Infoway. Destinado a criar trocas para produtos intangveis. Ex. Estratgias para alugar carros para viajantes. Destinado para criar aes favorveis em relao as pessoas. Ex. Estratgias para obter votos para Fernando Henrique Cardoso. Destinado para atrair pessoas para determinados lugares. Ex. Estratgia para levar pessoas a passar frias na Bahia. Destinada para criar apoio para idias e questes ou levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejveis. Ex. Estratgias para coibir o uso de drogas ilcitas ou aumentar o nmero de doaes de sangue. Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntrios. Ex. Estratgias para aumentar o nmero de associados do f-clube do Roberto Carlos.

NVEIS DE ANLISE DE MARKETING Macromarketing O estudo dos processos, atividades, instituies e resultados de marketing, no nvel da sociedade ( Global e Nacional). Micromarketing O estudo dos processos e atividades de marketing nos nveis organizacional, de produto ou de marca. Nveis de anlise de marketing: Global, Nacional, Organizacional, Produto e Marca. ORIENTAO TRADICIONAL DE MARKETING: . Produo: enfatiza a produo e entrega de produtos, informar os clientes sobre eles e esperar que os clientes venham at voc. . Vendas: filosofia de negcios que concentra as atividades de marketing na venda de produtos disponveis, ir atrs de clientes e leva-los a comprar. . Marketing: uma filosofia de negcios que se concentra em compreender as necessidades e desejos dos clientes e construir produtos e servios para satisfaze-los, oferece-los aos clientes. . Valor: uma filosofia empresarial que se concentra entender os clientes, ambientes e concorrentes, desenvolver um valor superior para eles, considerar outros pblicos. Os benefcios que os clientes podem receber da compra de produtos e servios so: 1. Funcionais: benefcios tangveis recebidos em bens e servios. 2. Sociais: respostas positivas que os clientes recebem de outras pessoas por comprar ou usar determinados produtos ou servios. 3. Pessoais: bons sentimentos que os clientes experimentam pela compra, propriedade e uso de produtos, ou pelo recebimento de servios.

4. Experimentais: prazer sensorial que os clientes obtm com produtos e servios. Os custos que podem influenciar os valores percebidos pelos clientes so: 1. Monetrios: quantia de dinheiro que os clientes pagam para receber produtos e servios. 2. Temporais: tempo gasto comprando produtos e servios. 3. Psicolgicos: a energia e a tenso mentais envolvidas em fazer compras e aceitar os riscos dos produtos. 4. Comportamentais: Energia fsica que os clientes despendem para comprarem produtos e servios. O conjunto formado pelos custos temporais, psicolgicos e comportamentais, d origem a um novo tipo de custo ao cliente, denominado custo de transao ou compra. As conseqncias de um valor superior para os clientes so: Valor Superior para o cliente Satisfao e prazer do cliente Relaes duradouras e lucrativas

Fidelidade do cliente

Administrao de marketing o processo de estabelecer metas de marketing para uma organizao e planejar, implementar e controlar as estratgias para alcan-las. Plano de Marketing um documento criado por uma organizao para registrar os resultados e concluses da anlise ambiental e detalhar a estratgia de marketing planejada e os resultados pretendidos por ela. Composto de Marketing so ferramentas estratgicas que uma empresa utiliza para criar valor para os clientes e alcanar os objetivos organizacionais, seus elementos primrios so produto, ponto, promoo e preo, que devem ser combinados de forma coerente para obter mxima eficcia. Elaborando um Projeto Para refletir sobre o marketing voltado para valor, primeiro comece a pensar no que voc valoriza. Em sua prxima ida ao supermercado, observe como a loja tenta criar valor para voc e anote suas observaes. Essas tentativas pode incluir cartazes de boas-vindas na porta, instalao de leitores de barras para ajud-lo a conferir o preo de determinado produto, oferta de servio de confeitaria por encomenda, informaes sobre redues de preo, etc. Quando voc

anotar essas iniciativas, anote tambm sua reao com elas. Voc acha que elas acrescentam valor a essa loja ou no? Anote as tticas que criam valor para voc e faa recomendaes por escrito sobre outras maneiras com que o supermercado poderia oferecer valor para voc como um cliente freqente. Princpios so regras fundamentais e abrangentes para a ao, h seis princpios do marketing voltados para o valor que juntos, formam a essncia dessa abordagem: 1Cliente: Concentrar nas atividades de marketing que criam e fornecem valor para o cliente, este princpio tem o cliente como o foco principal do negcio, pois estes so a vida das organizaes. As empresas devem compreender os seus clientes, saber o que eles pensam, o que sentem e como compram e usam seus produtos e servios. 2Concorrente: Alm de analisar os fatos que geram valores para os clientes, os profissionais de marketing concentram-se em oferecer um valor superior aos clientes em relao s opes da concorrncia. 34Pr-ativo: Mude o ambiente para mudar as chances de sucesso. Interfuncional: Use equipes interfuncionais quando elas melhorarem a eficincia e a eficcia das atividades de marketing. O marketing no a nica funo numa organizao e no tudo o que ela faz, existem outras funes que tambm desempenham papis fundamentais. Agindo totalmente independente de outros departamentos o marketing pode usar excesso de recursos sem alcanar o sucesso. 56Melhoria: Concentrado em melhorar continuamente o planejamento, a implementao e o controle do marketing. Stakeholders: Princpio que se preocupa com o impacto das atividades de marketing sobre outros pblicos interessados na organizao, embora o marketing esteja voltado em criar valor para os clientes ele no ignora as obrigaes e relaes importantes com os outros pblicos de uma organizao. Stakeholders so indivduos ou grupos que podem influenciar decises de marketing e ser influenciados por elas.

También podría gustarte