Está en la página 1de 14

Sistema de Acumuladores

INTRODUO Os acumuladores consistem em um sistema de garrafas que armazenam fluido hidrulico sob presso para ser utilizada no acionamento do BOP. Atravs do uso de gs nitrognio (N2) comprimido, os acumuladores armazenam energia, melhoraram o tempo de resposta das funes do BOP e servem como fonte backup de fora hidrulica, no caso de falha nas bombas. Os dois tipos de garrafas acumuladoras mais utilizadas so: separadora (diafragma flexvel ou bexiga), que utiliza-se de um diafragma para realizar a separao gs/lquido e flutuante (pisto flutuante) que utiliza-se de um pisto para efetuar a separao gs/lquido. As garrafas acumuladoras tipo separadoras consistem basicamente de uma garrafa de ao cromo-molibidnio, cilndrica no corpo e semi-esfrica nas extremidades, sem costura, solda ou junta, e uma bexiga de borracha. A bexiga totalmente fechada, em forma de pra, flexvel e feita com borracha sinttica, formando uma capa impermevel para o gs. Ele montada por meio de uma contra-porca na parte superior da garrafa. A base da garrafa fechada pelo conjunto que forma a tomada para leo, que contm uma vlvula normalmente mantida aberta por uma mola, permitindo que o fluido saia da garrafa, porm, evita que o bexiga seja estruturada atravs da tomada de fluido.
V1 = Volume de gs com presso P1 V2 = Volume de gs com presso P2 V = Volume total

V1 V2 V

N2

Fluido utilizado

Fluido no utilizado

Volume de Fluido Utilizado

A pea que constitui a tomada de fluido montada na base da garrafa pela sua introduo total e fixao com um anel de borracha anti-extruso. Esse tipo de construo usada para conferir segurana, tornado impossvel a desmontagem do acumulador se houver gs sob presso na bexiga.

A grande vantagem desse tipo de acumulador a separao positiva entre o gs e o fluido hidrulico, tornado o vazamento entre os dois praticamente impossvel. Essa importante caracterstica permite a sua utilizao para transferncia de lquidos. BOMBAS Os acumuladores so carregados por bombas que succionam fluido hidrulico do reservatrio. As bombas podem ser acionadas manualmente ou por sistemas regulados, sempre que a presso cai 10% da presso mnima de trabalho. As bombas so de acionamento eltrico (440 V) ou pneumtico (ar 120 psi). Em situao de operao, as bombas triplex so alimentadas com energia eltrica, acionadas automaticamente por um sistema pr-ajustado quando a presso cai a 2700 psi para uma presso de trabalho de 3000 psi. As sondas pneumticas entram como backups das triplex quando a presso cai a 2600 psi. Bomba Triplex: conjunto de bomba hidrulica acionada por motor eltrico a fonte principal de fornecimento de fluido hidrulico pressurizado do sistema de controle do BOP. Em operao normal operam automaticamente atravs do pressostato, esta bomba pode ser acionda por controle manual. As bombas triplex devero ser calibrada para entrar em funcionamento quando a presso do sistema cair para 2700 psi e sair quando chegar a 3000 psi. Bomba Pneumtica: conjunto de bomba hidrulica de acionamento pneumtico proporciona uma segunda fonte de pressurizao do fluido hidrulico do sistema de controle do BOP. Durante a operao esta bomba controlada automaticamente por um pressostato hidro-pneumtico que permite a passagem de ar para o motor pneumtico quando a presso do sistema cai para 2600 psi. Em caso de falha do sistema presostato hidro-pneumtico a bomba pode ser acionada manualmente atravs do bay-pass. Os sistema de acionamento automtico das bombas triplex funcionam com um tubo burdom. J o sistema para acionamento automtico das sondas pneumticas funcionam com uma mola que distendida a medida que a presso vai caindo, at abrir a vlvula de alimentao de ar.

Vlvulas de pr-carga

Linha de teste

Ar 120 psi

Linha de teste do BOP ou para outra bomba

Acumuladores
E = 2.700 psi S = 3.000 psi Regul. Manmetro (acumuladores)

Reservatrio de fluido

Bomba
Check Valve

Vlvula reguladora de presso Vlvula de alvio (30001500 psi)

Manmetro (manifold)

Vlvula de alvio Check Valve Vlvula reguladora de presso (0 3000 psi)

Bomba
Linha reguladora by-pass Quadro de comando ON-AUT-OFF Pressure swite E = 2.700 psi S = 3.000 psi

Manmetro (anular)

440 V

Obs: As unidades de ltima gerao usam duas ou mais bombas de acionamento eltrico.

Vlvulas de 4 vias (manipuladoras)

BOP de Gavetas

Vlvula HCR

BOP Anular

Exemplo de unidade hidrulica para um sistema de controle do BOP.


4

ACUMULADORES DE SUPERFCIE Capacidade Volumtrica dos Acumuladores de Superfcie O sistema de acumuladores deve possuir um volume de fluido hidrulico estocado capaz de manter a presso entre a mxima presso de operao e a presso de pr-carga. O dimensionamento do sistema deve ser tal que a perda de um acumulador individual e/ou banco, no represente mais que 25 % da capacidade total volumtrica do sistema.

A mnima presso de operao calculada deve fechar e selar a gaveta do BOP contra o tubo com uma presso igual a mxima razo de trabalho dividido pela razo de fechamento especifica do BOP.

O sistema de BOP deve possuir um volume de fluido hidrulico utilizvel, com bombas inoperantes, capaz de fechar um anular, todas as gavetas (estando estas totalmente abertas) e abrir a vlvula HCR contra zero de presso no poo. Aps fechar o anular, as gavetas e a vlvula, a presso remanescente deve ser 200 psi (1,38 MPa) acima da presso de pr-carga mnima recomendada. Tempo de Resposta O tempo de resposta o tempo entre a ativao e concluso da operao de uma funo e baseado no BOP ou nas vlvulas de fechamento e selo. Para instalaes na superfcie, o sistema de controle do BOP deve ser capaz de fechar cada gaveta do BOP em 30 segundos. O tempo de fechamento no deve exceder 30 segundos para os BOPs anulares menores que 18 (47,63 cm) e 45 segundos para o anular de 18 (47,63 cm). O tempo de resposta para as vlvulas de kill e choke (para abertura e fechamento) no deve exceder o mnimo observado para o fechamento das gavetas. A medida do tempo de resposta comea com o pressionamento do boto, ou giro da vlvula de controle de mo, para operar a funo e termina quando o BOP ou vlvula efetivamente fechado como um selo. O BOP considerado fechando quando a presso de operao se fixar. A confirmao necessria do final da selagem feita testando a presso abaixo do BOP ou atravs de vlvulas.

Presso de Pr-carga Nenhuma garrafa acumuladora pode ser operada com uma presso maior que sua presso de trabalho. A presso de pr-carga de cada garrafa acumuladora deve ser medida antes da instalao do BOP stack no poo, realizando-se os devidos ajustes. Presso de Trabalho 3000 psi (20,7 MPa) 5000 psi (34,5 MPa) Presso de Pr-carga 1000 psi (6,9 MPa) 1500 psi (10,3 MPa)

Somente o gs nitrognio pode ser utilizado para pr-carga dos acumuladores. A pr-carga pode ser checada e ajustada para 100 psi (0,69 MPa) da presso de pr-carga selecionada com incio da perfurao de cada poo. As mltiplas garrafas dos bancos de acumuladores devem ser isoladas por vlvulas. As vlvulas de isolamento devem ser projetadas para uma taxa de presso de trabalho abaixo ou equivalente a presso de trabalho do sistema, o qual, fixo e deve permanecer na posio aberta, salvo quando os acumuladores esto isolados para servios, testes ou transporte. A presso de pr-carga calibrada do acumulador deve ser reavaliada a todo momento. A presso medida deve ser calibrada para 1% da escala cheia com menos de trs (3) anos. Dimensionamento da Capacidade dos Acumuladores de Superfcie Para a equao de clculo da capacidade volumtrica dos acumuladores so assumidas condies isotermais e utilizada a lei de Boyles (P1V1 = P2V2). Em acumuladores de superfcie o clculo da capacidade volumtrica requerida (nitrognio + fluido hidrulico) feito utilizando-se: V% = (P3/P2) (P3/P1) = SVR/V3 Vf = V3*((P3/P3) (P3/P1))

V3 = _____SVR______ P3/P2 P3/P1 onde: P1 = Presso mxima do acumulador quando completamente carregado (absoluta); P2 = Presso mnima de operao recomendada pelo fabricante do componente operado. Quando essas funes tem diferentes presses mnimas de operao o maior valor ser utilizado; P3 = Presso de pr-carga (absoluta); V% = Razo do volume de fluido hidrulico avaliado utilizado; SVR = Volume de fluido requerido (fluido hidrulico + nitrognio); V3 = Volume de fluido do acumulador (fluido hidrulico + nitrognio); Vf = Volume total de fluido avaliado (fluido hidrulico + nitrognio). Nota: No clculo do valor das presses deve ser considerada a presso atmosfrica ao nvel do mar, sendo esta igual a 14,7 psi.

O nmero de garrafas acumuladoras requeridas pode ser determinada pela razo entre a capacidade volumtrica total dos acumuladores (Vf) e a capacidade volumtrica de gs do acumulador. Deve-se aproximar o nmero de garrafas para o prximo nmero inteiro. Nota: A capacidade volumtrica de gs dos acumuladores deve ser determinada pela consulta as especificaes dadas pelo fabricante. O volume de fluido hidrulico utilizvel pelo sistema de acumuladores deve ser utilizado para determinar a dimenso do sistema de bombas e a capacidade do reservatrio. O volume de fluido hidrulico utilizado calculado multiplicando o nmero de acumuladores pela capacidade volumtrica de gs, depois multiplicado pela porcentagem de fluido hidrulico entre P1 e P2. ACUMULADORES SUBMARINOS Em adicional, ao montante de equipamentos que compem o BOP stack de superfcie, o BOP submarino possui em seu sistema de controle um transmissor de sinais piloto e readbacks que so recebidos pelo controle das vlvulas submarinas. Este controle dual utilizado para aumentar a rentabilidade na transmisso e suprimento hidrulico submarino. Dois sinais independentes pilotos, transmitido/readback no meio, abastecem o controle dos dois montantes de pods do controle submarino ao lower marine rise package (LMRP). Ambos controles da casa de pods piloto operam controlando vlvulas para direcionar o poder de fluido que retorna pelo BOP stack.

Unidade hidrulica acumuladora do sistema de controle de BOP sub, certificado pela DNV

Os acumuladores para BOP submarinos podem ser montados no prprio BOP para reduzir o tempo de resposta e/ou para servir como uma fonte beckup de presso hidrulica. A capacidade de armazenamento deve ser protegida de descargas atravs de linhas de suprimento por dispositivos apropriados como check valves. O sistema deve ser dimensionado para que a perda de um acumulador individual e/ou banco, no represente mais que 25 % da capacidade total volumtrica do sistema. Tempo de Resposta dos Acumuladores A medida do tempo de resposta comea com o pressionamento do boto ou giro da vlvula de controle de mo para operar a funo e termina quando o BOP ou vlvula efetivamente fechado como um selo.

Na instalao submarina, o sistema de controle do BOP deve ser capaz de fechar cada gaveta em 45 segundos ou menos. Este fechamento no pode exceder 60 segundo para os BOPs anulares. O tempo de resposta de operao para as vlvulas de kill e choke (fechar ou abrir) no deve exceder o mnimo observado para o fechamento das gavetas do BOP. O tempo de desconeco do lower marine riser no deve exceder 45 segundos. O BOP considerado fechado quando a presso de operao se fixar. A confirmao necessria de que a selagem foi realizada com sucesso feita testando-se a presso abaixo do BOP ou pelas vlvulas. Capacidade Volumtrica dos Acumuladores Submarinos O sistema de acumuladores deve possuir um volume de fluido hidrulico estocado capaz de manter a presso entre a mxima presso de operao e a presso de pr-carga. O sistema deve ser dimensionado para que a perda de um acumulador individual e/ou banco, no represente mais que 25 % da capacidade total volumtrica do sistema. O fluido hidrulico recuperado pelo acumulador atravs do sistema deve manter a presso mxima de operao a 200 psi (1,38 MPa) acima da presso de pr-carga. A mnima presso de operao calculada deve fechar e selar a gaveta do BOP contra o tubo com uma presso igual a mxima razo de trabalho do BOP dividido pela razo de fechamento especfica para o BOP. O sistema de BOP deve possuir um volume de fluido hidrulico utilizvel, com bombas inoperantes, capaz de abrir e fechar: um anular, todas as gavetas estando estas totalmente abertas contra zero de presso no poo. Aps abrir e fechar o anular, as gavetas, a presso remanescente deve ser 200 psi (1,38 MPa) acima da presso de prcarga mnima recomendada. Pr-carga dos Acumuladores A presso de pr-carga em cada garrafa acumuladora deve ser medida antes da instalao do BOP stack no poo, sendo devidamente ajustada. A presso de pr-carga mnima para uma presso de trabalho de 3000 psi (20,7 MPa) do acumulador deve ser de 1000 psi (6,9 MPa). A presso de pr-carga mnima para uma presso de trabalho de 5000 psi (34,5 MPa) do acumulador deve ser de 1500 psi (10,3 MPa). Somente gs nitrognio pode ser utilizado para pr-carga dos acumuladores. A pr-carga pode ser checada e ajustada para 100 psi (0,69 MPa) da presso de pr-carga selecionada com incio da perfurao de cada poo. Para os acumuladores submarinos, a presso de pr-carga deve compensar a lmina de gua sobre o BOP. Por exemplo, se a presso de pr-carga do acumulador de 1000 psi (6,9 MPa) e o BOP est 500 ps (152,4 metros) de lmina dgua, a presso de pr-carga do acumulador submarino deve ser de 1222,5 psi (8,43 MPa), em linhas gerais, a compensao da pr-carga segue uma regra bsica que , para cada 1 ft de lamina dgua acrescentar 0,445 psi de nitrognio a mais na pr-carga. Dimensionamento da Capacidade dos Acumuladores Submarinos As equaes utilizada para clculo do volume de fluido requerido (nitrognio + fluido hidrulico) para os acumuladores submarinos (SSVR) so: V3 = _____SSVR______ P3/P2 P3/P1 V% = (P3/P2) (P3/P1) = SSVR/V3 Vf = V3*((P3/P3) (P3/P1))

A capacidade dos acumuladores de fundo deve compensar o gradiente de presso hidrosttica em uma razo de 0.445 psi por p (0.010067 MPa/metro) de profundidade vertical verdadeira (TVD) dgua. Isso requer que todos os valores de presso nos clculos sejam aumentados por essa quantia, que a presso sobre a cabea do poo, sendo: Pc = 0,445 * TVD Nota: No clculo do valor das presses deve ser considerada a presso atmosfrica ao nvel do mar, sendo esta igual a 14,7 psi. O nmero de garrafas acumuladoras submarinas requeridas pode ser determinada pela razo entre a capacidade volumtrica total dos acumuladores submarinos (SSVR), e a capacidade volumtrica de gs do acumulador. Deve-se aproximar o nmero de garrafas para o prximo nmero inteiro. Nota: A capacidade volumtrica de gs dos acumuladores deve ser determinada pela consulta das especificaes dadas pelo fabricante. O volume de fluido hidrulico requerido na superfcie (SVR) determinado subtraindo o volume do fluido hidrulico nos acumuladores submarinos (SSVR) pelo volume total de fluido hidrulico requerido (TVR). O clculo da capacidade volumtrica requerida nos acumuladores de superfcie V3 (nitrognio + fluido hidrulico) feito substituindo SVR por VR. A capacidade de armazenamento total do sistema de acumuladores a soma do volume armazenado nos acumuladores submarinos e de superfcie. Esse volume utilizado para o dimensionamento do sistema de bombas e volume de armazenamento dos reservatrios. O sistema de acumuladores submarinos deve ser controlado por vlvulas na superfcie que permitam o bloqueio do suprimento de presso aos acumuladores para que a presso do sistema de bombas possa ser diretamente direcionada para a funo selecionada do BOP stack. Quando um acumulador submarino totalmente carregado levado para a superfcie sem isolamento, a presso interna poder exceder a razo da presso mxima de operao do acumulador. Uma medida que pode ser tomada permitir a ventilao ou equalizar a presso no acumulador, primeiro ou durante a subida deste para a superfcie. A presso dos acumulares na superfcie no poder exceder a presso de trabalho estabelecida para o acumulador. Quando o volume de carga do acumulador for utilizado para manter a capacidade mnima de fluido hidrulico armazenada, o controle de vlvulas na superfcie que permitem o bloqueio do suprimento de presso, no dever ser operado como em uma rotina bsica. Estas devero ser operadas somente para direcionar o fluido para a superfcie com um propsito especfico.

EXEMPLO BOP Submarino Shaffer Tabela 1: Dimenses do sistema de controle para o BOP Submarino Shaffer
Tamanho stack 18- polegadas Presso de Trabalho 15.000 psi Gales Requeridos Presso de Tamanho e tipo do Razo de Preventor/annular Fechamento Fechar Abrir Fechamento ANNULAR, 18-, 10M Shaffer Lt Wt N/A 59,20 46,70 N/A ANNULAR, 18-, 10M Shaffer Lt Wt N/A 59,20 46,70 N/A CASING SHEAR, 18- 5M Shaffer 10,85 34,00 34,00 3000 SHEAR RAM, 18- 15M Shaffer N/A 14,62 13,21 N/A SINGLE RAM 18- 15M Shaffer 10,85 14,62 13,21 1382 SINGLE RAM 18- 15M Shaffer 10,85 14,62 13,21 1382 SINGLE RAM 18- 15M Shaffer 10,85 14,62 13,21 1382 CHOKE (SIZE AND TYPE INFO T.B.A) N/A 0,40 0,40 600 TOTAL 162,66 133,43 1382

O sistema de BOP deve possuir um volume de fluido hidrulico utilizvel, com bombas inoperantes, capaz de abrir e fechar: um anular, todas as gavetas estando estas totalmente abertas contra zero de presso no poo. Aps abrir e fechar o anular, as gavetas, a presso remanescente deve ser 200 psi (1,38 MPa) acima da presso de prcarga mnima recomendada.. Excluindo a gaveta cizalhante que controlada por um circuito diferente, o volume requerido o seguinte: 18- Stack Volume Total Especificado 456,75 Gales Mais 25% do Fechamento 40,57 Gales Volume Total Requerido 499,32 Gales Dimensionamento dos Acumuladores Submarinos Como a capacidade mnima de fluido do sistema de controle hidrulico do BOP deve satisfazer as condies de operao e ter mais 50% de reserva, segue-se: Capacidade do maior consumo Mais 50% de Reserva Total 59,2 29,6 88,8 Gales Gales Gales

Profundidade de Trabalho do BOP stack 8500 Ps Para compensar o rendimento devido ao 0,445 * 8500 = aumento da presso com a profundidade 3782,5 Psi Clculo do volume de nitrognio e fluido hidrulico considerando a presso na cabea do poo, uma presso de operao da unidade operadora e assumindo condies isotermais:

P1 = Presso mxima, psia = 5.000 + 14,7 + 3.782,5 = 8.797,2 psia P2 = Presso mnima, psia = 1.500 + 14,7 + 3.782,5 = 5.297,2 psia P3 = Presso de pr-carga, psia = 1.500 + 14,7 + 3.782,5 = 5.297,2 psia

Presso de Operao da Unidade = 5.000 psig

Presso fechamento (1.382) + 200 psi = 1.500 psig

Presso fechamento (1.382) + 200 psi = 1.500 psig

V% = Razo do volume de fluido hidrulico avaliado utilizado = (5.297,2/5.297,2) (5.297,2/8.797,2) = = 0,398 SSVR = Volume de fluido requerido (fluido hidrulico + nitrognio) = 88,80 gales V3 = Volume de fluido do acumulador (fluido hidrulico + nitrognio) = 88,80/0,398 = = 223,20 gales Vf = Volume total de fluido avaliado (fluido hidrulico + nitrognio) = 88,80 gales A presso mnima deve ser de 200 psi (1,38 MPa) maior que a presso de fechamento recomendada. Para satisfazer o critrio formulado, o nmero de garrafas utilizadas deve ser o seguinte: Usando-se garrafas de 11 gales, usam-se 23 Garrafas Abastecem com um volume de fluido hidrulico de 91,51 Gales Volume total de fluido avaliado 91,51 Gales Usando-se garrafas de 15 gales, usam-se Abastecem com um volume de fluido hidrulico de Volume total de fluido avaliado 16 Garrafas 89,12 Gales 89,12 Gales

Nota: 1 subtrado um galo da capacidade de cada acumulador para compensar o deslocamento da bexiga/flutuante no processo de clculo; 2 O volume de fluido utilizvel est entre a presso mxima e mnima; 3 O volume de fluido total est entre a presso mxima e mnima de pr-carga. Dimensionamento dos Acumuladores de Superfcie Determina-se a superfcie de estoque d O sistema de BOP deve possuir um volume de fluido hidrulico utilizvel, com bombas inoperantes, capaz de abrir e fechar: um anular, todas as gavetas estando estas totalmente abertas contra zero de presso no poo. Aps abrir e fechar o anular, as gavetas, a presso remanescente deve

ser 200 psi (1,38 MPa) acima da presso de pr-carga mnima recomendada.o volume de fluido hidrulico requerido (SVR) pela subtrao do atual volume de fluido hidrulico estocado (SSVR) pelo total volume estocado do fluido hidrulico requerido (TVR) determinado. Os clculos so baseados no volume de fluido hidrulico utilizvel e no no volume de fluido hidrulico total, devido a base para clculo do volume total ser feita utilizando diferentes presses.
Tamanho do Acumulador

Volume total requerido, TVR (fluido utilizvel) Volume total de fluido submarino avaliado, SSVR (fluido utilizvel) Volume mnimo requerido de superfcie da rede, SVR (fluido utilizvel)
P1 = Presso Mxima, psia = 5000 + 14,7 = 5.014,7 psia P2 = Presso Mnima, psia = 1.500 + 14,7 = 1.514,7 psia P2 = Presso Pr-carga, psia = 1.500 + 14,7 = 1.514,7 psia

11 gales 15 gales 499,32 499,32 91,51 89,12 407,81 410,20

Presso de Operao da Unidade = 5.000 psig

Presso de Operao da Gaveta = 1.500 psig

Presso Fechamento (1.382) + 200 psi = 1.500 psig

V% = Razo do volume de fluido hidrulico avaliado utilizado = (1.514,7/1.514,7) (1.514,7/5.014,7) = = 0,7 SVR = Volume de fluido requerido (fluido hidrulico + nitrognio) = 407,81 gales para as garrafas de 11 gales e = 410,20 gales para as garrafas de 15 gales V3 = Volume de fluido do acumulador (fluido hidrulico + nitrognio) = 407,81/0,7 = 584,30 gales para as garrafas de 11 gales e = 410,20/0,7 = 587,72 gales para as garrafas de 15 gales Vf = Volume total de fluido avaliado (fluido hidrulico + nitrognio) = 407,81 gales para as garrafas de 11 gales e = 410,20 gales para as garrafas de 15 gales Usando-se garrafas de 11 gales, usam-se Abastecem com um volume de fluido hidrulico de Volume total de fluido avaliado Usando-se garrafas de 15 gales, usam-se Abastecem com um volume de fluido hidrulico de Volume total de fluido avaliado 42 Garrafas 410,39 Gales 410,39 Gales 59 Garrafas 411,79 Gales 411,79 Gales

Nota: 1 subtrado um galo da capacidade de cada acumulador para compensar o deslocamento da bexiga/flutuante no processo de clculo; 2 O volume de fluido utilizvel est entre a presso mxima e mnima; 3 O volume de fluido total est entre a presso mxima e mnima de pr-carga. Dimensionamento dos acumuladores dedicados a gaveta cizalhante (shear) Clculos de determinao da capacidade de fechamento da gaveta super-shear (casing shear) de 3.000 psi (ver tabela 1).
P1 = Presso mxima, psia = 5.000 + 14,7 + 3.782,5 = 8.797,2 psia P2 = Presso mnima, psia = 3.000 + 14,7 + 3.782,5 = 6.797,2 psia P3 = Presso de pr-carga, psia = 1.500 + 14,7 + 3.782,5 = 5.297,2 psia Presso de Operao da Unidade = 5.000 psig

Presso de Operao da Gaveta = 3.000 psig

Presso Fechamento (1.382) + 200 psi = 1.500 psig

V% = Razo do volume de fluido hidrulico avaliado utilizado = (5.297,2/6.797,2) (5.297,2/8.797,2) = = 0,117 SSVR = Volume de fluido requerido (fluido hidrulico + nitrognio) = 34,00 gales V3 = Volume de fluido do acumulador (fluido hidrulico + nitrognio) = 34,40/0,117 = = 191,90 gales Vf = Volume total de fluido avaliado (fluido hidrulico + nitrognio) = 76,35 gales

Clculos de determinao da capacidade de fechamento das gavetas cizalhante (Shear ram) de 1.500 psi e super-shear (casing shear) de 3.000 psi (ver tabela 1).
P1 = Presso mnima, psia = 3.000 + 14,7 + 3.782,5 = 6.797,2 psia Presso de Operao da Unidade = 3.000 psig

P2 = Presso mnima, psia = 3.000 + 14,7 + 3.782,5 = 6.797,2 psia

Presso de Operao da Gaveta = 3.000 psig

P3 = Presso de pr-carga, psia = 1.500 + 14,7 + 3.782,5 = 5.297,2 psia

Presso fechamento (1.382) + 200 psi = 1.500 psig

V% = Razo do volume de fluido hidrulico avaliado utilizado = (5.297,2/5.297,2) (5.297,2/6.797,2) = = 0,221 SSVR = Volume de fluido requerido (fluido hidrulico + nitrognio) = 14,62 gales V3 = Volume de fluido do acumulador (fluido hidrulico + nitrognio) = 66,25/0,221 = 66,25 gales Vf = Volume total de fluido avaliado (fluido hidrulico + nitrognio) = 26,36 gales Para satisfazer o critrio formulado, o nmero de garrafas utilizadas deve ser o seguinte:
Usando-se garrafas de 11 gales, usam-se Abastecem com um volume de fluido para 3.000 psi Volume remanescente para 1.500 psi 50% de reserva Volume total requerido Garrafas de 11 gales requeridas como reserva Usando-se garrafas de 15 gales, usam-se Abastecem com um volume de fluido para 3.000 psi Volume remanescente para 1.500 psi 50% de reserva Volume total requerido Garrafas de 15 gales requeridas como reserva 20 35,43 44,14 17,00 51,00 30 14 34,73 43,25 17,00 51,00 21 Garrafas Gales Gales Gales Gales Garrafas Garrafas Gales Gales Gales Gales Garrafas

También podría gustarte