Está en la página 1de 5

CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO DE TEOLOGIA MINICURSO: NOES BSICAS DE HOMILTICA PARA LEIGOS/AS Prof.

Edsio de Oliveira Rocha SUMRIO 1. Consideraes a respeito da pessoa do/a pregador/a 2. Formas do Sermo Temtico Expositivo. 3. As Diversas Classes da Apresentao do Sermo 3.1 Sermo Evangelstico 3.2 Sermo Doutrinal 3.3 Sermo Devocional 4. Aspectos Didticos e Pedaggicos da Proclamao 5. O/a Pregador/a e seu Estilo Retrico 6. Estrutura e Forma do Sermo
CONSIDERAES A RESPEITO DA PESSOA DO/A PREGADOR/A Quase toda definio de pregao inclui o/a pregador/a. Segundo Broadus a pregao por exemplo, a verdade por meio da personalidade; ou a pregao a proclamao por parte de uma pessoa escolhida. O/a pregador/a no a fonte da mensagem; ela vem de Deus. O/a pregador/a o canal, ela passa por sua personalidade. O/a pregador o transmissor. Pregar no somente anunciar; tambm testemunhar. Por esse motivo, aquele/a que prega em nome de Deus a mensagem de salvao necessita t-la experimentado. Por ser a Bblia a fonte por excelncia da pregao, deve desempenhar um papel importante na vida do/a pregador/a. Devido grande importncia da Bblia na pregao, e por conseqncia na sua vida, o estudo srio e sistemtico necessrio; dela (Bblia) surgem as idias para os sermes. O/a pregador/a precisa conhecer seu mundo e estar bem informado. K. Barth disse: todo pregador cristo deveria ter em sua mo direita a Bblia e na mo esquerda um jornal. A preocupao do/a pregador/a no deve se limitar em apenas preparar bons sermes. Seu compromisso deve ser com a verdade que vai expor, com a maneira de apresent-la e percebla. No plpito, cabe ao pregador, pregadora, ser porta voz de Deus a si mesmo e ao povo. Segundo Broadus existe seis requisitos que um/a pregador/a eficiente deve ter: 1. Deve ser uma pessoa chamada por Deus; 2. Deve ter tido uma experincia pessoal com Deus; 3. Precisar ampliar seus conhecimentos.(A mente deve ser cultivada tanto quanto o esprito); 4. Deve desenvolver seus dons naturais; 5. Deve cuidar da sua sade; 6. Deve ser completamente dependente do Esprito Santo (Jo 15.5b). FORMAS DO SERMO Existem vrias formas para o sermo, nesse curso nos limitaremos a duas consideradas mais clssicas: Temtico Expositivo. I Sermo Temtico Segundo Blackwood, na histria da pregao o nmero de sermes tpicos maior do que os demais.
1

Exemplo de sermo temtico Tema: Razes para a orao no respondida I Pedir mal Tg 4.3 II Pecado no corao Sl 66.18 III Duvidar da Palavra de Deus Tg 1. 6 e 7 IV Vs repeties Mt 6.7 V Desobedincia Palavra Pv 28.9 VI - Procedimento irrefletido nas relaes conjugais 1 Pd 3.7 II - Sermo Expositivo Segundo Braga, o Sermo Expositivo o mtodo mais eficiente de pregao, porque, mais que todos os outros tipos de mensagens, ele, com o tempo, produz uma congregao cujo ensino fundamentado na Bblia. Sermo Expositivo aquele em que uma poro da Escritura interpretada em relao a um tema ou assunto. Exemplo de Sermo Expositivo Texto: Ex 12. 1-13 Titulo: O Cordeiro de Deus I - Foi um cordeiro divinamente determinado (12.1-3). II - Foi um cordeiro perfeito (12.5). III - Foi um cordeiro morto (12.6). IV - Foi um cordeiro redentor (12.7; 12-13). V - Foi um cordeiro sustentador (12.8-11). AS DIVERSAS CLASSES DA APRESENTAO DO SERMO Sermes Evangelsticos So aqueles que anunciam a mensagem da salvao s pessoas que ainda no receberam a Cristo como Senhor. O sermo Evangelstico tem a finalidade de anunciar o Evangelho de tal forma que o homem seja confrontado com o ato de Cristo e seja persuadido pelo Esprito Santo a arrepender-se e a confessar a Jesus como Salvador. Costas define assim o sermo Evangelstico: O sermo Evangelstico aquele que apresenta a Jesus Cristo como Salvador e Senhor; que confronta o homem com o seu estado de alienao, com sua necessidade de reconciliao com Deus, com o prximo, consigo mesmo e com a possibilidade de uma nova vida por meio da f em Jesus Cristo; que convida o homem a dar o passo que o une a comunidade de f, e lhe ensina como dar; e que se fundamenta na autoridade das Sagradas Escrituras. Sermes Doutrinais So aqueles que procuram ampliar o conhecimento bblico da congregao. O sermo doutrinal no uma conferncia teolgica; antes a exposio de uma doutrina bblico-teologica aplicada realidade da vida humana. Com a finalidade de ser aplicado realidade, o sermo doutrinrio deve ser claro e simples. Sermes Pastorais ou Devocionais So aqueles de carter inspirador, orientador, confortador e desafiante. Tem como objetivo ajudar os/as ouvintes a enfrentar as crises da vida na perspectiva da palavra de Deus. O/A PREGADOR/A E SEU ESTILO RETRICO A preocupao bsica de todo pregador/a ao pregar deve ser a de se fazer entender; uma vez que o problema da comunicao no est no contedo a transmitir, mas na maneira como se transmite. Saber o que preciso dizer e em que ordem uma grande coisa; mas, coisa bem maior saber como se deve dizer. (Ccero)
2

ESTRUTURA DO SERMO Consideraes Tericas Onde e quando comea um sermo? No existe um lugar determinado, cada pregador/a usa um processo. Contudo, existe uma regra geral: O preparo do sermo deve comear, prosseguir e terminar em orao (Blackwood). Estrutura Todo sermo deve ter um plano. s linhas mestras ou esqueleto deste plano d-se o nome de estrutura. I - Propsito Na preparao do sermo no existe um assunto to importante como a determinao do propsito. Craner escreveu: depois da idoneidade pessoal do pregador no tem outro fator mais importante na preparao do sermo que a determinao do propsito. A determinao do propsito importante por vrias razes: 1. Ajuda o/a pregador/a na escolha e organizao do material para o sermo. 2. O propsito o ponto de partida para a elaborao do sermo. Antes de dizer algo todo/a pregador/a precisa saber o que vai dizer. 3. Toda mensagem requer um objetivo, um para qu. Que mudanas de vida devem resultar do sermo? 4. O sermo um meio e no um fim em si mesmo. Todo sermo deve ser pregado com um fim especfico. O propsito um guia indispensvel na elaborao do sermo pois influencia na escolha do texto, do tema, do ttulo, na introduo, no desenvolvimento e na concluso do sermo, resumindo, o propsito/objetivo determina os resultados do sermo. II - Base Bblica Nem todo sermo baseado na Bblia bblico. Alguns usam o texto como pretexto. Normalmente todo sermo tem um texto bblico. Isto ocorre por ser a Bblia a fonte de pregao crist. Nela encontramos os judeus lendo e comentando a passagem lida, Ne 8.8; At 13.27; 15.21. Jesus na Sinagoga de Nazar levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias (Lc 4.16-17). Foi baseado nesta passagem de Isaias 61 que Ele pronunciou seu discurso. III - Ttulo O ttulo uma forma chamativa e sugestiva de apresentar o sermo e tem for finalidades: 1. Dar uma idia da mensagem (deve ser pertinente ao texto). Exemplo: Gn 22.1-18 Sacrifcio de Isac Se o tema for obedincia, o ttulo pode ser: o preo da obedincia. Se o tema for paternidade, o ttulo pode ser: um pai corajoso. 2. Despertar interesse, ateno ou curiosidade. O ttulo um dos ltimos itens a ser preparado. IV Introduo A introduo a parte do sermo que estabelece contato com o auditrio. A finalidade da introduo totalmente preparatria. A introduo bem preparada tem a capacidade de agarrar/despertar/prender a ateno do/a ouvinte e colocar diante dele um convite desafiante para seguir a mensagem at o fim. V - Divises O nmero de divises foi sempre algo que ficou a critrio de cada pregador/a. O mais importante tomar uma atitude equilibrada e, dentro dela, fazer as variaes aconselhveis procurando aliar sempre ao contedo da mensagem uma forma interessante que facilita sua comunicao.

VI - Ilustrao Ilustrar significa lanar luz. Na ilustrao, o/a pregador/a leva a sua congregao a ouvir com os olhos da imaginao. As ilustraes podem ser usadas para: 1. Esclarecer uma idia exposta; 2. Provar uma afirmao; 3. Prender a ateno; 4. Fixar a mensagem; 5. Persuadir; 6. Dar vida ao sermo. VII Consideraes finais/concluso A concluso a parte mais importante do sermo, com exceo feita ao texto. Burt, disse: a concluso do sermo foi sempre considerada pelos pregadores o ponto natural da agitao dos efeitos, ou melhor, da aplicao prtica das verdades explicadas. A concluso considerada a parte mais importante da pregao por que: Coloca o ouvinte frente a frente com decises importantes; Fixa na mente do ouvinte tudo o que se pretendeu transmitir AS BEM AVENTURANAS DO/A PREGADOR/A
Bem-aventurado o pregador que sabe como pregar. Bem-aventurado o pregador que encurta suas introdues Bem-aventurado o pregador que modela sua voz, e nunca grita. Bem-aventurado o pregador que sabe como e quando terminar. Bem-aventurado o pregador que se inclui entre os ouvintes. Bem-aventurado o pregador cujos sermes so articulados e lgicos. Bem-aventurado o pregador cujos sermes constituem uma unidade, tm propsito definido, sendo cada palavra bem pensada e meditada. Bem-aventurado o pregador que raramente emprega o pronome eu. Bem-aventurado o pregador que sabe que foi chamado por Deus. Bem-aventurado o pregador que conhece e prega a Palavra. Bem-aventurado o pregador que vive a mensagem que prega. Bem-aventurado o pregador que Cristocntrico. Bem-aventurado o pregador que sabe da sua necessidade do Esprito Santo. Bem-aventurado o pregador que, havendo entregado plenamente sua vida a Deus, inspirado pelo Esprito Santo e ungido pelo Seu poder para alcanar as almas a fim de ganh-las para Deus, e para educ-las no servio enquanto so guiados aos ps do Salvador.

Compilao Pr. Irineu E. Kock http://www.cristotube.com.br/treinamentos02.htm - 13.02.2010 ORATRIA SACRA DICAS


I - COMO AUMENTAR O PODER DA PALAVRA: a. Ler mais (principalmente a Bblia). b. Usar o dicionrio bblico. c. Evitar as palavras complicadas. d. Pronunciar frases com sentido. e. Pedir para outros corrigirem seus erros. f. Nunca usar palavras de significado desconhecido para voc. g. Tenha certeza que a mensagem tocou profundamente em voc primeiro. h. Mude de vez em quando o tom e a intensidade da voz. (nfase, Ritmo.) II - CUIDADOS IMPORTANTES: a. Cuidado com a aparncia... b. Prepare-se para toda sorte de imprevistos. (Queda de luz; bbados; desmaios; esquecer o sermo; barulhos... etc). c. Olhe bem o que vai pregar, quando pregar sermes de outros... d. No cruze os braos. No coloque as mos nos bolsos. No coloque as mos atrs das costas. e. Cuidado com a voz 4

III - ISTO VOC PODE E DEVE FAZER: a. Usar de bom humor apropriado na apresentao. b. Descobrir as necessidades do grupo. c. Procurar de incio, coisas em comum ou pessoas conhecidas. d. Use recursos visuais quando possvel. e. Faa contato visual com o maior nmero de pessoas possvel. f. Tenha pleno conhecimento do que vai apresentar. g. Use gestos apropriados. h. Fique dentro do assunto. i. Sempre use uma ilustrao, uma histria ou uma experincia. j. Usar a Bblia essencial. IV- ISTO VOC NO DEVE FAZER: a. No contar piadas. b. No use recursos visuais em excesso. c. No use slides ou transparncias com muitas palavras. d. No ignore as reaes do pblico. e. No diga coisas sem ter certeza. f. No ignore o conhecimento do pblico. g. No pergunte se pode continuar ou terminar o sermo.

Compilao Pr. Irineu E. Kock ORADOR, NO FAA...


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. No seja montono, mas varie de tom. No se desfaa em gritos. No empregue sarcasmo ou expresses maliciosas. No ataque hostilmente com palavras acusadoras de censura. No exagere em provocar risos. No elogie a si mesmo. No ilustre com narraes longas. No canse os ouvintes com sermes longos. No se afaste do texto e do tema. No crave os olhos no cho ou no teto. No fixe o olhar demasiadamente em algum ouvinte particular. No fique rgido ou imvel, como uma esttua. No faa gestos ridculos. No fique o tempo todo com o dedo indicador em forma acusadora. No d socos na mesa ou plpito. No exagere em tirar e colocar os culos. No fique arrumando a gravata. No jogue a bblia sobre o plpito. No fique alisando o cabelo. No fique olhando o relgio todo o tempo. No direcione a mensagem a algum do auditrio. No se desculpe por no estar preparado. No diga repetidas vezes: logo vou terminar. No se expresse de maneira presunosa ou orgulhosa.

Bibliografia: ALLMEN. J.J. Von. Vocabulrio Bblico, SP, ASTE, 1972, p. 337. BAUER, J.B. Dicionrio de Teologia Bblica, SP, Ed Loyola, 1973, p.794-795. BARTH, K. Citado por ALVES, R. em Religion: opio o instrumento de libertacion? Montevideo, Tierra Nueva, 1968.p.107. BLACKWOOD, A. W. A preparao de sermes. ASTE, So Paulo. 1965, pags, 61 a 63. BURT, G. Manual de Homiltica, SP, Imprensa Metodista BROADUS, John. Sobre a preparao e entrega de sermes. So Paulo: Custom, 2003, p.62 BRAGA, James. Como preparar mensagens bblicas. SP, Vida, p.18. COSTAS, Orlando. Comunicacion por mdio de la predicacion. Miami: Editorial Caribe, 127. CRANE, J. D. El Sermon Eficaz, El Paso, Casa Bautista de Publicaciones, 67. DANTAS, A.B. O Pregador e o Mistrio da Palabra, RJ, CPAD, 46-47. KNOX, L. A Integridade da Pregao, SP, ASTE, p.52. LACHLER, Karl. Prega a Palavra: passos para a exposio bblica. So Paulo: Vida Nova, pginas 45 a 62. VALVERDE, Messias. Liturgia e Pregao. So Paulo, Exodus, 1996. http://www.gospelprime.com.br/como-preparar-mensagens-biblicas/ http://www.jesusvoltara.com.br/treinamentos/treinamentos07.htm - 07/03/2010

También podría gustarte