Está en la página 1de 68

A Preparao do Intercessor

Tipo: Orao e intercesso / Autor: Pr. Lucas da Silva

Ttulo: A Preparao do Intercessor Texto: Fil. 1:29: Porque a vs vos foi concedido, em relao a Cristo, no somente crer nele, como tambm a padecer por ele. Tema: A Intercesso traz presso ao intercessor Alvo: Levar os crentes a tomarem conscincia da necessidade de preparao espiritual a fim de resistirem s presses demonacas, para impedirem que os crentes intercedam Introduo: Um intercessor um combatente espiritual que est sempre preparado para fazer guerra contra todas as hostes do inferno. Da ter de estar sempre equipado com toda a armadura de Deus Ef. 6:10-18. As armas espirituais do crente no podem estar enferrujadas ou encravadas. Explicao: Tal como aconteceu ao profeta Jeremias, que intercedia honestamente perante o Senhor pelo povo de Israel, e quiseram mat-lo, encerrando-o na priso (Jer. 26:8; 37:16), assim sucede com os crentes que se preocupam com a Obra de Deus, com a sua Igreja e com o seu pas. Satans enviar espritos opressores para molestarem e perturbarem os intercessores. Porm, est escrito que no os devemos temer mas sujeit-los sob a nossa autoridade, que Jesus nos deu (Luc. 10:18), resistir-lhes (Tig. 4:7), e expuls-los em nome de Jesus (Mar. 16:17). 1. O PODER DO INTERCESSOR a) No pode haver intercessor sem poder. O intercessor uma pessoa a quem lhe foi dado poder e autoridade por Cristo Luc- 9:1,2,11; b) O intercessor tem licena ilimitada para se apresentar junto de Deus na qualidade de um embaixador de Cristo a qualquer hora do dia ou da noite Luc. 10:17 II Cor. 5:20; Heb. 10:19. c) O intercessor renova o seu poder diariamente, enchendo-se dele no divino fornecedor de origem Ef. 6:10,11. 2. APRENDENDO COM O INTERCESSOR POR EXCELNCIA a) O verdadeiro intercessor deve ter a preocupao de copiar, isto , imitar, tomar a mesma atitude de Jesus, o intercessor por excelncia, e apresentar-se perante o Pai, em favor dos outros Is. 53:12; Heb. 9:24; Rom. 8:34. b) Para fazer intercesso e manter-se com autoridade e poder, o intercessor dever ficar a ss com Deus, tal como Jesus fazia, para poder enfrentar a oposio do diabo e dos seus demnios: 1. Frequentava a sinagoga como de costume Luc. 4:16 2. Lia as Escrituras Luc. 4:17 3. Orava ao Pai Mat. 14:23; Jo. 26:36 4. Passava noites em orao Luc. 6:12

c) Seguindo o exemplo de Jesus, a igreja apostlica intercedia em favor dos seus

irmos, sempre que se achavam em perigo ou em aflio Act. 12:5; I Tim. 2:1. 3. O INTERCESSOR TEM UM GRANDE ALIADO a) O Intercessor quando est em actividade no est s; o Esprito Santo, que habita nele, associa-se sua intercesso e intercede juntamente com ele Rom. 8:27; b) O Esprito Santo vai ao ponte de ajudar o intercessor a orar como convm, orando por ns com tal ardor que no h palavras que consigam exprimir Rom. 8:26 c) O intercessor no deve admirar-se do diabo se levantar contra ele para o desencorajar. Satans sabe muito bem o que pode fazer a um intercessor para anular a sua eficcia e destruir a sua influncia no corpo de Cristo. O intercessor deve manter-se firme no seu propsito, porque um guerreiro que faz guerra espiritual contra os inimigos dos irmos Ef. 6:10-18. Concluso: A igreja s poder subsistir neste mundo se levantar entre ela um poderoso exrcito de intercessores, que estejam dispostos a pagar o preo da guerra espiritual, renunciando aos seus interesses e sua prpria comodidade em favor dos outros.

Texto Bblico: 1 Sm 12.23 E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vs; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito Leitura Bblica em Classe Jeremias 14.1-3,7,8,10; 15.1

A INTERCESSO E OS SEUS PRIVILGIOS 1. A IMPORTNCIA DA INTERCESSO * Tem o poder de aplacar a ira divina xodo 32.32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se no, risca-me, peo-te, do teu livro, que tens escrito. * Tem o poder de mudar decises divinas - xodo 33.15 15 Ento lhe disse: Se tu mesmo
no fores conosco, no nos faas subir daqui. * Tem o poder de evitar juzos divinos Isaas 38.5 Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua orao, e vi as tuas lgrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.

2. A NECESSIDADE DA INTERCESSO * Temos o dever de orarmos pedindo paz Salmos 122.6 Orai pela paz de Jerusalm;
prosperaro aqueles que te amam. * Temos o dever de orar uns pelos outros Tiago 5.16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A orao feita por um justo pode muito em seus efeitos.

* Temos o dever de orar em todo tempo Efsios 6.18 Orando em todo o tempo com toda
a orao e splica no Esprito, e vigiando nisto com toda a perseverana e splica por todos os santos.

3. A EFETIVIDADE DA INTERCESSO * Tem o poder de vencer o inimigo xodo 17.11 E acontecia que, quando Moiss
levantava a sua mo, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mo, Amaleque prevalecia. * Tem o poder de trazer livramentos Atos 12.5 Pedro, pois, era guardado na priso; mas a igreja fazia contnua orao por ele a Deus. * Tem o poder de enfrentar desafios I Reis 18.36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifcio da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abrao, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu s Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme tua palavra fiz todas estas coisas.

IV. ASPECTOS PRTICOS DA INTERCESSO 1. Interceder combater. a) No Deus quem retm as benos do seu povo. o inimigo; b) Deus j despachou do cu tudo para uma vida de vitria; c) O Intercessor se coloca face a face com Deus e face a face com Satans quando este tenta interceptar sua orao. DIGA: Se Cristo j pagou o preo, seu atrevido, tira a mo de cima, porque eu vou entrar agora na batalha, na autoridade do nome de Jesus Cristo. Interceder colocar uma reivindicao dentro das promessas de Deus. Lembrar Is 62:6,7. Exemplo: Voc est precisando de direo, ento ore a Palavra de Salmos 32:8 Instruir-

te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deve seguir, aconselhar-te-ei tendo-te sob a minha vista 2. Interceder servir a Deus na Evangelizao do Mundo. a) Pede-me e eu te darei as naes por herana e as extremidades da terra por tua possesso (Salmos 2:8) b) Posso colocar meus ps na frica, sia, Europa, pela via da intercesso. Voc no pode ir mas pode orar. Est participando c) Moody foi pregar numa cidadezinha da Inglaterra. Houve muitas decises. Ele fez o mesmo apelo 3 vezes porque no estava acreditando no que via. Sempre as mesmas pessoas atendiam ao apelo. No dia seguinte, numa visita com o pastor da igreja da cidadezinha, encontra-se com uma senhora de cama. Ela disse: Eu sabia que o senhor viria aqui e muitos se converteriam porque h 2 anos que estou orando: Senhor no posso pregar, mas mande quem possa. 3. Interceder orar o que est no corao de Deus. a) Pelo Esprito Santo temos revelaes dos propsitos de Deus (I Cor 2:10-12 e Ef.1:17) b) No incidente de Sodoma e Gomorra, Abrao intercessor e Deus lhe diz: ocultarei Eu a Abrao o que fao? (Gnesis 18:17) 4. Interceder colocar-se sob a lei da semeadura. a) Quem semeia na carne colhe corrupo, mas quem semeia no Esprito colhe vida eterna (Glatas 6:7,8). Quem semeia misericrdia pelos pecadores com certeza colher o resultado em salvao; b) A converso de Nelson Ned resultado de muitas horas de intercesso de sua me.

NVEIS DE ORAO a) Expressando aes de graas pelo que Deus tem feito; expressando louvor pelo que Ele faz e expressando adorao pelo que Ele . Ne 12:27;Sl 50:14,23;95;2 b) Colocamo-nos em orao para: Pedir algo ao Senhor. Consagrar ou dedicar-se sua vontade e para entregar ao Senhor certos cuidados. Mt 7:9-11; 18:19;21:22:Jo 14:13, 14; 15:16; 16:26; Rm 8:23; 1Jo 3:22;5:14 c) Oramos ao Pai: Apresentando os outros e pleiteando a sua causa (I Tes. 5:25; Ef 6:1720). II. FORMAS DE ORAR a) Orar sozinho no meu aposento (Mateus 6:6)

b) Orar com concordncia de outros (Mateus 18:20) c) Orar junto com outros (Atos 4:23-31) II. AUXLIOS ORAO O que pode me favorecer para orar? a) Orando a Palavra. Estar impregnado da mesma motivao de Isaas 62:6 Vs que sois seus servos e pelas vossas oraes fazeis lembrado o Senhor das suas promessas, no descanseis nem deis a ele descanso (verso amplificada); Jeremias 1:12 Eu velo pela minha Palavra para a cumprir. Deus tem compromisso firmado em cumprir a sua palavra. b) Orar no Esprito, no em pensamento, orar em lnguas (Ef.6:18 e Jd. 20). III. ARMAS DE COMBATE NA ORAO O inimigo tenta interceptar nossas oraes, mas ns temos as seguintes armas: a) O nome poderoso de Jesus, que no cu, na terra e debaixo da terra se dobra todo o joelho (Filipenses 2:9,10) b) A Palavra de Deus, onde constam as promessas infalveis dele. (Josu 21:45) Reivindique do Senhor o que Ele mesmo disse que faria. c) Cobertura do sangue de Jesus Cristo, cordeiro imaculado, que tirou os nossos pecados, e nos coloca protegidos assim como colocou os filhos de Israel protegidos do anjo da morte, quando Deus exterminou os primognitos de Fara. d) A f que faz apagar todos os dardos inflamados do maligno (Mat. 17:19-21)

(Verifique os textos: Ezequiel 22:30 I Timteo 2:1 Efsios 6:18,19 Tiago 5:16). Deus est preparando um exrcito forte e valente para grandes combates. No estamos falando de uma guerra em que esto em jogo a fora da carne e do sangue, um combate espiritual. Pois no contra a carne e o sangue que temos que lutar (Efsios 6:12). Nessa guerra as armas de nossa milcia no so carnais mas poderosas em Deus (II Corntios 10:4). Deus est procurando valentes que se coloquem na brecha Ezequiel 22:30 Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que Eu no a destrusse, mas a ningum achei. Levante-se agora, disponha-se porque O Senhor dos Exrcitos passa em revista o exrcito para a guerra. (Isaas 13:4b). No vamos fazer nada sozinhos, pois Deus est conosco como um poderoso guerreiro (Jeremias 20:11a).

H no Velho Testamento 487 referncias a exrcito, sendo 270 ligados ao nome de Deus JEOV SHABAOTH O Senhor dos Exrcitos. Amaleque um smbolo de Satans, que se ope ao povo de Deus, tenta destru-lo mas o Senhor disse: Porquanto o Senhor jurou: haver guerra do Senhor contra Amaleque de gerao em gerao (xodo 17:14-16). H uma guerra, quem se alistar? Est escrito: Apregoai guerra santa; suscitai os valentes, cheguem-se, subam todos os homens de guerra (Joel 3:9). Nessa guerra santa sua ao a de INTERCESSOR? Interceder, segundo o dicionrio de Aurlio, : pedir, rogar, suplicar, intervir, a favor de algum ou de algo. Se a guerra santa, santo tambm o treinamento. Diz a Palavra: Fortalecei-vos no Senhor e na fora do seu poder (Efsios 6:10). Como j vimos, as armas que temos so para DEMOLIO DE FORTALEZAS (II Corntios 10:4). preciso treinamento para saber manejar as armas. O combate travado nas regies celestiais e o mssil de maior alcance chama-se ORAO. indispensvel que se treine na utilizao do mssil.

O ministrio de intercesso uma capacitao especial que Deus d a alguns membros do Corpo de Cristo. De acordo com Peter Wagner o intercessor tem algumas caractersticas especficas: a) b) So capacitados por Deus para orar por perodos extensos de tempo; oram numa base regular;

c) recebem respostas especficas e freqentes s suas oraes, em grau bem maior do que se espera dos crentes em geral; O intercessores so aqueles que colocam em execuo a vontade de Deus sobre a terra. Numa igreja os pastores tem o papel de autoridade e os intercessores um papel proftico (Neusa Itioka). Numa congregao vai haver em torno de 5% de intercessores, mas eles influenciam toda a igreja.

eus est levantando intercessores em todo o canto deste planeta. H um derramar de uma uno de Deus sobre a vida de vrios cristos no que diz respeito intercesso. Em alguns lugares at as crianas esto desenvolvendo o ministrio de intercesso. Samuel Chaduwick disse o seguinte: O diabo no se impressiona com estudo maravilhosos, como sermes inflamados. Mas ele treme quando algum comea a orar, porque sabe que Deus vai agir. John Wesley afirmou que Deus no faz nada a no ser responder oraes.

Watchman Nee tambm falou algo sobre orao. Ele disse que os cus esperam a ordem da terra . Se a terra no der ordens, o cu no executa. O intercessor aquele que ora o que est no corao do Pai. Vamos ler novamente Ams 3:7 Certamente, o SENHOR Deus no far coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. O ministrio de intercesso tem este aspecto proftico, ou seja, Deus revela os seus segredos para intercessores que acabam exercendo o ministrio proftico.

O que intercesso?

Pr. Edmundo Felix


Intercesso dar a luz no reino do Esprito s promessas e propsitos de Deus. uma orao para que a vontade de Deus seja feita. descobrir o que est no corao de Deus, e orar para que isso se manifeste. Interceder se colocar diante de Deus Interceder se colocar diante de Deus em orao diante de todos os homens Exorto, pois, antes de tudo que se faam splicas, oraes, intercesses, e aes de graas por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto bom e agradvel diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque h um s Deus, e um s Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; para o que (digo a verdade, no minto) eu fui constitudo pregador e apstolo, mestre dos gentios na f e na verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mos santas, sem ira nem contenda. (I Tm. 2.1-7). ver a necessidade e pedir a interveno de Deus em qualquer situao. captar a mente de Cristo, e ver as circunstncias como Cristo v, depois se unir a Ele em splica para

que Ele se mova de tal maneira que sua vontade e propsitos divinos sejam cumpridos nas vidas das pessoas. Do ponto de vista ETIMOLGICO, a palavra Intercesso pode ser considerada no hebraico, grego e portugus. No Hebraico a palavra "PAGA" vem da raiz de uma palavra que significa: 1. colidir 2. Paga" quer 3. ir contra, 4. colocar-se 5. encontro 6. suplicar, orar, correr. pela entrar ser violncia. com, contra, entre, com,

dizer

em violento

contato

Esta definio nos mostra os dois aspectos principais da intercesso: colocar-se diante de Deus e de Satans. Interceder enfrentar as foras opostas de Satans Interceder enfrentar as foras opostas de Satans e colocar-se diante de Deus firmado em suas promessas. intercesso tem um aspecto de COMBATE; um outro aspecto marcado pelas DORES DE PARTO, movidas pelo Esprito Santo. No Grego as palavras: 1. "HUPERENTUNCHAMO" significa acima, alm, atravs, mais do que, em lugar de. 2. "ENTEUXIS" significa ser ouvido pelo rei, no lugar de outros, encontrar-se com. 3. "ENTUNCHANO" significa trocar idias com, conferenciar com, tratar com, fazer intercesso, rogar a uma pessoa a favor contraoutros. Intercesso segundo o Dicionrio portugus : "Pedir por outrem, intervir a favor de algum ou alguma coisa, ser intermedirio. INTERCEDER : Orar o que pesa no corao de Deus a favor dos homens. Do ponto de vista Divino, interceder simplesmente fluir com o Esprito de Deus e ver com os olhos de Deus a situao na vida da Igreja e do mundo. Vejamos uma lista de dez definies de intercesso. Intercesso : 1. colocar uma reivindicao na habilidade de Deus. Pela orao intercessria trazemos a habilidade de Deus situao em causa. No h passividade na intercesso; nela ns nos agarramos a Deus. Como? Chegando diante dEle com Sua prpria Palavra em nossos lbios, de acordo com Isaas 62.6, E Jerusalm, sobre os teus muros pus atalaias, que no se calaro nem de dia, nem de noite; vs, os que fazeis lembrar ao Senhor, no descanseis, e no lhe deis a ele descanso at que estabelea Jerusalm e a ponha por objeto de louvor na terra. 2. servir a Deus na evangelizao do mundo. O Salmo 2.8 declara: "Pede-me, e eu te darei as naes por herana, e as extremidades da terra por tua possesso. 3. orar o que est no corao de Deus. 4. ser colaborador de Cristo. Jesus est intercedendo no cu todo o tempo. Ns somos chamados a partilhar do seu ministrio. Como? O Esprito Santo traz ao nosso corao aquilo que Jesus ora diante do Pai e ns passamos a orar em linha e perfeita harmonia com Ele, sendo cooperadores na mesma obra de ver manifestada a vontade de Deus na vida dos homens. 5. ter uma viso alargada. Quem se envolve profundamente na vida de intercesso passa a ter uma viso cada vez mais ampla do reino de Deus. Sai de um mundo limitado e vai crescendo em seu amor at ver como Cristo v. 6. ter uma f edificada. medida que vemos Deus agindo e mudando circunstncias, a f edificada. Quanto mais oramos a Deus, tanto mais Deus se move na vida dos homens. Transformar o nosso esprito em lugar propcio para o Esprito Santo trazer luz as promessas de Deus.

7. como se nosso esprito se transformasse em um tero onde as sementes das promessas de Deus fossem lanadas e cobertas pelo Esprito Santo at o momento de virem luz. 8. Ser levado ao reino do Esprito. Na prtica da orao intercessria, movida pelo Esprito de Deus, somos levados a ver no reino do esprito. Ningum deve temer o sobrenatural. sensibilidade do nosso esprito se desenvolve na presena do Senhor nosso Deus. 9. tornar-se parte de Deus. Em Apocalipse 8.3-4 e Deuteronmio 33. 10, a fumaa do incenso aspirada por Deus. O incenso so as nossas oraes. O que se aspira entra para oxigenar nosso corpo e se torna parte de ns. 10. produto de semeadura e ceifa. Aquilo que semeamos colhemos multiplicadamente. Quer o bem, quer o mal. Se semeamos discrdia, criticas, falta de misericrdia, isso o que colhemos. Mas se semeamos amor, tolerncia e misericrdia, isso mesmo ceifaremos. Quanto mais oramos por outros, mais Deus levantar intercessores a nosso favor. Veja J 42.10 e II Corntios 9.6. A mais simples definio est na Bblia: "Orai uns pelos outros" (Tiago 5.16). A Bblia est repleta de exemplos muito claros. a) Abrao suplicou b) Moiss intercedeu c) Samuel orou d) Daniel orou pela libertao do povo no cativeiro etc. por por pela L Israel nao

Estudos de Intercesso

O que Intercesso - Nr 001


Interceder colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua prpria. estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em orao at a vitria na vida daquele por quem intercede. H muitas definies que ns poderamos dar sobre intercesso. A mais simples est na Bblia: "Orai uns pelos outros" (Tiago 5:16). Ela est cheia de exemplos: Abrao suplicou por L e este foi liberto da destruio de Sodoma e Gomorra; Moiss intercedeu por Israel apstata (afastado ) e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nao; Daniel orou pela libertao do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; Cristo rogou por Seus discpulos e fez especial intercesso por Pedro; Paulo exemplo de constante intercesso. Toda a Igreja chamada ao fascinante ministrio da intercesso. O intercessor o que vai a Deus no por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posio de sacerdote, entre Deus e o homem, para pleitear a sua causa. Intercesso dar luz no reino do esprito s promessas e propsitos de Deus. uma orao para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros; descobrir o que est no corao de Deus e orar para que isso se manifeste. Deus levanta hoje um verdadeiro exrcito de intercessores. Ele est para trazer Terra o maior derramamento do Esprito j testemunhado. Para tanto, Seu Esprito traz ao Corpo de Cristo um peso de intercesso, pois a orao intercessria a ferramenta usada por Ele para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos. Interceder ver a necessidade da interveno de Deus nas mais diversas situaes. captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstncias como Cristo as v, e unir-se a Ele em splica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propsito Divinos sejam cumpridos nas vidas dos homens e das naes.

Interceder combater
O primeiro aspecto da intercesso, de combate. Voc vai perguntar: Por que combate na intercesso? Saiba que no Deus Quem retm as bnos do Seu povo. Muita gente pensa que Ele o nosso problema. Absolutamente no! Ele no o meu problema, a fonte da minha beno. O ladro quem procura segurar a beno no caminho.

Suponhamos que eu tenha dado uma Bblia para o Antnio e o Jos a tenha segurado, impedindo que ela chegue ao seu verdadeiro destino. Onde est a Bblia? J a despachei para o Antno. Se ela ainda no est em suas mos, onde ir procura-la? Contra quem ir lutar? Contra mim, ou contra quem reteve a Bblia? claro que contra o Jos. Deus j despachou do Cu tudo quanto necessrio para uma vida de vitria. Tudo meu em Cristo Jesus. Ele j pagou o preo para que eu tenha a vitria, paz, sade, prosperidade. Tudo o que de Deus meu. Seus tesouros so meus, em Cristo Jesus. Por que, ento, vivo na misria, preso, derrotado, oprimido, amarrado? Algum segurou a minha beno no caminho e agora ns vamos brigar. a vez de voltar-me para o inimigo e declarar: "Se Cristo pagou o preo, seu atrevido, tira a mo de cima, porque eu vou entrar agora na batalha, na autoridade de Cristo Jesus". Este um aspecto da intercesso, paga, ir contra. Se o ininimigo chegar perto, ele vai ver que o justo ousado como um leo. a essa atitude que chamamos de combate espiritual e eis a por que chamamos o intercessor de guerreiro de orao. O intercessor se coloca face a face com Deus e face a face com Satans. Quanto mais voc intercede, mais ver a cara do inimigo, como feia. Haver guerra! Mas glria a Deus, porque quanto mais voc combate, mais se transforma em um guerreiro firme, que no tem medo da batalha. Quando vem a guerra, voc est de prontido, arregaa as mangas e vai luta. Por qu? Porque voc j sabe que Satans est derrotado. Essa uma luta cuja vitria j foi ganha na cruz do Calvrio h dois mil anos atrs; e como Morris Cerullo gosta de dizer, "tudo o que eu tenho que aprender como vencer um ininimigo que j est derrotado." Satans nenhuma autoridade tem sobre voc meu irmo, nenhuma. S aquela que voc lhe der. Mas se voc nada lhe der, ele nada ter. Ele no tem armas legtimas para lutar contra voc; porm voc as tem. Voc tem armas poderosas em Deus para enfrenta-lo e venc-lo. Ele tem uma boca grande, fala muito alto e faz a guerra com um pacote de mentiras, procurando traz-las aos seus ouvidos, a fim de enfraquecer o seu esprito de combate. Todavia, se voc conhece as suas maquinaes, e no lhe d ouvidos, no se rebaixa para ouv-lo, porque o lugar dele debaixo dos seus ps, ele ser para voc um inimigo derrotado. No se impressione com o rugir inimigo. Faz muito barulho, ruge como um leo, mas no um leo. Jesus quem o Leo da tribo de Jud, e ele procura imit-LO, mas s faz barulho, s ruge. como na histria do peregrino: quando ele chega para entrar no castelo, feliz depois de vencidos tantos obstculos, encontra um leo na porta de entrada. Logo, porm, descobre que este est amarrado, no faz nada, s mete medo, intimida com sua presena e seu rugir. No tenha medo do falso leo, pois est sob o controle do Altssimo, em nome de Jesus.

O cristo como intercessor


"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prtica de, splicas, oraes e intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens" (1 Timoteo 2:1). "...e orai [tambm] uns pelos outros, para serdes curados e restaurados [a um vigor espiritual de mente e corao]. A fervorosa (sincera, continua) orao do justo torna um tremendo poder disponvel (dinmico em sua operao)" (Tiago. 5:16). O intercessor aquele que se coloca entre Deus e (os homens, a favor destes, para pleitear sua causa, como se fosse prpria. aquele que se coloca entre vivos e mortos para que cesse a praga (Nmeros, 16:48). aquele que tem o seu esprito afinado ao Esprito de Deus e consegue captar os pesos do Seu corao e se devota a orar por outros, sob Sua liderana, at que o cetro de Deus se levante, isto , at que a causa seja ganha. A intercesso visa alterar circunstncias contrrias vontade perfeita de Deus, levando-as a se harmonizarem com a mesma. O crente o canal de Deus na terra, no s da proclamao da Sua Palavra, da Sua vontade e obra da Redeno, mas tambm de intercesso. Como isso funciona? Sintetizando o que estamos procurando transmitir, diramos: 1 - Deus tem um propsito para o homem em Seu corao. Esse propsito tem sido revelado na Bblia e em Cristo. 2 - Jesus intercede junto ao Pai de acordo com esse propsito. Como representante do homem no Cu, Jesus fala por ele. 3 - O Esprito Santo ouve o que Jesus fala e revela Seus desejos ao esprito do crente. ali que Ele habita e faz o elo de ligao entre Deus e o cristo. Ele traz o que est no corao de Deus para o corao do crente. 4 - O

intercessor fala e ora em linha com a revelao recebida pelo Esprito Santo. Quando ele abre a boca para orar movido pelo Esprito, uma perfeita harmonia se estabelece entre o Cu e a terra. 5 - desencadeada a manifestao do poder de Deus nas circunstncias a serem alteradas e que foram objeto de orao, provocando uma mudana.

O Chamado Intercesso
Todo cristo chamado a exercer o sacerdcio. Sacerdote o que se coloca diante de Deus no lugar do homem, levando suas necessidades presena dAquele que somente pode intervir miraculosamente na vida da raa humana, l Pedro 2:9 declara :"Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz." Ocupar a funo sacerdotal implica necessariamente em ministrar a Deus a favor dos homens. verdade que todos tm acesso Deus, atravs de Cristo Jesus, porm tambm verdade que a Bblia nos exorta a orar uns pelos outros e fazer splicas e intercesses por todos os homens. um imperativo, um chamado, um dever, um privilgio. Por causa de tudo quanto j estudamos, premente a necessidade de intercessores. Voc poder dizer: Mas Deus j no proveu Jesus, como nosso intercessor? Isso no basta? No, isso no basta. A terra ainda dos filhos dos homens e nela que as batalhas se travam. Em Cristo temos uma aliana com Deus, mas ainda atravs dos homens que tudo se realiza na terra. O que acontece com Cristo, como o Intercessor provido pelo Pai, que Ele tem autoridade de nos representar diante de Deus e, pelo Seu Esprito, tanto mudou nossa natureza, nos regenerou, elevando-nos posio de filhos de Deus, como vive em ns. Isso nos garante uma presena sobrenatural para nos guiar num viver de acordo com Seus propsitos. Por causa do Esprito Santo em ns, que nos revela todas as coisas, podemos agora falar e orar em perfeita linha com a vontade do Pai. Mas coloque isso em seu corao: Voc e eu somos a boca atravs da qual o Esprito Santo vai orar na terra o que Jesus ora no Cu. Atravs de ns, Ele interceder com "gemidos inexprimiveis." Convm a esta altura salientar que assim como Satans s opera na terra, porque encontra o consentimento dos homens, Deus tambm opera na terra atravs do mesmo consentimento e instrumentalidade. Temos que abrir a boca aqui e dizer o que Deus diz no Cu, e quando essa harmonia acontece, que as circunstncias mudam, vidas so arrancadas do inferno, avivamentos rompem, cadeias so quebradas, Deus temido, obedecido e glorificado.

A Intercesso Prioridade
A intercesso deve ser uma das prioridades da vida do cristo. Todo crente chamado a interceder. H pessoas que tm um ministrio de intercesso, com uma uno especial para tanto, mas cada crente tem uma vocao de Deus para interceder; um imperativo. Quem no o faz, no exerce seu sacerdcio. Paulo enftico ao dizer :"Antes de tudo, pois, morto que se use a prtica de splicas, oraes e intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens " (1 Timoteo. 2:1). Fazer intercesses e splicas por todos, deve ser uma prtica em nossa vida. Insistimos no princpio: Deus nada faz na terra, a no ser por meio da intercesso. Amado, ns temos que nos arrepender da nossa falta de intercesso. Cada orao nossa realiza alguma coisa no reino do esprito. Um dia que passamos sem interceder, um dia em que perdemos a oportunidade de criar alguma coisa no mundo espiritual, com conseqncias no mundo natural, sendo que esta oportunidade no mais voltar. Muitas crises surgem em nossas vidas por falta de orao. Muitas vezes o Esprito nos traz uma direo, uma luz ou impresso, mas no queremos nos devotar intercesso e, ento, sofremos, desastres acontecem na vida de outros, almas vo para o inferno e angstias que poderiam ter sido evitadas pela orao, dilaceram muitas almas. Somos chamados a interceder! No responder a esse chamado do Trono estar em pecado. O profeta Samuel, diante do pedido do povo para que clamasse a seu favor, para que no morressem por causa dos seus prprios pecados, fez uma tremenda declarao que deveria ser um desafio para ns tambm:"E quanto a mim,

longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vs; eu vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Samuel. 12:23). Deus tem um propsito para o homem em Seu corao, e precisa dos Seus filhos para que esse propsito se estabelea. E o que intercesso seno trazer a vontade de Deus vida dos homem, da Igreja e das naes? Se entendermos isso, no esperaremos sobrar um tempinho para orar, mas faremos da intercesso uma das prioridades em nossa vida.

Estudo sobre a Ceia do Senhor - Nr 002


Comunho com Deus e com nossos Irmos. Quase todas as igrejas que proclamam seguir a Cristo observam a Ceia do Senhor. O po e o fruto da videira so elementos comuns nas assemblias de adorao de vrios grupos religiosos. Mas h diferenas no entendimento a respeito desta comemorao. Neste estudo, examinaremos o que a Bblia Sagrada ensina sobre a Ceia do Senhor para aprender como devemos participar dela hoje em dia. A Primeira Ceia: O Exemplo de Jesus Cristo Quatro textos registram os pormenores da primeira "Ceia do Senhor". Trs destes relatos esto nos evangelhos (Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20) e o outro est em 1 Corntios 11:23-26. Podemos aprender como Jesus e os apstolos celebraram a ceia comparando estes relatos. Por favor, pare uns poucos minutos para ler cada uma destas quatro passagens, antes de continuar este estudo. Observe as mincias: O propsito: "Fazei isto em memria de mim" (Lucas 22:19). A Ceia do Senhor nossa oportunidade para lembrar o sacrifcio que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperana da vida eterna (Salvao): "Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes o clice, anunciais a morte do Senhor, at que ele venha" (1 Corntios 11:26). A Ceia do Senhor no pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreio de Jeus Cristo. um momento especial no qual os cristos refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preo que ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho (1 Corntios 2:1-2) em nossas mentes. Os smbolos: Jesus usou dois smbolos para representar seu corpo e seu sangue. claro que Ele no ofereceu literalmente seu corpo (que ainda estava inteiro) nem seu sangue (que ainda estava correndo atravs de suas veias). Ele deu aos discpulos po sem fermento para representar seu corpo e o fruto da videira (suco de uva) para representar o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele no deixou dvida sobre a relao deste sacrifcio com nossa salvao: "Porque isto o meu sangue, o sangue da nova aliana, derramado em favor de muitos, para remisso dos pecados" (Mateus 26:28). A ordem: Quando comparamos estes quatro relatos, podemos tambm ver a ordem na qual a ceia foi observada. Jesus primeiro orou para agradecer a Deus pelo po e ento todos o partilharam. Ele orou de novo para agradecer ao Senhor pelo clice, e todos beberam dele. Deste modo, Ele chamou especial ateno para cada elemento da ceia.

A Ceia do Senhor na Igreja Primitiva


O livro de Atos e as cartas escritas s igrejas nos ajudam a aprender um pouco mais sobre a Ceia do Senhor. Os discpulos se reuniam no primeiro dia da semana para participarem da ceia (Atos 20:7). Esta ceia era entendida como um ato de comunho com o Senhor (1 Corntios 10:14-22). Era tomada quando toda a congregao se reunia, como um ato de fraternidade entre os irmos (1 Corntios 11:17-20). Cada cristo era obrigado a examinar-se para ter certeza de que estava participando da ceia de um modo digno (1 Corntios 11:27-29). Observaes sobre a Ceia do Senhor Ainda que o ensinamento da Bblia sobre a Ceia do Senhor no seja complicado, muitas diferenas de entendimento apareceram depois do tempo do Novo Testamento. O nico modo de sabermos que estamos seguindo o Senhor estudar as instrues e imitar os exemplos que encontramos no Novo Testamento. Nunca estamos livres para ir alm do que o Senhor revelou na Bblia (veja Colossenses 3:17; 1 Corntios 4:6 e 2 Joo 9). Consideremos o que a Bblia diz em resposta a algumas questes sobre a Ceia do Senhor. Porque po sem fermento? Jesus instituiu a ceia do Senhor durante os dias judaicos dos pes asmos, uma festa anual na qual somente po sem fermento era permitido entre os judeus (veja Lucas 22:15; xodo 12:18-21). Podemos apreciar mais claramente o significado do po sem fermento quando consideramos o significado simblico do fermento na Bblia. No era permitido fermento nos sacrifcios oferecidos a Deus, no Velho Testamento (Levtico 2:11). A idia de impureza ou pecado claramente associada com fermento em vrios textos. Por exemplo, Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas (Mateus 16:11-12). Paulo usou fermento para representar falsa doutrina e corrupo moral (Glatas 5:7-9,13,16; 1 Corntios 5:6-9). plenamente adequado, ento, que o sacrifico perfeito e sem pecado do prprio Filho de Deus seja representado por po sem fermento: "Lanai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois tambm Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebramos a festa no com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malcia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" (1 Corntios 5:7-8). Quando devemos observar a Ceia do Senhor? Jesus mostrou aos seus discpulos como participar deste memorial, mas no especificou quando. Aprendemos quando os primeiros cristos observaram a ceia pelo exemplo dos discpulos em Trade: "No primeiro dia da semana, estando ns reunidos com o fim de partir o po. . ." (Atos 20:7). Quando seguimos este exemplo e participamos da Ceia do Senhor todos os domingos, relembramos freqentemente o sacrifcio que Jesus fez por causa de nossos pecados. Quando meditamos sobre o Salvador sofredor no domingo, mais fcil resistir a tentaes durante o resto da semana. Quando entendemos o alto preo que Jesus pagou por nossos pecados, esforamo-nos para evitar qualquer coisa que possa mago-lo e tornar vo seu sacrifcio (veja Hebreus 10:24-31). Onde devemos participar da Ceia? A Ceia do Senhor um ato de comunho entre cada cristo e o Senhor, e tambm um ato de comunho entre cristos. Em Atos 20:7, os discpulos se reuniam para partir o po. 1 Corntios 11:20-22 distingue entre a Ceia do Senhor, que era o propsito de sua reunio como uma congregao, e as refeies comuns, que eram tomadas nas casas de cristos. No encontramos nenhuma autoridade na Bblia para participar da Ceia do Senhor a ss ou fora da assemblia da igreja.

Quem tem o direito de tomar a Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor um ato espiritual partilhado pelo Senhor com aqueles que esto em fraternidade com Ele. Jesus no ofereceu o po e o clice a todos, mas aos seus discpulos (Mateus 26:26). Aqueles que esto servindo ao Diabo no tm o direito de partilhar desta refeio com o Senhor (1 Corntios 10:16-22). Joo conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunho espiritual somente se andarmos na luz do seu caminho: "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos esta: que Deus luz, e no h nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunho com ele e andarmos nas trevas, mentimos e no praticamos a verdade. Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Joo 1:5-7). Somente aqueles que j foram batizados para a remisso dos pecados para entrar no corpo de Cristo devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38; Glatas 3:26-28). O que significa participar "indignamente"? Cada um que participa da Ceia do Senhor dever examinar-se para estar certo de que est participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial. "Por isso, aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser ru do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do po e beba do clice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juzo para si" (1 Corntios 11:27-29). A palavra "indignamente" freqentemente mal entendida. Ela no descreve a dignidade da pessoa (ningum verdadeiramente digno de comunho com Cristo). Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que no leva a srio esta comemorao est brincando com o sacrifcio de Cristo e est se condenando por no discernir o corpo de Cristo. Por esta razo, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. imperativo que esqueamos as preocupaes mundanas e prestemos ateno exclusivamente morte de Jesus Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, condenamo-nos diante de Deus.

A Ceia do Senhor: Passado, Presente e Futuro


Os discpulos de Cristo so privilegiados ao participarem com Ele todas as semanas da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro. Passado: Olhamos para trs, para o sacrifcio que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o fundamento e o centro de nossa salvao. Presente: Quando meditamos no terrvel preo que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa deciso de resistir tentao fortalecida. Futuro: Entendemos que a morte de Jesus a base de nossa esperana, e assim proclamamos nossa f nEle quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvao eterna. No podemos esquecer nunca o dia negro no Calvrio em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa. por Julio Cesar Martins

Intercesso

Combate espiritual pela intercesso

Combate a atitude de fazer guerra contra. Quando estamos envolvidos na orao h um aumento de combate. Quando oramos qualquer tipo de orao, num certo sentido estamos fazendo guerra contra satans. A Intercesso pode ser definida como um combate espiritual disso fala Efsios 6:10-18 fortalecei no Senhor quer dizer: adquira fora espiritual. Temos a obrigao de nos preparar para o combate. Precisamos entender tudo quanto pudermos sobre o inimigo. Nenhum general vai a batalha sem conhecer as estratgias do seu inimigo. 1 Conhecendo o nosso inimigo 1.1 Satans uma pessoa real e no apenas um conceito do mal (J 1:6). - Ele referido com pronomes pessoais, como um ser vivo (Lucas 11:18); - Ele tem um reino - Ele conversa (Mateus 4:7-9); - Move-se por todo lugar (Marcos 4:14-15) - Ele tem corpo (Zacarias 3:1-2) 1.2 Satans tem objetivo real (Efsios 6:11). A palavra ciladas vem de uma palavra grega que d origem nossa palavra mtodos. Ele tem mtodos de destruio da igreja. II Corntios 2:11 diz que no lhe ignoramos os seus desgnios. A palavra do grego noeme, quer dizer pensamentos, propsitos, desejos. Quais os objetivos de Satans? - Procura causar dvida e incredulidade Gnesis 3:4-5 - Confuso Lucas 22:31; II Corntios 12:7 - Diviso e contenda I Corntios 3:1-4 - Tentao I Corntios 7:5; I Tessalonicenses 3:4-5 - Erro doutrinrio II Corntios 11:14-15; I Timteo 4:1 - Dificuldades Lucas 13:16; I Tessalonicenses 2:18 - Mente dbia II Corntios 11:2-3 (vida mental). 2 Conhecendo o exrcito organizado de Satans - Satans tem um exrcito bem organizado Efsios 6:12; Daniel 10:12-13 - Tem soldados reais - Tem lderes bem treinados - Tem jurisdies bem estabelecidas - Tem poder real II Tessalonicenses 2:9 Satans real, mas temos poder sobre ele. Podemos falar diretamente, em voz alta e com autoridade. Ele se aproxima com muita sutileza. Ele vem secretamente, envia o seu poder demonaco para nos influenciar a sair do caminho, mas, no ignorando os seus objetivos, na autoridade de Jesus, desmascaremos os seus objetivos. 3 Conhecendo o nosso armamento Armamento: so todas as armas tomadas coletivamente, qualquer instrumento de combate, qualquer meio usado para conseguir vantagem sobre outro. Nosso armamento.

- Nosso armamento II Corntios 10:3-5 - Nosso propsito: Libertar pessoas Mateus 2:9. - Nossas armas: A Palavra de Deus A revelao total de Deus O Sangue do Cordeiro - Apocalipse 12:10-11 O testemunho dos santos Apocalipse 12:10-11 Uma confisso vitoriosa proclama derrota a Satans Filipenses 4:13 ...estou pronto para qualquer coisa e equipado para tudo, atravs de Cristo que me infunde fora interior, isto , eu sou todo suficiente na suficincia de Cristo.(v. ampliada). - As oraes dos santos - O Nome de Jesus Mateus 28:18; Joo 14:12-14 - A habitao do Esprito Santo Lucas 24:49 - O Evangelho de Jesus Cristo Romanos 1:16 - O Evangelho trar derrota total a Satans Apocalipse 11:15 4 Conhecendo o nosso destino Temos um destino eterno. A igreja a eterna companheira de Jesus destinada a partilhar do Seu trono. Estamos sendo treinados a reinar, uma coroa nos est reservada II Timteo 4:8 e coroa smbolo de autoridade. Deus prepara os intercessores para grandes coisas. Alguns fatos sobre a nossa herana: - Deus criou todas as coisas, portando, Seu reino inclui toda a criao Salmo 103:19 - Jesus o primognito, portando, herdeiro legal do trono e da criao de Deus. - Cada crente filho de Deus por adoo com os mesmos direitos legais que Jesus tem. Quando recebemos a Cristo nos tornamos herdeiros Romanos 8:15-17; Apocalipse 21:7. - A Bblia prov muitos textos que provam este conceito: Mateus 25:35; Daniel 7:8; Glatas 6:4-7; Tito 3:5; Tiago 2:5. Nosso destino futuro depende da nossa lealdade presente Ns, redimidos dentre a humanidade nos constitumos a eterna companheira de Jesus. Su a noiva. Essa companheira dever compartilhar do trono do universo com seu amado e Senhor. Ela precisa ser treinada para sua funo de rainha afim de que aprenda as tcnicas de vitria atravs da orao.

Ministrio Monte Si

MINISTRIO ESPIRITUAL DE INTERCESSO DEUS LHE CHAMA PARA SER UM INTERCESSOR MINISTRIO ESPIRITUAL DE INTERCESSO
BASE BBLICA Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei. (Ez. 22.30) O possuidor do dom espiritual de intercesso descobre os problemas e oportunidades mais diversas na vida de crentes e no crentes, e poderosamente motivado a focalizar o poder sobrenatural de Deus sobre essas pessoas em relao a estes problemas e oportunidades. Em suma, uma pessoa movida pelo Esprito Santo, que se coloca na brecha do outro ou de um grupo a fim de permitir a ao do Esprito Santo.

Todas as pessoas j batizadas podem participar deste ministrio desde que possuam algumas das caractersticas abaixo;

1. Desejo de orar e jejuar freqentemente, e o faz com prazer.

2. Ora informalmente, durante todo o dia, no meio das mais diversas atividades: andando, dirigindo carro, trabalhando, em filas, brincando, etc... 3. Faz questo de separar um tempo para ficar a ss e interceder, quando as circunstncias lhe permitem. Sente-se frustrado quando impossvel reservar tempo adequado para orao a ss. 4. Est disposto a se levantar de noite ou de madrugada para orar uma ou mais horas, se Deus assim o conduzir. 5. Sente-se feliz em gastar longas horas em orao, sozinho ou com outros, despeito do cansao mental e fsico, pois gratificante exercer este dom. Um ministrio srio de intercesso trabalhoso (Cl 4.12,13). 6. Tem anseio de tomar conhecimento de motivos de orao, e fielmente leva estes motivos a Deus. No se esquece. 7. Identifica-se com aquele pelo qual intercede, como seu representante; sente sua angstia, mas ora com autoridade a seu favor, como algum responsabilizado por Deus para levar a bom termo este trabalho. 8. Recebe respostas especficas as suas oraes, mais do que o caso de outros crentes. 9. Ora por tudo que vai fazer. Tem a tendncia de orar, talvez por muito tempo, antes de partir para uma ao prtica e objetiva, em determinado caso. 10. Est disposto a participar de um projeto ou trabalho da igreja com a responsabilidade especifica de interceder por todas as partes e fases do projeto e por todos os envolvidos nele. Identifica-se com o projeto e seus participantes, sentindo-se um membro da equipe. 11. Promove e/ou gosta de assistir a reunies e/ou viglias de orao, com mais freqncia do que irmos com outros dons. 12. Quando intercede por algum ou por um grupo, pedindo algo muito especfico, o possuidor deste dom sabe, no seu esprito, quando Deus d a resposta, e ele pode parar de fazer aquele pedido. ENSINOS BBLICOS SOBRE INTERCESSO Intercesso a favor de outros irmos na f (sejam lideres ou recm convertidos), pelo seu crescimento espiritual (Ef, 1.17-19 e 3.16-19; Cl 1.9-12; 1Ts 3.11-13); Intercesso a favor de pastores, missionrios e lideres cristos em geral (Ef.6.19,20; Cl4.3,4; 1Ts5.25) Intercesso a favor das autoridades religiosas e seculares (GOVERNANTES, POLTICOS, ETC..) (1Tm2.1-4); Intercesso do grande Pastor das ovelhas a favor de todos ns, seu Corpo (Joo cap17) IMPORTANTE O intercessor deve guardar sigilo sobre os pedidos de orao que recebe, no comentando com outras pessoas sobre o problema que lhe foi confiado, e somente pedir ajuda se for autorizado pela pessoa que lhe confiou este trabalho. Muitos irmos que no tem este dom entendem que um dom que acompanha certas funes no Corpo, tais como pastor, missionrio ou suas esposas. Estes enganos existem por causa da confuso que os irmos fazem entre o dom espiritual de intercesso e a responsabilidade crist, que de todos os crentes, de ser intercessores. Cada um de ns chamado por Deus a ser fiel como intercessor. Aqueles com o dom espiritual tm uma responsabilidade grande nesta rea. Aqueles que no o possuem tem uma responsabilidade menor, mas real e constante.

Algumas concepes errneas e possveis mal-entendidos dos que no tm e no entendem o dom espiritual de intercesso Por engano, terceiros podem tachar o possuidor deste dom de: Por agir da seguinte maneira: 1. Exagerado e fantico sobre orao Pela nfase dada e o tempo gasto

2. Preguioso; no ser prtico Por achar que orao sempre o passo inicial de qualquer trabalho 3. Desocupado Por passar longo tempo em orao, em secreto; parece que nada tem a fazer. 4. Chato ou egosta Por fazer oraes muito longas durante uma reunio de orao ou no culto domstico, sem deixar tempo para a participao de todos os demais. 5. Mentiroso Por dizer, honestamente, que continua orando fielmente por uma pessoa, ministrio, etc..., meses ou at anos depois de receber o pedido de orao 6. Negligente Por parar de interceder num caso especfico, sabendo pela f quando Deus concede a resposta

Alguns erros que o possuidor deste dom dever evitar e riscos e perigos que poder enfrentar:

1. Insistir que outros orem tanto tempo quanto ele e que deveriam receber tantas respostas quanto ele; caso contrrio, tende a tacha-los de crentes frios, relaxados ou pouco espirituais. (Faz isto por no entender que intercesso um dom espiritual que Deus lhe deu.) 2. Ficar vaidoso/orgulhoso por receber de Deus tantas respostas, esquecendo-se de que intercesso especificamente sua responsabilidade como membro do Corpo de Cristo; achar que mais espiritual que outros irmos. 3. Pode ser visto como fofoqueiro. Com a melhor das intenes, passa para frente informaes pessoas, querendo que outros (com ou sem o dom) colaborem como intercessores. A pessoa com o problema poder perder a confiana no(a) irmo(a) por ele no guardar sigilo. 4. Ser passivo, parado, quando Deus requer ao ligada orao. 5. Esquecer-se de si mesmo e de seu crescimento espiritual, enfraquecendo-se na f. (Por exemplo, dedicar tempo suficiente para a leitura e estudo da Palavra). Sua f forte absolutamente essencial para o exerccio eficaz do dom. 6. Faltar-lhe disciplina, desprendimento ou sabedoria para compreender que seu ministrio de intercesso uma coisa - a ss com Deus ou num pequeno grupo de intercessores - e que sua presena num culto ou reunio onde h vrias oraes outra coisa. Esta outra coisa exige participao apropriada ocasio e que ele seja sensvel s demais pessoas. 7. Desestimular a participao dos irmos sem este dom, por fazer oraes muito longas, no deixando tempo para as oraes dos demais, e/ou deixando muitos irmos acanhados em oferecer preces curtas. O paradoxo disto que o possuidor deste dom quer incentivar os outros a orar. 8. Estar exposto a pesados ataques do inimigo.

COMO PRECISAMOS UNS DOS OUTROS NO CORPO! Da mesma forma que muitos esquecem que o pastor deve ser pastoreado, muitos por engano pensam que os irmos com o dom de intercesso no necessitam das oraes dos demais. Dick Eastman em Digno de Louvor nos alerta para isto quando escreve: (Ns) oramos para outros intercessores, j que os crentes que se dedicam orao acham-se expostos a pesados ataques do inimigo; (...) assumimos esta batalha espiritual a favor das outras pessoas que esto na mesma luta.

luz dos perigos, citados nos itens 5 e 8 acima, obvio que o Corpo como um todo precisa ajudar a cuidar de seus intercessores para manter a sade do Corpo. EXERCENDO O DOM ESPIRITUAL DE INTERCESSO DERRUBANDO FORTALEZAS IICor.10.4 - Porque as armas da nossa milcia no so carnais, mas, sim, poderosas em Deus para destruio de fortalezas. DESTRUIR FORTALEZAS Fortalezas so lugares fortificados que satans edifica para se levantar contra o conhecimento e os planos de Deus para o homem.

Algum disse que fortaleza : uma mentalidade impregnada de desesperana que faz com que o crente aceite como imutveis, reas que sabe serem contrrias vontade de Deus. 1. Fortalezas Pessoais Ele afirma que estas fortalezas so as coisas que satans constri para exercer influncias sobre nossa vida pessoal, ou seja, pecados pessoais, pensamentos, sentimentos, atitudes e nossos padres de comportamento. 2. Fortalezas Ideolgicas Referem-se ao domnio de satans sobre a cosmoviso, por meio das filosofias que exercem influncia na cultura e na sociedade. Exemplos: Teoria de Charles Darwin, Movimento Nova Era, etc... 3. Fortalezas Territoriais Representam as hierarquias de seres espirituais das trevas, os quais satans usa de forma estratgica para que tenham influncia e controle sobre as naes, comunidades e famlias. Certas foras demonacas atingem em massa diversas regies para estabele cer certos tipos de mal. Por isso certas cidades se tornam fortalezas de idolatrias, espritos religiosos, antros de sensualidade, centros nervosos de grandes quadrilhas, trafico e fabrico de drogas e armas. Exemplo Bblico: A cidade de Prgamo era uma fortaleza do inimigo nos tempos Bblicos. Em Apocalipse 2.13 diz o seguinte: Conheo onde habitas, onde est o trono de satans, e que conservas o meu nome, no negaste a minha f, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vs, onde satans habita. Prgamo era uma cidade onde havia muita idolatria, cheia de esttuas e altares. Exemplos atuais: Cidade de So Paulo: Recordista mundial em acidentes de transito Cidades do Rio de Janeiro e Los Angeles Recordistas no crime organizado Estado de Bangladesh - ndia e frica Esprito de Idolatria e religiosidade muito poderoso - So vitimas constantes de grandes catstrofes e epidemias Ainda muitos poderiam ser citados, como o caso do Japo, Mxico, e ainda outros que estavam sob a Cortina de Ferro da ex-Unio Sovitica. Mas, quando as fortalezas de satans so destrudas, seu reino no pode se manter firme. Ler Lucas 11.21 e 22 ORAO DE CONCORDNCIA Mateus 18.19 - Em verdade tambm vos digo que, se dois dentre vs, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhe- concedida por meu Pai que est nos cus A palavra concordar no grego significa estar em harmonia ou em sintonia. Quando uma orquestra sinfnica toca, so ouvidos vrios instrumentos juntos, com caractersticas prprias, combinando o que o compositor determinou. Um exemplo Quando o muro de Berlim foi derrubado em novembro de 89 pessoas de todo o mundo se mostravam surpresas pelo acontecimento. Porm, para um Grupo de Intercessores, isto no foi inesperado, porque eles haviam concordado isto em orao. Vrias Lideres de Orao j haviam manifestado antes do acontecido que estavam orando neste sentido; Dick Eastman, Gwen Shaw, Cindy Jacobs e vrios outros LIGANDO E DESLIGANDO

Mateus 18.18 - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, ser ligado no c u, e tudo que desligardes na terra, ser desligado no cu. Gary Kinnaman d-nos a seguinte base teolgica a esse respeito: O uso da frase ligar e desligar no se originou de Jesus. Era uma expresso freqente no dialeto judaico no primeiro sculo qu e significava simplesmente Proibir e Permitir. No tempo de Jesus, s autoridades religiosas se reservava o direito de estabelecer normas para a prtica religiosa e para a integrao social. Ligar e Desligar tambm expressa o controle sobrenatural Jesus mostrou aos lderes judaicos que ligar e desligar no era s um ato natural, mas tambm um ato sobrenatural. Observem que Jesus disse especificamente que era satans o responsvel pela priso da mulher em Lucas 13.16. Ele disse a seus discpulos que teriam autoridade para ligar e desligar; e lhes concedeu autoridade no plano invisvel e nos lugares celestiais. LIGAR NEGATIVAMENTE Quando satans se mete no meio de uma igreja para causar problemas; vamos ao lugar de orao e tomamos a Palavra de Deus e oramos para deter sua obra. Proclamamos: satans te amarro em nome de Jesus! A Palavra de Deus diz que tudo que ligarmos na terra ser ligado no cu e o que desligarmos na terra ser desligado no cu, portanto te probo que continues provocando confuso em nosso meio. A arma para ligar e desligar funciona, efetivamente, a curta e a longa distncia. No necessrio estar com a pessoa atacada para fazer uma orao que detenha a obra do inimigo.

LIGANDO POSITIVAMENTE quando declaramos a Palavra de Deus diante de uma situao. O mais forte exemplo disto foi quando Jesus lutou contra satans no deserto (Lucas 4.1-3) Ele declarou vez por outra a Palavra contra o inimigo, at que este fugiu e seu poder foi anulado para tentar a Jesus. Observe que nem sempre se detm o inimigo de forma imediata, mesmo usando a Palavra de Deus. Muitas vezes a luta ser intensa e pode durar algum tempo.

Como podemos colocar em prtica este ligar positivamente? Exemplo: Se estamos orando por uma igreja sem unidade, podemos orar positivamente declarando o Salmo 133.1, que diz: Oh! Quo bom e quo suave que os irmos vivam em unio.

Quando oramos pelos entes queridos, pelos que esto em rebeldia e os que necessitam de Deus, as escrituras comearo a falar em seus coraes. A Palavra de Deus comear a agir neles e combater as palavra faladas por ms companhias, e tudo que se levanta contra o conhecimento de Deus. ROMPER UM JUGO - Isaas 10.27 Jugos eram cangas para serem usadas por dois bois. Um boi forte ocupava o lado maior, e o mais fraco, o lado oposto. Quando estamos em jugo com Cristo a carga leve, pois Ele quem carrega o peso e abre o caminho (Mateus 11.29-30). Satans tem falsificado este princpio colocando jugos pesados sobre pessoas para oprimi-las e faz-las escravas da lei e das opresses ocultistas e relacionamentos errados. A Bblia clara no ponto de no nos pormos em jugo desigual.

II. Corintios 6.14 - Que sociedade pode haver entre a justia e a iniqidade? Ou que comunho da luz com as trevas?. Como devemos orar pelos que tm sido escravizados pelo jugo de satans? Existem vrias armas efetivas. a) Receber a Uno Uma das armas mais poderosas para quebrar o jugo a uno (Isaas 10.27). O Esprito Santo se mover travs de ns em intercesso e quebrar o jugo de satans.

b) Jejuar Isaas 58.6 lemos: Porventura no este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, desfaas as ataduras da servido, deixes livres os oprimidos e despedaces todo o jugo? Ordene a satans que deixe de cegar o entendimento das pessoas, pois o mesmo impede-os de ver a gloriosa luz do Evangelho (II. Cor.4.4). Proba-o de continuar mantendo essas pessoas em suas garras. c) Orar Para que o poder de satans seja desbaratado. Desligar pela orao o poder do pecado, o legalismo, as prticas ocultistas na vida de uma pessoa. Ordene por meio da orao, para que as pessoas amarradas sejam libertas de relacionamentos e prticas errneas. d) Louvor a Deus De acordo com os salmos 146 e 149 o louvor liberta os cativos do cativeiro. Coloquemo-nos na brecha. Estamos numa Guerra Santa pelas almas dos homens e mulheres. Querido irmo, lutamos nos lugares celestiais contra um inimigo cruel, em seu desejo de roubar, matar e destruir. Uma de suas armas mais poderosas tornar os crentes passivos. Hoje, como no passado, Deus est procurando pessoas para se colocarem na brecha. A brecha deve estar cheia de fiis intercessores unidos em esforos e abrindo um caminho entre o mundo perdido e o Amor de Deus. Procure se aperfeioar cada vez mais na PALAVRA e busque Deus em orao e se voc no sabe orar, comece pelo ensinamento que Jesus nos deixou, alis, Jesus no nos ensinou nem a pregar e nem a cantar e sim a orar, comece pelo PAI NOSSO em Mateus 6 e pea ao Esprito Santo que o dirija em sua orao.

ESTUDO SOBRE INTERCESSO

ESTUDO SOBRE INTERCESSO Aarmas com as quais lutamos no so humanas; ao contrario, so poderosa em Deus para destruir fortalezas.

1) Intercesso Sig. Orao intensiva clamor uma batalha espiritual emproou de algum ou de algo especifico. A palavra desse estudo,(2Coritios, 10v4). 1) Deus nos deu uma arma to poderosa a qual capaz de destruir fortalezas, e que muitos servos do Senhor no sebe usar, e essa poderosa arma a intercesso. Satans sabe o poder que existe na intercesso, e com isso tem feito de tudo para que os servos de Deus no se aprofundem no assunto para no conhecer e nem usar essa arma. Satans tem tirado o foco dos servos do Senhor com relao intercesso, e com isso muitos deles quando acontece algo em sua vida; na sua casa; em sua vizinhana; ou na igreja, tentam resolver do seu jeito com as armas erradas, e quando intercede no sabe como fazer e nem com quem lutar. Meus amados, a intercesso tem que ter um objetivo e um alvo, por que voc no pode sair atirando para todos os lados. Em (1Corintios, 9v26a27) Paulo usado pelo o Esprito Santo fala algo muito importante, ele diz; (que no corre sem um alvo, e que no luta como quem esmurra o ar). Ento Paulo sabia com quem estava lutando e voc? Se voc no souber com quem est lutando, voc vai se cansar e pode at ser ferido e morto, voc tem que conhecer quais so as armas do seu inimigo no caso de satans, voc tem que discernir e ver quais so as armas e os demnios que satans esta usando contra voc; sua famlia; vizinhana; bairro; cidade; igreja; Etc. para depois voc neutralizar. Voc tem que conhecer as armas que satans usa que so os sues demnios, e como eles atuam, se no vai ser difcil para voc vencer uma

batalha. Satans faz de tudo para nos perturbar e nos tira do foco, usando as necessidades por ex; dividas e etc. Em (Lucas, 10v19 nos diz; que o Senhor nos deu poder e autoridade, para pisarmos em cobras e escorpies, e sobre todo o poder do inimigo; e nada nos far dano algum). Ele falou todo o poder do inimigo, ento se Ele falou todo, todo. Infelizmente o Senhor tem mim levado para pregar e visitar algumas igrejas, e l mim mostrou como que os seus servos esto agindo, Ele mim mostrou que deveriam eles amarrar e neutralizar as aes do inimigo, no, ficam pedindo para que Jesus faa. Meus amados, Jesus lhe deu o poder para voc fazer isso em o nome Dele, claro que tem coisas que ns temos que pedir para Ele fazer. Chegou hora de o povo de Deus, amadurecer e deixarem de ser criana Espirituais. (Hebreus, 5v11a14). 2) O Senhor tem mim mostrado muitos servo Dele intercedendo de modo errado, porque eles esto usando de vs repeties (Mateus, 6v7). Meus amados irmos, a palavra do Senhor nos diz; em (Marcos, 11v24 que tudo o que ns pedimos em orao, que ns teramos que cr que j recebemos, e que a sim acontecer). E tem muitos Servos do Senhor usando a palavra de (Mateus, 7v7a12 que diz; pedir, pedir e dar-se-vos-dar; e todo aquele que pedi recebe de modo errado) O Senhor tem mim mostrado muitos crentes usando a palavra para dizer que temos que persevera nas mesmas oraes. No isso que a palavra de Deus quer dizer, por que se eu for fazer isso, eu estarei

contradizendo a palavra de (Marcos, 11v24) e a palavra de Deus no se contradiz. E tem outras palavras que alguns deles usam para tentar esconder a sua falta de f ex; Da viva persistente. (Lucas, 18v1a8). A que o Senhor conta uma parbola de uma viva para os seus discpulos, para lhes mostrar que eles teriam que perseverar nas suas oraes e no na mesma orao, e O Senhor falou com eles ali para no desanimar. Meus amados sabem por que o Senhor falou isso com os seus discpulos? Porque Ele sabia que satans iria tentar colocar ansiedade neles, por que tm orao no caso intercesso qu pode ser rpida a resposta ou demorada, Em (1Pedro, 5v7 nos diz; que deveremos lanar toda ansiedade sobre Ele, por que O Senhor tm cuidado de ns). Voc sabe o que sig. Ansiedade? (Sig. Perturbao de esprito causada por incerteza e por receio no caso duvida), e O Senhor nos diz; em (Tiago, 1v5a8 que tudo que ns viemos pedir a Ele, que temos que pedir com f sem duvidar). O que O Senhor quer dizer que eles tinham que cr e que Deus ouviria as suas oraes, e que no tempo certo Ele iria responder ou agir, e que no precisava repetir as mesmas oraes. O Senhor Jesus nessa parbola fala de uma viva que ficava o tempo todo pedindo a um juiz que fize-se justia contra o seu adversrio. Aqui nos mostra a perseverana daquela mulher a interceder pela sua causa, mais a intercesso dela foi uma intercesso incomodativa e no com f, por que ela importunava aquele juiz que s tomou a sua causa porque ela o incomodava todos os dias com aquele pedido. E voc quer incomodar a Deus com os seus pedidos,

ou agrad-lo com a sua f. Tenho conversado com muitos servos de Deus com respeito a esse assunto em repetir as mesmas oraes, e muitos deles mim disse que perseverou e que tiveram a vitria, eles pode at tido a vitria, mais no porque agradaram a Deus, por que sem f impossvel agradar a Deus. Por que quando voc repete as mesmas oraes, voc no esta acreditando na primeira orao que voc fez. Meu amado (a), Deus no surdo, (Isaias, 59v1). Meus amados, a palavra de Deus nos fala em (Hebreus, 11v6 que sem f impossvel agradar a ele) e tambm em (Romanos, 14v23 parte b, nos diz; (que tudo que no provem da f, pecado). E se voc prestou ateno no final dessa parbola Voc vai ver que o prprio Jesus diz; (se porventura quando o filho do homem voltar encontrar f na terra?) Meus amados quando voc ora e repete a mesma orao, voc esta neutralizando a outra que voc fez, quando voc fizer uma orao, creia, no se desanime que Jesus j lhe concedeu a vitria pela a sua f, e se por ventura aquilo que voc pediu est demorando, pergunte a Ele se da vontade Dele. Por que tem coisa que ns pedimos a Deus, que j sabemos a resposta. O Senhor Jesus no getsmani quando intercedeu pela a sua vida, Ele j sabia a resposta. Ento meus amados, no fiquem repetindo as mesmas oraes, creia no Senhor Jesus e Ele vai lhe dar a vitria no tempo certo Amem. E tambm existe outra palavra em (Lucas, 11v1a13) que o Senhor Jesus fala acerca da orao. Aqui o Senhor da um exemplo aos seus discpulos de um amigo que recebeu uma visita tarde da noite, e que

no tinha nada para lhe dar, e que foi atrs de seu outro amigo para lhe pedir po emprestado para dar aquele que tinha chegado a sua casa tarde da noite, e que s recebeu depois de importunar o seu outro amigo. Meus amados o Senhor no quer que vocs o importunem, e sim que pea e espere com f Nele. 3) A palavra de Deus nos diz; em (Tiago, 5v16 que a orao de um justo poderosa e eficaz). Voc sabe o que sig. Justo? Resposta; pessoa que est corretamente relacionada com Deus pela f. (Romanos, 1v17) e por isso, procura nos seus pensamentos; motivaes; e aes, obedecer quilo que Deus, em sua palavra, estabeleceu como modelo de vida. Ento para a sua intercesso ser poderosa e eficaz voc tm que ser justo. Por que no vai adiantar voc levantar as mos e interceder, se voc no estiver na posio, e eu lhe digo algo, se voc estiver fazendo intercesso de qualquer jeito, voc est correndo um grande risco. No assuma uma posio se voc no estiver preparado para assumir. Porque eu j ouvir e vir relatos de irmos que pagaram e est pagando um grande preo por interceder por outros irmos e por outras coisas sem est na posio e sem Deus mandar, vigie por que intercesso coisa seria, e no brinque com as coisas de Deus, e nem com satans, por que voc pode pagar um grande preo. Vou lhe mostrar algumas caractersticas de um intercessor. 1) Perseverana; 2) Conhecimento; 3) Discernimento;

4) Intimidade com Deus; 5) Mansido; 6) Domnio prprio; 7) Sabedoria; 8) Submisso s autoridades constitudas por Deus; 9) Amor pelas pessoas e pela a obra; 10) F; 11) Humildade; 4) Muitos servos do Senhor questionam sobre a questo das mos levantadas. Tem um relato na palavra de Deus, em (xodo, 17v8a16) que nos mostra de uma estratgia que Moiss usou para destruir os amalequitas. Em quanto os israelitas foram para guerra, Moiss subiu em uma colina e estendeu as suas mos com a vara e comeou a interceder emproou do seu povo. A palavra no relata que Moiss estava ali intercedendo, mais creio eu que ele no estava ali calado. Ao contrario de muitos crentes que tenho visto em algumas igrejas quando esto intercedendo, eles levantam as mos e ficam calados, parecendo que so as suas mos que esto intercedendo, isso no intercesso, e sim perca de tempo. Por que satans e seus demnios no tm o poder de ler as nossas mentes, ento por isso que temos de falar. A palavra nos relata que em quanto Moiss estava com as mos erguidas, o seu povo estava vencendo, mais quando ele abaixava, o seu povo perdia. Ento meus amados, creio que foi dai que veio essa estratgia de levantar as mos. Mais no somente levantar as mos, e sim tambm interceder crendo na vitria, e nunca entre em uma intercesso em duvida Amem.

5) Tem outra passagem na palavra de Deus, que nos mostra um relato de uma intercesso eficaz, est em (Atos, 12v1a18) que nos mostra da libertao milagrosa de Pedro. Um dia Pedro foi preso, a igreja se reuniu para interceder por ele. A bblia nos relata que em quanto eles intercedia por Pedro, o Senhor mandou um anjo para libert-lo. Meus amados, Herodes ordenou que Pedro fosse preso e escoltado por quatro escolta, cada uma tinha quatro soldados, e dois deles estavam preso a Pedro um de cada lado. Meu amado (a), aos olhos humanos parecia impossvel Pedro ser liberto daquela priso, voc est entendendo o que Deus est falando com voc? Eu conheo um Deus, que Deus do impossvel, mais Herodes no conhecia esse Deus que diz; (que desde os dias mais antigos Ele . E no h nada que possa livrar algum das minhas mos. Que agindo Deus quem impedir? Isaias, 43v13). Herodes pensou que nada podia livrar Pedro das mos dele. Eu posso at imaginar Deus dando a ordem ao anjo que entrasse na priso e tirasse Pedro sem ningum ver. Meus amados, O Senhor cegou os guardas e fez Pedro passear entre eles, at Pedro pensava que aquilo era uma viso, por que parecia impossvel. Ento meus queridos, enquanto ns estamos intercedendo por algum ou por alguma coisa, o Senhor est fazendo o mesmo conosco, dando ordem aos anjos ao nosso respeito, ento somente creia na sua intercesso. 6) Quando ns intercedemos por algum ou por alguma coisa, podem acontecer trs coisas.

1) Voc pode v logo o resultado; 2) No inicio pode piorar, mais no final voc ter a vitria; 3) Voc pode v no inicio as mudanas, mais no meio delas as coisas pode mudar derrepente, por que em todas essas coisas O Senhor pode provar a sua perseverana, Mais no final se voc perseverar crendo, voc ter a vitria. 7) As maiorias das intercesses carecem de muitas estratgias dadas por Deus, para que ns viemos usar contra satans e seus demnios. Ns sabemos que quando repreendemos e neutralizamos as aes de satans como enfermidades; e outras em nome do Senhor Jesus, ele tem que sair, mais ele tentar voltar, como foi no caso da tentao do Senhor Jesus no deserto, que depois do termino de todas as tentaes, O Senhor o repreendeu, e ele saiu por certo tempo, (Lucas, 4v13). Assim como aconteceu com O Senhor, acontece conosco, satans sempre vai tentar voltar. Em um dia o Senhor mim deu uma estratgia de intercesso que mudou a minha vida, e das pessoas que trabalham comigo, e essa orao de batalha espiritual pode ser de seis em 6hr, ou de doze em 12hr, conforme O Senhor ministrar em seu corao. E essa orao voc vai encontrar na intercesso de batalha espiritual no outro estudo abaixo. E nunca se esquea de se revestir das armaduras de Deus, e de fechar as brechas, e que O Senhor lhe der entendimento em tudo em sua vida Amem. (Lucas, 12v47a48)

QUESTIONRIO SOBRE INTERCESSO 1) O que intercesso?

R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ ___________ 2) Voc sabe o poder de uma intercesso? R=________________________________________ __________________________________________ _____ 3) Mostre 3 versculos bblico que mostre o poder da intercesso. R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _______________________ 4) Mostre 2 testemunhos de uma intercesso feita por voc? R=________________________________________ __________________________________________

__________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _____________________________ 5) Voc pode ficar repetindo as mesmas oraes? R=________________________________________ __________________________________________ ____ 6) Leia e medite em (Mateus, 6v7) e faa um resumo do que voc entendeu. R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _______________________ __________________________________________ __________________________________________ ______ 7) O que persevera em orao?

R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ ___________ 8) Algum momento O Senhor Jesus ou os seus discpulos nos mandou ficar na mesma orao? R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _________________ 7) Mostre 1 versculo que mostre que voc tem que ficar na mesma orao? R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ ___________ 9) Quando voc ora Deus no esta te ouvindo? R=________________________________________ __________________________________________ ____ 10) Faa um resumo de (Isaias, 59v1) e relate o que voc entendeu.

R=________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _____________________________ Meu amado (a), Deus nunca mandou que voc perseverasse na mesma orao, e sim que voc continuasse a fazer outras oraes, por que quando voc repete a mesma orao, automaticamente voc neutralizou a outra. Em (Marcos, 11v24) que tudo que voc pedir em orao, creia que j recebeu, e que assim lhe suceder. Ento meu irmo (a), se voc pedir crendo, voc recebe, mais se voc pedir sem f no vai receber nada. (Tiago, 1v5a8) vigie por que se voc estiver repetindo a mesma orao, voc no esta agradando a Deus. Por sem f e impossvel agradar a Deus. Amem. (Hebreus, 11v6).

A - AES DE GRAA = A expresso do nosso reconhecimento e gratido a Deus pelo que Ele nos tem feito. Basicamente a orao que expressa gratido a Deus pelas bnos que Ele tem derramado sobre ns.

B - LOUVOR = A orao de louvor um passo alm das aes de graa. So expresses de

louvor a Deus pelo que ele faz. Louvar reunir todos os feitos de Deus e express-los em palavras, numa atitude de exaltao e glorificao ao Seu Nome, que digno de ser louvado.

C - ADORAO = O tipo de orao que exalta a Deus pelo que Ele . a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus. Ali nada fala do homem, mas de Deus. o reconhecimento do que Deus . a resposta do nosso amor ao amor divino.

*NS MESMOS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAES Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais. Embora falando com Deus, o foco da ateno a satisfao de nossas necessidades. Vamos a Deus em busca de uma resposta para a alterao de alguma circunstncia em nossa vida. Nesse nvel temos tambm trs tipos de orao:

A Petio = um pedido formal a um poder maior. a apresentao a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Nesse tipo de orao j temos conhecimento de qual a vontade de Deus, pelo que o pedido ser feito em f, com a certeza da resposta, antes mesmo da sua manifestao, de acordo com MC. 11:24.

B Consagrao ou dedicao = uma atitude de submisso vontade de Deus. Essa orao para as ocasies em que a vontade de Deus desconhecida. Exige espera consagrao e inteira disposio de conhecer e seguir a vontade do Pai.

C Entrega = a transferncia de um cuidado ou inquietao para Deus. lanar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqente descanso. Essa orao feita quando um cuidado, problema ou inquietao nos abate. Devemos considerar alguns aspectos importantes na orao de Petio

- Forme uma imagem clara do seu desejo e expresse-o em palavras objetivas, defina o que voc quer de Deus em termos claros. Exemplo = Lucas 18:38, 41:43 = Uma resposta definida exige um pedido definido.

- Toda orao deve ser feita de acordo com a vontade de Deus revelada na Palavra. Exemplo = II Cro 20:6-20 Para cada pedido que fazemos a Deus, devemos ter uma passagem Bblica para sustent-lo.

- Faa seu pedido a Deus de modo simples e claro, invocando o que Ele prometeu na Sua Palavra. Exemplo = Joo 16:24

- Creia firmemente com base na promessa da Palavra, que Deus atendeu sua petio e a manifestao da resposta j est a caminho.

* OS OUTROS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAES Intercesso = Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como Intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso motivo primeiro ver circunstncias alteradas na vida de outrem. Esta a orao de Intercesso. Interceder colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa como se fosse a minha. Deus est para trazer um grande derramamento de Seu Esprito nestes ltimos dias com grande demonstrao de poder e a orao intercessria o instrumento que o Esprito de Deus usar para trazer esse derramamento de poder.

A intercesso tem dois lados: - Um de encontro e um de confronto. Quando intercedemos oramos para que a vontade de Deus seja estabelecida ao mesmo tempo em que confrontamos as foras opositoras da maldade, que querem impedir que a vontade de Deus seja estabelecida.

FORMAS DE ORAO Todos os tipos de orao podem ser levados a Deus de trs formas

da orao privada, da orao de concordncia ou orao coletiva.

1- Orao Privada (Mateus 6:6) = Cada filho de Deus tem o direito de entrar em Sua presena, com confiana, e apresentar-lhe a orao da f (Heb. 4:16). Nessa forma de orao s o Esprito de Deus testemunha. Ela pode ser feita apenas no corao, ou em palavras audveis. 2- Orao de Concordncia (Mateus 18:18-20) = Aqui, dois ou trs se renem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. H um poder liberado atravs da concordncia, de acordo com Deut. 32:20.

3- Orao Coletiva (Atos 4:23-31) = Aqui, o corpo se une em orao. uma orao de concordncia com um nmero maior. Quando um corpo de cristos levanta sua voz a Deus, unnimes no s na palavra ou expresso, mas no mesmo esprito, como na Igreja de Jerusalm, h uma grande liberao do poder de Deus.

FONTE: Coletnea de artigos na internet. ( Resumo de Tpicos: Pra. Eva Maria www.adornandoanoiva.com.br).

A importncia da intercesso
Joo Cabral

A Importncia da Intercesso
A orao a arma mais poderosa contra o reino das trevas e o meio pelo os cus se abrem para ns. Podemos ainda dizer que orao o elo de ligao ou expresso do relacionamento de intimidade que temos com Deus. Os homens vo a Jesus atravs da orao e esta o meio pelo qual podemos entender o plano de Deus para nossa vida.

A . O que significa a orao de intercesso


Interceder colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua prpria. estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em orao at a vitria na vida daquele por quem intercede. H muitas definies que ns poderamos dar sobre intercesso. A mais simples est na Bblia: "Orai uns pelos outros" (tg. 5:16). A Biblia est cheia de exemplos: Abrao suplicou por L e este foi liberto da destruio de Sodoma e Gomorra; Moiss intercedeu por Israel apstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nao; Daniel orou pela libertao do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; Cristo rogou por Seus discpulos e fez especial intercesso por Pedro; Paulo exemplo de constante intercesso. Toda a Igreja chamada ao fascinante ministrio da intercesso. O intercessor o que vai a Deus no por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posio de sacerdote, entre Deus e o homem, para pleitear a sua causa. Intercesso dar luz no reino do esprito s promessas e propsitos de Deus. uma orao para que vontade de Deus seja feita na vida de outros; descobrir o que est no corao de Deus e orar para que isso se manifeste. Deus levanta hoje um verdadeiro exrcito de intercessores. Ele quer trazer a Terra o maior derramamento do Esprito j testemunhado. Para tanto, Seu Esprito traz ao Corpo de Cristo um peso de intercesso, pois a orao intercessria a ferramenta usada por Ele para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos.

Interceder ver a necessidade da interveno de Deus nas mais diversas situaes. captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstncias como Cristo as v, e unir-se a Ele em splica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propsito Divinos sejam cumpridos nas vidas dos homens e das naes.

B . Interceder combater
O primeiro aspecto da intercesso, de combate. Podemos perguntar: Por que combate na intercesso? Temos que lutar com Deus? Saiba que no Deus Quem retm as bnos do Seu povo. Muita gente pensa que Ele o nosso problema e tenta arranjar formulas para coagir Deus e fazer a sua vontade. Absolutamente no! Ele no o nosso problema, a fonte da nossa beno. O ladro quem procura segurar a beno no caminho. Suponhamos que eu tenha dado uma Bblia para o Antnio e o Jos a tenha segurado, impedindo que ela chegue ao seu verdadeiro destino. Onde est a Bblia? J a despachei para o Antnio. Se ela ainda no est em suas mos, aonde ir procur-la? Contra quem ir lutar? Contra mim, ou contra quem reteve a Bblia? claro que contra o Jos. Deus j despachou do Cu tudo quanto necessrio para uma vida de vitria, Ele nos deu seu maior tesouro - Cristo Jesus. Ele j pagou o preo para que eu tenha a vitria, paz, sade, prosperidade. Sabendo disso o intercessor aquele que volta-se para inimigo e declarara: "Se Cristo pagou o preo, eu vou entrar agora na batalha, na autoridade de Cristo Jesus". a essa atitude que chamamos de combate ou batalha espiritual e eis a por que chamamos o intercessor de guerreiro de orao. 1 - O intercessor se coloca face a face com Deus e face a face com Satans. Quanto mais ns intercedemos, mais haver guerra! Mas glria a Deus tambm derramada, porque quanto mais combatemos, mais nos transformamos em guerreiros firmes, que no tm medo da batalha. Quando vem a guerra, estamos de prontido, arregaamos as mangas e vamos luta. Por qu? Porque j sabemos que Satans est derrotado. Essa uma luta cuja vitria j foi ganha na cruz do Calvrio h dois mil anos atrs; e como Morris Cerullo gosta de dizer, "tudo o que eu tenho que aprender como vencer um ininimigo que j est derrotado." Satans nenhuma autoridade tem sobre ns nenhuma. S aquela que lhe dermos. Mas se ns nada lhe dermos, ele nada ter. Ele no tem armas legtimas para lutar contra ns; porm ns as temos. Teomos armas poderosas em Deus para enfrenta-lo e venc-lo. Ele tem uma boca grande, fala muito alto e faz a guerra com um pacote de mentiras, procurando traz-las aos nossos ouvidos, a fim de enfraquecer o nosso esprito de combate. Todavia, se ns conhecemos as suas maquinaes teremos as seguintes atitudes: No lhe daremos ouvidos, no nos rebaixaremos para ouv-lo,. No nos impressionaremos com o rugir inimigo. Ele faz muito barulho, ruge como um leo, mas no um leo. Jesus quem o Leo da tribo de Jud, e ele procura imit-LO, mas s faz barulho, s ruge. como na histria do peregrino: quando ele chega para entrar no castelo, feliz depois de vencidos tantos obstculos, encontra um leo na porta de entrada. Logo, porm, descobre que este est amarrado, no

faz nada, s mete medo, intimida com sua presena e seu rugir. No tenha medo do falso leo, pois est sob o controle do Altssimo, em nome de Jesus.

C . O cristo como intercessor


"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prtica de, splicas, oraes e intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens" (1 Tm. 2:1) ."...e orai [tambm] uns pelos outros, para serdes curados e restaurados [a um vigor espiritual de mente e corao]. A fervorosa (sincera, continua) orao do justo torna um tremendo poder disponvel (dinmico em sua operao)" (Tg. 5:16 - Amp). Todo cristo chamado a exercer o sacerdcio. Sacerdote o que se coloca diante de Deus no lugar do homem, levando suas necessidades presena dAquele que somente pode intervir miraculosamente na vida da raa humana, l Pedro 2:9 declara: "Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz." Ocupar a funo sacerdotal implica necessariamente em ministrar a Deus a favor dos homens. verdade que todos tm acesso Deus, atravs de Cristo Jesus, porm tambm verdade que a Bblia nos exorta a orar uns pelos outros e fazer splicas e intercesses por todos os homens. um imperativo, um chamado, um dever, um privilgio. Por causa de tudo quanto j estudamos, premente a necessidade de intercessores. Voc poder dizer: Mas Deus j no proveu Jesus, como nosso intercessor? Isso no basta? No, isso no basta. A terra ainda dos filhos dos homens e nela que as batalhas se travam. Em Cristo temos uma aliana com Deus, mas ainda atravs dos homens que tudo se realiza na terra. O que acontece com Cristo, como o Intercessor provido pelo Pai, que Ele tem autoridade de nos representar diante de Deus e, pelo Seu Esprito, tanto mudou nossa natureza, nos regenerou, elevando-nos posio de filhos de Deus, como vive em ns. Isso nos garante uma presena sobrenatural para nos guiar num viver de acordo com Seus propsitos. Por causa do Esprito Santo em ns, que nos revela todas as coisas, podemos agora falar e orar em perfeita linha com a vontade do Pai. Mas coloque isso em seu corao: Voc e eu somos a boca atravs da qual o Esprito Santo vai orar na terra o que Jesus ora no Cu. Atravs de ns, Ele interceder com "gemidos inexprimveis."

D . A Intercesso Prioridade
A intercesso deve ser uma das prioridades da vida do cristo. Todo crente chamado a interceder. H pessoas que tm um ministrio de intercesso, com uma uno especial para tanto, mas cada crente tem uma vocao de Deus para interceder; um imperativo. Quem no o faz, no exerce seu sacerdcio. Paulo enftico ao dizer: "Antes de tudo, pois, morto que se use a prtica de splicas, oraes e intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens " (1 Tm. 2:1). Fazer intercesses e splicas por todos, deve ser uma prtica em nossa vida.Insistimos no princpio: Deus nada faz na terra, a no ser por meio da intercesso. Cada orao nossa realiza alguma coisa no reino do esprito. Um dia que passamos sem interceder, um dia em que perdemos a oportunidade de criar alguma coisa no mundo espiritual, com conseqncias no

mundo natural, sendo que esta oportunidade no mais voltar.Muitas crises surgem em nossas vidas por falta de orao. Muitas vezes o Esprito nos traz uma direo, uma luz ou impresso, mas no queremos nos devotar intercesso e, ento, sofremos, desastres acontecem na vida de outros, almas vo para o inferno e angstias que poderiam ter sido evitadas pela orao, dilaceram muitas almas. Somos chamados a interceder! No responder a esse chamado do Trono estar em pecado. O profeta Samuel, diante do pedido do povo para que clamasse a seu favor, para que no morressem por causa dos seus prprios pecados, fez uma tremenda declarao que deveria ser um desafio para ns tambm: "E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vs; eu vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Sm. 12:23).

1. INTERCESSO E BATALHA ESPIRITUAL O QUE INTERCESSO? A orao de intercesso aquela que feita em favor de outros. Interceder colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua casa, como se fosse sua prpria. estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade detal maneira que luta em orao at a vitria na vida daquele por quem intercede vera necessidade da interveno de Deus nas mais diversas situaes. ETIMOLOGIA DA PALAVRA INTERCESSOPaga (hebraico): vem da raiz de uma palavra que significa colidir com violncia ,guerreiro;nteuxis (grego): ser ouvido pelo rei, no lugar de outros, encontrar-se com;Entugchano (grego): trocar idias com, conferenciar com, tratar com, fazerintercesso, pleitear com uma pessoa, tanto a favor quanto contra outros ;Intercesso (dicionrio): pedir por outro, intervir a favor de algum ou alguma coisa, ser intermedirio. CARACTERSTICAS DE UM INTERCESSORO verdadeiro intercessor deve apresentar as seguintes caractersticas (estas virtudes devem ser cultivadas):1. Amor gape. Romanos 5:5, Sem amor, no se pode orar;2. Identificao: muitas vezes o intercessor sentir exatamente o que sente a pessoa por quem ele ora. Essa identificao o combustvel para o seu amor. A empatia ajuda a entender a situao havendo maior consagrao para a intercesso;3. Compaixo: um ingrediente do amor divino. Esta compaixo de Deus que ele se torna um

verdadeiro intercessor. Compaixo o amor de Deus em ao;4. Discernimento: esta a habilidade especial de conhecer com segurana se determinado comportamento divino, humano ou satnico. A palavra no grego diakrisis e significa fazer distino, julgamento. O intercessor conhecer o melhor e o pior acerca das pessoas e coisas por quem ora. O Esprito Santo o levar a crescer no discernimento das questes, a fim de capacit-lo a interceder com mais propriedade. As revelaes que Deus d sobre uma situao ou pessoa, no so para serem divulgadas, mas para orientar a intercesso. Se so boas, devese orar para que se manifestem. Se ruins, orar com o fim de impedir sua manifestao;5. Peso: ser carregado como um fardo, responsabilidade ou carga. um encargo, sobrecarga, dever. O peso pode vir como um impulso (repentino) ou ter uma longa durao;1 2. 6. Ousadia: Hebreus 4:16, Provrbios 28:1. A intercesso exige coragem, disposio, fervor e ousadia. Ousadia diante de Deus e diante do inferno. A ousadia do cristo vem de Jesus (Efsios 3:12);7. Autoridade: exousia (grego), habilidade ou fora com que revestido e o direito de exercer aquele poder. Ningum pode exercer autoridade a menos que saiba quem e que direitos tem em Cristo;8. Perseverana: A orao intercessria requer constncia, persistncia, intensidade, perseverana;9. Dores de parto: Glatas 4:19, para que as realidades espirituais se manifestem no reino fsico, primeiramente devem ser geradas no mundo espiritual. Antes que elas sejam materializadas no mundo visvel, vm luz no mundo invisvel. NOES DO MUNDO ESPIRITUAL Efsios 6:12, nveis de autoridade do reino das trevas:1. Principados (grego Arche): espritos governantes, magistrados, poderes, comeo, sendo que comeo neste caso se refere ao tempo ou ordem;2. Potestades (grego Exousia): autoridades que permitem ou impedem, poder delegado;3. Prncipes do mundo destas trevas(grego kosmokrator): governadores mundiais, os senhores do mundo; vem de kosmos, isto , mundo e krator que

significa governado;4. Hostes espirituais da iniquidade nas regies celestes (grego Pneumatikos): vem da raiz da palavra pneuma, que significa esprito, poneria significa iniquidade, depravao, maligno, atividade de natureza m. Exemplo da guerra travada nas regies celestiais: Daniel 10:1-21. Quando falamos de regies celestiais, falamos de cus (plural), isto nos indica que existem vrios cus, assim como dizem os judeus. A Bblia nos relata a existncia de trs cus, veja: Efsios 1:3 e 6:12 nos fala de lugares celestiais, vemos que a palavra "celestiais" mais uma vez (plural), nos d ideia de que existem vrios cus, em II Corntios 12:2-4, o apstolo Paulo nos diz que foi arrebatado at ao terceiro cu (singular), presena de Deus. Com isso constatamos que existe:1 Cu - um cu inferior, ou seja, nossa atmosfera, onde voam os pssaros, que por isso mesmo so chamados as aves dos cus (J 35:11). a este que se referem aquelas passagens em que falam do orvalho de cu, as nuvens do cu, e do vento docu;2 Cu aquela parte do espao, onde luzem o Sol, a Lua, e as estrelas, e que sechama o firmamento espao sideral, ou a expanso do cu (Gnesis 1:8);3 Cu Lugar da morada de Deus e seus anjos (Apocalipse 4:1-4). Foi este cu ,donde veio Cristo, e para o que subiu de, pois de Sua ressurreio (Atos 1:11),a este mesmo cu Paulo foi arrebatado.2 3. PLANO DE INTERCESSO PELA IGREJA PASTORAL LOCAL Cobertura para Cobertura e O pastor e sua restaurao famlia Espiritual da igreja Setores: -Cultos -Campanhas Membros -Liderana local MISSIONRIA NACIONAL Cobertura pelo Brasil Cobertura por misses -Pelo pas: economia, Setores: poltica, planejamento -Naes no alcanadas -Pelos lderes a nvel -Missionrios e famlias nacional, estadual, e -Igreja perseguida municipal -Avano da Obra de Deus na nao TRS NVEIS DE INTERCESSO1. Intercesso Bsica Intercesso por situaes que esto vista e necessria a interveno de Deus. simples. Intercede-se por famlias, igreja... ou qualquer outra situao que esteja fora de nosso alcance.2. Intercesso

Proftica quando se intercede para que acontea o que Deus quer que acontea. o sacerdote, que vem diante de Deus, que conhece a Sua vontade e ora para que ela seja manifestada na terra. Neste nvel o intercessor est conectado com Deus, tem os seus ouvidos nos cus e sua boca na terra. Ao relacionar-se com Deus, conhece-se a sua vontade. Pode interceder por uma regio especfica, cidade ou pas para assim trazer para a terra este desejo de v-lomanifestado.3 4. O cristo tem que entrar no lugar da glria de Deus, passar o umbral. Sair do natural para o sobrenatural, para poder ouvir os desejos de Deus, conceb-los no ventre espiritual, engravidar da bno, ter f at que seja o tempo do nascimento ou manifestao e logo recebera bno, (ver o crescimento no mundo espiritual antes de manifest-lo no natural).3. Intercesso apostlica aquela onde arranca e destri as obras das trevas, planta e edifica a obra de Deus. A intercesso apostlica traz reforma, tem revelao, viso. uma intercesso estratgica. Ao interceder por uma regio, cidade ou pas de maneira eficaz e necessria para este lugar, no somente orar e fazer guerra espiritual e sim tomar o despojo. conhecer os alvos daquilo que necessrio atacar nas regies celestiais, para logo evitar aqueles que na terra tomaro o despojo, as almas. Casas se abriro, pregaro a Palavra. Geralmente feito intercesso e guerra espiritual sem tomar o despojo, hoje tempo de Tom-lo. Intercessores apostlicos so abridores de caminhos. O objetivoda intercesso apostlica conquistar territrios e trazer o Reino dimenso natural. Um chamado para a intercesso apostlica: II Corntios 2:12; Efsios 6:18-19;Colossenses 4:2-4. O QUE GUERRA ESPIRITUAL?Guerra espiritual uma confrontao de poderes espirituais, onde Deus manifesta aSua soberania atravs da igreja sobre Satans e o mundo (Efsios 6:12).O objetivo da guerra espiritual no destruir a Satans ou aos principados epotestades, seno resgatar aqueles que esto debaixo do seu domnio, rompendo todotipo de atadura espiritual. A nossa ateno deve estar centralizada nas pessoas

e nono diabo. A motivao da guerra espiritual no deve ser dio a Satans, seno o amorpelas almas. NVEIS DE GUERRA ESPIRITUAL1. Guerra espiritual em nvel de solo que envolve a expulso de demnios (Mateus 10:1; Lucas 10:17; Atos 8:7).2. Guerra espiritual em nvel de ocultismo envolvendo poderes demonacos atuantes atravs dos xams, dos canalizadores da nova era, dos praticantes de foras ocultas, de feiticeiras e bruxas, de sacerdotes satanistas, de adivinhos, etc (Atos 16:1624).3. Guerra espiritual em nvel estratgico onde temos que batalhar contra uma concentrao ainda mais perigosa do poder demonaco: os espritos territoriais (Efsios 6:12). Isso algo bem diferente das questes que envolvem o ocultismo ou a expulso do demnio da concupiscncia.4 5. PILARES DA LIBERTAO1- Expulso;2- Cura Interior;3Rompimento Divino (Fechar brechas).Quando o esprito imundo tem sado do homem, anda por lugares secos, buscandorepouso; e, no o achando, diz: Tornarei para a minha casa, de onde sa. E,chegando, acha-a varrida e adornada. Ento, vai e leva consigo outros sete espritospiores do que ele; e, entrando, habitam ali; e o ltimo estado deste homem pior doque o primeiro. ( Lc 11:24-26) As bases legais de apoio para a volta de novos demnios devem ser rompidas. HEREDITARIEDADE Sabemos que a famlia uma instituio Divina, Deus trabalha atravs dahereditariedade, aquilo que fazemos em nossa vida, interferir em nossadescendncia, e o diabo procura intervir, buscando colocar maldies, legadosespirituais dentro das famlias tendncias pecaminosas. Um exemplo claro disso Abrao, em seu ato de mentira (Gn 20:12), um atograve de mentira, a conseqncia foi uma obra de mentira em sua descendncia: comIsaque (Gn 26:7), com Jac, onde seus filhos mentem dizendo que Jos havia sidomorto (Gn 37:31-33). Podemos constatar que se passaram 4 geraes debaixo dessaherana. No confunda pecado com iniqidade. Iniqidade o erro de maneira cclica (ciclo que se repete), distoro deprincpios, que pode permanecer por geraes, e

so quebradas atravs de confisso earrependimento.Ex: Neemias 9, onde se ajuntaram os filhos de Israel com jejum e pano de saco, quefizeram confisso dos pecados e iniqidade de seus pais.Daniel 9, onde Daniel confessa ao Senhor os pecados de Israel. Bairros, cidades, estados, naes e at igrejas tem uma alma, e a igreja tambmprecisa ser tratada de coisas que a contaminam, podemos citar exemplos de igrejasque no crescem, no tem avivamento, deve-se fazer um levantamento de seuhistrico, se houve pecados como: sexuais e pecados de diviso. H tambmmaldies de palavras sobre igrejas, como por exemplo fofocas, nestes casos devemse fazer arrependimento de confisso de pecados.Ouviu o Senhor a Ezequias e sarou a alma do povo. 2Crnicas 30:205

A Prtica de Todos os Tipos de Orao


A orao o meio pelo qual o soldado de Cristo encontra apoio e o nimo com que tem que enfrentar o inimigo e p-lo em demanda. A frase com toda [no original significa com toda espcie ou tipos de] orao... H vrios tipos de orao que o Guerreiro de orao pode fazer na presena do Grande general, Deus. No podemos enfrentar a batalha espiritual somente vestido com toda a armadura, pois sem o contato com a base celeste estaremos perdidos. Precisamos todos os dias invocar a presena do nosso Deus empregando todo tipo de orao para que Ele esteja ao nosso lado nos confrontos espirituais. Lembremos-nos da experincia de Cristo no vale da sobra da morte, contada por Bunyan. Mais ou menos no meio do vale, ele encontrou um lugar que percebeu ser a boca do inferno. E de quando em quando, escreve Bunyan, chispa de fogo e fumaa saam em to grande abundancia, e com to terrvel rudo e Cristo tomou outra arma chamada toda orao . E quando ele bramiu a poderosa arma, os demnios do inferno recuaram e no avanaram. Assim devemos tambm buscar a ajuda de nosso Todo-poderoso General. Em resposta nossa insistente orao ele se pe ao nosso lado para nos defender poderosamente. Portanto, orai sem cessar (I Tss. 5:17). Uma observao importante: Na armadura romana no havia proteo para as costas, isto , na hora da guerra o soldado romano no poderia virar as costas, pois se assim o fizesse seria uma presa fcil para o inimigo. Ns tambm como Guerreiros de orao devemos ter cuidado e vigiarmos para que Satans no nos atinja as costas espirituais. Lembremo -nos sempre que, Deus no providenciou proteo para as nossas costas espirituais, ou seja, para nossa falta de vigilncia!

Guerreiro

de

orao

calcanhar

de

Aquiles

A orao sem dvida uma das armas mais poderosa que um cristo possui. Quando nos munimos dela com sabedoria e prudncia, Satans estremece e foge espavorido com o rabo entre as pernas. Se todos os dias criarmos o hbito de nos prostrarmos ante a face do Deus Todo-poderoso, nos tornaremos gigantes espirituais. O nosso Arqui-inimigo no nos resistir, pois a orao o meio pelo qual mantemos comunho com Deus, o nosso GRANDE GENERAL, para vencemos as grandes batalhas. Todas as confrontaes no campo espiritual so vencidas quando nos encontramos na trincheira da orao, e em contato direto com o Senhor das batalhas. necessrio por meio da orao nos equiparmos de toda armadura de Deus conforme vimos acima; e depois de termos feito isso, faz-se necessrio, termos cuidado com o calcanhar de Aquiles. Calcanhar de Aquiles? Mas o que o calcanhar de Aquiles? Lendo as histrias mitolgicas dos gregos encontrei uma muito interessante que ilustra exatamente a vida de muitos cristos relapsos no que diz respeito vigilncia. Fao questo de contar-lhes sobre o calcanhar de Aquiles: Aquiles, um soldado grande, forte e muito temido pelos inimigos. Ele era imbatvel em qualquer confronto militar. E isso era devido a sua indumentria: capacete, luvas e proteo para o peito, pernas e braos uma armadura completa que impossibilitava a qualquer dardo ou lana do inimigo penetrar-lhe o corpo. E sua fama era grande, principalmente entre os inimigos. Certo dia, porm, um general inimigo percebeu um pequeno detalhe naquela armadura: Aquiles usava um calado que lhe protegia muito bem a parte da frente dos ps, mas deixava expostos os calcanhares. Esse general, ento, pensou consigo mesmo: por a que vou... Esse comandante treinou seu exrcito para ferir os calcanhares de Aquiles. No deu outra. Ele caiu, ferido por uma flecha, tornando-se presa fcil. Aquiles e o seu exrcito foram, ento, derrotados. Ele tinha todas as partes do corpo protegida, menos uma: o calcanhar. Essa parte que parecia to insignificante acabou se tornando o alvo do inimigo, ocasionando a derrota de Aquiles e de seu exrcito. Aquiles cometeu o erro de deixar descoberto o seu calcanhar. Ele tinha uma indumentria completa, mas deixou os seus calcanhares descobertos. Ser que voc, mesmo sendo um homem, ou uma mulher de orao, com toda armadura de Efsios 6, percebe qual rea de sua vida que tem sido o seu calcanhar de Aquiles (est descoberta)? Atravs de que parte de sua vida o inimigo tem obtido vitria? Devemos orar e nos revestir em vigilncia de toda armadura de Deus, para que o inimigo, Satans, no encontre em ns nenhuma brecha, nenhum calcanhar descoberto, nenhum calcanhar de Aquiles!

"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei." - Ezequiel 22:30

"Antes de tudo, pois exorto que se use a prtica de splicas, oraes, intercesses, aes de graas, em favor de todos os homens..." Tm 2:1

H trs ministrios para os quais fomos chamados: Adorao, Intercesso e Testemunho. A maioria de ns tem praticado o primeiro e o ltimo. H falta, contudo, de genuna intercesso.

Interceder significa literalmente "interpor-se", "colocar-se entre". se colocar entre Satans e a sua fora de destruio e aquele a que ele quer destruir, e livrar o oprimido. colocar-se entre Deus e algum que carece do favor divino, e clamar por libertao. se por na brecha do muro em prol daqueles pelos quais Cristo derramou o seu preciosssimo sangue, e clamar para que a graa de Deus os alcance... Interceder gastar horas a ss na presena de Deus em fervente orao, em prol de algum ou de alguma causa. Intercess o parto de alma espiritual que traz luz filhos espirituais.

H na Bblia registros de intercesses maravilhosas, como por exemplo a de Abro quando o Senhor estava para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra (Gnesis 18: 22-33); Moiss clamou e Deus mudou os seus desgnios para com o povo, retirando o mal que dissera havia de fazer (xodo 32:11-14); no dia seguinte, novamente Moiss intercedeu com profundidade de alma: "Agora, pois perdoa-lhes o pecado; ou, se no, risca-me, peo-te, do livro que escreveste." (xodo 32: 30-25). O salmo 106:23 testifica sobre o resultado destas intercesses de Moiss dizendo: "T-los-ia exterminado, como dissera, se Moiss, seu escolhido, no se houvesse interpost impedindo que sua clera os destrusse."

O maior exemplo contudo o do Senhor Jesus que "pelos transgressores intercedeu" (Is 53:12 - Mc 15:28 - Lc 22:37). Intercedeu por Pedro (Lc 22:31,32). Pelos seus escolhidos, na orao sacerdotal (Joo 17). Jesus gastou apenas trs anos e meio no exerccio do

seu ministrio pblico entre os homens, e j h quase dois mil anos " est direita de Deus" a interceder por ns (Rm 8:34) e "pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hb 7:25). Antes do Pentecostes, houve incessante orao no Cenculo. A orao no Monte precedeu aos Dez Mandamentos. A intercesso de Estevo resultou na converso de Saulo de Tarso, que veio a ser o grande Apstolo Paulo (Atos 6:57-60).

A intercesso precede a salvao. Getsmani antes do Calvrio! Antes da sua morte na cruz, o Senhor Jesus agonizou em intercesso por ns no jardim do Getsmani, e fomos salvos. Em Isaas 59:16 j estava previsto que o Senhor no acharia quem o ajudasse a interceder, assim, Jesus lutou sozinho em parto de alma para gerar filhos espirituais. o que est escrito em Isaas 66:8 "pois Sio, antes que lhe viessem as dores, deu luz seus filhos". Ana agonizou em orao pedindo um filho, e, mesmo sendo ela uma mulher estril, o milagre ocorreu, e o filho lhe foi dado por Deus ( Sm 1:9-18).

David Brainerd, jovem missionrio enviado para pregar no terrvel oeste americano, para os sanguinrios ndios peles-vermelha, morreu com apenas trinta e trs anos de idade, tuberculoso, dentro de uma cisterna onde procurava se esconder da friagem, clamando: "D-m almas, seno eu morro". Aps a sua morte ocorreu um fenmeno: - milhares de ndios se converteram por toda parte!

Suzana Wesley, mesmo sendo me de dezenove filhos, orava cerca de uma hora por dia. Dois dos seus filhos juntos ganharam milhare de almas para Cristo. So eles Joo Wesley, o Pregador, e Carlos Wesley, o Poeta e Compositor, autor de mais de 1500 hinos!

Joo Oxtoby, orava com tal fervor que passou a ser conhecido como "Joozinho da orao". O conclio da Igreja Metodista estava para tomar a deciso de fechar o campo missionrio de Filey, uma vez que vrios pregadores j haviam sido enviados e no estavam alcanando resultados. Joozinho comovido pediu mais uma chance para aquele povo. O conclio decidiu atender. Como no havia nenhum obreiro disposto a ir, Joozinho se apresentou e foi! Nas primeiras pregaes nada ocorreu... Joozinho ento se embrenhou n mata e, em agonia de alma, orava, mais ou menos assim: "No podes fazer de mim um palhao! Eu disse aos crentes l em Bridlington que tu vivificarias a tua obra, e agora preciso que assim o faas. De outro modo nunca mais terei coragem de lhes mostrar o rosto... ento o que dir o povo sobre a orao e a f..." Depois clamou: "Filey est conquistada! Filey est conquistada! E saiu cantando e clamando pelas ruas: "Voltai-vos para o Senhor e buscai a salvao". Milhares se converteram. - transcrito do Livro: Paixo Pelas Almas de Oswald J. Smith.

John Hyde, conhecido como "O Homem que Orava", foi missionrio na ndia. Inicialmente nas suas intercesses pedia a Deus que lhe desse a converso de uma alma por dia. Deus ouviu e atendeu a sua orao. Passou, ento, a solicitar duas almas por dia. Deus lhas deu. Aumentou o nmero para quatro! Milhares se converteram na ndia. Na sua biografia "O Homem Que Orava", registrado que Jo Hyde orava com tamanha intensidade de alma, que uma certa feita, um seu companheiro de orao no suportou permanecer ao seu lado, porque um calor muito forte encheu todo o aposento...

No texto de Ezequiel 22:30 o Senhor diz que no achou intercessores, que se pusessem na brecha do muro e clamassem pelo povo. Es falta ainda continua sendo sentida em muitas igrejas. Quando h intercesses, almas se convertem.

H registros histricos de que "diversos membros da congregao de Jnatas Edwards haviam passado a noite inteira em orao, ante dele haver pregado o seu memorvel sermo: "Os pecadores nas Mos de Um Deus Irado". O Esprito Santo se derramou em catadupa to poderosas, e Deus se manifestou de tal maneira, em santidade e majestade, durante a pregao daquele sermo, que os ancios lanaram os braos em redor das colunas do templo clamando: "Senhor, salva-nos, que estamos caindo no inferno!" - transcrito do Livro: Paixo Pelas Almas, de Oswald J. Smith. A base para o crescimento da igreja est na orao de intercesso. Aprouve a Deus estabelecer assim. Se queremos contemplar converses precisamos semear na comunidade profundo amor e paixo pelas almas perdidas, e insistir neste mister at que, voluntariamente, comecemos a ver nas reunies de orao da igreja lgrimas sendo vertidas em prol dos pecadores perdidos. No h frmulas, mtodos, ou estratgias mais eficazes para a converso de pecadores, do que a fervorosa intercesso. A igreja precisa entrar em parto de alma para gerar os seus filhos espirituais.

comunidadeshekinah.com

LEITURA BBLICA EM CLASSE - Gnesis 18.23-29,32,33 23 E chegou-se Abrao, dizendo: Destruirs tambm o justo com o mpio? 24 Se, porventura, houver cinqenta justos na cidade, destru-los-s tambm e no poupars o lugar por causa dos cinqenta justos que esto dentro dela? 25 Longe de ti que faas tal coisa, que mates o justo com o mpio; que o justo seja como o mpio, longe de ti seja. No faria justia o Juiz de toda a terra? 26 Ento, disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqenta justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles. 27 E respondeu Abrao, dizendo: Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou p e cinza. 28 Se, porventura, faltarem de cinqenta justos cinco, destruirs por aqueles cinco toda a cidade? E disse: No a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. 29 E continuou ainda a falar-lhe e disse: Se, porventura, acharem ali quarenta? E disse: No o farei, por amor dos quarenta.

32 Disse mais: Ora, no se ire o Senhor que ainda s mais esta vez falo: se, porventura, se acharem ali dez? E disse: No a destruirei, por amor dos dez. 33 E foi-se o SENHOR,

quando acabou de falar a Abrao; e Abrao tornou ao seu lugar.

Temos muitos estudos que podem ajudar na lio: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licaoabrao8vacilandonafe.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licaoabraao10intercessao.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licaoabraao3contenda.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licaoabraao11destruicao.htm

18.2 TRS VARES. Um dos trs homens era, sem dvida, uma manifestao de DEUS em forma humana, e os outros dois eram anjos que apareceram como homens. possvel que Abrao no tenha reconhecido, logo de incio, que os visitantes eram DEUS e dois anjos. (Hebreus 13.2 No vos esqueais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, no o sabendo, hospedaram anjos). 18.14 HAVERIA COISA ALGUMA DIFCIL AO SENHOR? DEUS quer que compreendamos que Ele tem poder para cumprir aquilo que Ele prometeu. JESUS realou essa verdade quando disse: A DEUS tudo possvel (Mt 19.26). 18.19 ELE H DE ORDENAR A SEUS FILHOS... PARA QUE GUARDEM O CAMINHO DO SENHOR. De vital importncia na chamada de Abrao foi o propsito de DEUS para que ele fosse um lder espiritual em casa e ensinasse a seus filhos o caminho do Senhor. Com a chamada de Abrao, DEUS estabeleceu o pai como o responsvel na famlia para ensinar os filhos para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justia e juzo (ver Dt 6.7) 18.20 O SEU PECADO SE TEM AGRAVADO MUITO. DEUS no faz concesso ao pecado; Ele observa cada maldade, injustia e imoralidade que cometida (4.10; Sl 34.17; Tg 5.4). No tempo certo, no havendo arrependimento do pecado, DEUS o julgar. A prpria natureza de DEUS requer que a iniqidade seja castigada. 18.22 ABRAO FICOU AINDA EM P DIANTE DA FACE DO SENHOR. Preocupado com L e sua famlia, Abrao intercedeu diante de DEUS para Ele no destruir as cidades (vv. 22-32). DEUS respondeu orao de Abrao, embora no como este esperava. DEUS no destruiu os justos com os mpios. Ele salvou os justos, porm destruiu os mpios. No dia da ira futura de DEUS, que h de vir sobre o mundo (ver 1 Ts 5.2; 2 Ts 2.2), DEUS j prometeu que salvar os justos (ver Lc 21.34-36; Ap 3.10).
DESTRUIRS TAMBM O JUSTO COM O MPIO? Abrao esperava que DEUS livrasse L e sua famlia e tambm todos os que por certo tinham ouvido de L seu testemunho sobre DEUS. CINQENTA JUSTOS NA CIDADE - o mnimo que se poderia esperar de uma famlia inteira habitando numa cidade pecadora. L, sua famlia e os dois namorados das filhas de L e mais suas famlias j seriam contados por Abrao como justos. Veja que L declarado na Bblia como justo (e livrou o justo L, enfadado da vida dissoluta dos homens abominveis 2 Pedro 2:7). NO FARIA JUSTIA O JUIZ DE TODA A TERRA? Abrao sabe que DEUS um DEUS justo e que no lana maldio sobre aqueles que o servem, mas que tambm no impede que venha a maldio sobre os que so mpios e perversos para que ao sofrerem se arrependam e se convertam. POUPAREI TODO O LUGAR POR AMOR DELES. Que importncia somos para o mundo! DEUS est procurando justos para livrar as cidades da Terra da destruio iminente, est

procurando intercessores (Ez 22.30 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei). ABRAO TORNOU AO SEU LUGAR - Parece que Abrao j se tinha tornado ousado demais, era hora de parar e no abusar da sorte. Abrao foi embora satisfeito por ter conseguido chegar aos dez, mal sabia ele que s havia ali um justo, L que mais tarde se embebedaria e daria oportunidade s suas duas filhas de terem relaes sexuais com ele e fundarem a nao de moabitas e amonitas (Vem, demos a beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai - Gnesis 19:32).

Hebreus 7.25 S JESUS pode salvar perfeitamente


25 Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por ele se chegam a DEUS, vivendo sempre para interceder por eles.

VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER. CRISTO vive no cu, na presena do Pai (8.1), intercedendo por todos os seus seguidores, individualmente, de acordo com a vontade do Pai (cf. Rm 8.33,34; 1 Tm 2.5; 1 Jo 2.1. (1) Pelo ministrio da intercesso de CRISTO, experimentamos o amor e a presena de DEUS e achamos misericrdia e graa para sermos ajudados em qualquer tipo de necessidade (4.16), tentao (Lc 22.32), fraqueza (4.15; 5.2), pecado (1 Jo 1.9; 2.1) e provao (Rm 8.3139). (2) A orao de CRISTO como sumo sacerdote em favor do seu povo (Jo 17), bem como sua vontade de derramar o ESPRITO SANTO sobre todos os crentes (At 2.33), nos ajudam a compreender o alcance do seu ministrio de intercesso (ver Jo 17.1). (3) Mediante a intercesso de CRISTO, aquele que se chega a DEUS (i.e., se chega continuamente a DEUS, pois o particpio no grego est no tempo presente e salienta a ao contnua), pode receber graa para ser salvo "perfeitamente". A intercesso de CRISTO, como nosso sumo sacerdote, essencial para a nossa salvao. Sem ela, e sem sua graa, misericrdia e ajuda que nos so outorgadas atravs daquela intercesso, nos afastaramos de DEUS, voltando a ser escravos do pecado e ao domnio de Satans, e incorrendo em justa condenao. Nossa nica esperana aproximar-nos de DEUS por meio de CRISTO, pela f (ver 1 Pe 1.5). (4) Note que CRISTO no permanece como advogado e intercessor dos que se recusam a confessar e abandonar o pecado e que se apartam da comunho com DEUS (cf. 1 Jo 1.5-7,9; 3.10). Sua intercesso para salvar "perfeitamente" somente para aqueles que "por Ele se chegam a DEUS" (7.25). No h segurana nem garantia para quem deliberadamente peca e deixa de se chegar a DEUS por Ele (10.21-31; ver 3.6). (5) Posto que CRISTO nosso nico mediador e intercessor no cu, qualquer tentativa de ter anjos ou santos falecidos como mediadores e de oferecer oraes ao Pai atravs deles, tanto intil quanto antibblico.

GNESIS 18.20,21; 19.1,13,16, 17,22,26,29; LUCAS 17.29,30,32 20 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,21 descerei agora e verei se, com efeito, tm praticado segundo este clamor que vindo at mim; e, se no, sab-lo-ei. 18.20 O SEU PECADO SE TEM AGRAVADO MUITO. DEUS no faz concesso ao pecado; Ele observa cada maldade, injustia e imoralidade que cometida (4.10; Sl 34.17; Tg 5.4). No tempo certo, no havendo arrependimento do pecado, DEUS o julgar. A prpria natureza de DEUS requer que a iniqidade seja castigada. Antropopatismo = forma metafrica de atribuir a DEUS sentimentos humanos para que ELE seja compreendido. 1 E vieram os dois anjos a Sodoma tarde, e estava L assentado porta de Sodoma; e, vendo-os L, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto terra.2 19.1 ESTAVA L ASSENTADO PORTA DE SODOMA. Embora L se afligisse pelo que via e ouvia do proceder mpio do povo de Sodoma (2 Pe 2.7,8), contudo ele tolerava a iniqidade ali, em troca de supostas vantagens sociais e materiais (ver 13.12). Essa sua transigncia resultou

em tragdia sua famlia (v. 34). Da mesma forma, os crentes atuais que expem suas famlias a ambientes mpios e a influncias malignas, em troca de status social ou vantagens materiais, esto preparando o caminho para as tragdias familiares. 13 pois ns vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destru-lo. O VEREDICTO FINAL DEVERIA SER EXECUTADO O MAIS RPIDO POSSVEL. 16 Ele, porm, demorava-se, e aqueles vares lhe pegaram pela mo, e pela mo de sua mulher, e pela mo de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. A misericrdia de DEUS e a intercesso de Abrao impedia que L e sua famlia perecessem,os anjos tiveram que for-los a sair, puxando-os pela mo. 22 Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto no tiveres ali chegado. Por isso, se chamou o nome da cidade 44Zoar. Anjos impedidos de agir por causa da Intercesso de Abrao. 26 E a mulher de L olhou para trs e ficou convertida numa esttua de isal. A MULHER DE L OLHOU PARA TRS E FICOU CONVERTIDA NUMA ESTTUA DE SAL. A esposa de L no levou a srio a ordem especfica do anjo (v. 17) e morreu. Certamente o seu corao ainda estava preso aos prazeres de Sodoma. JESUS adverte os crentes do NT dizendo: Lembrai-vos da mulher de L (Lc 17.32), o que significa que aqueles cujo corao est dominado pelo sistema corrupto deste mundo, no escaparo ira de DEUS e destruio pendente sobre os mpios (Ez 3.20; Rm 8.13; Hb 4.1) 29 E aconteceu que, destruindo DEUS as cidades da campina, DEUS se lembrou de Abrao e tirou L do meio da destruio, derribando aquelas cidades em que L habitara. DEUS se lembrou de seu amigo Abrao, companheiro de aliana, que intercedeu pelo sobrinho. Assim tambm ns seremos tirados da terra para que a ira de DEUS seja derramada, durante a Grande Tribulao.(Ap 3.20) Lc 17.29 Mas, no dia em que L saiu de Sodoma, choveu do cu fogo e enxofre, consumindo a todos. 30 Assim ser no dia em que o Filho do Homem se h de manifestar. O dia em que L saiu de Sodoma puxado pelo anjo, o juzo de DEUS foi executado, assim tambm logo aps o arrebatamento da Igreja, o juzo de DEUS se abater sobre os mpios pecadores que aqui ficarem. 32 Lembrai-vos da mulher de L. 17.32 LEMBRAI-VOS DA MULHER DE L. O erro trgico da esposa de L foi pr seu corao numa sociedade terrestre, e no num povo celestial (cf. Hb 11.10). Olhou para trs, porque seu corao continuava em Sodoma (Gn 19.17-26). Cada crente deve perguntar: meu corao est mais ligado s coisas terrenas do que a JESUS e esperana da sua volta?

INTERCESSO: (ORANDO PELOS OUTROS, COLOCANDO-SE NO LUGAR DE OUTREM, INDO A DEUS A FAVOR DE E RESISTINDO A SATANS QUE EST CONTRA). UM ENCONTRO COM DEUS E UM CONFRONTO COM SATANS. A intercesso to importante que DEUS quando vai fazer algo que influencie o quotidiano humano, ELE primeiro fala aos seus servos na terra para que estes intercedam para que acontea, caso seja bom, ou intercedam para que no acontea, caso seja mau. (2 Rs 24.2; Jr 25.4; Jn ) Ams 3.7 = Certamente o Senhor JEOV no far coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Exemplo: Quando DEUS quis destruir Sodoma e Gomorra primeiro falou com Abrao (Gn 18.17), quando DEUS quis destruir o povo hebreu, primeiro falou com Moiss (Ex 32.9,10), Quando quis enviar libertao do cativeiro primeiro falou com Daniel (Dn 9.2), quando quis castigar o povo de Israel primeiro falou com seus profetas (Jr 7.25; 11.7; Jr 25.4; 26.5; 29.19; 35.15; 44.4). Quando quis mandar o salvador, primeiro falou com os profetas (Dt 18.15; At 28.25; Hb 1.1).

Note que ao pensar em destruir Sodoma e Gomorra, DEUS no se lembrou de L e sua famlia, mas de Abrao, porque Abrao era um Intercessor (Gn 19.29). Quando nosso filho, ou filha, ou me, ou pai, ou marido, ou esposa, ou parente, ou amigo, ou conhecido, ou desconhecido, qualquer pessoa estiver em perigo, DEUS recorrer a ns para orarmos intercedendo, isso se ns estivermos ali na brecha (Ez 22.30), para interceder, ou seja estivermos prontos para orar costumeiramente todos os dias em favor daqueles que precisam de nossas oraes. VEJA Lc 13.1-9 = por isso que s vezes cai um avio, ou outra catstrofe acontece e escapa uma pessoa s, ela tinha um intercessor orando por ela e os outro no. Ez 22.30 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei. Is 53:12; Jo 17:9; Rm 8:34 ; Hb 7:25 ; 1 Tm 2:1; 1 Sm 19:4, 25:24; Fm 10; J 9:32 -35; Is 62:6, 59:16; Ez 22:30,31: SE NO TIVER INTERCESSOR A IGREJA SOFRE. EXEMPLO DE ABRAHO: Gn 18:17, 19:29 DE MOISS: Gn 32:10-14; 32:32, 33:18 OBS.: VEJA ESTUDO SOBRE DONS DOM DE LNGUAS, QUEM ORA EM LNGUAS EDIFICA-SE A SI MESMO E PODE CHEGAR A SER USADO PELO ESPRITO SANTO NA ORAO INTERCESSRIA COM GEMIDOS INEXPRIMVEIS. JESUS INTERCESSOR COMO HOMEM E COMO DEUS. DEUS EST NA TERRA, DENTRO DE NS (ESPRITO SANTO); O HOMEM EST NO CU NUM CORPO DE HOMEM (GLORIFICADO. EM JESUS CRISTO, NOSSO INTERCESSOR) TEMOS DOIS INTERCESSORES A QUEM BUSCAR: JESUS nosso intercessor no cu: Rm 8.34 Quem os condenar? Pois CRISTO quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual est direita de DEUS, e tambm intercede por ns. Hb 2.18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que so tentados. O ESPRITO SANTO NOSSO INTERCESSOR NA TERRA: (Rm 8.26,27) E da mesma maneira tambm o ESPRITO ajuda as nossas fraquezas; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o mesmo ESPRITO intercede por ns com gemidos inexprimveis. E aquele que examina os coraes sabe qual a inteno do ESPRITO; e ele que segundo DEUS intercede pelos santos. Definio de Intercesso: Interceder colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua prpria. estar entre DEUS e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em orao at a vitria na vida daquele por quem intercede. H muitas definies que ns poderamos dar sobre intercesso. A mais simples est na Bblia: "Orai uns pelos outros" (Tg. 5:16). Ela est cheia de exemplos: Abrao suplicou por L e este foi liberto da destruio de Sodoma e Gomorra; Moiss intercedeu por Israel apstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nao; Daniel orou pela libertao do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; CRISTO rogou por Seus discpulos e fez especial intercesso por Pedro; Paulo exemplo de constante intercesso. Toda a Igreja chamada ao fascinante ministrio da intercesso. O intercessor o que vai a DEUS no por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posio de sacerdote, entre DEUS e o homem, para pleitear a causa. Intercesso dar luz no reino do esprito s promessas e propsitos de DEUS. uma orao para que a vontade de DEUS seja feita na vida de outros; descobrir o que est no corao de DEUS e orar para que isso se manifeste.

DEUS levanta hoje um verdadeiro exrcito de intercessores. Ele est para trazer Terra o maior derramamento do ESPRITO j testemunhado. Para tanto, Seu ESPRITO traz ao Corpo de CRISTO um peso de intercesso, pois a orao intercessria a ferramenta usada por Ele para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos. Interceder ver a necessidade da interveno de DEUS nas mais diversas situaes. captar a mente de CRISTO, de modo a ver as circunstncias como CRISTO as v, e unir-se a Ele em splica para que DEUS se mova de tal maneira que sua vontade e propsito Divinos sejam cumpridos nas vidas dos homens e das naes. Etimologia da Palavra Etimologicamente, podemos considerar a palavra no hebraico, grego e portugus. interessante estudarmos o significado das palavras nas lnguas originais, porque em assim fazendo temos um entendimento melhor do que elas significam. Paga (hebraico) - Vem da raiz de uma palavra que significa "colidir pela violncia". Paga segundo a Concordncia de Strong, quer dizer: "colidir, encontrar, por acidente ou violncia, ou (figuradamente) pela importunao. Vir (entre), suplicar, cair (sobre), fazer intercesso, interceder, pleitear, prostrar, encontrar com (juntos), suplicar, orar, alcanar, correr". esta a palavra usada em Is. 55:12; Jr. 7:16; 27:18; 36:25. O Lxico Hebraico-Caldeu do Velho Testamento, de H.W.F. Gesenius, ressalta vrios significados existentes na raiz da palavra. Destacamos: "Vir sobre ou contra, quer de propsito ou acidentalmente, quer violenta ou levemente; num bom sentido, assaltar algum com peties, oraes; inst-lo; encontrar-se com; alcanar algum; fazer uma aliana com algum..." Interessantes so tambm as expresses: "colocar-se na brecha", para defender algum (Ez. 13:5; 22:30; SI. 106:23) e "erguer um muro em torno de algum" (Ez. 13:6; 22:30). nteuxis (grego) - (substantivo) De acordo com W. E. Vine, em seu Expository Dictionary of the New Testament Words, "primariamente denota encontrar-se com; ento, uma conversao; uma petio; um termo tcnico de aproximao de um rei, bem como para a aproximao de DEUS em intercesso; traduzido para orao em I Tm. 4:5 e no plural em I Tm. 2:1 (isto , procurando a presena e ouvindo de DEUS a favor de outros). Entugchano (grego) - (verbo) Segundo W. E. Vine, "primariamente harmonizar-se com, encontrar-se com o fim de conversar; ento, fazer petio, especialmente intercesso, pleitear com uma pessoa, tanto a favor quanto contra outros; (a) contra: At. 25:24; Rm. 11:2; (b) a favor: Rm. 8:27,34; Hb. 7:25. Huperentugcha no grego) - Interceder a favor de; fazer intercesso por. Interceder, segundo o Dicionrio de Aurlio, "pedir, rogar, suplicar (por outrem); intervir (a favor de algum ou de algo)" O Dicionrio da Bblia, de Nelson, declara: "O ato de peticionar a DEUS ou orar a favor de outra pessoa ou grupo." A natureza pecaminosa deste mundo separa os seres humanos de DEUS. Tem sido necessrio, portanto, que pessoas justas vo a DEUS buscar reconciliao entre Ele e Sua criao cada." Encontro e Confronto A palavra hebraica, paga, para intercesso, tem dois aspectos: O primeiro de luta, violncia, choque e denota confronto. O outro, de encontro, colocar-se entre, orar, suplicar. Conclumos, pois, que a intercesso tem duas facetas: Uma de confronto com o inimigo e outra de encontro com o Rei. O homem no tem autoridade para confrontar o seu Criador. Vamos a DEUS com uma atitude de quebrantamento e submisso. Contra quem, pois, se colide na intercesso? Contra o que se ope aos planos de DEUS na vida dos filhos dos homens. No sentido lato da palavra, interceder enfrentar as foras opostas de Satans, colidindo contra elas, pela batalha espiritual, e colocar-se diante de DEUS, firmado em Suas promessas, a fim de pleitear a causa de outros; um encontro com DEUS e um confronto com Satans, a favor dos homens. INTERCESSO (BEP - CPAD)

Interceder colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua prpria. estar entre DEUS e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em orao at a vitria na vida daquele por quem intercede. H muitas definies que ns poderamos dar sobre intercesso. A mais simples est na Bblia: "Orai uns pelos outros" (tg. 5:16). Ela est cheia de exemplos: Abrao suplicou por L e este foi liberto da destruio de Sodoma e Gomorra; Moiss intercedeu por Israel apstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nao; Daniel orou pela libertao do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; CRISTO rogou por Seus discpulos e fez especial intercesso por Pedro; Paulo exemplo de constante intercesso. Toda a Igreja chamada ao fascinante ministrio da intercesso. O intercessor o que vai a DEUS no por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posio de sacerdote, entre DEUS e o homem, para pleitear a sua causa. Intercesso dar luz no reino do esprito s promessas e propsitos de DEUS. uma orao para que a vontade de DEUS seja feita na vida de outros; descobrir o que est no corao de DEUS e orar para que isso se manifeste. DEUS levanta hoje um verdadeiro exrcito de intercessores. Ele est para trazer Terra o maior derramamento do ESPRITO j testemunhado. Para tanto, Seu ESPRITO traz ao Corpo de CRISTO um peso de intercesso, pois a orao intercessria a ferramenta usada por Ele para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos. Interceder ver a necessidade da interveno de DEUS nas mais diversas situaes. captar a mente de CRISTO, de modo a ver as circunstncias como CRISTO as v, e unir-se a Ele em splica para que DEUS se mova de tal maneira que Sua vontade e propsito Divinos sejam cumpridos nas vidas dos homens e das naes. Interceder combater O primeiro aspecto da intercesso, de combate. Voc vai perguntar: Por que combate na intercesso? Saiba que no DEUS Quem retm as bnos do Seu povo. Muita gente pensa que Ele o nosso problema. Absolutamente no! Ele no o meu problema, a fonte da minha beno. O ladro quem procura segurar a beno no caminho. Suponhamos que eu tenha dado uma Bblia para o Antnio e o Jos a tenha segurado, impedindo que ela chegue ao seu verdadeiro destino. Onde est a Bblia? J a despachei para o Antnio. Se ela ainda no est em suas mos, onde ir procura-la? Contra quem ir lutar? Contra mim, ou contra quem reteve a Bblia? claro que contra o Jos. DEUS j despachou do Cu tudo quanto necessrio para uma vida de vitria. Tudo meu em CRISTO JESUS. Ele j pagou o preo para que eu tenha a vitria, paz, sade, prosperidade. Tudo o que de DEUS meu. Seus tesouros so meus, em CRISTO JESUS. Por que, ento, vivo na misria, preso, derrotado, oprimido, amarrado? Algum segurou a minha beno no caminho e agora ns vamos brigar. a vez de voltar-me para o inimigo e declarar: "Se CRISTO pagou o preo, seu atrevido, tira a mo de cima, porque eu vou entrar agora na batalha, na autoridade de CRISTO JESUS". Este um aspecto da intercesso, paga, ir contra. Se o inimigo chegar perto, ele vai ver que o justo ousado como um leo. a essa atitude que chamamos de combate espiritual e eis a por que chamamos o intercessor de guerreiro de orao. O intercessor se coloca face a face com DEUS e face a face com Satans. Quanto mais voc intercede, mais ver a cara do inimigo, como feia. Haver guerra! Mas glria a DEUS, porque quanto mais voc combate, mais se transforma em um guerreiro firme, que no tem medo da batalha. Quando vem a guerra, voc est de prontido, arregaa as mangas e vai luta. Por qu? Porque voc j sabe que Satans est derrotado. Essa uma luta cuja vitria j foi ganha na cruz do Calvrio h dois mil anos atrs; e como Morris Cerullo gosta de dizer, "tudo o que eu tenho que aprender como vencer um inimigo que j est derrotado." Satans nenhuma autoridade tem sobre voc meu irmo, nenhuma. S aquela que voc lhe der. Mas se voc nada lhe der, ele nada ter. Ele no tem armas legtimas para lutar contra voc; porm voc as tem. Voc tem armas poderosas em DEUS para enfrenta-lo e venc-lo. Ele tem uma boca grande, fala muito alto e faz a guerra com um pacote de mentiras, procurando traz-las aos seus ouvidos, a fim de enfraquecer o seu esprito de combate. Todavia, se voc conhece as suas maquinaes, e no lhe d ouvidos, no se rebaixa para ouvi-lo, porque o lugar dele debaixo dos seus ps, ele ser para voc um inimigo derrotado. No se impressione com o rugir inimigo. Faz muito barulho, ruge como um leo, mas no um leo. JESUS quem o Leo da tribo de Jud, e ele procura imit-LO, mas s faz barulho, s ruge. como na histria do peregrino: quando ele chega para entrar no castelo, feliz depois de

vencidos tantos obstculos, encontra um leo na porta de entrada. Logo, porm, descobre que este est amarrado, no faz nada, s mete medo, intimida com sua presena e seu rugir. No tenha medo do falso leo, pois est sob o controle do Altssimo, em nome de JESUS. O cristo como intercessor "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prtica de, splicas, oraes e intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens" (1 Tm. 2:1). "...e orai [tambm] uns pelos outros, para serdes curados e restaurados [a um vigor espiritual de mente e corao]. A fervorosa (sincera, continua) orao do justo torna um tremendo poder disponvel (dinmico em sua operao)" (Tg. 5:16 - Amp). O intercessor aquele que se coloca entre DEUS e (os homens, a favor destes, para pleitear sua causa, como se fosse prpria. aquele que se coloca entre vivos e mortos para que cesse a praga (Nm, 16:48). aquele que tem o seu esprito afinado ao ESPRITO de DEUS e consegue captar os pesos do Seu corao e se devota a orar por outros, sob Sua liderana, at que o cetro de DEUS se levante, isto , at que a causa seja ganha. A intercesso visa alterar circunstncias contrrias vontade perfeita de DEUS, levando-as a se harmonizarem com a mesma. O crente o canal de DEUS na terra, no s da proclamao da Sua Palavra, da Sua vontade e obra da Redeno, mas tambm de intercesso. Como isso funciona? Sintetizando o que estamos procurando transmitir, diramos: 1 - DEUS tem um propsito para o homem em Seu corao. Esse propsito tem sido revelado na Bblia e em CRISTO. 2 - JESUS intercede junto ao Pai de acordo com esse propsito. Como representante do homem no Cu, JESUS fala por ele. 3 - O ESPRITO SANTO ouve o que JESUS fala e revela Seus desejos ao esprito do crente. ali que Ele habita e faz o elo de ligao entre DEUS e o cristo. Ele traz o que est no corao de DEUS para o corao do crente. 4 - O intercessor fala e ora em linha com a revelao recebida pelo ESPRITO SANTO. Quando ele abre a boca para orar movido pelo ESPRITO, uma perfeita harmonia se estabelece entre o Cu e a terra. 5 - desencadeada a manifestao do poder de DEUS nas circunstncias a serem alteradas e que foram objeto de orao, provocando uma mudana. O Chamado Intercesso Todo cristo chamado a exercer o sacerdcio. Sacerdote o que se coloca diante de DEUS no lugar do homem, levando suas necessidades presena dAquele que somente pode intervir miraculosamente na vida da raa humana, l Pedro 2:9 declara: "Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de DEUS, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz." Ocupar a funo sacerdotal implica necessariamente em ministrar a DEUS a favor dos homens. verdade que todos tm acesso DEUS, atravs de CRISTO JESUS, porm tambm verdade que a Bblia nos exorta a orar uns pelos outros e fazer splicas e intercesses por todos os homens. um imperativo, um chamado, um dever, um privilgio. Por causa de tudo quanto j estudamos, premente a necessidade de intercessores. Voc poder dizer: Mas DEUS j no proveu JESUS, como nosso intercessor? Isso no basta? No, isso no basta. A terra ainda dos filhos dos homens e nela que as batalhas se travam. Em CRISTO temos uma aliana com DEUS, mas ainda atravs dos homens que tudo se realiza na terra. O que acontece com CRISTO, como o Intercessor provido pelo Pai, que Ele tem autoridade de nos representar diante de DEUS e, pelo Seu ESPRITO, tanto mudou nossa natureza, nos regenerou, elevando-nos posio de filhos de DEUS, como vive em ns. Isso nos garante uma presena sobrenatural para nos guiar num viver de acordo com Seus propsitos. Por causa do ESPRITO SANTO em ns, que nos revela todas as coisas, podemos agora falar e orar em perfeita linha com a vontade do Pai. Mas coloque isso em seu corao: Voc e eu somos a boca atravs da qual o ESPRITO SANTO vai orar na terra o que JESUS ora no Cu. Atravs de ns, Ele interceder com "gemidos inexprimveis." Convm a esta altura salientar que assim como Satans s opera na terra, porque encontra o consentimento dos homens, DEUS tambm opera na terra atravs do mesmo consentimento e instrumentalidade. Temos que abrir a boca aqui e dizer o que DEUS diz no Cu, e quando essa harmonia acontece, que as circunstncias mudam, vidas so arrancadas do inferno, avivamentos rompem, cadeias so quebradas, DEUS temido, obedecido e glorificado.

A Intercesso Prioridade A intercesso deve ser uma das prioridades da vida do cristo. Todo crente chamado a interceder. H pessoas que tm um ministrio de intercesso, com uma uno especial para tanto, mas cada crente tem uma vocao de DEUS para interceder; um imperativo. Quem no o faz, no exerce seu sacerdcio. Paulo enftico ao dizer: "Antes de tudo, pois, morto que se use a prtica de splicas, oraes e intercesses, aes de graa, em favor de todos os homens " (1 Tm. 2:1). Fazer intercesses e splicas por todos, deve ser uma prtica em nossa vida. Insistimos no princpio: DEUS nada faz na terra, a no ser por meio da intercesso. Amado, ns temos que nos arrepender da nossa falta de intercesso. Cada orao nossa realiza alguma coisa no reino do esprito. Um dia que passamos sem interceder, um dia em que perdemos a oportunidade de criar alguma coisa no mundo espiritual, com conseqncias no mundo natural, sendo que esta oportunidade no mais voltar. Muitas crises surgem em nossas vidas por falta de orao. Muitas vezes o ESPRITO nos traz uma direo, uma luz ou impresso, mas no queremos nos devotar intercesso e, ento, sofremos, desastres acontecem na vida de outros, almas vo para o inferno e angstias que poderiam ter sido evitadas pela orao, dilaceram muitas almas. Somos chamados a interceder! No responder a esse chamado do Trono estar em pecado. O profeta Samuel, diante do pedido do povo para que clamasse a seu favor, para que no morressem por causa dos seus prprios pecados, fez uma tremenda declarao que deveria ser um desafio para ns tambm: "E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vs; eu vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Sm. 12:23). DEUS tem um propsito para o homem em Seu corao, e precisa dos Seus filhos para que esse propsito se estabelea. E o que intercesso seno trazer a vontade de DEUS vida dos homem, da Igreja e das naes? Se entendermos isso, no esperaremos sobrar um tempinho para orar, mas faremos da intercesso uma das prioridades em nossa vida. SRIE ESCOLA DE ORAO - Valnice Milhomens (1992).

A INTERCESSO Dn 9.3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor DEUS, para o buscar com orao, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza. Pode-se definir a intercesso como a orao contrita e reverente, com f e perseverana, mediante a qual o crente suplica a DEUS em favor de outra pessoa ou pessoas que extremamente necessitem da interveno divina. A orao de Daniel no cap. 9 uma orao intercessria, pois ele ora contritamente em favor da restaurao de Jerusalm e de todo o povo de Israel. A Bblia nos fala da intercesso de CRISTO e do ESPRITO SANTO, e de numerosos santos, homens e mulheres do antigo e do novo concerto. A INTERCESSO DE CRISTO E DO ESPRITO SANTO. 1) JESUS, no seu ministrio terreno, orava pelos perdidos, os quais Ele viera buscar e salvar (Lc 19.10). Chorou, quebrantado, por causa da indiferena da cidade de Jerusalm (Lc 19.41). Orava pelos seus discpulos, tanto individualmente (ver Lc 22.32) como pelo grupo todo (Jo 17.6-26). Orou at por seus inimigos, quando pendurado na cruz (Lc 23.34). 2) Um aspecto permanente do ministrio atual de CRISTO o de interceder pelos crentes diante do trono de DEUS (Rm 8.34; Hb 7.25; 9.24; ver 7.25); Joo refere-se a JESUS como um Advogado para com o Pai (ver 1Jo 2.1). A intercesso de CRISTO essencial nossa salvao (cf. Is 53.12). Sem a sua graa, misericrdia e ajuda, que recebemos mediante a sua intercesso, ns nos desviaramos de DEUS e voltaramos escravido do pecado. 3) O ESPRITO SANTO tambm est empenhado na intercesso. Paulo declara: n o sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o mesmo ESPRITO intercede por ns com gemidos inexprimveis (Rm 8.26). O ESPRITO SANTO, atravs do esprito do crente, intercede segundo DEUS (Rm 8.27). Portanto, CRISTO intercede pelo crente, no cu, e o ESPRITO intercede dentro do crente, na terra. A INTERCESSO DO CRENTE.

A Bblia refere-se constantemente s oraes intercessrias do crente e registra numerosos exemplos de oraes notveis e poderosas. 1) No AT, os lderes do povo de DEUS, tais como os reis (1Cr 21.17; 2Cr 6.14-42), profetas (1Rs 18.41-45; Dn 9) e sacerdotes (Ed 9.5-15; Jl 1.13; 2.17,18), deviam ser exemplos na orao intercessria em prol da nao. Exemplos marcantes de intercesso no AT, so as oraes de Abrao em favor de Ismael (Gn 17.18) e de Sodoma e Gomorra (Gn 18.23-32), as oraes de Davi em favor de seus filhos (2Sm 12.16; 1Cr 29.19), e as de J em favor de seus filhos (J 1.5). Na vida de Moiss, temos o exemplo supremo no AT, quanto ao poder da orao intercessria. Em vrias ocasies ele orou intensamente para DEUS alterar a sua vontade, mesmo depois de o Senhor declarar-lhe aquilo que Ele j resolvera executar. Por exemplo, quando os israelitas se rebelaram e se recusaram a entrar em Cana, DEUS falou a Moiss que iria destru-los e fazer de Moiss uma nao maior (Nm 14.1-12). Moiss, ento, levou o assunto ao Senhor em orao e implorou em favor dos israelitas (Nm 14.13-19); no fim da sua orao, DEUS lhe disse: Conforme tua palavra, lhe perdoei (Nm 14.20; ver tambm x 32.11-14; Nm 11.2; 12.13; 21.7; 27.5). Outros poderosos intercessores do AT so Elias (1Rs 18.21-26; Tg 5.16-18), Daniel (9.2-23) e Neemias (Ne 1.311). 2) O NT apresenta mais exemplos, ainda, de oraes intercessrias. Os evangelhos registram como os pais e outras pessoas intercediam com JESUS em favor dos seus entes queridos. Os pais rogavam a JESUS para que curasse seus filhos doentes (Mc 5.22-43; Jo 4.47-53); um grupo de mes pediu que JESUS abenoasse seus filhos (Mc 10.13). Certo homem de posio implorou, pedindo a cura de seu servo (Mt 8.6-13), e a me de Tiago e Joo intercedeu diante de JESUS em favor deles (Mt 20.20,21). 3) A igreja do NT intercedia constantemente pelos fiis. Por exemplo, a igreja de Jerusalm reuniu-se a fim de orar pela libertao de Pedro da priso (At 12.5, 12). A igreja de Antioquia orou pelo xito do ministrio de Barnab e de Paulo (At 13.3). Tiago ordena expressamente que os presbteros da igreja orem pelos enfermos (Tg 5.14) e que todos os cristos orem uns pelos outros (Tg 5.16; cf. Hb 13.18,19). Paulo vai mais alm, e pede que se faa orao em favor de todos (1Tm 2.1-3). 4) O apstolo Paulo, quanto intercesso, merece meno especial. Em muitas das suas epstolas, discorre a respeito das suas prprias oraes em favor de vrias igrejas e indivduos (e.g., Rm 1.9,10; 2Co 13.7; Fp 1.4-11; Cl 1.3,9-12; 1Ts 1.2,3; 2Ts 1.11,12; 2Tm 1.3; Fm .4-6). Vez por outra fala das suas oraes intercessrias (e.g., Ef 1.16-18; 3.14-19; 1Ts 3.11-13). Ao mesmo tempo, tambm pede as oraes das igrejas por ele, pois sabe que somente atravs dessas oraes que o seu ministrio ter plena eficcia (Rm 15.30-32; 2Co 1.11; Ef 6.18-20; Fp 1.19; Cl 4.3,4; 1Ts 5.25; 2Ts 3.1,2). PROPSITOS DA ORAO INTERCESSRIA. Nas numerosas oraes intercessrias da Bblia, os santos de DEUS intercediam para que DEUS sustasse o seu juzo (Gn 18.23-32; Nm 14.13-19; Jl 2.17), que restaurasse o seu povo (Ne 1; Dn 9), que livrasse as pessoas do perigo (At 12.5,12; Rm 15.31), e que abenoasse o seu povo (Nm 6.24-26; 1Rs 18.41-45; Sl 122.6-8). Os intercessores tambm oravam para que o poder do ESPRITO SANTO viesse sobre os crentes (At 8.15-17; Ef 3.14-17), para que algum fosse curado (1Rs 17.20-23; At 28.8; Tg 5.14-16), pelo perdo dos pecados (Ed 9.5-15; Dn 9; At 7.60), para DEUS dar capacidade s pessoas investidas de autoridade para governarem bem (1Cr 29.19; 1Tm 1.1,2), pelo crescimento na vida crist (Fp 1.9-11; Cl 1.10,11), por pastores para que sejam capazes (2Tm 1.3-7), pela obra missionria (Mt 9.38; Ef 6.19,20), pela salvao do prximo (Rm 10.1) e para que os povos louvem a DEUS (Sl 67.3-5). Qualquer coisa que a Bblia revele como a perfeita vontade de DEUS para o seu povo pode ser um motivo apropriado para a orao intercessria. Fonte = BEP - CPAD - EM CD

INTERAO Intimidade! Quando olhamos para a vida de Abrao e a sua apaixonada intercesso em favor de Sodoma e Gomorra percebemos que ele mantinha uma relao to vital com DEUS que Este compartilhou com Abrao uma intimidade do seu prprio corao no tocante quelas duas cidades: E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abrao o que fao? (Gn 18.7). Por causa dessa intimidade Abrao foi um grande intercessor. Suas intercesses no chegaram impedir a ira de DEUS sobre as duas cidades, mas serviram para livrar a L e sua famlia daquela destruio (Gn 19.29). Com Abrao entendemos que toda intercesso significativa s pode se originar de um corao que esteja em perfeita intimidade com a compaixo e os propsitos do corao de DEUS.

OBJETIVOS Explicar a orao intercessria no Antigo Testamento e em o Novo Testamento. Compreender as caractersticas de um intercessor. Conscientizar-se que a compaixo e o amor so caractersticas marcantes do cristo.

ORIENTAO PEDAGGICA Professor, sugerimos que voc utilize o quadro abaixo ao introduzir o segundo tpico. Isso pode ser feito atravs de Power Point, retroprojetor, lousa ou distribuio de cpias. Procure enfatizar o ministrio da intercesso exercido por Abrao, Moiss e Paulo como exemplos de amor ao prximo, porm, cite JESUS CRISTO como o exemplo supremo de compaixo e amor pelo prximo. Conclua explicando que a vida de orao intercessria passa pelas caractersticas crists de perseverana, altrusmo e empatia conforme o quadro da pgina seguinte. Boa aula!

Explicaes da Lio: I. O FLAGRANTE DO PECADO DE SODOMA E GOMORRA Ver estudo sobre anjos em http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licaoabrao8vacilandonafe.htm 1. Os anjos de DEUS em Sodoma. Abrao descobriu que os trs homens que o visitaram em sua tenda, no eram homens comuns, embora parecessem simples peregrinos. preciso ter discernimento espiritual para se conhecer a visitao de DEUS. Muitas vezes recebemos a visita de Mensageiros de Satans e pensamos que de DEUS e muitas vezes recebemos a visita de DEUS e pensamos que de Satans; como fazer para distinguir essas visitas? A resposta est na Palavra de DEUS e na comunho com o ESPRITO SANTO. preciso julgar as profecias que recebemos de acordo com a Palavra de DEUS (Dt 18.20-22; 1 Rs 13.26; 2 Rs 6.12; Jr 28.9; Ez 14.9; 2 Pe 2.1; 1 Ts 5.19-23). 1 Jo 4.1 Amados, no creiais a todo esprito, mas provai se os espritos vm de DEUS; porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo. PROVAI... OS ESPRITOS. O motivo para provar todo esprito (i.e., pessoa impelida ou inspirada por algum esprito), que "muitos falsos profetas" se abrigaro na igreja. Isso acontecer, principalmente, pelo aumento da tolerncia da igreja quanto a doutrinas antibblicas, perto do fim dos tempos (ver Mt 24.11; 1 Tm 4.1; 2 Tm 4.3,4; 2 Pe 2.1,2). O cristo deve testar todos que, sendo cristos professos, so mestres, escritores, pregadores e profetas, e mesmo todo indivduo que afirma que sua obra ou mensagem provm do ESPRITO SANTO. O crente nunca deve crer que certo ministrio ou experincia espiritual de DEUS, somente porque algum afirma isto. Alm disso, nenhum ensinamento, nem doutrina, devem ser aceitos como

verdadeiros somente por causa de sucesso, milagres, ou uno aparente da pessoa (Mt 7.22; 1 Co 14.29; 2 Ts 2.8-10; 2 Jo 7; Ap 13.4; 16.14; 19.20). (1) Qualquer ensino deve ser testado, comparando-o com a revelao da verdade de DEUS, nas Escrituras (ver Gl 1.9). (2) o contedo do ensino que precisa ser testado. O ensino tem o mesmo tipo de contedo e sentido do ensino apostlico segundo o NT? Deve ser recusado qualquer ensino que algum afirma ter recebido do ESPRITO SANTO ou de anjo, mas que no pode ser confirmado pela s exegese bblica. (3) A vida do mestre deve ser averiguada quanto ao seu relacionamento com o mundo mpio (ver v. 5), e quanto ao senhorio de CRISTO na vida da pessoa (vv. 2,6; Rm 10.9) Veja exemplo de discernimento no Novo Testamento (Dom do ESPRITO SANTO) Ex: JESUS: "E JESUS, vendo-lhes a f, disse ao paraltico: Filho, perdoados so os teus pecados."(Mc 2:5). Paulo:" E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao esprito: Eu te ordeno em nome de JESUS CRISTO que saias dela. E na mesma hora saiu."(At 16:18). Veja que L tambm (talvez devido ao convvio com seu tio Abrao), reconheceu os anjos de DEUS, quando lhe visitaram para tirar-lhe da cidade juntamente com sua famlia; j os moradores mpios da cidade no os reconheceram como sendo anjos, mas como sendo homens como eles mesmos. 2. O flagrante dos pecados de Sodoma (Gn 19.4,5). Homossexualismo. Lv 20.13= Quando tambm um homem se deitar com outro homem como com mulher, ambos fizeram abominao; certamente morrero; o seu sangue sobre eles. Lv 18.22= Com varo te no deitars, como se fosse mulher: abominao ; ABOMINAO . Ato sexual com algum do mesmo sexo (i.e, sodomia, ver Gn 19.5) "abominao" ao Senhor. Isto , tal ato sobretudo detestvel e repulsivo a DEUS (ver Rm 1.27). Dt 23.17,18= No haver rameira dentre as filhas de Israel; nem haver sodomita dentre os filhos de Israel. No trars salrio de rameira nem preo de co casa do SENHOR, teu DEUS, por qualquer voto; porque ambos estes so igualmente abominao ao SENHOR, teu DEUS. 1 Co 6.9,10= No sabeis que os injustos no ho de herdar o Reino de DEUS? No erreis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o Reino de DEUS. OS INJUSTOS NO HO DE HERDAR O REINO. Alguns de Corinto enganaram-se a ponto de crer que se perdessem a comunho com CRISTO, negassem-no e vivessem na imoralidade e na injustia, sua salvao e sua herana no reino de DEUS continuavam seguras. (1) Paulo, no entanto, declara que a conseqncia inevitvel do pecado habitual a morte espiritual, at mesmo para o cristo (cf. Rm 8.13). Ningum poder viver na imoralidade e ao mesmo tempo herdar o reino de DEUS (cf. Rm 6.16; Tg 1.15; ver 1 Jo 2.4; 3.9). O apstolo Paulo repete muitas vezes esse ensino fundamental (e.g., Gl 5.21 e Ef 5.5,6). Note-se que os profetas do AT continuamente declaravam este princpio (ver Jr 8.7; 23.17; Ez 13.10). (2) A advertncia de Paulo para todos os cristos. No nos enganemos, pois "os injustos no ho de herdar o Reino de DEUS". A salvao sem a obra regeneradora e santificadora do ESPRITO SANTO no tem lugar na Palavra de DEUS. II. OS PECADOS DE SODOMA E GOMORRA Na categoria dos pecados sexuais, podemos destacar o homossexualismo como a depravao e brutalizao moral e fsica praticada pela gerao daqueles dias (Gn 13.13; 18.20; 2 Pe 2.68). Em nossa sociedade as perverses do sexo so consideradas como coisa normal, ou seja, faz parte do estilo de vida moderno. Somente a igreja de CRISTO poder, como sal da terra (Mt 5.13), conter a deteriorao moral e espiritual completa da massa humana. 1. A total depravao moral daquelas cidades. Eram maus os vares de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor (Gn 13.13). Jd vv 7,8 assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido aps outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. E,

contudo, tambm estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominao, e vituperam as autoridades. 2 Pe 2.6 e condenou subverso as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 7 e livrou o justo L, enfadado da vida dissoluta dos homens abominveis 8 [porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias (eis uma das razes porque DEUS desceu para ver o pecado daquelas cidades) a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas]. 2. Causas do homossexualismo. Para a prtica do pecado, o ser humano no tem desculpas. Antes de qualquer causa fsica ou psquica, a principal a natureza pecaminosa herdada de Ado e Eva (Rm 5.12). 1 Co 6.9 OS INJUSTOS NO HO DE HERDAR O REINO. Alguns de Corinto enganaram-se a ponto de crer que se perdessem a comunho com CRISTO, negassem-no e vivessem na imoralidade e na injustia, sua salvao e sua herana no reino de DEUS continuavam seguras. (1) Paulo, no entanto, declara que a conseqncia inevitvel do pecado habitual a morte espiritual, at mesmo para o cristo (cf. Rm 8.13). Ningum poder viver na imoralidade e ao mesmo tempo herdar o reino de DEUS (cf. Rm 6.16; Tg 1.15; ver 1 Jo 2.4; 3.9). O apstolo Paulo repete muitas vezes esse ensino fundamental (e.g., Gl 5.21 e Ef 5.5,6). Note-se que os profetas do AT continuamente declaravam este princpio (ver Jr 8.7; 23.17; Ez 13.10). (2) A advertncia de Paulo para todos os cristos. No nos enganemos, pois "os injustos no ho de herdar o Reino de DEUS". A salvao sem a obra regeneradora e santificadora do ESPRITO SANTO no tem lugar na Palavra de DEUS. 1 Tm 1.10 9 sabendo isto: que a lei no feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os mpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,10 para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrrio s doutrina. Na verdade a raiz do homossexualismo o pecado e no causas psquicas ou de comportamento como querem muitos mdicos, para ganharem o dinheiro desses "doentes". Antes da doena chegar ao corpo, estava na alma, com suas concupiscncias (desejos). 3. O pecado das filhas de L (Gn 19.30-38). Foi o incesto - unio sexual entre parentes consangneos, afins ou adotivos. Gn 19.33 E DERAM A BEBER VINHO A SEU PAI. As filhas de L foram culpadas do pecado do incesto, e L, do pecado de embriaguez. (1) Sem dvida, o convvio achegado dessas moas com os mpios habitantes de Sodoma, tolerado por seu pai (v.14), f-las adotar baixos padres morais de conduta. Por L ser indulgente com a impiedade, ele perdeu a famlia e teve uma descendncia mpia. (2) L tornou-se um exemplo de pai crente, cuja f e perseverana bastaram para ele se salvar, mas no para salvar a sua famlia. Aprendeu, tarde demais, que o verdadeiro caminho da f ensinar nossa famlia a separar-se do mal, e no amar o mundo (1 Jo 2.15,17; ver 2 Co 6.14 ). Que trgica combinao de f e falta de disciplina no lar; escapou da tragdia de Sodoma, mas no escapou da tragdia familiar. III. OS CRENTES DAQUELES DIAS A gerao daqueles dias estava pervertida (Lc 17.28,29). As atividades rotineiras da vida, como comer, beber, comprar, vender, plantar, edificar, casar e dar-se em casamento, foram deturpadas pela corrupo dos bons costumes. A pecaminosidade multiplicou-se de tal forma, que aquela gerao no sabia, nem queria, nem podia distinguir o certo do errado, o sagrado do profano, o puro do impuro. Na gerao daqueles dias havia, contudo, algumas pessoas que conheciam a DEUS. Elas nos ensinam lies vlidas para os dias atuais. Quatro dessas pessoas so: Abrao, Sara, L e sua mulher. Mt 5.13 SAL DA TERRA. Os cristos so o sal da terra . Dois dos valores do sal so: o sabor e o poder de preservar da corrupo. O cristo e a igreja, portanto, devem ser exemplos para o mundo e, ao mesmo tempo, militarem contra o mal e a corrupo na sociedade. (1) As igrejas mornas apagam o poder do ESPRITO SANTO e deixam de resistir ao esprito predominante no mundo. Elas sero lanadas fora por DEUS (ver Ap 3.16).

(2) Tais igrejas sero destrudas, pisoteadas pelos homens (v.13); i.e., os mornos sero destrudos pelos maus costumes e pelos baixos valores da sociedade mpia (cf. Dt 28.13,43,48; Jz 2.20-22). 1. Abrao (Gn 18.23-33). Denominado "Pai da F", foi exemplo de separao entre luz e trevas, sem se corromper, principalmente pelas riquezas e bens materiais, morando em tendas e sempre com o olhar fixo em DEUS, esperando com pacincia e f a hora de ir embora pra sua morada eterna. Tg 2.21 Porventura no foi pelas obras que nosso pai Abrao foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Rm 4.16 Porquanto procede da f o ser herdeiro, para que seja segundo a graa, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendncia, no somente que da lei, mas tambm que da f que teve Abrao, o qual pai de todos ns. Rm 4.11 11 E recebeu o sinal da circunciso, selo da justia da f que teve quando ainda no era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crem, estando eles na incircunciso, a fim de que a justia lhes seja imputada, Hb 11.9 Pela f peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em [tenda]s com Isaque e Jac, herdeiros com ele da mesma promessa; Um homem respeitado e admirado por todos os habitantes do mundo de ento, um abenoador e um pregador do evangelho que lhe foi revelado; ATRAVS DE SEU TESTEMUNHO DE VIDA. Jo 8.56 Abrao, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se. PORQUE ESPERAVA A CIDADE. Abrao sabia que a terra que lhe fora prometida, aqui no mundo, no era o fim da sua jornada. Pelo contrrio, o fim era bem alm, na cidade celestial, que DEUS preparara para seus servos fiis. Abrao serve de exemplo a todo o povo de DEUS; devemos reconhecer que estamos apenas de passagem neste mundo, caminhando para nosso verdadeiro lar no cu. No devemos pensar em segurana plena neste mundo, nem ficar fascinados por ele (vv. 14,16; 13.14). Devemos nos considerar estrangeiros e exilados na terra. Esta no a nossa ptria, mas territrio estrangeiro; o fim da nossa peregrinao ser uma ptria melhor (v.16), a "Jerusalm celestial" (12.22) e a "cidade permanente" (13.14). 2. Sara (Hb 11.11). Sua f exemplo para a Igreja, sua pacincia e seu modo humilde de deixar-se conduzir por DEUS, atravs de seu marido Abrao, tambm nos encanta. Um exemplo de esposa fiel e dedicada. Rm 4.19 e sem se enfraquecer na f, considerou o seu prprio corpo j amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de [Sara]; Hb 11.11 Pela f, at a prpria [Sara] recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido. 1 Pe 3.6 como [Sara] obedecia a Abrao, chamando-lhe senhor; da qual vs sois filhas, se fazeis o bem e no temeis nenhum espanto. 3. L (Gn 19.1-3; Lc 17.28, 29). 19.1 ESTAVA L ASSENTADO PORTA DE SODOMA. Embora L se afligisse pelo que via e ouvia do proceder mpio do povo de Sodoma (2 Pe 2.7,8), contudo ele tolerava a iniqidade ali, em troca de supostas vantagens sociais e materiais (ver 13.12). Essa sua transigncia resultou em tragdia sua famlia (v. 34). Da mesma forma, os crentes atuais que expem suas famlias a ambientes mpios e a influncias malignas, em troca de status social ou vantagens materiais, esto preparando o caminho para as tragdias familiares. Contudo o crente pode ser fiel em meio ao mundo em que vivemos desde que: 1- MORRA PARA O PECADO. Embora CRISTO fosse impecvel, Ele sofreu e foi humilhado pelo pecado por nossa causa (5.21; cf. 2 Co 5.21). Na morte de CRISTO, o pecado perdeu a sua influncia. Na sua ressurreio, Ele triunfou sobre o poder do pecado. Semelhantemente, os que esto unidos com Ele, na sua morte, so libertos do poder do pecado (vv. 2,11) para andarem em novidade de vida (vv. 4,5,10). 2- CONSIDERE-SE COMO MORTO PARA O PECADO. A premissa fundamental em Rm 6 a unio do crente com CRISTO, tanto na sua morte como na sua vida. Se, portanto, voc um crente autntico, voc morreu para o pecado e precisa dar prova disso. Voc, como crente, morreu para o pecado de trs maneiras diferentes. (1) Voc morreu para o pecado, do ponto de vista de DEUS. DEUS considera que voc morreu com CRISTO na cruz e que foi ressuscitado na sua ressurreio (vv. 5-10).

(2) Voc morreu para o pecado quando nasceu de novo pelo ESPRITO . Voc recebeu o poder de CRISTO para resistir ao pecado (vv. 14-18); para morrer diariamente para o pecado, aniquilando os maus desejos da carne (8.13) e vivendo uma nova vida em obedincia a DEUS (vv. 5-14,18,22). (3) Voc morreu para o pecado quando, no seu batismo em gua, voc proclamou sua morte ao pecado e assumiu o compromisso de rejeit-lo e de viver para CRISTO (vv. 3-5; ver 6.4) NO DEIXE REINAR, PORTANTO, O PECADO. Pelo fato de o pecado ter sido destronado, devemos resistir continuamente ao seu assdio para reconquistar o seu antigo controle. Sabendo que o pecado procura reinar, mormente atravs dos desejos da carne, tais desejos devem ser resistidos pelos que tm f em CRISTO (ver v. 15). Exemplos: no atender s concupiscncias do corpo (v. 12); no colocar membro algum do nosso corpo disposio do pecado (v. 13), e apresentar nosso corpo e a nossa total personalidade submissos a DEUS e sua justia (vv. 13-19). Em seus dias as pessoas que o circundava s se preocupavam com os prazeres da carne: comer, beber, sexo e dormir; mesmo assim L conseguiu se sobressair no meio deles, tendo importante posio social e sendo firme na f, apesar de no conseguir infundir isso em sua esposa, genros e filhas. Por causa de L e somente por causa dele a cidade recebeu a visita de dois anjos que foram com a misso de retir-lo e a seus familiares, do meio da desgraa que sobreviria quela cidade. chamado Justo, pela Bblia, pois afligia sua alma todos os dias por causa do pecado de seus vizinhos. Lc 17.28 Como tambm da mesma forma aconteceu nos dias de [L]: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Lc 17.29 mas no dia em que [L] saiu de Sodoma choveu do cu fogo e enxofre, e os destruiu a todos; Lc 17.32 Lembrai-vos da mulher de [L]. 2 Pe 2.7 e se livrou ao justo [L], atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos. 4. A mulher de L (Gn 19. 26; Lc 17.32). Sua vida ficou para exemplo de como perigoso ao cristo deixar-se envolver com o mundo e suas concupiscncias. um grande perigo para o crente olhar para traz, para a vida passada, pois a bblia nos adverte que devemos olhar para o autor e consumador de nossa f, JESUS CRISTO e que devemos nos esquecer do passado e viver o presente em CRISTO e o futuro na esperana de sua Glria. Tg 4.4 Infiis, no sabeis que a [amizade ]do mundo inimizade contra DEUS? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS. Gn 19.26 Mas a [mulher de L] olhou para trs e ficou convertida em uma esttua de sal. Hb 12.2 fitando os olhos em JESUS, autor e [consumador] da nossa f, o qual, pelo gozo que lhe est proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomnia, e est assentado direita do trono de DEUS. Fl 3. 13 Irmos, quanto a mim, no julgo que o haja alcanado; mas uma coisa fao, e que, esquecendo-me das coisas que atrs ficam, e avanando para as que esto adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prmio da vocao celestial de DEUS em CRISTO JESUS.

CONCLUSO Quando JESUS recordou a histria de Sodoma e Gomorra, Ele quis tambm prevenir que haver um juzo real e futuro, como ocorreu com aquelas cidades (Lc 17.27-30). Algumas lies deste episdio para a vida crist que DEUS no julga nada nem ningum sem motivos e causas. Ele flagrou Sodoma e Gomorra em seus prprios delitos. O Todo-Poderoso distingue o justo do injusto. O homossexualismo pecado, mas DEUS ama o homossexual e pode perdo-lo desde que se arrependa e deixe essa paixo infame. impossvel o pecado ficar impune diante dos olhos do Senhor, todavia, Ele est pronto a perdoar. PADRES DE MORALIDADE SEXUAL Hb 13.4 Venerado seja entre todos o matrimnio e o leito sem mcula; porm aos que se do prostituio e aos adlteros DEUS os julgar. O crente, antes de mais nada, precisa ser moral e sexualmente puro (cf. 2Co 11.2; Tt 2.5; 1Pe 3.2). A palavra puro (gr. hagnos ou amiantos) significa livre de toda mcula da lascvia. O termo refere-se a absteno de todos os atos e pensamentos que incitam desejos incompatveis com a virgindade e a castidade ou com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, tambm, ao domnio prprio e a

absteno de qualquer atividade sexual que contamina a pureza da pessoa diante de DEUS. Isso abrange o controle do corpo em santificao e honra (1Ts 4.4) e no em concupiscncia (4.5). Este ensino das Escrituras tanto para os solteiros, como para os casados. No tocante ao ensino bblico sobre a moral sexual, vejamos o seguinte: (1) A intimidade sexual limitada ao matrimnio. Somente nesta condio ela aceita e abenoada por DEUS (ver Gn 2.24; Ct 2.7; 4.12). Mediante o casamento, marido e mulher tornam-se uma s carne, segundo a vontade de DEUS. Os prazeres fsicos e emocionais normais, decorrentes do relacionamento conjugal fiel, so ordenados por DEUS e por Ele honrados. (2) O adultrio, a fornicao, o homossexualismo, os desejos impuros e as paixes degradantes so pecados graves aos olhos de DEUS por serem transgresses da lei do amor (x 20.14) e profanao do relacionamento conjugal. Tais pecados so severamente condenados nas Escrituras (ver Pv 5.3) e colocam o culpado fora do reino de DEUS (Rm 1.24-32; 1Co 6.9,10; Gl 5.19-21). (3) A imoralidade e a impureza sexual no somente incluem o ato sexual ilcito, mas tambm qualquer prtica sexual com outra pessoa que no seja seu cnjuge. H quem ensine, em nossos dias, que qualquer intimidade sexual entre jovens e adultos solteiros, tendo eles mtuo compromisso, aceitvel, uma vez que no haja ato sexual completo. Tal ensino p eca contra a santidade de DEUS e o padro bblico da pureza. DEUS probe, explicitamente, descobrir a nudez ou ver a nudez de qualquer pessoa a no ser entre marido e mulher legalmente casados (Lv 18.6-30; 20.11, 17, 19-21; ver 18.6). (4) O crente deve ter autocontrole e abster-se de toda e qualquer prtica sexual antes do casamento. Justificar intimidade premarital em nome de CRISTO, simplesmente com base num compromisso real ou imaginrio, transigir abertamente com os padres santos de DEUS. igualar-se aos modos impuros do mundo e querer deste modo justificar a imoralidade. Depois do casamento, a vida ntima deve limitar-se ao cnjuge. A Bblia cita a temperana como um aspecto do fruto do ESPRITO, no crente, i.e., a conduta positiva e pura, contrastando com tudo que representa prazer sexual imoral como libidinagem, fornicao, adultrio e impureza. Nossa dedicao vontade de DEUS, pela f, abre o caminho para recebermos a bno do domnio prprio: temperana (Gl 5.22 -24). (5) Termos bblicos descritivos da imoralidade e que revelam a extenso desse mal. (a) Fornicao (gr. porneia). Descreve uma ampla variedade de prticas sexuais, pr ou extramaritais. Tudo que significa intimidade e carcia fora do casamento claramente transgresso dos padres morais de DEUS para seu povo (Lv 18.6-30; 20.11,12, 17, 19-21; 1Co 6.18; 1Ts 4.3). (b) A lascvia (gr. aselgeia) denota a ausncia de princpios morais, principalmente o relaxamento pelo domnio prprio que leva conduta virtuosa (ver 1Tm 2.9, sobre a modstia). Isso inclui a inclinao tolerncia quanto a paixes pecaminosas ou ao seu estmulo, e deste modo a pessoa torna-se partcipe de uma conduta antibblica (Gl 5.19; Ef 4.19; 1Pe 2.2,18). (c) Enganar, i.e., aproveitar-se de uma pessoa, ou explor-la (gr. pleonekteo, e.g., 1Ts 4.6), significa priv-la da pureza moral que DEUS pretendeu para essa pessoa, para a satisfao de desejos egostas. Despertar noutra pessoa estmulos sexuais que no possam ser correta e legitimamente satisfeitos, significa explor-la ou aproveitar-se dela (1Ts 4.6; Ef 4.19). (d) A lascvia ou cobia carnal (gr. epithumia) um desejo carnal imoral que a pessoa daria vazo se tivesse oportunidade (Ef 4.22; 1Pe 4.3; 2Pe 2.18; ver Mt 5.28).

TEXTO UREO 1- Complete:

Orando em __todo__ o tempo com __toda__ a orao e splica no ESPRITO, e vigiando nisto com __toda__ a perseverana e splica por todos os santos (Ef 6.18). VERDADE PRTICA 2- Complete: Atravs de __Cristo__ e sob o __poder__ do ESPRITO SANTO, somos impulsionados e capacitados a __interceder__ uns pelos outros. COMENTRIO - INTRODUO 3- Qual a caracterstica mais marcante do cristo (Jo 13.35)? ( ) O amor ( ) Esse deve ser demonstrado em todo o seu viver, inclusive em suas oraes intercessrias. 4- O que quer dizer Intercesso? ( ) Quer dizer orar a DEUS em favor de outra pessoa. ( ) A Palavra ordena aos filhos de DEUS a orar por seus irmos (Ef 6.18,19), ( ) A Palavra ordena aos filhos de DEUS a orar pela obra de DEUS (Mt 9.38), ( ) A Palavra ordena aos filhos de DEUS a orar pelas autoridades constitudas (1 Tm 2.1,2) ( ) A Palavra ordena aos filhos de DEUS a orar at pelos inimigos (Mt 5.44). I. A ORAO INTERCESSRIA 5- Entre o povo de Israel havia muitos homens fiis, amorosos e dedicados, que perseveraram em orao a DEUS por seus irmos e pela nao inteira, cite alguns deles: ( ) Samuel (1Sm 7.8,9; 12.19-25). ( ) Moiss (x 32.11-14, 30-32; Dt 9.13-19). ( ) Jeremias (14.19-22). ( ) Esdras (Ed 9. 6-15). ( ) Daniel (Dn 9.3-19). 6- Quem menciona nominalmente homens como Samuel e Moiss como intercessores (Jr 15.1) na Bblia? ( ) O prprio DEUS. 7- O que os homens santos faziam diante de DEUS? ( ) Se afligiam com o pecado do povo, sentiam a necessidade do perdo divino e choravam diante de DEUS, suplicando-lhe uma soluo. 8- Como o ministrio da intercesso no Novo Testamento? ( ) O ministrio da intercesso perante DEUS continuou, sendo o Senhor JESUS o nosso supremo exemplo (Jo 17). ( ) Pessoas vinham ao Mestre pedindo por seus parentes, amigos e servos (Mc 5.22-43; 10.13; Jo 4.46-53). ( ) JESUS demonstrou a prtica da intercesso muitas vezes orando pelos perdidos (Lc 19.10), por Jerusalm e seus discpulos (Jo 17.6-26). ( ) Na igreja, a partir do livro de Atos e das Epstolas h muitos e variados exemplos de intercesses em orao, nos quais h grandes lies para a nossa vida crist. A igreja incentivada a orar uns pelos outros (Tg 5.16; Ef 6.18). ( ) A igreja deve habituar-se a interceder pelas necessidades dos irmos (At 12.5; 13.3). ( ) Na igreja, s vezes h grupos que se organizam e se intitulam Os Intercessores, mas no perduram. ( ) O verdadeiro intercessor no gosta de aparecer. ( ) Ele em si mesmo se compraz em ver, mediante sua intercesso, o nome de DEUS ser glorificado pelas bnos concedidas. 9- Como o ministrio da intercesso nos dias atuais? ( ) A Bblia nos ensina que dever do crente orar pelos outros (1 Jo 5.16; 1 Tm 2.1,8; Ef 6.18; Tg 5.16). ( ) No s um dever, mas principalmente um privilgio e um canal de bno.

( ) Aquele que persevera em orar pelos outros, DEUS levanta intercessores para orar por ele e, assim, todos so abenoados. ( ) A orao intercessria enquadra-se na verdade bblica: Mais bem-aventurada coisa dar do que receber (At 20.35). ( ) Quem ora, se coloca diante de DEUS, entra em sua presena e nunca sai deste encontro da mesma forma que entrou. ( ) Ser alvo de uma orao gratificante; orar glorioso. ( ) A prtica de estar com DEUS em orao, muda o homem (Gn 32.22-32). ( ) As pessoas conseguem perceber a diferena daquele que cultiva a comunho com DEUS (x 34.29-35). ( ) Dentre os discpulos de JESUS, trs conviveram mais com Ele; e dentre os trs, um eralhe ainda mais chegado. II. CARACTERSTICAS DE UM INTERCESSOR 10- Por que Abrao foi um homem perseverante? ( ) Sua splica a DEUS por Sodoma e Gomorra demonstra sua diligncia. ( ) Ele intercedeu diante de DEUS e nisso perseverou at obter a resposta (Gn 18.22-33). 11- Como foi o caso da mulher siro-fencia perante JESUS? ( ) O intercessor no pode se deixar levar pelas dificuldades e aparentes impossibilidades. ( ) Apesar de ser ignorada e receber inicialmente um no do Senhor, como teste da sua f, ela insistiu em seu pedido, humilhando-se diante dEle, at que foi atendida em sua petio (Mt 15.22-28). 12- O que no pode haver em um autntico intercessor? ( ) No pode haver egosmo, mesmo porque, se algum egosta, no intercessor. 13- Qual o oposto do egosmo? ( ) o altrusmo. ( ) A pessoa esquece de si mesma e cuida do outro por amor. 14- Por que o caso de Moiss emblemtico, quanto ao altrusmo? ( ) O Senhor falou em acabar com o povo de Israel e iniciar, a partir dele (Moiss), outro povo (x 32.7-14). ( ) O amor que Moiss tinha por aquelas pessoas, que com tanto zelo e devoo eram conduzidas por ele, dominava o seu ser. ( ) Esse amor o levou a rejeitar a proposta e interceder pelo povo que havia desprezado a DEUS e ao prprio Moiss (x 32.1,4). ( ) Na mesma ocasio, esse servo de DEUS pediu para ser riscado do livro divino, caso o Senhor no perdoasse aos israelitas (x 32.30-32). 15- Quem em meio a severas provaes, grande necessidade e graves problemas de sade, intercedia diante de DEUS por seus amigos (J 42.10)? ( ) J. 16- Quem, com profundo amor pelo seu povo e anseio por sua salvao, afirmou que abriria mo de sua prpria salvao em favor deles (Rm 9.3)? ( ) O apstolo Paulo. 17- O que fez JESUS, cravado no madeiro, sofrendo grandes dores? ( ) Intercedeu por seus algozes (Lc 23.33,34) ( ) Intercedeu pelo ladro arrependido crucificado ao seu lado (vv.40-43). 18- O que empatia? ( ) Empatia , no campo natural, a capacidade de uma pessoa identificar-se com outra; harmonizar-se, combinar com outra pessoa, sentir o que ela sente, desejar o que ela quer, apreender do modo como ela apreende.

19- O que Interceder, no campo espiritual? ( ) mais do que simplesmente apresentar pedidos em favor de outros diante de DEUS. ( ) ter a capacidade de se colocar no lugar daquela pessoa ou pessoas, sentir suas misrias, sua dor, seu estado, sua necessidade e, por conseguinte, implorar a DEUS por sua resposta. 20- Esdras, Neemias e Jeremias foram exemplos na rea da intercesso por que? ( ) Eles mesmos no haviam pecado contra DEUS, cometendo as abominaes que o povo cometia em sua poca. ( ) Em orao apresentaram o povo a DEUS, rogando-lhe o seu perdo e implorando por salvao (Jr 14.18-22; Ed 9.6-15). ( ) Neemias, o governador, fez a mesma coisa (Ne 9.33,37). 21- Em JESUS esta caracterstica de intercesso notria por que? ( ) Ele sentia a dor das pessoas, o que o levava compaixo (Lc 7.11-13; Mt 9.36; 14.14). ( ) Quando viu a dor de Maria ao perder seu irmo, chorou (Jo 11.32-35). III. A FORA DA ORAO COLETIVA 22- Como foi a orao coletiva em Nnive, no tempo do profeta Jonas? Complete: O Senhor havia determinado a __destruio__ de Nnive. Seus habitantes, no entanto, decidiram arrepender-se e humilhar-se diante de DEUS, como um s homem, apregoando um __jejum__ que inclua at os animais, clamando a DEUS por misericrdia e pela revogao da sentena destruidora que fora motivada por eles mesmos. Apesar dos __protestos__ do profeta Jonas, tiveram sua petio atendida, e todo o povo foi salvo da destruio (Jn 3.5-10). 23- Como foi a orao coletiva de Israel no tempo de Ester? Complete: Quando Ester tomou conhecimento do terrvel e destruidor __edito__ real que decretava a morte de __todos__ os judeus, ela e suas auxiliares decidiram __orar__ e jejuar para que o Senhor preservasse a vida dos descendentes de Abrao e desse vitria sobre seus inimigos. Mais uma vez, DEUS respondeu orao (Et 4.15-17; 8.1-17). 24- Como foi a orao coletiva da Igreja Primitiva? ( ) A igreja comeou em plena atmosfera de orao (At 2.42). ( ) Eles apresentavam seus pedidos a DEUS de forma unnime. ( ) Quando Pedro foi preso, a igreja reuniu-se para interceder a DEUS por ele (At 12.1-17). ( ) Aquela reunio de splica foi certamente transformada em reunio de louvor e agradecimento. CONCLUSO 25- Complete: Orar pelos outros um __dever__ e uma prova de que o amor de DEUS est derramado no corao do __intercessor__. Buscar a DEUS com f o modo correto de comear. Todos os cristos devem desenvolver uma vida de orao e __intercesso__, buscando ter em si virtudes como altrusmo, perseverana e empatia espiritual. Assim fazendo, alm de aprimorar sua vida de comunho com DEUS, o cristo estar cumprindo o mandato divino de amar ao __prximo__ como a si mesmo.

También podría gustarte