Está en la página 1de 10

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

GUAS LINDAS DE GOIS: REINTERPRETANDO SUA HISTRIA POR MEIO DE IMAGENS Francisca das Chagas Sobrinho Monteiro 1

RESUMO: O presente artigo trata da trajetria de guas Lindas de Gois, uma cidade do Entorno do Distrito Federal, que tem uma populao formada basicamente de imigrantes, principalmente nordestino que sofreram um duplo processo de repulso populacional: do nordeste para Braslia e, posteriormente, de Braslia para o Entorno do Distrito Federal. Constitui-se portanto, um povo que encontra-se em contnua busca de sua histria, para a partir dela formar uma identidade prpria, processo este que teve incio com a emancipao (1995) e que vem tendo continuidade a cada vitria conquistada, por menor que parea aos olhos daqueles que, diferentemente desta pesquisadora, no so atores sociais deste drama. PALAVRA-CHAVE: guas Lindas de Gois, Entorno do Distrito Federal, crescimento populacional.

INTRODUO: A cidade conhecida como guas Lindas de Gois aparece com frequncia na mdia, por ser uma das 19 cidades goianas que fazem parte do Entorno do Distrito Federal e por apresentar uma srie de problemas que so comuns a todas elas, como o crescimento desordenado, a apropriao inadequada dos espaos pblicos, a violncia, dentre outros. Entretanto, embora estes problemas tenham sbido aordados em alguns momentos, eles no so o objetivo principal deste artigo, que visa fazer uma anlise de como ocorreu o surgimento, a emancipao e posterior desenvolvimento desta cidade. Para alcanar tal objetivo um dos mecanismos utilizados foram as fotografias que permitiram traar um paralelo entre a dcada de 1970, poca da construo da BR-70 que margeia a cidade, passando pela dcada de 1990, quando ocorreu a emancipao, culminando com o ano 2011. Este recorte temporal permite contatar que no decorrer dos anos a cidade foi passando por sucessivas mudanas, principalmente no que diz respeito ocupao dos espaos que em sua maioria em fazendas improdutivas e que gradativamente foram sendo loteadas e cujos lotes foram vendidos para imigrantes provenientes, em sua maioria do Distrito Federal.
1

Professora Titular do Estado de Gois, graduada em Histria pela UCG, Especialista em Formao Scio-Econmica do Brasil, pela Universo Salgado de Oliveira, mestranda em Histria pela PUC-GO.

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

1. GUAS LINDAS DE GOIS: REVISITANDO SUAS ORIGENS. A rea onde atualmente se localiza o municpio de guas Lindas de Gois pertencia ao Distrito de Santo Antnio do Descoberto, que por sua vez fazia parte, at a dcada de 1980 do municpio de Luzinia. Aps o seu desmembramento em relao Luzinia, Santo Antnio do Descoberto continuou mantendo anexada ao seu municpio as terras onde est localizada guas Lindas de Gois, que no perodo era conhecida como "Parque da Barragem", devido barragem existente no rio Descoberto e que faz divisa entre Gois e Distrito Federal.

Foto: Kim Irsen

A fotografia direita, retirada do alto (embora seja da dcada de 1970 e em preto e branco) representa uma legibilidade que permite identificar os elementos naturais e artificiais presentes. Ao fundo pode-se perceber o bioma cerrado, caracterstico da regio; um homem prximo a um caminho, um trator direita deste; o solo revirado e rvores derrubadas em decorrncia da construo da BR 070 no trecho que liga atualmente guas Lindas a Girassol. No possvel perceber a existncia de residncias nos arredores da obra, mas pelo fato de no ser uma fotografia em movimento, possvel observar nitidamente o traado da futura BR nos primrdios de sua construo, dando a impresso pelos vestgios, que outrora este trecho fora estrada de cho. Segundo Dubois (1993, p. 26) "a imagem fotogrfica no um espelho neutro, mas um instrumento de transposio de anlise, de interpretao e at de transformao do real, como a lngua, por exemplo, e assim, tambm, culturalmente codificada. Apesar da construo da BR, que facilitou muito o acesso a esta rea, at a dcada de 1980 s existiam fazendas e chcaras em sua maioria improdutivas, cujos proprietrios moravam em Luzinia, Anpolis ou Goinia. Dentre estas merecem destaque as fazendas Camargo, Braz, Jardim Braslia e Cachoeirinha, que ficavam abandonadas, sendo utilizadas como reas de lazer em perodos de frias e/ou feriados.

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

Foto: Kim Irsen

A fotografia acima demonstra uma moradora de uma destas fazendas da poca. A fotografia focou principalmente as imagens da mulher e da criana (aparentemente uma menina). A mulher uma jovem senhora, o que claramente percebido pelas linhas do rosto. No uma foto de estdio, mas percebe-se que a "atriz social" fez pose, chegando mesmo a tentar esboar um sorriso tmido. Ela encontra-se na cozinha da casa, pois aos fundos encontra-se um fogo a lenha, (com pouca luminosidade) a lenha, inclusive com um pedao de lenha bem visvel. Os buracos existentes na parede so usados para expelirem a fumaa proveniente do fogo. A estao do ano possivelmente primavera ou vero, pois a criana usava somente calcinha e a mulher trajava apenas um vestido (do cotidiano e de acordo com a moda da poca) o que seria impossvel no inverno, poca em que faz muito frio nesta regio.
Houve um tempo em que era costume escolher a melhor roupa para tirar retrato. Nossos netos no vero nossas imagens como as que nos deixaram nossos avs: todo mundo perfilado, bem arrumadinho, de banho tomado e cabelo penteado, num retrato bem cuidado feito por profissionais. O n da gravata, o leno no bolso do palet ou o cravo na lapela, as rendas mais finas, as melhores jias, at o cordo de ouro com a medalhinha, tudo exigia cuidados num ritual que talvez, emprestasse s pessoas o ar circunspecto dos "lbuns de famlia". Hoje, se algum escolhe uma roupa especial para fotografar, talvez pegue aquela mais velha e surrada, um saudvel indcio de uma atitude diante da vida. Mas o mais comum o retrato ocasional, feito pelo parente ou amigo, sem nenhum ritual. Sinal dos tempos. (KUBRUS LY, 1982, p. 64).

medida que o tempo foi passando, muitas destas fazendas foram vendidas para a imobiliria Maraj e loteadas, no entanto, os altos preos cobrados no permitiam as pessoas de baixo poder aquisitivo compr-los, o que favoreceu o processo de invases uma vez que algumas dessas fazendas encontravam-se praticamente abandonadas em decorrncia do descaso de seus proprietrios e da distncia destas em relao aos municpios em que moravam.

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

Com o aumento das invases surge tambm a especulao imobiliria que passou a aproveitar-se da extrema pobreza dos imigrantes que chegavam a estes novos loteamentos, como o Jardim Braslia (um dos setores da atual cidade) e o Camping Clube.

Foto: Kim Irsen

A fotografia acima retrata a paisagem da fazenda onde atualmente se localiza o setor Camping Clube antes de ser loteado. Nela pode-se perceber que a vegetao original encontra-se ainda intacta at onde possvel visualizar no horizonte, as imagens representadas so legveis, permitindo identificar algumas espcies caractersticas do cerrado goiano. As primeiras levas de imigrantes chegaram aos poucos e se instalaram s margens da BR 070, onde surgem as primeiras habitaes, que eram pequenos barracos, em sua maioria de madeirite, feito nos fundos dos lotes e que progressivamente eram ampliados ou construa-se uma pequena casa de tijolos na frente do lote. As poucas estradas existentes no contavam com asfalto, sendo, portanto lamacentas e apresentavam dificuldades de trfego no perodo de chuvas e tambm no perodo da seca em virtude da intensa poeira.

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

Foto: Secretaria Municipal de Obras

Entretanto, apesar de todas as adversidades a populao de guas Lindas ia aumentando, mesmo sendo privada de usufruir do mnimo necessrio para sua sobrevivncia como gua tratada, energia eltrica, rede de esgoto, servio de nibus, correios, telefones, etc; faltava praticamente tudo e os servios existentes eram insuficientes para atender a toda demanda populacional. Nesta euforia de crescimento populacional e qui econmico, surge a primeira Associao de Moradores do Entorno de Braslia (ASMEB) que tinha como presidente o senhor Ordalino Melo Garcia e como secretrio o senhor Avelino Carlos de Meneses que posteriormente se transformaram em primeiro prefeito e primeiro secretrio de educao respectivamente. No entanto, o fato de ainda no ser um municpio emancipado, de certa forma, dificultava o desenvolvimento geral desta parte do Entorno do Distrito Federal, que foi administrada por trs sucessivos polticos escolhidos pelo prefeito de Santo Antonio do Descoberto. Finalmente a almejada emancipao concretizou-se no dia 12/10/1995.
A Assemblia Legislativa do Estado de Gois decreta e eu sanciono a seguinte lei: art. 1. Fica transformado em Municpio, com o topnimo de guas Lindas de Gois, o atual Distrito do mesmo nome do municpio de Santo Antnio do Descoberto, deste Estado. (Dirio Oficial, Goinia, 20 de dezembro de 1995). Luiz Alberto Maguito Vilela.

2. GUAS LINDAS: AS DIFICULDADES A SEREM SUPERADAS. Com a emancipao veio a exigncia de se realizarem eleies municipais para prefeito e vereadores, o que ocorreu em 1996, sendo eleito o morador antigo Orando Melo Garcia e nove vereadores. O prefeito recm-eleito tinha a incumbncia de solucionar problemas sociais e econmicos que assolavam a populao, como o crescimento populacional desordenado, pssimo estado de conversao das poucas escolas existentes, falta de qualificao dos professores e de postos de sade (pois o hospital at os dias atuais ainda no foi construdo), falta de segurana pblica o que fez com que a

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

violncia se proliferasse, caracterstica pela qual a cidade se tornou nacionalmente conhecida. Outro problema srio foi o surgimento de novos loteamentos, sem nenhuma regularizao (atualmente so 70 bairros, ou setores).

Foto: Secretaria Municipal de Obras

A fotografia acima (que aparentemente uma fotografia area) mostra o centro urbano de guas Lindas no final da dcada de 1990. Do lado esquerdo pode ser observado o setor Prola, com as margens da rodovia sendo utilizada para o desenvolvimento precrio do comrcio; ainda possvel visualizar muita vegetao, o que mostra que existiam muitos terrenos desocupados. A BR ainda no estava duplicada nem possua passarelas, o que tornava freqentes os atropelamentos, geralmente com vtimas fatais. Atualmente a BR encontra-se duplicadas e algumas passarelas foram construdas. A eleio de 2000 teve como prefeito eleito o senhor Jos Zito Gonalves de Siqueira (juntamente com vereadores) que assume a liderana de um municpio com uma estrutura econmica e social bem mais evoluda do que h quatro anos atrs, quando assumiu o primeiro prefeito. No entanto, alguns problemas como o crescimento gradativo da populao e, conseqentemente a ocupao desordenada dos espaos pblicos persistiam. A educao em guas Lindas continuava em caos, onde em decorrncia da grande demanda de alunos e do nmero insuficientes de escolas, algumas delas funcionavam com o "turno da fome", pois necessitavam cederem o espao fsico, a partir das 15:00 horas para os alunos da rede estadual de ensino, uma vez que este dispunha somente de trs prdios prprios.

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

Foto: Secretaria Municipal de Obras

Nesta fotografia fica evidente o descaso das autoridades governamentais para com a cidade e com a populao. Nestes barracos de madeirite funcionava uma feira livre, onde eram vendidos alimentos, frutas e verduras, sem nenhuma higiene, pois a legibilidade das imagens permite verificar tambm gua das chuvas e dos esgotos improvisados bem ao fundo dos barracos, rodeados por uma espessa camada de lixo. Para Barthes (1984, p. 29) A "vida privada" no nada mais que essa zona de espao, de tempo, em que no sou uma imagem, um objeto. O que preciso defender meu direito poltico de ser um sujeito. Uma srie de denncias feitas no programa dominical de televiso da Rede Globo, Fantstico, pelo ento vereador Rogemberg fez com que o prefeito Jos Zito de Siqueira fosse afastado da prefeitura de guas Lindas, sendo substitudo pelo interventor Czar Gomes, uma vez que para que o seu vice-prefeito Jos Pereira Soares assumisse era necessrio que o prefeito tivesse sido cassado, o que no era o caso. A interveno chega ao fim em 31/12/2003, quando o prefeito afastado retorna prefeitura. Nas eleies municipais de 2004 eleito ento vice-prefeito Jos Pereira Soares para assumir o mandato 2005/2009. 3. GUAS LINDAS: PERSPECTIVAS. guas Lindas encontra-se atualmente no mandado de seu quarto prefeito, Geraldo Messias. Nestes quinze anos de emancipao a cidade tem vivenciado melhoras significativas (quando comparadas poca da emancipao) como a construo de mais escolas municipais e estaduais, 17 Batalho de Polcia Militar, creches, sistema de telefonia fixo e mvel, agncias bancrias (Brasil, Bradesco, Ita, Caixa), Cartrio, trs linhas de nibus interestaduais, nibus coletivos, delegacias, abastecimento de gua e energia, postos de sade. No entanto, apesar de toda evoluo o hospital pblico encontra-se inacabado h quatro anos, no existem redes de esgoto e o sistema de coleta de lixo deficiente.
Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

Mesmo assim, os moradores de guas Lindas tm comemorado intensamente a duplicao da BR 070, que outrora ceifou tantas vidas e a parceria da prefeitura com o governo federal, fez com que a cidade fosse beneficiada com o projeto "Minha Casa Minha Vida", construdas em praticamente todos os setores da cidade, o que tem proporcionado um benefcio duplo: dificulta a ocorrncia de terrenos vazios e proporciona populao de baixo poder aquisitivo a oportunidade de comprarem suas casas prprias, livrando-se dos incmodos aluguis.

Foto: Mauro Bezerra de Oliveira

Foto: Mauro Bezerra de Oliveira

A primeira fotografia mostra uma casa do Projeto "Minha Casa Minha Vida. A segunda fotografia retrata a BR 070 depois da duplicao. Ao fundo possvel perceber o rio Descoberto, onde fica localizada a barragem que serve de limite entra guas Lindas e o Distrito Federal. primeira vista, esta perspectiva pode parecer pouco, mas para quem no tinha nada e que foi tantas vezes expulso de seus locais de moradias por no fazerem parte de um determinado espao, esta a oportunidade de, finalmente sentirem-se inseridos em uma comunidade que os acolheu, por que de certa forma, formada por indivduos que possuem uma histria de vida semelhante e quero agora iro continuar escrevendo-a coletivamente. CONSIDERAES FINAIS Os fatores que contriburam para o surgimento e posterior crescimento de guas Lindas de Gois foram sem dvida econmicas e sociais. No entanto, independentemente dos fatores que fizeram com que uma cidade e uma sociedade surgisse do nada, ambas tm pretenso de continuarem crescendo dentro da dinmica que incentiva cada vez mais a urbanizao e, conseqentemente o surgimento dos grandes conglomerados urbanos. E como interessante acompanhar esta evoluo por meio de fotografias. Poder traar paralelos, ativar lembranas adormecidas pelas dcadas de intensas transformaes que, em determinados momentos fazem esquecer como tudo era ainda mais difcil do que nos dias atuais.
Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

As fotografias mostram claramente que entranhadas nos obstculos existia tambm a esperana de que algum dia as coisas poderiam melhorarem. Hoje, possvel perceber que esta esperana conduziu a uma significativa mudana no s do espao fsico, das ruas e habitaes, mas tambm da forma de pensar e agir de seus habitantes, que agora percebem-se como agentes ativos deste processo de rupturas poltica com um passado de dependncia e responsveis diretos por um futuro de intensas conquistas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARTHES, Roland. A Cmara Clara: nota sobre a fotografia/ Roland Barthes. Traduo de Jlio Castaon Guimares. Rio de Janeiro: nova Fronteira, 1984. BOSI, Ecla. Memria e Sociedade: lembranas de velhos 3 Ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. BURITY, Joanildo A. Cultura e Identidade: perspectivas - Rio de Janeiro: DP & A, 2002. CORREIA - Salatiel Pedrosa Soares. Gois, a Globalizao e o Futuro. Goinia: Ed. Da UCG, 2003. DUBIOS, Philippe. O Ato Fotogrfico e outros Ensaios; Appenzeler.- Campinas, SP: Papiru, 1994. traduo Mariana

FERRO, Marc. Cine e Histria. Ed. Gustavo Gil. AS, Barcelona, 1980. HISTRICO GUAS LINDAS DE GOIS, Prefeitura Municipal de guas Lindas de Gois Secretaria de Educao. JORGE, Luiz Eduardo e TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. A etnonagrafia como meio no campo da educao. Goinia: Editora Da UCG, 2007. JORGE, Luiz Eduardo. A expresso cinematogrfica no territrio do documental. In: RUMOS: Ita Cultural. Sobre fazer documentrio. So Paulo: Instituto Ita Cultural, 2007. JORGE, MIGUEL, Po Cozido Debaixo de Brasa. 1997.O que Porto Alegre; Mercado Aberto,

KUBRUSLY, Cludio Arajo. O que fotografia. Ed. Brasiliense, So Paulo, 1982. LEITE, Rogrio Proena. Contra-Usos da Cidade: lugares e espao pblico na experincia urbana contempornea. - 2 ed. - Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Aracaj, SE: Editora UFS, 2007 LEMOS, Maria Teresa Torbio Brittes e MORAES Nilson Alves de (organizadores). Memria, Identidade e Representao / Maria Teresa Torbio Brittes Lemos e Nilson Alves de Moraes ( org.)- Rio de Janeiro: 7 letras, 2000.
Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

Anais do II Congresso Internacional de Histria da UFG/ Jata Realizao Cursos de Histria, Letras, Direito e Psicologia ISSN 2178-1281

LEONE, Eduardo. Reflexes sobre Montagem Cinematogrfica- Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. MATOS, Maria Izilda Santos de. Cotidiano e Cultura: histria, cidade e trabalho Bauru, SP: EDUSC, 2002. MEJHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manuel de Histria Oral 2 Ed. Loyola Ipiranga SP, 1988. MENDONA Alzino Furtado de. Trabalhos Acadmicos: Planejamento, execuo e avaliao/Alzino Furtado de Mendona, Claudia Regina Ribeiro Rocha, Heliane Prudente Nunes. Goinia: Faculdade Alves Faria, 2008. ORTIF, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. Editora brasiliense S.A, So Paulo, 1985. PENAFRIA, M. O Filme Documentrio. Lisboa: Ed.Cosmos, 1999.

Textos Completos: II Congresso Internacional de Histria da UFG/Jata: Histria e Mdia ISSN 2178-1281

10

También podría gustarte