Está en la página 1de 8

X Encontro sobre Investigao na Escola

1 de 8

ATIVIDADES DE ESTUDO E INICIAO DOCNCIA EM FSICA


Autor: Muryel Pyetro Vidmar (mvidmar@ibest.com.br) Co-autor 1: Sabrina Skrebsky Richter (sabrina.s.richter@mail.ufsm.br) Co-autor 2: Carlos Alberto Dipp (carlosdipp@terra.com.br) Co-autor 3: Ins Prieto Schmidt Sauerwein (inespsauer@gmail.com) Linha de trabalho: Experincias disciplinares (projetos propostos ou realizados). Grupos de trabalho: Recursos tecnolgicos; ensino-aprendizagem; metodologia. 1 CONTEXTO DO RELATO O Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que est dividido em cinco subprojetos, abrangendo os cursos de licenciatura em Fsica, Qumica, Biologia, Matemtica e Cincias. No nosso caso, o subprojeto de Ensino de Fsica, encontros mensais com toda a equipe so realizados no Centro de Cincias Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, com o objetivo de organizar e planejar as atividades de estudo de Fsica. O referido subprojeto est em andamento em quatro escolas da rede pblica estadual da cidade de Santa Maria, onde esto atuando as equipes. No subprojeto, h quatro equipes (uma para cada escola), sendo cada uma destas composta pela professora coordenadora de rea, dois estudantes do curso de Licenciatura em Fsica, e um professor supervisor, atuante em uma escola da rede pblica de Santa Maria. 2 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES O Subprojeto PIBID_UFSM_Fsica proporciona aos estudantes-bolsistas (fsicoseducadores em formao inicial) participao em experincias metodolgicas, tecnolgicas e prticas docentes de carter inovador, auxiliando na superao de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para a elevao do padro de qualidade da educao bsica. Este subprojeto foi elaborado de maneira a privilegiar a mediao das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) livres no ensino de Fsica. Coerentemente com esta ideia, importante destacar a tecnologia educacional do ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre Moodle1, que funciona no endereo http://itautecmoodle.proj.ufsm.br. A rea de trabalho do Moodle que utilizamos est representada na Figura 1. Alm dos encontros presenciais, existe a possibilidade de interagir virtualmente, tornando real a colaborao entre as equipes. Antes de implementar as atividades de estudo na escola, cada equipe disponibiliza-as no Moodle. Assim, as demais equipes tm acesso a essas atividades e podem modific-las, de modo a contribuir para a melhoria das mesmas. Para que possamos visualizar e editar as atividades das demais equipes, utilizamos a ferramenta de produo Wiki 2. A pgina do Wiki, na qual as atividades elaboradas por nossa equipe podem ser acessadas, est representada na Figura 2. A produo colaborativa de atividades de estudo de Fsica, mediada pelo Wiki do Moodle, orientada pela coordenadora de rea, desenvolvida e implementada pelos estudantes-bolsistas e supervisionada pelos professores da educao bsica.

1 2

Acrnimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Termo usado para designar documentos criados de forma colaborativa.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

2 de 8

FIGURA 1: Pgina principal das atividades do projeto, onde na parte central est disponvel toda a programao do PIBID.

FIGURA 2: Pgina onde esto listadas algumas das atividades elaboradas para implementao no ano de 2010.

As atividades elaboradas e implementadas so mediadas pelas TIC livres. Atuamos na Escola Estadual de Ensino Mdio Professora Maria Rocha, em seis turmas de terceira srie do ensino mdio. Trabalhamos, prioritariamente, em trs frentes: insero de recursos educacionais inovadores digitais e virtuais (hipermdia educacional) para problematizao e resoluo de situaes-problema de Fsica, priorizando a simetria invertida 3; utilizao de
3

Ou seja, partir de situaes-problemas para ir aos modelos que representam os fenmenos fsicos.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

3 de 8

artigos de divulgao cientfico-tecnolgica, a fim de aumentar a fluncia e cultura tecnolgica dos estudantes do ensino mdio; e a resoluo de problemas dos exames oficiais (como o ENEM), contribuindo assim para o sucesso destes estudantes na realizao destas provas. At o momento, foram implementadas na referida escola cinco atividades de estudo de Fsica. A atividade descrita neste trabalho teve a durao de aproximadamente uma hora, e consistia em um complemento aula de Fsica (ministrada pelo professor supervisor) sobre os processos de eletrizao. Participaram da atividade dezenove estudantes, que foram divididos em dois grupos, de dez e nove estudantes respectivamente. Alguns deles trabalharam individualmente e outros trabalharam em dupla em um computador porttil. A atividade consistiu em resolver a situao-problema 4 utilizando a hipermdia educacional intitulada Bales e eletricidade esttica (disponvel em http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Balloons_and_Static_Electricity), cuja interface grfica est representada na Figura 3.

FIGURA 3: Interface grfica da hipermdia educacional.

Na implementao desta atividade, foram disponibilizados a cada um dos estudantes uma heurstica5 para resolv-la, mediando-se pela hipermdia educacional. Esta heurstica continha questes com espaos em branco, nos quais os estudantes colocaram suas respostas escritas a lpis. Ao final, eles nos entregaram seus escritos para anlise mais detalhada. 3 ANLISE E DISCUSSO DO RELATO

4
5

Por que s vezes tomamos choque quando samos do carro e encostamos nele? Passo a passo a ser seguido, discutido e argumentado para a resoluo da situao-problema.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

4 de 8

Ao final da atividade de estudo, percebemos que a maioria dos estudantes compreendeu que a heurstica era um meio de resolver a situao-problema proposta inicialmente, mediando-se pela hipermdia educacional. Ainda, importante relatar que, guiados pela heurstica, a maioria dos estudantes entendeu os passos e conseguiu manipular com facilidade a hipermdia educacional. importante lembrar que uma atividade de estudo deve sempre ter a orientao de um professor, para garantir que os principais objetivos sejam atingidos. Ns, enquanto bolsistas de iniciao docncia, atuvamos na orientao das atividades. fundamental haver este direcionamento, pois, conforme afirma Carvalho:
Temos sempre alunos ou salas que no se interessam em responder e preciso tomar cuidado, pois os alunos tm uma inrcia de trabalho bastante grande e, se no h a cobrana do professor, perde-se muito tempo em classe, at que a ateno do grupo volte-se para a resposta s questes. (Carvalho et al. apud De Bastos, 2006, p. 317)

Atravs da anlise das respostas (atribudas pelos estudantes) s questes da heurstica, notamos que grande parte deles conseguiu resolver a situao-problema. Porm, observamos que eles tiveram dificuldades em alguns aspectos, como: - definir e diferenciar corpos eletrizados positivamente, negativamente e neutros; - entender que ao final do processo de eletrizao por atrito, os corpos atritados ficam eletrizados com cargas eltricas de sinais contrrios; - definir e diferenciar um material condutor eltrico de um material isolante eltrico; - explicar por que os materiais condutores conduzem e os materiais isolantes no conduzem (ou conduzem pouco) eletricidade. Outro aspecto a ser destacado e que pode servir para a melhoria das atividades escolares de Fsica foram os comentrios dos estudantes sobre a atividade realizada. Para eles, a atividade serviu para revisar o contedo e sanar as dvidas que restavam. Ainda, eles afirmaram que esta foi uma maneira diferente, clara e mais fcil de aprender o contedo; pois, atravs da hipermdia educacional, puderam visualizar e entender melhor os processos de eletrizao. A seguir esto citados alguns destes comentrios feitos pelos estudantes: - Entendi com mais facilidade por causa das imagens, e sempre bom fazer atividades sem ser em sala de aula. - uma tima forma de revisarmos o contedo trabalhado em sala de aula, alm de tirar as dvidas que surgem. - Com essa atividade foi mais fcil de entender o contedo. - Foi uma experincia boa para aprimorar os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Com uma explicao clara e prtica, ajudou a entender melhor os contedos. 4 CONSIDERAES FINAIS O que se aprendeu com a experincia? Aprendemos que, do ponto de vista do aprendizado, o uso de recursos educacionais hipermdias no ensino de Fsica aumenta o interesse e favorece a aprendizagem dos estudantes, j que permitem uma melhor visualizao e representao dos fenmenos fsicos, melhorando assim a compreenso de conceitos, princpios e leis fsicas. O que outros poderiam aproveitar deste relato? Estas atividades de estudo de Fsica podem ser utilizadas como alternativa didtica ( aula tradicional) para a realizao de um planejamento escolar.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

5 de 8

Pelos benefcios que observamos, apostamos e acreditamos que as atividades de estudo, mediadas por recursos educacionais hipermdias, contribuem para um ensinoaprendizagem de Fsica mais significativo. 5 REFERNCIAS ABEGG, I.; BACK, S.; DE BASTOS, F. da P.; RICHTER, S. S.; VIDMAR, M. P. Resoluo colaborativa de problemas de Fsica no Wiki do Moodle. IV Conahpa, UFSC, Florianpolis, 2009. DE BASTOS, F. da P.; RICHTER, S. S.; SAUERWEIN, I. P. S.; VIDMAR, M. P. Mediao tecnolgica livre e iniciao docncia em Fsica. 1 Simpsio de Ensino de Fsica e de Matemtica: prticas docentes inovadoras. Unifra, Santa Maria, 2010. DE BASTOS, F. da P. e SOUZA, C. A. Um ambiente multimdia e a resoluo de problemas de Fsica. Cincia e Educao, v.12, n.3, p.315-332, 2006. DE BASTOS, F. da P. et. al. Produo escolar colaborativa em Fsica com o Wiki do Moodle. IX Investigao na Escola, UNIVATES. Lajeado, 2009. FREIRE, P. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 22a Edio, 1987a. HEINECK, R. et. al. Software educativo no ensino de Fsica: anlise quantitativa e qualitativa. Rev. Ibe roamericana de Educacin. N 42/6, OEI, maio de 2007.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

6 de 8

TTULO: Feira de cincias com atividades ldicas como facilitadora da aprendizagem AUTORES: OLIVEIRA, G.S. (UFCG) ; SANTOS, A.F. (EEPF-PICUI) ; GOMES, M.E.M. (UFCG) ; SILVA, G.M. (UFCG) ; SILVA, J.F. (UFCG) ; SILVA, J.F.S. (UFCG) ; SANTOS, J.C.O. (UFCG) RESUMO: Neste trabalho, damos um destaque especial aos temas relacionados qumica na realizao de eventos educativos como facilitador na aprendizagem. As Feiras de Cincias constituem o mais completo processo de divulgao cientfica, alm de incentiv-las, optamos por esse evento para transmitir cultura cientfica e sua utilizao como facilitadora da aprendizagem de qumica. O objetivo dessa feira de cincias no foi mostrar um mero conjunto de sugestes experimentais para as tradicionais feiras anuais das escolas e sim como uma ferramenta ilustrar os conceitos em sala de aula no dia-a-dia utilizando a idias dos alunos para a montagem, estudo e aplicao dos experimentos com a utilizao de materiais de fcil acesso e baixo custo. PALAVRAS CHAVES: feiras de ciencias, ensino de quimica, experimentao INTRODUO: A aprendizagem de Qumica deve possibilitar aos alunos a compreenso das transformaes qumicas que ocorrem no mundo fsico de forma abrangente para que estes possam julgar, com fundamentos, as informaes adquiridas sejam na mdia sobre os temas atuais que envolvem o crescimento da cincia, na escola e com pessoas na sociedade. A sugesto de elaborao orientada da feira de cincias como estratgia de ensino foi contribuir para melhoria na aprendizagem de Qumica ajudando a motivar os alunos a participarem das aulas, tornando-as mais dinmicas e, conseqentemente, tendo como resultado uma aprendizagem mais significativa. As Feiras de Cincias se encaixam no contexto do ensino no formal, uma ao preciosa e complementar do processo educacional o qual ns bolsistas e professor supervisor e coordenador deste projeto somos grandes entusiastas. Poder levar informao das mais variadas formas aos alunos das escolas onde o projeto atua um objetivo importante, porque a Cincia faz parte da formao do cidado consciente. A concretizao experimental dos fenmenos em estudo possvel de inmeros modos, entre os quais preciso escolher os que se destacam pela economia de recursos, clarezas das relaes entre os fatores relevantes e vigorosa penetrao na conscincia inteligente do aluno, estes foram os aspectos discutidos durante as reunies que antecederam a feira de cincias com os 54 alunos de 2 e 3ano divididos por grupo de pelo menos 4 alunos. MATERIAL E MTODOS: Os alunos participaram ativamente realizando suas atividades dentro do prazo de 30 dias durante as reunies semanais com resoluo de problemas e realizao do evento que foi considerado o melhor realizado na escola.As pesquisas e entrevistas foram realizadas com alunos e professores de qumica. Num segundo momento foi solicitado a preparao de um texto do gnero cientfico: relatrio. Nos relatrios os quais FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

7 de 8

foram apresentados os resultados dos trabalhos feitos pelos alunos. Esta produo foi acompanhada por um conjunto de aes que obedeceram a um delineamento quantitativo e qualitativo. Foi estabelecido pelos bolsistas um conjunto de procedimentos metodolgicos para coleta de informaes com base na interpretao do experimento envolvido. Todos os experimentos realizados durante a feira de cincias foram elaborados utilizando materiais de baixo custo e de fcil aquisio. Estes dados foram as bases para a construo das respostas para as principais questes desta pesquisa. Ao longo das reunies fomos introduzindo passoa-passo as idias dos alunos e adaptamos um conjunto de experimentos didticos que foram demonstrados em sala de Aula antes do evento . Com os relatrios analisamos de forma detalhada os as concluses e assim os resultados obtidos. RESULTADOS E DISCUSSO: Os resultados obtidos foram satisfatrios tendo em vista que o objetivo de estimular e facilitar o aprendizado dos alunos durante todo o processo de elaborao do evento. Entre os alunos que participaram diretamente do evento concluiu-se que foi unnime a aprendizagem significativa durante preparao e realizao dos experimentos e explicao dos mesmos durante o evento, os alunos mostraram-se motivados para a realizao do 2 Ano da feira de cincias em 2010 realizado por alunos e bolsistas. Eles reconheceram no ter previamente a explicao para observaes numa atividade experimental e que aps a preparao dos mesmos obtiveram resultados melhores no seu aprendizado.O que se pode ressaltar a olhos vistos que 90% responderam a pergunta: De que forma as aulas de qumica poderiam ajud-lo a compreender as transformaes ocorridas no mundo? respondendo que as atividades extra classe e as atividades ldicas relacionadas ao ensino de qumica aplicada pelos bolsistas tem melhor influencia na aprendizagem que acontece de forma divertida e dinmica, porm seria e produtiva atravs de exemplos com o que ocorreu no momento.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

X Encontro sobre Investigao na Escola

8 de 8

CONCLUSES: As participaes dos alunos nas aulas tericas de Qumica se enriquecem quando ele vivencia experimentalmente o assunto em estudo. Reciprocamente, ao realizar um experimento o aluno motivado a adquirir os conhecimentos tericos que explicam os fenmenos observados. A elaborao de montagens experimentais, durante o ano letivo e posterior apresentao nas Feiras de Cincias, estimula e facilita o aprendizado do aluno. Por isso, esse trabalho se reveste de fundamental importncia. Certamente, ser um complemento eficiente aos livros de teoria e exerccios existentes. AGRADECIMENTOS: PIBID/FNDE/CAPES/UFCG REFERNCIAS BIBLIOGRFICA: NARDIN, I. C. B. Brincando aprende-se qumica (2008). Disponivel em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf. acesso em 15 de abril de 2010.

FURG, 16 e 17 de julho de 2010.

También podría gustarte