Está en la página 1de 3

Possumos um portal excelente que oferece acesso a servios diferenciados e de qualidade: a Biblioteca Virtual de Sade (BVS www.bireme.br).

. Este portal oferece acesso informao cientfica com links para indexadores diversos e relevantes, como o Scielo (www.scielo.br), a Lilacs (Literatura Latinoamericana em Cincias da Sade), o Medline, BibliotecaC ockrane e o IBECS (Indice Bibliogrfico Espanhol em Cincias da Sade), entre outras. Destaque-se, por exemplo, que dos 670 peridicos disponveis na Lilacs apenas 41 tambm esto no Medline, o que torna a pesquisa nesta base altamente relevante. (Para maiores informaes entre no Espao do Usurio da BVS http://usuario.bvsalud.org/php/index.php. L voc ter acesso tambm ao Tutorial da BVS http://usuario.bvsalud.org/apresentacoes/Tutorial_BVS_pt.pdf ). No site da BVS tambm possvel encontrar links para o Portal de Evidncias, onde possvel ter acesso a Revises Sistemticas, Ensaios Clnicos, Sumrios de Evidncia, Diretrizes para a prtica clnica, alm de sites relevantes relacionados com a Medicina Baseada em Evidncias. A BVS conta com uma base de dados dedicada biotica, o que tambm facilita a pesquisa para temas relacionados com a tica em pesquisa. Vinculada a BVS, possvel ter acesso aos Descritores em Cincias da Sade (DECS http://decs.bvs.br/), que podem e devem ser usados para pesquisas mais acuradas. Na pgina da BVS (www.bireme.br), logo no alto, existe um campo para se realizar as pesquisas na Biblioteca Virtual em Sade. Atravs desse campo voc pode realizar uma pesquisa baseada em palavras e pode limitar a pesquisa aos ndices de ttulo, autor ou assunto e escolher a base de dados onde voc quer realizar a pesquisa. Ao olharmos logo abaixo deste campo, veremos um link para pesquisa via descritores DeCS/MeSH. Ao clicarmos neste link, acessaremos a pgina a seguir:

Aqui poderemos selecionar os descritores que gostaramos de usar para realizar uma pesquisa. Clique no nome do descritor, pois se clicar na setinha voc j estar selecionando o seu descritor. Experimente clicar em Cincias Humanas e, aps o surgimento da nova pgina, clique novamente em Cincias Humanas. Voc ver a pgina a seguir:

Selecione o descritor tica clicando na pequena seta ao lado do nome e, em seguida, em pesquisar. Voc obter a pgina a seguir:

Explore um pouco os resultados clicando nos sucessivos links para observar a grande diversidade de trabalhos e de assuntos que foram identificados por esta busca. Assim voc poder observar como pouco til uma pesquisa com descritores muito gerais, tornando necessrio que se retorne seleo de descritores de forma a se identificar algo mais especfico de acordo com seus interesses.

O Ministrio da Educao brasileiro tem procurado oferecer acesso ntegra de peridicos cientficos a estabelecimentos de ensino, cientficos e de representao corporativa atravs do portal de peridicos da Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br). Aqui possvel acessar 15.475 peridicos com textos completos, alm do Banco de Teses e at mesmo livros. Sem nenhuma dvida, uma fonte de informao de qualidade que otimiza o trabalho do pesquisador e professor brasileiro.

Dever Prima Facie


Jos Roberto Goldim

Este conceito foi proposto por Sir David Ross, em 1930. Ele propunha que no h, nem pode haver, regras sem exceo. O dever prima facie uma obrigao que se deve cumprir, a menos que ela entre em conflito, numa situao particular, com um outro dever de igual ou maior porte. Um dever prima facie obrigatrio, salvo quando for sobrepujado por outras obrigaes morais simultneas. Esta proposta j havia sido utilizada pelo Tribunal Constitucional Alemo.

Bellino denomina os deveres prima facie de deveres penltimos. Cattorini propos que os deveres prima facie so vlidos, geralmente, de maneira relativa. Quando ocorre um conflito entre deveres deve ser tomada a deciso de qual deve ser tomado como prioritrio, nesta circunstncia. Cada dever deve ser cotejado com os demais e, dentro da complexidade inerente ao sistema, analisado em conjunto para evitar conflitos de aes e efeitos indesejados. A melhor denominao talvez seja a de deveres priorizveis, isto , que quando comparados entre si podem ser priorizados de acordo com a circunstncias. Segundo Ross, os deverem prima facie podiam ser categorizados como: 1. Deveres para com os outros devido a atos prvios de voc mesmo

Fidelidade (manter as promessas...) Reparao (compensar as pessoas c=por danos ou leses causadas) Gratido (agradecer s pessoas pelos benefcios que conferiram a voc)

2. Deveres para com os outros no baseados em aes prvias


Beneficncia (ajudar aos outros em necessidade) No Maleficncia (no causar danos a outros sem uma razo poderosa) Justia (tratar os outros de forma justa)

3. Deveres para consigo mesmo

Aprimorara-se fsica, intelectual e moralmente para alcanar o seu pleno potencial

Ross WD. The right and the good. Oxford: Clarendon, 1930:19-36. Bellino F. Fundamentos de Biotica. Bauru: EDUSC, 1997:201. Cattorini I. I principi dell'tica biomedica. :322

Biotica e Informao Pgina de Abertura - Biotica


texto atualizado em 31/03/2003 (c)Goldim/1997-2003

También podría gustarte