Está en la página 1de 3

Vrus de computador

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um vrus de computador nada mais que um programa ou instruo de mquina que visa a prejudicar o prprio usuario ou a terceiros.

Em informtica, um vrus de computador um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vrus biolgico, infecta o sistema, faz cpias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria das contaminaes ocorre pela ao do usurio, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminao tambm pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives,CDs e outros. A segunda causa de contaminao por Sistema Operacional desatualizado, sem correes de segurana, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execuo do vrus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vrus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execuo em horas especificas. Tambm pode-se ser infectado por um vrus atravs de sites contaminados.

Histria do vrus
Evoluo da quantidade de vrus informtico ao longo dos anos. Em 1983, Len Eidelmen demonstrou em um seminrio sobre segurana computacional, um programa auto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vrios locais do sistema. Um ano depois, na 7th Annual Information Security Conference, o termo vrus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possvel instalar cpias de si mesmo. O primeiro vrus para PC nasceu em 1986 e chamavase Brain, era da classe dos Vrus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicializao do disco rgido. A sua forma de propagao era atravs de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro vrus conhecido, o ttulo de primeiro cdigo malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Rich Skrenta.

Cronologia

Evoluo dos vrus dos micro-computadores

1983 - O pesquisador Fred Cohen (Doutorando de Eng. Eltrica da Univ. do Sul da Califrnia), entre suas pesquisas, chamou os programas de cdigos nocivos como "Vrus de Computador". No mesmo ano, Len Eidelmen demonstrou em um seminrio sobre segurana computacional, um programa auto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vrios locais do sistema.

1984 - Na 7th Annual Information Security Conference, o termo vrus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possvel instalar cpias de si mesmo.

1986 - Descoberto o primeiro vrus para PC. Chamava-se Brain, era da classe dos Vrus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicializao do disco rgido. A sua forma de propagao era atravs de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro vrus conhecido, o ttulo de primeiro cdigo malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Rich Skrenta.

1987 - Surge o primeiro Vrus de Computador escrito por dois irmos: Basit e Amjad que foi batizado como 'Brain', apesar de ser conhecido tambm como: Lahore, Brain-a, Pakistani, Pakistani Brain, e UIU. O Vrus Brain documentado como 'Vrus de Boot', infectava o setor de inicializao do disco rgido, e sua propagao era atravs de um disquete que ocupava 3k, quando o boot ocorria, ele se transferia para o endereo da memria "0000:7C00h" da Bios que o automaticamente o executava.

1988 - Surge o primeiro Antivrus, por Denny Yanuar Ramdhani em Bandung, Indonsia. O primeiro Antivrus a imunizar sistema contra o vrus Brain, onde ele extrai as entradas do vrus do computador em seguida imunizava o sistema contra outros ataques da mesma praga. Surge tambm a primeira verso do antivrus avast!, criado para remover o Vienna Virus.

1989 - Aparece o Dark Avenger, o qual vem contaminando rapidamente os computadores, mas o estrago bem lento, permitindo que o vrus passe despercebido. A IBM fornece o primeiro antivrus comercial. No incio do ano de 1989, apenas 9% das empresas pesquisadas tinha um vrus. No final do ano, esse nmero veio para 63%.

1992 - Michelangelo, o primeiro vrus a aparecer na mdia. programado para sobregravar partes das unidades de disco rgido criando pastas e arquivos com contedos falsos em 6 de maro, dia do nascimento do artista da Renascena. As vendas de software antivrus subiram rapidamente.

1994 - Nome do vrus Pathogen, feito na Inglaterra, rastreado pela Scotland Yard e o autor condenado a 18 meses de priso. a primeira vez que o autor de um vrus processado por disseminar cdigo destruidor.

1995 - Nome do vrus Concept, o primeiro vrus de macro. Escrito em linguagem Word Basic da Microsoft, pode ser executado em qualquer plataforma com Word - PC ou Macintosh. O

Concept se espalha facilmente, pois se replicam atravs do setor de boot, espalhando por todos os arquivos executaveis.

1999 - O vrus Chernobyl, deleta o acesso a unidade de disco e no deixa o usurio ter acesso ao sistema. Seu aparecimento deu--se em abril. Sua contaminao foi bem pouca no Estados Unidos, mas provocou danos em outros pases. A China sofreu um prejuzo de mais de US$ 291 milhes. Turquia e Coreia do Sul foram duramente atingidas.

2000 - O vrus LoveLetter, liberado nas Filipinas, varre a Europa e os Estados Unidos em seis horas. Infecta cerca de 2,5 milhes a 3 milhes de mquinas. Causou danos estimados em US$ 8,7 bilhes.

2001 - A "moda" so os cdigos nocivos do tipo Worm (proliferam-se por pginas da Internet e principalmente por e-mail). Nome de um deles o VBSWorms Generator, que foi desenvolvido por um programador argentino de apenas 18 anos.

2007 - Em torno de 2006 e 2007 houve muitas ocorrncias de vrus no Orkut que capaz de enviar scraps (recados) automaticamente para todos os contatos da vtima na rede social, alm de roubar senhas e contas bancrias de um micro infectado atravs da captura de teclas e cliques. Apesar de que aqueles que receberem o recado terem de "clicar" em um link para se infectar, a relao de confiana existente entre os amigos aumenta muito a possibilidade de o usurio "clicar" sem desconfiar de que o link leva para um worm. Ao clicar no link, um arquivo bem pequeno baixado para o computador do usurio. Ele se encarrega de baixar e instalar o restante das partes da praga, que enviar a mensagem para todos os contatos do Orkut. Alm de simplesmente se espalhar usando a rede do Orkut, o vrus tambm rouba senhas de banco, em outras palavras, um clssico Banker.

También podría gustarte