Está en la página 1de 18

Renato Valois Cordeiro1

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental relativamente ao problema da sistematizao emprica do conhecimento

12

Resumo O Apndice Dialtica Transcendental introduz o contraste entre o uso constitutivo dos conceitos do entendimento e o uso regulativo das ideias da razo pura. No centro da discusso do Apndice est o denominado ideal de sistematicidade, representado pela lei lgica da homogeneidade, pela lei da especicao e pelo princpio da anidade. Este princpio deve ser distinguido do conceito de anidade transcendental, introduzido na deduo das categorias como uma condio da conexo necessria do mltiplo de intuies que necessria relativamente unidade transcendental da apercepo. O artigo tenta mostrar que a anidade transcendental por si s no implica nenhuma conexo particular entre conceitos empricos (e no pode garantir que os mesmos possam ser aplicados a qualquer intuio dada), tal como indicado pelo princpio regulativo da anidade como um continuum de formas. Esse tipo de anidade necessrio para completar a aplicao das categorias intuio emprica e, assim, constituir a unidade da experincia. Sua funo pode explicar por que Kant transfere o ideal de sistematicidade da razo para a faculdade de julgar.
Palavras-chave: princpio da anidade, losoa terica, anidade transcendental, deduo

transcendental, unidade da experincia.

Abstract The Appendix to the Transcendental Dialectic introduces the contrast between the constitutive employment of the concepts of understanding and the regulative employment of the ideas of pure reason. At the heart of the Appendix is the ideal of systematicity, dened by the logical law of homogeneity, the law of specication and the principle of afnity. This

1 Este trabalho dedicado Patricia Andreia Araujo Maciel. 2 Professor adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
o que nos faz pensar no 25, agosto de 2009

176

Renato Valois Cordeiro

principle must be distinguished from the concept of transcendental afnity introduced in the deduction of the categories as a necessary connection of the manifold of intuition, which is necessary for the transcendental unity of apperception. This paper tries to show that, despite what is implied by the regulative principle of afnity as a continuum of forms, transcendental afnity itself warrants no particular connection among empirical concepts, and neither can it ensure that empirical concepts can be applied to any given intuition. That afnity is needed to complete the application of the categories to empirical intuition and, thereby, constitute the unity of experience. Its role can explain why Kant reassigns the ideal of sistematicity from reason to reective judgment.
Keywords: principle of afnity, theoretical philosophy, transcendental afnity, transcen-

dental deduction, unity of experience.

A julgar pela correspondncia de Kant, a inteno inicial que motivou a escrita da terceira Crtica era desenvolver uma crtica do gosto, que posteriormente foi ampliada para uma crtica da faculdade de julgar. Contudo, parece que o objetivo de Kant desde o incio, mesmo quando o seu projeto estava limitado a uma crtica do gosto, era um objetivo losco-sistemtico, relacionado inteno de completar o modelo metafsico que havia sido apresentado na Crtica da razo pura.3 Nesse sentido, a meu ver, a funo mais importante da Crtica da faculdade de julgar4 seria fundamentar as condies da produo de um sistema emprico da natureza, completando, assim, a teoria apresentada na Deduo Transcendental das Categorias do Entendimento.5 Essa tarefa foi cumprida apenas parcialmente atravs da apresentao de trs princpios transcendentais que, na CRP, haviam sido sugeridos como uma exigncia para o uso lgico-sistemtico da razo.6 Contudo, a prova da validade desses princpios subjetivos, que seriam posteriormente
3 Sobre a evoluo do projeto de Kant, cf. o apndice de Mertens 1975 e Allison 2001, em especial a nota 6 da introduo. 4 A partir daqui, referir-me-ei Crtica da razo pura e Crtica da faculdade de julgar respectivamente com as siglas CRP e CFJ. Referncias s duas primeiras edies da CRP e da CFJ sero feitas respectivamente com as letras A e B. Referncias edio da Academia (Kants gesammelte Schriften) sero sempre feitas com a sigla Ak seguida do volume, referido em algarismos romanos, e da paginao. Por via de regra, as tradues escolhidas sero as do Prof. Valrio Rohden mas eventualmente optarei pela portuguesa (ver as Referncia Bibliogrcas no nal deste artigo). Por m, a traduo utilizada para a primeira edio da Deduo transcendental das categorias do entendimento ser a portuguesa. Sempre que considerar necessrio, eu mesmo farei as tradues e assim o indicarei. 5 Cf. Ak III: 83. 6 Para uma abordagem detalhada desse assunto, cf. Cordeiro 2005.

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

177

integrados num nico princpio transcendental (o princpio da nalidade formal7), s seria aduzida na Introduo B8 da CFJ.9 Meu objetivo central neste artigo apresentar uma hiptese para explicar por que Kant teve de introduzir em sua losoa terica uma condio adicional do conhecimento na terceira Crtica. Ela consiste, em linhas gerais, na alegao de que o conceito de anidade transcendental (ou objetiva) tem na Deduo um signicado distinto daquele atribudo ao princpio da anidade no Apndice Dialtica Transcendental, sendo relevante apenas para explicar a possibilidade da aplicao dos conceitos do entendimento ao mltiplo intuitivo, mas no para explicar a sistematicidade da experincia. A despeito da similitude nominal, que parece ligar o princpio da anidade ao conceito de anidade transcendental, ele tem de ser considerado um princpio distinto, relacionado unicamente quele objetivo losco-sistemtico tematizado no Apndice e depois fundamentado na terceira Crtica. Numa palavra, o princpio da anidade (ou continuidade10) um dos princpios transcendentais introduzidos esquematicamente na teoria da primeira Crtica e representa essencialmente um dos trs aspectos funcionais que seriam atribudos ao princpio transcendental apresentado na CFJ. Sua importncia est em que ele realiza uma tarefa que o conceito de anidade transcendental foi, apenas por si, incapaz de cumprir na Deduo e este foi um dos motivos que suscitou mais tarde a necessidade de introduzir na losoa terica um princpio transcendental prprio para a faculdade de julgar reexiva.11 Meu texto se baseia na primeira edio da CRP porque precisamente nela que introduzido e analisado o conceito de anidade transcendental.

7 Sobre esse ponto, cf. O problema crtico e a estrutura da deduo transcendental do princpio da nalidade, in: Cordeiro 2007. 8 Referir-me-ei introduo publicada sempre com a letra B. A primeira introduo CFJ ser indicada com a expresso Introduo A. 9 Com relao posio de Kant sobre a possibilidade de uma deduo transcendental dos princpios apresentados no Apndice Dialtica Transcendental, na CRP, pode-se dizer que ela no to clara como se poderia desejar. Com efeito, nesse texto, Kant nega essa possibilidade com base na considerao de que no possvel dar uma deduo transcendental de nenhuma ideia, isto , de nenhum conceito da razo (Cf. Ak III: 438-39). Entretanto, no prprio Apndice, em Ak III: 442-43, parece ser aceito o que antes havia sido recusado. Considero que o que denominado uma deduo nessa outra passagem no contradiz, como pode parecer, a citao anterior. Ou seja, a referida deduo no parece se referir a uma prova da validade objetiva dos princpios, mas sim prova de que certas mximas (princpios subjetivos) so indispensveis como princpios regulativos da unidade sistemtica do mltiplo do conhecimento emprico em geral (Ak III: 442-43). Retomarei o ponto posteriormente. Para maiores esclarecimentos, cf. Cordeiro 2005. 10 Kant utiliza as duas expresses para se referir ao mesmo princpio. 11 Cf. Guyer 1990: 30.

178

Renato Valois Cordeiro

O resultado geral da Deduo Transcendental consiste na prova de que o mltiplo da intuio emprica no espao e no tempo pode12 ser necessariamente subsumido a conceitos de objetos. Neste captulo da primeira Crtica, Kant acredita ter fornecido provas do modo especco como cada categoria usada para a distino entre a ordem objetiva dos fenmenos e a ordem subjetiva das percepes. Tais provas visam demonstrar que o mundo fenomenal constitudo por objetos que esto necessariamente relacionados na experincia possvel (emprica) pela lei da causalidade natural eciente. Alm disso, a CRP demonstra que a constituio da objetualidade dos objetos da experincia, isto , a aplicao das categorias e princpios do entendimento aos dados da intuio emprica, est necessariamente relacionada conscincia de si. No que concerne propriamente aos meus objetivos neste trabalho, digno de nota que a tese kantiana segundo a qual a conscincia de si est necessariamente ligada possibilidade do conhecimento objetivo contm tambm a ideia de que a unidade da conscincia uma condio de possibilidade da anidade transcendental ou objetiva, isto da anidade existente entre os fenmenos que, em conjunto, formam o que Kant entende por natureza.13 Esse tipo de anidade pode ser caracterizado como o correlato objetivo da unidade da conscincia de si, uma vez que, de algum modo, o mltiplo sensvel tem de ser conforme s regras a priori do entendimento para garantir a possibilidade da unidade da experincia. Por unidade da experincia entendo aqui, em linhas gerais, a subsuno de intuies empricas a conceitos empricos, que precisamente o que seria impossvel sem um grau mnimo de conformidade do mltiplo a leis transcendentais. No mbito da Deduo-A Kant arma textualmente14 que a mera aplicao das categorias e

12 A expresso pode me foi sugerida pelo Prof. Guido de Almeida, visto que algo pode em princpio ser dado sem ser pensado. 13 O conceito de anidade objetiva (ou transcendental) utilizado por Kant para se referir constituio das relaes entre as notas num conceito emprico pelas categorias do entendimento. Meu texto visa mostrar que a formao dessas relaes pode garantir, no mximo, a produo dos conceitos empricos, mas no a semelhana dos contedos (notas) desses conceitos aos contedos de outros conceitos empricos produzidos pelo entendimento. Esse um dos motivos que tornaram necessria a introduo do denominado princpio da anidade no Apndice Dialtica Transcendental, como tentarei indicar ao longo deste trabalho. 14 Ak IV: 85-86. Kant arma nessa passagem que a anidade emprica uma mera consequncia (Folge) da anidade transcendental. A anidade transcendental (obtida por intermdio da produo das categorias) pode garantir apenas a conscincia de si, mas no a continuidade entre os conceitos determinados (empricos) que so formados para classicar snteses particulares. Contudo, visto que as categorias so to-somente formas de conceitos empricos (conceitos formais), uma questo

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

179

princpios do entendimento ao dado sensvel o bastante para constituir a anidade objetiva e que, com efeito, todas as condies necessrias para tornar possvel a unidade da experincia estariam satisfeitas. O percurso do pensamento kantiano que conduz a essa concluso pode ser resumido no que segue. Ao estudar a sntese da reproduo na imaginao, Kant faz quatro armaes15: (1) O processo geral de sntese do mltiplo dado tem de envolver, alm da apreenso dos dados, a conexo16 (Verknuepfung) das representaes. um fato, portanto, que representaes em nossa mente (Gemuet) esto dadas como um mltiplo de elementos independentes, mas elas esto tambm relacionadas (conectadas) segundo as leis da associao. (2) Tem de haver regularidade (Gesetzmaessigkeit) nos objetos da intuio emprica. Com efeito, preciso que os fenmenos (Erscheinungen) tenham uma certa regularidade para que nossas representaes se apresentem tambm de modo regular. (3) A sntese da apreenso tem por condio uma sntese da reproduo, isto uma conexo regular das representaes entre si. (4) A sntese da apreenso no poderia se realizar sem a simultnea reproduo na imaginao daquilo que foi feito nos momentos anteriores. preciso, portanto, que sejamos capazes de reapresentar ao longo do processo aquilo que retemos sucessivamente. Relativamente ao problema da imposio da anidade objetiva aos fenmenos, estes tpicos resumem o essencial do texto da Deduo-A. Se nos ativermos rigorosamente letra de Kant, notaremos que armado a que o ato de sntese do mltiplo apreendido na sucesso tem de ser efetivado segundo regras que ligam os elementos apreendidos segundo relaes de semelhana, contiguidade, simultaneidade etc. Com isto, o conceito de sntese ento ampliado, na medida em que parece envolver algo mais que uma mera apreenso sucessiva. A expresso reproduo substitui o termo empirista associao. Contudo, a posio
se coloca: como as categorias podem ser produzidas sem que conceitos empricos tambm sejam produzidos? No claro, portanto, o porqu da referncia kantiana anidade emprica como uma mera consequncia da anidade transcendental, pois a primeira parece depender de suposies relativas ao substrato incognoscvel da natureza e no propriamente da direta aplicao das categorias ao mltiplo sintetizado. 15 Ak IV: 77-78. 16 Alguns autores usam associao para traduzir Verknuepfung. Mas Kant utiliza Vergesellschaftung como o termo germnico correspondente ao Fremdwort Assoziation.

180

Renato Valois Cordeiro

kantiana frontalmente antagnica acepo empirista, segundo a qual a mente humana apresenta pelo hbito uma propenso a antecipar uma determinada representao B diante de uma representao A dada. Na teoria da Deduo, diferentemente, cada dado sintetizado tem de ser sintetizado precisamente como uma condio temporal prvia e necessria de outro elemento. foroso reconhecer que, certamente, a observao empirista correta17, uma vez que um fato emprico que certas representaes se relacionam com outras representaes. Entretanto diz Kant , tal relao no possvel se os objetos no impem isso de algum modo. Com efeito, do ponto de vista meramente subjetivo, snteses so todas iguais ou seja, a apreenso das partes de um dado intudo no distinta da apreenso do dado como um todo. Mas a intuio de objetos estveis ou de eventos tem de supor haver na sntese uma regra que objetiva. Se os fenmenos (Erscheinungen) no estivessem submetidos a uma regra, a imaginao no poderia ser exercitada, pois, nessa hiptese, as coisas variariam arbitrariamente, o que inviabilizaria a possibilidade de qualquer funo de sntese. Assim, para que os atos da imaginao possam ser efetivados necessrio que as prprias coisas ofeream um cenrio regular que garanta a associao dos elementos apreendidos no primeiro sub-ato de sntese. A despeito da aparente plausibilidade da passagem sobre a sntese da reproduo, h nela uma diculdade central que subjaz s duas primeiras alneas.18 Ela consiste na tese de que a reproduo dos fenmenos supe uma unidade sinttica e necessria dos prprios fenmenos. Intrinsecamente, o conceito de sntese no supe qualquer ato intelectual que conduza produo de regras. Logo, a expresso unidade da sntese deve, em princpio, remeter ao simples resultado da imaginao. Contudo, onde h necessidade, tem de haver, por assim dizer19, transgresso da experincia. Portanto, na passagem considerada, a expresso referida tem de estar ligada relao necessria dos aspectos do objeto com um princpio a priori, e parece adiantar o signicado da expresso unidade sinttica do mltiplo, que utilizada mais adiante.20 Por meio desta expresso, Kant entende a unidade que resulta do fato de pensarmos os dados da intuio como manifestaes (Erscheinungen) de um objeto.21 Por unidade sinttica do mltiplo da intuio em

17 Ak IV: 77-78. 18 Idem. 19 Obviamente, a experincia depende de princpios a priori, portanto universais e necessrios, mas estes no podem ser obtidos indutivamente. 20 Ak IV: 86-87. 21 Talvez aqui seja o lugar de fazer uma digresso sobre a equivocidade do termo objeto em Kant. importante lembrar que apenas num sentido imprprio o dado intudo pode ser denominado

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

181

geral entende-se a unidade formal que resulta do fato de pensarmos os dados da intuio, abstrao feita de sua diversidade, como conformes ao conceito formal de um objeto qualquer, ou seja, em conformidade com as categorias. Sabemos, portanto, que representaes so precisamente representaes de objetos se elas so ligadas de uma maneira necessria. Se isso ocorre, pode-se armar que h unidade objetiva naquilo que sintetizado pela imaginao. A mencionada diculdade conduz a um sutil e grave problema terico, diretamente relacionado questo da anidade objetiva dos fenmenos. Ele pode ser identicado ao percorrermos regressivamente (no sentido condicionado-condio) a sequncia que subjaz teoria exposta at o nal da parte sobre a sntese da reproduo. De acordo com essa cadeia conceitual, (a) temos o poder de intuir e, atravs desse poder, temos ocorrncias mentais a ttulo de representaes sensveis. Representaes intuitivas (b) supem a afeco do sujeito por um mltiplo sensvel dado. Antes da formao da representao intuitiva, (c) preciso, entretanto, que o mltiplo dado seja percorrido sucessivamente e compreendido como um todo, o que realizado pela sntese da apreenso, que divisiva e coletiva. Por sua vez, (d) a sntese da apreenso tem por condio a sntese da reproduo, pois aquela no poderia se realizar sem a paralela reproduo do que foi retido nos instantes anteriores. Contudo, (e) uma condio necessria da sntese da reproduo que os prprios objetos22 tenham regularidade, ou seja, preciso que eles sejam reprodutveis. (f) A regularidade dos fenmenos supe a unidade objetiva da sntese. (g) Donde obtm-se que a funo de sntese23 tem de ser pensada atravs de conceitos puros, isto , de categorias. O problema consiste, portanto, na concluso representada pelo tpico (g). necessrio reconhecer que, se essa cadeia conceitual de fato verdadeira, isto , se ela corresponde de fato s intenes de Kant, o problema descrito no pargrafo 13

objeto. verdade que Kant arma por vezes que objetos podem nos aparecer uns [...] Gegenstnde erscheinen knnen (Ak IV: 71-72) , mas este um uso pouco rigoroso do termo que ele se permite empregar. Num certo sentido possvel designar intuies como objetos e armar que fenmenos so dados sensibilidade sem contudo serem pensados. Isso possvel porque entendimento e capacidade de intuir expressam capacidades heterogneas, embora exeram papis complementares no processo do conhecimento humano. Mas, rigorosamente, no h conhecimento de objetos sem a aplicao de conceitos (cf. Ak IV: 71 e 165), j que as relaes entre as notas num conceito determinado so constitudas pelas categorias. 22 Rero-me aqui aos vrios pers do dado intudo, isto , aos fenmenos cf. a nota anterior. 23 Snteses (ou cognies) consistem em formas sensveis que, por assim dizer, preparam o mltiplo intudo para o conhecimento objetivo. Consequentemente, o ato de sntese introduzido como uma operao da imaginao logicamente anterior produo e ao uso de conceitos.

182

Renato Valois Cordeiro

(que diz respeito questo da Deduo Transcendental24) tem de ser considerado um pseudo-problema. Pois, diante do percurso indicado, depreende-se que as categorias seriam em ltima anlise (e surpreendentemente) condies de possibilidade da intuio emprica. Esta uma interpretao sem dvida controversa, mas possvel. E realmente, em apoio a essa interpretao, verica-se que, na Deduo-A, por mais de uma vez admitido que a mera aplicao das categorias e princpios do entendimento ao dado sensvel o bastante para constituir a anidade objetiva dos fenmenos (objektive Afnitaet der Erscheinungen) no texto sobre a sntese da reproduo a anidade condicionada pela unidade objetiva da sntese. Ora, na edio A, a conscincia de si tornada possvel pelo exerccio da funo de sntese, que, ao ser pensada pelo sujeito, torna possvel a produo de conceitos empricos25 e, com eles, as categorias como representaes das snteses em geral. Entre estas regras do entendimento est o princpio da possibilidade da reproduo do mltiplo, que naturalmente derivado por Kant imediatamente da unidade da concincia de si, isto , da unidade da apercepco originria quando esta acrescida funo de sntese.
O fundamento da possibilidade da associao do mltiplo, na medida em que ele (o mltiplo) est no objeto, chama-se a anidade do mltiplo. Eu pergunto, portanto, como tornais compreensvel a anidade completa dos fenmenos (atravs da qual eles se encontram sob leis constantes e s quais tm de se submeter)?

24 No 13, denominadoVon den Prinzipien einer transzendentalen Deduktion uberhaupt, apresentado o conceito de uma deduo transcendental. Aqui formulada propriamente a questo da Deduo, ou seja, indicado o que preciso ser provado e por que tal prova inadivel. Em linhas gerais, trata-se de mostrar que as categorias esto necessariamente ligadas s nossas intuies enquanto condies de possibilidade da experincia, ou, mais precisamente, trata-se de mostrar que as categorias so de fato tais condies. 25 As prprias categorias so produzidas atravs de um processo muito complexo que supe a construo de snteses (cognies, ou imagens), tornadas possveis pelos dois atos da imaginao (a sntese da apreenso e a sntese da reproduo). Cada sntese garante a coeso dos dados intudos empiricamente. Cada imagem sintetizada posteriormente traduzida abstratamente e ligada a outras atravs da produo de conceitos empricos. Esse processo que eleva snteses a conceitos (empricos) denominado recognio. A realizao desse ato supe o acrscimo de uma estrutura cognitiva no-sensvel (intelectual) ao ato de sntese, o denominado sujeito transcendental. Na Deduo-A a ateno para o prprio estado, suscitada pelo ato de sntese, tem de envolver, portanto, (1) a produo de representaes por notas comuns a partir de dados sintetizados em vista da identicao destes dados e (2) a consequente descrio conceitual do prprio ato de representar proposicionalmente. Os conceitos puros do entendimento so por m produzidos a ttulo de representaes da forma das snteses em geral, ou seja, abstrao feita da diversidade das snteses particulares. Por conseguinte, as categorias no representam outra coisa seno a forma de conceitos empricos.

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

183

Segundo os meus princpios, ela (a anidade) bem compreensvel. Todos os fenmenos possveis pertencem, enquanto representaes, a toda a conscincia de si possvel. Desta, porm, como de uma representao transcendental, a identidade numrica inseparvel e certa a priori, porque nada pode se tornar conhecimento sem ser por meio dessa apercepo originria. Ora, j que essa identidade deve intervir necessariamente na sntese de todo o mltiplo dos fenmenos, na medida que ela deve se tornar conhecimento emprico, ento os fenmenos esto submetidos a condies a priori, s quais a sntese (da apreenso) dos mesmos tem de ser totalmente conforme. Ora, a representao de uma condio universal segundo a qual um certo mltiplo pode ser posto (portanto, de um modo idntico) chama-se uma regra, e se ele deve ser assim posto, uma lei. Por conseguinte, todos os fenmenos esto em uma conexo completa segundo leis necessrias e, portanto, numa anidade transcendental, da qual a emprica mera consequncia.26

Ser que podemos supor que, com a anidade transcendental do mltiplo, supostamente determinada pelas regras do entendimento, todas as condies necessrias para tornar possvel a unidade da experincia esto satisfeitas? De fato, se a anidade objetiva pudesse ser assimilada a, ou ao menos conter em si, o princpio da anidade27, que seria introduzido na teoria kantiana somente mais frente, no Apndice Dialtica Transcendental, todas as condies tericas do conhecimento estariam de fato satisfeitas.28 Pois, nesta hiptese, a Deduo teria tematizado a possibilidade terica de um modo de ordenao da natureza que teria levado em considerao no apenas a sua parte formal, mas tambm a parte material dos objetos. Mas, ao contrrio, a CRP exps atravs da prova das categorias unicamente as condies de possibilidade de uma natureza em geral. O que faltaria demonstrar seria ento as condies de possibilidade da natureza determinada, que tem de permitir um conhecimento sistemtico para tornar vivel a unidade da natureza. Neste sentido, no de modo algum claro por que a anidade do mltiplo pode ser totalmente condicionada por fundamentos objetivos.29 O problema consiste,

26 Ak IV: 85-86. Minha traduo. 27 Voltarei a este ponto na parte nal do artigo. 28 Restaria ainda, claro, apenas fundamentar os princpios regulativos do Apndice, o que s seria realizado na CFJ. Cf. Cordeiro 2005. 29 Se essa unidade da associao, contudo, no tivesse tambm um princpio objetivo, de tal modo que fosse impossvel serem apreendidos os fenmenos pela imaginao de outra maneira que no fosse subordinados condio de uma unidade sinttica possvel dessa apreenso, seria tambm algo de completamente acidental que os fenmenos se acomodassem num encadeamento de conhecimentos numa conexo dos conhecimentos humanos (Ak IV: 90). Somos ns que introduzimos, portanto,

184

Renato Valois Cordeiro

sobretudo, na natureza de conceitos e leis empricas, cuja produo no pode ser exclusivamente dependente do entendimento. Regras empricas tm de ser encontradas, j que dependem da reexo do sujeito sobre o mltiplo intudo para serem produzidas. um dado documental que fenmenos s podem existir em nossa sensibilidade.30 Entretanto, isso no pode ser considerado um argumento convincente para justicar a ideia de anidade objetiva. Por qu? A tese da unidade originria da apercepo31 e das categorias como condies da referncia a objetos (e com isso da regularidade dos fenmenos) contm em si a tese da anidade transcendental. Esse conceito refere-se ento ao cenrio regular oferecido pelos dados intudos, cuja condio o fundamento objetivo. Kant arma que fenmenos no so coisas em si, mas o mero jogo das nossas representaes, que, em ltimo termo, resultam das determinaes do sentido interno.32 Essa armao corresponde tese de que a natureza, entendida como a totalidade daquilo que representamos como objetos externos totalmente dirigida, por assim dizer, pela unidade da apercepo. Kant chega mesmo a armar que a natureza no outra coisa seno uma grande quantidade de representaes da mente:
Que a natureza se guie segundo nosso fundamento subjetivo da apercepo, e mesmo dele deva depender relativamente sua conformidade a leis, soa sem sentido e estranho. Porm, se pensarmos que essa natureza no em si nada alm de um conjunto de fenmenos, e portanto nenhuma coisa em si, mas sim meramente uma multido de

a ordem e a regularidade nos fenmenos, que chamamos natureza [...] (Ak IV: 92). A unidade da apercepo [...] o fundamento transcendental da necessria conformidade a leis de todos os fenmenos numa experincia (Ak IV: 93). Minhas tradues. 30 Ak IV: 93. Cf. tambm Ak IV: 78, 85 e 94. 31 O termo apercepo pode designar a concincia emprica (que a conscincia caracterizada por Kant como a unidade subjetiva da apercepo cf. Ak III: 112, pargrafo 18) ou a prpria conscincia de si (caracterizada como unidade objetiva da apercepo idem). Conscincia dos estados e conscincia de si dividem entre si o todo da conscincia de um sujeito que pensa e, nessa medida, representam funes do entendimento (cf. Almeida 1998). Para haver conscincia de si preciso saber que nos encontramos em determinados estados subjetivos. Por outro lado, para termos conscincia de estados preciso saber que eles so estados de um mesmo sujeito. preciso ento distinguir os conceitos da conscincia emprica, que aquela que o sujeito tem dos seus estados, do conceito da conscincia de si como um sujeito numericamente idntico desses estados, que no emprica, mas sim a priori e originria relativamente ao conhecimento dos objetos externos (idem). Por ser originria, Kant arma na primeira edio da CRP que a apercepo pura fornece um principio da unidade sinttica do mltiplo em toda intuio possvel (Ak IV: 86). O termo apercepo pura designa a conscincia de si, qualicada como uma condio formal, e portanto a priori (no-emprica), da conscincia emprica pois a identidade algo que no pode ser dado em nenhum tipo de intuio. A expresso unidade sinttica do mltiplo refere-se ao conceito de objeto. 32 Ak IV: 78.

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

185

representaes da mente, no nos admiraremos de a ver, simplesmente, na faculdade radical de todo o nosso conhecimento, a saber, na apercepo transcendental, naquela unidade devido qual unicamente pode ser chamada objeto de toda a experincia possvel, isto , natureza.33

Supostamente, por esse motivo que o fundamento objetivo pode ser eciente e tornar impossvel que intuies sejam apreendidas de outro modo, seno sob a condio da unidade sinttica dessa apreenso, e a este modo de apreenso dos dados empricos corresponde precisamente o que Kant denomina anidade de todos os fenmenos (Erscheinungen). Pois, naturalmente, para que um fundamento objetivo possa determinar a unidade das representaes, preciso, antes, que fenmenos sejam dados ao sentido interno e, em especial, que snteses sejam produzidas. Com efeito, uma sntese, sendo um produto da imaginao, no pode conter em si mesma qualquer unidade objetiva. Os elementos de um mltiplo sintetizado numa intuio precisam ser ligados de maneira necessria para haver conhecimento de objetos, o que requer o acrscimo ( sntese) da apercepo originria. Contudo, logicamente possvel que mesmo os fenmenos, compreendidos como os diferentes pers do dado intudo representados em ns, se manifestassem de um modo excessivamente complexo relativamente ao nosso intelecto.
Se o cinbrio fosse ora vermelho, ora preto, ora leve, ora pesado, se o homem se transformasse ora nesta, ora naquela forma animal, se num muito longo dia a terra estivesse coberta ora de frutos, ora de gelo e neve, a minha imaginao emprica nunca teria ocasio de receber no pensamento, com a representao da cor vermelha, o cinbrio pesado; ou se uma certa palavra fosse atribuda ora a esta, ora quela coisa, ou se precisamente a mesma coisa fosse designada ora de uma maneira, ora de outra, sem que nisso houvesse uma certa regra, a que os fenmenos estivessem por si mesmos submetidos, no poderia ter lugar nenhuma sntese emprica da reproduo.34

Nessa hiptese, as notas produzidas para representar conceitualmente cada imagem do mltiplo intudo poderiam ser a cada vez absolutamente dessemelhantes. Nesse sentido, elas s caracterizariam, a cada vez, elementos absolutamente distintos do mltiplo sintetizado. Assim, os conceitos empricos produzidos teriam sempre de ser assimilados s notas caractersticas representativas de (cada um dos) diversos pers fenomnicos que fossem ligados em cada ato particular de
33 Ak IV: 85. Minha traduo. 34 Ak IV: 78 (meu grifo). Agradeo imensamente Prof Christel Fricke (Universidade de Oslo) pela lembrana desta passagem.

186

Renato Valois Cordeiro

sntese, o que signica dizer que, por hiptese, jamais seriam produzidas notas comuns (semelhantes). interessante sublinhar que o tipo de anidade imposta pela conscincia originria imposta no aos prprios objetos das representaes, mas sim s representaes, na medida em que elas so dadas ao sentido interno.35 Ora, a ligao necessria entre as nossas representaes produzida segundo o modo pelo qual as notas que constituem o contedo de um conceito emprico so relacionadas entre si, o que determinado precisamente pelas categorias. Isso quer dizer que a anidade objetiva imposta aos fenmenos no implica nenhum tipo de conexo entre os conceitos empricos produzidos. A forma de um conceito em geral produzida a partir da abstrao do contedo de conceitos empricos, os quais so usados precisamente para pensar objetos que tm caractersticas semelhantes. O contedo de um conceito capaz de classicar36 por sua vez o conjunto de suas notas, as quais designam simultaneamente caractersticas de intuies particulares e conjuntos de regras selecionadas numa representao conceitual. Mas notas tm de ser extradas de um mltiplo sintetizado, cujos elementos em princpio distinguem-se unicamente por relaes de sucessividade e justaposio. Na verdade, quando a sntese elevada37 a um conceito, falamos de um conceito, por assim dizer, emprico e originrio. As caractersticas sensveis primeiras que se expressam em notas tm de ser extradas de um mltiplo sintetizado ou seja, a unidade sinttica deve conduzir unidade analtica da conscincia mediante

35 Essa expresso utilizada por Kant para dar conta da conscincia imediata de tudo que ocorre em ns, e portanto para caracterizar, por assim dizer, o meio no qual se do nossos estados subjetivos. De qualquer modo, objetos do sentido interno (enquanto dados representados como ocorrncias mentais) no so essencialmente diferentes daqueles que representamos no sentido externo que consiste no meio ao qual esto referidos os objetos que representamos como objetos externos, ou seja, como objetos situados fora de ns. 36 Um conceito emprico sempre uma regra classicatria, mas na hiptese de uma dessemelhana excessiva (ou at absoluta) entre os fenmenos seria impossvel uma classicao em gneros e espcies das representaes intudas. Seria impossvel, portanto, a unidade emprica da natureza. 37 A conscincia da identidade das imagens, que permite reconhec-las enquanto imagens de um objeto, tem de supor a produo de conceitos. Pois o ser objeto, a saber, aquilo que constitui a identidade de um mltiplo sintetizado, no pode ele mesmo ser intudo. A unicao das snteses (imagens) s pode ser efetivada atravs da produo de representaes abstratas das snteses particulares, ou seja, atravs da produo de representaes por notas comuns. A ligao das cognies por intermdio de um conceito o que torna possvel pensar as representaes como representaes de uma mesma coisa. Este , portanto, o momento preciso em que a sntese subordinada a um conceito, ou seja, o momento no qual uma sntese , por assim dizer, traduzida abstratamente por intermdio da produo de um conceito emprico pelo entendimento. essa faculdade que eleva a sntese a regras. Esse processo descrito por Kant na Deduo-A, precisamente na denominada sntese da recognio.

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

187

uma representao analisada a partir de uma sntese em particular.38 Com efeito, o ato pelo qual so produzidos os conceitos pressupe algo que diz respeito apenas sensibilidade. Mas relaes meramente espcio-temporais no implicam qualquer regularidade nos prprios fenmenos, ou seja, nenhuma regra envolvida em cada imagem que formada por essas relaes. Disso depreende-se que no h qualquer garantia de que as notas produzidas para representar snteses (mais especicamente, os pers de uma sntese) possam representar abstratamente caractersticas sensveis semelhantes to-somente pelo fato de que propriedades semelhantes no tm necessariamente de ser manifestadas em dados puramente empricos (fenmenos), j que o mltiplo desorganizado anterior presena dos mesmos no sentido interno no depende intrinsecamente de qualquer atividade subjetiva. Quero dizer que caractersticas sensveis comuns s poderiam ser garantidas pelo acrscimo da unidade originria imaginao se pudesse ser provado que categorias so condies de possibilidade da intuio emprica. No obstante, isso vai expressamente contra as principais teses da losoa transcendental, j que o tipo de intelecto que nos distingue no pode ser assimilado a qualquer espcie de intelecto intuitivo. Diante disso, evidente que categorias no podem ser condies de possibilidade daquilo que intudo. Categorias so apenas formas para exprimir o modo pelo qual as notas esto relacionadas entre si em representaes conceituais particulares. Numa palavra, a anidade objetiva determinada pela produo dos conceitos puros capaz apenas de assegurar a conscincia de si, mas no a conexo entre os conceitos empricos produzidos para interpretar as snteses particulares, o que s poderia ser estabelecido com a garantia de uma anidade assimilvel a uma semelhana de famlia entre regras produzidas. Com efeito, em princpio, as condies da existncia de algum tipo anidade que no a denida pela anidade transcendental entre os conceitos empricos que representam abstratamente as cognies sintetizadas tm de ser as seguintes: (1) Erscheinungen (fenmenos) no podem exibir um comportamento excessivamente complexo, ou seja, no podem representar caractersticas sensveis excessivamente distintas. Contudo, que os prprios objetos que tornam possveis nossas representaes empricas assim se comportem algo que no depende da conjuno de snteses com a apercepo transcendental e da consequente produo de conceitos, mas sim do substrato incognoscvel da natureza.

38 Cf. Almeida 1998.

188

Renato Valois Cordeiro

(2) Se a complexidade da natureza conforme s faculdades cognitivas, podem existir caractersticas sensveis semelhantes entre os fenmenos, os quais, em vista da produo de conceitos classicatrios, tm de ser pensados abstratamente atravs da produo de notas. Estas, a rigor, permanecem tendo valor classicatrio como contedos de conceitos empricos mesmo se no so comuns. Contudo, nessa hiptese, os conceitos formados s podem ter usos estritamente singulares numa palavra, este tipo de uso s permite identicar um mesmo objeto na intuio emprica, jamais classes de objetos similares. (3) Admitido que podem ser produzidas notas comuns, cada conceito emprico produzido pode ento apresentar uma semelhana de famlia relativamente a outros conceitos formados. O problema deixado em aberto pela Deduo consiste, por um lado, na possibilidade terica de que nossas representaes imediatas sejam excessivamente (ou at mesmo absolutamente39) distintas. Por outro lado, o que seria uma consequncia disso, o tipo de conceito emprico que seria a cada vez produzido s poderia ter um uso absolutamente singular, j que apresentaria como contedo um conjunto de notas particulares (no-comuns). claro que, nessa hiptese, ainda haveria a possibilidade de relacionar notas num conceito de objeto em vista da caracterizao de uma intuio especca. O problema que esta poderia jamais se repetir. Os conceitos produzidos simplesmente no seriam representaes por notas comuns no caso de um completo caos no nvel emprico. Ou seja, seria

39 Ak IV: 71-72. A concluso de que eles, porm, devam ser conformes s condies das quais o entendimento necessita para a compreenso do pensamento no to fcil de aceitar. Pois, excepcionalmente, poderia mesmo ocorrer que fenmenos fossem representados de tal modo que o entendimento absolutamente no os encontrasse em conformidade s condies de sua unidade, e tudo se encontrasse to confuso que, por exemplo, nada se apresentasse na srie dos fenmenos que disponibilizasse uma regra de sntese e, portanto, correspondesse ao conceito de causa e efeito, de tal modo que, por conseguinte, esse conceito seria totalmente vazio, nulo e sem signicado (traduo minha). Nesta passagem surpreendente, Kant parece admitir que a impossibilidade de aplicao do princpio da causalidade tornaria impossvel o prprio conhecimento objetivo. A citao faz tambm referncia ao conceito de sntese, um dos elementos necessrios do conhecimento. Tomando como exemplo a aplicao da categoria de causalidade, Kant considera aqui a possibilidade terica de que o prprio dado sensvel representado no apresentasse intrinsecamente qualquer ordem alm da discriminao espcio-temporal. Nessa hiptese, os dados intudos seriam sempre absolutamente heterogneos e as notas que os representam no poderiam ser relacionadas de nenhuma maneira, o que tornaria impossvel a produo de qualquer regra determinada. Isto o que se pode depreender da passagem citada, na qual exposta aquela diculdade que s voltaria a ser tematizada no Apndice, a saber, o problema da sistematizao da natureza desde um ponto de vista emprico.

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

189

impossvel a produo de conceitos empricos dos quais pudesse ser feito um uso universal para caracterizar classes de objetos. Em tal cenrio, a unidade da conscincia e as categorias ainda poderiam certamente garantir a produo de conceitos e leis determinadas; entretanto, estas teriam unicamente usos singulares. Alm disto, tais regras empricas no apresentariam qualquer anidade entre si e, consequentemente, a produo de um sistema da natureza de um ponto de vista emprico seria impossvel. Entretanto, diante desse quadro poderamos ainda perguntar: em que sentido a hiptese da excessiva dessemelhana entre as representaes imediatas do sentido interno no inviabilizaria o conhecimento objetivo e a conscincia de si? Como armei acima, ao serem trazidas unidade da apercepo, as cognies (snteses) em tese ainda poderiam ser pensadas atravs de conceitos. Rigorosamente, estes certamente ainda seriam conceitos (representaes por notas comuns), mas representariam regras que no encontrariam jamais outras instncias s quais pudessem ser aplicados. Eles teriam ainda de ser formados por notas (nesse caso, sempre com usos singulares) e somente poderiam caracterizar conjuntos de fenmenos compostos por poucos ou apenas um elemento na hiptese, acentuo, de um comportamento absolutamente catico do mltiplo. J na CRP Kant atenta para a necessidade de completar sua losoa terica com a introduo de um princpio que expressa um complemento da sua teoria do conhecimento. Tal condio apresentada somente como um esboo no Apndice, atravs dos trs princpios regulativos da razo. Nessa parte da primeira Crtica, armado que um deles resulta da ligao dos outros dois: O ltimo princpio surge da reunio dos primeiros depois que se completou a interconexo sistemtica na ideia, tanto no ascender a gneros superiores quanto no descer a espcies inferiores.40 Kant est se referindo nessa passagem ao princpio regulativo41 da anidade (ou continuidade), que deve resultar da aplicao dos princpios (regulativos) da generalizao e da especicao. No Apndice Dialtica Transcendental42 foi

40 Ak III: 435-36. 41 Em sentido kantiano, regras constitutivas so regras para atos ou atividades que no podem ser denidas independentemente da enunciao dessas regras (por exemplo, os conceitos e princpios do entendimento), e regras regulativas so regras para atos ou atividades que podem ser denidas sem meno das regras (por exemplo, os trs princpios discriminados no Apndice, entre eles o princpio da anidade). foroso, portanto, reconhecer que pertence forma de uma regra ser constitutiva ou regulativa. 42 Cf. Cordeiro 2005.

190

Renato Valois Cordeiro

demonstrado43 que o princpio de generalizao prev semelhanas no interior da natureza, i.e. que a razo tem de supor necessariamente que no h uma heterogeneidade completa entre os objetos; ele garante subjetivamente que possvel produzir conceitos capazes de classicar grupos de objetos. O princpio da especicao, por sua vez, prev a existncia de um certo grau de diversidade entre os objetos da realidade. Ele representa uma garantia subjetiva44 de que os objetos, por assim dizer, tm de poder se especicar. Ambos, portanto, fornecem a priori e conjuntamente uma garantia necessria para o conhecimento: a ideia de que o substrato sensvel se comporta de uma maneira que permite a produo de regras empricas com uso universal e, por conseguinte, a classicao das coisas em gneros e espcies. Implcita nessa ideia est presente a continuidade entre os conceitos genricos e especcos produzidos, de modo que a razo necessariamente supe, ao us-los, que a natureza permite uma organizao taxonmica das suas classes de objetos. Isto se expressa precisamente na formulao do denominado princpio da anidade. Tal semelhana entre as regras formadas no poderia ter sido justicada apenas pelo quadro fornecido pela Deduo. Isso signica dizer, por conseguinte, que, completando a teoria da Deduo Transcendental, que no tematiza a possibilidade terica de um modo de ordenao da natureza que considere tambm a parte material dos objetos, a teoria do Apndice aduz as condies de possibilidade45 da natureza determinada, que tem
43 Cf. tb. a nota 9. Rigorosamente, no se pode utilizar a expresso deduo no contexto de uma justicao para princpios subjetivos (regulativos). O sentido preciso do termo corresponde ao seu uso na esfera da prova da validade dos conceitos e princpios puros do entendimento e, portanto, no mbito da prova da validade de princpios objetivos (constitutivos). verdade, contudo, que Kant utilizaria a expresso posteriormente no prprio Apndice, mas a o sentido do termo , por assim dizer, mais fraco, ligado apenas prova de que h certas suposies necessrias por parte do sujeito. Tais suposies no expressam, entretanto, condies de possibilidade do conhecimento de objetos, ainda que possam sem dvida representar condies de possibilidade do conhecimento. No Apndice, com efeito, muito embora seja negada uma deduo em sentido prprio, aceita uma deduo dos trs princpios. Nas palavras de Kant, uma tal deduo nesse caso tem de ser totalmente possvel, embora ela se afaste muito daquela que se pode efetuar com as categorias (cf. Ak III: 442-43). Meu grifo. 44 Uma suposio necessria no a rigor uma garantia, pois uma suposio algo de subjetivo. Pode-se dizer que subjetivamente necessrio supor que a natureza se apresente de uma certa maneira, mas que a natureza de fato se apresente assim contingente. A suposio subjetivamente necessria, mas o que necessariamente suposto pelo sujeito objetivamente contingente. Essa observao vlida tanto para os trs princpios do Apndice como para o princpio formal deduzido na Introduo B CFJ. 45 Evidentemente, no se pode utilizar essa expresso aqui com o signicado de uma condio de possibilidade do conhecimento de objetos, mas apenas com o sentido de que mesmo princpios regulativos e transcendentais como o princpio da anidade tm de ser concebidos com pressuposies necessrias para o conhecimento. Cf. a nota 41.

A insuficincia da teoria da afinidade transcendental

191

de permitir um conhecimento sistemtico (segundo gneros e espcies) para tornar vivel a sua unidade. Eis por que no teoricamente admissvel, no terreno da prova das categorias, o qual tem a ver apenas com as condies de possibilidade de uma natureza em geral, que a anidade do mltiplo possa ser condicionada por fundamentos objetivos. Decerto, com o uso dos trs princpios do Apndice continua no havendo a rigor nenhuma garantia objetiva disso, razo pela qual, como se sabe, Kant probe a deduo transcendental dos mesmos.46 O mximo que a losoa crtica pde assegurar foi uma prova da necessidade subjetiva desses princpios. Isso foi realizado indiretamente, por intermdio da prova da validade do princpio da nalidade formal no mbito da terceira Crtica. Com a fundamentao do princpio da nalidade, seria tambm caracterizado um sentido fraco para o conceito de deduo kantiano e, com ele, uma das funes centrais da CFJ: o acrscimo teoria crtica de uma nova condio de possibilidade do conhecimento que garante a possibilidade de sistematizao emprica do conhecimento para o nosso intelecto nito.

Referncias bibliogrcas

Allison, H. Kants transcendental idealism: an interpretation and defense. New Haven e Londres: Yale University Press, 1983. . Kant`s theory of taste. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. Almeida, G. de. A Deduo Transcendental: o cartesianismo posto em questo. In: Analtica, 3 (1): 135-56, 1998. Bittner, R. Mximas. Studia Kantiana, 5, 2003. Butts, R. Kant and the double government methodology. Boston, Dordrecht: D. Reidel, 1984. Cordeiro, R Mecanismo e teleologia no contexto das antinomias de Kant. In: O que nos faz Pensar, 19: 165-79, 2005.

46 Ak III: 438-9. Cf. tb. as notas 9 e 43.

. A antinomia da faculdade de julgar teleolgica na Terceira Crtica de Kant. Tese (Doutorado em Filosoa). Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. Floyd, J. Heautonomy: Kant on reective judgment and systematicity. In: Parret, H (org.), Kants sthetik. Berlin: De Gruyter, 1998. Freudiger, J. Kants Schlusstein: wie die Teleologie die Einheit der Vernunft stiftet. Kant-Studien, 87, Heft 1, 1996. Guyer, P. Reason and reective judgment: Kant on the signicance of systematicity. In: Nos, 24, 1990. McLaughlin, P. Kants Kritik der teleologischen Urteilskraft. Bonn: Bouvier, 1989. Mertens, H.. Kommentar zur ersten Einleitung in Kants Kritik der Urteilskraft. Muenchen: Berchman, 1975. Kant, I. Crtica da faculdade de julgar. V. Rohden (trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. . Crtica da razo pura. V. Rohden (trad.). So Paulo: Abril, 1980. . Crtica da razo pura. M.P. dos Santos e A.F. Morujo (trads.). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1994. . Kants gesammelte Schriften. (Herausgegeben von der Deutschen Akademie der Wissenschaften). Berlin: Walter de Gruyter, 1902. Prauss, G. (ed.). Kant: zur Deutung seiner Theorie von Erkennen und Handeln. Koeln: Kiepenheuer und Witsch, 1973.

También podría gustarte