Está en la página 1de 49

Manual Resumido do Sistema Ponto Secullum 4

Cadastrando no Ponto Secullum 4 > Funcionrios

Cadastro de Funcionrios Cadastro de funcionrios no sistema.

Nesta tela so listados todos os funcionrios cadastrados no sistema. Clique em Pesquisar para localizar funcionrio.

Ao clicar em Incluir a seguinte tela ser exibida.

Dados de Identificao: N Folha: o nmero que faz ligao com os arquivos de sada para Folhas de Pagamento. Nome:Nome do funcionrio. Este campo obrigatrio e enviado para o REP. Dados Genricos: N PIS/PASEP: Campo onde colocado o nmero do PIS/PASEP do funcionrio. Campo obrigatrio e aparece nos relatrios.Este campo obrigatrio e enviado para o REP. N Identificador: Nmero do crach e/ou digital usado para o acesso ao Equipamento. Este nmero pode ser alterado, mas no pode aparecer duplicado no sistema. CTPS: Nmero da "Carteira de Trabalho e Previdncia Social". Empresa: Empresa que o funcionrio trabalha.Este campo obrigatrio e enviado para o REP.

Estrutura: O sistema Ponto Secullum 4 possui a opo de classificar os seus funcionrios de acordo com a sua funo, baseado na hierarquia da empresa. Ver Estruturas. Horrio: Horrio de trabalho que o funcionrio deve exercer. Ver Horrios. Funo: Funo que o funcionrio exerce na empresa. Campo Autocadastro (no precisa cadastrar antes) de preenchimento obrigatrio. Departamento: Departamento no qual o funcionrio trabalha na empresa. Campo Autocadastro de preenchimento obrigatrio Admisso: Data no qual o funcionrio foi admitido na empresa. Este campo de importncia para os clculos das horas trabalhistas, pois o funcionrio s ter FALTA depois da Admisso Demisso: Data no qual o funcionrio foi Demitido/Afastado da empresa. O funcionrio no ter FALTA depois da Demisso. Se voc preencher est data e clicar em Concluir, o sistema ir perguntar se deseja tornar torn-lo invisvel. Invisvel significa que o funcionrio no sair nos relatrios do sistema e no ser mais visto no mesmo, mas seus dados continuam salvos, pois caso sejam necessrios futuramente voc pode recuper-los. Ver Visualizar Funcionrios. Motivo de Demisso: Incluso do motivo de demisso do funcionrio. O campo ficar habilitado somente quando o campo Demisso estiver preenchido. Os motivos so cadastrados no menu Cadastro > Motivos de Demisso. Observaes: Campo reservado para quaisquer observaes pequenas sobre o funcionrio. Fotografia: Insira fotografia do funcionrio.

Abrir arquivo de imagem: Abre tela para selecionar imagem salva no computador. Capturar de uma cmera: Abre webcam para capturar foto do funcionrio.

Clique em Filmar para iniciar a filmagem da webcam e em Pausar quando quiser capturar a imagem. Clique em Ok para carregar a foto para o cadastro. o Dados Adicionais: Neste tela possui vrios campos com dados a serem preenchidos, nenhum obrigatrio.

Algumas informaes importantes sobre esta tela: Assinatura Digital: Cadastro de senha para Lanamento de Eventos para este funcionrio. Quando for lanado um evento como vales, transporte e outros em Lanamento de Eventos ser solicitada esta senha.

Perifricos: Configurao dos perifricos do equipamento especfico por funcionrio.

Padro:Assume as configuraes do perifrico feitas no equipamento. Habilitado:Habilita o registro de ponto pelo perifrico para o funcionrio selecionado. Desabilitado:Desabilita o registro de ponto pelo perifrico para o funcionrio selecionado. Perguntas Adicionais:Caso ainda, voc precise de mais informaes sobre o funcionrio, voc pode cadastrar novas perguntas clicando em Perguntais Adicionais. V at Perguntas Adicionais para saber mais sobre. o Dados Mdulo Web: Opes de configurao do mdulo web.

Senha Web: Senha de acesso do funcionrio no Mdulo Web do Ponto Secullum 4. Perodo encerrado: Data limite para encerramento das solicitaes web. No permitir alterar dados na Web: Bloqueia a edio de dados no mdulo web pelo funcionrio.

Bloquear funcionrio na Web: Bloqueia acesso do funcionrio no mdulo web do Ponto Secullum 4. Permitir controlar solicitaes via Web: O funcionrio tem permisso de controlar as solicitaes feitas por outros funcionrios pela web. o Afastamento:

Tela utilizada para registrar um afastamento de um colaborador para um dia ou perodo especfico. Exemplo: Frias de um ms. Perodo: Data em que o funcionrio estar afastado da empresa. Justificativa: Justificativa do afastamento. Exemplos: Frias, Falta, Mdico. Motivo: Descrio do afastamento. Exemplo: Atestado devido a diagnstico mdico de fratura. Relatrio de Afastamentos: Abre a tela de Relatrio de Afastamentos com a pessoa j selecionada para consultar seus afastamentos.

Movimentaes > Carto Ponto > Carto Ponto - Acesso Completo

Carto Ponto - Acesso Completo No Carto Ponto possvel visualizar todos os registros coletados pelo equipamento, de cada funcionrio de qualquer ms, (atual ou passado) podendo efetuar tambm a manuteno necessria de qualquer registro coletado ou no.

Entradas: Entrada de turno (entrada 1, entrada 2 e entrada 3). Sadas: Sadas de turno (sada 1, sada 2 e sada 3). Comp: usa a opo Compensado. Alm Liv: Usa a opo de Almoo Livre Neutro: Usa a opo Neutro Folga: Usa opo Folga N Banc: Faz o dia selecionado no ser calculado pelo banco de horas OBS: Neste campo podem ser lanadas observaes pertencentes a este dia Ajuste: O valor hora informado faz ajustes no calculo do dia (usando sinais + ou -) Abono2: O valor hora informado nesta coluna somado separadamente (Ver Clculos) Abono3: O valor hora informado nesta coluna somado separadamente (Ver Clculos) Abono4: O valor hora informado nesta coluna somado separadamente (Ver Clculos) 8

Ref: Reserva de refeio

Filtros: Filtros para refinar os funcionrio que sero exibidos na tela de Carto Ponto.

Salvar:Quando alguma dado alterado, o campo que foi alterado fica em vermelho, significando que ainda no foi salvo. Clique em Salvar para salvar as alteraes feitas. Opes: Opes adicionais da tela de Carto Ponto.

Ajustes Parciais:Justificativas lanadas parcialmente no sistema.

Clique em Incluir para cadastrar nova.

Data: Data que ir ser lanado o ajuste parcial. Justificativa: Selecione a justificativa do ajuste. Hora Inicial: Hora inicial do perodo de ajuste. Hora Fim: Hora final do perodo de ajuste. Tipo: Tipo de ajuste, podendo ser um ajuste positivo ou negativo. No alterar horas em Ajuste: As horas no sero mostradas na coluna Ajuste da tela de Clculos. Observaes: Descreva alguma observao. Este campo mostrado na impresso do Carto Ponto.

Clique em Incluir para cadastrar nova.

10

Registro de Funes:

Clique em Incluir para incluir novo registro de funo.

Data: Data que ser lanada. Hora Inicial: Hora que ser lanada. Funo: Funo quer ser lanada. Equipamento: Equipamento que foi feita a funo. Sobre Aviso: Lance horas de Sobre Aviso para o funcionrio.

11

Clique em Incluir para cadastrar horas sobre aviso.

Data: Data que o funcionrio trabalhou sobre aviso. Hora Inicial : Hora inicial de trabalho no sobre aviso. Hora Fim: Hora final de trabalho no sobre aviso. o Menu de Controles

Perodo: Perodo que sero exibidos os clculos na tela. N Folha: N de Folha do funcionrio selecionado. Nome: Nome do funcionrio selecionado. Os botes O boto O boto O boto servem para navegar, alterando os funcionrios. abre uma tela com miniatura do horrio de trabalho do funcionrio selecionado. abre a tela de pesquisa de funcionrios. abre o cadastro do funcionrio selecionado.

Atualizar: Atualiza os dados e os clculos na tela.

12

o Outras informaes: Para lanar justificativa, de dois cliques sobre o perodo desejado.

Sero listadas as justificativas j cadastradas ( consulte Justificativas). Voc pode criar outras justificativas clicando em <Outra>. Para incluir marcaes manualmente, selecione a coluna desejada e digite a hora. D um enter quando terminar a digitao. A seguinte tela ir abrir. Caso no consiga incluir marcaes, v at Usurios.

13

De acordo com a Portaria 1510, voc deve descrever o motivo desta incluso manual de registro de ponto. Toda vez que voc alterar alguma marcao, esta janela ser aberta. Toda a batida manual fica com um ponto de exclamao vermelho na tela de Carto Ponto.

Se passar o mouse sobre o horrio, ser mostrado um pop-up com o motivo da incluso manual. Clicando com o boto direito do mouse sobre alguma marcao, voc ter as seguintes opes.

Lanar justificativa: Lana justificativa no perodo selecionado. Editar: Edita a marcao. Apagar: Apaga a marcao. Editar motivo da alterao: Edita o motivo da alterao manual do registro de ponto.

14

Voc tambm pode movimentar marcaes nas colunas utilizando as flechas. Isto serve para casos que as marcaes esto alocadas de forma incorreta, para voc no precisar excluir e digitar novamente as marcaes.

15

Movimentaes > Solicitaes Web

Solicitaes Web Verifique as solicitaes e as marcaes de ponto feitas atravs do Mdulo Web do Ponto Secullum 4. Para maiores informaes sobre o Mdulo Web, consulte o sub-tpico mdulo web.

O sistema exibir todas as marcaes do dia da solicitao. As marcaes que estiverem com o fundo vermelho indicam que o funcionrio solicitou a alterao pela web mas que ainda no foram aceitas pelo responsvel da estrutura. Nesta tela voc primeiramente deve marcar a coluna Visto com um X para selecionar as que ele verificou e esto ok. H tambm, a possibilidade de descartar as solicitaes. Aps isto, com os Vistos marcados ele pode aceitar os vistos. S aps aceitar os Vistos as marcaes entram no sistema e aparecem nos clculos. Imprimir: Emite relatrio das solicitaes web. As marcaes ainda no aceitas pelo responsvel sero exibidas com um asterisco ao lado da marcao. Filtrar: Filtre os dados de exibio na tela.

16

Movimentaes > Lanamento de Eventos

Lanamento de Eventos Lance eventos para funcionrios.

Primeiramente, voc deve selecionar o perodo para exibir na tela. Filtros: Voc pode lanar filtros para exibir os eventos lanados.

17

Imprimir: Emite relatrio dos eventos lanados no perodo. Podendo ser impresso detalhado por funcionrio, ou um relatrio geral.

No canto direito inferior da tela temos os seguintes botes:

Incluir: Inclua um novo evento para o funcionrio.

Funcionrio: Selecione o funcionrio que ter um evento lanado. Incluir para todos da lista de nomes: Incluir para todos os funcionrios o evento. Data: Data que ser lanado o evento. Evento: Selecione o evento que ser lanado. Para cadastrar evento v em Cadastro > Eventos. Observao: Observao sobre o lanamento de evento.

18

Quantidade: Quantos eventos sero lanados para o funcionrio. Valor Unitrio: Valor de cada evento. Valor Total: Valor de total dos eventos lanados. (Quantidade X Valor Unitrio) OBS.: Caso o funcionrio tenha cadastrado uma Assinatura Digital, ela ser solicitada no Lanamento do evento.

Para alterar ou excluir o evento, selecione o mesmo e clique no boto correspondente a opo desejada. Copiar Evento: Clique no boto Copiar Evento, onde podemos definir quantas vezes, e com quantos dias de intervalo, este evento deve ser repetido.

Copiar evento ... vezes: Nmero de vezes que o evento ser copiado. Intervalo ... dias: Intervalo para que seja lanado o prximo evento. Incluir numerao na observao: Incluir um nmero para controle no campo observao. Forar vencimento para o mesmo dia: Ser lanado sempre para o mesmo dia o evento. Depois de lanar um evento, voc ver uma tela parecida com a que segue abaixo: 19

No campo maior, tem listados os lanamentos dos funcionrios. No campo ao lado direito, tem a tabela mostrando a quantidade de cada evento lanado.

20

Manuteno > Alteraes em massa

Alteraes em Massa Alterao em muitos dados do sistema ou para muitos funcionrios.

o Recalcular horrios:Recalcula os horrios colocando a configurao atual de horrio de trabalho na memria do sistema. o Recalcular horrios:Recalcula os horrios colocando a configurao atual de horrio de trabalho na memria do sistema. o Alterar dados de batidas:Insere dados diversos no perodo selecionado. Exemplo: Lanar a justificativa FRIAS, para um determinado departamento. o Alterar horrios:Recalcula um dia ou perodo especfico de acordo com o horrio selecionado. o Zerar saldo do banco de horas:Zera o saldo do banco de horas para um ou vrios funcionrios na data selecionada. o Lanar ajustes parciais:Lana ajuste parcial para um ou vrios funcionrio na data selecionada. o Realocar batidas:Aproxima as marcaes de acordo com o horrio de cadastro. Colocando-as na coluna correspondente.

21

o Apagar memria de clculo:Apaga a memria de clculo do sistema no perodo selecionado. Se o funcionrio trabalhou neste perodo, ser mostrado como hora extra na tela de Clculos. o Alterar configuraes de extras:Altera a configurao de faixa de extra no dia selecionado. Utilizado quando preciso pagar as extras de determinado dia com porcentagem diferente da configurada na tela de Horrios. o Apagar Afastamentos:Apaga os afastamentos lanados dentro do perodo selecionado. o Lanar data de perodo encerrado no mdulo web: Lana data de encerramento das solicitaes web para um ou vrios funcionrios.

22

Relatrios > Ponto Dirio

Ponto Dirio Visualizao dia a dia das batidas e dos clculos dos funcionrios.

Entradas: Entrada de turno (entrada1, entrada2 e entrada3) Sadas: Sadas de turno (sada1, sada2 e sada3) Comp: Opo Compensado Ref: Reserva de Refeio Ajuste: O valor hora informado. Faz ajustes no clculo do dia (usando sinais + ou -) Colunas de Exibio: So colunas que exibem os totais. Voc pode alter-las no menu 'Opes'. Normais: Horas normais trabalhadas. Faltas: Horas de falta no justificadas. Extras: Horas extras feitas pelo funcionrio no dia. Carga: Carga horria do funcionrio no dia selecionado. o Menu:

23

Opes: Opes da tela de Ponto Dirio.

Seleo das 'Colunas de exibio' na tela de Ponto Dirio. Ser mostrado os totais das colunas selecionadas. Filtros:

Funo: Exibe somente os funcionrios da funo selecionada. Tipo: Exibe somente os funcionrios do tipo selecionado. Horrios: Exibe somente funcionrios do horrio selecionado. Para selecionar todos utilize .

24

Para desmarcar todos utilize

Coluna 1, 2, 3 e 4: Configurao para que um determinado clculo apenas liste valores preenchidos ou em branco. Condio do Filtro: Condio para validar os dados. o Todos: Lista somente registros que estiverem respeitando todas as configuraes feitas nas colunas 1, 2, 3 e 4. o Qualquer: Lista os registros que estiverem respeitando qualquer uma das configuraes feitas nas colunas 1, 2, 3 e 4. Filtros Especiais: Filtros especiais da tela de Ponto Dirio. o Dia em branco: Exibe somente funcionrios que no tiveram nenhuma marcao no dia. o Carga Horria Incompleta: Exibe somente funcionrios que no cumpriram toda a carga horria de trabalho no dia. o Com Movimento: Exibe todos os funcionrios que tiveram alguma marcao no dia. o Refeio: Exibe somente funcionrios que tiverem assinalado a coluna Ref. o Em Branco + Carga Horrio Incompleta: Exibe os funcionrios que no fizeram nenhuma marcao no dia, e tambm aqueles que no cumpriram toda a carga horria do dia. o Fora da Carga Horria Normal: Exibe funcionrios que tiveram carga diferente da configurada no dia. o Dia com Falta de Marcaes: Exibe funcionrios que no efetuaram todas as entradas e sadas programadas para o dia. o Intervalo maior que: Exibe funcionrios que fizeram intervalo maior que a quantidade de horas configurada no campo ao lado. o Intervalo menor que: Exibe funcionrios que fizeram intervalo menor que a quantidade de horas configurada no campo ao lado. Justificativas: Exibe somente funcionrios que tiverem lanado no dia selecionado, a justificativa selecionada.

25

Salvar: Salva os dados alterados. Imprimir: Visualizao e impresso de relatrios da tela de Ponto Dirio.

Alfabtico: Gera o relatrio em ordem alfabtica. Agrupado por Departamento: Gera relatrio agrupado por departamento. Agrupado por Funo: Gera relatrio agrupado por funo. Relatrio com espao para assinatura: Emite relatrio contendo os funcionrios e exibe campo para assinatura. Separar em pginas diferentes: Habilitado quando selecionada a opo 'Agrupado por Departamento' ou 'Agrupado por Funo'. Deste modo, cada agrupamento mostrado em uma pgina. 26

Exibir somente batidas: Gera relatrio somente das marcaes, no exibindo as colunas de totais. Imprimir um perodo: Gera relatrio do perodo selecionado. Cada dia do perodo separado por pginas. Ordenado por: Ordem em que ser organizados os dados no relatrio. Pode-se ordenar por data ou ordem alfabtica. possvel exibir os dados na sequncia decrescente. o Menu de Controles:

Empresa: Exibe somente os funcionrios da empresa selecionada. Departamento: Exibe somente os funcionrios do departamento selecionado. Data: Dia que ser exibido na tela de Ponto Dirio. As setas servem para alterar o dia de exibio de forma rpida.

Atualizar: Atualiza os dados e os clculos na tela.

27

Relatrios > Clculos

Clculos Tela que processa os principais clculos do tempo trabalhado. Nas linhas temos os dias, as batidas e os resultados dos clculos. Nas colunas temos os variados tipos de clculos.

Ent. 1 Sa. 2 Ent. 2 Sa. 2 Ent. 3 Sa. 3 Normais Faltas

Esta coluna aloca as marcaes de Entrada do primeiro turno. Esta coluna aloca as marcaes de Sada do primeiro turno. Esta coluna aloca as marcaes de Entrada do segundo turno. Esta coluna aloca as marcaes de Sada do segundo turno. Esta coluna aloca as marcaes de Entrada do terceiro turno. Esta coluna aloca as marcaes de Sada do terceiro turno. Horas normais trabalhadas Horas de falta NO justificadas (tais horas influem no descanso)

Ex Ut (1...x) Extras dos dias teis (conforme configurao de Extras) Ex Sa (1...x) Extras dos sbados (conforme configurao de Extras) Ex Do (1...x) Extras dos domingos (conforme configurao de Extras) Ex Fe (1...x) Extras dos feriados (conforme configurao de Extras)

28

DSR DSR Deb. Not. Ajuste Abo. 2* Abo. 3* Abo. 4* Adian. Atras. Carga JustPa Tempo +/Refeio Bsaldo Bcred Bdeb Bajust ExNot

Descanso Remunerado (conforme configurao do Descanso) Descanso Remunerado que o funcionrio deixou de ganhar Adicional noturno Exibe informaes do Ajuste (conforme lanado no Carto Ponto) Exibe informaes do Abono 2 (conforme lanado no Carto Ponto) Exibe informaes do Abono 3 (conforme lanado no Carto Ponto) Exibe informaes do Abono 4 (conforme lanado no Carto Ponto) Horas que o funcionrio "chegou" adiantado no dia Horas que o funcionrio "chegou" atrasado no dia Exibe a carga que o funcionrio deve cumprir no dia. Exibe a justificativa parcial utilizada no dia. Exibe o valor configurado em Tempo +/Gera a marcao de reserva de refeio, se houver. Exibe o saldo do banco de horas. Exibe o valor das horas de extras no Banco de horas. Exibe o valor de faltas no Banco de horas. Exibe as horas ajustadas no Banco de Horas. Horas extras durante o perodo noturno

* Quando o valor de uma justificativa lanado nas colunas abono, a carga horria do dia alterada para que o sistema aplique de forma correta o abono de faltas. Ex: Tenho uma carga de 8 horas dirias. Caso lance uma justificativa no valor de 4 horas na coluna abono, o sistema subtra este valor da carga. Desta forma a carga ficaria no dia com o valor de 4 horas. Isto implica no clculo em dias desta coluna, caso seja configurado. o Menu

Opes: Opes da tela de Clculos.

29

Totais de clculos em formato decimal: Exibe os totais das colunas em formato decimal ao invs do formato em horas. Exibir colunas com informaes especiais de batidas: Exibe as colunas da memria de clculo contendo informaes sobre as marcaes e os equipamentos.

B.Ent1 B.Sa1... Exibe os registros de marcao de Ponto originais do equipamento. Eq.Ent1 Eq.Sai1... Exibe o nmero do equipamento em que foi realizado o registro. Aplicar limite no saldo do banco de horas: Configurao delimite no saldo do banco de horas. Caso o funcionrio ultrapasse esse limite exibido um aviso na tela de Clculos. Proviso Calcular em <data> at ... : Faz o reclculo do perodo de proviso do ms anterior. Neste perodo o sistema far a verificao dos clculos feitos na proviso passado. Caso o funcionrio tenha falta ou extra elas aparecero. Horas normais de ... at <data>: Perodo que ser feita a proviso de clculo. Remover linhas com horas normais de proviso: As linhas que correspondem a proviso so removidas da tela. Calcular apenas DSR na proviso: Sistema faz o clculo somente do DSR no perodo de proviso. No calculando horas normais. Colunas:

30

Ocultar/Exibir colunas: Oculta as colunas selecionada na tela de Clculos.

O boto O boto

seleciona todas as colunas. remove a seleo de todas as colunas.

Alterar ordem: Ordem de exibio das colunas na tela de Clculos. O sentido de sequncia do lado esquerdo para o lado direito da tela.

31

A seta A seta Filtros:

move a coluna selecionada para baixo. move a coluna selecionada para cima.

Filtros da tela de Clculos. Os filtros selecionados aqui influenciam tambm na emisso dos relatrios.

32

Empresa: Exibe somente os funcionrios da empresa selecionada. Departamento: Exibe somente os funcionrios do departamento selecionado. Funo: Exibe somente os funcionrios da funo selecionada. Tipo: Exibe somente os funcionrios do tipo selecionado. Consistncia 1: Exibe somente clculos referentes aos dias que estiverem dentro da consistncia. Exemplo: Selecione a coluna Faltas e depois selecione Em Branco. Neste exemplo sero listados todos os dias que no tiverem nenhum valor de faltas no perodo selecionado. Ao selecionar uma coluna e a opo "Com Valor", possvel selecionar as seguintes opes de filtro: Qualquer: Exibe resultados de qualquer valor existente no campo. Valor maior que: Exibe apenas os resultados maiores que o configurado. Valor menor que: Exibe apenas os resultados menores que o configurado. Seguindo o mesmo exemplo acima, ao selecionar a coluna "Faltas", selecionar a opo "Com Valor" e a opo "Valor maior que" e preencher com o valor 03:00, sero apenas exibidos os dias que possuem mais de 3 horas de faltas no perodo.

33

Consistncia 2: Segundo filtro de consistncia. Mesmo funcionamento do filtro 'Consistncia 1'. Ordenao: Ordem de exibio dos funcionrios. Banco de Horas: Exibe somente funcionrios que possuem configurao de banco de horas ou que no possuem. Exportar: Permite exportar arquivo contendo os resultados de um perodo escolhido com a finalidade de suprir a folha de pagamento para clculo das horas processadas. Importante: Est opo fica disponvel somente quando o Ponto Secullum 4 estiver registrado. Caso contrrio no ser possvel a exportao deste arquivo.

Lista de campos: Criao de listas de campos para exportao. Podendo serem criadas vrias listas. Disponveis: Campos disponveis para exportao. Selecionadas: Campos que esto selecionados para serem exportados. O boto , passa o funcionrio selecionado do campo Disponveis para o campo Selecionadas. O boto , passa todos os funcionrios do campo Disponveis para o campo Selecionadas.

O boto , passa o funcionrio selecionado do campo Selecionadas para o campo Disponveis. 34

O boto

, passa todo os funcionrios do campo Selecionadas para o campo Disponveis.

Cdigo do Evento: Cdigo do evento que est selecionado no campo 'Selecionadas'. Este cdigo deve ser disponibilizado pelo sistema de folha. Layout: Layout que ser exportado os clculos. Caso seja necessrio criar um novo layout v em Manuteno > Exportao de Dados > Layouts de Exportao de Clculos Incluir eventos: Inclui os eventos cadastrados no sistema. Verifique Cadastro > Eventos e Movimentaes > Lanamentos de Eventos. Nome do arquivo: Local onde ser salvo o arquivo com os dados. Selecione o arquivo atravs do boto . Ao clicar em 'Gerar', o arquivo gerado no local selecionado. Imprimir: Visualizao e impresso de relatrios da tela de Clculos. No campo 'Tipo de relatrio' indique qual relatrio deseja visualizar ou imprimir. o Carto Ponto: Impresso dos clculos dos funcionrios.

35

Imprimir somente <funcionrio selecionado na tela de Clculos>: Gera relatrio somente do funcionrio selecionado na tela de Clculos. Imprimir todos os funcionrios na relao de nomes: Gera relatrio de todos os funcionrios, de acordo com os filtros selecionados na tela de Clculos. Lista de campos: Criao de listas de campos para exportao. Podendo serem criadas vrias listas. Disponveis: Campos disponveis para impresso. Selecionadas: Campos que esto selecionados para serem exportados. Eventos: Inclui no relatrio os eventos lanados para o funcionrio no perodo selecionado. Os eventos so mostrados na parte inferior do relatrio. Termos do MTB: Impresso dos Termos do Ministrio do Trabalho no rodap do relatrio. Miniatura do Horrio: Impresso do quadro de horrio do funcionrio no cabealho do relatrio. Legenda de Justificativas: Inclui no relatrio a legenda das justificativas lanadas para o funcionrio no perodo selecionado. Contendo o nome da justificativa, a descrio e quantidade em horas. Modo Apresentao: Configurao do layout do relatrio para modo apresentao (folha vertical). Modo Paisagem: Configurao do layout do relatrio para modo paisagem (folha horizontal). OBS: Para impresso em impressoras matriciais, desmarque as duas opes de modo de impresso. Totais em rodap: Exibe os totais das colunas no rodap do relatrio. Salvar em Excel: Exportao do relatrio para Excel. o Extrato de Totais: Lista todos os funcionrios e os totais das colunas selecionadas.

36

Imprimir todos os funcionrios na relao de nomes: Gera relatrio de todos os funcionrios, de acordo com os filtros selecionados na tela de Clculos. Lista de campos: Criao de listas de campos para exportao. Podendo serem criadas vrias listas. Disponveis: Campos disponveis para impresso. Selecionadas: Campos que esto selecionados para serem exportados. O boto , passa o funcionrio selecionado do campo Disponveis para o campo Selecionadas. O boto , passa todos os funcionrios do campo Disponveis para o campo Selecionadas.

O boto , passa o funcionrio selecionado do campo Selecionadas para o campo Disponveis. O boto , passa todo os funcionrios do campo Selecionadas para o campo Disponveis.

Eventos: Inclui no relatrio os eventos lanados para o funcionrio no perodo selecionado. Os eventos so mostrados na parte inferior do relatrio. Modo Paisagem: Configurao do layout do relatrio para modo paisagem (folha horizontal). Salvar em Excel: Exportao do relatrio para Excel.

37

Agrupado por Departamento: Habilitado somente quando selecionada a ordenao por Departamento na tela de Clculos. Gera relatrio agrupado por departamento exibindo o sub-total de horas do departamento e total geral do relatrio. o Extrato Individual do Banco de Horas: Impresso de extrato do banco de horas do funcionrio.

Imprimir somente <funcionrio selecionado na tela de Clculos>: Gera relatrio somente do funcionrio selecionado na tela de Clculos. Imprimir todos os funcionrios na relao de nomes: Gera relatrio de todos os funcionrios, de acordo com os filtros selecionados na tela de Clculos. Perodo do relatrio: Perodo que ser gerado o relatrio de extrato. Dividir perodos ltimo dia do ms: O perodo divido quando chega o ltimo dia do ms. Exemplo: Selecione o perodo 01/09/2010 at 31/10/2010 para gerar o relatrio de extrato. Gerando o relatrio o sistema apresentar os dados da seguinte forma: 01/09/2010 at 30/09/2010 em uma linha. O outro perodo ser mostrado em outra linha, do dia 01/10/2010 at 31/10/2010. 38

Todo dia ... : Divide o perodo no dia configurado. Exemplo: Selecione o perodo 01/10/2010 at 31/10/2010 para gerar o relatrio de extrato. Gerando o relatrio o sistema apresentar os dados da seguinte forma: 01/10/2010 at 10/10/2010 em uma linha. O outro perodo ser mostrado em outra linha, do dia 11/10/2010 at 31/10/2010. Termos do MTB: Impresso dos Termos do Ministrio do Trabalho no rodap do relatrio. o Espelho de Ponto (Portaria 1510)

Exibe as marcaes de ponto que foram inseridas manualmente, alteradas ou excludas.

39

o Menu de Controles

Perodo: Perodo que sero exibidos os clculos na tela. N Folha: N de Folha do funcionrio selecionado. Nome: Nome do funcionrio selecionado. Os botes O boto O boto O boto servem para navegar, alterando os funcionrios. abre uma tela com miniatura do horrio de trabalho do funcionrio selecionado. abre a tela de pesquisa de funcionrios. abre o cadastro do funcionrio selecionado.

Atualizar: Atualiza os dados e os clculos na tela. o Outro Menu: Ao clicar com o boto direito do mouse sobre um dia com marcaes na tela de Clculos. O seguinte menu habilitado:

40

Marcar/Desmarcar Compensado: Marca ou desmarca a opo 'Compensado' no dia selecionado. Marcar/Desmarcar Almoo Livre: Marca ou desmarca a opo 'Almoo Livre' no dia selecionado. Marcar/Desmarcar Folga: Marca ou desmarca a opo 'Folga' no dia selecionado. Lanar ajuste no banco de horas: Ajusta o saldo do banco de horas. Podendo ser lanado valor negativo ou positivo.

Data: Dia em que ser lanado o ajuste. Ajuste: Valor do ajuste em horas. Podendo ser valor positivo ou negativo. Retirar quantidade especfica do banco de horas: Retira o valor preenchido no campo 'Hora' das extras. OBS: Para que esta opo funcione corretamente, deve selecionar a opo ' Usar configurao especial'. Horas: Quantidade de horas que sero retiradas das extras para o banco de horas. Observaes: Observao sobre o ajuste lanado. 41

Zerar banco de horas neste dia: Permite zerar o saldo do banco de horas no dia selecionado.

Possui a mesma tela do Ajuste do banco de horas, apenas os campo Ajuste e Observaes vem preenchidos. Ajuste: Valor ajustado para zerar o banco de horas. O clculo para zerar o banco simples (BSaldo - Ajuste). Exemplo: Se meu BSaldo tem +12:00 e eu gostaria de zer-lo. Neste caso o sistema lanar um valor de -12:00. Como ficaria o clculo: BSaldo >> +12:00 Ajuste >> - 12:00 BSaldo ficar igual a 00:00. Caso seu BSaldo tenha fechamento negativo: Se o BSaldo tem -15:30 e eu gostaria de zer-lo. Neste caso o sistema lanar um valor positivo de +15:30 Como ficaria o clculo: BSaldo >> -15:30 Ajuste >> +15:30 BSaldo ficar igual a 00:00. Observaes: exibido automaticamente o texto 'Encerramento do Banco de Horas'. 42

Alterar configurao de extras: Permite alterar as configuraes de extra para o dia selecionado.

Data: Dia selecionado que ser feita a configurao de extras Descrio: Descrio sobre as configuraes de extras especficas. Nmero de Faixas: Nmero de faixas em que so divididas as horas extras (Ex.: 3) Lanar ajuste de clculo: Permite lanar um ajuste em horas no dia selecionado, o valor pode ser tanto positivo quanto negativo. Exemplos: -01:30 (negativo), 01:30 (positivo).

o Outras Informaes: Colunas:Todas as colunas da tela de Clculos so renomeveis. Clique duas vezes sobre o nome da mesma para alter-la.

43

Nome original: Nome original da coluna no sistema. Novo nome: Nome que ser atribudo a coluna. Avisos nas marcaes: Marcao com asterisco (*): Mostrado quando a marcao foi alterada ou includa manualmente. No possvel remover este asterisco. Marcao na cor azul com tremas (): Significa que h um Ajuste Parcial lanado no perodo. Marcao azul: Marcaes Pr-Assinaladas. Aviso em vermelho 'Re. H.': Significa Revisar Horrio. Mostrado quando o funcionrio fez marcaes em horrio muito diferente do cadastrado. Exemplo: O horrio de trabalho do funcionrio das 08:00 horas s 16:00 horas. Mas o sistema recebeu marcaes deste funcionrio das 23:00 horas s 01:00 horas. Neste caso o sistema mostra o aviso na tela.

44

Relatrios > Ocorrncias

Ocorrncias Relatrio de ocorrncia de justificativas.

Perodo: Perodo que ser impresso o relatrio. Empresa: Filtro de empresas para relatrio. Departamento: Filtro de departamento para relatrio. Funcionrio: Ativa filtro de funcionrio especfico para relatrio. Caso nenhum seja selecionado, o relatrio ser impresso geral. Tipo de relatrio o Completo: Exibe relatrio detalhado com todas as entradas e sadas dos funcionrios no dia da ocorrncia.

45

o Resumido: Exibe a data que o funcionrio teve a ocorrncia selecionada. o Agrupado por Justificativa: Exibe, agrupado por justificativa, os funcionrios e dias que tm alguma ocorrncia de acordo com os filtros selecionados. Ao final do cada agrupamento ser exibido um subtotal de funcionrio com a ocorrncia e ao final do relatrio ser exibido um total de todo o relatrio. Agrupado por funcionrio: Agrupamento do relatrio por funcionrio. Disponvel quando selecionado o tipo de relatrio 'Completo'. Disponveis: Justificativas disponveis para impresso. Selecionadas: Justificativas selecionadas para impresso. O boto O boto , passa a justificativa selecionada do campo Disponveis para Selecionadas. , passa todos as justificativas do campo Disponveis para Selecionadas.

O boto , passa a justificativa selecionada do campo Selecionadas para o campo Disponveis. O boto , passa todas as justificativas do campo Selecionadas para o campo Disponveis.

Dias: Filtro de dias da semana para o relatrio. Para selecionar todos, utilize . Para remover a seleo de todos, utilize .

Somente listar pessoas que no possuem estas ocorrncias neste perodo: Exibe no relatrio somente os funcionrios que no tiveram as ocorrncias selecionadas no perodo. Para relatrio agrupado por justificativa esta opo fica desabilitada.

46

Relatrios > Absentesmo

Absentesmo Exibe a quantidade, em horas, das justificativas lanadas no perodo.

Perodo: Perodo que ser impresso o relatrio. Funcionrio: Ativa filtro de funcionrio especfico para relatrio. Caso nenhum funcionrio seja selecionado, o relatrio ser impresso com todos os funcionrios. Departamento: Filtro de departamento para relatrio. Horrio: Filtro de horrios para relatrio. Justificativas: Seleo de justificativas que sero utilizadas no relatrio. Para selecionar todas utilize . Para remover todas as selees utilize .

Agrupar por: Agrupamento que ser exibido no relatrio. Agrupamentos disponveis so: por Departamento, por funcionrio e por horrio

47

Relatrios > Afastamentos

Afastamentos Visualizao ou impresso dos afastamentos lanados no perodo.

Data Inicial: Exibe os afastamento que tiverem a data inicial dentro do perodo selecionado. Data Final: Exibe os afastamentos que tiverem a data final dentro do perodo selecionado. Funcionrio: Ativa o filtro de funcionrio especfico para o relatrio. Caso nenhum funcionrio seja selecionado, o relatrio ser impresso com todos os funcionrios. Empresa: Filtro de empresa para o relatrio. Funo: Filtro de funo para o relatrio. Departamento: Filtro de departamento para o relatrio. Para selecionar todos, utilize . Para remover todas as selees utilize .

Agrupado por departamentos: Exibe os afastamentos agrupados por departamento.

48

Relatrios > Solicitaes Web

Solicitaes Web Visualizao e impresso das solicitaes de ponto feitas via mdulo web.

Data da Batida: Exibe as solicitaes que tiveram batida dentro do perodo selecionado. Data da solicitao: Exibe as solicitaes que foram solicitadas dentro do perodo selecionado. Data da Execuo: Exibe as solicitaes que forma aceitas dentro do perodo selecionado. Status: Status da solicitao. o Somente aceitas: Exibe somente as solicitaes que foram aceitas pelo usurio do sistema. o Somente descartadas: Exibe somente as solicitaes que foram descartadas pelo usurio do sistema. o Somente pendentes: Exibe somente as solicitaes que ainda no tiveram um definio do usurio do sistema. Funcionrio: Ativa funcionrio especfico para o relatrio. Caso nenhum funcionrio seja selecionado, o relatrio ser impresso com todos os funcionrios. Empresa: Filtro de empresa para o relatrio. Departamento: Filtro de departamento para o relatrio. Usurio: Filtro de usurios para o relatrio. OBS.: As marcaes ainda no aceitas pelo responsvel sero exibidas com um asterisco ao lado da marcao.

49

También podría gustarte