Está en la página 1de 7

Por que os mdicos cubanos assustam

Enviado por luisnassif, sab, 11/05/2013 - 12:21 (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/por-que-os-medicos-cubanos-assustam)

Por JC
Do blog do Porfirio Por que os mdicos cubanos assustam

Pedro Porfirio Elite corporativista teme que mudana do foco no atendimento abale o sistema mercantil de sade A virulenta reao do CFM (Conselho Federal de Medicina) contra a vinda de 6 mil mdicos cubanos para trabalhar em reas absolutamente carentes do pas muito mais do que uma atitude corporativista: expe o pavor que uma certa elite da classe mdica tem diante dos xitos inevitveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a preveno e a educao para a sade, reduzindo no apenas os ndices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a sade. Essa no a primeira investida radical do CFM e da AMB (Associao Mdica Brasileira) contra a prtica vitoriosa dos mdicos cubanos entre ns. Em 2005, quando o governador de Tocantins no conseguia mdicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municpios, recorreu a um convnio com Cuba e viu o quadro de sade mudar rapidamente com a presena de apenas uma centena de profissionais daquele pas. A reao das entidades mdicas de Tocantins, comprometidas com a baixa qualidade da medicina pblica que favorece o atendimento privado, foi quase de desespero. Elas s descansaram quando obtiveram uma liminar de um juiz de primeira instncia determinando em 2007 a imediata expulso dos mdicos cubanos.

No Brasil, o apego s grandes cidades

Neste momento, o governo da presidente Dilma Rousseff s est cogitando trazer os mdicos cubanos, responsveis pelos melhores ndices de sade do continente, diante da impossibilidade de assegurar a presena de profissionais brasileiros em mais de um milhar de municpios, mesmo com a oferta de vencimentos bem superiores aos pagos nos grandes centros urbanos.

[Dos 371 mil mdicos brasileiros, 260 mil esto nas regies Sul e Sudeste] E isso no acontece por acaso. O prprio modelo de formao de profissionais de sade, com quase 58% de escolas privadas, voltado para um tipo de atendimento vinculado indstria de equipamentos de alta tecnologia, aos laboratrios e s vantagens do regime hbrido, em que possvel conciliar plantes de 24 horas no sistema pblico com seus consultrios e clnicas particulares, alimentados pelos planos de sade. Mesmo com consultas e procedimentos pagos segundo a tabela da AMB, o volume de clientes programado para que possam atender no mnimo dez por turnos de cinco horas. O sistema to direcionado que na maioria das especialidades o segurado pode ter de esperar mais de dois meses por uma consulta.

Alm disso, dependendo da especialidade e do carter de cada mdico, possvel auferir faturamentos paralelos em comisses pelo direcionamento dos exames pedidos como rotinas em cada consulta. Sem compromisso em retribuir os cursos pblicos H no Brasil uma grande injustia oramentria: a formao de mdicos nas faculdades pblicas, que custa muito dinheiro a todos os brasileiros, no presume nenhuma retribuio social, pelo menos enquanto no se aprova o projeto do senador Cristvam Buarque, que obriga os mdicos recm-formados que tiveram seus cursos custeados com recursos pblicos a exercerem a profisso, por dois anos, em municpios com menos de 30 mil habitantes ou em comunidades carentes de regies metropolitanas. Cruzando informaes, podemos chegar a um custo de R$ 792 mil para o curso de um aluno de faculdades pblicas de Medicina, sem incluir a residncia. E se considerarmos o perfil de quem consegue passar em vestibulares que chegam a ter 185 candidatos por vaga (UNESP), vamos nos deparar com estudantes de classe mdia alta, isso onde no h cotas sociais. Um levantamento do Ministrio da Educao detectou que na medicina os estudantes que vieram de escolas particulares respondem por 88% das matrculas nas universidades bancadas pelo Estado. Na odontologia, eles so 80%. Em faculdades pblicas ou privadas, os quase 13 mil mdicos formados anualmente no Brasil no esto nem preparados, nem motivados para atender s populaes dos grotes. E no esto por que no se habituaram rotina da medicina preventiva e no aprenderam como atender sem as parafernlias tecnolgicas de que se tornaram dependentes. Leia tambm: Cortes em sade aumentam casos de suicdios, infeces e Aids na Europa

Os chanceleres Bruno Parrilla ( esq.), de Cuba, e o brasileiro Antonio Patriota, na coletiva que anunciou o acordo

Concentrados no Sudeste, Sul e grandes cidades Nmeros oficiais do prprio CFM indicam que 70% dos mdicos brasileiros concentram-se nas regies Sudeste e Sul do pas. E em geral trabalham nas grandes cidades. Boa parte da clientela dos hospitais municipais do Rio de Janeiro, por exemplo, formada por pacientes de municpios do interior. Segundo pesquisa encomendada pelo Conselho, se a mdia nacional de 1,95 mdicos para cada mil habitantes, no Distrito Federal esse nmero chega a 4,02 mdicos por mil habitantes, seguido pelos estados do Rio de Janeiro (3,57), So Paulo (2,58) e Rio Grande do Sul (2,31). No extremo oposto, porm, estados como Amap, Par e Maranho registram menos de um mdico para mil habitantes. A pesquisa Demografia Mdica no Brasil revela que h uma forte tendncia de o mdico fixar moradia na cidade onde fez graduao ou residncia. As que abrigam escolas mdicas tambm concentram maior nmero de servios de sade, pblicos ou privados, o que significa mais oportunidade de trabalho. Isso explica, em parte, a concentrao de mdicos em capitais com mais faculdades de medicina. A cidade de So Paulo, por exemplo, contava, em 2011, com oito escolas mdicas, 876 vagas uma vaga para cada 12.836 habitantes e uma taxa de 4,33 mdicos por mil habitantes na capital.

Mesmo nas reas de concentrao de profissionais, no setor pblico, o paciente dispe de quatro vezes menos mdicos que no privado. Segundo dados da ANS (Agncia Nacional de Sade Suplementar), o nmero de usurios de planos de sade hoje no Brasil de 46,6 milhes e o de postos de trabalho em estabelecimentos privados e consultrios particulares, 354 mil.J o nmero de habitantes que dependem exclusivamente do SUS (Sistema nico de Sade) de 144 milhes de pessoas, e o de postos ocupados por mdicos nos estabelecimentos pblicos, 281 mil. A falta de atendimento de sade nos grotes um dos fatores de migrao. Muitos camponeses preferem ir morar em condies mais precrias nas cidades, pois sabem que, bem ou mal, podero recorrer a um atendimento em casos de emergncia. A soluo dos mdicos cubanos mais transcendental pelas caractersticas do seu atendimento, que mudam o seu foco no sentido de evitar o aparecimento da doena. Na Venezuela, os Centros de Diagnsticos Integrais espalhados nas periferias e grotes, que contam com 20 mil mdicos cubanos, so responsveis por uma melhoria radical nos seus ndices de sade. Cuba reconhecida por seus xitos na medicina e na biotecnologia Em sua nota ameaadora, o CFM afirma claramente que confiar populaes perifricas aos cuidados de mdicos cubanos submet-las a profissionais no qualificados. E esbanja hipocrisia na defesa dos direitos daquelas pessoas. No isso que consta dos nmeros da OMS (Organizao Mundial de Sade). Cuba, pas submetido a um asfixiante bloqueio econmico, mostra que nesse quesito um exemplo para o mundo e tem resultados melhores do que os do Brasil. Graas sua medicina preventiva, a ilha do Caribe tem a taxa de mortalidade infantil mais baixa da Amrica e do Terceiro Mundo 4,9 por mil (contra 60 por mil em 1959, quando do triunfo da revoluo) inferior do Canad e dos Estados Unidos. Da mesma forma, a expectativa de vida dos 78,8 anos (contra 60 anos em 1959) comparvel a das naes mais desenvolvidas.

Com um mdico para cada 148 habitantes (78.622 no total) distribudos por todos os seus rinces que registram 100% de cobertura, Cuba , segundo a OMS, a nao melhor dotada do mundo neste setor. Segundo a New England Journal of Medicine, o sistema de sade cubano parece irreal. H muitos mdicos. Todo mundo tem um mdico de famlia. Tudo gratuito, totalmente gratuito. Apesar do fato de que Cuba dispe de recursos limitados, seu sistema de sade resolveu problemas que o nosso [dos EUA] no conseguiu resolver ainda. Cuba dispe agora do dobro de mdicos por habitante do que os EUA. O Brasil forma 13 mil mdicos por ano em 200 faculdades: 116 privadas, 48 federais, 29 estaduais e 7 municipais. De 2000 a 2013, foram criadas 94 escolas mdicas: 26 pblicas e 68 particulares. Formando mdicos de 69 pases Em 2012, Cuba, com cerca de 13 milhes de habitantes, formou em suas 25 faculdades, inclusive uma voltada para estrangeiros, mais de 11 mil novos mdicos: 5.315 cubanos e 5.694 de 69 pases da Amrica Latina, frica, sia e inclusive dos Estados Unidos. Atualmente, 24 mil estudantes de 116 pases da Amrica Latina, frica, sia, Oceania e Estados Unidos (500 por turma) cursam uma faculdade de medicina gratuita em Cuba. Entre a primeira turma de 2005 e 2010, 8.594 jovens doutores saram da Elam (Escola Latino-Americana de Medicina). As formaturas de 2011 e 2012 foram excepcionais com cerca de oito mil graduados. No total, cerca de 15 mil mdicos se formaram na Elam em 25 especialidades distintas. Isso se reflete nos avanos em vrios tipos de tratamento, inclusive em altos desafios, como vacinas para cncer do pulmo, hepatite B, cura do mal de Parkinson e da dengue. Hoje, a indstria biotecnolgica cubana tem registradas 1.200 patentes e comercializa produtos farmacuticos e vacinas em mais de 50 pases. Presena de mdicos cubanos no exterior

Desde 1963, com o envio da primeira misso mdica humanitria Arglia, Cuba trabalha no atendimento de populaes pobres no planeta. Nenhuma outra nao do mundo, nem mesmo as mais desenvolvidas, teceu semelhante rede de cooperao humanitria internacional. Desde o seu lanamento, cerca de 132 mil mdicos e outros profissionais da sade trabalharam voluntariamente em 102 pases. No total, os mdicos cubanos trataram de 85 milhes de pessoas e salvaram 615 mil vidas. Atualmente, 31 mil colaboradores mdicos oferecem seus servios em 69 naes do Terceiro Mundo. No mbito da Alba (Aliana Bolivariana para os Povos da Nossa Amrica), Cuba e Venezuela decidiram lanar em julho de 2004 uma ampla campanha humanitria continental com o nome de Operao Milagre, que consiste em operar gratuitamente latino-americanos pobres, vtimas de cataratas e outras doenas oftalmolgicas, que no tenham possibilidade de pagar por uma operao que custa entre cinco e dez mil dlares. Esta misso humanitria se disseminou por outras regies (frica e sia). A Operao Milagre dispe de 49 centros oftalmolgicos em 15 pases da Amrica Central e do Caribe. Em 2011, mais de dois milhes de pessoas de 35 pases recuperaram a plena viso. Quando se insurge contra a vinda de mdicos cubanos, com argumentos pueris, o CFM adota tambm uma atitude poltica suspeita: no quer que se desmascare a propaganda contra o regime de Havana, segundo a qual o sonho de todo cubano fugir para o exterior. Os mais de 30 mil mdicos espalhados pelo mundo permanecem fiis aos compromissos sociais de quem teve todo o ensino pago pelo Estado, desde a pr-escola e de que, mais do que enriquecer, cumpre ao mdico salvar vidas e prestar servios humanitrios.

También podría gustarte