Está en la página 1de 7

ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA

Do ponto de vista tcnico, os mercados esto repletos de profissionais bem formados, que sabem resolver de forma competente os conceitos das reas nas quais atuam. Esse desenvolvimento tcnico essencial. Voc s ter receptividade no mercado se conhecer, e muito bem, as nuances da profisso que escolheu e abraou. Por outro lado, o nvel cultural com o qual voc fomentar a formao acadmica e pessoal um grande diferencial que voc levar por toda a vida. Conviver e trabalhar com pessoas cultas enriquece tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Quo maior for a bagagem cultural que voc formar, mais embasado e criativo voc poder ficar. Pensando nisso, nossa ltima aula abordar alguns aspectos da Cultura Brasileira. Vamos conversar sobre o assunto? Brasil: o pas da diversidade musical A Msica Popular Brasileira admirada em todas as partes do mundo. Bossa Nova, forr, samba, Tropicalismo, maracatu, Jovem Guarda, chorinho, entre outros estilos e movimentos fizeram do Brasil um dos mais expressivos celeiros musicais. Da Europa frica, da Oceania s Amricas, sem esquecer os apaixonados japoneses, a Msica Popular Brasileira consegue ser ouvida e admirada em todo o mundo. A MPB surgiu, assim como nossa formao humana, das trs matrizes culturais do pas: dos ndios, africanos e europeus, com maior intensidade para os dois ltimos. At meados do sculo XIX, as influncias musicais que chegavam ao Brasil eram introduzidas pelos colonizadores portugueses, com predominncia para a msica erudita, as modinhas, valsas, polcas e tangos. Um momento histrico do nascimento da MPB aconteceu na virada do sculo XIX para o XX, quando os negros africanos, recm libertos da escravido, passaram a frequentar socialmente as grandes cidades e difundir seus ideais e razes culturais. Aliado a esse fato, surgiu uma incipiente classe mdia, com negociantes, caixeiros viajantes e essa nova burguesia ansiava por uma manifestao genuinamente nacional.

A gravao da marcha abre alas de Chiquinha Gonzaga um dos marcos da formao da MPB, da mesma forma que Pelo Telefone, o primeiro samba gravado no Brasil, por um msico chamado Donga. O nascimento do Samba O samba nasceu de uma manifestao musical chamada umbigada, de origem africana e era considerada uma msica para as classes mais pobres. Desde o surgimento, o ritmo caiu nas graas do povo por apresentar um teor satrico aos costumes vigentes e criar pardias de canes famosas. Sem sombra de dvidas, o samba o gnero brasileiro que mais influenciou a nossa msica desde o incio do sculo XX. A partir da dcada de 1930, aconteceu a Era de Ouro do Rdio. O veculo de comunicao mais popular do Brasil foi tambm o maior propagador da msica do pas. Dessa poca, surgiram os grandes cantores e cantoras do rdio, como Carmem Miranda, Vicente Celestino, Francisco Alves, e Nora Ney, entre outros. Uma caracterstica tcnica era preponderante entre os grandes cantores do rdio at a dcada de 1950. Todos possuam uma voz potente. Cantar bem no Brasil daquela poca era sinnimo de possuir um vozeiro. Um baiano de Juazeiro iria mudar esse padro e transformar a msica brasileira. Um gnio cria a Bossa Nova No Rio de Janeiro, o samba j tinha descido o morro e cado nas graas da classe mdia. Porm, a gravao de um disco de Elizeth Cardoso, uma diva da Era do Rdio, mudaria a msica brasileira. Em maio de 1958, o disco intitulado Cano do Amor Demais foi arranjado pelo baiano Joo Gilberto. O disco possua msicas da dupla de compositores que haviam acabado de se unir: Antnio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e Vincius de Moraes. Meses depois, em agosto, Joo Gilberto Prado Pereira de Oliveira lanaria um disco compacto (pequeno disco de vinil que, geralmente, continha apenas duas msicas) que considerado o marco definitivo da criao da Bossa Nova. Chega de Saudade e Bim Bom eram as duas msicas do compacto. Segundo Caetano Veloso, a msica brasileira deve ser dividida em duas fases: antes e depois de Joo Gilberto. Apesar do temperamento difcil, Joo Gilberto um perfeccionista. A genialidade do cantor e violonista baiano foi selada quando criou um novo estilo musical que reinventou o ritmo sincopado da percusso do samba de uma maneira, ao mesmo tempo, simples e sofisticada, moldada por um jeito de cantar completamente inovador para a poca, marcada por uma singularidade no jeito de cantar, quase falado. Uma frase de Joo Gilberto ficou famosa e sintetiza de alguma forma a sua obra musical: No se pode machucar o silncio, que sagrado."

Estava criada a Bossa Nova, at hoje o gnero musical brasileiro que fez mais sucesso em todo o mundo. Outrora influenciada pelo jazz, a Bossa Nova atravessou as fronteiras e inverteu o processo, passando a influenciar a msica norte-americana. As letras das msicas da Bossa Nova tambm possuam um diferencial na msica brasileira. Saam de cena as letras polmicas e satricas ou excessivamente amorosas e melodramticas e criava-se um estilo no qual se debatiam temas mais leves e sem maiores compromissos, como Corcovado, Meditao, Samba do Avio e a prpria Chega de Saudade (o ttulo da cano que simboliza a Bossa Nova uma referncia ruptura com a msica que at ento fazia sucesso). Em plena ascenso da Bossa Nova, o Brasil entrou no regime ditatorial em maro de 1964. A MPB estava revalorizando antigos sambistas, como Cartola e Nelson Cavaquinho. A Tropiclia misturou tudo Durante o final da dcada de 1960, nesse momento poltico conturbado, nasceu a Tropiclia, tambm conhecida como Movimento Tropicalista, que provocou uma ruptura com as manifestaes artsticas exclusivamente nacionais e incorporou influncias de correntes artsticas vanguardistas, como o rock, a poesia concreta e at mesmo as artes plsticas. Entre os principais nomes da Tropiclia destacaram-se Tom Z, Os Mutantes, Caetano Veloso, Maria Bethnia, Gal Costa, Jorge Ben e Gilberto Gil. No interior do Nordeste, o forr sempre dominou as tradies. Voc gosta de danar um forrozinho? Prefere o tradicional p de serra ou o eletrnico? O grande cone desse gnero musical foi Luiz Gonzaga, o Rei do Baio. Xote, xaxado, baio so estilos musicais derivados do forr. O forr reina durante as festas juninas em todo o Nordeste. Outra vertente musical brasileira que merece destaque o rock nacional, que teve incio na dcada de 1960, com o nascimento da Jovem Guarda e do I-II. Nomes como Roberto Carlos e seu eterno amigo e parceiro Erasmo Carlos, Wanderla, Celly Campelo e Ronnie Von praticamente fizeram nascer o rock brasileiro, que teve sua fase mais produtiva na dcada de 1980. Tits, Ultraje a Rigor, Ira!, Legio Urbana, Os Paralamas do Sucesso e Capital Inicial foram as principais estrelas do rock dos anos 80. Na dcada seguinte, surgiram novas bandas como Chico Science e Nao Zumbi, Skank, Pato Fu, Jota Quest e mundo livre S/A. Que tal aprender um pouco sobre a tcnica do Cinema? Cinema basicamente: 1. Imagens fotogrficas; 2. Projetadas em uma tela; 3. Criando a impresso de movimento;

Por se tratar de uma arte baseada em imagens, o cinema apia-se tecnicamente em outros elementos, principalmente no som, para sua principal caracterstica que a necessidade de mostrar visualmente todo o contexto dramtico da histria. O desenvolvimento do cinema deve-se, basicamente, aos seguintes fatores: Os inventores (como os pensadores formularam as primeiras teorias sobre tica); Os artistas (roteiristas, diretores, equipe tcnica e atores); E os investidores (produtoras, distribuidores, exibidores). Dificilmente, um poderia viver sem o outro. Todas essas classes dependem de um conjunto de pessoas que se unem para ver os filmes: o pblico. Filme e cmera Um filme composto por milhares de fotografias, que chamamos de fotogramas. Em cada fotograma, a imagem ou o objeto filmado est numa posio ligeiramente diferente da anterior. A cada segundo de imagem, 24 fotogramas so projetados numa tela, produzindo a sensao de movimento das imagens. Nossa viso no capaz de distinguir cada imagem separadamente devido a uma particularidade chamada viso persistente. S conseguimos ver em movimento contnuo. Para conseguir capturar as imagens em velocidade, as cmeras de cinema executam uma srie de movimentos. O filme no pode simplesmente passar em frente s lentes. Se fizssemos assim, s conseguiramos captar uma srie de manchas. O cinema no Brasil O cinema mudo aportou no Brasil em 19 de junho de 1898, quando o italiano Alfonso Segreto registrou imagens de fortalezas e navios de guerra ancorados no porto da Baa da Guanabara. Segreto chegava ao Brasil vindo da Europa num barco chamado Brsil. A principal caracterstica do cinema nacional dos primeiros tempos foi a regionalizao da produo. Surgiram, especialmente na dcada de 1920, os ciclos regionais, entre os quais se destacaram o Ciclo do Recife, o de Cataguazes (MG) e o de Porto Alegre. O mais produtivo de todos foi o pernambucano, que produziu treze filmes de fico entre os anos de 1923 a 1931, entre eles os clssicos Aitar da Praia e A Filha do Advogado. Recife teve uma intensa produo cinematogrfica durante o Ciclo do Recife, se compararmos com as demais cadeias produtoras da poca. Alm dos filmes de fico, houve uma considervel produo de naturaes (como os documentrios eram chamados poca).

No que concerne s influncias, o cinema brasileiro sempre se espelhou, de alguma forma, nas produes hollywoodianas. Na dcada de 1930, a empresa Cindia j produzia musicais estrelados por Carmem Miranda, que seria contratada para estrelar filmes norte-americanos em 1939. As produtoras norte-americanas vendiam os filmes em lotes para conseguir a hegemonia dos mercados mundo afora. Alm disso, investiram em equipamentos de projeo e som nas salas de cinemas, alm da verba destinada publicidade. Em 1949, surgiu a Vera Cruz, empresa produtora cinematogrfica brasileira que tentava se contrapor aos grandes estdios de Hollywood. Como j havia acontecido com os ciclos regionais, inclusive o de Recife, a distribuio foi o grande empecilho para o sucesso da Vera Cruz, que fechou as portas aps produzir 22 filmes, num curto espao de quatro anos de atividades. Outra grande empresa cinematogrfica dos primeiros tempos do cinema brasileiro foi a Atlntida, fundada em 1941, no Rio de Janeiro. O grande sucesso da Atlntida foram os filmes de chanchada, comdias de baixo custo que conseguiram atrair a ateno do pblico e promover grandes astros no cinema brasileiro, como Oscarito e Grande Othelo. Os filmes das chanchadas serviriam de influncia para as pelculas produzidas a partir da dcada de 1970 por Renato Arago e Os Trapalhes. Um fator que facilitou o sucesso da Atlntida foi a associao com o empresrio Severiano Ribeiro, dono da maior cadeia exibidora do Brasil. A Atlntida considerada uma das produtoras de cinema de maior sucesso no pas, pois produziu filmes at 1962. Influenciado pelo neo-realismo italiano (pela forma de produo e pelos temas politizados) e pela nouvelle vague francesa (linguagem cinematogrfica inovadora), na dcada de 1950, surge o Cinema Novo. Glauber Rocha foi o grande protagonista desse movimento cinematogrfico, de grande conotao poltica. Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe (Glauber Rocha), Macunama (Joaquim Pedro de Andrade) e Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos) foram os filmes mais representativos do Cinema Novo. Na dcada de 1980, a crise econmica abalou o cinema nacional, que sofria para conseguir ser exibido no pas. O momento mais crtico aconteceu em maro de 1990, quando o ento recm-empossado presidente Fernando Collor de Mello extinguiu a Embrafilme (empresa do governo que financiava praticamente toda a produo brasileira). Somente a partir de 1994, houve a retomada do cinema nacional quando foram exibidos os filmes Carlota Joaquina, de Carla Camuratti e O Quatrilho de Fbio Barreto, esse ltimo tendo concorrido ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1997, foi criada a Globo Filmes, que num curto espao de tempo conseguiu dar novo impulso cinematografia nacional apoiada no poder econmico e de divulgao das Organizaes Globo, em especial a TV. Aos poucos o cinema brasileiro foi recuperando certo prestgio internacional com a produo de Central do Brasil (1998 tambm concorreu ao Oscar de

Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro), Bicho de Sete Cabeas (2000), Abril Despedaado (2001), Lavoura Arcaica (2001), Cidade de Deus (2002 concorreu a quatro Oscars: Melhor Montagem, Roteiro Adaptado, Fotografia e Diretor - Fernando Meirelles) e Tropa de Elite I e II (2007/2010). Tropa de Elite II bateu o recorde histrico de Dona Flor e seus Dois Maridos ao levar mais de 11 milhes de brasileiros s salas de cinema. Rdio Um veculo que existe h mais de 100 anos em terras brasileiras e que permeia o imaginrio de todo o nosso povo. O rdio um veculo de comunicao social nico: capaz de atingir grandes distncias, pode ser transmitido ao vivo, de fcil manuseio tanto para o ouvinte (receptor) quanto para o emissor, mais barato que a maioria dos outros meios de comunicao e de grande alcance social, pois tanto as classes mais abastadas quanto os mais pobres o utilizam como um instrumento de comunicao social. O incio da fase de ouro do rdio brasileiro marcado por uma ao governamental, a estatizao, em 1940, da Rdio Nacional do Rio de Janeiro (que havia sido criada por uma empresa em 1936). Graas ao apoio governamental, a Rdio Nacional se firma como a maior e mais importante emissora do pas, criando um padro de esttica radiofnica. A Rdio Nacional passou a criar programas inditos em parceria com agncias de publicidade, dando origem a sucessos no jornalismo com o Reprter Esso (1941-1968) e na dramaturgia com algumas radionovelas. Empresas multinacionais (principalmente dos setores de higiene, limpeza e alimentos) passaram a ter no rdio um aliado para sua entrada no mercado brasileiro. Quando a televiso se popularizou, na dcada de 1950, profetizaram a morte do rdio. Mais sessenta anos se passaram e o rdio est mais diversificado e continua forte, especialmente entre as classes menos abastadas e em gneros segmentados, como o futebol e as notcias policiais. A TV Tupi, primeira emissora de televiso do Brasil, foi fundada em 1950. O novo meio levou cerca de 10 anos para se consolidar no pas, pois o custo do aparelho receptor era alto. Os empresrios do veculo tiraram do rdio muitos artistas, funcionrios e anunciantes e as primeiras programaes e comerciais televisivos eram praticamente um rdio com imagem. Novas tecnologias e incio da convergncia O rdio continua sendo um dos principais meios de comunicao de massa do Brasil, apesar da concorrncia com a TV e outras mdias. Ele comeou, na dcada de 90, a mostrar seu potencial de convergncia com a Internet, meio no qual mais fcil se transmitir udio do que vdeo. Algumas emissoras criaram sites e passaram a disponibilizar sua programao na Internet de modo a permitir que o internauta ouvisse a emissora em tempo real ou tambm acessasse arquivos sonoros disponveis no site.

Outros grupos aproveitaram o potencial da Internet para criar rdio web, ou seja, uma emissora de rdio que existe apenas no espao virtual e no depende de concesses do governo nem de espao eletromagntico para uso de frequncias no dial. Hoje em dia, a televiso continua sendo o principal meio de comunicao de massa em todo o mundo, mas vem sofrendo constantes quedas de audincia principalmente devido massiva popularizao da internet, que tem o poder de agregar todas as mdias numa s. A convergncia das mdias um caminho sem volta. A internet 2.0 e a TV Digital em pouco tempo se fundiro, agregando a instantaneidade e grande quantidade de informaes da web ao alto padro de resoluo da TV digital.

También podría gustarte