Está en la página 1de 5

AGES FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM DIREITO

Adonias Alves da Conceio Alex Andrade de Souza Ana Lia Pereira Alves Daiane Santos Soares Deny Wilson Andrade de Morais Edilene Cardoso de Santana Eraldo Ferreira Fbia Lilian Almeida Fontes Gilm Alves Vieira Mirian Arajo Almeida Rute Santos

ATIVIDADE EM SALA DE AULA

Trabalho

apresentado

na

Faculdade

AGES, como requisitado de avaliao na disciplina de Economia Poltica. Prof. Augusto.

Paripiranga-BA 2013

Atividade
a) Produza um texto fazendo a relao entre direito e economia, especificando

problema, fato jurdico, fato econmico, se esto atuando em perfeita harmonia e a importncia para o crescimento e desenvolvimento econmico. ( deixar claro a relao de fato econmico e fato jurdico )
b) Demonstre maneiras de resolver o problema no caso apontado em casa de

organizao econmica.
c) Demonstre a interferncia no fluxo com base na sua maneira de resolver o

problema apresentado na letra B

O direito est presente na vida do homem desde antes seu nascimento, assegurandolhes condies de vida e impondo normas de convivncia. Conforme Miguel Reale, direito permeia todos os campos da sociedade, estabelecendo regras e normatizando as relaes sociais, sejam elas entre o particular e o Estado ou entre particulares. Ao olharmos em nossa volta podendo constatar tal afirmao. Se assistirmos aula na faculdade AGES, porque pactuamos um acordo, assegurado no ordenamento jurdico vigente. Pagamos para ter esse direito e estabelecemos com a instituio de ensino um vinculo jurdico que tambm a obriga a prestar um servio. A este contrato que gera efeitos no direito denominamos fato jurdico. Corroborando, entende Miguel Reale que, todo acontecimento de origem natural ou humana que gere conseqncias no direito um fato jurdico. A insuficincia de oferecimento de ensino superior gratuito a todos, forou aos interessados que no tiveram oportunidade de ingressar em uma universidade pblica, ou que assim optaram, e que dispusessem de recursos financeiros, a pagar uma taxa e fazer-se assistido pelo ensino superior particular. Percebe-se que para isso existncia de um ordenamento jurdico que disciplina e assegura a legalidade do contrato estabelecido entre a instituio de ensino e o aluno, gerando direitos e deveres, possibilitando que se estabelea uma relao comercial e ocorra desta forma um fato econmico. Definido por Passos (2006) em sua obra Princpios de Economia como toda relao voltada produo, distribuio e consumo de bens de valor sujeito a escassez.

Nota-se, portanto, que praticamente toda ao do homem gera consequncias no direito e na economia, existindo assim uma mtua influencia e estreita relao entre essas duas reas do conhecimento. Ao abordarmos o texto de Leo Barsan, sobre o projeto de lei que trata sobre o sistema de cotas nas universidades, para negros, pardos, indgenas e membros de comunidades quilombolas, originrios de escolas pblicas, podemos identificar tanto um fato jurdico como econmico. O projeto, claro, vai influir no sistema jurdico e gerar direitos para uma parte da populao menos favorecido, possibilitando que esta tenha maiores condies de ingressar ao ensino superior. Evidenciamos assim o fato jurdico, ou seja, mudana que geram direitos. Conforme o projeto metade das vagas nas universidades devem ser destinadas a alunos com renda igual ou inferior a 1,5 salrio mnimo (R$ 933) por cada membro da famlia. Ou seja, o fator econmico ir influir diretamente no direito e vice-versa. Gerando, portanto, um fato econmico, medida que tal projeto visa modificar normas de acesso a um servio escasso e valorado no mercado, influindo na forma de distribuio de um servio que tem valor econmico. O mencionado projeto de iniciativa da deputada federal Nice Lobo (PSD-MA), tem por escopo garantir um equilbrio e igualdade de condies na disputa pelas vagas nas universidades. Pois, historicamente, o segmento da sociedade composto por negros, pardos, indgenas sempre foram tratados de forma diferenciada, isto , discriminada e desassistida pelo Estado. Isto em virtude de um sistema jurdico que sempre privilegiou a minoria detentora do poder econmico. Entendemos desta forma que as mazelas sociais que hoje presenciamos em nossa nao foram forjadas tanto pelo sistema jurdico, como pela organizao econmica adotado pelo Estado, que favoreceu a excluso e discriminao dos mais necessitados. Assim, ao estabelecer o sistema de cotas para alunos de segmentos desfavorecidos, cumpre o Estado atravs de tal medida afirmativa seu dever de corrigir histrica discriminao a que sempre foram submetidos os afro-descendentes e ndios deste pas. Possibilitando que haja uma interao harmnica e justa entre sistema jurdico e econmico, e que gere benefcios para coletividade. A histria mostra que desde seus primrdios o Estado brasileiro sempre criou leis que beneficiava em demasia a classe detentora do poder econmico (latifundirios escravagistas, cafeicultores, industriais etc.)

Seguindo as diretrizes do sistema capitalista e adotando organizao econmica mista, o Brasil acabou por promoveu uma alta concentrao de renda e um srio desequilbrio entre crescimento e desenvolvimento econmico. Pois desde sua poca imperial, no houve a devida importncia ou incentivo para que as empresas investissem no desenvolvimento social. No caso em questo, percebe-se que o problema gerado pela pouca oferta do servio educacional de nvel superior, sendo acirrado pela m qualidade do ensino bsico, bem como pela m condio de vida da maior parte da populao. Na organizao de economia mista, deve o Estado preocupar-se com atendimento das necessidades coletivas, dentre elas a educao. Desta forma, para amenizar o problema educacional, anteriormente mencionada, uma soluo vivel a curto prazo justamente o j previsto no projeto da deputada federal Nice Lobo, ou seja, uma extenso do nmero de cotas para os que no podem pagar por tal servio, permitindo assim, que jovens de classe baixa sejam inseridos no ensino superior. Contudo, na organizao de economia mista o Estado dispe de diversas ferramentas para estimular o oferecimento de tal servio, como isenes fiscais e estabelecimento de convnios com faculdades privadas, para que estas ofeream bolsas a alunos oriundos de escolas pblicas e aumente a oferta. Outra medida seria um maior investimento para a extenso das universidades pblicas capaz de atender a demanda da sociedade. Entretanto, para investir o governo precisa arrecadar mais ou aperfeioar a gesto. Para arrecadar mais, oferecer incentivos fiscais a faculdades privadas ou at mesmo subsdios, ter que aumentar a tributao na produo de bens e servios de outras reas produtivos no mercado. Aumentando a tributao, majora o custo de produo das firmas, que por sua vez iro repassar esse custo as famlias, acrescendo no preo do produto oferecido, o valor referente a taxa tributria aumentada, alterao esta necessria para ajustar o fluxo circular da atividade econmica e favorecer o equilbrio do mercado. Na organizao de economia planificada, conforme Eugnio (2008) as decises e resoluo de problemas so tomadas de forma centralizadas, onde o Estado planeja, elabora e executa todas as tarefas de interesse da coletividade. Assim, no caso em questo o governo poderia resolver o problema de acesso dos alunos de baixa renda ao nvel superior, determinando um maior investimento do recurso pblico para construo de universidades. Pois neste tipo de economia, cabe ao governo ditar as regras do mercado de modo a atender as demandas sociais. Contudo, evidente que neste sistema

econmico, devido ao total no controle estatal do mercado, as desigualdades sociais so menos acentuadas, favorecendo assim um maior equilbrio entre crescimento e desenvolvimento econmico. Ao contrrio, na economia de mercado, conforme Passos (2006), o que regula a produo de bens e servios a livre concorrncia, no devendo o Estado intervir em nenhum dos aspectos da atividade produtiva. Porm, cabe ao Estado zelar por alguns servios essenciais a populao, tais como justia e educao etc. Desta forma, no caso em anlise deve o Estado favorecer de modo que haja um equilbrio entre oferta e procura do ensino superior, atravs de estmulos fiscais, isenes e subsdios que favoream o crescimento da oferta capaz de atender a necessidade coletiva de um servio essencial ao crescimento do pas. Pois por meio da educao se produz mo de obra qualificada a suprir as necessidades do prprio mercado. Evidentemente, qualquer ao estatal no sentido equilibrar a oferta e a procurar, neste caso, oferecimento servios educacionais ir provocar alteraes no fluxo circular das atividades econmicas, tais como as supracitadas. Podemos concluir, portanto, que o sistema econmico, seja qual for o tipo de organizao, bastante complexo e interliga toda a atividade produtiva de bens e servios no Estado. E que mesmo o sistema de cotas, ou outra medida afirmativa que o governo venha tomar, gerar efeitos no mercado. Todavia, seja qual for a medida adotada para reduzir o dficit educacional dos alunos oriundos de escolas pblicas, bem como para afro-descendentes de grande valia para o desenvolvimento do pas. Nossa realidade mostra que o sistema de cotas incontestavelmente, imprescindvel para promover justia social e desenvolvimento econmico.

Referncias:

ARAJO, Eugnio Rosa. Resumo de direito econmico. 3 edio. Niteroi, RJ: Impetus, 2008. PASSOS, Carlos Roberto Martins. Princpios de Economia. 5 edio. So Paulo: Editora Thomson, 2006; REALE, Miguel. Lies preliminares de direito. 27 ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

También podría gustarte