Está en la página 1de 2

De acordo com o Professor Guilherme Nucci:

Prova da Existencia do crime (Tambm chamada de MATERIALIDADE DO CRIME). (Ex. No caso de homicdo=Laudo cadavrico, ou guia do rabeco).

REQUISITOS
(Para a priso Preventiva)

+
Indcios Suficientes de autoria 1.

Garantia da Ordem Pblica


Se observar a gravidade concreta do crime O envolvimento do criminoso com crime organizado A execuo anormal e brutal do delito Reincidncia ou maus antecedentes

Art. 312 - C.P.P. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

Quem Pode pedir a priso preventiva? o o o o MP Ministrio Pblico Autoridade Policial Delegado Querelante Queixa-crime (Ao Privada) Assistente Advogado que ajuda o Promotor Quando ser admitida a Priso Preventiva?
Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Cdigo, ser admitida a decretao da priso preventiva: I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos;

Requisitos Alternativos

2.

Garantia da Ordem Econmica


Para evitar que o criminoso continue roubando

3.

Garantia da Aplicao Penal


Para se evitar que o criminoso fuja

4.

Convenincia da Instruo Criminal (Fase de Produo de


Para que o criminoso no atrapalhe a instruo criminal No ameace testemunhas No destrua provas

Provas em juizo)

II - se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal; (Observar a prescrio da reincidencia). III - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia; Pargrafo nico. Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida.

Latrocnio NO Crime doloso contra a vida e SIM crime contra o patrimnio. O Juiz no pode decretar de oficio (Deve ser provocado, solicitado) a priso preventiva no inqurito, mas ele pode na ao penal. A priso temporria no pode ser decretada de ofcio pelo Juiz. Deve haver representao , pelo Delegado ou pelo Promotor de Justia. Os crimes Dolosos Contra a Vida so julgados pelo Tribunal do Jri. Quando algum que comete um crime e se apresenta espontaneamente, no poder ser presa em flagrante, mas poder ser presa temporariamente.

También podría gustarte