Está en la página 1de 22

INSTRUES

Para a realizao das provas, voc recebeu este Caderno de Questes, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada Redao.
1. Caderno de Questes Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: Prova I: LNGUA PORTUGUESA, PODER E DIVERSIDADE CULTURAL Questes de 01 a 35 Prova II: ESTUDOS CONTEMPORNEOS I E II Questes de 36 a 70 Prova de REDAO Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questes deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala. Nas Provas I e II, voc encontra apenas um tipo de questo: objetiva de proposio simples. Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. ATENO: Antes de fazer a marcao, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: A resposta correta vale 1 (um), isto , voc ganha 1 (um) ponto.
A resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto), isto , voc no ganha o ponto e ainda tem descontada, em outra questo que voc acertou, essa frao do ponto. A ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero). Voc no ganha nem perde nada. 2. Folha de Respostas A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redao so pr-identificadas. Confira os dados registrados nos cabealhos e assine-os com caneta esferogrfica de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espao prprio. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS. Na Folha de Respostas destinada s Provas I e II, a marcao da resposta deve ser feita preenchendo-se o espao correspondente com caneta esferogrfica de TINTA PRETA. No ultrapasse o espao reservado para esse fim.

O tempo disponvel para a realizao das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS SEGUINTES CURSOS DE BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES:

ARTES CINCIA E TECNOLOGIA HUMANIDADES SADE


ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA:

GESTO PBLICA E GESTO SOCIAL

UFBA 2012 Vagas Residuais 1

PROVA I LNGUA PORTUGUESA, PODER E DIVERSIDADE CULTURAL

QUESTES de 01 a 35 INSTRUO:
Para cada questo, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 01
A linguagem e a lngua, apesar de inter-relacionadas, so diferentes uma da outra: linguagem um termo genrico, que pode se referir a toda e qualquer manifestao de comunicao, como em linguagem das cores, linguagem dos perfumes, linguagem das abelhas e muitas outras linguagens, porm, sem a lngua, ou seja, o idioma, no se poderia formular nosso pensamento, porque pensamos, idealizamos e nos organizamos somente atravs da lngua.

Questo 02

Com base nesse cartum, perceptvel que as formas da linguagem, assim como as formas da lngua, esto relacionadas aos recursos desenvolvidos pelo homem ao longo de sua histria.

Questo 03
A fala imprescindvel para que a lngua se estabelea, porque dela que as crianas extraem as informaes necessrias para a construo e formao do conhecimento da lngua.
UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 2

Questo 04
A lngua uma forma de expresso do pensamento no s de um indivduo, mas tambm de uma comunidade, incluindo-se a as formas de cultura de uma sociedade, por isso pode-se dizer que a lngua ao mesmo tempo processo e produto da cultura de um povo.

Questo 05
As manifestaes lingusticas produzidas em cada grupo socialmente organizado lhes imprimem caractersticas prprias, tornando-os separados de outros grupos e, consequentemente, impedindo a comunicao lingustica entre eles.

Questo 06
O sujeito falante heterogneo linguisticamente porque convive com diversas realizaes lingusticas, que se entrecruzam e lhe conferem um saber lingustico mltiplo que dialoga com vrias esferas, como a da religio, a dos amigos, a da msica, entre outras.

Questo 07
Para se comunicarem em uma determinada lngua, os sujeitos falantes precisam ter conhecimento dos termos de uma gramtica formal, porque, sem este conhecimento, eles no conseguem produzir e compreender tudo o que dito nessa lngua.

QUESTES de 08 a 10
Samba do Arnesto Adoniran Barbosa e Alocin O Arnesto nos convid prum samba, ele mora no Brs Nis fumo e no encontremos ningum Nis vortemo cuma baita duma reiva Da outra veiz nis num vai mais Nis no semos tatu! Outro dia encontremo com o Arnesto Que pidiu descurpa mais nis no [aceitemos Isso no se faz, Arnesto, nis no se [importa Mais voc devia ter ponhado um recado [na porta Humildemente Falando 3D Hip-Hop A humildade uma virtude, atitude, [pensamento Todos somos iguais (malhandragem d um [tempo) Para subir, voc teve que vir de baixo No pise nos outros, no queira ser um astro Simplicidade, conscincia, vale muito mais Estenda a mo e ajude quem vem de traz Um dia voc precisou de algum Agora vive metendo marra, no assim, [pense bem Humildemente venho lhe falar Voc tem muito talento, no precisa se [mostrar [...]

Questo 08
As gramticas de resistncia so evidenciadas nas formas linguisticamente erradas em que os grupos minoritrios se expressam, buscando um espao para que as suas ideias sejam adotadas e seguidas por toda a sociedade, como se percebe atravs dos textos apresentados.
UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 3

Questo 09
H uma relao entre as duas letras de msica, visto que, em ambas, encontra-se uma forma de enfrentamento lingustico e de protesto social, com o objetivo de dar a voz aos desfavorecidos socialmente, sendo que isso caracteriza uma gramtica de resistncia.

Questo 10
Existe uma diferena de tempo nos textos o primeiro da dcada de 50 (sculo XX), e o segundo, da dcada de 10 (sculo XXI) mas, mesmo com diferena de datas, os dois textos apresentam denncia das injustias sociais, o que perceptvel pelos erros lingusticos realizados.

Questo 11
A lngua portuguesa falada atualmente por quase 300 milhes de pessoas, espalhadas por vrios pases do mundo, como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guin-Bissau, Guin Equatorial, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe; alm de Macau (China) e Goa (ndia), entretanto, nesses ltimos, no lngua oficial.

Questo 12
O domnio da lngua portuguesa extenso e, por isso, ela est entre os dez idiomas mais falados no mundo, o que traz um grande prejuzo lingustico, visto que os pases lusfonos (que falam a lngua portuguesa) no conseguem interagir em virtude das diferenas lingusticas.

Questo 13
Canto X 32 33 Vai-te, alma, em paz, da guerra turbulenta, Eis vem o pai, com nimo estupendo, Na qual tu mereceste paz serena! Trazendo fria e mgoa por antolhos, Que o corpo, que em pedaos se apresenta, Com que o paterno amor lhe est movendo Quem o gerou, vingana j lhe ordena: Fogo no corao, gua nos olhos. Que eu ouo retumbar a gro tormenta, A nobre ira lhe vinha prometendo Que vem j dar a dura e eterna pena, Que o sangue far dar pelos giolhos De esperas, basiliscos e trabucos, Nas inimigas naus; senti-lo- o Nilo, A Cambaicos cruis e Mamelucos. Pod-lo- o Indo ver e o Gange ouvi-lo. (CAMES, Os Lusadas. Fragmento.) As lnguas, de modo geral, evoluem com o tempo, menos o portugus de Portugal, que continua com as formas lingusticas do sculo XVI, como se pode ver nos elementos lingusticos presentes no texto de Cames.

Questo 14
jrmaos, rogo-vos que n queyrades seer sobervos, pois que a soberva tanto mal fez e t aginha a hu anjo que melhoria avia sobre todolos outros em resplendecimento que o pos em teebras perduravijs, o qual n tan solamente anjo era, mais primeyro antre todos os outros angeos. (Portugus arcaico sculo XIV) Apesar de a lngua portuguesa ser o idioma falado no Brasil, no se reconhece o trecho apresentado, porque parece ser uma lngua completamente diferente, em funo das mudanas que ocorreram no tempo.
UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 4

Questo 15
Costumo dizer que no h uma lngua portuguesa, h lnguas em portugus. (Jos Saramago) Nessa frase, o escritor portugus, Jos Saramago, mostra discordar de que o idioma portugus esteja em vrias partes do mundo, j que essa lngua seria exclusiva de Portugal. Estudar uma lngua significa tambm estudar a sua histria, para que se possam entender os caminhos atravs dos quais ela se constri, o que no poderia ser diferente em relao ao portugus. Lngua de povo dominador, o portugus conseguiu, no sculo XVI, poca urea de Portugal, espalhar-se geograficamente, penetrando, alm da Europa, em quase todos os continentes: frica, sia e Amrica.

Questo 16

Questo 17

Desde o sculo XIX, com a proclamao da Independncia do Brasil, h movimentos que defendem a lngua brasileira, ao invs de lngua portuguesa do Brasil, porm tal argumentao no encontra respaldo lingustico, visto que, apesar das diferenas de idioma entre Portugal e Brasil, a gramtica que domina a lngua l e c a mesma.

Questo 18

As maiores gafes de brasileiros em Lisboa acontecem (onde mais?) nos restaurantes, claro. No adianta perguntar ao gerente do hotel onde se beliscar alguma coisa, porque ele achar que voc est a fim de sair aplicando belisces pela rua. Pergunte-lhe onde se pode petiscar. Os sanduches so particularmente enganadores: um sanduche de fil chamado prego; cachorros-quentes so simplesmente cachorros. E no se esquea: um cafezinho uma bica; uma mdia um galo, e um chope uma imperial. (CASTRO, 1978).

Muitos conservadores consideram que o portugus falado no Brasil, em comparao com o portugus europeu, uma lngua cheia de erros, e que se deveria falar como os portugueses, no s para esses erros serem consertados, mas tambm para evitar problemas de entendimento com eles, conforme evidencia o texto de Ruy Castro.

Questo 19 Questo 20

O Brasil, apesar de sua extenso, um pas monolngue, ou seja, um pas em que se fala exclusivamente a lngua portuguesa de norte a sul e de leste a oeste e, em funo disso, no h nenhum problema de intercomunicao com os falantes. A unidade da lngua portuguesa no Brasil convive com a sua diversidade, visto que, como indicam Callou e Leite (2002), considerando-se os fatos histricos e as diversas etnias que contriburam para construo do arsenal lingustico do Brasil, estranho seria considerar que existe homogeneidade lingustica.

Questo 21

Os indivduos que compem a sociedade pertencem a diversos estratos sociais e, por esse motivo, a lngua falada no a mesma em toda a sociedade, visto que contm variaes que refletem os lugares sociais dos falantes.
UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 5

Questo 22
Texto I. Discriminar uma pessoa por ser mulher, homossexual ou nordestina pode virar crime inafianvel. A Comisso Especial de Juristas encarregada de elaborar proposta para um novo Cdigo Penal aprovou, [...], a alterao do artigo 1o da Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Racismo, para proibir a discriminao tambm por gnero, opo sexual e procedncia regional. O texto j prev a punio para discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. A proposta leva para o anteprojeto de reviso do Cdigo Penal a criminalizao da homofobia, prevendo, para este tipo de prtica, as mesmas penas j existentes para a discriminao de raa ou de cor. Se a proposta for aprovada pelo Congresso Nacional, passa ser prtica criminosa, por exemplo, impedir um travesti de entrar em um estabelecimento comercial ou um aluno transexual de frequentar uma escola. (DISCRIMINAR uma pessoa..., 2011). Texto II. e nossas mes deviam se orgulhar da gente ... . pq nem nos perdemos no metr nem nada \o/ . chega lah, anda por todas as lojas de manos, de punks, de emos, regueros .. . e no compra qse nada :P ahuaiahuaiahioo . e vimos varias perucas estilo Wagno ! . e a cada ambiente que vamos, a gente entra no clima ... . brisamo pooooko com o maluko reguero :P . e neeem rimo dele fazendo a camiseta ! . e claro, cada camiseta, tem uma musik especfica do Bob, neh ?! . compra uns bonzinhos, uma bolsinha, uma camisetinha do reggae... . e naaaada de chapu :S ai, sai de lah, altas chapelarias :P ahuaiahuaioo . e Parrudo, vc no vai pagar em 2 vezes no carto ?! ^^ ([...] e nossas mes..., 2011).

A lngua varia de acordo com o tempo, com o espao, com a classe social, dentre outros fatores. Comparando os dois textos, observa-se que h variao no segundo, mas no, no primeiro, porque este est escrito de acordo com a norma padro.

Questo 23
Em Minas, as pessoas chamam de canjica o que o baiano chama de mugunz e, na Bahia, o que as pessoas denominam de canjica o curau para o mineiro. Esse tipo de variao encontra-se no nvel semntico da lngua.
No Rio Grande do Sul chamam tangerina de bergamota e carne moda de guisado e o bid, que a maioria usa no banheiro, o nome que se d para a mesinha de cabeceira, que, em alguns lugares, chamam de criado mudo.

Questo 24

Encontra-se nesse trecho a variao diastrtica, ou seja, um tipo de variao lingustica que est relacionada classe social ou ao nvel de escolaridade.
UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 6

QUESTES de 25 a 27
Respeitem Meus Cabelos Brancos Chico Csar Respeitem meus cabelos, brancos Chegou a hora de falar Vamos ser francos Pois quando um preto fala O branco cala ou deixa a sala Com veludo nos tamancos Cabelo veio da frica Junto com meus santos Benguelas, zulus, gges Rebolos, bundos, bantos Batuques, toques, mandingas Danas, tranas, cantos Respeitem meus cabelos, brancos Se eu quero pixaim, deixa Se eu quero enrolar, deixa Se eu quero colorir, deixa Se eu quero assanhar, deixa Deixa, deixa a madeixa balanar

Questo 25
Em Respeitem meus cabelos brancos, Chico Csar, autor da letra dessa msica, ressalta a sua origem africana e, de modo ambguo, usando a palavra branco, faz um pedido contra o preconceito racial, como se pode ver nas construes da terceira e da quarta estrofes.

Questo 26
Se somente os brancos podem mudar o cabelo, o autor porque quer seguir os brancos defende que os negros tenham o mesmo direito, como perceptvel na ltima estrofe da msica, em que h o apelo para a construo da identidade branca pelos negros.

Questo 27
O processo de construo de identidade com ideologias ou segmentos sociais passa necessariamente pela lngua. Desse modo, atravs das construes lingusticas, pode-se entender que o locutor do texto no uma pessoa branca e, alm disso, evidencia-se o assumir-se de origem africana, o que pode ser detectado em todas as partes da letra da msica.

Questo 28
primeira vista, poderiam ser levantadas algumas variedades do portugus do Brasil: o norte em contraposio ao sul, o nordeste em contraposio ao sudeste, ou ainda o norte e o nordeste em contraposio ao sul ou ao sudeste, e o centro-oeste em contraposio a todos. O dinamismo dos movimentos migratrios internos no Brasil, entretanto, provoca uma aproximao lingustica dessas variedades, de tal modo que se torna impossvel falar de diferenas lingusticas no pas.
UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 7

Questo 29
A norma padro refere-se a uma norma lingustica estabelecida histrica e politicamente em determinado pas, sendo, de modo geral, gerenciada pelas academias de letras, embora, no Brasil, o gerenciamento da norma padro tenha origem nas academias de Portugal.

Questo 30
A norma padro estabelecida dentro de um pas vigiada atravs de publicaes de gramticas, dicionrios, e tambm pelas escolas, que devem ter como objetivo precpuo o ensino dessa norma.

Questo 31
Para alguns linguistas, como Faraco (2008), alm da norma padro, existe no Brasil uma norma culta, falada pelas pessoas que tm nvel superior e que tm muito contato com a lngua escrita.

Questo 32
O desnvel lingustico no Brasil est vinculado escolaridade, o que implica que pessoas com escolaridade mais alta se entendem melhor em qualquer lugar do Pas, do que pessoas com escolaridade mais baixa, ou com diferenas de escolaridade.

Questo 33
A nica diferena entre a norma culta e as normas populares est no uso da concordncia verbal: presente na primeira e ausente na segunda ns vamos / ns vai, e, por isso, pode-se dizer que h um continuum entre as normas, ou seja, existem caractersticas lingusticas que vo se mantendo de uma norma para outra.

Questo 34
A sociedade deve promover o ensino da norma padro, inclusive para garantir o acesso cidadania e, assim sendo, os erros lingusticos devem ser banidos da fala da populao, visto que contribuem para denegrir a imagem social do Pas.

Questo 35
O contraste entre as variedades lingusticas, principalmente a forma culta e as formas populares, provoca o preconceito lingustico visto que a classe dominante julga as outras camadas pelos erros lingusticos e pelo modo de falar dessas pessoas, sem levar em considerao os seus mritos e/ou contribuies que possam trazer para a sociedade.

UFBA 2012 Vagas Residuais Lngua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural 8

PROVA II ESTUDOS CONTEMPORNEOS I E II

QUESTES de 36 a 70 INSTRUO:
Para cada questo, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTES de 36 a 38
Uma das caractersticas da sociedade contempornea o papel central do conhecimento nos processos de produo, ao ponto do qualificativo mais frequente hoje empregado ser o de sociedade do conhecimento. Estamos assistindo emergncia de um novo paradigma econmico e produtivo no qual o fator mais importante deixa de ser a disponibilidade de capital, trabalho, matrias-primas ou energia, passando a ser o uso intensivo de conhecimento e informao. (CHAUI; BERNHEIM, 2008, p. 7).

A anlise do texto permite concluir:

Questo 36
O conhecimento e a informao assumem papel de destaque na sociedade contempornea e nos processos de produo.

Questo 37
Capital, trabalho, matrias-primas e energia j no so importantes na sociedade contempornea.

Questo 38
Na emergncia de um novo paradigma econmico e produtivo, o conhecimento e a informao so extremamente relevantes.
UFBA 2012 Vagas Residuais Estudos Contemporneos I e II 9

QUESTES de 39 a 41
Como a relao entre universidade e sociedade no se limita s aparncias, no podemos considerar a universidade como entidade independente que devesse encontrar mecanismos ou instrumentos para se relacionar com a sociedade. [...] Uma universidade enclausurada expressa o modo como determinada sociedade concebe o saber; uma universidade militante expressa o modo como uma parte de determinada sociedade pretende que o saber esteja a servio de determinadas polticas. Da mesma forma, uma universidade funcional e operacional, que forma mo-de-obra especializada para o mercado de trabalho, espelha uma sociedade que considera o mercado como a ratio ultima da vida social. Por outro lado, uma universidade que considera o saber pelo prisma do direito do cidado, faz o que pode para refrear a despersonalizao e valoriza a democratizao, reflete uma sociedade em que os valores democrticos da cidadania so imperativo tico e poltico da vida universitria. (CHAUI; BERNHEIM, 2008, p. 18).

A anlise do texto permite concluir:

Questo 39
Nesse texto, a autora afirma que o ideal que a universidade seja militante.

Questo 40
A autora considera fundamental que a universidade tenha como finalidade principal a preparao para o mercado de trabalho.

Questo 41
Uma universidade funcional garante o direito do cidado.

QUESTES de 42 a 44
O processo de ingresso na universidade carregado de expectativas, medos e ansiedade. Segundo Coulon (2000), nesse contexto, o estudante vivencia um estranhamento, uma vez que, diversas caractersticas do ensino mdio no fazem parte do mundo do conhecimento universitrio. Nesse sentido, necessrio que a instituio promova aes de acolhimento e integrao, indispensveis insero adequada desse aluno nesse novo mundo, que, certamente, repercutiro no seu desempenho acadmico. Considerando-se essas informaes e os conhecimentos sobre o processo de ingresso dos novos estudantes na universidade, correto afirmar:

Questo 42
Apenas quem tem medo e ansiedade ingressa na universidade.

Questo 43
O processo de transio do ensino mdio para o superior complexo, o que pode ter implicaes para o desempenho acadmico do estudante.
UFBA 2012 Vagas Residuais Estudos Contemporneos I e II 10

Questo 44
A universidade uma instituio muito simples e de fcil compreenso pelo estudante.

QUESTES de 45 a 47
Boaventura de Souza Santos afirma que, desde o incio da ltima dcada de 90, os analistas financeiros tm chamado a ateno para o potencial de mercantilizao da educao. Essa anlise tem como base a crena de que, para sobreviver, a universidade precisa estar atrelada sociedade da informao e economia, baseada no conhecimento. De acordo com essa afirmativa do autor, pode-se inferir que os analistas financeiros acreditam no seguinte:

Questo 45
A forma de a universidade sobreviver submeter-se s exigncias do mercado e da economia mundial.

Questo 46
A universidade, baseada no conhecimento, quem ditar as regras da economia.

Questo 47
A origem da sociedade do conhecimento a universidade.

QUESTES de 48 a 50
A vida poltico-social tambm cada vez mais moldada pelo espetculo. Os conflitos sociais e polticos esto cada vez mais presentes nas telas da cultura da mdia, que apresentam os espetculos de casos sensacionalistas de assassinatos, bombardeios terroristas, escndalos sexuais envolvendo celebridades e polticos, bem como, a crescente violncia da atualidade. (KELLNER, 2004, p. 5).

So exemplos de acontecimentos que podem ser encaixados nessa definio de Kellner:

Questo 48
A destruio das Torres Gmeas norte-americanas.

Questo 49
O sequestro e assassinato de Elo Pimentel, em 2008, por Lindemberg Fernandes Alves.

Questo 50
As telenovelas.

QUESTES de 51 a 53
Para Kellner, a celebridade tambm produzida e manipulada no mundo do espetculo, transformando-se nos deuses e deusas da vida cotidiana. Para assegurar que sua imagem continue a ser vista e notada de forma positiva pelo pblico, a celebridade possui assessores, articuladores e responsveis pelas relaes pblicas. No entanto, de acordo com o autor, aquilo que ruim e as transgresses tambm podem vender, pois os dramas de celebridades tambm atraem a ateno do pblico. De acordo com essa lgica, pode-se concluir:
UFBA 2012 Vagas Residuais Estudos Contemporneos I e II 11

Questo 51
Para a equipe que cuida da imagem da celebridade, importante a exposio na mdia, positiva ou negativamente, desde que, essa exposio consiga vender.

Questo 52
O ativismo eco-poltico de Letcia Sabatella e as brigas fraternais entre Zez di Camargo e Luciano teriam o mesmo fim, que a manuteno da imagem dessas celebridades na mdia.

Questo 53
As celebridades que possuem boa imagem no precisam de ningum para geri-la.

QUESTES de 54 a 56
Grafites, cartazes comerciais, manifestaes sociais e polticas, monumentos: linguagens que representam as principais foras que atuam na cidade. Os monumentos so quase sempre as obras com que o poder poltico consagra as pessoas e os acontecimentos fundadores do Estado. Os cartazes comerciais procuram sincronizar a vida cotidiana com os interesses do poder econmico. Os grafites (como os cartazes e os atos polticos da oposio) expressam a crtica popular ordem imposta. Por isso, so to significativos os anncios publicitrios que ocultam os monumentos ou os contradizem, os grafites inscritos sobre uns e outros. s vezes, a proliferao de anncios sufoca a identidade histrica, dissolve a memria na percepo ansiosa das novidades incessantemente renovadas pela publicidade. (CANCLINI, 1997).

Em relao s ideias contidas no texto, correto concluir:

Questo 54
Os anncios publicitrios que ocultam os monumentos podem revelar algo sobre a identidade de um povo.

Questo 55
Os monumentos representariam o poder poltico do Estado, e o grafite, a crtica popular ordem imposta.

Questo 56
No se deve colocar anncios em monumentos, para no sufocar a identidade histrica de um povo.
UFBA 2012 Vagas Residuais Estudos Contemporneos I e II 12

QUESTES de 57 a 62
O atual modelo das relaes entre capital e trabalho, em que a financeirizao do capital se apresenta como a dimenso central da economia, tem gerado uma competio no setor produtivo com consequncias dramticas para o mundo do trabalho. Desemprego, terceirizao, acidentes e adoecimentos so alguns dos indicadores de um processo de precarizao social do trabalho sem precedentes. Essa precarizao social do trabalho tem atingido tanto aqueles que esto desempregados, em emprego temporrio ou em situaes de informalidade empregatcia, como tambm, os que possuem laos estveis de trabalho, haja vista, que todos esto submetidos, via de regra, a sobrecarga, condies inadequadas de trabalho, assdio moral, entre outros problemas. Os movimentos dos trabalhadores tm lutado por melhor qualidade de vida no trabalho. Considerando-se essas informaes e os conhecimentos acerca da precarizao social do trabalho, correto afirmar:

Questo 57
A competitividade no mundo do trabalho gera apenas efeitos positivos para os trabalhadores.

Questo 58
A precarizao social do trabalho provoca consequncias desestruturantes para a vida do trabalhador.

Questo 59
Essa precarizao social do trabalho atinge tanto aos empregados, como tambm, aos desempregados.

Questo 60
O modelo do capitalismo com nfase na financeirizao responsvel pela precarizao social do trabalho.

Questo 61
O adoecimento a ltima consequncia de um trabalho precarizado.

Questo 62
A precarizao do trabalho um fenmeno inevitvel, no adiantando lutas para transformao dessa realidade, devendo-se apenas aceit-la para evitar outros danos ao trabalhador.

QUESTES de 63 a 65
No seu livro Por uma outra globalizao, Milton Santos descreve trs possibilidades de se pensar o mundo globalizado: a globalizao como fbula, a globalizao como perversidade, e a globalizao como possibilidade, ou seja, a outra globalizao. Os conhecimentos sobre a obra referida e sobre o processo da globalizao permitem afirmar:
UFBA 2012 Vagas Residuais Estudos Contemporneos I e II 13

Questo 63
A globalizao como fbula o conjunto das teorias produzidas sobre o tema globalizao.

Questo 64 Questo 65

A globalizao como perversidade, tal como realmente , contribui para o aumento da pobreza, do desemprego e das desigualdades sociais. A globalizao como possibilidade aquela em que a unicidade da tcnica, a convergncia dos momentos e o conhecimento do planeta estariam a servio de outros fundamentos sociais e polticos, que contemplassem igualmente a todos.

QUESTES de 66 a 68

No livro Governo e Poltica, Giddens analisa a juno de duas foras da sociedade contempornea: os movimentos sociais e a tecnologia da informao TI. De acordo com o autor, atravs da TI, os movimentos sociais das mais diferentes partes do globo conseguem se unir e compartilhar informao, gerando respostas imediatas para acontecimentos regionais, nacionais e internacionais.

Questo 66 Questo 67 Questo 68

Nessa perspectiva, pode-se incluir como exemplo desse fenmeno:

A Primavera rabe. A marcha contra a corrupo. O programa Big Brother Brasil.

QUESTES 69 e 70

Podemos enxergar os novos movimentos sociais em termos do paradoxo da democracia mencionado anteriormente. Embora a confiana na poltica tradicional esteja diminuindo, o crescimento dos novos movimentos sociais uma evidncia de que os cidados das recentes sociedades modernas no esto apticos nem desinteressados em relao poltica, como s vezes se alega. Existe, sim, uma convico de que a ao e a participao diretas so mais teis do que a confiana nos polticos e nos sistemas polticos. (GIDDENS, 2005, p. 358).

Questo 69 Questo 70

A anlise do texto permite concluir:

Os movimentos sociais nasceram para enfrentar a poltica tradicional, bastante desacreditada nos dias atuais. A extino dos polticos e a tomada do poder pelo povo constituem objetivos dos movimentos sociais.
UFBA 2012 Vagas Residuais Estudos Contemporneos I e II 14

PROVA DE REDAO

INSTRUES:
Escreva sua Redao com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legvel. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maisculas. O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questes. Na Folha de Resposta, utilize apenas o espao a ela destinado. Ser atribuda a pontuao ZERO Redao que se afastar do tema proposto; for apresentada em forma de verso; for assinada fora do local apropriado; apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; for escrita a lpis, em parte ou na sua totalidade; apresentar texto incompreensvel ou letra ilegvel.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redao. I. Quanto ainda h de Jorge Amado na Bahia de hoje? Resposta: Muito e pouco. A literatura amadiana movida por um pensar e reinventar a Bahia. Mestiagem, sincretismo, a Bahia de suas pginas. E uma Bahia real. Jorge Amado no traduz uma Bahia que no existe. Mas existem vrias Bahias. E Jorge comeou a escrever na primeira metade do sculo passado. Havia uma necessidade e at uma urgncia de mapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura esttica. O que se v tambm muda. No existe uma identidade nica, nem definitiva, pois se trata de um processo dinmico. [...]
LEITE, Gildeci. No existe uma Bahia, mas vrias Bahias. MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204, p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II. O tema da identidade cultural muito mal resolvido no campo da Antropologia e no campo da Sociologia. A gente tem, s vezes, at uma certa rejeio maneira como a questo da identidade colocada. Na Antropologia, ns falamos de identidade de uma maneira sempre relacional, opositiva, chamando ateno para contrastes, chamando ateno para um jogo constante de oposies que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia de que haja uma substncia de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. No acreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essncia, como uma coisa j dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposies que ns
UFBA 2012 Vagas Residuais Redao 15

fazemos entre nossas caractersticas e caractersticas outras. Eu no gosto muito de abordar a temtica da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muita bobagem. [...]
SERRA,Ordep. Identidade e reflexo crtica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminrios de Carnaval (2.: 1998: Salvador, Ba.) Seminrios de Vero II. Folia universitria/Pr-Reitoria de Extenso da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um texto argumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que No existe uma Bahia, mas vrias Bahias. OBSERVAES:
Discuta a questo da baianidade vinculada problemtica da cultura nacional e existncia, ou no, de uma singularidade. Embase seus argumentos em conhecimentos e reflexes sobre a Bahia de ontem e a de hoje.

UFBA 2012 Vagas Residuais Redao 16

RASCUNHO

UFBA 2012 Vagas Residuais Redao 17

REFERNCIAS
Questes de 08 a 10 BARBOSA, A.; ALOCIN. Samba do Arnesto. Disponvel em: <http://letras.terra.com.br/ adoniran-barbosa/43968>. Acesso em: 7 abr. 2012. HUMILDEMENTE falando. 3D Hip-Hop. 2012. Questo 13 CAMES, L. V de. Os Lusadas. Canto X, 32 e 33. So Paulo: Cultrix, 1995 (Fragmento). Questo 14 jrmaos, rogo-vos que n [...]. Portugus arcaico sculo XIV. Questo 15 SARAMAGO, J. Costumo dizer... Disponvel em: <http://revistalingua.uol.com.br/ textos.asp?codigo=11005>. Acesso em: 7 abr. 2012. Questo 18 CASTRO, R. Como ser brasileiro... em Lisboa sem dar muito na vista. In: Viaje bem. Revista de bordo da VASP, ano VIII, n. 3/78. Questo 22 Texto I: Discriminar uma pessoa.... Disponvel em: <http://www12.senado.gov.br/noticias/ materiais/2012/05/25/discriminacao-contra-genero-opcao-sexual-e-procedencia-regionalpoderao-fazer-parte-do-codigo-penal>. Acesso em: 7 abr. 2012. Texto II: e nossas mes deviam... Disponvel em: <http://www.vibeflog.com/madegrrrl/p/ 16319840>. Acesso em: 7 abr. 2012. Questo 24 RAMIL, K. No Rio Grande do Sul a gente... Disponvel em: <http://www.mpinfo.com.br/ phpBB2>. Acesso em: 7 abr. 2012. Questes de 25 a 27 CSAR, C. Respeitem meus cabelos brancos . Disponvel em: <http:// www.vagalume.com.br/chico-cesar/respeitem-meus-cabelos-brancos>. Acesso em: 7 abr. 2012. Questes de 36 a 38 CHAUI, M; BERNHEIM, C. T. Desafios da Universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferncia mundial sobre a educao superior. Disponvel em: <http:/ /unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf>. Acesso em: 5 maio 2012. Questes de 39 a 41 ______. ______.

UFBA 2012 Vagas Residuais 18

Questes de 42 a 44 COULON, A. A condio de estudante: a entrada na vida universitria. Salvador: EDUFBA, 2000. Adaptado. Questes de 45 a 47 SANTOS, B. de S. A Universidade do sculo XXI: para uma reforma democrtica e emancipatria da universidade. Disponvel em: <http://www.ces.fe.uc.pt/bss/documents/ auniversidadedoseculoXXI.pdf>. Acesso em: 5 maio 2012. Questes de 48 a 50 KELLNER, D. A cultura da mdia e o triunfo do espetculo. So Paulo: Lbero, ano VI, v. 6, n. 11, 2004. p. 4-15. Questes de 51 a 53 ______. ______. Questes de 54 a 56 CANCLINI, N. G. Culturas hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade. Traduo de Ana Regina Lessa e Helosa Pezza Cintro. So Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350. Questes de 63 a 65 SANTOS, M. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. So Paulo: Record, 2011. Questes de 66 a 68 GIDDENS, A. Governo e Poltica. In: Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 341-365. Questes 69 e 70 ______. ______.

Fonte da ilustrao
Questo 02 NEPOMUCENO, T. O que voc est fazendo? Disponvel www.tiagonepomuceno.com.br/wp/?paged=5>. Acesso em: 5 maio 2012.
em: <http://

UFBA 2012 Vagas Residuais 19

También podría gustarte