Está en la página 1de 3

Caderno de Prova A01, Tipo 001

11. Constavam no contrato social da empresa Tessalnica Industrial Ltda. trs scios: Ovdio, Sneca e Virglio. Ovdio e Virglio eram os administradores da empresa, cada qual podendo assinar e obrigar a empresa isoladamente; j Sneca nunca se envolvera na administrao, tendo apenas subscrito e integralizado o capital e auferido os lucros obtidos. No obstante haver no contrato social da empresa clusula que expressamente veda operaes em bolsa de valores com recursos da empresa, em 12/11/2012, Ovdio, aproveitando a grande sobra de caixa da empresa, fez uma operao em bolsa de valores na qual obteve um lucro muito expressivo. Contudo, apesar do lucro, o Imposto de Renda relativo ao ganho de capital na operao no foi declarado e nem recolhido dentro do prazo legal. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, com respeito ao crdito tributrio devido tem-se que: (A) (B) (C) (D) (E) por se tratar de operao no autorizada pelos estatutos ou contrato social, a empresa no pode ser responsabilizada pelo pagamento da multa e do imposto. os scios devem ser responsveis, pois o lucro da operao ser a eles distribudo. apesar de tambm beneficiar Sneca e Virglio, apenas Ovdio deve ser pessoalmente responsabilizado, pois agiu contrariando expressa previso do contrato social. Da empresa tambm dever ser cobrado o imposto e multas. Ovdio deve ser pessoalmente responsabilizado, excluindo-se a responsabilidade da empresa, pois a infrao decorreu direta e exclusivamente de sua atuao pessoal. se no for possvel exigir da empresa o cumprimento da obrigao principal, respondem solidariamente com ela nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis os scios Ovdio e Virglio.

12.

Com fundamento nas previses do CTN, considere:

I. Supondo que Aglaope terceira pessoa vinculada ao fato gerador de determinada obrigao tributria e Leucosia o
contribuinte desta obrigao tributria, a atribuio de responsabilidade pelo crdito tributrio a Aglaope deve ser expressamente estipulada por meio de lei, excluindo a responsabilidade de Leucosia ou atribuindo-a a esta em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao.

II. Persfone proprietria de bem imvel e deseja vend-lo. Logo, a responsabilidade pelo pagamento do crdito tributrio
relativo a imposto cujo fato gerador seja a propriedade imobiliria sub-roga-se na pessoa dos eventuais adquirentes do imvel de Persfone, mesmo quando conste do ttulo a prova de sua quitao.

III. Sabzio morre, e deixa como herana trs imveis. Selene e Sarpdon so os nicos herdeiros, em igualdade de
condies. Aps ser realizada a partilha dos bens de Sabzio, ficam Selene e Sarpdon pessoalmente responsveis, limitado ao montante do respectivo quinho, pelos tributos devidos at este momento.

IV. A empresa Jardim das Hesprides S.A. adquire da empresa Hamadrade Industrial Ltda. uma fbrica instalada no Estado
de So Paulo. Aproveitando todo o maquinrio existente, a adquirente continua a explorao da mesma atividade. Com respeito aos tributos devidos por esta fbrica at o momento da transao empresarial, a empresa Jardim das Hesprides S.A. responde subsidiariamente com o alienante se este cessar a explorao da indstria, e responde a adquirente pessoalmente se o alienante iniciar dentro de seis meses, a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ramo de indstria.

V. Na hiptese de alienao judicial em processo de falncia, a pessoa jurdica de direito privado que adquirir fundo de
comrcio nesta situao e continuar a respectiva explorao responde, em qualquer hiptese, pelos tributos relativos ao fundo de comrcio adquirido, devidos at a data da operao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 13.

I e II. I e III. II e V. III e IV. IV e V.

Aquiles adquiriu um apartamento na cidade de Monte Erebus em 16/02/2012. Ao realizar o pagamento do ITBI devido, considerou como base de clculo o valor do imvel estipulado pelo Municpio para calcular o IPTU, que era de R$ 437.561,00. Posteriormente, Tlassa, Agente Fiscal do Municpio, verificou que a informao apresentada pelo contribuinte no retratava o real valor da transao realizada com o referido imvel, a qual havia sido de R$ 555.472,00. Em razo disto, mediante processo regular, Tlassa arbitrou a base de clculo do ITBI para este valor, lavrou auto de infrao a fim de cobrar a diferena do tributo que deixou de ser pago, alm da respectiva multa, e notificou Aquiles. O contribuinte defendeu-se alegando que a base de clculo do ITBI deveria ser a mesma que a do IPTU, pois ambos eram tributos municipais e no haveria razo para qualquer diferena, trazendo como prova o carn do IPTU com o valor da aludida base de clculo. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, a Agente Fiscal do Municpio agiu (A) (B) (C) incorretamente, visto que no influem sobre a obrigao tributria quaisquer atos anteriores homologao, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando excluso total ou parcial do crdito. incorretamente, visto que a base de clculo do ITBI e do IPTU so as mesmas, tendo como fundamento o valor venal do imvel, no podendo haver diferena na forma de apurao, sobretudo por ser feita pelo mesmo municpio. corretamente, pois a modificao da base de clculo do imvel, introduzida de ofcio pela fiscalizao, embora modifique os critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa no exerccio do lanamento, pode ser efetivada em relao a um mesmo sujeito passivo quanto a fato gerador ocorrido anteriormente sua introduo. incorretamente, dado que a utilizao por parte do fisco do arbitramento depende de autorizao judicial, haja vista haver invaso do Estado na esfera privada do contribuinte. corretamente, pois no caso do ITBI tem-se como ponto de partida para a determinao de sua base de clculo o valor da alienao do imvel. Este funciona, no caso, como uma declarao de valor feita pelo contribuinte, que pode ser ou no aceita pelo fisco, aplicando-se, na hiptese de divergncia, o arbitramento, nos casos e condies estipulados pela legislao. 5

(D) (E)

FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


14. A empresa Argonautas Unidos S.A. obteve a concesso de medida liminar em mandado de segurana preventivo que impetrara contra a Fazenda Pblica Estadual a fim de no pagar determinado tributo por entender indevido. Em razo desta concesso, a empresa realizou operao mercantil sem o devido destaque do imposto, deixando tambm de cumprir as obrigaes acessrias relacionadas. O Fisco, por sua vez, a fim de prevenir a decadncia do direito de lanar, lavrou auto de infrao contra o contribuinte. Passados 121 dias, o mandado de segurana foi julgado no mrito desfavoravelmente ao contribuinte, tendo transitado em julgado. Surpreendido com a deciso, o contribuinte foi at a repartio fiscal e entregou documentos relativos a apartamento de sua propriedade, alegando que poderia pagar o tributo mediante dao em pagamento de bem imvel. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, (A) (B) a medida liminar em mandado de segurana e a remisso praeter tempus, espcies de suspenso do crdito tributrio, ficam sem efeito quando denegado o mandado de segurana pela sentena, retroagindo os efeitos da deciso contrria. justifica-se o no cumprimento pela empresa das obrigaes acessrias relacionadas com o tributo cujo pagamento foi obstado pela ordem judicial obtida pela empresa, pois nesta situao h dispensa legal do cumprimento das obrigaes acessrias. o pagamento de tributos mediante dao em pagamento de bem imvel uma das formas previstas de excluso do crdito tributrio, devendo o contribuinte cumprir a forma e as condies estabelecidas em lei. a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio na via judicial impede o Fisco de praticar qualquer ato contra o contribuinte visando cobrana de seu crdito, tais como inscrio em dvida, execuo e penhora, mas no impossibilita a Fazenda de proceder a regular constituio do crdito tributrio para prevenir a decadncia do direito de lanar. caso fosse previsto em lei ordinria, o contribuinte poderia fazer a compensao do tributo devido com o bem imvel, exercendo seu direito subjetivo ao uso de uma das espcies de extino do crdito tributrio.

(C) (D)

(E)

15.

A Lei Complementar 104, de 10/01/2001, alterou e incluiu alguns dispositivos do CTN relativos divulgao pela Administrao Tributria e por seus funcionrios de informaes obtidas em razo de suas atividades. Regra geral, o Cdigo Tributrio Nacional veda a divulgao destas informaes, havendo, no entanto, algumas excees. De acordo com o CTN, permitida a divulgao de informaes, dentre outros, em casos de (A) (B) (C) compensao tributria, representaes fiscais para fins penais e requisio de autoridade judiciria no interesse da justia. requisio de autoridade judiciria no interesse da justia, inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica e representaes fiscais para fins penais. parcelamento ou moratria, requisio da mesa diretora do Poder Legislativo do ente tributante e solicitaes de autoridade administrativa no interesse da Administrao Pblica, desde que seja comprovada a instaurao regular de processo administrativo. inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica, representaes fiscais para fins penais e peties de reconhecimento de decadncia. transao e remisso, inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica e representaes fiscais para fins penais.

(D) (E)

16.

Com respeito Dvida Ativa e Certido Negativa, considere:

I. Constitui dvida ativa tributria a proveniente de crdito dessa natureza, regularmente inscrita na repartio administrativa
competente, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo regular.

II. A nulidade da inscrio na Dvida Ativa, causada por omisso ou erro, poder ser sanada at a deciso de segunda
instncia, mediante substituio da certido nula, devolvido ao sujeito passivo, acusado ou interessado o prazo para defesa.

III. A dvida regularmente inscrita goza da presuno absoluta e tem carter de prova pr-constituda. IV. Ser emitida Certido Negativa quando conste a existncia de crditos no vencidos, em curso de cobrana executiva em
que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa.

V. A Dvida Ativa da Fazenda Pblica, compreendendo a tributria e a no tributria, abrange atualizao monetria, juros e
multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 6

I e III. II e V. I e V. III e IV. II e IV.


FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


17. O Estado de Santa Catarina por meio das Leis n 1.212/2001 e 1.214/2001 concedeu incentivos de ICMS de vrias espcies (iseno, reduo de alquotas e de base de clculo, crditos presumidos, prazo adicional de pagamento e diferimento) aplicveis, conforme o caso, a operaes internas, interestaduais e de importao. No houve convnio autorizativo celebrado no mbito do CONFAZ entre os Estados e o Distrito Federal. Por entender prejudicial aos interesses da populao de seu Estado, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul props Ao Direta de Inconstitucionalidade em face do Estado de Santa Catarina a fim de ver declarados inconstitucionais os dispositivos destas leis que contrariavam o texto constitucional. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, por tambm entender que seria prejudicial aos interesses da populao de seu Estado os aludidos benefcios fiscais, requereu a sua admisso no feito na qualidade de amicus curiae. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, considere:
os

I. Caso o Estado do Rio Grande do Sul tivesse anteriormente concedido benefcios fiscais de ICMS semelhantes aos
concedidos pelo Estado de Santa Catarina, no haveria vcio de inconstitucionalidade, pois na hiptese de existncia de igualdade no ilcito h convalidao do benefcio fiscal concedido posteriormente.

II. A necessidade de deliberao dos Estados e do Distrito Federal no mbito do CONFAZ contempla a iseno, a reduo
de base de clculo, a concesso de crditos presumidos e a reduo a 12% na alquota do ICMS nas operaes internas praticadas por contribuintes catarinenses.

III. No que concerne ao ICMS, cabe ao Senado Federal regular a forma como, mediante deliberao dos Estados e do
Distrito Federal, isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados.

IV. No obstante haver atribuio constitucional de competncia tributria ao Estado de Santa Catarina para legislar sobre
ICMS, a concesso dos benefcios fiscais depende da celebrao de convnio autorizativo celebrado no mbito do CONFAZ, razo pela qual a falta de convnio ofende as disposies constitucionais.

V. Os princpios fundamentais consagrados pela Constituio da Repblica, em tema de ICMS, realam o perfil nacional de
que se reveste esse tributo e legitimam a instituio, pelo poder central, de regramento normativo unitrio destinado a disciplinar, de modo uniforme, essa espcie tributria, notadamente em face de seu carter no cumulativo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e V. II e III. III e IV. IV e V.

18.

Com respeito Lei Complementar 24/75 e aos convnios autorizativos para concesso de benefcios fiscais do ICMS, celebrados no mbito do CONFAZ, considere:

I. Haver necessidade de convnio para a concesso de isenes, redues da base de clculo e concesses de crditos
presumidos, mas no para benefcios financeiro-fiscais concedidos com base no ICMS, dos quais resulte reduo ou eliminao, direta ou indireta, do nus com o ICMS.

II. Os convnios sero celebrados em reunies para as quais tenham sido convocados representantes de todos os Estados
e do Distrito Federal, as quais se realizaro com a presena de representantes de quatro quintos, pelo menos, das Unidades da Federao. A concesso de benefcios depender sempre de deciso unnime dos Estados representados.

III. A revogao total ou parcial dos convnios depender de aprovao de quatro quintos, pelo menos, dos representantes
presentes na reunio do CONFAZ.

IV. Os convnios entraro em vigor no trigsimo dia aps a publicao pelo Poder Executivo das Unidades da Federao
presentes na reunio que concedeu o benefcio de decreto ratificando ou no os convnios celebrados, considerando-se ratificao tcita dos convnios a falta de manifestao no prazo previsto na legislao.

V. Mesmo as Unidades da Federao que no se tenham feito representar na reunio, embora regularmente convocadas,
esto obrigadas pelos convnios ratificados. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e IV. II e V. III e IV. III e V.


7

FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

También podría gustarte