Está en la página 1de 3

4 ANEXO 1 Ficha de atividade

Nome: __________________________________________________ Data: ______________ Tema: Classificao biolgica e evoluo OBJETIVO DA ATIVIDADE: Ser fornecida a voc uma lista de caractersticas derivadas encontradas nos animais do Filo dos Cordados e um conjunto de organismos representantes deste filo. Voc organizar os dados fornecidos para construir um cladograma que mostre as relaes evolutivas entre os organismos estudados. PROCEDIMENTOS: 1) Observe o modelo abaixo antes de construir o seu cladograma: Tartaruga COLUNA VERTEBRAL PRESENA DE PLOS E GLNDULAS MAMRIAS GESTAO: PRESENA DE PLACENTA LONGO PERIODO DE GESTAO Cladograma: Longo perodo de gestao Placenta Ornitorrinco Gamb Gato

Presente

Presente

Presente

Presente

Ausente

Presente

Presente

Presente

Ausente

Ausente

Presente

Presente

Ausente

Ausente

Ausente

Presente

Plos e glndulas mamrias Coluna vertebral Analisando a figura: Repare na caracterstica COLUNA VERTEBRAL: ela aparece nos quatro animais em questo, portanto deve ser posicionada como primeiro passo do cladograma, indicando que tartaruga, ornitorrinco, gamb e gato compartilham essa caracterstica. A tartaruga, porm, no compartilha com os outros animais a presena de plos e de glndulas mamrias; essas duas caractersticas, exclusivas de mamferos, devem ser posicionadas depois do ramo evolutivo que deu origem tartaruga. Dessa maneira, o cladograma utilizado para representar hipteses sobre o parentesco evolutivo entre seres vivos e indica a seqncia do aparecimento de caractersticas derivadas ao longo do tempo.

BIO - Snia Lopes Editora Saraiva www.editorasaraiva.com.br/biosonialopes

5
2) Observe a lista de caractersticas derivadas. Determine qual(is) das caractersticas cada animal da tabela a seguir apresenta e preencha o espao correspondente, se o animal possuir a caracterstica (siga o exemplo do item 1). Construa um cladograma que represente as relaes evolutivas entre os animais no espao abaixo da tabela. Em caso de dvida quanto s caractersticas listadas, consulte livros. LISTA DE CARACTERSTICAS DERIVADAS 1 2 3 4 5 6 7 Notocorda Crnio Tetrpode (quatro patas) mnio (anexo embrionrio constitudo por uma membrana que envolve o lquido amnitico) Glndulas mamrias Placenta muito desenvolvida Coluna vertebral ereta

TABELA DOS ANIMAIS CORDADOS CaracteLampria rsticas 1 2 3 4 5 6 7 Arraia Sapo Jabuti Canguru Coelho Ser Humano

Cladograma:

3) Agora, acrescente no cladograma o seguinte animal vertebrado: Dourado caracterstica derivada: nadadeiras pares e esqueleto predominantemente sseo.

BIO - Snia Lopes Editora Saraiva www.editorasaraiva.com.br/biosonialopes

6
4) Uma maneira de representar as informaes dessa tabela utilizando diagramas que mostram a adio de caractersticas desde os organismos que tm menor nmero de caractersticas derivadas at os que tm maior nmero de caractersticas derivadas. Outra forma, que ser a utilizada aqui por melhor refletir a classificao, por meio da especificao de caractersticas. Neste caso, define-se um grupo maior formado por todos os organismos que possuem uma caracterstica comum. Depois, formam-se outros grupos que apresentam outras caractersticas mais especficas. Veja o exemplo abaixo e como os conjuntos se relacionam com o cladograma:

Conjunto de todos os organismos que possuem notocorda. Dentre os que possuem notocorda, existem os que possuem crnio: conjunto dos organismos que possuem notocorda e crnio. Dentre os que possuem notocorda e crnio, existem os que tm quatro patas: conjunto dos organismos que possuem notocorda, crnio e quatro patas.

5) Usando esses exemplos, monte um diagrama de conjuntos com base em todos os dados da tabela e desenhe um cladograma:

BIO - Snia Lopes Editora Saraiva www.editorasaraiva.com.br/biosonialopes

También podría gustarte