Está en la página 1de 3

Os antigos sbios observavam e se nutriam da natureza, e compreendiam as expresses do cosmos e da fora divina, ou seja, compreendiam os processos de expresso de todas

as coisas, inclusive do prprio homem, e essa a fonte maior de sabedoria que existe, o prprio fogo imperial, que jorra do corao daqueles que despertaram. Com base nisso, eles criaram um sistema de sons que surgem de forma espontnea nas crianas e em momentos em que se emite sons. Todos os sons que ns emitimos de forma espontnea tem uma funo no nosso corpo e afeta de forma direta a Trikaya (Ver Post sobre as trs naturezas do corpo humano). A partir da observao desses sons, possvel simular situaes de movimentao da energia interna, e com isso desintoxicar o corpo de forma geral e, ao encontrar o som correto para vibrar algo, possvel liberar essa toxina instantaneamente, pois a vibrao tambm reflete na liberao, purificao, ou tonificao. A partir disso, o mdico Hua Tuo criou um sistema que mescla 6 sons, utilizando a teoria dos cinco elementos, que foi encontrado no que restou dos textos dele. (Ver post sobre Hua Tuo). A forma como foi estipulada, de uma forma ldica, assim como o jogo dos cinco animais, outra prtica sobrevivente de Hua Tuo. Aqui algumas instrues: Para aliviar a compresso espiritual do outono e a secura do esprito, permita que o sopro libere aquilo que se encontra preso, esvazie-se de forma abrupta. Para aliviar a solido do inverno e o pavor do esprito, permita que o sopro circule o elemento que sustenta a vida, alimentando as fontes para que se cristalinizem. Para aliviar as feridas da primavera e a revolta do esprito, permita que o sopro pesado torne-se vento suave. Para aliviar a euforia que incandesce a vida no vero e a inquietao do esprito, permita que o sopro extinga o excesso de fogo. Para aliviar o tdio e o apego da cancula e a estagnao do esprito, permita que o sopro se manifeste de forma despreocupada e complete a digesto. Para balancear e selar a prtica da circulao dos ventos internos descritos anteriormente, permita que a fora csmica vivente nos cus desa e alimente as fontes da terra.

O texto fala sobre a purificao do corpo atravs do sopro, que circula energia vital e interfere diretamente sobre a trikaya. (lembrando que todos esses sons tem que ser feitos em meditao e todos so soprados, nenhum cantado). O canto vai trabalhar com outras coisas, mas isso assunto para outro post. O som que desintoxica o pulmo e as emoes secas (tristeza, depresso, dureza excessiva) o mesmo som de um gs bem comprimido vazando: Ssssss O som que desintoxica os rins e as emoes frias (solido, medo, calma excessiva) o mesmo som da chuva ou de gua numa cachoeira :Xuuuuuuu O som que desintoxica o fgado e as emoes midas (amargura, raiva, bondade excessiva) o mesmo som do vento acariciando as folhas: Fuuuu O som que desintoxica o corao e as emoes quentes (ansiedade, pressa, maldade, paixo e alegria excessivas) o mesmo som que acontece quando se joga gua sobre o fogo:haaaaa O som que desintoxica o bao-pncreas e as emoes neutras (preocupao, falta de aceitao, apego excessivo, cuidado excessivo) o mesmo som da digesto:Hooo ou rrrrr O som que sela e balanceia a prtica Zhiiii ou Qhiiiii Essas so s sugestes, pois cada pessoa tem que encontrar seus prprios sons. Comece a observar seu corpo, e os baralhos que voc faz, ou deveria fazer de acordo com o que sente. Observe tambm os animais, e as crianas. Aprenda com quem ainda no travou o mecanismo natural de desintoxicao sonora do corpo, e absorva essa sabedoria no seu dia a dia. Ao conhecer bem sobre seus sons, voc compreender mais sobre si mesmo.

No Dharma. Carlos G. agradecimento especial a Leka pelo auxlio nas palavras de traduo do texto antigo do chins para o portugus, sempre bom contar com os amigos que conhecem profundamente a cultura oriental nessas horas. Obrigado.

También podría gustarte