Está en la página 1de 9

A

r t i g o

Tema CEGUEIRA

A EXPERINCIA COM A CEGUEIRA


Ida Mara Freire

RESUMO
Quem define o que cegueira? O texto busca a compreenso da cegueira confrontando as definies e narrativas apresentadas na literatura especializada e no cotidiano. Tenta decifrar a relao entre a cegueira e o mito sobre a tnica de Nssus, primeiro revelando a cegueira como um dos modos possveis de perceber o mundo e, ento, que tanto sua definio quanto sua experincia so indissociveis da presena do outro em minha corporeidade.

ABSTRACT
Who defines what blindness is? This text searches for the comprehension of blindness by confronting definitions and narrations found both in specialized literature and in daily facts. It tries to decipher the relationship between blindness and the myth about the Nssus's tunic, first revealing blindness as one of the possible ways to perceive the world, and then that its definition as well as its experience are inseparable from the other's presence in my own corporeity.

(...) Quando ia oferecer sacrifcios aos deuses, em honra de sua vitria, Hrcules mandou pedir esposa uma tnica branca, para usar na cerimnia. Dejanira, achando a ocasio oportuna para experimentar o feitio, embebeu a tnica no sangue de Nssus. Naturalmente, teve o cuidado de eliminar os sinais de sangue, mas o poder mgico permaneceu e, logo que a tnica se aqueceu ao contato de Hrcules, o veneno penetrou em seu corpo, provocando-lhe terrveis dores. Frentico, Hrcules, agarrou Licas, que levara a tnica fatal, e atirou-o no mar. Ao mesmo tempo, procurava arrancar do corpo a tnica envenenada, mas esta saa com pedaos de sua carne, em que se colara. (...) (BULFINCH, 1999, p.182)

O que a cegueira? O que ser cego? Quem define o que a cegueira? Essas perguntas podem parecer desgastadas, ou mesmo ultrapassadas. Mas, leitor, poderia me dizer o que cegueira para voc, que poder estar lendo esse texto, em Braille, a tinta, ou ouvindo por meio do programa DOSVOX, ou de uma fita cassete? Se cada um de vocs responder a essa pergunta, tenho a sensao de que todos tero uma resposta muito prpria sobre o que a cegueira. Afinal, ser que as pessoas que enxergam definem a cegueira do mesmo modo que as pessoas que no enxergam? As pessoas que enxergam, vem as coisas do mesmo modo? E quem no v, no v nada ou nunca viu? possvel encontrar nas respostas a essas perguntas o surgimento de algumas crenas generalizadas, por exemplo, quem v sabe tudo, e quem

no v no sabe nada. Essa atitude remete noo de f perceptiva proposta por Merleau-Ponty (2000), que constata nessa noo uma obscuridade: Vemos as coisas mesmas, o mundo aquilo que vemos - frmulas desse gnero exprimem uma f comum ao homem natural e ao filsofo desde que abre os olhos, remetem para uma camada profunda de "opinies" mudas implcitas em nossa vida. Mas essa f tem isto de estranho: se procurarmos articul-la numa tese ou num enunciado, se perguntarmos o que este ns, o que este ver e o que esta coisa ou este mundo, penetramos num labirinto de dificuldades e contradies (p.15). Meu intuito nesse texto descrever como a cegueira vem sendo definida, interpretada, estudada, procurando um sentido que muitas vezes as prprias palavras velam. Sei, que assim procedendo estarei revelando minhas prprias concepes e idias sobre a cegueira. Porm, aprendo que na experincia do dilogo que se constitui um terreno comum entre mim e o outro. Como examina Merleau-Ponty (1994): Meu pensamento e o seu formam um s tecido, meus ditos e aqueles do interlocutor so reclamados pelo estado da discusso, eles se inserem em uma operao comum da qual nenhum de ns o criador. Existe ali um ser a dois, e agora outrem no mais para mim um simples comportamento em meu campo transcendental, alis nem eu no seu, ns somos, um para o outro, colaboradores em uma reciprocidade perfeita, nossas perspectivas escorregam uma na outra, ns coexistimos atravs de um mesmo mundo (p.474). Portanto, o que se indaga aqui no somente o que a cegueira, mas como e por quem ela percebida. As definies denotam uma percepo de si, do outro e do mundo e "aderem ao meu corpo como a tnica de Nssus" (MERLEAU-PONTY 2002, p.171). Este autor (2002) se refere tnica de Nssus para descrever a universalidade do sentir, esclarece que " sobre essa que repousa nossa identificao, a generalizao de meu corpo, a percepo do outro" (p.171). Neste texto esboo a tentativa de buscar uma compreenso da cegueira, partindo primeiramente, das definies utilizadas no contexto educacional. Concomitantemente, tentarei explicitar os aspectos favorveis e desfavorveis imbricados nestas interpretaes, confrontando-as com narrativas sobre a experincia com a cegueira. A definio freqentemente adotada para determinar a habilitao das pessoas categorizadas com deficincia visual para diversos servios e programas educacionais se pauta em duas caractersticas: acuidade visual __ 2/200 a 20/200 __ e campo da viso __ no maior que 20__ (SCHOLL, 1983).

No texto "Percepo, Ao e Conhecimento nas Crianas Cegas", Esperanza Ochaita e Alberto Rosa (1995), partindo de uma perspectiva da psicologia escolar, definem : A cegueira um tipo de deficincia sensorial e, portanto, sua caracterstica mais central a carncia ou comprometimento de um dos canais sensoriais de aquisio da informao, neste caso o visual. Isto, obviamente, tem conseqncias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, tornando-se necessrio elaborar sistemas de ensino que transmitam, por vias alternativas, a informao que no pode ser obtida atravs dos olhos. (...) A carncia ou a sria diminuio da captao da informao, por um canal sensorial da importncia da viso, faz com que a percepo da realidade de um cego seja muito diferente da dos que enxergam. Boa parte da categorizao da realidade reside em propriedades visuais que se tornam inacessveis ao cego, mas isto no quer dizer que carea de possibilidade para conhecer o mundo ou para represent-lo; o que o ocorre que , para isso, deve potencializar a utilizao dos outros sistemas sensoriais (p.183). Verifica-se que a cegueira vem sendo apresentada como reduo ou ausncia da acuidade visual. Essas noes tm guiado as proposies presentes nos documentos oficiais e, conseqentemente orientado a formulao de polticas pblicas para o trabalho e a educao das pessoas com cegueira ou baixa viso. No entanto, me parece que no processo educacional o modo pelo qual uma pessoa faz uso de seus sentidos nem sempre pode ser determinado por meio de medidas objetivas. A tentativa de buscar medidas objetivas para a definio da cegueira coloca em evidncia os caminhos tericos que pautam estas definies e tambm seus autores, alguns exemplificados neste texto. No entanto, compreendermos os pontos de vista uns dos outros um desafio permanente, pois o mundo que temos em comum pode ser considerado sob infinito nmero de ngulos e possibilidades. Sadao Omote (1994), por exemplo, alterca as abordagens centradas na pessoa com deficincia, alegando que essas ignoram um ponto central que a construo social da deficincia. Admoesta que:

A deficincia no pode ser vista como uma qualidade presente no organismo da pessoa ou no seu comportamento. Em vez de circunscrever a deficincia nos limites corporais da pessoa com deficincia, necessrio incluir as reaes de outras pessoas como parte integrante e crucial do fenmeno, pois so essas reaes que, em ltima instncia, definem algum como deficiente ou no deficiente. As reaes apresentadas por pessoas comuns face s deficientes ou s deficincias no so determinadas nica nem necessariamente por caractersticas objetivamente presentes num dado quadro de deficincia, mas dependem bastante da interpretao, fundamentada em crenas cientficas ou no, que se faz desse quadro (p. 67). O que o autor nos alerta que no se pode ignorar o outro na vida de uma pessoa com cegueira. E isso se evidencia quando pergunto para essa pessoa o que a cegueira? Suas respostas mostram o outro. A percepo do outro para quem no v silenciosa, no se trata de um objeto que est diante de si, mas de um convite, s vezes um confronto, ou ainda, um desafio para que ele se desdobre, se descentre. Tas, uma adolescente, narrou para mim o seguinte episdio: Um dia eu estava no centro [da cidade] andando com algum, da eu fui para casa. A, na hora que encontrei uma pessoa, assim, que chegou em mim, esbarrou em mim e nem pediu desculpa. Eu estava com a bengala, assim sei l, bengala dobrada... A pessoa nem chegou em mim e nem pediu desculpa. Da, eu no entendi mais nada... simplesmente. , fiquei nervosa assim, e fui embora... Ali no corrimo do terminal novo, a gente passa por ali, eles nem pedem desculpas, a gente pede licena e ningum d! Talvez, a indignao de Tas diga respeito a esse outro que ela sente em si. O fato desse outro no exprimir com palavras, ou mesmo um toque afetuoso, um pedido de desculpa, faz com que ela vivencie a opacidade da percepo do outro sobre si mesma. Ela sente o outro, porm o outro silencia o que sente por ela. Deste modo, a cegueira se define nas reaes do outro. Monbeck (1974), examinando o encontro entre pessoas que enxergam com aquelas que no, primeiramente, verificou que pena e simpatia so as reaes mais comuns por parte daqueles que enxergam em relao pessoa que no enxerga. Explicita que a piedade demonstrada s pessoas cegas muitas vezes desproporcional em relao s limitaes impostas ao indivduo pela cegueira. Infelizmente, as limitaes atuais, os reais problemas de ser cego, so geralmente desconhecidos ou incompreendidos pela maioria das pessoas. O que se constata sobre isso que o fato de se viver sem viso negligenciado em favor de uma gama imensa e diversa de mal-entendidos e interpretaes equivocadas. Em relao s atitudes atuais sobre a cegueira,

essas so provenientes da nossa herana cultural. Igualmente, muitas dessas atitudes so identificadas em outras culturas, indicando, assim, algumas experincias humanas em comum, no que diz respeito s nossas reaes com a cegueira e com a pessoa cega. Deste modo, atitudes do passado podem desempenhar um papel de reforar as experincias de hoje em relao cegueira, como tambm a predisposio individual para certas reaes. A relao de negao presente entre pessoas que enxergam e pessoas que no enxergam poderia transparecer como uma transformao da pessoa em um objeto. Merleau-Ponty (1994), constata que: O olhar de outrem s me transforma em objeto se ns dois nos retiramos para o fundo de nossa natureza pensante, se ns dois olhamos de modo inumano, se cada um sente suas aes, no retomadas e compreendidas, mas observadas como aes de um inseto (p.484). Vejamos se retomarmos aqui o episdio de Tas, e atentarmos para sua queixa, "a gente pede licena e ningum d..." podemos observar que, nas palavras de Merleau-Ponty (1994): (...) a objetivao de cada um pelo olhar do outro s sentida como penosa porque ela toma o lugar de uma comunicao possvel.(...) A recusa de comunicao ainda um modo de comunicao. A liberdade proteiforme, a natureza pensante, o fundo inalienvel, a existncia no-qualificada, que marcam os limites de toda simpatia em mim e em outrem, suspendem a comunicao, mas no a anulam. Se lido com um desconhecido que ainda no disse uma s palavra, posso acreditar que ele vive em um outro mundo no qual minhas aes e meus pensamentos no so dignos de figurar. Mas que ele diga uma palavra ou apenas faa um gesto de impacincia, e ele j deixa de me transcender : ento esta voz, so estes os seus pensamentos, eis portanto o domnio que eu acreditava inacessvel. Cada existncia s transcende definitivamente as outras quando permanece ociosa e assentada em sua diferena natural (p. 484). Neste caso, h de assumir que somos parte de um mesmo tecido, Merleau-Ponty (2002) refere-se a mordida do mundo, para explicitar a percepo "outro-eu-mundo", tecido de uma mesma carne. Essa aderncia incomoda, causa dor, como narrado na histria de Hrcules. Ser esta a constituio intersubjetiva entre quem v e quem visto? Em 1974, Berthold Lowenfeld proferiu uma palestra na Filadlfia, intitulada "What is Blindness?"1 [O que cegueira?] Em seu texto Lowenfeld buscou, tambm, conhecer as definies dos especialistas e profissionais com cegueira, atuantes na reabilitao e nas reas educacional e social. Admite que esses profissionais, em virtude de suas prprias experincias com

a cegueira, so mais qualificados para falar sobre os problemas do cego e da cegueira, do que muitos profissionais no-cegos que esto ou se colocam em posio de tomada de decises. O autor sintetiza que as interpretaes de psiclogos e socilogos cegos mostram que eles consideram a cegueira uma reduo que requer adaptao, ajustamento, reorganizao ou reprogramao. Lowenfeld constata que, embora a cegueira represente uma demanda especial na vida do individuo, a continuidade de sua existncia e sua prpria personalidade no foram consideradas por tais interpretaes. Identifica que quem tem se ocupado com esses aspectos so os estudiosos no-cegos. Uma primeira interpretao vincula a cegueira com a tragdia e o desastre. O autor critica os escritos do padre Thomas J. Carrol que, corroborado por Dr. Louis S. Cholden, um psiquiatra, referem-se ao sentido de cego deixar morrer a pessoa vidente e ser renascida como uma pessoa cega. Ele encontrou um ponto comum entre aqueles que pesquisam e escrevem sobre a cegueira, todos estudiosos, videntes ou no-videntes, reconhecem que a falta ou perda da viso uma diminuio sensorial severa que afeta a pessoa como um todo. Salienta que a contribuio que os estudiosos videntes oferecem nessa discusso sobre a condio da cegueira pode ser valiosa, mas parcialmente entendida. Pois, uma compreenso total da cegueira escapa do vidente que no pode se colocar completamente na experincia e na posio ativa de uma pessoa cega. As interpretaes acima delineadas confirmam uma indicao de Lowenfeld, de que em torno do termo cegueira gravita, primeiro, o grau de viso residual; segundo, a idade em que ocorreu a cegueira; terceiro, o tempo transcorrido desde que ocorreu a cegueira , e a causa e o tipo de cegueira. Examinando criticamente a abordagem psicolgica da cegueira, Vygotsky (1983) expe que como em qualquer cincia, possvel equivocar-se de diferentes maneiras, mas para avanar em direo verdade s possvel por uma via. Sua idia se resume em apresentar a cegueira, no somente como a falta da viso, ou deficincia de um rgo em particular, mas deve-se considerar que esta provoca uma grande reorganizao de todas as foras do organismo e da personalidade. A cegueira, ao criar uma formao peculiar da personalidade, reanima novas foras, muda as direes normais das funes do organismo e de uma maneira criadora e orgnica, refaz e transforma a psiqu e a persona. Portanto, a cegueira no somente uma deficincia, uma incapacidade, mas, em um certo sentido, uma fonte de manifestao das capacidades, uma fora. Por mais estranho e paradoxal que seja. Parece-me ento que para definir a cegueira faz-se necessrio ir alm daquilo que dado. Devo me propor conhecer a histria daquele corpo como um entrelaamento do meu prprio corpo. A histria de sua vida perpassa a

histria da minha vida, configurando-se um modo peculiar de ser no mundo. Um ser singular, contribuindo para a pluralidade do mundo. Um ser no-visual, que no usa a viso como sentido prioritrio para conhecer o mundo. A cegueira deixa de ser objeto e passa a ser uma experincia perceptiva. Trata-se mais de lidar com a invisibilidade que com a escurido. A cegueira est para quem no v , assim como a invisibilidade est para quem v. Apresentar a cegueira como uma experincia me possibilita apresentar minha vida aberta ao outro. Quando entrevisto pessoas com cegueira, sinto que minha fala acolhedora. Quando indago: "poderia me falar sobre sua experincia com a cegueira?" Ao introduzir minha fala dessa maneira, a comunicao acontece, o outro fala de sua experincia de vida, nessa fala faz que eu me reconhea nele, e ele em mim. Somos um no mundo, com a tnica de Nssus sobre ns, a universalidade do sentir nos adere. Jussara, uma amiga ceramista, me escreveu: A minha experincia com a cegueira no traumtica e nem dramtica. A princpio, quando me descobri cega, claro que foi difcil, no conseguia entender a minha condio, por que eu? Mas a partir do momento em que comecei a fazer minha reabilitao as coisas foram clareando e aos poucos fui notando que as emoes, sentimentos, vibraes e percepes estavam se aguando de tal forma, que no ver no era mais um problema. Foi quando redescobri a arte em minha vida, ento logo tudo transformou-se e hoje posso dizer que sou realizada e cheia de projetos. Sei que isso no acontece com todos, conheo pessoas que recusam a cegueira e se transformam em pessoas amargas. Outras, mesmo com seus olhos em perfeito funcionamento, no conseguem perceber, sequer o outro ao seu lado. Quem ser realmente o cego? Na fala de Jussara revelada sua percepo de si, do outro e do mundo. Parece explicitar a constituio intersubjetiva proposta por Merleau-Ponty (1994): A subjetividade transcendental uma subjetividade revelada, saber para si mesma e para outrem, e a este ttulo ela intersubjetividade. A partir do momento em que a existncia se concentra e se engaja em uma conduta, ela cai sob a percepo. Como qualquer outra percepo, esta afirma mais coisas do que realmente apreende (...) Da mesma maneira, quando digo que conheo algum ou que o amo, para alm de suas qualidades eu viso um fundo inesgotvel que um dia pode fazer estilhaar a imagem que me fao desta pessoa. a este preo que existem para ns as coisas e os "outros", no por uma iluso, mas por um ato violento que a prpria percepo (p.485).

Se por um lado a percepo tem uma caracterstica de nos fazer desejar arrancar a tnica do nosso corpo, em virtude da dor que nos causa, qual ser ento nosso destino, ser o mesmo de Hrcules? O contato com o outro, talvez, possa deixar de representar somente a nossa a morte, mas quem sabe, tambm a nossa libertao. A dana uma possibilidade de ser um com outro no mundo... Mas, isso j uma outra histria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BULFINCH, T. O livro de ouro da mitologia: (a idade da fbula) histrias de deuses e heris. Rio de Janeiro: Ediouro,1999. LOWENFELD, B. What is blindness? In: _____ Berthold Lowenfeld on blindness and blind people select papers. Blind, 1991. p.221-229. MERLEAU-PONTY, M. O visvel e o invisvel. So Paulo: Perspectiva, 2000. MERLEAU-PONTY, M. Outrem e o mundo humano. In: _____. A New Yorker: American Foundation for the

fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes, 1994. MERLEAU-PONTY, M. A percepo do outro e o dilogo. In: _____. A prosa e o mundo. So Paulo: Cosak & Naify, 2002. MLLER, M. J. Merleau-Ponty: acerca da expresso. Porto Alegre: Edipucrs, 2001. OCHAITA, E. e ROSA, A. Percepo, ao e conhecimento nas crianas

cegas. In: COOL, C. PALACIOS, J. MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicolgico e educao: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. v.3. OMOTE, S. Deficincia e no-deficincia; recortes do mesmo tecido. Rev. Bras. Educao Especial. Piracicaba: 1994. v.1, n.2, p.67-68. SCHOLL, G. A educao de crianas com distrbios visuais. In: CRUICKSHANK, W. JOHNSON, G.O. Janeiro: Globo, 1983. VYGOTSKY, L.S. Fundamentos de defectologia: obras completas. Habana: A educao da criana e do jovem excepcional . Rio de

Editorial Pueblo Y Education, 1983. v.5, p.74.

Ida Mara Freire professora do Centro de Cincias da Educao da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pedagoga, realizou ps-doutorado na University of Nottingham. diretora do Grupo de Dana Potlach de danarinos com e sem cegueira. Estuda e orienta pesquisas sobre percepo, corpo, dana e cegueira.

También podría gustarte