Está en la página 1de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS Disciplina: Teoria Social Contempornea 1 quad.

./2012 Aluno: Marcelo Di Filippo Min Bastos Obra: MORIN, E. Cincia com Conscincia, Ed. 14, Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

No captulo intitulado o desafio da complexidade, de sua obra cincia com conscincia (2010), Morin desenvolve de maneira suscinta e bastante contudente os principais aspectos envolvidos naquelo que se pode definir como a busca de um pensamento complexo. Lembra do carter marginal da complexidade dentro do contexto cientfico, abordagem que esteve ausente nas principais discusses epistemolgicas, como em Kuhn, Popper, Lakatos, Feyrabend, entre outros, com exceo de Bachelard; destaca que a complexidade surge nas bordas entre a cincia e as engineerings e ressalta que tal carter marginal tem conferido s discusses sobre a questo da complexidade uma srie de mal-entendidos. Dentre os quais, destaca dois: o primeiro mal-entendido consiste em conceber a complexidade como receita pronta e no como desafio e motivao para pensar, e o segundo consiste em confundir a complexidade com a completude, quando na verdade seu problema est relacionado justamente incompletude do conhecimento (p.170). A partir dessa problematizao inicial, Morin prope alguns pressupostos para o desenvolvimento de um pensamento complexo, os quais, metaforicamente, denomina de as avenidas para a complexidade, o que confere e destaca o carter de percurso, de processo e desafio nesse desenvolvimento. Destaca nove avenidas (ou pressupostos): 1) a irredutibilidade do acaso e da desordem e a aceitao dos mesmos pela cincia 2) a transgresso (superao) das abstraes universalistas e a importncia de articulao particular-universal, local-global, etc...;

3) a complicao, postura inversa simplificao reducionista; 4) as relaes complementares e logicamente antagnicas entre ordem, desordem e organizao; 5) a questo da organizao que deve ser entendida como resultante de variveis mltiplas e como sistema ao mesmo tempo fechado e aberto; 6) o princpio do holograma e a organizao recursiva que considera as partes no todo e vice-versa, levando em conta, inclusive, que os efeitos so necessrios pelos fatores causadores, constituindo um retroalimentao constante; 7) a crise dos conceitos fechados e claros/crise da clareza e da separao nas explicaes e, diante disso, a necessria abertura para o incerto; 8) a volta do observador sua observao, ou seja a constatao de que o sujeito da aocientfica nunca est totalmente desvinculado de seu objeto de estudo; 9) a questo da contradio, e a aceitao de que dois elementos podem ser ao mesmo tempo antagnicos e complementares. Tais pressupostos viabilizam o pensamento complexo, porm no caracterizam uma metodologia. Para Morin, a complexidade suscita estratgias, a serem definidas de acordo com o campo de atuao do sujeito, o que impossibilita a definio de metodologias fixas e universais. Nas palavras do autor: o desafio da complexidade nos faz renunciar para sempre ao mito da elucidao total do universo, mas nos encoraja a prosseguir na aventura do conhecimento que o dilogo com o universo (p.190-191).

También podría gustarte