Está en la página 1de 29

Apresentao do Curso

A dissertao de provas de concursos pblicos e vestibulares subdividida da seguinte forma:

- pargrafo de introduo,

- pargrafos de desenvolvimento e

- pargrafo de concluso.

A introduo serve para apresentar a idia central da estrutura textual; o desenvolvimento, para desdobrar o texto por meio de exposies e argumentos, de linguagens subjetivas e objetivas, utilizando mtodos de raciocnio; a concluso, para fechar o texto, indicando, de maneira argumentativa, o arredondamento das linhas de pensamento utilizadas.

Dissertao a discusso organizada de um problema. Ningum tem condies de discutir, muito menos de discutir organizadamente, sem conhecer realmente o assunto abordado, sem ter analisado, com aprofundamento, os fatos.

A forma de criao dissertativa , em parte, dependente do escritor (das idias, do conhecimento, da inspirao, etc.); em parte, das possibilidades ou caminhos que o prprio assunto ora discorrido possibilita.

muito comum encontrarmos alunos perguntando qual seria a maneira ideal para se fazer uma determinada introduo, um tipo qualquer de desenvolvimento ou ainda uma concluso. Fato que, neste curso, aprenderemos uma srie de mtodos e tcnicas de escrita, mas lembrese: o escritor tem o livre arbtrio sempre. ele quem escolhe os caminhos, dita o ritmo de texto e, conseqentemente, quebra os paradigmas tradicionais rumo nota mxima.

Se algum me perguntasse hoje quantos tipos de tcnicas existem para um bom treinamento dissertativo, eu responderia, sem dvida alguma, que as possibilidades so infinitas e nenhum professor poderia falar o contrrio.

O objetivo maior deste curso exatamente treinar o aluno de maneira firme e direcionada. Vamos trabalhar, portanto, passo a passo.

Para que o aluno entenda efetivamente a trade introduo, desenvolvimento e concluso, necessrio que estude cada estrutura de maneira detalhada. Portanto vamos!

Prof. Marcelo Portela

AULA 1

A Introduo Dissertativa - Tcnica I Estudaremos a introduo dissertativa de maneira exemplificativa, mas tambm com propostas de treinamento. Vamos oferecer um nmero de tcnicas que nos ajudar, de maneira decisiva, a desfazermos o trauma do papel em branco.

Observe bem cada tcnica, assimilando a sua composio e seus objetivos. No necessrio decorar. Importante entender que as propostas abaixo so um nmero nfimo dentro de uma relao infinita voltada criao.

Para se desenvolver uma introduo dissertativa, faremos uso de algumas estratgias de construo.

Enumeremos algumas: - Metaforizao Seqncia Transio Definio Oposio interrogativa temporal Comparao Enumerao

Para facilitar a sua vida, vamos exemplificar cada uma dessas construes.

Definio Tema: A tolerncia constri.

Tolerncia a possibilidade de entendimento de si e do outro, levada mxima capacidade. o caminho mais curto rumo estabilidade na relao interpessoal, a possibilidade de construo agregada ao ouvir o prximo, ou ainda a proposta de se viver com entendimento pleno do que ser uma criatura social.

Nota-se que um mecanismo facilitador na produo de um pargrafo com essa construo a pergunta O que o tema?. Ento, podemos dizer que construir um pargrafo introdutrio com a tcnica da definio o mesmo que responder o que o tema, o que ele significa. Esse recurso simples permite que o aluno construa uma introduo segura e com pouco risco de fugir ao tema proposto.

AULA 2

A Introduo Dissertativa - Tcnica II

Oposio Tema: Corrupo na esfera pblica

difcil entender que, em um pas com 30 milhes de miserveis, ainda haja espao para que um nmero representativo de polticos, de todas as esferas pblicas, continue desviando do errio verdadeiras fortunas, enquanto a populao de baixa renda no recebe qualidade mnima nos servios de sade, segurana, transporte, habitao e educao.

Ora! Imagine que um tema qualquer apresente duas faces que se oponham naturalmente. No caso do texto acima, polticos ricos e trabalhadores pobres. Se encontramos essa forma de argumento, por que no a utilizamos com propriedade? Temas como Violncia e segurana, sociedade de homens e mulheres, Vida profissional e qualidade de vida j partem da noo de oposio. Explorar esse recurso auxilia-nos e

muito na construo do pargrafo introdutrio.

EXERCCIO

Tente voc!

Tcnica:

Definio

Cincia na

Temas

para versus esfera

dissertao religio pblica

Corrupo Trabalho escravo

AULA 3

A Introduo Dissertativa - Tcnica III

Seqncia interrogativa Tema: Poluio urbana At quando vamos envenenar nossos pulmes com o gs carbnico produzido por inmeros automveis e fbricas no fiscalizados? Que posio deveramos tomar em meio a uma necessidade descontrolada de tecnologia, que promete facilidades na vida urbana sem levar em considerao os danos sofridos pelo meio ambiente e, conseqentemente, pelo homem? Vale a pena ver a vida de modo imediatista sem imaginar como ser difcil a vida dos nossos filhos e netos em um planeta degradado?

O folclore do vestibular e do concurso pblico elimina, de maneira sumria, a estrutura textual com base interrogativa. Engano. A interrogao um recurso poderoso na produo de argumentos. importante, porm, que as perguntas sejam argumento para o leitor e retrica para voc. Quer dizer, as perguntas que voc formular devem circundar os assuntos que voc j definiu como utilizveis. Uma redao no um questionrio com perguntas e respostas; o encadeamento de

idias deve ser feito de forma natural, de maneira que no se configurem como resposta direta, mas, ao mesmo tempo, no fiquem interrogaes em aberto como se o examinador fosse o avaliado.

EXERCCIO Tente voc!

Tcnica; Seqncia interrogativa - Temas para dissertao A importncia Perseguio Democracia no Brasil do Estado para o bem-estar do indivduo urbana religiosa

Poluio

A Introduo Dissertativa - Tcnica IV

Transio temporal Tema: Poltica no sculo XX Remexendo o histrico brasileiro desde a Era Vargas at a revoluo de 1964, percebemos que a nossa vida poltica , antes de tudo, um oceano de violncia. Acreditar que a natureza do brasileiro sobremaneira pacfica apagar a histria, idealizar de modo humanista uma nao nada pacfica.

Eis um recurso excelente para concursandos que gostam da leitura. Todos os conhecimentos que voc adquiriu na vida podem e devem ser utilizados como recurso de construo expositiva. O seu conhecimento de mundo corrobora para um texto mais preciso e digervel aos olhos de um examinador que tambm avalia o mnimo conhecimento de mundo que o estudante deve possuir para produzir um texto razovel.

A histria, em alguns temas, funciona como fundamento para os argumentos que escolhemos, para a tese que desejamos defender. No estamos falando de se criar um texto puramente histrico, mas utilizar o recurso do conhecimento geral para dar sustentao s enunciaes que definimos como ideais.

EXERCCIO

Tente voc! Tcnica: Transio Temporal Temas para dissertao Democracia Poltica no sc. XX no Brasil

AULA 5

A Introduo Dissertativa - Tcnica V

Comparao Tema: Desemprego

O desemprego no Brasil, com ndices em torno de 10% da fora de trabalho, no pode ser comparado aos 17% encontrados na Espanha, por exemplo. Em geral, nos pases europeus, a proteo dada aos desempregados pelo governo garante salrios de 500 dlares por mais de um ano. No Brasil, o desempregado, em pouco tempo, por omisso do Estado, periga cair na indigncia.

A comparao facilita bastante a criao de um pargrafo introdutrio. Essa frmula pode ser desenvolvida por uma tcnica j aprendida, Podemos contextuais, oposio, buscar mas tambm por

similaridade. oposies

oposies ou

sistemticas, aproximaes

diferenas

significativas. Todos esses caminhos passam pela noo de

comparao.

Comparar, portanto trabalhar mais de uma referncia e interlig-las de diferentes maneiras, para alcanarmos diferentes objetivos enunciativos.

EXERCCIO

Tente voc! Tcnica: Comparao Temas para dissertao Igualdade entre os sexos Capitalismo e Socialismo Desemprego

Aula anterior Prxima Aula AULA 6

A Introduo Dissertativa - Tcnica VI Metaforizao Tema: Educao e progresso

Desenvolver a qualidade educativa de um pas lubrificar o motor que impulsiona a grande mquina Brasil a um desenvolvimento poderoso e sustentvel. alicerar o futuro dos nossos filhos com o pilar da evoluo o conhecimento.

Nota-se que educao assumiu o papel de lubrificante de uma grande engrenagem.

Na hora de fazer uso da linguagem metafrica, procure tomar cuidado com a evaso. Um texto metafrico bem feito tem grandes possibilidades, pela riqueza e criatividade, de alcanar nota mxima. O aluno, porm, precisa atentar para a noo de contedo ou contextualidade. Um texto metafrico mal construdo aproxima-se do absurdo. possvel, sim, construir um texto

metafrico de alto nvel, mas no arrisque a sua nota alta se o controle que voc tem sobre esse tipo de concluso no est amadurecido.

EXERCCIO

Tente voc! Tcnica: Linguagem Metafrica Temas para redao O trabalho como forma de liberdade

Educao e progresso

AULA 7

A Introduo Dissertativa - Tcnica VII Causa e efeito na introduo

relao

causa/efeitos

instrumento

rico

na

criao

do

pargrafo

argumentativo/expositivo. Imagine um determinado tema. Agora, lembre-se de que qualquer assunto abordado apresenta fatores que o constroem (causas). Pense tambm que esse mesmo item (tema) gera acontecimentos, traz coisas ou fatos existncia (efeitos). Assim temos recursos suficientes para a construo do pargrafo.

Veremos, agora, uma estratgia bastante interessante na montagem do pargrafo fundamentado em causas e efeitos.

Tema: Violncia

urbana.

Causas: O crescimento do crime organizado, o estresse urbano e a ineficincia policial. Efeitos: O temor social, alto ndice de homicdios e superlotao dos presdios.

Vamos agora utilizar a matemtica para criar uma frmula de montagem do pargrafo. Relacionaremos causa, tema e conseqncia para construir o pargrafo de concluso.

Causas + Tema + Efeito = Pargrafo

Montando o

pargrafo com

base

nas

informaes

delimitadas

acima:

O crescimento do crime organizado, o estresse urbano e a ineficincia policial so fatores fundamentais para o surgimento e a proliferao da violncia urbana, e as conseqncias so imediatas, como o temor social, alto ndice de homicdios e superlotao de presdios. A est uma tcnica realmente simples na montagem de um pargrafo introdutrio dissertativo. J que montar uma introduo em causa e efeito somente fazer ligao, vamos ao que interessa.

EXERCCIO

Tente voc! Tcnica: Causa e Efeito Temas para dissertao Porte de armas O A esvaziamento Maioridade violncia dos urbana campos penal

AULA 8

A Introduo Dissertativa - Tcnica VIII

Enumerao Tema: Violncia contra a mulher Discutir a violncia contra a mulher aprofundar questes comportamentais como a intolerncia, o consumo de bebida alcolica e a noo de impunidade, cujas causas encontram-se no estresse, na instabilidade financeira e em outras formas de deteriorao do comportamento humano.

Facilidade na construo do desenvolvimento

A tcnica enumerativa provavelmente seja a mais simples na construo de um pargrafo dissertativo. Os assuntos secundrios a serem enumerados so normalmente escolhidos pela facilidade ou conhecimento mais profundo que temos a respeito deles. Assim, fica mais fcil para o aluno relacionar alguns itens ao tema e, no meio do texto, utiliz-los como ponto de partida na construo dos pargrafos de desenvolvimento. Se fizermos uma enumerao com trs itens (exemplo utilizado abaixo), j estaremos garantido, no mnimo, trs pargrafos de desenvolvimento. Observe que, dos trs itens enumerados abaixo, o ltimo servir como fundamento semntico na elaborao de um pargrafo de desenvolvimento.

1. 2. O consumo

A de bebidas

intolerncia alcolicas

3. A noo de impunidade Recupere o que foi dito anteriormente. O item A noo de impunidade pa ssa a ser desdobrado como pargrafo de desenvolvimento. Essa construo bastante segura, visto que, na construo da introduo, o item foi relacionado ao tema e depois desdobrado em forma de pargrafo. Nesse sentido, a possibilidade de o aluno fugir ao tema proposto se reduz muito.

Pargrafo de desenvolvimento Rotineiramente vem-se mulheres espancadas entrando e saindo de delegacias para dar queixa de maridos ou companheiros. Quando isso ocorre mais de uma vez com a mesma mulher, fica evidente a incapacidade de o Estado evitar, por meio do poder de polcia, as agresses sofridas. Nesse sentido, alm do problema da violncia no ser resolvido, as mulheres perdem a confiana nas instituies e no mais denunciam. Sem denncia, os ndices tendem a aumentar ainda mais.

Perceba que foram relacionadas ao tema trs enumeraes (passagens destacadas). Estas podero ainda servir como ponto de partida para a criao dos pargrafos de desenvolvimento da sua redao.

EXERCCIO

Tente voc! Tcnica: Enumerao Temas para dissertao Violncia Temor social no Brasil contra Educao a mulher brasileira

AULA 9 Desenvolvimento Dissertativo Caminhos para Defesa de Idias As metodologias de raciocnio estudadas na parte de desenvolvimento dissertativo sero agora um pouco mais aprofundadas. Estudaremos as estruturas predefinidas para encontrarmos atalhos na organizao do pensamento.

Silogismo

O mtodo de raciocnio fundamentado em uma particularizao (deduo) contribui para a formao de argumentos slidos. Vamos entender melhor o que vem a ser silogismo.

O silogismo uma forma de raciocnio dedutiva. Na sua forma mais comum, constitudo por trs proposies: as duas primeiras denominam-se

premissas e a terceira concluso.

As premissas so apresentadas de forma absoluta e incondicional. A relao entre essas e a concluso necessria. Essa a forma padro do silogismo.

Todos Alguns

os

macacos animais

so so

mamferos. macacos.

Logo, alguns animais so mamferos.

Construo de fragmento dissertativo

Todos os professores lutam por um salrio mais digno no estado do Rio de Janeiro. Celso, por ser professor de portugus do colgio Elena Nunes, vem h muito lutando para que os seus salrios sejam suficiente, pelo menos para o pagamento das suas contas mais bsicas.

Note que, no texto acima, o silogismo ficou com formato de pargrafo tradicional. Quer dizer, o silogismo me proporcionou a elaborao de um pargrafo dissertativo.

Epiquerema - Silogismo no qual uma ou duas premissas so acompanhadas das suas provas.

Todo Todo Logo, todo A C.

o o

B A

C B

porque porque

D. H.

Polissilogismo - Trata-se de um argumento constitudo por dois ou mais silogismos, dispostos de modo que a concluso do primeiro seja uma premissa do segundo, e assim sucessivamente.

B C. A B. Logo, D no Logo, D no A. A C. C.

A construo desse ltimo silogismo se fez de maneira a juntarmos dois silogismos. A concluso do primeiro (logo, A C) transformou-se em premissa do segundo.

AULA 10 Construo do Pargrafo de Desenvolvimento Exposio/ Argumento Quando desenvolvemos um texto dissertativo, normalmente fazemos uso de duas estruturas fundamentais: o argumento e a exposio.

A exposio o exemplo, a cifra, a tabela, a informao precisa a respeito do assunto ora abordado. A estrutura expositiva, no texto, ressalta o conhecimento a respeito de um determinado assunto, dando ao escritor ares de autoridade, aumentando, assim, a credibilidade do leitor ao analisar a redao.

A comprovao do argumento depende, em sua totalidade, do grau de conhecimento do escritor a respeito de determinado assunto. O que vamos fazer nesta parte do estudo exatamente aprofundar a importncia da capacidade crtica do autor e as possibilidades tcnicas para o aperfeioamento na criao da estrutura argumentativa.

ARGUMENTAR discutir, ponderar, questionar, etc. EXPOR colocar em evidncia, mostrar, comprovar, etc.

Vamos,

agora,

estudar

com

mais

profundidade

estrutura

argumentativa.

Para defendermos uma idia, tentando informar e, se possvel, convencer nosso interlocutor; precisamos comprov-la e justific-la. Tcnicas diferentes se destacam como essenciais ao processo de argumentao.

Comprovando uma declarao: Uma declarao que apresente uma opinio pessoal ou pretenda estabelecer a verdade s ter validade se devidamente demonstrada, isto , se apoiada ou fundamentada na evidncia dos fatos, quer dizer, acompanhada de prova.

Declaraes alternadas: So aquelas com as quais o interlocutor tem maior ou menor familiaridade, com graus distintos de exigncia de comprovao. Existem premissas que so conhecidas por todo mundo, so pressupostas, no exigindo muita comprovao. A alternncia entre assuntos com graus distintos de produtividade argumentativa ajuda a distrair a ateno do ouvinte para possveis pontos polmicos que vm misturados. As estratgias utilizadas pelo locutor so escolhidas, portanto, em funo do grau de aceitao ou de contestao que as premissas defendidas possam desencadear.

Detalhismo e repetio

Insistindo sobre um tema, apresentando-o por uma mesma idia ou por idias contraditrias, podemos torn-lo mais familiar ao ouvinte, facilitando a compreenso e a aceitao de nossas teses.

Busca do real

Pela apresentao de fatos ou descrio de lugares, pessoas ou coisas, para criar a emoo, a especificao indispensvel, j que esquemas abstratos e noes gerais no agem sobre a imaginao do examinador de forma plena.

Observe, agora, a apresentao de dois textos: um de base expositiva, outro, argumentativa. No leve em considerao a rigidez na tipologia textual, tendo em vista que os textos abaixo servem apenas como exemplo.

Texto

(base

expositiva)

A produo de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil deve chegar a 132,2 milhes de toneladas em 2004. Esse volume 7,31% superior safra de 2003, que ficou em 123,2 milhes de toneladas, segundo os resultados definitivos. A rea plantada ou a plantar deve crescer 6,66% em 2004, chegando a 46,2 milhes de hectares. Tais resultados apontam para uma decolagem no suporte de combate fome.

A construo desse texto fundamentalmente expositiva, visto que trabalha com dados, nmeros, comprovaes para provveis argumentos.

Texto 2 (base argumentativa)

Expectativa

Ento, parece que a expectativa o que nos faz levantar todas as manhs, que nos impede de fraquejar, que nos anima na hora de dormir, porque, afinal, amanh sempre um novo dia. Expectativa to bom quanto bala de menta, vai abrindo espao no paladar, mas a sensao de que est abrindo a respirao que vem l do fundo do peito. Expectativa assim, gelada. s vezes, naquele frio na boca do estmago, outras, em um suor frio e juvenil. Quem no tem

expectativa acha que a vida no lhe deve coisa alguma. Quem a tem, sabe que se est vivo, aqui e agora, algum significado h de ter e, por favor, que seja de felicidade.

A expectativa aquilo que voc acha que vai acontecer enquanto finge que l a revista na sala de espera. Ela irm da esperana e amiga ntima dos nossos mais escondidos desejos. Ela responsvel pela continuidade daquela caminhada, pela possibilidade de ouvir um sim, pela idia de que tudo vai mudar atravs daquela palavra que voc acha que vai ouvir e daquele desfecho que voc pensa que pode acontecer. No porque voc foi a escolhida para receber sinais, ou porque um anjo sussurrou no seu ouvido, mas porque a gente s espera verdadeiramente por aquilo que quer, nem sempre por aquilo que . Mas ento, um dia, como uma puxada de tapete, como a queda de um vu nem sempre com pesar, verdade, s vezes at com um certo alvio , voc acorda e percebe que precisa de mais. Precisa colocar ponto e vrgula no lugar das entrelinhas, frases inteiras onde s havia palavras soltas, letras grandes no lugar das midas, nmeros exatos ao invs de meras estatsticas. Voc precisa de clareza.

Voc percebe, ento, que a expectativa sem perspectiva nada. No que o sonho esteja morto ou que o desejo esteja adormecido, nada disso. Mas voc precisa de uma espcie de planilha, de esboo, de croqui como aqueles projetos to bem desenhados pelos arquitetos a mostrar que o desejo tem dimenso e o sonho largo. concreto mesmo que seja de madeira a sustentao de um sonho ou de um desejo no est no material, mas na maneira como construdo. E imprescindvel que tenha paredes, sim. Porque um dia a gente precisa saber que a perspectiva, diferente da expectativa, tem um jeito de comear. E h de ter um limite para no se sofrer de imensido.

A inteno desse texto o posicionamento, a opinio. Enquanto o texto 1 trabalha com os dados, esse faz uso da idia, da defesa de uma tese.

EXERCCIO

Tente voc! Exposio / Argumentao Tema para dissertao A produo de alimentos

AULA 11

Construo do Pargrafo de Desenvolvimento Objetividade/ Subjetividade

Objetividade Quando construmos um texto de maneira referencial, desprovido de sentimentalismos, com uma linguagem predominantemente denotativa, estamos fazendo uso da linguagem objetiva. Observe, abaixo, um exemplo de texto com predominncia na objetividade. No Brasil, trinta milhes de pessoas passam fome. Destas, 5 milhes tm fome absoluta, e o restante dos miserveis, o que chamamos de fome marginal; ou seja, brasileiros que esto comendo, mas no tudo o que necessitam para viverem com dignidade.

Para aquele estudante que gosta de tratar os assuntos de maneira direta, menos emocional ou at passional, a estrutura objetiva a mais indicada.

Subjetividade

Quando, no texto, predomina a metaforizao, adjetivaes, reprodues inflamadas, temos, ento, a predominncia da linguagem subjetiva.

Observe, abaixo, um exemplo de texto com predominncia na subjetividade. No h como aceitar que, em um pas que, segundo Caminha, a terra boa e tudo d, grande parte do nosso famigerado povo continue mngua. A populao com fome devora qualquer coisa, inclusive aqueles que se denominam lderes.

EXERCCIO

Tente voc! Objetividade / Subjetividade Temas para dissertao

Sade Televiso Soluo um ou mal necessrio submisso

pblica Objetividade Objetividade

O pas do futebol - Subjetividade

AULA 12 Construo do Pargrafo de Desenvolvimento Mtodo Indutivo/Dedutivo

Deduo

uma proposio de raciocnio que parte de informaes universais ou gerais para chegar a informaes mais particulares. o processo que parte de uma generalizao para uma particularizao. A forma perfeita da estrutura dedutiva o silogismo.

Esse mtodo utilizado pelo aluno de maneira intuitiva. Toda vez que utilizamos um comportamento geral (exemplo: toda a sociedade brasileira) e relacionamos esse a um comportamento local ou individualizado (exemplo: uma pessoa da sociedade) estamos fazendo uso do mtodo dedutivo. Abaixo veremos um exemplo dessa metodologia.

O mundo est menos humano. Enquanto a populao europia est sujeita ao inaceitvel a xenofobia, grupos considerveis de americanos tentam resgatar a j combalida hegemonia branca. No Brasil, as coisas no so muito diferentes. Em Braslia, um grupo de jovens e adolescentes de classe mdia atearam fogo a um ndio que dormia em um ponto de nibus.

importante entender que o texto partiu de um comportamento geral o comportamento encontrado em todo o mundo. A finalidade, porm, foi o comportamento em um pas especfico, no caso, o Brasil. O raciocnio, portanto, partiu da viso de um ponto geral, universal, para um particular, localizado.

Induo

o mtodo de raciocnio que, partindo de casos particulares ou exemplificativos suficientemente documentados e enumerados, chega a uma concluso ou lei universal. o processo que parte de uma particularizao para uma generalizao.

A violncia identificada nos atropelos dos policiais militares do Rio de Janeiro na tentativa de socorrer os seqestrados dentro do nibus 174 apenas ratifica a falta de preparo tcnico-psicolgico a que os profissionais da segurana pblica no Brasil esto expostos. Sem verba e treinamento, dificilmente, teremos uma polcia capaz de resolver problemas de extrema complexidade como este. Pelos termos em destaque, nota-se, facilmente, que a inteno do texto , antes de tudo, apresentar um problema geral o despreparo de todos os profissionais da segurana. A partida, porm, surgiu de um acontecimento pontual o policial que falhou no episdio do nibus 174, no estado do Rio de Janeiro. O raciocnio, portanto, construiu-se do particular para o geral.

EXERCCIO

Tente voc! Mtodo Indutivo / Mtodo Dedutivo Temas para dissertao Segurana Os conflitos pblica Violncia religiosos espalham-se pelo Ser pobre em um pas subdesenvolvido no Brasil urbana mundo

AULA 13

Construo do Pargrafo de Desenvolvimento Dialtica

No entendeu?

EXERCCIO Texto Dialtico Tema para dissertao Pena de morte

AULA 14 Desenvolvimento Dissertativo Resumo Analise os conceitos e, em seguida, assista ao vdeo com o professor.

Argumento: o ponto de vista.

Exposio: a comprovao, a exemplificao.

Objetividade: a linguagem referencial e informativa.

Subjetividade: a linguagem conotativa e sentimental.

Induo: o mtodo de raciocnio que parte do particular para geral.

Deduo: o mtodo de raciocnio que parte do geral para o particular.

Dialtica: Oposio entre tese, anttese e sntese.

EXERCCIO Texto Dialtico Tema para dissertao A crise area brasileira Falta de leitura dos jovens brasileiros

AULA 15 Concluso Dissertativa A Retomada da Tese, Resumo Textual, Pargrafo em Perspectiva

Chegamos parte final da macroestrutura dissertativa. Navegamos pelas tcnicas de construo dos pargrafos de introduo e desenvolvimento. O nosso texto j est quase pronto. S falta um pequeno detalhe. Peque mesmo, pois a introduo no necessariamente uma nova construo, mas uma resenha ou retomada do que voc j desdobrou nos pargrafos anteriores. Nesse sentido, a construo do ltimo pargrafo simples, visto que a inteno dele no desdobrar outras idias, mas apenas finalizar tudo o que j foi falado. Vamos, agora, para a ltima parte do estudo tcnico da dissertao a concluso dissertativa. Neste pargrafo, trabalharemos com trs tcnicas bsicas. Escolha aquela com a qual voc melhor se identifica. Caso sinta facilidade em todas, divirta-se vontade.

retomada

de

tese

Busca as informaes contidas na introduo de maneira a finalizar o texto. Simplificando um pouco mais, dizer a mesma coisa presente na introduo com outras palavras. Essa

frmula bastante segura, visto que tudo o que voc colocou no desenvolvimento deve estar presente na introduo. Sua introduo, portanto, pode receber uma maquiagem especial e virar concluso.

Resumo textual

Na leitura completa do texto, poderemos retirar nuances fundamentais que sirvam de concluso para o prprio texto. Observe bem essa modalidade de concluso no que diz respeito s escolhas das nuances. Se o resumo no conseguir identificar o texto como um todo, haver falha na coerncia e conciso textual. Em um texto h normalmente fragmentos secundrios, menos importantes. Esses, de regra, no representam a idia central. Assim sendo, identifique as partes do texto que realmente podem ser recuperadas na finalizao.

Pargrafo em perspectiva

Preferido pelos estudantes, este modelo possibilita o trabalho com o seguinte macete (se essa palavra te assusta, mude de opinio pelo menos na construo da concluso. facilitador): Assim sendo, necessrio que isto seja feito para que aquilo ocorra, ou no ocorra. Esse mecanismo extremamente

Sem

dvida,

est

uma

tcnica

bastante

simples.

Observe esta concluso formulada com base em uma perspectiva ou hiptese. Tema: Falta de leitura por parte dos jovens brasileiros

Introduo: No h como negar a falta de interesse do jovem brasileiro para com a leitura. Fato que, na Europa, jovens com idades entre 13 e 18 anos lem, em mdia, 6 livros por ano. No Brasil, a mdia nacional de leitura, nesta mesma faixa etria, de apenas 1 livro. Um problema que compromete o desenvolvimento e a estabilidade de todo um pas.

Concluso: Assim sendo, fundamental que os nossos representantes pblicos, juntamente mdia, criem processos de estmulo leitura, antes que tenhamos, em pleno sculo XXI, um exrcito de desinformados e perdidos social e profissionalmente.

EXERCCIO

Tente voc! Tema para dissertao

AULA 16 A Dissertao Tema e Ttulo Introduo

Tema e ttulo so confundidos por demasia nas provas de concursos e vestibulares. Apesar de comumente serem tratados como sinnimos, so elementos diferentes na estrutura de composio. Quando se fala de tema, aborda-se o assunto apresentado; a idia que ser por voc defendida e que dever aparecer logo no primeiro pargrafo. O ttulo , antes de tudo, o nome da redao que voc escreveu. um resumo frasal de todo o texto escrito por voc, portanto a regra diz que:

O tema inspira o texto que inspira o ttulo.

Nesse sentido, a relao que se estabelece entre tema e ttulo muito vaga.

Evite

que

ttulo

seja

muito

extenso.

- Procure fazer um ttulo nominativo em vez da utilizao de oraes correlacionadas.

- Esquea o tema e leia o texto todo antes de criar o ttulo.

- Procure fazer um ttulo objetivo, que apresente entendimento imediato. - No produza o ttulo com linguagem coloquial.

Um outro ponto muito importante ficar atento aos enunciados das provas, em muitas delas o ttulo j vem definido.

Raios X do texto dissertativo

Agora que j passamos por todas as tcnicas necessrias a construo do texto, vamos visualizar um texto completo. Essa validao aponta para a segurana na construo do texto dissertativo com base em tcnicas discursivas. Daqui para frente, o desafio no ser mais a construo de um texto bsico, mas a melhora gradativa e sistemtica.

Depois desse ltimo exerccio, estudaremos os vcios dissertativos comuns, os nveis de linguagem, os estilos e a organizao do raciocnio. Se voc chegou at aqui, seu sucesso depende de muito pouco.

Sustentabilidade (tema)

[fundamento 1] Nos ltimos cinqenta anos, a populao mundial mais do que dobrou, indo de 2,5 bilhes (1950) para 6 bilhes (2000). Durante esse mesmo perodo, a industrializao permitiu que o consumo aumentasse exponencialmente; como conseqncia, [fundamento 2] a poluio, o que usamos e jogamos fora e o lixo tambm aumentaram sem um mnimo de preocupao. [fundamento 3], portanto, fundamental que entendamos os sinais que o planeta vem nos dando do seu esgotamento.

[fundamento 1] Com a exploso demogrfica mundial, o consumo chegou a um nvel muito alto. A produo, desde os milhes de automveis at os trilhes de embalagens plsticas, contribuiu para o descongelamento das calotas polares, desmatamento em funo dos manufaturados e muitos outros danos graves. A industrializao usada sem o valor de conscincia fez da sociedade um verdadeiro algoz para a natureza.

[fundamento 2] Em adio a isso, h uma dificuldade grande em relacionar os problemas ambientais aos nossos hbitos de consumo cotidianos. Quando compramos uma roupa, no

pensamos nos agrotxicos usados na plantao de algodo ou no trabalho escravo encontrado nas fazendas. Utilizamos a gua potvel como se fosse um recurso que no acaba, empanturramos a atmosfera de gs carbnico e ainda acreditamos que o que fazemos individual ou coletivamente so resduos em um planeta gigante.

[fundamento 3] Mesmo fingindo-nos de desatentos ou desconhecedores dos fatos, j faz algum tempo que o planeta vem dando sinais de que no pode suportar o nosso modo de vida, e estudos indicam que hoje, mesmo com grande parte da populao mundial excluda, j consumimos 20% por ano a mais de recursos naturais renovveis do que a Terra capaz de regenerar. O planeta j est comeando a mostrar seus resfriados. So enchentes em nmeros inimaginveis, terremotos em lugares no comuns ou ainda furaces com ciclo de ocorrncia mais estreito e ainda mais fortes.

[concluso] Assim, se queremos a preservao da natureza, vamos ter de mudar nossos hbitos de consumo e a nossa conscincia de que temos lesado o globo. Nossa sociedade chamada de sociedade de consumo porque consumir se tornou uma atividade cotidiana que foi alm da idia inicial de satisfazer necessidades para se tornar at uma doena. Se, na histria prxima, a noo de consumo serviu de impulso para um crescimento descontrolado a ponto de ferir duramente o nosso planeta, escrever um novo perodo histrico obrigao de todos ns governo e sociedade civil , pois a nossa grande demanda agora deve ser a sobrevivncia da Terra, j que sem o planeta ns tambm no existimos.

EXERCCIO

Tente voc!

Tema para dissertao Corruptores e corrompidos - sugesto

AULA 17

Para um Texto de Sucesso

O que necessrio?

1. Aprender a corrigir e evitar os principais erros de portugus, como colocao de crase inadequada, acentuao incorreta, troca de letras na ortografia de uma palavra, etc.

2. Antes de comear a escrever, meditar sobre o tema, ordenando o que pretende apresentar para o leitor.

3. Escolher o tipo de linguagem apropriada ao tema proposto, usando palavras e idias adequadamente ao tipo de texto escolhido.

4. Ser sempre especfico nas descries, evitando generalidades e divagaes de idias ou pensamentos.

5. Atentar para os princpios de uma boa composio, observando a clareza das idias apresentadas e o envolvimento do assunto, para que o leitor no desanime ao l-lo.

6. Evitar o uso de chaves e clichs da lngua que nada acrescentam ao texto.

7. Fazer-se objetivo no que pretende transmitir, sem rodeios ou frases vazias.

8. Usar palavras que expressem denotao (sentido real) e conotao (sentido figurado ou implicaes de idias) teis idia central do assunto que est sendo apresentado.

9. Abrir um pargrafo toda vez que tiver uma idia principal, mas sempre observando que essa idia deve estar relacionada ao tema central do texto.

EXERCCIO

Tente voc!

Tema para dissertao

Aquecimento global

- sugesto

AULA 18 Erros mais Graves na Redao Classificatrios / Eliminatrios

Os erros abaixo foram indicados pelas principais bancas do pas como os mais encontrados em provas de redao de concursos pblicos e vestibulares.

1 Idias em ordem

A apresentao das idias, assim como a ordem dada colocao destas, fundamental para mostrar, no texto, uma logicidade. As bancas argumentam que este tipo de erro comum pela falta de costume do aluno em escrever.

2 - Inadequao

Muitas vezes, o candidato, por no conhecer bem o assunto delimitado no tema, tende a procurar argumentos dos quais ele tem maior domnio. Este fato faz com que o texto fuja completamente do parmetro preestabelecido. Cuidado com a inadequao, pois a fuga do tema fator de eliminao nas provas. 3 O pargrafo

A construo dos pargrafos outro problema para os candidatos. s vezes, o que deveria ser um pargrafo transformado em dois; em outras, fundem-se pargrafos, estabelecendo um texto de construes caticas. 4 A frase

J dissemos que conhecer a estrutura gramatical fundamental para que o aluno produza um bom texto. Erros de colocao, concordncia, regncia, pontuao, ortografia e acentuao, acompanhados de erros de linguagem como ambigidades e repeties desnecessrias, so extremamente lesivos redao de concurso e vestibular.

Avaliao

por

competncias

Grande parte das bancas examinadoras do pas concentra a avaliao das provas de redao nas chamadas competncias. Esse domnio corresponde certamente a uma excelente nota na redao. Abaixo, descrevem-se as caractersticas de uma avaliao fundamentada nas competncias. Utilize-as como parmetro de construo do seu texto dissertativo, pois representam formas analticas de avaliao.

1. Fundamentos gramaticais e conhecimento da lngua.

Espera-se, nesse critrio, que o aluno tenha o mnimo controle sobre os padres da norma culta. So considerados, nessa competncia, os conhecimentos de texto escrito, representados pela utilizao da norma culta como: sintaxe da concordncia, regncia e colocao; pontuao; flexo; ortografia; e adequao de registro, isto , compreenso e colocao lingstica, de acordo com a situao de produo formal exigida.

2. Espera-se, nesse critrio, que o concursando saiba identificar o tema proposto, desenvolvendo-o dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Essa competncia tem o eixo na compreenso do tema, que instaura uma problemtica a respeito da qual se pede uma reflexo escrita, ou seja, um projeto de texto escrito que demonstre a compreenso do tema solicitado. Entender a proposta dar a resposta que o examinador deseja. A no-compreenso do tema zera essa competncia e anula a correo das demais, o que j normalmente informado pela banca que avalia o aluno.

Em situaes formais de interlocuo, importante a nossa compreenso do ato instaurado na fala/escrita, para no fugir do assunto, como diz o senso comum.

Para participar do ato de interlocuo devemos saber: o que dizer, o como dizer, o quando dizer e para quem dizer, para no assumirmos uma posio inadequada, naquele momento, com aquele(s) interlocutor(es) que espera(m) que estejamos compreendendo o que est em discusso.

O como dizer, engloba a competncia 2. Assim, solicitado um texto dissertativoargumentativo em prosa. A dissertao um tipo de texto que analisa, interpreta e relaciona dados, informaes e conceitos amplos, tendo em vista a construo de uma argumentao, em defesa de um ponto de vista.

Na dissertao, o enunciador do texto apresenta explicitamente sua opinio, valendo-se do recurso dos argumentos de apoio para comprovar suas hipteses e tese, tendo em vista assegurar a manuteno de um ponto de vista. atribuda nota zero competncia 2 e anulada a correo das demais competncias, quando o participante constri outro tipo de texto que no o dissertativo-argumentativo em prosa. Essa falha chamada de inadequao quanto tipologia.

3. Selecionar, organizar e relacionar dos argumentos, fatos e opinies apresentados.

Nessa competncia, procura-se avaliar como o participante, em uma situao formal de interlocuo, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informaes e conceitos pertinentes para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

Aqui, verificam-se, nos textos escritos, algumas posies do participante como: a reproduo de dados, informaes e opinies que esto presentes nos textos-coletneas normalmente propostos em uma prova de redao; a seleo de dados, informaes, opinies sem relao com o projeto de texto; e uma seleo organizada e relacionada ao ponto de vista defendido pelo projeto de texto em relao ao tema proposto.

4. Argumentos substantivos, coerentes e fortes.

Nessa competncia, procura-se avaliar a utilizao de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas adequada articulao dos argumentos, fatos e opinies selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto.

So os mecanismos coesivos, em ltima anlise, os responsveis pela construo da argumentao na superfcie textual. Assim, so considerados os seguintes mecanismos: coeso referencial; coeso lexical (sinnimos, hipernimos, repetio, reiterao); e coeso gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuao, seqncia temporal, relaes anafricas, conectores intersentenciais, interpargrafos, intervocabulares).

5. Respeito s diferenas. Textualidade desprovida de viso local. Articulao partindo de uma viso universalizada.

Nessa ltima competncia, procura-se avaliar como o concursando indica as possveis variveis para solucionar a problemtica desenvolvida, quais propostas de interveno apresenta, qual a relao delas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade dessas propostas, mais genricas ou especficas, tendo por base o respeito diversidade de pontos de vista e a solidariedade humana, eixos de uma sociedade democrtica.

Construes caticas

Fazer uma boa redao no para qualquer um. fundamental ter um mnimo de conhecimento de mundo, do assunto, de noes gramaticais. Escrever, sem esses atributos, passa a ser uma verdadeira tortura tanto para o autor quanto para o leitor. Quando no, uma piada para esse ltimo.

Identificar o assunto, poder discutir um mnimo atributo fundamental. Nesse sentido, entendese que uma parte da redao pode ser treinada exausto por meio de tcnicas precisas, conhecimentos gramaticais e outros. Mas, sem sombra de dvidas, o aluno tambm tem que fazer a parte dele. Trazer um mnimo para alcanar a mxima avaliao.

Encerramento

Correspondncia entre Estruturas

A linguagem empregada na montagem de um texto dinmica, depende da criatividade e do caminho escolhido pelo escritor. O texto, portanto, dificilmente ir apresentar apenas uma estrutura de criao. Alm disso, quem o professor para limitar a capacidade de criao e organizao de um aluno?

Outro ponto importante o entendimento de que os sete exemplos apresentados anteriormente so apenas algumas propostas, inseridas em um universo infinito de possibilidades. Isso quer dizer que voc, estudante, pode criar sua prpria estrutura.

También podría gustarte