Está en la página 1de 34

Efeito Corona em CCAT

ALUNOS: CLAYTON ROBERTO ARAJO DE MORAES


LEANDER DE OLIVEIRA RGO

RODRIGO SILVA MARTINS

ndice
Introduo

Relevncia
Estado da Arte

Aspectos Bsicos do Efeito Corona Aspectos Fenomenolgicos do Efeito Corona Corona Positivo Corona Negativo Modelagem Emprica do Efeito Corona
Consideraes de Projeto

Diferenas do Efeito Corona entre Corrente Contnua e Corrente Alternada

Introduo
Em diversos pases h uma necessidade em comum de se transmitir energia eltrica em longas distncias. Dentre as tecnologias existentes, a transmisso de corrente contnua em alta tenso (CCAT) uma das mais amplamente empregadas.

Em funo da necessidade de transporte de potncias cada vez maiores, h o interesse em nveis de tenses mais elevados. Para a avaliao do comportamento de um sistema de CCAT faz-se necessria uma anlise concreta do campo eltrico.
Quando comparado aos sistemas de transmisso em corrente alternada, sistemas CCAT apresentam um comportamento bastante distinto, e portanto, devido aos altos custos destes empreendimentos, surge a necessidade de projetos otimizados, com total conhecimento dos fenmenos de campo eltrico e efeito corona.

Relevncia

Dimensionamento dos condutores; Anlise de perdas por corona;

Vantagem competitiva no projeto econmico de linhas de transmisso CCAT;

Diferenciar sistemas CCAT de sistemas de corrente alternada quanto ao campo eltrico e, consequentemente, ao efeito corona.

Estado da Arte
O efeito corona est presente em todas as manifestaes fsicas que envolvam alta tenso. Ele acompanha os projetos de engenharia tanto de forma benfica, quanto de forma indesejvel. No campo da transmisso de energia eltrica, o efeito se refere s perdas eltricas, rudo audvel e radiointerferncia. Estudos sobre os limites da alta tenso sempre acompanham o processo do efeito corona como precursor da disrupo do ar. Os primeiros projetos em CCAT utilizaram as mesmas premissas adotadas em sistemas de corrente alternada, porm logo esta prtica provou-se equivocada, atravs de estudos feitos por DEUTSCH, POPKOV e, posteriormente, por MARUVADA, que utilizou tcnicas computacionais emergentes para aa correta modelagem do campo eletromagntico.

Estado da Arte

Aspectos Bsicos do Efeito Corona


O efeito corona uma descarga parcial que ocorre em um meio gasoso, na presena de um gradiente de campo eltrico intenso, geralmente presente em condutores com pequeno raio de curvatura, mas no qual no provoca a disrupo completa do gs.

No mbito de sistemas de transmisso de energia eltrica, o efeito corona , na maioria das situaes, indesejvel, e tem como consequncias: Perdas eltricas;
Rudos audveis;

Radiointerferncia.

Aspectos fenomenolgicos do efeito corona


O efeito corona gerado e sustentado por diversos mecanismos de ionizao. Alguns processos sero dominantes, de acordo com a regio no espao e o instante, mas as ionizaes secundrias possuem um efeito importante no processo. O processo mais relevante a ionizao por coliso de partculas, porm este processo no auto-inicializvel. A ionizao associada ao efeito corona, de grande complexidade, pode ser descrita segundo alguns aspectos, que levam em considerao o choque entre partculas e, consequentemente, h a liberao de energia sob a forma de descargas.

Corona Positivo
Eletrodo com tenso positiva;

Descargas com aspecto mais regular;

Corona Positivo

Exemplo de distoro do campo eltrico devido ao efeito corona positivo

Corona Negativo
Eletrodo com tenso negativa;

Descargas irregulares.

Corona Negativo

Exemplo de distoro do campo eltrico devido ao efeito corona negativo

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Um dos parmetros mais relevantes sobre o fenmeno o campo eltrico de inicializao do efeito, ocorrendo na superfcie do condutor.

O ponto de inicializao depende das caractersticas do gs, tais como sua composio, presso e umidade.

Em termos macroscpicos, o campo eltrico superficial apresenta variao devido s irregularidades da superfcie, o que acrescenta um fator estatstico na determinao do efeito.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Modelo de Peek: Modelo de Whitehead: Modelo de Tikhodeyev: Modelo de Portela e Santiago:

Modelagem Emprica do Efeito Corona

Comparao de modelos de limiar de efeito corona

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Efeito da Atmosfera no Campo Eltrico Crtico:

O efeito da presso e temperatura do ar expresso pela densidade relativa do ar, :

Sendo p a presso do meio em kPa e a temperatura em C. A densidade relativa do ar, geralmente, possui valores entre 0,9 e 1,1.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Efeito do Fator de Forma m:

comum utilizar o fator de forma m (menor que 1), de forma a considerar o efeito das imperfeies da superfcie do condutor, ou ainda da poluio e envelhecimento de forma geral. Na prtica, esse fator empregado como um fator de correo das frmulas citadas anteriormente.

O fator m tanto menor quanto maior forem as imperfeies do cabo, acarretando em um nvel de campo eltrico crtico menor e, consequentemente, na maior facilidade de ocorrncia de corona.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Outro fator que influencia no clculo do campo eltrico a utilizao de condutores simples ou feixe de condutores agrupados. A utilizao de feixe de condutores para tenses elevadas mais factvel, pois torna possvel o aumento da seo do condutor, e com isso o campo eltrico na superfcie do condutor diminudo, acarretando em uma atenuao do efeito corona.

No caso da utilizao de um condutor simples, o campo tem uma distribuio quase que uniforme. J no caso do feixe de condutores, o campo apresenta uma distribuio no-uniforme. A seguir mostraremos como calculado o campo eltrico para cada caso.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Campo Eltrico Superficial em uma LT com Condutor Simples:

Onde: V = tenso do condutor da linha (kV);

r = raio do condutor (cm);


H = altura do condutor (m);

S = vo entre os polos (m);

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Campo Eltrico Superficial em uma LT com Feixe de Condutores:

Onde:

V = tenso do condutor da linha (kV);


n = nmero de subcondutores;

req = raio equivalente do agrupamento (cm);


H = altura do condutor (m);

S = vo entre os polos (m);

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Perdas Eltricas por Efeito Corona:

As perdas eltricas por efeito corona, em ambas linhas de transmisso (CA ou CC), ocorrem devido ao movimento de ons, tanto positivos como negativos, criados pelo efeito corona. Em linhas de CA, os ons esto sujeitos a um movimento oscilatrio no campo alternado presente prximo aos condutores e, portanto, so limitados a uma regio muito estreita em torno dos condutores.

Em linhas de CC, os ons que possuem a mesma polaridade que o condutor, afastam-se dele, enquanto que os ons de polaridade oposta, so atrados para o condutor e so neutralizados em contato com ele.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Perdas Eltricas por Efeito Corona:
Linha de Corrente Contnua Unipolares:

Onde:
P = perdas por corona (kW/km). Vu = tenso da linha (kV). n = nmero de subcondutores do feixe. rc = raio dos subcondutores (cm). g = campo eltrico mximo do feixe (kV/cm) g0 = referncia do valor g, dado por g0 = 22. kV/cm, onde a densidade relativa do ar.

kc = constante emprica, que varia de acordo com as condies do condutor e do tempo.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Linha de Corrente Contnua Bipolares:

Onde: P = perdas do bipolo por corona (dB). d = dimetro do condutor (cm).


Valores de Referncia 2,9 dB (tempo bom) P0 11 dB (mau tempo) g0 25 kV/cm

n = nmero de subcondutores do feixe.


H = altura do condutor (m).

d0
n0 H0 S0

3,05 cm
3 15 m 15 m

S = espaamento entre os polos (m).

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Radiointerferncia e Rudo Audvel: Efeitos gerados devido aos pulsos das descargas de corona. Sua contribuio advm somente do polo positivo da linha.

Opera de forma distinta s linhas CAAT sob mudanas climticas.

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Radiointerferncia:

Sendo:
RI = nvel de rdio interferncia medido em dB;

g = gradiente mximo de agrupamento (kV/cm);


d = dimetro do condutor (cm);

f = frequncia (MHz);
D = distncia radial ao polo positivo (m);
g0
d0

Valores de Referncia

25,6 kV/cm
4,62 cm

q = altitude (m).

Modelagem Emprica do Efeito Corona


Rudo Audvel:

Sendo:

AN = nvel de rudo audvel medido em dBA;


g = gradiente mximo de agrupamento (kV/cm);

k e AN0 = constantes empricas;


d = dimetro do condutor (cm);

n = nmero de subcondutores;
R = distncia radial ao polo positivo (m); q = altitude (m).
k

Valores de Referncia n>2 25,6 n=1,2 0

AN0

- 100,62

- 93,4

Consideraes de Projeto
Projetos de linhas de transmisso de CCAT e CAAT, considerando o ponto de vista do desempenho do corona, requer a aplicao dos diferentes mtodos de anlise apresentados anteriormente. As perdas por Corona causam um impacto econmico, principalmente, na escolha da seo do condutor a ser utilizado. Radiointerferncia e rudo audvel produzem um impacto ambiental na vizinhana da linha e devem ser limitados a valores aceitveis. Tais limites seguem um critrio de projeto baseado em possveis impactos nos seres humanos.

Consideraes de Projeto
Projetos de linhas de transmisso de CCAT e CAAT, considerando o ponto de vista do desempenho do corona, requer a aplicao dos diferentes mtodos de anlise apresentados anteriormente. Perdas por Corona Radiointerferncia Rudo Audvel Impacto econmico, principalmente, na escolha da seo do condutor a ser utilizado.

Impacto ambiental na vizinhana da linha e devem ser limitados a valores aceitveis. Tais limites seguem um critrio de projeto baseado em possveis impactos nos seres humanos.

Consideraes de Projeto
Perdas por Corona: o primeiro parmetro a impactar o projeto de linhas de transmisso. Escolha da seo do condutor a ser utilizado no projeto.

Para LTs de tenses acima de 230 kV, as perdas por corona deixam de ser o principal fator impactante na escolha da seo do condutor. Para tais valores de tenso, a radiointerferncia passa a ter maior influncia.

Consideraes de Projeto
Radiointerferncia: Para tenses acima de 230 kV, as linhas de transmisso se tornam economicamente factveis apenas com a utilizao de feixe de condutores. Utiliza-se tal configurao, em detrimento de uma LT com um nico cabo condutor mais largo, para que se possa atingir valores aceitveis de radiointerferncia. Para tenses na faixa de 700 a 800 kV, a radiointerferncia deixa de ser o principal fator impactante na escolha do feixe de condutores. Para tais valores de tenso, o rudo audvel passa a ter maior influncia.

Consideraes de Projeto
Em linhas de transmisso de CCAT, a escolha do condutor baseada nos mesmos moldes do caso de linhas CAAT, ou seja, avaliando o desempenho do corona. O impacto das perdas por corona, radiointerferncia e rudo audvel nos projetos de linhas de CCAT geralmente similar ao caso de linhas CAAT. A principal diferena entre os impactos do corona em linhas CCAT e linhas CAAT, ocorre devido ao fato de a radiointerferncia e o rudo audvel ocorrer em nveis maiores em linhas CAAT em tempo chuvoso e, em linhas CCAT em tempo bom. O critrio de projeto, para radiointerferncia e rudo audvel, baseado mais nos impactos ambientais que em impactos econmicos. Isso se deve ao fato de tais efeitos terem um impacto potencial na vizinhana da linha de transmisso, podendo afetar algumas atividades humanas cotidianas.

Diferenas do efeito corona entre corrente contnua e corrente alternada


No regime senoidal dos sistemas CA, o campo alternado no permite o desprendimento de grande parte dos ons, ficando estes prximos ao condutor. J em sistemas CC, os ons se espalham pelo campo (essencialmente) unidirecional. O efeito, em cada fase, em CA aproximadamente uniforme, havendo variao somente pela diferena de intensidade do campo eltrico em cada cabo. Em CC, cada polo possui efeito completamente distinto, no somente dependendo da intensidade do campo, mas devido diferena de partculas envolvidas. Na presena de campo eltrico contnuo, ocorre polarizao de partculas em suspenso no ar, as quais se acumulam na superfcie dos condutores, alterando o estado da superfcie. Este fenmeno determinante para uma estimativa do fator de superfcie de condutores ao longo da vida til da linha, sendo bastante distinta entre linhas CA e CC, afetando desta forma rotinas de inspeo e manuteno.

Diferenas do efeito corona entre corrente contnua e corrente alternada

Estilizao de ocorrncia do efeito corona em CA e em CC.

Bibliografia
MARUVADA, P. Sarma; Corona Performance of High-Voltage Transmission Lines, Canad. Brochura 388 (Cigr); Impacts of HVDC Lines on the Economics of HVDC Projects, Agosto/2009. ARRUDA, C. K. C.; Modelagem de efeito coroa em linhas de transmisso em corrente contnua; Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2012.

EPRI Transmission Line Reference Book HVDC to 600 kV.


Notas de Aula.

También podría gustarte