Está en la página 1de 3

O EXAME PARASITOLGICO DE FEZES

http://sergiofranco.com.br/bioinforme/index.asp?cs=Parasitologia&ps=exameParasitologico

Cada parasito, ou grupo de parasitos, possui caractersticas morfolgicas ou biolgicas que permitiram o desenvolvimento de tcnicas especiais para o seu diagnstico. Mtodo que denominado eletivo, isto , o mais adequado para detectar aquele parasito. Assim, o exame parasitolgico de fezes pouco eficiente no diagnstico de enterobase e de tenase. Enquanto a Taenia spp. elimina proglote nas fezes, o que pode ser evidenciado pela tamizao, a fmea do Enterobius vermicularis migra para a regio perianal durante a noite, ali eliminando seus ovos, o que torna mais adequado o mtodo de Graham ou o swab anal com coleta pela manh. A Giardia lamblia apresenta perodos de negatividade, quando no se encontram seus cistos nas fezes. J o Schistosoma mansoni s atinge a fase adulta no interior das veias mesentricas inferiores, onde realiza a postura dos ovos, que precisam atravessar a parede intestinal para ser eliminados nas fezes. Desta forma, inmeras causas podem concorrer para a no coincidncia dos resultados de exames parasitolgicos de fezes realizados para um mesmo paciente. O consenso geral de que se o achado de formas parasitrias no sela o diagnstico de parasitose, o no aparecimento tambm no significa ausncia de parasitismo, sendo recomendvel, no mnimo, o exame de trs amostras distintas.

Rotina parasitolgica
No existe um exame capaz de evidenciar todas as formas parasitrias presentes nas fezes. Alguns mtodos detectam um maior nmero delas, enquanto outros so mais especficos. Amostras frescas so utilizadas na pesquisa de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozorios pelos mtodos parasitolgicos de rotina. Fezes lquidas (diarricas) devem ser coletadas em solues conservadoras para possibilitar a pesquisa de trofozotos de protozorios intestinais por tcnicas especiais, como a colorao pelo tricromo de Wheatley/hematoxilina frrica. Os conservadores mais usados so o formol a 10%, a soluo de SAF (cido actico, acetato de sdio, gua destilada e formol) e PVA (lcool polivinlico) Os mtodos mais utilizados na rotina laboratorial so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Mtodo direto; Mtodo de Lutz ou de Hoffmann, Pons e Janer; Mtodo de Ritchie; Mtodo de MIF-C; Mtodo de Faust e colaboradores; Mtodo de Kato-Katz; Mtodo de Willis; Mtodo de Baermann-Moraes; Mtodo de Rugai.

Os trofozotos de protozorios presentes nas fezes comeam a deteriorar quase imediatamente aps sua emisso. Como em geral a amostra no pode ser examinada imediatamente, deve-se fazer a coleta em soluo conservadora de SAF. Durante vrios anos, a hematoxilina frrica foi o nico mtodo disponvel para coloraes permanentes de amostras de fezes. Atualmente, existem outros, como a colorao pelo Tricromo de Wheatley, de execuo tcnica rpida e simples.

Aps o surgimento da Aids, alguns protozorios intestinais, anteriormente conhecidos como agentes infecciosos de importncia veterinria comearam a ser observados com maior freqncia na rotina parasitolgica. o caso de parasitas oportunistas, como Isospora belli, Sarcocystis hominis, Sarcocystis suihominis, Cryptosporidium spp. e Cyclospora caetanensis. Para efetuar-se o seu reconhecimento, adaptaram-se mtodos de colorao e desenvolveram-se tcnicas imunoenzimticas, com resultados mais especficos e sensibilidade comprovada. Para essas pesquisas, aconselha-se que as amostras sejam coletadas em SAF, fornecido pelo laboratrio, para permitir a inativao do vrus eventualmente presente em portadores de HIV e para fixar e conservar os parasitos, j que, na maioria das vezes, essas fezes so lquidas. prefervel o uso do SAF como conservador por suas vantagens comerciais e de manuseio. Para pesquisa de Isospora belli e Sarcocystis hominis, recomenda-se tambm o envio de amostra fresca, pois esses parasitos so sensveis ao calor utilizado nas coloraes de safraninaazul-demetileno. Alguns mtodos rotineiros para a pesquisa destes parasitos so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Mtodo de Sheather modificado; Colorao de Ziehl-Neelsen modificada; Colorao de Kinyoun modificada; Colorao pela safranina-azul-de-metileno; Mtodo de Kato-Katz; Ensaio imunoenzimtico em microplaca.

INSTRUES PARA COLETA


A coleta de fezes tem recomendaes especiais, segundo as finalidades do exame a que se destina. Utilize uma bacia ou comadre, previamente limpa e seca, para colet-las no momento da evacuao. de fundamental importncia que se evite a contaminao com urina, gua ou outro elemento. O transporte deve ser feito em recipiente adequado, fornecido pelo laboratrio, seja frasco de vidro ou plstico de boca larga, desde que limpo e seco, e sempre com tampa que vede bem e seja de fcil manuseio. Em caso de fezes lquidas, utilize os recipientes plsticos. O recipiente no deve ser preenchido at a borda, nem contaminado externamente. Para a maioria dos exames, o volume necessrio de 1/3 da capacidade do recipiente coletor. Se a coleta for efetuada noite, preciso manter a amostra refrigerada. OBSERVAO: Nos casos de suspeita de infeco intestinal, a amostra deve ser transportada em recipiente selado e enviada imediatamente ao laboratrio.

También podría gustarte