Está en la página 1de 55

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Amigos, brasileiros, concurseiros, saudaes!

Chegamos a nossa aula nmero 3, onde trataremos de dois assuntos importantes, relacionados tica no Servio Pblico: atos de improbidade administrativa e o regime jurdicos dos Servidores Pblicos. Vamos ento dar incio nossa segunda aula. Hoje estudaremos a lei de improbidade administrativa, a lei 8429/92 e, na prxima aula, um pouco da lei 8.112/90. Como salientado na primeira aula, no esgotaremos todo o contedo da lei de improbidade administrativa. Antes, veremos apenas o que o Cespe/UnB geralmente cobra do referido diploma em suas provas: disposies gerais; atos de improbidade administrativa. Caf forte na mesa, respire fundo e vamos que vamos!

Lei 8429/92 Lei de Improbidadade Administrativa

Introduo
A lei 8429 de 1992 trata da chamada improbidade administrativa. E o que seria exatamente improbidade. Pelo dicionrio, improbidade desonestidade, falta de retido. O conceito, digamos, jurdico, o que importa para efeitos de nosso estudo no diverge do conceito dicionrio. A diferena entre a improbidade como conceito como simples ato de desonestidade e a improbidade administrativa, que objeto desta lei o fato de que esta punida. O conceito de improbidade administrativa se conforma com o conceito de moralidade administrativa. Vocs com certeza estudaro isso quando virem os princpios da Administrao Pblica. Mas s para no passar em branco, a moralidade como princpio aplicado a toda a Administrao Pblica torna juridicamente exigvel que essa Administrao atue de forma tica. Tal exigncia foi consagrada primeiramente na Constituio Federal que, ao tratar
1

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA da Administrao Pblica em seu art. 37, 4, determinou que os atos que forem praticados contra a moralidade/probidade administrativa sero punidos com a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Nesse mesmo esprito, seguindo o mandamento constitucional, a lei 8429/92, logo em seu primeiro artigo dispe que sero punidos com as penas previstas nesta lei todos os atos de improbidade praticados contra a Administrao Pblica (em sentido amplo) e contra o patrimnio de empresas que so custeadas pelo errio (num total de menos de 50%). A preservao da probidade, como forma de preservao tambm da moralidade administrativa, passa por mecanismos de fiscalizao da conduta do servidor. Vejamos um desses mecanismos de que trata a lei de improbidade administrativa.

Declarao de bens
Como forma de facilitar o controle patrimonial dos servidores, a declarao de bens contnua instituda, no s na lei 8429, mas tambm no Estatuto dos Servidores Federais. O art. 13 enftico ao dispor da declarao de bens, ao ditar que a posse e o exerccio dependero da apresentao de declarao de bens e valores que compem o seu patrimnio. Em seu pargrafo 1, encontramos a composio dessa declarao. A declarao de bens e valores compreender: Bens mveis Bens imveis
No Brasil ou no Exterior

Dinheiro Semoventes (animais) Aes


2

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Ttulos Etc. (qualquer bem patrimonial)

Na declarao de bens e valores dever estar disposto todo o patrimnio do agente e, se for o caso, de seu cnjuge, filhos e quaisquer pessoas que vivam sob suas expensas. Mas nem tudo entra na declarao. Excluem-se somente os objetos e utenslios de uso domstico (1, art. 13, lei 8429/93). Essa declarao de bens acompanha toda a vida funcional do servidor pblico, sendo feita:
1. No incio da vida funcional 2. No decorrer

Posse e Exerccio

anualmente atualizada, que poder ser substituda pela declarao anual de rendimentos feita Receita Federal. na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo.

3. No fim

OBS.: veja que a lei fala em mandato. Logo, os ocupantes de cargos eletivos tambm esto submetidos a prestao de contas por meio da declarao dos bens. Parece lgico de deduzir, mas bom enfatizar! OBS: o servidor que se recusar a prestar declarao de bens dentro do prazo determinado ou que prestar declarao falsa ser demitido a bem do servio pblico, alm das demais sanes cabveis. Vamos ento comear nossa anlise da lei 8429/90 (que est redigida no final desse material), comeando pelas disposies gerais, onde veremos o objeto das punies da lei, os conceitos de agente pblico entre outras coisas. Mas antes acho vlido resolvermos uma questo-exemplo para firmarmos nosso conhecimento recm adquirido.

1 - (ESAF/SMF-RJ/2010 - adaptada) Analise as assertivas abaixo relativas improbidade administrativa, nos termos da Lei n. 8.429/92, assinalando a correta. c) Ser punido com a pena de suspenso o agente pblico que se recusa a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsamente. Errada.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Como vimos, o agente que se nega a prestar contas por meio da declarao de bens e valores apenado com nada menos do que a demisso a bem do servio pblico.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Quem pode ser punido


Segundo consta no art. 1 da lei 8429, sofrero as punies ali previstas os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no. Quer dizer, qualquer pessoa que se ache a servio da Administrao Pblica, permanente ou temporariamente, recebendo ou no remunerao, tendo ou no feito concurso, poder ser enquadrado e punido pela lei de improbidade administrativa. Se cometer quaisquer das condutas aqui previstas, sofrer as devidas penas. A prpria lei j esclarece a questo do agente pblico, quando em seu art. 2 diz que considerar-se- agente pblico, para os efeitos dessa lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades da Administrao Direta, Indireta ou Fundacional, ou ainda, em entidades que recebam qualquer tipo de verba ou custeio do errio. Perceba que o conceito amplo e abrangente. No h como se eximir, como escapar. Tem vinculo com a Administrao Pblica, est sujeito lei de improbidade administrativa.

Alm dos agentes pblicos, tambm so responsabilizados e podero se submeter s penas nela previstas qualquer pessoa que induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. Ou seja, seria correto dizer que para efeitos de atos de improbidade administrativa, admite-se co-autoria. Sabendo disso, responda a seguinte questo-exemplo: 2 - (TCE-AL/2008/FCC-adaptada) Para a configurao improbidade necessrio, dentre outros requisitos, que tenha de ato de

e) gerado prejuzo concreto ao errio, ainda que praticado exclusivamente por particular.
5

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Errado Muita ateno. Para caracterizar um ato de improbidade administrativa necessrio que o agente principal, o autor do ato de improbidade seja um agente pblico. Como dissemos, h possibilidade de co-autoria, mas se a ao no praticada principalmente por agente pblico no h que se falar em Improbidade Administrativa. A lei prev a punio do particular mas to somente quando este induz, concorre ou se aproveita do ato de improbidade.

Falando mais sobre a abrangncia dessa proibio, esse agente pblico ser responsabilizado se praticar ato de improbidade contra 1. A Administrao Direta 2. A Administrao Indireta 3. Qualquer entidade que receba do errio, verba, custeio, subveno, etc. 3.1. Aqui h de se fazer uma observao. H uma diferena na punio dependendo do quanto a entidade vtima do ato de improbidade recebe da Administrao Pblica.
3.1.1.

Se a entidade recebe mais de 50% a sano patrimonial compreende o ressarcimento do dano e a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio.

Se a entidade recebe menos de 50% o agente causador responde somente pelo ressarcimento do dano. Ainda, nesse caso, o ressarcimento se limita repercusso do ilcito sobre o patrimnio pblico.
3.1.2.

Veja que da mesma forma que o conceito de agente pblico amplo, o elenco de entidades que podem ser vtimas de atos de improbidade igualmente abrangente. Agora eu pergunto, voc entendeu bem o caso das entidades que so parcialmente custeadas pelo errio? Resolva ento essa questo-exemplo: 3 - (TRT-4R/FCC/2011) Em conformidade com a Lei de Improbidade Administrativa, (Lei n 8.429/92), INCORRETO afirmar que esto sujeitos s penalidades previstas nesse diploma legal, dentre outros, os atos praticados contra o patrimnio de entidade

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA a) que receba benefcio de rgo pblico, bem como da entidade cuja criao o errio concorra com menos de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual. b) que receba subveno de rgo pblico, bem como de entidade cujo custeio o errio haja concorrido com menos de cinquenta por cento da receita anual. c) para cuja criao ou custeio o errio concorra com percentual inferior a cinquenta por cento do patrimnio ou do oramento, inexistindo, nesse caso, limitaes sano patrimonial. d) que recebe incentivo fiscal de rgo pblico, bem como de entidade cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimnio. e) que recebe incentivo creditcio de rgo pblico, bem como de entidades cujo custeio o errio haja concorrido com menos de cinquenta por cento do patrimnio. E a, qual o gabarito? Veja l, queremos a questo incorreta, certo? ento, qual alternativa apresenta uma afirmao errada? A letra c. Quando a Administrao concorre com menos de 50% na formao do capital de uma entidade, o ressarcimento do dano causado por um ato de improbidade administrativa a esta entidade tem, sim, um limite. O limite aqui a repercusso desse ato de improbidade sobre o errio, sobre os cofres pblicos. Se, por outro lado, a entidade lesada tem mais de 50% de seu patrimnio custeado pelo dinheiro pblico, o ressarcimento que lhe ser devido ser integral, no se limitando ao que foi malbaratado do errio, mas tambm haver ressarcimento de todos os danos que a prpria entidade sofreu.

Atos de improbidade em espcie


oportuno, antes de tratarmos das penas impostas aos responsveis por atos de improbidade, esclarecermos quais so os atos. No poderia a lei punir algo que ela prpria no define. Para se considerar um ato como mprobo necessrio que a lei 8429/93 expressamente o preveja. Em termos gerais, so atos de improbidade administrativa os que:

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA
1.

Geram enriquecimento ilcito, assim entendidos os que permitam a aferio de qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade. dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades da Administrao Pblica.

2. Causam prejuzo ao errio. Ou seja, qualquer ao ou omisso

3. Atentam contra os princpios da Administrao Pblica: qualquer

ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies. Vejamos agora cada um desses tipos de atos de improbidade. necessrio que se perceba a ligao entre os tipos de atos de improbidade administrativa, principalmente entre os atos que importam enriquecimento ilcito e os que causam leso a o patrimnio pblico. Garanto a vocs que se vocs pescarem essa ligao que estou falando vocs vo saber diferenciar um do outro. Da leitura da lei, nos artigos 9, 10 e 11, encontramos elencados, especificados e individualizados os atos de improbidade administrativa. no art. 9 encontramos os atos que importam enriquecimento ilcito, no art. 10, os que geram leso ao patrimnio pblico, e no 11 os que atentam contra os princpios da administrao pblica. Vamos ver primeiro os que atentam contra os princpios pois so em menor nmero, assim deixamos para falar com mais calma dos outros, pois demandaro nossa maior ateno. Vamos l.

Atos que Atentam Contra os Princpios da Administrao Pblica

J sabemos que estes so os atos que violam os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies. Voc agora ver que cada um dos 7 atos especificados nos incisos do art. 11 se relacionam com esses princpios.
1. Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou

diverso daquele previsto, na regra de competncia; Vamos l, reviso de direito administrativo, rs... que princpio foi aqui violado? Quando um agente pratica ato com fim diverso ou proibido em lei ou regulamento que princpio ele est ferindo? Podemos enquadrar esse ato como
8

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA violao ao princpio da legalidade (como se encontra no caput) ou da finalidade.
2. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio;

Aqui verificamos que ocorreu uma violao ao princpio da eficincia. O agente pblico eficiente quando cumpre com todos os seus deveres funcionais. Retardar ou deixar de praticar ato de ofcio tambm pode configurar crime de prevaricao, conforme se encontra no art. 319 do Cdigo Penal.
3. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das

atribuies e que deva permanecer em segredo;


4. Negar publicidade aos atos oficiais;

Veja que esses dois atos dizem respeito, direta e indiretamente ao princpio da publicidade. O nmero 4 uma violao direta ao princpio da publicidade na medida em que, via de regra, todos os atos devem ser pblicos e acessveis ao pblico. J o nmero 5 tambm no deixa de violar a publicidade, afinal, nem todos os atos podem ser publicados, alguns fatos devem permanecer em sigilo. E como no h um princpio do sigilo, mas sim uma exceo ao princpio da publicidade, juntei os dois como violao a este princpio.
5. Frustrar a licitude de concurso pblico;

O concurso pblico um dos melhores exemplos de aplicao do princpio da isonomia, ou, como a lei tratou, da imparcialidade. E frustrar a licitude do concurso uma grave violao a este princpio.
6. deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; 7. revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes

da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. Essas duas condutas afetam tanto a moralidade (ou a honestidade, como consta na lei) e a lealdade s instituies. bom fazer esses paralelos, mas no se preocupem em memorizar quais princpios esses atos violam, melhor memorizar os atos. Essas relaes servem para fazer conexes em seu crebro para ajudar na memorizao. Outra coisa que ajuda na memorizao so os nossos esquemas.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Muito bem, agora que vimos os atos que atentam contra os princpios, vejamos os que geram enriquecimento ilcito e leso ao patrimnio pblico.

Atos de Improbidade que Importam Enriquecimento Ilcito

As condutas tipificadas no art. 9 da lei 8429 podem ser divididas em cinco grupos separados pelos verbos que as iniciam (receber, utilizar, aceitar, adquirir e incorporar). Recomendo a leitura da lei que consta no final dessa aula, pois o que faremos agora um resumo, pois a lei expe exaustivamente todas as vertentes da conduta de modo a no deixar nada escapar, o que deixa a leitura um tanto cansativa. Ento, leia o resumo e depois leia o art. 9, ou vice-versa, assim voc ter um melhor aproveitamento. Dessa forma, considerado ato de improbidade que gera enriquecimento ilcito:

10

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

*Os termos receber e perceber foram usados como sinnimos. Da mesma forma como os termos usar e utilizar.

Atos que Causam Prejuzo ao Errio

Novamente iremos separar o rol de atos elencados no art. 10 em sees, grupos, que tm o mesmo verbo de ao em comum para facilitar a assimilao e deix-la mais didtica, mais esquematizada... para facilitar a leitura que a lei apresenta. Apesar de, novamente, indicar a leitura da lei tambm. Tudo fixao. Aqui separamos os atos de improbidade em 7 grupos, com os verbos permitir, facilitar, agir, celebrar, conceder, frustrar e liberar.
11

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Mas antes de vermos fazermos os esquemas, gostaria de chamar sua ateno para um ponto importante em relao a esse artigo. H uma relao importante entre os atos que geram enriquecimento ilcito e os que causam leso ao patrimnio pblico. Essa relao est bem sintetizada no inciso XII, que vale a pena ser transcrito: Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio:

XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente;

Vocs percebero que os atos que causam leso muitas vezes tem esse carter de, digamos, acessrio, de coautoria em relao aos que geram enriquecimento ilcito. Para que algum se enriquea ilicitamente, geralmente (para no dizer sempre) necessrio que outrem gere leso aos cofres pblicos. Afinal, o dinheiro tem de sair de algum lugar! rs Vamos, ento, ver esses esquemas...

12

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

13

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

*Veja que enquanto a frustrao de concurso um ato de improbidade que atenta contra os princpios da administrao pblica, a frustrao a processo licitatrio gera leso ao patrimnio pblico, aos cofres pblicos. Afinal, uma licitao fraudada far com que a Administrao deixe de contratar licitante que ofereceria a oferta mais vantajosa para atender a um interesse individual qualquer. Agora que j vimos os atos de improbidade em espcie, bom resolvermos alguns exerccios para fixar a matria, no ? 4 - (PONTUA/TRE-SC/2011) Marque V (Verdadeiro) e F (Falso). Constituem atos de Improbidade Administrativa que importam enriquecimento ilcito do lei: Agente Pblico, nos termos da ( ) Perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao desses servios por preo superior ao de mercado. ( ) Adquirir para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja proporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico. ( ) Omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado em troca de vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente. ( ) Usar bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial da administrao pblica direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrios, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : Vamos l. H um modo de resolver questes como essa de maneira bem rpida, de forma a te dar uns preciosos minutos de crdito na hora da prova. bem simples. Vamos ver a primeira assertiva: Perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao desses servios por preo superior ao de mercado gera enriquecimento ilcito? Veja bem, a ao aqui exposta direta, imediata, algum que recebe um valor para fazer alguma coisa. Ento sim, um ato que gera enriquecimento ilcito.
14

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Assim, voc j elimina duas alternativas: a) F F V V. b) V F V F. c) F V V F. d) V F F V. Nem precisa ver as outras, voc j viu que a primeira verdadeira. Agora eu te pergunto, precisamos ver a segunda afirmao? No, veja que tanto na letra b quanto na d a segunda alternativa aparece como falsa. Isso no chute, galera, tcnica! Prosseguindo, a terceira alternativa: Omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado em troca de vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente no gera enriquecimento ilcito, tal atitude se refere a um atentado contra o princpio da publicidade, que norteia toda a atuao da Administrao pblica. Com isso veja s como ficam as alternativas: a) F F V V. b) V F V F. c) F V V F. d) V F F V. O que sobrou? Letra d. Ento marque a letra d, seja feliz, v e no olhes para trs, irmo! rs... Gente, brincadeiras a parte, meu objetivo no formar especialistas em improbidade administrativa, mas sim especialistas em fazer provas de improbidade. Vocs vo ver que independente do nvel da prova ou da banca, os meios de fazer o candidato errar so quase os mesmos. E pra isso estamos aqui, para voc aprender a driblar esses meios. Veja s, voc respondeu a um tipo cansativo de questo, ganhando tempo pois em vez de ler 4 alternativas, voc leu s duas! Mas cuidado ao utilizar essa tcnica, pra eliminar voc tem de ter certeza da falsidade ou da veracidade das afirmativas.

5 - (INSS/2012/FCC) Constitui ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princpios da administrao pblica, nos termos da Lei no 8.429/92, o seguinte ilcito:
15

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA a) receber gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico. b) revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. c) adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de cargo pblico, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico. d) conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie. observncia das

e) permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente. Voc j viu no viu? a letra b. O princpio contra o qual o ato descrito atenta o da lealdade s instituies, segundo consta no art. 11, caput. S pra no deixar dvidas pairando, vamos ver que tipo de ato de improbidade se encontram nas outras alternativas: As letras a e c aludem a atos de improbidade que geram enriquecimento ilcito. Perceba que, em ambos os casos, a ao descrita direta, imediata, se encerra no prprio agente. Este receber a gratificao para agir de forma a beneficiar que lhe deu tal gratificao ou ir adquirir indevidamente o bem de valor desproporcional evoluo do seu patrimnio e ponto. Acabou aqui. Diferentemente do que ocorre nas lets d e e. aqui a ao no indica um encerramento, uma imediatidade. Pode - claro - ocorrer um acrscimo patrimonial, mas este no direto, imediato. O ato lesivo por excelncia o que se encontra disposto na alternativa e. em resumo, a diferena entre um ato que gera enriquecimento ilcito e um que causa leso ao patrimnio que neste ltimo o agente responsvel permite, facilita ou concorre para que terceiro enriquea ilicitamente. uma infrao degrau, mediata, que prepara outro, em regra.

16

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Como os responsveis so punidos?


Agora vamos ver quais so as penas impostas aos agentes pblicos e aos terceiros que cometerem atos de improbidade administrativa. J sabemos quais so eles, ento vejamos as penas cabveis em cada caso. Antes de tratar dos trs tipos, preciso dizer algumas coisas que lhes so comuns, que so a possibilidade de cumulao das responsabilidades e os critrios adotados pelo juiz na fixao da penas. No art. 12, caput, encontramos que a aplicao das sanes previstas na lei de improbidade no excluem as sanes penais, civis e administrativas previstas em lei especfica. Ou seja, o agente que cometa atos de improbidade administrativa pode, por exemplo, responder com base na lei 8429 e por algum crime, no juzo criminal. E no pargrafo nico do mesmo art. 12, nos diz a lei que o juiz dever levar em conta, ao fixar as penas previstas nessa lei, a extenso do dano causado e o proveito patrimonial que o agente obteve. Vejamos, ento, caso a caso, as penas previstas. Eu preciso que vocs prestem muita ateno agora, pois parece, num primeiro momento, que as penas so todas iguais, mas as diferenas so muito pequenas. Bem do tipo que pode ser cobrado na prova de vocs. Vamos l.

1.

Em caso de enriquecimento ilcito

Nesse caso, o agente pblico ou terceiro (co-autor), segundo o art. 6, perder tudo o que se acresceu em seu patrimnio em decorrncia do ato de improbidade. Entretanto, a lei, ao dispor das penas, no art. 12 estabelece que, em caso de Enriquecimento Ilcito, so cabveis as seguintes penas:
1. Perda dos bens ou valores ilicitamente acrescidos ao patrimnio do

agente ou terceiro;
2. Ressarcimento integral do dano, quando houver; 3. Perda da funo pblica, no caso do agente pblico, claro; 4. Suspenso dos direitos polticos por um perodo de oito a dez anos, 17

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA
5. Pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo

patrimonial resultante do ilcito;


6. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou de receber benefcios

ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos.

2.

Em caso de leso ao patrimnio pblico

Se ocorrer leso ao patrimnio pblico, o art. 5 obriga-se, o responsvel, a ressarcir integralmente o dano. Nesse caso e nos casos de enriquecimento ilcito, a obrigao de ressarcir o dano passa aos herdeiros, at o limite do valor da herana. Os herdeiros respondem pelas dvidas do de cujus com o patrimnio que era deste, no com o patrimnio deles. Ainda, em ambos os casos, a lei comina como pena a indisponibilidade dos bens do acusado para a garantia do ressarcimento do dano causado pelo ato de improbidade. Essa indisponibilidade ser representada ao Ministrio Pblico pela autoridade administrativa responsvel pelo inqurito, para proceder mesma. E no art. 12 a lei traz outras penas que podero ser impostas aos responsveis pela leso ao errio. So elas:
1.

Ressarcimento integral do dano, que aqui certo, afinal, estamos falando de um ato de improbidade que causou leso ao errio.

Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, pois pode ser que o agente fez crescer o patrimnio de terceiro, caso em que este que perder os bens;
2. 3. 4.

Perda da funo pblica;

Suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos. Observe que a suspenso menor do que nos casos de enriquecimento ilcito; Pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano. Ateno, aqui o limite da multa at duas vezes o valor do dano, e no trs como no caso de enriquecimento ilcito; e
5.

Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por
6. 18

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos. Novamente, ateno para a diminuio do prazo.

3.

Em caso de atentado aos princpios da Administrao Pblica

Alm da gerao de enriquecimento ilcito e de leso aos cofres pblicos, uma ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, constitui ato de improbidade administrativa. Em tais casos, a lei 8429/92 estabelece como sano:
1. ressarcimento integral do dano, quando for o caso. Perceba, a regra

se mantm e lgica quebrou-pagou: causou dano ressarciu.


2. perda da funo pblica. 3. suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos. o menor

dentre os prazos de suspenso.


4. pagamento de multa civil de at cem vezes (isso mesmo, 100 vezes)

o valor da remunerao percebida pelo agente. Opa, aposto que voc tomou um susto agora. Depois da multa de duas vezes do valor do dano no caso de leso, voc espera uma multa ainda menor pra c, no ? Pois . Eu disse que voc precisava prestar ateno. No ligue o automtico. Mas tambm no reclame dizendo que ter de decorar isso, vamos entender. Por que a multa de at cem vezes a remunerao? O objetivo, apesar de parecer, no punir mais severamente, mas sim igualar as sanes. Veja bem, nos casos de enriquecimento ilcito e de leso ao patrimnio pblico, o agente responsvel a pagar multa de tantas vezes o valor do que houver percebido ilicitamente, enquanto nesse caso a multa calculada em razo da remunerao do agente. Por que essa diferena? Simples: normalmente o que percebido ilicitamente em decorrncia de atos de improbidade uma grande soma de dinheiro, em regra muito maior do que a remunerao do agente. Assim, a multa pode ser multiplicada poucas vezes e j ter cumprido com seu carter sancionatrio. Por outro lado, nesse caso como no h uma percepo indevida para servir de base de clculo, usa-se a remunerao do agente; e como essa remunerao representa um valor monetrio to grande quanto aquela percepo indevida, essa remunerao pode ser multiplicada por muitas vezes, para que essa multa tenha carter de sano.
19

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Imagine que um agente envolvido num ato de improbidade administrativa que atentou contra os princpios da administrao pblica receba remunerao de R$ 1.000,00. Se ele soubesse que a multa fosse calculada, por exemplo, em duas vezes a remunerao como no caso de leso ao errio, essa no lhe causaria temor coercitivo algum.
5. proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou

incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. Aqui a regra a da diminuio, como vinha normalmente ocorrendo.

... muita informao. Acho melhor resumir tudo num esquema.

20

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Muito bem. Vejamos agora mais algumas questes comentadas para fixarmos nosso conhecimento e sanarmos quaisquer dvidas que, por acaso, estejam em vossas cabeas!

6 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Analista Judicirio - Oficial de Justia Avaliador] O oficial de justia que, no exerccio do cargo pblico, aufira vantagem patrimonial indevida estar sujeito, alm das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, s cominaes arroladas na Lei n. 8.429/1992, por configurar a situao ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. COMENTRIOS Uma das coisas mais importantes para a resoluo dessas questes sobre a Lei de Improbidade Administrativa exatamente o que iremos aprender nessa primeira questo: diferenciar os atos que causam enriquecimento ilcito, os que causam prejuzo ao errio e os que ferem os princpios da administrao pblico. Dentre estes vejamos primeiramente os que ferem os princpios da Administrao Pblica, pois como veremos, so os mais tranquilos de identificar. A minha dica a seguinte: esses atos de improbidade geralmente no envolvem dinheiro. Parece bvio, e ! rs Os atos que ferem os princpios geralmente no tem uma conotao econmicofinanceira. Vamos a um esquema que resume essa espcie de atos de improbidade.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

As condutas tipificadas no art. 9 da lei 8429 podem ser divididas em cinco grupos separados pelos verbos que as iniciam (receber, utilizar, aceitar, adquirir e incorporar). Recomendo a leitura da lei, pois o que faremos agora um resumo, pois a lei expe exaustivamente todas as vertentes da conduta de modo a no deixar nada escapar, o que deixa a leitura um tanto cansativa. Ento, leia o resumo e depois leia o art. 9, ou viceversa, assim voc ter um melhor aproveitamento. Dessa forma, considerado ato de improbidade que gera enriquecimento ilcito:

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

*Os termos receber e perceber foram usados como sinnimos. Da mesma forma como os termos usar e utilizar. Novamente iremos separar o rol de atos elencados no art. 10 em sees, grupos, que tm o mesmo verbo de ao em comum para facilitar a assimilao e deix-la mais didtica, mais esquematizada... para facilitar a leitura que a lei apresenta. Apesar de, novamente, indicar a leitura da lei tambm. Tudo fixao. Aqui separamos os atos de improbidade em 7 grupos, com os verbos permitir, facilitar, agir, celebrar, conceder, frustrar e liberar. Mas antes de vermos fazermos os esquemas, gostaria de chamar sua ateno para um ponto importante em relao a esse artigo. H uma relao importante entre os atos que geram enriquecimento ilcito e os que causam leso ao patrimnio pblico. Essa relao est bem sintetizada no inciso XII, que vale a pena ser transcrito: Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio:

XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente;

Vocs percebero que os atos que causam leso muitas vezes tem esse carter de, digamos, acessrio, de coautoria em relao aos que geram Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA enriquecimento ilcito. Para que algum se enriquea ilicitamente, geralmente (para no dizer sempre) necessrio que outrem gere leso aos cofres pblicos. Afinal, o dinheiro tem de sair de algum lugar! rs Vamos, ento, ver esses esquemas...

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

*Veja que enquanto a frustrao de concurso um ato de improbidade que atenta contra os princpios da administrao pblica, a frustrao a processo licitatrio gera leso ao patrimnio pblico, aos cofres pblicos. Afinal, uma licitao fraudada far com que a Administrao deixe de contratar licitante que ofereceria a oferta mais vantajosa para atender a um interesse individual qualquer. GABARITO: C

7 - (CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental) Um servidor pblico que no apresente a declarao de bens e valores que componham seu patrimnio privado cometer ato de improbidade administrativa que atentar contra os princpios da administrao pblica. COMENTRIOS

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Bom, agora que voc j conhece os atos de improbidade em espcie pelo resumo que fizemos na questo anterior e pela leitura dos artigos 9 a 11 da lei 8.429, essa questo fica fcil. Agora, no confunda declarao de bens com a prestao de contas. Esta sim ato que atenta contra os princpios da administrao pblica. Quem marcou essa questo como certa com certeza confundiu alhos com bugalhos a. Cuidado, meu povo! Entretanto, fujamos um pouco do decoreba e busquemos entender, raciocinar juntamente com a lei de improbidade administrativa. Esto lembrados do primeiro conselho que demos sobre as espcies de atos de improbidade? Os atos que ferem os princpios da Administrao Pblica tem como uma de suas principais caractersticas a ausncia de destinao ou conotao econmica. A no apresentao de declarao de bens sequer est expressa como uma das espcies de atos de improbidade nos supracitados artigos da LIA (Lei de Improbidade Administrativa). Sim, a lei fala nessa conduta, dizendo inclusive que esta ensejar demisso do servidor. O artigo 13 da lei inaugura o captulo IV destinado exclusivamente a tratar do assunto Declarao de Bens. Tal declarao tem grande importncia para efeitos de acompanhamento da evoluo patrimonial do servidor. O 3 do artigo 13 dispor claramente que
ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

GABARITO: E

8 [CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polcia] Considere que um agente de polcia tenha utilizado uma caminhonete da polcia civil para transportar sacos de cimento para uma construo particular. Nesse caso, o agente cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilcito. COMENTRIOS A voc pensa: Ora, ele no pegou dinheiro nenhum, ento no enriquecimento ilcito. Logo, a questo est errada! Ahhhh essa Cespe sempre fazendo suas pegadinhas, hahaaa! Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Cuidado com esse raciocnio, meu povo. Voc no enriquece apenas com dinheiro! Vamos l. Voc meu carssimo amigo concurseiro brasileiro, como a maioria dos concurseiros, no tem dinheiro sobrando! Quando tem, aparece aquele livro fodo ou aquele curso fodstico do Ponto e sua grana j fica toda comprometida! Digamos que uma pessoa te veja na rua com o cabelo desarrumado, remela nos olhos vermelhos pela falta de sono e rodeados das olheiras fundas da concentrao constante e conclua: estou diante de um concurseiro da PF! (risos) Comovido com sua situao ele te diga: rapaz (moa), como estou vendo que voc esforado (a) vou te presentear com uma HARLEY-DAVIDSON SOFTAIL STANDARD 2005 (veja a belezura aqui: http://www.webmotors.com.br/comprar/harley-davidson/softailstandard/1450cc/2005/315394). Ah, professor, eu no sei dirigir moto! No importa, essa coisinha linda vale 120 mil reais, querido!!! Vai dizer que isso no seria um baita de um enriquecimento?! Voltando questo, no importa se a conduta do servidor no implicou na arrecadao de dinheiro em espcie. O simples fato de ter utilizado um bem pblico numa atividade privada j basta para caracterizar a conduta desse sujeito como de improbidade na espcie enriquecimento ilcito. Se ele utiliza uma caminhonete da Polcia para um servio particular ele est deixando de gastar, de alguma forma. E utilizando-se de patrimnio pblico para isso. Sempre que voc vir um bem pblico sendo utilizado numa atividade privada, esse ser um indcio de enriquecimento ilcito. GABARITO: C

9 [CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polcia] Um agente pblico que, agindo de forma culposa, gere leso ao patrimnio pblico, estar obrigado a ressarcir integralmente o dano causado. COMENTRIOS Aqui a questo abordou uma generalidade da lei 8.429. Trata-se do princpio do total ressarcimento. No se admite menos do que o ressarcimento integral do dano causado. O patrimnio pblico no pode ficar no prejuzo, se algo foi desviado, apropriado indevidamente, enfim, toda e qualquer leso deve ser adequada e integralmente sanada. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Nesse sentido so os artigos 5 e 7 pargrafo nico. Confiram:
Art. 5 Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. Art. 7 Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Pargrafo nico. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recair sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano , ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito.

Grifos meus. GABARITO: C

10 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa] O servidor que estiver sendo processado judicialmente pela prtica de ato de improbidade somente perder a funo pblica aps o trnsito em julgado da sentena condenatria. COMENTRIOS Tudo bem, tudo bem, essa garantia se d com o objetivo de assegurar aos litigantes em geral a garantia de no serem condenados, ou melhor, de no sofrerem os efeitos (penalidades) da condenao sem que haja uma certeza quanto a sua culpa. Vivemos num Estado Democrtico e todos tem a seu favor uma presuno de inocncia. Entretanto, o que vemos na prtica infelizmente que muitos e muitos agentes pblicos escapam das condenaes por meio de inmeros artifcios empregados na inteno de postergar o transito em julgado da sentena que os condena. uma faca de dois gumes. Por essas e outras o povo no est mais aguentando e (graas a Deus) est indo pra rua! Enfim, est correta a questo. A perda da funo pblica, que uma das consequncias bsicas (e, na minha opinio, uma das mais importantes) da condenao por improbidade, s se concretizar aps o trnsito em julgado da sentena, quando desta no caber mais recurso.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Confira comigo o artigo 20 da LIA: A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. GABARITO: C

11 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa] Somente so sujeitos ativos do ato de improbidade administrativa os agentes pblicos, assim entendidos os que exercem, por eleio, nomeao, designao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo na administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do DF e dos municpios. COMENTRIOS O erro dessa questo foi a restrio dos sujeitos ativos do ato de improbidade aos agentes pblicos. No precisa ser agente pblico para cometer ato de improbidade, um particular, que no possua vnculo formal com a Administrao pode, muito bem, cometer um ato de improbidade administrativa. Nesse sentido a redao explcita da lei, em seu artigo 3, onde se l que as disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta GABARITO: E

12 [CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas] A configurao da improbidade exige os seguintes elementos: o enriquecimento ilcito, o prejuzo ao errio e o atentado contra os princpios fundamentais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia), presente o elemento subjetivo doloso. COMENTRIOS Vamos l. Em primeiro lugar, no h necessidade de haver enriquecimento ilcito nem mesmo prejuzo ao errio. Essa foi nossa primeira observao. No se esqueam que um dos atos de improbidade so os que ferem os princpios da administrao pblica. Estes no possuem conotao econmica, sendo que Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA tais condutas simplesmente atentam contra os princpios norteadores do Direito Administrativo e da atuao da Administrao Pblica, sendo que o legislador os quis incluir na lista de atos de improbidade. Vamos lembrar quais so esses atos?

GABARITO: E

13 [CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa] O ressarcimento ao errio e a suspenso dos direitos polticos so penas aplicveis aos servidores pblicos que cometerem atos de improbidade administrativa. COMENTRIOS No entraremos em detalhes quanto s penas aplicadas aos servidores em decorrncia dos atos de improbidade. oportuno, no entanto falar das penalidades padro (chamemos assim). Estas no esto previstas somente na lei de improbidade, mas tambm na Constituio Federal, que em seu artigo 37, 4, onde lemos que os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Para memorizar, temos o mnemnico SPIR. Para lembrar do mnemnico s lembrar que todo agente pblico, de to tico que , tem horror a improbidade! Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA E esse horror tamanho que causa at alergia! , alergia! Se eles ouvirem falar em improbidade, desvio de dinheiro, utilizao de bem ou servio pblico em proveito particular, etc., eles... eles... eles... SPIR!!! ESPIRRAM! (risos) A piada foi to ruim que voc nunca mais vai esquecer! SPIR: Suspenso dos direitos polticos. Perda do cargo Indisponibilidade dos bens Ressarcimento GABARITO: C

14 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio] O servidor que, estando obrigado a prestar contas referentes a recursos recebidos, deixa de faz-lo incorre em ato de improbidade administrativa passvel de demisso do servio pblico. COMENTRIOS: Olha s. Mais uma vez o Cespe/UnB tentando confundir meus queridos alunos. Cuidado, novamente: prestao de contas diferente da declarao de bens. Quando o servidor deixa de prestar contas, esse ato configura ato de improbidade administrativa que importa atentado contra os princpios da administrao pblica, de acordo com o artigo 11, VI. Agora a declarao de bens, tambm uma obrigao, mas no ato de improbidade em sentido estrito, pois no est no rol das condutas elencadas nos artigos 9, 10 e 11. E esse ato, de no declarar os bens que gera, ou pode gerar demisso. GABARITO: E

15 [CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - Execuo de Mandados] O terceiro beneficiado poder ser responsabilizado nas esferas cvel e criminal, mas no por improbidade administrativa, visto que esta no abrange particulares. COMENTRIOS Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA O erro dessa questo foi, novamente, a restrio dos sujeitos ativos do ato de improbidade aos agentes pblicos. No precisa ser agente pblico para cometer ato de improbidade, um particular, que no possua vnculo formal com a Administrao pode, muito bem, cometer um ato de improbidade administrativa. Nesse sentido a redao explcita da lei, em seu artigo 3, onde se l que as disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta GABARITO: E

16 [CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivo de Polcia] Aquele que viola os deveres de legalidade e quem retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio pratica ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. COMENTRIOS Pense comigo, meu caro aluno. O retardamento ou a no prtica de ato de ofcio ou o que viola dever de legalidade tem repercusso econmica? Pode ser que sim, indiretamente. Mas num primeiro momento no. No h repercusso direta. Esses atos violam princpios da administrao pblica, respectivamente da legalidade e da eficincia. Ou seja, esses atos esto tipificados no artigo 11 da lei 8.429, sendo atos que ferem os princpios da administrao pblica, e no que geram prejuzo ao errio. GABARITO: E

17 [CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados - Analista Legislativo Tcnica Legislativa] Morrendo o servidor que tiver causado leso ao patrimnio pblico, restar extinto qualquer tipo de punio a ele determinada em decorrncia do ato de improbidade praticado. COMENTRIOS Essa uma regra que cai bastante nessas provas e que eu espero que vocs no se confundam. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Entendam uma coisa, no Direito as dvidas passam, a pena no. Como assim? Ora, vocs esto estudando Direito Penal e sabem que a pena no pode passar da pessoa do acusado. Agora, as dvidas, ou usando um termo mais tcnico, a condenaes resultantes de responsabilizao civil, essas sim passam da pessoa do acusado. Nesse sentido temos o artigo 8 da lei, segundo o qual: o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana. GABARITO: E

18 [CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo] Um terceiro que pratique, juntamente com um agente pblico, ato do qual decorra prejuzo ao errio no estar sujeito s sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa. COMENTRIOS Mas justamente o particular que atue em conluio com o agente pblico que ser responsabilizado! Como j vimos, no todo e qualquer particular que responder por ato de improbidade praticado, mas somente aquele que induzir ou concorrer para a prtica do ato de improbidade. Novamente, no somente o servidor ou agente pblico que tem capacidade para figurar no polo ativo de um ato de improbidade administrativa. No h essa restrio. GABARITO: E

19 [CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo] De acordo com a legislao, para que determinado ato seja caracterizado como ato de improbidade administrativa, necessrio ter havido leso ao errio, em virtude de ao ou omisso, desde que na modalidade culposa. COMENTRIOS Mais uma vez, no necessria nenhuma leso ou nenhum enriquecimento, se o servidor simplesmente fira um dos princpios da Administrao Pblica (no que esse ato seja de menor leso, mas o importante saber que mesmo sem Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA repercusso econmica, o ato do agente pode configurar improbidade), ele j pode ser responsabilizado nos termos da lei 8.429/92. GABARITO: E

20 [CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo] O agente pblico dever ressarcir integralmente o dano causado ao patrimnio pblico somente se restar comprovado que sua ao ou omisso foi dolosa. COMENTRIOS A seria mole, no ? J vimos o artigo 5 nessa aula de hoje. E o que ele diz? Confira:
Art. 5 Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano.

GABARITO: E

21 [CESPE - 2012 - ANCINE - Tcnico Administrativo] Frustrar a licitude de concurso pblico configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. COMENTRIOS CUIDADO para no confundir. Uma fraude que a lei trata a do concurso que ato contra os princpios da administrao e outro o que frauda processo licitatrio, que causa leso ao patrimnio pblico. Veja que enquanto a frustrao de concurso um ato de improbidade que atenta contra os princpios da administrao pblica , a frustrao a processo licitatrio gera leso ao patrimnio pblico, aos cofres pblicos. Afinal, uma licitao fraudada far com que a Administrao deixe de contratar licitante que ofereceria a oferta mais vantajosa para atender a um interesse individual qualquer. GABARITO: C

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 22 [CESPE - 2012 - AGU - Advogado] necessria a comprovao de enriquecimento ilcito ou da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico para a tipificao de ato de improbidade administrativa que atente contra os princpios da administrao pblica. COMENTRIOS Ora, se o ato exatamente atentatrio contra os princpios da administrao pblica, ele prescinde da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. Mais uma vez, no necessria nenhuma leso ou nenhum enriquecimento, se o servidor simplesmente fira um dos princpios da Administrao Pblica (no que esse ato seja de menor leso, mas o importante saber que mesmo sem repercusso econmica, o ato do agente pode configurar improbidade), ele j pode ser responsabilizado nos termos da lei 8.429/92. GABARITO: E

23 [CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista] Em caso de ato de improbidade, o ressarcimento do poder pblico s ser cabvel se o ato causar prejuzo ao errio ou ao patrimnio pblico. COMENTRIOS Essa uma boa questo para treinar a desneura. Agora voc est pensando: what the fuck desneura. Simples: o processo pelo qual a pessoa (notadamente candidatos a concurso pblico) iniciam uma trajetria de cura e restaurao da neurose que lhe acometida. Rs E no tem segredo, isso voc si consegue com doses cavalares de questes resolvidas. Por isso aconselho: no se limitem s questes que resolvemos aqui. Busquem sites de questes e faam exerccios at dar cimbra no crebro. Vamos l. De tanto massificar que o ato de improbidade (em geral) no necessita resultar em dano ao patrimnio pblico, voc pode ter marcado essa questo como errado. Mas ela est certa, minha gente. Ora ora, se no h leso ao errio, o que se ressarcir?! A voc pensa: professor, mas a questo est errada, pois ela deveria ter falado no enriquecimento ilcito tambm. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Opa, opa, opa! Negativo. Cuidado com esse raciocnio! O enriquecimento ilcito pode acarretar uma leso ao patrimnio pblico ou no. Uma coisa no depende da outra. Pense: se um empresrio X oferece uma determinada quantia em dinheiro para que o governador de certo estado o favorea na contratao de certos servios houve enriquecimento ilcito desse governador, mas no houve (nesse momento pelo menos) leso ao errio. Qualquer semelhana entre a relao do governador e o empresrio X (no) mera coincidncia. rs GABARITO: C

24 [CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista] Se um agente pblico tiver percebido vantagem econmica para intermediar liberao de verba pblica de qualquer natureza, ele ter praticado ato de improbidade administrativa que importar enriquecimento ilcito e, por essa razo, estar sujeito exclusivamente s sanes impostas na Lei de Improbidade Administrativa. COMENTRIOS Quando a pessoa recebe vantagem para intermediar a liberao de uma verba pblica, sim, ela est enriquecendo ilicitamente. Eeeentretanto, tal agente no estar sujeito apenas s sanes impostas pela Lei de Improbidade, sendo que na prpria lei encontramos disposio que amplie essa responsabilizao. Confira comigo o artigo 12 do probo diploma:
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (...)

GABARITO: E

25 [CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial] No sistema adotado pela referida lei, so sujeitos ativos do ato de improbidade os agentes pblicos, assim como aqueles que, no se qualificando como tais, induzem ou concorrem para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiam direta ou indiretamente. COMENTRIOS Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Perfeito. A est uma questo que trouxe o correto conceito a respeito do enquadramento dos agentes ativos dos atos de improbidade. Alm dos agentes pblicos, lato sensu, os particulares tambm respondem, desde que estes hajam concorrido ou induzido o ato em questo. GABARITO: C

26 [CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo] A Lei de Improbidade Administrativa pune atos praticados contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes do DF, inclusive os realizados por aqueles que no sejam servidores pblicos. COMENTRIOS De acordo com os comentrios das questes anteriores. Item correto. Alm dos agentes pblicos, lato sensu, os particulares tambm respondem, desde que estes hajam concorrido ou induzido o ato em questo. GABARITO: C

27 [CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo] De acordo com a referida lei, a aplicao da pena de ressarcimento aos cofres pblicos independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. COMENTRIOS Novamente. Para a configurao de ato de improbidade no necessria a comprovao de prejuzo causado ao errio, no entanto para a aplicao da penalidade de ressarcimento aos cofres pblicos, a ocorrncia de efetivo prejuzo indispensvel. GABARITO: E

28 [CESPE - 2011 - EBC - Analista - Advocacia] Os empregados pblicos, regidos pelas normas trabalhistas, no se submetem aos preceitos contidos na lei de improbidade administrativa, por no serem agentes polticos nem constarem expressamente no rol de sujeitos ativos, previstos taxativamente na norma de regncia. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA COMENTRIOS Mas de jeito nenhum. A lei de improbidade administrativa no fala em servidor pblico em sentido estrito, como aquele que ocupa cargo pblico e regido por estatuto prprio. Os empregados pblicos, que tem vnculo de emprego com as empresas pblicas e sociedades de economia mista, regidos pela CLT, tambm esto includos na lei de improbidade, pois esta fala em agente pblico e no em servidor ou em empregado especificamente. GABARITO: E

29 [CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Administrador] A dispensa indevida de processo licitatrio por agente pblico, alm de causar prejuzo ao errio, constitui ato de improbidade administrativa que importa no enriquecimento ilcito daquele que o pratica. COMENTRIOS Bom, na prtica, sim, na maioria das vezes. Mas a lei no encaixa a dispensa indevida de licitao como ato que gera enriquecimento ilcito, mas sim e somente prejuzo ao errio. Lembrando que a fraude a concurso pblico apenas fere os princpios da administrao pblica. GABARITO: E

30 [CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Direito] As sanes penais, civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsveis pelos atos de improbidade, de forma isolada ou cumulativa, de acordo com a gravidade do fato. COMENTRIOS Sem mais. a disposio literal do artigo 12 da lei. Confira mais uma vez: independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. GABARITO: C Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

31 [CESPE - 2011 - TJ-ES - Comissrio da Infncia e da Juventude] Os atos de improbidade administrativa esto taxativamente previstos em lei, no sendo possvel compreender que sua enumerao seja meramente exemplificativa. COMENTRIOS Essa boa, mas tranquila! No se esqueam, o rol de condutas de improbidade no taxativo. Lendo os artigos voc percebe isso sem maiores preocupaes. Vou colocar o caput dos artigos 9, 10 e 11. Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente : Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente : Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente : Esse e notadamente te diz algo? Isso mesmo. No so somente os que esto listados, mas so aqueles principalmente. O que importa no o enquadramento na conduta descrita, mas sim a conduta do agente que, se ferir os princpios da administrao, gerar enriquecimento ilcito ou prejudicar o errio, poder ser configurado como ato de improbidade. GABARITO: E

32 [CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico - Especficos] O ato de celebrar contrato que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada, sem observar as formalidades previstas em lei, por si s, no constitui ato de improbidade administrativa. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA COMENTRIOS Como no constituiria? Se a regra que a contratao deva ser precedida de prvio procedimento licitatrio, a contratao por gesto associada sem observar as formalidades previstas em lei ato de improbidade. Claro, a licitao pode ser dispensada e em alguns casos no nem mesmo exigida, mas a sua dispensa indevida ato de improbidade que gera prejuzo ao errio. GABARITO: E

33 [CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico - Especficos] O agente pblico que deixa de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo pratica ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. COMENTRIOS No podemos confundir declarao de bens com a prestao de contas. Esta sim ato que atenta contra os princpios da administrao pblica. Quem marcou essa questo como certa com certeza confundiu alhos com bugalhos a. Cuidado, meu povo! Entretanto, fujamos um pouco do decoreba e busquemos entender, raciocinar juntamente com a lei de improbidade administrativa. Esto lembrados do primeiro conselho que demos sobre as espcies de atos de improbidade? Os atos que ferem os princpios da Administrao Pblica tem como uma de suas principais caractersticas a ausncia de destinao ou conotao econmica. A no apresentao de declarao de bens sequer est expressa como uma das espcies de atos de improbidade nos supracitados artigos da LIA (Lei de Improbidade Administrativa). GABARITO: C

34 [CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados] Caracteriza-se como ato de improbidade administrativa a ao ou omisso que causa leso ao errio, decorrente tanto de dolo como de culpa em sentido estrito. COMENTRIOS Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA A dificuldade que algum possa ter tido com o termo culpa em sentido estrito. Mas isso no muda em nada a assertiva. Acontece que o conceito de culpa que geralmente conhecemos, como o ato que decorre de imprudncia, negligencia ou impercia pode tambm ser chamado de culpa em sentido estrito. Culpa em sentido amplo engloba os conceitos de culpa e dolo. Ateno aqui, hein. Se o Cespe decidir que vai fazer o Brasil errar uma questo boba ela vai lanar mo da seguinte frase: caracteriza-se como ato de improbidade administrativa a ao ou omisso que causa leso ao errio, decorrente de culpa em sentido amplo. GABARITO: C

35 [CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental] Considere que um servidor pblico requisite, seguidamente, para proveito pessoal, os servios de funcionrios de uma empresa terceirizada de servios de limpeza, contratada pelo rgo em que o servidor exerce funo de chefia. Nessa situao, esse fato caracterizado como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. COMENTRIOS Aposto que voc lembrou agora da Harley Davidson. Riqueza no s dinheiro. A apropriao ou utilizao indevida de qualquer bem pblico em atividade ou proveito privado constitui ato que gera enriquecimento ilcito. Ah, mas a empresa terceirizada. No importa! Ao definir a conduta, o inciso IV do artigo 9 diz que ato que gera enriquecimento ilcito: utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. Ou seja, a empresa terceirizada est a disposio, logo tambm entra na definio da conduta. O chefe da questo est, sim, cometendo ato de improbidade. GABARITO: C

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 36 [CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Administrao Especficos] Um ato de improbidade administrativa corresponde, necessariamente, a um ilcito penal que acarreta indisponibilidade dos bens do agente que o praticou. COMENTRIOS Para finalizar vejamos um ponto bem controverso sobre a lei de improbidade. A LIA tem natureza penal? Muita gente acha que no. J vi professores batendo o p dizendo que no! Mas, escutem, meu povo, minha pova... No podemos dizer, como a presente questo faz, que a LIA tem natureza preponderantemente penal. Por isso no se pode dizer que todo ato de improbidade tem natureza penal, sendo mais sensato dizer que a natureza civil, j que quase sempre envolve indenizao. Agora, tambm no podemos dizer que a LIA no tem natureza penal. Afinal h um crime l previsto. Veja comigo o artigo 19:
Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente. Pena: deteno de seis a dez meses e multa. Pargrafo nico. Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado.

Por isso no podemos afirmar que um ato de improbidade administrativa corresponde, necessariamente, a um ilcito penal que acarreta indisponibilidade dos bens do agente que o praticou. GABARITO: E

Muito bem, pessoal, por hoje s. Chegamos ao final de nossa aula sobre a lei de improbidade administrativa. Espero que a aula tenha servido para clarear e esclarecer aqueles pontos que ainda estavam obscuros nessa matria. Espero, tambm, que todas as nossas aulas sejam assim.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA Como sempre aconselho, nunca deixe uma dvida, por menor que seja, guardada em seu corao. Mesmo que voc tenha vergonha de expor seu questionamento no frum, o que, apesar de no aconselhvel entendvel, me mande um email (igormoreira@pontodosconcursos.com.br), prometo que no conto pra ningum! rs Um beijo do semi-gordo. At a prxima aula!

Relao das questes comentadas

1 - (ESAF/SMF-RJ/2010 - adaptada) Analise as assertivas abaixo relativas improbidade administrativa, nos termos da Lei n. 8.429/92, assinalando a correta. c) Ser punido com a pena de suspenso o agente pblico que se recusa a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsamente.

2 - (TCE-AL/2008/FCC-adaptada) Para a configurao de ato de improbidade necessrio, dentre outros requisitos, que tenha e) gerado prejuzo concreto ao errio, ainda que praticado exclusivamente por particular.

3 - (TRT-4R/FCC/2011) Em conformidade com a Lei de Improbidade Administrativa, (Lei n 8.429/92), INCORRETO afirmar que esto sujeitos s penalidades previstas nesse diploma legal, dentre outros, os atos praticados contra o patrimnio de entidade a) que receba benefcio de rgo pblico, bem como da entidade cuja criao o errio concorra com menos de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual. b) que receba subveno de rgo pblico, bem como de entidade cujo custeio o errio haja concorrido com menos de cinquenta por cento da receita anual. c) para cuja criao ou custeio o errio concorra com percentual inferior a cinquenta por cento do patrimnio ou do oramento, inexistindo, nesse caso, limitaes sano patrimonial.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA d) que recebe incentivo fiscal de rgo pblico, bem como de entidade cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimnio. e) que recebe incentivo creditcio de rgo pblico, bem como de entidades cujo custeio o errio haja concorrido com menos de cinquenta por cento do patrimnio.

4 - (PONTUA/TRE-SC/2011) Marque V (Verdadeiro) e F (Falso). Constituem atos de Improbidade Administrativa que importam enriquecimento ilcito do Agente Pblico, nos termos da lei: ( ) Perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao desses servios por preo superior ao de mercado. ( ) Adquirir para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja proporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico. ( ) Omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado em troca de vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente. ( ) Usar bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial da administrao pblica direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrios, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : a) F F V V. b) V F V F. c) F V V F. d) V F F V.

5 - (INSS/2012/FCC) Constitui ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princpios da administrao pblica, nos termos da Lei no 8.429/92, o seguinte ilcito: a) receber gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA b) revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. c) adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de cargo pblico, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico. d) conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie. observncia das

e) permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente.

6 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Analista Judicirio - Oficial de Justia Avaliador] O oficial de justia que, no exerccio do cargo pblico, aufira vantagem patrimonial indevida estar sujeito, alm das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, s cominaes arroladas na Lei n. 8.429/1992, por configurar a situao ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito.

7 - (CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental) Um servidor pblico que no apresente a declarao de bens e valores que componham seu patrimnio privado cometer ato de improbidade administrativa que atentar contra os princpios da administrao pblica.

8 [CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polcia] Considere que um agente de polcia tenha utilizado uma caminhonete da polcia civil para transportar sacos de cimento para uma construo particular. Nesse caso, o agente cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilcito.

9 [CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polcia] Um agente pblico que, agindo de forma culposa, gere leso ao patrimnio pblico, estar obrigado a ressarcir integralmente o dano causado.

10 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa] O servidor que estiver sendo processado judicialmente pela prtica de ato de improbidade somente perder a funo pblica aps o trnsito em julgado da sentena condenatria. Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

11 [CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa] Somente so sujeitos ativos do ato de improbidade administrativa os agentes pblicos, assim entendidos os que exercem, por eleio, nomeao, designao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo na administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do DF e dos municpios.

12 [CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas] A configurao da improbidade exige os seguintes elementos: o enriquecimento ilcito, o prejuzo ao errio e o atentado contra os princpios fundamentais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia), presente o elemento subjetivo doloso.

13 [CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa] O ressarcimento ao errio e a suspenso dos direitos polticos so penas aplicveis aos servidores pblicos que cometerem atos de improbidade administrativa.

14 - (CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio) O servidor que, estando obrigado a prestar contas referentes a recursos recebidos, deixa de faz-lo incorre em ato de improbidade administrativa passvel de demisso do servio pblico.

15 [CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - Execuo de Mandados] O terceiro beneficiado poder ser responsabilizado nas esferas cvel e criminal, mas no por improbidade administrativa, visto que esta no abrange particulares.

16 [CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivo de Polcia] Aquele que viola os deveres de legalidade e quem retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio pratica ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 17 [CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados - Analista Legislativo - Tcnica Legislativa] Morrendo o servidor que tiver causado leso ao patrimnio pblico, restar extinto qualquer tipo de punio a ele determinada em decorrncia do ato de improbidade praticado.

18 [CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo] Um terceiro que pratique, juntamente com um agente pblico, ato do qual decorra prejuzo ao errio no estar sujeito s sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

19 [CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo] De acordo com a legislao, para que determinado ato seja caracterizado como ato de improbidade administrativa, necessrio ter havido leso ao errio, em virtude de ao ou omisso, desde que na modalidade culposa.

20 [CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo] O agente pblico dever ressarcir integralmente o dano causado ao patrimnio pblico somente se restar comprovado que sua ao ou omisso foi dolosa.

21 [CESPE - 2012 - ANCINE - Tcnico Administrativo] Frustrar a licitude de concurso pblico configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.

22 [CESPE - 2012 - AGU - Advogado] necessria a comprovao de enriquecimento ilcito ou da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico para a tipificao de ato de improbidade administrativa que atente contra os princpios da administrao pblica.

23 [CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista] Em caso de ato de improbidade, o ressarcimento do poder pblico s ser cabvel se o ato causar prejuzo ao errio ou ao patrimnio pblico.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 24 [CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista] Se um agente pblico tiver percebido vantagem econmica para intermediar liberao de verba pblica de qualquer natureza, ele ter praticado ato de improbidade administrativa que importar enriquecimento ilcito e, por essa razo, estar sujeito exclusivamente s sanes impostas na Lei de Improbidade Administrativa.

25 [CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial] No sistema adotado pela referida lei, so sujeitos ativos do ato de improbidade os agentes pblicos, assim como aqueles que, no se qualificando como tais, induzem ou concorrem para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiam direta ou indiretamente.

26 [CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo] A Lei de Improbidade Administrativa pune atos praticados contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes do DF, inclusive os realizados por aqueles que no sejam servidores pblicos.

27 [CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo] De acordo com a referida lei, a aplicao da pena de ressarcimento aos cofres pblicos independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico.

28 [CESPE - 2011 - EBC - Analista - Advocacia] Os empregados pblicos, regidos pelas normas trabalhistas, no se submetem aos preceitos contidos na lei de improbidade administrativa, por no serem agentes polticos nem constarem expressamente no rol de sujeitos ativos, previstos taxativamente na norma de regncia.

29 [CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Administrador] A dispensa indevida de processo licitatrio por agente pblico, alm de causar prejuzo ao errio, constitui ato de improbidade administrativa que importa no enriquecimento ilcito daquele que o pratica.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 30 [CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Direito] As sanes penais, civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsveis pelos atos de improbidade, de forma isolada ou cumulativa, de acordo com a gravidade do fato.

31 [CESPE - 2011 - TJ-ES - Comissrio da Infncia e da Juventude] Os atos de improbidade administrativa esto taxativamente previstos em lei, no sendo possvel compreender que sua enumerao seja meramente exemplificativa.

32 [CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico - Especficos] O ato de celebrar contrato que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada, sem observar as formalidades previstas em lei, por si s, no constitui ato de improbidade administrativa.

33 [CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico - Especficos] O agente pblico que deixa de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo pratica ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.

34 [CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados] Caracteriza-se como ato de improbidade administrativa a ao ou omisso que causa leso ao errio, decorrente tanto de dolo como de culpa em sentido estrito.

35 [CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental] Considere que um servidor pblico requisite, seguidamente, para proveito pessoal, os servios de funcionrios de uma empresa terceirizada de servios de limpeza, contratada pelo rgo em que o servidor exerce funo de chefia. Nessa situao, esse fato caracterizado como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 36 [CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Administrao - Especficos] Um ato de improbidade administrativa corresponde, necessariamente, a um ilcito penal que acarreta indisponibilidade dos bens do agente que o praticou.

Gabarito

1E 9C 17 E 25 C 33 C

2E 10 C 18 E 26 C 34 C

3C 11 E 19 E 27 E 35 C

4B 12 E 20 E 28 E 36 E

5B 13 C 21 C 29 E

6C 14 E 22 E 30 C

7E 15 E 23 C 31 E

8C 16 E 24 E 32 E

Exerccios no comentados

1 (MMA/2011/CESPE) Considere que um servidor pblico requisite, seguidamente, para proveito pessoal, os servios de funcionrios de uma empresa terceirizada de servios de limpeza, contratada pelo rgo em que o servidor exerce funo de chefia. Nessa situao, esse fato caracterizado como ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito.

2 (CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio Contabilidade)A lei considera atos de improbidade administrativa os que gerem enriquecimento ilcito, os que causem prejuzo ao errio e os que atentem contra os princpios da administrao pblica.

3 (CESPE - 2010 - BRB - Escriturrio) Os atos de improbidade administrativa importam suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, com prejuzo da ao penal cabvel.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 4 (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Direito - rea Judiciria especficos) As sanes penais, civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsveis pelos atos de improbidade, de forma isolada ou cumulativa, de acordo com a gravidade do fato.

5 - (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Direito - rea Judiciria especficos) Os atos de improbidade administrativa esto taxativamente previstos em lei, no sendo possvel compreender que sua enumerao seja meramente exemplificativa.

6 - CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Direito - rea Judiciria especficos) De acordo com a CF, os atos de improbidade administrativa, entre outras consequncias, importaram a cassao dos direitos polticos.

7 (CESPE - 2010 - TCE-BA - Procurador) Atos de improbidade administrativa so os que geram enriquecimento ilcito ao agente pblico ou causam prejuzo material administrao pblica. Quem pratica esses atos pode ser punido com sanes de natureza civil e poltica - mas no penal - como o ressarcimento ao errio, a indisponibilidade dos bens e a perda da funo pblica.

8 (CESPE - 2009 - TRE-MG - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas) Com base na Lei n. 8.429/1992, assinale a opo correta acerca dos atos de improbidade administrativa. a) Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. b) Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. c) Frustrar a licitude de concurso pblico constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA d) Liberar verba pblica sem que haja estrita observncia das normas pertinentes ou influir na aplicao irregular dessa verba constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. e) Deixar de prestar contas quando se est obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio.

9 (CESPE - 2009 - DPE-AL - Defensor Pblico) Negar publicidade aos atos oficiais constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio.

10 (CESPE - 2009 - SECONT-ES - Auditor do Estado Direito) Caso o empregado de uma sociedade de economia mista perceba vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza, estar ele praticando um ato de improbidade administrativa e, se condenado judicialmente, o sujeitar perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimnio, entre outras penalidades.

11 (CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia) As sanes aplicveis aos atos de improbidade tm natureza civil e, no, penal.

12 (CESPE/TRE-MG/2009) No constitui ato de improbidade administrativa, considerado pela Lei n. 8.429/1992 como atentatrio aos princpios da administrao pblica, a) praticar ato administrativo que dispense ou declare a inexigibilidade de processo licitatrio. b) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. c) revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. d) negar publicidade aos atos oficiais. e) deixar de prestar contas quando for legalmente obrigado a faz-lo.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA 13 (CESPE/AGU/2009) De acordo com a legislao respectiva, cabvel a transao penal nas aes destinadas a apurar atos de improbidade.

14 (PRF/2008/CESPE) Durante abordagem a um carro, um PRF, ao revistar o porta malas do automvel, verificou que mercadorias de comercializao proibida no territrio nacional haviam sido importadas pelo condutor e estavam sendo transportadas. O condutor informou que era desempregado e fizera viagem a pas vizinho porque pretendia vender as mercadorias no DF e, ato contnuo, ofereceu ao PRF R$ 1.000,00 para que este possibilitasse a continuidade da viagem, livre de qualquer represso. Diante dessa situao hipottica e levando em considerao os ditames da Lei de Improbidade Administrativa, assinale a opo correta. a) Caso o PRF aceitasse a oferta do condutor, estaria configurada a prtica de improbidade administrativa na modalidade dos atos que importam enriquecimento ilcito. b) Caso o PRF aceitasse a vantagem econmica oferecida, o condutor poderia responder criminalmente, mas no responderia por improbidade administrativa, j que particular, ou seja, no ocupa funo pblica. c) Caso o PRF aceitasse a vantagem econmica oferecida, estaria sujeito s cominaes previstas na lei em questo, as quais impedem, para evitar a dupla penalizao, a aplicao de outras sanes civis e administrativas d) Caso o PRF aceitasse a propina oferecida, qualquer pessoa que viesse a ter cincia do fato poderia representar autoridade administrativa competente para a instaurao de investigao destinada a apurar a prtica do ato de improbidade. Caso a representao atendesse aos requisitos legais, a apurao dos fatos seria processada na forma do procedimento previsto no CPC. e) No caso de o PRF praticar o ato mprobo, qualquer ao destinada a aplicar sanes previstas na lei em apreo poderia ser proposta at cinco anos aps o trmino do exerccio do mandato do PRF.

15 (STF/2008/CESPE) Os atos de improbidade administrativa devem ter por pressuposto a ocorrncia de dano ao errio pblico.

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO P/ ANALISTA MCTI PROFESSOR: IGOR MOREIRA

GABARITOS 1-C 2-C 3-E 4-C 5-E 6-E 7-E 8-C 9-E 10 - C 11 - E 12 A 13 E 14 A 15 E

Prof. Igor Moreira www.pontodosconcursos.com.br

También podría gustarte