Está en la página 1de 7

MARCHA CRIANA

GEOGRAFIA
4.o ano / 3.a srie AVALIAO 4
As principais atividades econmicas Os meios de transporte Os meios de comunicao O Brasil em resumo Respostas da avaliao 4

AVALIAO 4
VOC SABIA
Antigamente, no existia dinheiro No existia loja No existia shopping No existia nem comrcio As pessoas trocavam uma mercadoria por outra e, mais tarde, co- mearam a utilizar certos produtos como o sal para servir de moeda. Durante algum tempo o sal foi usado como se fosse dinheiro. Tudo que se fizesse podia ser trocado por uma certa quantidade de sal. O pagamento por servios prestados era feito por uma determinada quantidade de sal. E foi da palavra sal que se originou a palavra salrio, que hoje recebemos pelo nosso trabalho. Por meio dessas trocas, e da necessidade de outros produtos, surgiu o comrcio. O comrcio, hoje, pode ser realizado tambm atravs dos meios de comunicao, como o computador. O comrcio feito dentro de um mesmo municpio, estado ou pas, ou realizado entre lugares distantes, podendo sempre contar com os meios de transporte para garantir a chegada destes produtos com qualidade e preciso. 1. Com base nas informaes dadas no texto, faa o que se pede: a) Responda: Como era feito o comrcio antigamente?

O que as pessoas recebiam em forma de pagamento pelos seus servios?

b) Com as palavras do quadro complete corretamente: COMRCIO INTERNO EXPORTAO IMPORTAO COMRCIO EXTERNO

O comrcio realizado dentro de um mesmo municpio, estado ou pas chamado de .

Quando o comrcio realizado entre dois pases chamado de .

Quando um pas vende um produto para outros pases, ele pratica a .

Quando um pas compra produtos de outros pases, ele pratica a .

c) Com suas palavras explique o que comrcio:

2. Encontre no diagrama palavras que completem as informaes: As pessoas que compram e vendem mercadorias so os . As pessoas que trabalham nas casas comerciais so os . O recurso utilizado atualmente para pagamento nas atividades comerciais o C S C T I C A M E R M T O O Q R E O M S A A D E R R M I X M U T I S I C C I O E P E S M M A N O T A P R R R A O P L H S D T R C S C O E O E E A . I C D O O I I P P A I P N O I M R R A M R R A H M N E M R O L N O O E O E T R D I N H E T R O P R O A C O M E R M E L Q T C D O S A L O D M S

3. Passeando pela cidade, Paulo observou pela janela do nibus uma criana que andava de bicicleta na calada, um helicptero do corpo de bombeiros que sobrevoava o centro e o metr que passava pelo trecho de superfcie. Paulo muito esperto, quis saber mais sobre os meios de transporte e o trnsito de sua cidade. Marque com um (X) a resposta certa: Os meios de transporte terrestres que aparecem no texto so: ( ) bicicleta, trem, carros ( ) metr, nibus, bicicleta O meio de transporte areo que Pedro observou: ( ) balo ( ) helicptero Os meios de transporte aquticos podem ser: ( ) martimos, fluviais, lacustres ( ) ocenicos, pluviais As pessoas que viajam de trem desembarcam em uma: ( ) estao ferroviria ( ) estao rodoviria 4. Com o aumento da populao e o aumento dos meios de transporte, surgiu a necessidade de orientar motoristas e pedestres, para que todos vivam em segurana. Ento, foram criados o Cdigo de Trnsito e um sistema de sinalizao. Lembrete: Devemos respeitar os sinais e as regras de trnsito. a) Voc j deve conhecer algumas placas de sinalizao! Represen- te por meio de desenhos: O semforo, indicando o significado de cada cor:

Mo dupla:

Proibido estacionar:

b) Depois de tudo o que aprendeu sobre o trnsito, o que voc gos- taria de dizer aos motoristas?

c) E o que voc diria aos pedestres?

5. No vivemos isolados. Estamos sempre nos comunicando com algum. Os meios de comunicao nos proporcionam o progresso, o divertimento, a solidariedade e muito mais. a) Desembaralhe as palavras do quadro e descubra os meios de comunicao que podemos utilizar. Depois, re-escreva-os e des- taque os que voc e sua famlia mais utilizam: ARCTA TSOLVEIE DIRO IMACNE EFOTLENE DORPUCTMAO XAF OLJARN

b) Imagine que voc vai enviar uma carta para um(a) amigo(a) que mora em outra cidade. Crie seu envelope e coloque todos os dados necessrios para que ele(a) receba sua carta. Os endere- os podem ser inventados.

RESPOSTAS DA AVALIAO 4
1. Com base nas informaes dadas no texto, faa o que se pede: a) Responda: Como era feito o comrcio antigamente? As pessoas trocavam uma mercadoria pela outra. O que as pessoas recebiam em forma de pagamento pelos seus servios? As pessoas recebiam uma certa quantidade de sal.

b) Com as palavras do quadro complete corretamente: COMRCIO INTERNO EXPORTAO IMPORTAO COMRCIO EXTERNO c) O comrcio realizado dentro de um mesmo municpio, estado ou pas chamado de comrcio interno. Quando o comrcio realizado entre dois pases chamado de comrcio externo. Quando um pas vende um produto para outros pases, ele pratica a exporta- o. Quando um pas compra produtos de outros pases, ele pratica a importao.

Com suas palavras explique o que comrcio: Resposta pessoal.

2. Encontre no diagrama palavras que completem as informaes: As pessoas que compram e vendem mercadorias so os comerciantes. As pessoas que trabalham nas casas comerciais so os comercirios. O recurso utilizado atualmente para pagamento nas atividades comerciais o dinheiro. C S C T I C A M E R M T 3. O O Q R E O M S A A D E R R M I X M U T I S I C C I O E P E S M M A N O T A P R R R A O P L H S D T R C S C O E O E E A I C D O O I I P P A I P N O I M R R A M R R A H M N E M R O L N O O E O E T R D I N H E T R O P R O A C O M E R M E L Q T C D O S A L O D M S

Passeando pela cidade, Paulo observou pela janela do nibus uma criana que andava de bicicleta na calada, um helicptero do corpo de bombeiros que sobrevoava o centro e o metr que passava pelo trecho de superfcie. Paulo muito esperto, quis saber mais sobre os meios de transporte e o trnsito de sua cidade. Marque com um (X) a resposta certa: Os meios de transporte terrestres que aparecem no texto so: ( ) bicicleta, trem, carros (X) metr, nibus, bicicleta

O meio de transporte areo que Pedro observou: ( ) balo (X) helicptero

7
Os meios de transporte aquticos podem ser: (X) martimos, fluviais, lacustres ( ) ocenicos, pluviais

As pessoas que viajam de trem desembarcam em uma: (X) estao ferroviria ( ) estao rodoviria 4. Com o aumento da populao e o aumento dos meios de transporte, surgiu a necessidade de orientar motoristas e pedestres, para que todos vivam em segurana. Ento, foram criados o Cdigo de Trnsito e um sistema de sinalizao. Lembrete: Devemos respeitar os sinais e as regras de trnsito. a) Voc j deve conhecer algumas placas de sinalizao! Represente por meio de desenhos: Desenhos do aluno. O semforo, indicando o significado de cada cor: Mo dupla: Proibido estacionar:

b) Depois de tudo o que aprendeu sobre o trnsito, o que voc gostaria de dizer aos motoristas? Resposta pessoal. c) E o que voc diria aos pedestres? Resposta pessoal.

5. No vivemos isolados. Estamos sempre nos comunicando com algum. Os meios de comunicao nos proporcionam o progresso, o divertimento, a solidariedade e muito mais. a) Desembaralhe as palavras do quadro e descubra os meios de comunicao que podemos utilizar. Depois, re-escreva-os e destaque os que voc e sua famlia mais utili- zam: carta, fax, rdio, cinema, telefone, computador, televiso, jornal. b) Imagine que voc vai enviar uma carta para um(a) amigo(a) que mora em outra cidade. Crie seu envelope e coloque todos os dados necessrios para que ele(a) receba sua carta. Os endereos podem ser inventados. Carta do aluno.

También podría gustarte