Está en la página 1de 13

Forja

Ol a todos, venho acompanhando o forum a algum tempo e essa minha primeira postagem. Sou iniciante no ofcio da cutelaria. Fiz uma forja a carvo no inicio de 2006 e mais recentemente, meados de 2008, constru uma a gs. Venho tentado produzir algumas faquinhas que, numa prxima oportunidade mostro as fotos. O fato que meu conhecimento parco vem basicamente de pesquisas na internet, de um livro americano e das convensas que tive com alguns veteranos am alguns SP Knife Show. Acho que o momento de expor algumas duvidas e experincias com o pessoal do forum. Essas so as fotos da minha forja a gs (fotos do fim de 2008).

Foi feita de um tubo de ao com uma parede de aprox 5mm e o interior de argamassa refratria que usada em fornos de fundio para joalheria. A forja grande (demais at), no me lembro agora precisamente mas tem uns 450 mm de comprimento interno (fora as tampas) e quase 200 mm de dimetro interno.

Essa ultima figura ai mostra como eu fiz o queimador. um tubo de inos tampado com um gicle com um orifcio de 0,35mm (se no me engano) na ponta. Como no conseguia estabilizar a chama eu coloquei um outro tubo na ponta da saida de gas

pra isolar essa saida do fluxo de ar proveniente do insuflador. Deu certo, super tranquilo de acender. Agradeo os que leram at aqui, agora vem as duvidas. Eu vejo muitas fotos e vdeos na internet e tenho a sensao de que as forjas ficam extremamente brilhantes assim como as peas incandescentes. Eu sei que depende muito da camara e da condio de luz mas, o fato que no meu caso consigo deixar a pea laranja clara mas no amarela. Acho que nunca conseguiria caldear nada, por exemplo. Se mantenho a chama bem azul no interior da forja a pea dificilmente fica alaranjada. Deve haver um equilbrio muito sutil entre quantidade de ar e gs para garantir a queima estequiomtrica sem que o ar do insuflador roube o calor da forja. Queria saber se essa configurao de queimador tem alguma falha grave, se sou eu quem no consigo regul-lo ou se estou esperando demais da forja. Eu uso um dimer de ventilador pra controlar a vazo do insuflador, o que eu ja constatei que no uma boa. Essa forja, como vocs podem ver na figura tem o queimador tangencial a seo do volume interno. Isso ruim? Alguem ja usou dessa forma e funcionou? Manta refratria melhor que o cimento? Estou disposto a construir outra forja, mas quero tentar esclarecer todas as duvidas antes de comear qualquer coisa. Agradeo a ateno, Rodrigo

dz farias Guru

Join Date: Feb 2006 Posts: 1,327

Assim fica dificil de dizer se a sua funciona ou nao, vou tentar dizer como fiz a minha. Usei um pedao de um extintor de incendio desses de gaz, ele tem as paredes mais grossas, soldei um cano de uns 10 cm de um tubo mais fino ligado a um mais grosso onde esta ligado o gas e o oxigenio. porque dos 2 tipos de cano, se for de um diametro so pode nao ocorrer uma mistura adequada, usando na ponta um de menor diametro essa mistura fica mais homogenea, o quemador useu uma ponteira de um maarico acho que do tipo 1 ou 0, abrindo do a valvula para um furo de 1 mm. E de preferencia a usar a mantar refrataria pois ela aquece mais rapidamente e esfria tambem mais rapidamente. E as aberturas faa elas de p e nao deitada fica mais facil depois na hora da tempera. E a forja nao precisa ser tao comprida assim a minha nao tem mais que 20 cm de comprimento. Acho que isso, espere mais um pouco pois os mais experientes poderam te dar dicas mais praticas que as minhas. Abraos __________________

Victor S. Farias DZ.FARIAS@GMAIL.COM Visitem meu blog. Abraos http://dzfarias.blogspot.com/

Gerson Skilled

Join Date: Oct 2006 Location: Campina Grande - PB Posts: 655

Ol Rodrigo Eu fiz a minha tambm de extintor. a entrada de ar no meio do corpo da forja e no tangencial como a sua. A ventoinha de ar condicionado de caminhonete. Liguei e deu certo desde a primeira vez. Pelo pouco que sei a temperatura da sua forja parece estar ligada chama de gas e no estrutura. A chama no pode ser azul como gas de cozinha. Esta chama azul oxidante e no vai aquecer como deve. Outra coisa a vlvula que est no bujo tem que ser vlvula de alta presso e no de bujo de cozinha. A ventoinha vai mandar oxignio pra dentro da cmara da forja para aumentar a temperatura, porm a chama deve ser amarela. Boa sorte __________________ Gerson Bragagnoli Campina Grande - PB http://facasbragagnoli.blogspot.com/ gersongb@terra.com.br

Join Date: Jul 2002 Location: Ribeiro Preto - SP - Brasil Posts: 3,107

cabete Hall of Famer

Pouco gs.

Parabns pela qualidade de sua construo. V-se de cara que muito caprichoso! Creio que baste fazer um ajuste na saida de gs. Se est usando ventoinha pra jogar o ar no h razo pra restringir a saida de gs que tambm tem um registro de regulagem do mesmo.

Serre a ponta do caninho retirando a pea de 0,35 e pronto, sua forja ser outra. Ele deve demorar pra aquecer pois no tem a fibra cermica mas tambm no tarde pra resolver isto pois tem um buraco l ento pode colocar manta de fibra cermica diminuindo o furo, normalmente usamos um furo de 8 x 8 cm e o que basta. Faa estas modificaes e ficar com uma excelente forja. __________________ Marcos Soares Ramos Cabete kbt@brascopper.com.br Ribeiro Preto-SP - Brasil

LCASERAPIAO Hall of Famer

Join Date: Mar 2006 Posts: 2,158

Pelo que vi, creio que o nico problema da sua forja a sada de gs. Tire o gicl. A vazo de gs vai aumentar e sua forja vai aquecer muito mais. Se quiser que aquea mais rpido ponha uma camada de manta refratria. Espao interno vc tem. Parabns pela forja a minha em comparao parece uma sucata. Um abrao e mostre suas facas! __________________

"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esprito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS


Garanhuns-PE lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/

Join Date: Jun 2008 Location: So Jos dos Campos - SP - BRASIL Posts: 345 Andrey Skilled

Ol Rodrigo! Acabei de concluir e testar minha forja a gs e gostei do resultado, ento estou colocando aqui alguns detalhes e fotos esperando poder ajudar em algo. Repare que ela se enquadra bem nas dicas que voc recebeu aqui. Constru baseado em posts antigos e tbm no tutorial que est no site do Villar: http://www.rvilarknives.com.br/rvilar/ O tnel interno possui 44cm de comprimento e 8 cm de dimetro, tem dupla

camada de manta cermica densidade 96 de 1". Fiz os queimadores com canos de 1" e orifcio de sada do gs com 1mm. A ventoinha de um Sugar antigo, consome apenas 50w e deu conta dos dois queimadores mas ainda pretendo conseguir uma um pouco mais forte. Ainda no tive tempo de forjar nada mas ontem fiz um teste de aquecimento e me pareceu estar funcionando bem, aqueci um pedao de mola de fusca usando 1 queimador e me pareceu que o calor na forja est bem distribudo, depois acendi os 2 queimadores e aqueci uma barra redonda de 1020 com 20mm de espessura at o amarelo em bem pouco tempo e me surpreendi em ver como basta abrir bem pouco o registro de gs.

O suporte de tenazes ainda no est fixo pois pretendo decidir a distncia a fazer os furos apenas depois de testar na prtica.

Nesta ltima foto tentei mostrar a sada dos queimadores.

As dicas dos amigos acima certamente j mataram a questo! Abrao e boa sorte!
cassio Master Join Date: Jan 2003 Location: south of brazil Posts: 972

Acho que vc tem que aumentar o furo de 0,35 mm para 1mm, ou 1, 5 mm...vai dar tudo certo, a forja esta muito bacana! cassio

Rodrigo Lavieri Member

Join Date: Nov 2006 Location: Itu, So Paulo, Brazil Posts: 15

Muito obrigado pelas resposta pessoal! Acho que o consenso foi usar um orifcio maior para o gs. Felizmente o gicl que eu usei foi rosqueado ento s trocar. Vou ver se fabrico uns outros bicos. Outra coisa o revestimento. Eu ainda tenho o cimento que usei pra fazer a forja, ser que da pra engrossar as paredes internas? Se no vou atrs de manta refratria mesmo. Andrey, muito legal colocar fotos da sua forja aqui tambm, inclusive com detalhes de fabricao. Excelente trabalho! A sua forja tem uma camada de isolamento visivelmente mais espessa que a minha. Quando voc tiver mais testes, comente os resultados.

Tem mais essas duas fotos do processo de fabricao com o cimento.

Essa primeira foi uma grade de galinehiro que eu coloquei no meio da argamassa porque achei que fosse rachar, mas acho que exagero.

Essa outra do tubo que eu usei como molde pro interior. Nas tampas tem uns cubos de madeira envoltos e filme de pvc pra formar os buracos. Abrao a todos! Rodrigo
Join Date: Mar 2006 Posts: 2,158

LCASERAPIAO Hall of Famer

Vixe... Depois de ver este post fiquei com vontade de jogar minha forja fora!!! Belas Forjas Rapazes!!! Esto de parabns!!! Na minha forja no uso gicl. A regulagem na vlvula.... Tente fazer um furo maior. Se no aquecer... Tire o dito cujo.... E mande brasa! Um abrao. __________________

"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esprito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS


Garanhuns-PE lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/

Rodrigo Lavieri Member

Join Date: Nov 2006 Location: Itu, So Paulo, Brazil Posts: 15

Hoje a tarde implementei as sugestes. Na verdade aumentei o furo do gs (passou pra 2mm). Alm disso diminui o comprimento daquele pequeno tubo na saida de gs que serve pra evitar que a chama apague (da pra ver numa figura em corte que esta no post original). O fato que melhorou muito! No sei ainda se consigo caldear algo (nunca tentei nem tive a oportunidade de ver algum fazendo), mas o tempo de aquecimento diminuiu e a cor da pea ficou muito mais amarelada. Essa uma foto dela funcionando.

A foto aumenta um pouco o brilho, mas da pra ter uma idia. A forja ta deitada pq eu coloquei ela numa posio que a chama incida diretamente sobre a pea. Eventualmente depois eu a volto pra posio normal em que a chama fica tangencial. Abrao Rodrigo
Join Date: Mar 2006 Posts: 2,158

LCASERAPIAO Hall of Famer

Boa Rogrigo!!! Na minha nem uso gicl!!! Mas v dimensionando a... pois a experincia base pra conhecimento. Um abrao. __________________

"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esprito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS


Garanhuns-PE

lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/

Join Date: Jul 2002 Location: Ribeiro Preto - SP - Brasil Posts: 3,107

cabete Hall of Famer

Gigl e quebra vento

O gigl realmente desnecessrio. Ele s necessrio nos maaricos tipo venturi, sem ventoinha mas pra caldear h necessidade de colocar mais de um destes maaricos e neste caso o furo por volta de 0,8 mm. O quebra vento sobre o gigl tambm no necessrio, nunca v em outras forjas e nem por isto apagam talvez o apagar era justamente por ter uma mistura muito pobre em gs. __________________ Marcos Soares Ramos Cabete kbt@brascopper.com.br Ribeiro Preto-SP - Brasil