Está en la página 1de 16

AVALIAO ERGONOMTRICA DOS CESTOS AREOS ISOLADOS PARA LINHA VIVA

Palavras-Chave: Guindauto, Ergonomia em Cesto Areo, Linha Viva 1. INTRODUO: 1.1 CONTEXTO: Desde a criao da eletricidade e a rpida expanso das redes eltricas, com a necessidade de utilizao de tenses de Mdia, Alta e Extra-Alta Tenso, para transporte de grandes montantes de Energia Eltrica, um dos problemas mais crticos refere-se necessidade de desligamentos para construo e manuteno das redes eltricas. Neste contexto, para solucionar as reclamaes por falta de energia e as perdas de faturamento, alm das multas devido extrapolao dos ndices operacionais, as concessionrias de Energia Eltrica, vem reduzindo drasticamente as autorizaes para desligamentos temporrios programados. A grande maioria das intervenes so realizadas com as redes energizadas, com a utilizao das equipes de LINHA VIVA (HotLine). O caminho de LINHA VIVA (L.V.) composto por um guindauto mecnico com brao articulado composto por um brao e Cesto Isolante, objeto deste trabalho.

Ilustrao 1 - Caminho para trabalho de Linha Viva

1.2 FORMULAO DO PROBLEMA: Os servios de L.V. so realizados ao tempo, portanto, os eletricistas que trabalham, operam dentro dos cestos isolados com comando hidrulico local, ficam expostos a condies extremas de temperatura, vento e intempries. H tambm a necessidade de se avaliar os esforos fsicos exigidos no trabalho de LV e avaliar a condio ergonmica dos cestos isolados.

1.3 JUSTIFICATIVA: Embora existam Normas Brasileiras (NBRs) e as prprias Normas Regulamentadoras (NRs) visvel o grande desconforto a que os profissionais de LV esto sujeitos e as dificuldades proporcionadas pela necessidade de uso de EPIs pesados, fechados, que limitam seus movimentos. Nesta atividade considerveis esforos fsicos so exigidos, tais como: levantamento de isoladores, mantas, leitos, execuo de amarrao, etc... 1.4 OBJETIVOS: 1 .4.1 OBJETIVO GERAL: Avaliar as condies ergonmicas dos cestos isolados para LV visando melhor o conforto e avaliar as condies gerais de segurana. 1.5 DELIMITAO DO TRABALHO: Este trabalho foi realizado na Empresa Eletro Instaladora Cantarelli em Santa Maria RS, com o Veculo GMC equipado com equipamentos para Servio de Linha Viva nas Tenses Nominais de 15KV e 25KV. Vamos avaliar as condies ergomtricas do Cesto Areo onde o Montador de Redes executa seu trabalho. 1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO: Neste trabalho estaremos analisando as condies especficas do trabalho no Cesto Areo. Inicialmente ser efetuada uma descrio do veculo de Linha Viva (LV) mostrando com imagens os equipamentos disponveis e suas funes bsicas. Numa segunda etapa faremos a descrio com fotos e medidas especficas do Cesto Areo. Estes dados sero confrontados com as normas vigentes a fim de verificar se o equipamento em anlise est ou no de acordo com a legislao. Na etapa derradeira apresentaremos algumas sugestes de melhorias que podero ser implementadas a fim de minorar as dificuldades de operao no Cesto Areo.

2 REVISO BIBLIOGRFICA: 2.1 TEORIA DE FUNDAMENTO: 2.1.1. Manuteno com a Linha Energizada (Linha Viva): Os trabalhos executados em linha viva devem ser realizados mediante a adoo de procedimentos e metodologias que garantam a segurana dos trabalhadores. Esto associados s

atividades realizadas na rede de alta tenso energizada mediante os mtodos abaixo: Mtodo ao contato: O trabalhador tem contato com a rede energizada, mas no fica no mesmo potencial. Mantm-se devidamente isolado, utilizando equipamentos de proteo individual e coletiva adequados tenso da rede (figura 3a). Mtodo ao potencial O trabalhador fica em contato direto com a tenso da rede, no mesmo potencial. necessrio o emprego de medidas de segurana que garantam o mesmo potencial eltrico no corpo inteiro do trabalhador. Deve ser utilizada uma vestimenta condutiva (roupa, capuz, luvas e botas) ligada rede atravs de cabo condutor eltrico (figura 3b). Mtodo distncia O trabalhador interage com a parte energizada a uma distncia segura, atravs do emprego de procedimentos, estruturas, equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes apropriados (figura 3c).

2.1.2 Definio de CESTA AREA: Equipamento veicular destinado elevao de pessoas para execuo de trabalho em altura, dotado de brao mvel, articulado, telescpico ou misto, com caamba ou plataforma, com ou sem isolamento eltrico, podendo, desde que projetado para este fim, tambm elevar material por meio de

guincho e de lana complementar (JIB), respeitadas as especificaes do fabricante (Segundo NR-12). 2.1.3 Dados Construtivos de um Equipamento para Linha Viva: 2.1.3.1. ESTRUTURA: Construda em perfilados de ao de alta resistncia tomando-se um conjunto leve e robusto, capaz de suportar todos os esforos decorrentes do trabalho e do transporte. 2.1.3.2 SAPATAS: Em forma de "A", telescpicas, podendo ser montadas na dianteira ou na traseira, sendo disponvel opcionalmente a adio de sapatas auxiliares. 2.1.3.3 - SISTEMA DE GIRO: Do tipo pinho cremalheira ajustvel (folga zero), com ngulo de giro de at 420, cobrindo toda a regio de trabalho por ambos os lados, sendo ainda fornecido opcionalmente com giro infinito. 2.1.3.4 BASE: Construdo a partir de chapas de ao soldadas em forma de bero, onde recebe a lana inferior, o cilindro da lana inferior e o mecanismo de giro. 2.1.3.5 - CONDUTORES HIDRULICOS RGIDOS, feitos a partir de tubos de ao serm costura, conforme Norma NBR 8476. FLEXVEIS, a partir de mangueiras hidrulicas com uma trama de ao conforme norma SAE 100 R5. 2.1.3.6 - LANA INFERIOR Tubular octavada, conferindo alta resistncia flexotorcional, onde so montadas nas extremidades as articulaes entre a torre e o brao isolado, atravs de um sistema pino, buchas cementadas e arruelas para eliminao de folgas e alta preciso de movimentos. 2.1.3.7 - LANA SUPERIOR Construda em material isolante de alta rigidez dieltrica e protegida com filme anti-UV, em formato especial para minimizar a concentrao de resduos condutivos oriundos da evaporao da umidade do ar no caso de condensao, sendo ainda fornecido com capa protetora. 2.1.3.8 - ARTICULAO Formada por conjunto de bielas e cilindro hidrulico que possibilita um movimento de 180 entre a lana superior e a lana articulada. 2.1.3.9 - CIRCUITO HIDRULICO Bomba hidrulica de engrenagens para presso at 220 bar e vazo varivel de acordo com a rotao do motor, acoplada diretamente ao motor do veculo atravs da tomada de fora, opcionalmente pode ser fornecida com conjunto moto-bomba eletro-hidrulica 12 VCC em substituio bomba manual (sistema de emergncia) possibilitando recolhimento do equipamento em caso de pane no motor do veculo.

Cilindros hidrulicos de duplo efeito, dotado de vlvulas de segurana do tipo holding dupla no giro e braos, e reteno pilotada nas patolas, evitando quedas de lanas em caso de rompimentos de caalizaes e mangueiras ou danos no sistema hidrulico, possibilitando movimentos suaves do equipamento. 2.1.3.10 - SISTEMA DE COMANDO O sistema de comando consiste em trs unidads independentes e selecionveis de acordo com a necessidade de operao: 2.1.3.10.1 - COMANDO DAS PATOLAS: Instalado na base do equipamento facilitando a visualizao, garantindo perfeito assentamento das sapatas ao terreno e o correto nivelamento. Neste comando est instalado o corpo seletor de vazo, que determina a prioridade de distribuio de leo ao comando da base ou do cesto. 2.1.3.10.2 - COMANDO DA BASE: Instalado na extremidade inferior da lana metlica, de onde se executa os movimentos dos braos e giro do equipamento a partir da base. 2.1.3.10.3 - COMANDO DOS CESTOS: fornecido com sistema convencional de mangueiras isoladas instaladas no interior das lanas, neste caso requerendo monitoramento peridico do isolamento, o comando instalado diretamente no cesto e acionado por um conjunto de alavancas individuais dotados de trava de segurana, sendo necessrio neste caso a utilizao de mangueiras e leo isolante.

Ilustrao 2 Comando do Cesto

2.1.3.11 - SISTEMA DE SEGURANA: 2.1.3.11.1- ESTRUTURAL: Fabricado atravs de materiais de alta resistncia mecnica e design octavado especial antitorcional e antifolga. 2.1.3.11.2 - DIELTRICA: Materiais de alta rigidez dieltrica na lana superior e design minimizador da concentrao de resduos condutivos, cestos, liner e tirantes isolados. 2.1.3.11.3 - HIDRULICA: Vlvulas de segurana em todos os cilindros, seleo de comandos com prioridade para a base bomba hidrulica manual para recolhimento em caso de falha no sistema. 2.1.3.11.4 - OPERACIONAL: Sistema de operao de emergncia a partir da base possibilitando remoo de operador desacordado do interior do cesto, no solo, graas a sua geometria over-center na primeira lana e

sistema de bielas. Possibilidade de seleo da prioridade de operao a partir da base independente da situao do comando cesto. 2.1.3.12 - MECANISMO DE NIVELAMENTO DOS CESTOS Construdo de um sistema de paralelogramo interno lana inferior e interligado atravs de correntes e engrenagens as barras isoladas internas na lana superior, conferindo-lhe verticalidade ao cesto em qualquer posio, dotado ainda de um sistema no caso de impactos ou obstrues no local de trabalho e basculamento do mesmo no caso de emergncias. 2.1.3.12.1 - CESTO ISOLADO Construdo em material isolante de alta rigidez dieltrica e estrutural, capaz de suportar os esforos decorrentes do trabalho, sendo ainda dotado de liner e capa protetora, sendo suas dimenses: 630 mm x 630 mm x 1035 mm (De acordo com a Norma ANSI).

Ilustrao 3 - Cesto Areo Isolado

2.1.3.12.2 - ACESSRIOS OPCIONAIS: CONJUNTO MOTO-BOMBA ELETRO-HIDRULICA 12VCC

(Sistema de Emergncia), possibilitando recolhimento do equipamento em caso de pane no motor do veculo, substitui a bomba manual Standard. SISTEMA DE ACELERAO/DESACELERAO AUTOMTICO Que varia a rotao do motor, de acordo com a potncia hidrulica solicitada pela bomba, cada vez que for acionado algum dos comandos, contribuindo em muito na economia de combustvel e no aumento da vida til do motor. TOMADA HIDRULICA Junto ao cesto para acionamento de ferramentas com engates rpidos e circuito hidrulico isolado, para equipamento com comando instalado diretamente no cesto. CABINE AUXILIAR GIRO INFINITO Para acomodao de ferramentas e acessrios utilizados pelas equipes.

2.2 TEORIA DE FOCO: Neste estudo estaremos abordando especificamente o equipamento Cesto Areo e suas condies operacionais e ergonmicas. 3. METODOLOGIA: 3.1 TIPO DE PESQUISA : Neste trabalho efetuamos a medio do cesto areo visando confrontar com as normas vigentes.

3.2 - LEVANTAMENTO DE DADOS:

Ilustrao 4 - Imagem do Cesto Areo Escada de Acesso

Ilustrao 5 - Cesto Areo - Guincho de Apoio

Ilustrao 6 - Acessando ao Cesto

Ilustrao 7 - Carro de Linha Viva

Ilustrao 8 - Cesto Areo - Espao Disponvel

Segundo manual do fabricante ALTEC, modelo A50-OC, alguns dados a saber:

Trabalho em Altura at 27,4m Alcance Lateral 14,7m Isolado, ANSI categoria C, at 46kV Capacidade nominal da Plataforma (Cesto) para um homem: 181,4kg Capacidade nominal (total = homem + ferramentas) para manuseio de material: 453,59kg Medidas do Cesto: Altura 1,02m; Largura 55cm; Comprimento 70cm Ancoragem para cinto trava-quedas Controle para manuseio do cesto Cesto fechado isolado com cuba isolante (liner) Piso da base do cesto antiderrapante

3.3 ANLISE DOS DADOS

Da NR 12 temos algumas referncias ergonomia para confronto dos dados de campo: 2.2 A caamba deve atender aos seguintes requisitos: a) ser dimensionada para suportar e acomodar o(s) operadore(s) e as ferramentas indispensveis para realizao do servio; b) no devem haver aberturas nem passagens nas caambas de cestas areas isoladas, exceto para trabalho pelo mtodo ao potencial; c) possuir sistema de proteo contra quedas com no mnimo 990 mm de altura e demais requisitos dos itens 12.70 alneas a, b, d, e, 12.71, 12.71.1, 12.73 alneas a, b, c desta NR; d) quando o acesso da caamba for por meio de porto, no pode permitir a abertura para fora e deve ter sistema de travamento que impea a abertura acidental; e) as caambas fabricadas em material no condutivo devem atender aos requisitos da norma ABNT NBR 14631;

f) a caamba das cestas areas isoladas deve ser dotada de cuba isolante (liner), exceto para trabalho pelo mtodo ao potencial

Ilustrao 9 Cesto Isolado sem aberturas (Item 2.2. b)

ilustrao 10 Degrau para acesso ao interior do cesto (Item 2.2. c)

2.6 Para servios em proximidade de linhas, redes e instalaes energizadas ou com possibilidade de energizao acidental, em que o trabalhador pode entrar na zona controlada com uma parte do seu corpo ou com extenses condutoras, a caamba deve possuir isolamento, garantido o grau de isolamento adequado, e devem ser adotadas outras medidas de proteo coletivas para a preveno do risco de choque eltrico, nos termos da NR-10. 2.9 proibida a movimentao de carga, exceto as ferramentas, equipamentos e materiais necessrios para a execuo da tarefa e acondicionados de forma segura. 2.10 As ferramentas, equipamentos e materiais a serem transportados no devem ter dimenses que possam trazer riscos ou desconforto aos trabalhadores. 2.11 O peso total dos trabalhadores, ferramentas, equipamentos e materiais no pode exceder, em nenhum momento, a capacidade de carga nominal da caamba.

2.12 As cestas areas devem ter placa de identificao, localizada na parte inferior do equipamento, na qual constem, no mnimo, as seguintes informaes: (Vide prazo no Art. 2 da Portaria SIT n. 293, de 08 de dezembro de 2011) a) marca; b) modelo; c) isolado ou no isolado; d) teste de qualificao e data do ensaio, se aplicvel; e) nmero de srie; f) data de fabricao (ms e ano); g) capacidade nominal de carga; h) altura nominal de trabalho; i) presso do sistema hidrulico; j) nmero de caambas; k) categoria de isolamento da cesta area, se aplicvel; l) razo Social e CNPJ do fabricante ou importador; m) empresa instaladora; n) existncia de acessrios para manuseio de materiais (guincho e JIB); o) indicao de que o equipamento atende a norma NBR 14631.

2.13 As cestas areas devem ser dotadas de sinalizao de segurana, atendidos os requisitos desta NR, devendo contemplar tambm: (Vide prazo no Art. 2 da Portaria SIT n. 293, de 08 de dezembro de 2011) a) riscos envolvidos na operao do equipamento;

Ilustrao 11 Risco envolvido (Item 2.13. a)

b) capacidade de carga da caamba e dos equipamentos para movimentao de materiais (guincho e JIB); c) informaes relativas ao uso e capacidade de carga da cesta area para mltiplas configuraes. 2.14 Os controles das cestas areas devem estar identificados com smbolos e/ou inscries com a descrio de suas funes. (Vide prazo no Art. 2 da Portaria SIT n. 293, de 08 de dezembro de 2011) 2.15 As cestas areas devem ser submetidas s inspees e ensaios previstos na NBR 14631.

Ilustrao 12 Testes Realizados

2.16 Nos casos de transferncia de propriedade responsabilidade do comprador informar ao fabricante da cesta area, em um prazo de 30 dias a partir do recebimento do equipamento, seu modelo e nmero de srie, bem como o nmero do CNPJ e o endereo do novo proprietrio.

2.17 O vendedor deve providenciar e entregar o manual da cesta area para o comprador.

4. RESULTADOS:

Notou-se que de forma geral o cesto areo da ALTEC, adquirido pela empresa Eletro Instaladora Cantareli, atende s normas relacionadas a Cestos e referentes Ergonomia, objeto de estudo deste trabalho. Contudo deve-se saber que os riscos relacionados a este tipo de trabalho so riscos significativos nas atividades do setor eltrico com cestos areos. So estes riscos: Biomecnicos - posturas no fisiolgicas de trabalho provocadas pela exigncia de ngulos e posies inadequadas dos membros superiores e inferiores para realizao das tarefas, principalmente em altura, levando a intensas solicitaes musculares, levantamento e transporte de carga, etc. Organizacionais - presso no tempo de atendimento a emergncias ou a situaes com perodos de tempo rigidamente estabelecidos, realizao rotineira de horas extras, trabalho por produo, presses da populao com falta do fornecimento de energia eltrica. Psicossociais elevada exigncia cognitiva necessria ao exerccio das atividades associada constante convivncia com o risco de vida devido presena do risco eltrico e tambm do risco de queda (neste caso sobretudo para atividades em linhas de transmisso, executadas em alturas). Ambientais representado pela exposio ao calor, radiao, intempries da natureza, agentes biolgicos, etc. Os levantamentos de sade do setor eltrico mostram que so freqentes na atividade as lombalgias, as entorses, as distenses musculares, LERs ou DORTs e manifestaes gerais relacionadas ao estresse. O que deve ser levado em conta neste caso o dimensional e o espao existente do cesto, pois se observa que, pessoas muito baixas, ou muito altas, ou muito acima do peso, tero suas atividades dificultadas. A profundidade do cesto (1m) um fator que poder gerar dificuldade de movimentao fsica, pois a borda do cesto deveria estar na linha de cintura do operador, permitindo assim, que o tronco fique livre e possa realizar as tarefas com menor esforo. O pequeno espao no interior do cesto e a vestimenta pesada e fechada dificultam a mobilidade e o esforo empregado pelo trabalhador demasiado. Neste nterim, as empresas realizam revezamentos nos

montadores/operadores a cada 45 minutos, sendo este o tempo mximo de permanncia no cesto. Embora o operador disponha de um guincho (com corda de material isolante), para auxiliar no iamento dos materiais de rede (tais como: cruzetas de madeira e metlicas, cadeias, isoladores, etc...), h um esforo fsico importante, pois estes materiais so de grande volume e peso para o trabalho solitrio. Algumas concessionrias equipam os guindautos com cestos duplos. Os trabalhos mais pesados com dois operadores ao mesmo tempo facilita a realizao das tarefas fsicas, mas exige maior ateno na coordenao das aes de operao e segurana. Nas estaes de temperaturas mais altas, como no vero, os operadores de L.V. so submetidos a um grande desconforto. Alm da exposio solar, as vestimentas pesadas, capacete com viseira, balaclava, botas, protetores de membros e luvas classe III submetem condies extremas dentro de um cesto de dimenses diminutas e sem qualquer ventilao. Outro fator de risco e esforo, que, no h qualquer tipo de suporte ou apoio, rgido ou mvel, que o operador possa se utilizar para sair do cesto. H que se apoiar sobre as bordas do cesto e impulsionar o corpo sobre os braos numa altura de 1 metro. Em contrapartida podemos observar nas condies tcnicas que h, por norma, uma preocupao com a estabilidade do cesto durante as manobras, evitando que o operador receba impactos mecnicos contra a parede do cesto, e venha a ser jogado para fora do mesmo.

5 CONCLUSES E RECOMENDAES PARA TRABALHOS FUTUROS:

Conclui-se que o cesto atende a maioria das normas tcnicas da NBR 14631/2000 e da NR-12 referente aos Cestos Areos, exceto o item 2.12 e 2.13 (NR-12), que no h placa de identificao na parte inferior do equipamento e as informaes de segurana devero estar na lngua ptria (figura 11 Risco Envolvido). Contudo, mesmo nos itens da NR 12 e que se referem ergonomia, e a prpria NR 17 Ergonomia, sempre h relatos de desconfortos trmicos, LERs, DORTs, lombalgias, dores de cabea pela

exposio ao tempo, at desenvolvimento de cncer pela exposio solar, etc. Com base nos dados e nos resultados obtidos podemos ver que de acordo com a NR 12 e NBR 14631, no cesto areo isolado no pode haver aberturas ou perfuraes, sendo assim, parece difcil a implementao de uma ventilao para melhoria do conforto trmico dos trabalhadores. Podemos imaginar um sistema de ar que flusse atravs de mangueiras flexveis isolantes ao longo do brao do guindauto. Outra melhoria que poderia ser pesquisada a criao de uma capota ou teto retrtil, onde o trabalhador pudesse usar em momentos de muito sol, reduzindo o desconforto trmico. Esta sugesto precisaria de avaliao e testes para verificao das condies de movimentao, visto que, poderia ser usada para trabalhos nas partes superiores ao nvel dos condutores da rede, como a instalao de capas e cobertores isolantes, por exemplo. Um fato importante observado foi maneira de entrar no cesto: h os degraus na parte externa, porm na parte interna apenas o cesto. No h nenhum apoio para os ps, Sendo esta cota vertical de 1,02m de altura, a entrada do trabalhador fica dificultada (sem apoio), fazendo com que este tenha risco ao entrar e principalmente, para sua sada do cesto. A sugesto seria de fazer uma escada mvel (tipo piscina), de material isolante, onde o trabalhador apoiasse no cesto enquanto entra e enquanto sai. Ou tambm se possvel, implementar algum degrau internamente para apoio do p, que no houvesse frestas cortantes (de acordo com NR 17). Portanto, para o caso analisado recomendaramos a reviso, inspeo e ensaios para adequar-se s normas NBR 14631/2000 e NR-12, para que o equipamento venha a ser colocado em operao.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

Instalaes eltricas de baixa tenso: NBR 5410:2004. Rio de Janeiro, 2004.

Instalaes eltricas de mdia tenso de 1,0 kV a 36,2 kV: NBR 14039:2005. Rio de Janeiro, 2005. CAMPOS, Armando; TAVARES, Jos da Cunha; LIMA, Valter. Preveno e controle de risco em mquinas, equipamentos e instalaes. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2006. Norma Regulamentadora n 10 - Segurana em instalaes e servios em eletricidade. Manual de treinamento. Norma Regulamentadora n 12 - SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS Norma Regulamentadora n 17 - Ergonomia http://www.altec.com/tyfoon/dnld/x5dcf27e755027b58a/A47-OC %20Specifications.pdf (Acessado dia 31/05/2012) NBR 14631/2000 ABNT Cestas Areas Isoladas Especificaes e Ensaios Manual COPEL para Cesto Areo para Guindauto

Este trabalho foi realizado pela Pr Reitoria de Ps Graduao em Engenharia de Segurana - PRPGP da Unifra da turma 2013, pelos alunos Engenheiros Eletricistas : Estevan G. da Silva, Mrio Maral F. Martins, Maio 2012.

También podría gustarte