Está en la página 1de 9

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

ALUNO: Bruno de Jesus Farias Silva. TURMA: 07/12 tec. Em edificaes. PROFESSORA: Walkiria.

Teodolito

O teodolito um instrumento ptico de medida utilizado na topografia, na geodsia e na agrimensura para realizar medidas de ngulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulao.

Conceitos de operao
Ambos os eixos de um teodolito esto equipados com crculos graduados que podem ser lidos atravs de lentes de aumento. (R. Anders ajudou M. Denham a descobrir essa tecnologia em 1864.) O crculo vertical que se move sobre o eixo horizontal deve estar a 90 graus quando o eixo horizontal visto.

Histria
Basicamente um telescpio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um trip centrado (norteado) e verticalizado, podendo possuir ou no uma bssolaincorporada , entretanto o teodolito foi inventado pelo italiano Ignazio Porro, em torno de 1835. E conforme o telescpio, o mesmo instrumento que permitia a medio de distncia, elevao e direo, reduzindo significativamente o tempo usado para um levantamento topogrfico aumentando a preciso.

Tipos
Existe uma diversidade de teodolitos para diversos tipos de usos, precises e alcances. Originalmente apenas um aparelho ptico, hoje, esto disponveis no mercado teodolitos automticos que, por meio de dispositivos eletrnicos, fazem a leitura dos pontos e os armazenam na memria, sendo possvel export-los por software para confeco de mapas com as caractersticastopogrficas do local medido.

Uma estao total um instrumento ptico usado em inspeo moderna. uma combinao de um teodolito eletrnico (trnsito), um dispositivo de medio eletrnica de distncia (EDM) e software que correm em um computador externo. Com uma estao total a pessoa pode determinar ngulos e distncias do instrumento para pontos a serem inspecionados. Com a ajuda da trigonometria, pode-se usar os ngulos e distncias para calcular as coordenadas de posies atuais (X, Y e Z ou northing, easting e elevao) de pontos inspecionados ou a posio do instrumento de pontos conhecidos, em condies absolutas. Os dados podem ser carregados do teodolito para um computador e lido por um software de aplicao gerar um mapa da rea inspecionada. Algumas estaes de totais tambm tm uma interface de GPS.

Exemplo de uso

No caso de se calcular a rea de um local, primeiramente o teodolito posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0 do movimento horizontal esteja direcionado a um ponto de referncia no Plo mais prximo. Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma rvore), mirado atravs do telescpio, e a angulao obtida medida na horizontal e na vertical. Usando uma fita mtrica, mede-se a distncia entre os dois pontos. Seguindo esse raciocnio, a distncia e os ngulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado so medidos e a rea pode ser calculada. Muito usado em metalurgia.

Estao total

Estao total ou Taquemetro (pt.) / Taquemetro (br.) um instrumento eletrnico utilizado na medida de ngulos e distncias. A evoluo dos instrumentos de medida de ngulos e distncias trouxe como consequncia o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a juno do teodolito eletrnico digital com o distancimetro eletrnico, montados num s bloco. A estao total capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns clculos mesmo em campo. Com uma estao total possvel determinar ngulos e distncias do instrumento at pontos a serem examinados. Com o auxlio de trigonometria, os ngulos e distncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posies atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posio do instrumentos com relao a pontos conhecidos, em termos absolutos. A informao pode ser enviada do teodolito para um computador e um software aplicativo ir gerar um mapa da rea estudada. Algumas estaes totais tambm tem uma interface deGPS que combina essas duas tecnologias para fazer uso das vantagens de ambas (GPS - no necessita que os pontos a serem estudados estejam na linha de viso; Estao Total tradicional medio de alta preciso especialmente no eixo vertical comparado ao GPS) e reduz as consequncias das desvantagens de cada tecnologia (GPS - baixa preciso no eixo vertical e menor preciso sem longos perodos de ocupao; Estao Total requer observaes no campo de viso e deve ser feita sobre um ponto conhecido ou dentro do campo de viso de 2 ou mais pontos conhecidos). A maioria dos instrumentos das Estaes Totais medem ngulos atravs de scanner eletro-ptico de extrema preciso de cdigos de barra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento. As Estaes Totais de melhor qualidade so capazes de medir ngulos abaixo de 0,5". A tpica Estao Total EDM pode medir distncias com preciso de cerca de 0,1 milmetros, mas a maioria das aplicaes requer preciso de 1,0 milmetro. Essas estaes totais usam um prisma de vidro como refletor para o sinal EDM, e pode medir distncias de at quilmetros, mas alguns instrumentos no possuem refletores e podem medir distncias de objetos que esto distintos por cor, limitando-se a poucas centenas de metros. Alguns modelos modernos so robotizados permitindo ao operador controlar a mquina distncia via controle remoto. Isso elimina a necessidade de um assistente a segurar o prisma refletor sobre o ponto a ser estudado. O prprio operador segura o refletor e controla a mquina a partir do ponto observado.

Distancimetro
Um distancimetro (br.) ou distancimetro (pt.) um instrumento destinado a medir distncias inclinadas. Deve ser acoplado a um teodolito para possibilitar a medio do ngulo vertical para calcular a distncia horizontal e a distncia vertical. Muito utilizado por profissionais da rea da Geomensura e da Topografia.

Nvel

O nvel um instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referncia, para calcular os desnveis entre pontos. Podem ser automticos ou digitais. Instrumento muito utilizado por profisionais da Geomensura

Trena

trena; medida geometrica tirado do metro.pequeno objeto circular ,no qua se enrola um fita metrica,com medidas do metro.para que servem .servem usar em medidas de pedreiros contrues de casa,escola.hospitais etc.. engenharia . e medio de terrenos .de pequena ou em grande escala. como areas rurais . que se transforma em alqueire. um alqueire paulista[estado de so paulo] por ex; equivale 24.200,00 mil metros quadrados ou seja220 metros x 110metros,sao exatamente 100 braas por 50 braas,pois cada braa conrresponde a 2,20metros[dois metros e vinte centimetros],fique esperto cada estado tem sua medida de alqueire ex; minas 1 alqueire conrresponde 48.000;00 mil metros quadrados.

Trip

Trip um aparelho de trs ps ou escoras, sobre o qual podem ser apoiados diferentes tipos de objetos, conforme a aplicao de seu utilizador.1 A palavra vem do grego tripous, que significa "trs ps".[carece de fontes] Um trip proporciona estabilidade contra as foras no sentido para baixo, as foras horizontais e os momentos em relao ao eixo vertical. O posicionamento dos trs ps distantes do centro vertical, permite alavancar melhor o trip para resistir a foras laterais. Trips tm a desvantagem de serem pesados e volumosos embora possam ser utilizados com equipamentos de grande porte.

Armas de fogo
Em armas de fogo, trips so comumente usados em metralhadoras para proporcionar um descanso frontal e reduzir o movimento de recuo. Metralhadoras so capazes de disparar rajadas longas contnuas de fogo, mas custa do aumento do recuo (o que diminui a preciso) e aumento de peso (metralhadoras so mais pesadas, a fim de absorver as tenses de disparos prolongados totalmente automticos). O trip permite que o operador descanse a arma no cho e, assim, a arma aparenta estar mais leve para o atirador e a preciso aumentada. Trips so geralmente restritos a armas mais pesadas onde o peso seria um estorvo. Para armas mais leves, como fuzis, um bip mais comum.

Fotografia
um aparelho em que a sua base constituda por trs peas articuladas e que serve de suporte a uma mquina fotogrfica ou equipamento de iluminao. normalmente utilizado em condies de pouca luz, quando a Velocidade do obturador baixa.

Topografia
Utilizado para a sustentao de instrumentos como teodolito, estaes totais, nvel, etc. Utilizado por topgrafos, geomensores, agrimensores.

Uso cultural

Muitas culturas, incluindo os antigos povos da China e da Grcia, usavam trips como enfeites, trofus, altares de sacrifcio, panelas ou caldeires e cermica decorativa. Trips de sacrifcio foram encontrados em uso na China antiga, geralmente fundidas em bronze, mas s vezes aparecendo em forma de cermica.2 Em tempos pr-histricos, por volta de 2500 a.C, estes trips foram encontrados na cultura do nordeste, perto da provncia de Hebei (ao redor de Pequim), Shandong e Liaoning. O povo dessa cultura eram os ancestrais dos Tunguses e misturaram-se com as tribos Paleo-Siberianas. Eles faziam cermicas com formas bsicas que foram amplamente preservadas em cermica chinesa posterior, como um trip.2 Eles so muitas vezes referidos como "dings" e, geralmente, tm trs pernas, mas em alguns usos tm quatro pernas. Os chineses usam simbolicamente, nos tempos modernos, os trips de sacrifcio, como em 2005, quando um "Trip da Unidade Nacional", feita de bronze, foi apresentada pelo governo central chins para o governo noroeste da Regio Autnoma Xinjiang Uygur da China para marcar seu quinquagsimo aniversrio. Foi descrito como um recipiente sacrificial tradicional chinesa simbolizando a unidade.3 Na Grcia antiga, trips foram frequentemente utilizados para apoiar lebes, ou caldeires, s vezes para cozinhar e outros usos, tais como suporte de vasos.

Prisma

(H.B.) O prisma usado como acessorio em levantamentos topograficos, onde so utilizados equipamentos eletronicos, como por exemplo a Estao Total... Um prisma, daqueles usados nesses levantamentos, quando a Estao Total envia um sinal eletronico ao ponto de interesse, materializado por uma baliza associada a um prisma, este reflete o sinal enviado... O prisma tem a finalidade de refletir o sinal eletronico emitido e ao reenvia-lo de volta a Estao, possibiltando a medio eletronica da distancia entre a Estao e o ponto de interesse, de maneira bastante precisa...

Basto

o prisma serve para experincia para entender o arco-ris quando a luz do sol bate no prisma do outro lado do prisma sai tipo um mini arco-ris todas as cores e s apontar pora a luz do sol e do outro lado vai sair um arco-ris

Baliza topogrfica

Baliza topogrfica ou mira um instrumento utilizado pelo topgrafo (geomensor ou agrimensor) para elevar o ponto topogrfico com objetivo de torn-lo visvel e necessrio nas operaes de nivelamento geomtrico. utilizado para manter o alinhamento, na medio dos pontos, quando h necessidade de se executar vrios lances de diastmetro. So feitas de madeira ou de ferro, arredondados, sextavados ou oitavados e com uma escala que comea no fundo. Comprimento de 2 m a 5 m, seu dimetro de 16 a 20mm. So pintados em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) para permitir que sejam facilmente visualizadas distncia. Devem ser mantidas na posio vertical, sobre tachinfa do piquete, com auxlio de um nvel de cantoneira. Serve para fazer o alinhamento de um piquete a outro.

También podría gustarte