Está en la página 1de 10

SPA Marbella LX e GLX

MANUAL DO PROPRIETRIO

Os SPAS Marbella so construdos em resina de polister reforada com fibra de vidro e acabamento com geolcoat isofllico, apresentados em dois modelos : Marbella LX e Marbella GLX , e podero ser fornecidos com gabinetes de madeira ou prontos para receber o acabamento que o cliente desejar. CARACTERSTICAS SPA Marbella LX: Dimenses : 2.0 x 2.0 x 0.93 m Capacidade : 1.200 l. Peso total cheia : 1.500kg. Bomba p/ hidro : 3/4CV Bomba p/ hidro/filtro/aquec. : 1CV Hidro - jatos : 10 Filtro : Cartucho de polister Aquecedor : 8 KW Uso: at 5 pessoas SPA Marbella GLX: 2.0 x 2.20 x 1.00 m 1.600 l. 2.000kg. 1 CV 1 CV 12 Cartucho de polister 8 KW at 7 pessoas.

Um Painel de Comando contendo: Quatro Comandos Pneumticos, uma Lmpada Piloto, um Controle Digital de Temperatura e um Termmetro (figura 1). Um Quadro Eltrico contendo: Um Disjuntor Diferencial DR de alta sensibilidade - 30 MA (para proteo contra choque eltrico - ABNT 5410), uma Contactora para Controle Geral, uma Contactora para o Aquecedor, um Transformador 220/12V e quatro Interruptores Pneumticos (figura 2);

Spas

Marbella LX

HIDROM.

HIDROM. FILTRO

AQUECIMENTO

ILUMINAO Controle de temperatura

Figura 1

Assentamento: O SPA dever ser instalado sobre um piso nivelado* e resistnte ao peso total do SPA cheio. A instalao dever ser feita de modo que o SPA fique apoiado em sua base nunca suspenso pelas bordas , pois estas no suportam o peso do mesmo. (Fig. 4) Nos casos onde o acabamento feito pelo cliente , dever ser feito visitas para a bomba e o aquecedor. * importante que o piso esteja bem nivelado para o perfeito encaixe da aba do spa sobre o gabinete de madeira.

Dreno

Piso bem nivelado e resistente ao peso do SPA Corte lateral

Figura 4

QUADRO ELTRICO 3 13 4 5

6 2 7 1 8 9 12 11

Figura 2

10 LEGENDAS 1 - Interruptor DR 30 MA 3 - Contactora comando 5 - Transformador 7 - Interruptor pneumtico bomba hidro/filt/ aquecedor 9 - Interruptor pneumtico minirefletor 10 - Prensa cabo 2 - Boto comando DR 4 - Contactora aquecedor 6 - Interruptor pneumtico bomba de hidro 8 - Interruptor pneumtico aquecedor 11 - Barra conectores 12 - Parafuso terra 13 - Comutador eltrico/gs

COADEIRA-FILTRO: O COADEIRA essencial para retirar as impurezas da superficie da gua, sendo composta das seguintes partes: 1 - Barragem: Proporciona o fluxo superficial da gua 2 - Cesto coletor: Retm as partculas maiores: folhas e insetos, entre outras, evitando que chegue bomba. Deve ser limpo periodicamente. 3 - Cartucho: filtra a gua. lnspecione-o diariamente.
1 2

Figura 3

LIMPEZA DO CARTUCHO: Para limpar o cartucho do filtro proceda conforme ilustrado na figura 3. Abra a portinhola , retire o cesto coletor e puxe o cartucho para cima e para fora. Limpe-o abrindo as dobras e lavando-as com o auxlio de uma mangueira . Se o cartucho estiver com gordura ou leo, coloque-o em um balde mergulhado numa soluo de detergente em p para lavar louas durante uma hora . Em seguida, lave com mangueira. Obs. : importante utilizar luvas de borracha , a fim de evitar contato. direto do detergente com a pele. LIMPEZA DO SPA: Para limpar o seu SPA, basta usar um detergente lquido, neutro, no abrasivo ou lcool isoproplico. No use agentes de limpeza abrasivos. Para proteger e restaurar o brilho da superfcie poder ser usada cera polidora automotiva. . LIMPEZA DA BORDA DO SPA: Use um limpador para borda de piscinas. Este agente de limpeza deve ser dilido em gua e aplicado com um pano macio . Use o produto parcialmente em pequenas quantidades , a fim de evitar prejuzo a qualidade da gua no SPA.. OBS. : Se a linha do nvel da gua estiver muito manchada , aconselhvel baixar o nvel da mesma em cinco a sete centmetros antes da limpeza. Posteriormente , eleve novamente o nvel da gua. Os produtos qumicos utilizados para tratamento da gua, a entrada na banheira com os ps sujos e o uso de perfumes, entre outros, podem produzir acmulo de impurezas que o filtro no capaz de remover, tornando a gu4turva. Para tal, voc deve drenar seu SPA Marbella. IMPORTANTE: Se voc ficar mais de uma semana sem usar o seu SPA Marbella ter que esvazia-lo, lo fabricante no possui c9ntrole sobre o tratamento da gua que cada cliente realiza) o que pode causar danos a superfcie do mesmo . . Para fazer a drenagem de seu SPA Marbella desligue os disjuntores localizados no quadro geral. Em seguida, abra o registro do dreno situado abaixo do degrau (figura 4).

5 2 6 3 4 13 18 9 8 8 11 17 16 7
LX - 0.93 GLX - 1.00

SPA - pronta para receber acabamento desejado

2 m.

2 m.

1 4

1 4 4 4

12 15 2 m. 10 13 4 14 4 14 4 10 2.20 m. 10

12 15

10 13 4

Spa Marbella LX

Spa Marbella GLX

LEGENDAS
1 - Controle da entrada de ar 2 - Rede de ar 3 - Rede hidrulica 4 - Bocal hidro 5 - Interruptores pneumticos 6 - Quadro eltrico 7 - Coadeira/filtro 8 - Bombas 9 - Registro do Dreno 10 - Suco 11 - Reforo 12 - Dreno 13 - Refletor 14 - Painel de comando 15 - Piso anti-derrapante 16 - Controlador de nvel 17 - Pressstato e termmetro 18 - Aquecedor

INSTALAO ELTRICA necessrio providenciar uma rede de alimentao independente, desde o quadro geral de distribuio, de 220V, 60 AMP, monofsica, usando um cabo eltrico de 16 mm2 at uma distncia mxima de 15 metros, conectar em dois disjuntores termomagnticos e no SPA Marbella. Ligar no dispositivo DR localizado no quadro eltrico.

ATERRAMENTO: O aterramento deve ser efetuado por uma pessoa capacitada. Ele imprescindvel para evitar descargas eltricas. Efetue o aterramento do SPAS conectando um fio de 10 mm' de seco ao ponto localizado na SPA na figura 6, proveniente de um sistema de aterramento que obedea norma NBT 5410 (constitudo de astes, tubos de aterramento ou de outros sistemas previstos). Vale ressaltar que todos os elementos metlicos situados a 1,5 metro de distncia do SPA Playazo devem ser interligados e aterrados entre si (ligao eqipotencial). Importante: no usar o neutro da instalao como fio terra.

CUIDADOS: 1 - A INSTALAO MAL FEITA E O ATERRAMENTO INCORRETO PODEM CAUSAR CHOQUE ELTRICO FATAL 2 - No ligue os disjuntores do quadro geral de distribuio enquanto o SPA Marbella no estiver com gua cobrindo os hidrojatos superiores. 3 - O DR est protegendo a instalao contra eventuais fugas de corrente. Mensalmente, voc dever apertar o boto que se encontra em cima do disjuntor DR, a fim de deslig-lo. Se o disjuntor no desligar, chame a assistncia tcnica para averiguao. A assistncia tcnica tambm dever que ser chamada se o disjuntor (DR) no aceitar o religamento. NUNCA INSISTA QUANDO ACONTECER QUALQUER UMA DESTAS ANOMALIAS. CHAME A ASSISTNCIA TCNICA. Ateno: Ao remover os painis (Fig. 7), puxe-os para cima e para trs com cuidado devido ao seu peso.

ATERRAMENTO

Figura 6

Acesso p/ bombas, aquecedor e quadro eltrico

Figura 7

FUNCIONAMENTO:

Figura 8 - Nvel da gua do SPA em uso.

1 - Encha o SPA Marbella com uma mangueira at cobrir os dispositivos de hidromassagem, considerando que a gua dever ficar no nvel ilustrado na figura 8 quando o SPA estiver sendo usado. Este nvel dever ser sempre mantido. Aps o uso, deve-se repor a quantidade de gua evaporada; 2 - Ligue os disjuntores do circuito de alimentao; 3 - Aperte o boto hidro/filtro. 4 - Aperte o boto ozonizador. 5 O usurio dever primeiro averigar se o comutador eltrico/gas (n 12) da fig. 2 est na posio (eltrico). 6- Aperte o boto aquecedor, se necessrio. Caso aperte o boto aquecedor, uma luz ser acesa, indicando que o mesmo encontra-se ligado (se por ocasio do comeo da operao a luz estiver acesa, aperte o boto afim de provocar o apagamento da mesma); 7 -Ajuste a temperatura da gua no painel. Se for necessrio troque o parmetro registrado; 8 -Verifique a qualidade da gua (pg. 6).

OBS: NUNCA LIGUE OS DISJUNTORES DO QUADRO GERAL SEM QUE A GUA DENTRO DO SPA ESTEJA NO NVEL RECOMENDADO, POIS PODE HAVER DANOS NAS BOMBAS, AQUECEDOR E AT UM PRINCPIO DE INCNDIO.

AQUECIMENTO: Para ligar o aquecedor, o usurio dever primeiramente ligar o sistema de hidro filtro (sistema que aciona 4 hidrojatos de gua e o filtro), pois o aquecedor s funciona aps este sistema ter sido ligado. Em seguida, ao ligar o aquecedor, uma luz vermelha acender indicando que a operao foi executada. O aquecedor do SPA Marbella tem capacidade de 8KW de potncia e a cada 10 minutos eleva a temperatura em 1 C. A QUALIDADE DA GUA: A qualidade da gua extremamente importante para o bom uso do SPA Marbella (sempre que possvel troque-a aps o uso). Para fazer o tratamento da gua use produtos que promovam a desinfeco da mesma, controlando a quantidade de bactrias, algas, etc. Existem no mercado bactericidas apropriados para o tratamento do seu SPA, use-os consultando as instrues do fabricante. CUIDADO: O uso do cloro pode causar danos superfcie do SPA. A neutralizao da Acidez importante para garantir um banho livre de irritaes nos olhos e na pele. conseguida atravs do uso. de produtos apropriados, devendo o PH da gua ser mantido entre 7,2 e 7,6 (levemente alcalino). CUIDADO: Consulte as instrues do fabricante do produto qumico em relao quantidade inicial que deve ser adicionada conforme o volume do SPA.

CONTROLE DE ADMISSO DE AR: A intensidade da ao de hidromassagem determinada pelo volume de ar introduzido no jato de gua. Voc poder controlar a intensidade girando os botes de controle de admisso de ar localizados na borda do SPA (figura 9). Gire os botes de controle totalmente no sentido "Abrir" para obter o mximo de volume de ar. Gire os dois botes de controle no sentido "Fechar" para reduzir a intensidade da hidromassagem. Quando os botes forem totalmente girados para a posio fechar apenas a gua circular pelo sistema.

Figura 9

DISPOSITIVO DE HIDROMASSAGEM
DIRECIONAMENTO REGULVEL

DISPOSITIVO DE SUCO Grade

Direcionador de fluxo Parafuso


Espelho de acabamento

Espelho de acabamento

Tampa protetora

INSTRUES DE SEGURANA: Para que voc e sua famlia possam ter o mximo de satisfao, conforto e segurana ao utilizar seu SPA Marbella, observe as instrues abaixo: 1 - Crianas correm o risco de afogamento. Por isso, no permita que utilizem o SPA Marbella desacompanhadas ou sem a superviso de um adulto. 2 - Conforme descrito na pgina 9, deve ser feito um aterramento adequado de seu SPA Marbella afim de evitar um choque eltrico. Deve-se fechar o acesso s motobombas e ao quadro eltrico, a fim de evitar o acesso indevido. Alm disso, NUNCA UTILIZE SEU SPA MARBELLA SE OS DISJUNTORES COM DISPOSITIVO DR ESTIVEREM DESARMANDO. 3 Equipamentos metlicos situados at 1,5m do SPA Marbella devem ser interligados entre si (ligao eqipotencial) ao mesmo fio terra que est ligado ao quadro eltrico. OBS.: No utilize aparelhos ligados rede eltrica a menos de 1,5m do SPA Marbella. Nenhum aparelho de iluminao pode ser instalado sobre e a menos de 1,5m do SPA Marbella. 4 - Antes de entrar no SPA Marbella, o usurio deve verificar a temperatura da gua no termmetro do painel de controle. Temperaturas da gua de at 38C so consideradas seguras para adultos saudveis, se o limite de permanncia ficar entre 10 e 15 minutos. Na verdade, o organismo de cada pessoa reage diferentemente a elevao da temperatura corprea, sendo uma consulta prvia a seu mdico a maneira mais segura de utilizar com conforto e de maneira saudvel o SPA Marbella nestas condies. Temperaturas abaixo de 35C so recomendadas para permanncia por perodo mais prolongado de tempo, sendo tambm recomendadas para crianas pequenas. Vale ressaltar que temperaturas elevadas da gua podem prejudicar o desenvolvimento fetal durante os primeiros meses de gravidez. Por isso gestantes devem consultar seu mdico, caso queiram utilizar o SPA Marbella em temperaturas acima de 35C. 5 - O consumo de bebidas alcolicas e de alguns medicamentos podem afetar a capacidade do organismo de suportar elevadas temperaturas da gua e produzir efeitos como sonolncia, alterao dos batimentos cardacos e da presso sangunea. Caso o usurio perca a conscincia durante a utilizao do SPA Marbella, pode sofrer afogamento. Por isso, caso esteja fazendo uso de medicao ou queira ingerir bebidas alcolicas durante a utilizao do SPA Marbella consulte primeiramente seu mdico. 6 - Pessoas diabticas, com problemas cardacos, hipertensas ou com presso sangunea baixa devem consultar seu mdico antes de fazer uso do SPA Marbella. 7 - Mantenha-se afastado dos dispositivos de suco pelo menos 30 cm. Os usurios com cabelos abaixo do ombro devem prend-los ou utilizar tocas de banho. 8-Entre e saia dos SPA Marbella utilizando o degrau (fig. 4 - pg. 3).

IDENTIFICAO DOS DEFEITOS DEFEITOS PROVVEIS CAUSAS

OS BOTES DE CONTROLE NO FUNCIONAM

- Falta energia eltrica - Os disjuntores do quadro geral de distribuio ou do quadro eltrico de seu SPA esto desligados - Voc pode ter acionado vrios botes muitas vezes ao mesmo tempo. Aguarde cerca de um minuto e tente novamente.

AQUECEDOR NO FUNCIONA

- O boto de aquecimento no foi ligado - A temperatura acionada no termostato inferior temperatura atual da gua - O interruptor de aquecimento pode estar defeituoso - A resistncia do aquecedor est queimada - O termostato est com defeito

A GUA EST SUJA

- O cesto coletor da coadeira pode estar obstrudo - O cartucho de filtragem deve estar sujo - O tratamento qumico da gua no deve estar sendo feito ou foi realizado de maneirainadequada - O tempo destinado filtragem da gua insuficiente - necessrio realizar uma drenagem devido ao acmulo de impurezas

O NVEL DA GUA EST DIMINUINDO RAPIDAMENTE

- Pode estar ocorrendo vazamento nas tubulaes e nas bombas - O registro de drenagem da gua pode estar aberto - Excessivo derramamento de gua

OS DISPOSITIVOS DE HIDROTERAPIA ESTO COM OS JATOS FRACOS

- Obstruo de bicos de hidro - As grades dos dispositivos de suco podem estar obstruidas - O cesto coletor da coadeira pode estar sujo, necessitando de limpeza imediata - O cartucho do filtro pode estar sujo - A voltagem pode estar baixa - A moto bomba pode estar com defeito

A MOTO BOMBA EST COM RUDO

- Os rolamentos do motor podem estar com defeito - Pode haver sujeira dentro da bomba - O motor pode estar raspando no corpo da bomba

CERTIFICADO DE GARANTIA
A METALRGICA ALBACETE IND. E COM. LTDA, certifica estar entregando um produto em perfeitas condies de uso e adequado aos fins a que se destina. Todo e qualquer defeito de fabricao poder ser reclamado ao revendedor autorizado, dentro do prazo mximo de um ano a contar da data da emisso da respectiva nota fiscal de venda, correndo por conta do adquirente as despesas de transporte at a fbrica, Rua Xavantes, 120, bairro Meudon, Terespolis - RJ. Fica sem efeito a presente garantia, se o produto sofrer danos provocados por acidentes, uso indevido, maus tratos, agente da natureza ou instalao em rede eltrica em desacordo com as instrues do presente manual. Verifique o estado do seu SPA no ato do recebimento. Avarias ocorridas durante o transporte tambm no so cobertas pela Garantia Albacete. OBS.: Reservamo-nos o direito de alteraes no projeto sem prvio aviso.
REVENDEDOR: CLIENTE: ENDEREO: CIDADE: DADOS DO EQUIPAMENTO: EST.: N. FISCAL:

Nossos revendedores esto autorizados a prestar assistncia tcnica. Caso no seja satisfatrio este atendimento, queira comunicar-se com a COMISSO DE ASSISTNCIA AO CONSUMIDOR da METALRGICA ALBACETE IND. E COM. LTDA, pelo telefone (21) 2 741-8000.

Metalrgica Albacete Ind. e Com. Ltda.

METALRGICA ALBACETE IND. E COM.


Rua Xavantes, 120 - Meudon - Terespolis - RJ - CEP: 25976-030 PABX: (21) 2741-8000- FAX: (21) 2741-8001 e-mail: info@albacete.com.br - home page: http://www.albacete.com.br

OBS: Reservamo-nos o direito de alterao do projeto sem prvio aviso.

También podría gustarte