Está en la página 1de 2

tica um conceito ligado ao coletivo

Por outro lado, a palavra "poltica" foi utilizada pela primeira vez por Aristteles. Este disse que "o homem um animal poltico, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia de outros". Dessa forma, "poltica se refere vida na polis, ou seja, a vida em comum, as regras de organizao dessa vida, aos objetivos da comunidade e as decises sobre todos esses pontos". (ARISTTELES, apud DALLARI, 1999). Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etica-e-politica-brasileira/5829/#ixzz2SMExw87V A poltica resulta da prpria vida em sociedade, das aes humanas e da necessidade de organizao dessa sociedade, visando sempre ao bem comum, de tal modo que se atinja uma sociedade justa e livre. Entre a tica e a poltica parece no existir um ponto em comum, pois agir conforme os padres polticos significa que as suas atitudes esto distantes dos valores ticos da sociedade. Essa afirmao parece ser contraditria, pois se uma aspira a uma vida justa e feliz, torna-se inseparvel da outra. Porm, esta finalidade mera teoria, pois a poltica, na prtica, no realiza o bem comum, mas o bem dos prprios detentores do poder e seus apadrinhados. A prtica dos privilgios acontece no Brasil desde a poca colonial. Ficou explicita com a diviso das capitanias hereditrias, pois os donatrios que receberam as terras eram os nobres e/ou os amigos do Rei portugus. Atualmente, as palavras mais ouvidas nos jornais televisionados so promessas no cumpridas, corrupo, m utilizao ou desvio de dinheiro pblico, desonestidade, compra de votos e abuso de poder, contradizendo a vontade dos eleitores que escolhem seus representantes a espera de pessoas honestas e preocupadas com os inmeros problemas sociais enfrentados pelo Brasil. Os cidados exigem um mnimo de postura tica dos seus representantes no poder, mas no h resposta a esse clamor, pois os compromissos assumidos durante as campanhas eleitorais so "esquecidos". Depreendemos da que os polticos no se preocupam com os problemas sociais que aterrorizam a populao, o que seria a sua obrigao. Ao contrario, so guiados pela sede do poder, o nico fim a que se dedicam. Dessa forma, a tica "esquecida", torna-se mera especulao e inspirao para filsofos e escritores.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etica-e-politica-brasileira/5829/#ixzz2SMFAwnHm Conforme pudemos observar acima, o processo poltico brasileiro, desde o seu incio, no se preocupou na prtica com princpios ticos e sociais durante a formao da sociedade. Dessa forma, formou-se uma sociedade patriarcal, com uma populao pobre, destinada a viver na misria, e com uma cultura individualista que reflete em todas as reas de atuao populacional. De to acostumado com escndalos polticos, os brasileiros pouco se comovem, e continuam estticos em relao a todos os impasses provocados pelas polticas elitistas dos governantes.

Apesar de a populao a cada dia tornar-se mais pobre, no capaz de transformar ou proporcionar um maior esclarecimento sobre os deveres tico-polticos dos governantes. Alm desses, parece que a populao em geral tambm est se esquecendo dos valores e princpios ticos que todos devem seguir e respeitar. Talvez esteja indiferente. S conseguiremos mudar essa realidade quando houver garantia populao de uma boa educao, o que trar conscincia e resultados ticos muito mais satisfatrios que os presenciados atualmente, pois no se aprende mais a tica durante o perodo escolar. Deve ser pressuposta na medida em que se torna indispensvel para a convivncia entre os homens. Essa realidade deve ser repensada, pois sem a juno entre a tica e a poltica, no poderemos viver em um pas solidrio e humano, que lute pela igualdade entre as inmeras camadas sociais hoje existentes. Da forma que nossa sociedade est de conduzindo, a medida que os anos passam, o caos social ir aumentar gradativamente e chegar a um ponto em que a vida, a interao social entre os homens ser impossvel.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etica-e-politica-brasileira/5829/#ixzz2SMFYHQDC

También podría gustarte