Está en la página 1de 3

Resumo Uma das maneiras de se neutralizar uma soluo atravs da titulao de cido e base.

. O presente relatrio mostrou por objetivo a construo de curvas de titulao potenciomtrica e a determinao do ponto de equivalncia das solues chegando os valores de (ponto de equivalncia????) para a titulao de cido fortebase forte, ???? para a titulao de cido fraco-base forte, ???? para a titulao de cido fraco-base fraca. Alm disso, pode-se observar que os valores distanciaram um ponto do terico pois a mudana brusca de pH ocorreu antes do pH 7 para a titulao cido forte-base forte. Objetivo Construo de curvas de titulao de cido-base atravs da mudana de pH e determinao do ponto de equivalncia das titulaes de cido forte-base forte, cido fraco-base forte e cido fraco-base fraca utilizando a titulao potenciomtrica de volumetria de neutralizao. Introduo Titulao, tambm conhecida como volumetria, uma tcnica de laboratrio que analisa quantitativamente uma amostra para determinar a concentrao de um reagente no meio e para isso deve-se medir rigosamente o volume de reagente que est titulando. Uma dessas volumetrias chamada de Neutralizao, que utiliza reagentes cidos e bsicos para tornar a soluo neutralizada. Nessa fase, conhecida como ponto de equivalncia, as quantidades de nmero de mols ( ) dos dois reagentes sero iguais, mas necessrio conhecer a concentrao de pelo um para determinar o outro. Independentemente de ser cido ou base, a soluo que possuir a maior concentrao costuma ser o titulante, ou seja, a soluo padro que tem concentrao conhecida e que ir titular o titulado, que a substncia em interesse. O titulante o reagente que ser colocado em uma bureta e o titulado em um erlenmeyer. Um dos jeitos de se representar a concentrao do meio atravs do pH e a maneira mais simples de se visualiz-lo conforme a titulao vai ocorrendo atravs do pHmetro. O instrumento deve ser calibrado, logo os eletrodos e o circuito potencimetro receber solues tamponantes com valores padres, normalmente gua a 4 e 7 de pH. O aparelho faz a leitura da tenso gerada na soluo e converte os milivolts lidos em valores de pH. A curva de titulao obtida atravs dos valores de pH encontrados em funo do volume adicionado de titulante. Os valores encontrados so os mais conhecidos de pH, indo de 1 a 14, sendo:

Em uma soluo tpica de neutralizao, o pH final deveria ter o valor 7, ou seja, neutro, mas isso nem sempre ocorre, pois depende do carter da titulao, sendo elas dividas em: titulaes cido forte-base forte, cido forte-base braa, cido fraco-base forte e cido fraco-base fraca. A primeira delas apresenta o pH final 7. No ponto de equivalncia o nmero de mols de ons cidos H3O+ igual ao nmero de

mols de ons bsicos OH-, logo a equao que determina a concentrao do analito antes de ser titulado ser:

onde concentrao e volume. Nos outros tipos de titulao, o ponto estequiomtrico no ocorre em pH 7 sendo necessrio conhecer o sal formado que ser o produto que determinar o pH da soluo, logo se o sal formado tiver carter cido, a soluo no ponto final ser cida, se o sal tiver carter bsico, a soluo no ponto final ser bsica. O mesmo pode ser previsto com o tipo de cido e base: se o cido for predominante na base, ou seja, titulao cido forte-base fraca, o pH final ser menor que 7; se a base for predominante no cido, ou seja, titulao cido fracobase forte, o pH final ser maior que 7. Quando no h a utilizao do pHmetro, para saber se a soluo j foi completada necessrio utilizar um indicador. O indicador baseia na mudana de colorao da soluo e costuma ser cido ou base orgnica, porm fracos para que no interfira no pH da soluo. A forma cida do indicador representada por e quando est nessa forma a colorao da soluo depende do indicador utilizado, mas a cor estar mostrando uma soluo cida. Quando comear a mudana de colorao do indicador, sua forma ser In-. Logo haver um equilbrio: O indicador possui uma faixa de viragem que so faixa de pH em que ocorre a mudana de colorao. Para se escolher um determinado indicador necessrio saber com qual tipo de titulao est se trabalhando, pois quanto mais prximo a mudana de colorao do ponto de equivalncia da titulao, mais eficaz ser a neutralizao. Por fim, ao se conhecer o volume gasto de titulante para neutralizar a soluo, pode-se encontrar a concentrao do titulado. Como j dito, umas das maneiras de representar a concentrao do meio analisado atravs do pH da soluo e esse medido teoricamente atravs da equao: [ ] Procedimento Materiais e Reagentes: Bureta de 50 ml; 5 bquer de 50 ml; Pipeta volumtrica de 10 ml; Pipetador; Pipeta de Pasteour; pHmetro; Suporte universal com garra; Agitador magntico com peixinho; Soluo de HCl 0,1 M; Soluo NaOH 0,1 M; Soluo de cido actico 0,1M; Soluo de Hidrxido de amnio 0,1M.

Procedimento Experimental: Titulao cido forte-Base forte

Dentro de um dos bqueres deve-se colocar soluo de hidrxido de sdio (realizar esse procedimento dentro da capela) at completar o volume, ambientar a bureta com a soluo e recompletar o volume de hidrxido de sdio no bquer. Depois transferir essa soluo para a bureta de 50 ml j presa na garra e no suporte universal. Caso o volume passe de 50 ml, acertar a bureta retirando pequena parte da soluo que ser transferida para outro bquer; o volume de soluo que ambientou a bureta tambm deve-se colocar nesse outro bquer. Enquanto isso, o pHmetro deve estar mergulhado em solues de gua a 4 e 7 de pH para ser calibrado. Em um terceiro bquer, transferir, com a ajuda da pipeta volumtrica presa no pipetador, o volume de 10 ml da soluo de cido clordrico. A titulao ser realizada a partir disso. Para isso, colocar o bquer em cima do agitador magntico ligado e o peixinho dentro da soluo (este servir para agitar melhor a soluo para que a leitura do pH seja feita por completo), no necessrio colocar temperatura. Anotar o pH inicial da soluo montando uma tabela de volume de hidrxido de sdio adicionado por valor de pH. Adicione 1 ml da soluo de hidrxido de sdio da bureta para o bquer, abrindo a torneira da bureta e tomando o cuidado para que o volume no passe de 1 ml. Esperar o pHmetro estabilizar e anotar o valor de pH na tabela. Ir adicionando a soluo de hidrxido de sdio de 1 em 1 ml e anotando o valor de pH at que se observe que a soluo est bsica e pH praticamente estabilizado. Por fim, os valores anotando serviro para construir um grfico de volume adicionado versus pH e poder observar a curva da titulao. Titulao cido fraco-Base forte Repita o procedimento acima, porm adicionando em um quarto bquer o cido actico no lugar do cido clordrico. Titulao cido fraco-Base fraca Repita o procedimento acima, porm adicionando em um quinto bquer o cido actico no lugar do cido clordrico e na bureta a base hidrxido de amnio.

También podría gustarte