Está en la página 1de 23

Envelhecer feminino no cinema brasileiro contemporneo: outras narrativas, novos olhares

Maria Luiza Martins de Mendona1 Clarissa Raquel Motter Dala Senta2


Recibido: 2012-09-20 Aceptado: 2012-10-30

Para citar este artculo / To reference this article / Para citar este artigo Mendona, M., L. M., Senta, C. R. M. D. Diciembre de 2012. O envelhecer feminino no cinema brasileiro contemporneo: outras narrativas, novos olhares. Palabra Clave 15 (3), 571-593.

Resumo
Em uma cultura de consumo essencialmente visual, as representaes cinematogrficas compem um imaginrio social e integram um universo simblico que incide nas prticas socioculturais. A partir dessa perspectiva, este artigo desenvolve um estudo investigativo e reflexivo sobre a representao do envelhecimento feminino no cinema brasileiro contemporneo, destacando matrizes de resistncia em narrativas audiovisuais que contestam prticas hegemnicas. Espera-se, assim, oferecer olhares plurais, criativos e subversivos sobre a temtica, dentro de possibilidades de libertao feminina e de dilogos com o masculino.

Palavras-chave
Cinema, representao, cinema brasileiro, envelhecimento feminino.
1 2 Universidade Federal de Gois. Brasil. claris.motter@gmail.com Universidade Federal de Gois. Brasil. ma.luisa@terra.com.br

Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

571

Envejecer femenino en el cine brasileo contemporneo: otras narrativas, nuevas miradas


Resumen
En una cultura de consumo esencialmente visual, las representaciones cinematogrficas componen un imaginario social e integran un universo simblico que incide en las prcticas socioculturales. Desde esa perspectiva, este artculo desarrolla un estudio investigativo y reflexivo sobre la representacin del envejecimiento femenino en el cine brasileo contemporneo, destacando matrices de resistencia en narrativas audiovisuales que contestan prcticas hegemnicas. Se espera, as, brindar miradas plurales, creativos y subversivos sobre la temtica, dentro de posibilidades de liberacin femenina y de dilogos con lo masculino.

Palabras clave
Cine, representacin, cine brasileo, envejecimiento femenino.

Aging women in contemporary Brazilian cinema: other narratives, new looks


Abstract
In a consumer culture essentially visual, cinematic representations make up a social imaginary and integrate a symbolic universe that affects cultural practices. From that perspective, this article develops a research study and reflection on the representation of the aging female in contemporary Brazilian cinema, highlighting matrices of resistance in audiovisual narratives that respond to hegemonic practices. It is expected, nevertheless to provide plural, creative and subversive views about the subject, within womens liberation and possibilities of dialogue with the masculinity.

Keywords
Film, Representation, Brazilian Cinema, Aging Female.
572 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

Introduo

Partindo do conceito de representao como toda atividade de um indivduo que se passa num perodo caracterizado por sua presena contnua diante de um grupo particular de observadores e que tem sobre estes alguma influncia (Goffman, 1985, p. 29) e aplicando-o aos meios de comunicao de massa, compreende-se que essa influncia est relacionada, em grande parte, capacidade de incorporao, na representao, de valores que so reconhecidos pela sociedade e incidem sobre comportamentos, maneiras de ser e pensar. No que se refere especificamente s representaes no cinema, segundo Aumont (1995), o filme se estabelece como lugar de encontro do cinema e outros elementos que no so propriamente cinematogrficos: o econmico, o sociolgico, o mercadolgico, o cultural. Portanto, o cinema define-se no s como produo esttica, mas tambm como prtica de consumo e como instituio (re)produtora de narrativas culturais e de sistemas de representao social. Assim, o que o autor denomina de espao flmico3 constitui um espao imaginrio no qual o pblico projeta seus desejos, aspiraes, receios, necessidades, ou seja, onde possvel que o espectador se veja, identifique-se e reelabore-se. nessa busca por uma identificao entre filme e espectador que as produes cinematogrficas passam, em maior ou menor grau, pela utilizao de cdigos convencionais, por mecanismos narrativos que sejam familiares ao pblico. So esses cdigos e mecanismos narrativos que, muitas vezes, acabam por promover recortes/classificaes/simplificaes na construo de personagens, simplificaes essas capazes de descrever certa hierarquia na construo dos protagonismos da trama. Portanto, no que se refere especificamente s representaes do envelhecimento feminino no cinema, percebe-se atravessamentos de gnero em classificaes geralmente relacionadas ao universo dos mais velhos(as),
3 Para Aumont (1995), o espao flmico composto pelo campo/quadro, que delimita a imagem na tela, e pelo fora de campo, espao mais vasto do qual o campo apenas uma parte. Ao assistir a um filme, embora o espectador veja somente os elementos do campo/quadro, o que sugerido fora de campo tambm compe esse espao onde o imaginrio individual e social se estabelece.

Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

573

tais como: a do(a) velho(a) solitrio(a), tido(a) como um peso para a famlia; por outro lado, a do(a) velho(a) ativo(a), com tempo, condio fsica e financeira para o lazer. Assim, ao apontar para as possveis relaes que se estabelecem entre perda da jovialidade e sexualidade, papel no trabalho, na famlia e no casamento, relativas chegada da velhice, as representaes do feminino nos filmes promovem, grande parte das vezes, uma orientao ideolgica que rejeita o envelhecimento: por meio da vitimizao da mulher por exemplo, a viva solitria ou da negao do envelhecer por exemplo, a coroa enxuta. Essa orientao se centra, sobretudo, em um discurso patriarcal e consumista que ajuda a definir certos padres de comportamento, posicionando a mulher em relaes de subordinao e dependncia figura masculina. Nesse sentido, a velhice no vista como um processo comum a todos, marcado por perdas e tambm por novas conquistas, mas como algo com o qual se deve rivalizar, no intuito de abolir os sinais corporais trazidos pelo tempo e de aprisionar o olhar masculino. A realizao feminina, conforme apresentada em grande parte dos filmes brasileiros, viria por meio da manuteno do corpo perfeito (livre de traos do envelhecimento) e da felicidade condicionada ao casamento. Em contrapartida, outras narrativas culturais sobre o envelhecimento tambm vm ganhando espao no cinema, lanando novas contemplaes sobre as identidades miditicas femininas. Ao reconhecer ento no s os valores e exerccios hegemnicos, como tambm matrizes de resistncia/ contestao, este artigo apresenta resultados de investigaes sobre as relaes entre representao cinematogrfica e envelhecimento feminino, refletindo a respeito de produes da cinematografia brasileira contempornea que trazem olhares plurais, criativos e subversivos a respeito da temtica. Dessa forma, confirma-se a importncia do estudo do cinema como (re)construtor da realidade, tendo em vista o objeto de estudo da Comunicao como formado por prticas comunicacionais liberadas pela sociedade, as quais so contextualizadas em certo tipo de organizao social e que tm no emprego dos meios de comunicao sua expresso mais cons574 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

tante e evidente (Martino, 2001, p.74). Procura-se, assim, no s instigar a formao de um esprito crtico por parte do espectador, como tambm evidenciar o papel das produes cinematogrficas na redefinio de modelos simblicos.

Envelhecer na cultura de consumo: atravessamentos de gnero


Os produtos culturais, como instrumentos de conhecimento e construo do mundo dos objetos, integram um universo simblico que organiza as nossas relaes (o modo como nos vemos e o modo como vemos os outros). Com o advento da globalizao4, e com ela a busca por uma padronizao de comportamentos, a mdia configurou-se como um dos principais canais de transmisso de informaes, ideias e estilos de vida dentro desse sistema simblico, e estabeleceu um estreitamento entre cultura e vida social.
No mundo ps-moderno, a cultura e a vida social esto mais uma vez estreitamente aliadas, mas agora na forma da esttica da mercadoria, da espetacularizao da poltica, do consumismo do estilo de vida, da centralidade da imagem, e da integrao final da cultura dentro da produo de mercadorias em geral (Eagleton, 2005, p. 48).

nesse espao que a adoo de estilos de vida (apregoados, sobretudo, pelas grandes mdias) determina preferncias e se configura como um espao no qual vrios grupos lutam para impor seus comportamentos como os comportamentos legtimos. nesse espao que consumo e cultura se entrecruzam, em que os estilos de vida transformam-se em projetos de vida por meio dos quais os sujeitos manifestam sua individualidade: nos bens que adquirem, nas aparncias nas quais se espelham, nas prticas e experincias de consumo que vivenciam.
4 O processo de globalizao, segundo Ianni (2005), relaciona-se ao terceiro ciclo do capitalismo. O primeiro se caracteriza pela produo de mercadorias e pela intensificao dos valores de troca em moldes nacionais (em torno do Estado), ativados a partir do sculo XV (Mercantilismo). O segundo refere-se expanso de mercado, quando o capitalismo ultrapassa fronteiras (Colonialismos). No terceiro, o capitalismo ingressa em escala mundial. Os processos do capital invadem cidades, formas de vida, modos de ser e pensar e as produes culturais. A partir do sculo XX, as sociedades esto articuladas numa sociedade global, apesar das diversidades e tenses. Na cultura, na mdia, na msica, o que predomina a totalidade da qual tudo parece fazer parte.

Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

575

Ao aprofundar, percebe-se que so essas relaes entre cultura e vida social que, segundo Bourdieu (2001), uma vez mediadas pelos produtos miditicos, apresentam-se como formas irreconhecveis, transformadas e transfiguradas das outras formas de poder, e funcionam de maneira invisvel tendendo a impor a aceitao da uma ordem estabelecida como natural. Portanto, os produtos miditicos, ao trabalharem no sentido de orientar quanto adoo de padres de comportamento, embora no ajam de forma determinante, acabam, grande parte das vezes, por reforar a condio hegemnica de determinados grupos sociais. Kellner (2001), corroborando essa percepo, constata que a cultura dominante, na sociedade contempornea, a que o autor denomina de cultura da mdia. Para ele, especialmente com o advento da TV, a mdia se transformou em fora dominante na cultura e interferiu fundamentalmente nas prticas sociais, podendo legitimar o domnio da classe, raa ou do sexo hegemnico. essa lgica imagtica e consumista que, muitas vezes, convive com posies ideolgicas e valores conservadores. dentro dessa lgica que o universo feminino retratado de forma a supervalorizar a beleza e a estabelece como valor primordial e moral. Numa sociedade na qual relaes patriarcais5 ainda se fazem presentes, a feiura ou o envelhecimento passam a ser moralmente inaceitveis, pois demonstram falta de cuidado, falta de amor prprio. Contra isso, a indstria farmacutica e a indstria de cosmticos oferecem produtos e servios capazes de eliminar as imperfeies e sinais corporais do envelhecimento, e vendem a promessa de perfeio fsica e eterna juventude.
5 Brah (1996) define relaes patriarcais como uma forma especfica de relao de gnero em que as mulheres esto em uma posio subordinada. Os valores enraizados nessas relaes atravessam os tempos e ainda se fazem presentes, de alguma forma, nas sociedades contemporneas, sobretudo nas ocidentais. De acordo com Narvaz e Koller (2006), o pensamento patriarcal tradicional (vigente da Idade Mdia ao sculo XVII) envolve as proposies que tomam o poder do pai na famlia como origem e modelo de todas as relaes de poder e autoridade. Assim, a supremacia do homem sobre a mulher ditada pelos valores patriarcais legitimou o controle dos corpos, da sexualidade e da autonomia femininas, estabelecendo papis sociais em que se atribui vantagens ao masculino. Com o declnio do discurso patriarcal tradicional ao final do sculo XVII, aboliu-se o direito do pai sobre as mulheres na sociedade, mas manteve-se o direito conjugal dos homens sobre as mulheres, o que justifica os resduos dessas prticas na sociedade contempornea. De acordo com os valores patriarcais residuais, ento, os papis valorizados ainda so os de esposa e me, e para tal a mulher deve manter-se atraente para o homem. A mdia, muitas vezes, refora esses papis normativos podendo gerar, segundo as autoras, culpa para as mulheres que no se limitam a eles.

576 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

A posio de mulher-objeto (em relao ao sujeito masculino) muitas vezes retratada na mdia, com a supervalorizao do corpo feminino (fragmentado/desintegrado) e desvalorizao da mulher como sujeito, contribui para essa rejeio velhice e s imperfeies corporais. A realizao feminina, tal como apresentada na cultura da mdia, no viria em funo da experincia de vida ou profissional (ou seja, da mulher como sujeito), mas sim em funo da manuteno do corpo perfeito, sustentada pela compra de cosmticos, frmacos, pela academia de ginstica e por cirurgias plsticas (ou seja, da mulher como objeto). Assim, entendendo hegemonia como um termo descrito pelos tericos culturais para definir o processo pelo qual uma classe dominante conquista o consenso das classes subordinadas ao sistema que assegura sua subordinao (Rocha, 2010), percebe-se que, em uma sociedade de consumo, as grandes mdias operam, geralmente, dentro de condies hegemnicas, apropriando-se de mecanismos institucionais, educativos, narrativos e audiovisuais que permitem uma identificao entre produto cultural e espectador e legitimam determinados comportamentos tidos historicamente como convencionais. Essas representaes trazem consigo modelos de conduta tomados como adequados, modelos esses suficientemente reconhecveis e atraentes para poderem ser aceitos de forma consensual pelos receptores da mensagem miditica. Segundo Freire Filho (2004), a questo que se problematiza que o uso desses modelos/simplificaes, tambm denominados de esteretipos, tende a excluir tudo aquilo que diferente, o que mantm fronteiras simblicas entre o que normal e anormal, aceitvel ou inaceitvel, e funciona como uma forma influente de controle social. Portanto, no que se refere especificamente representao feminina, ao promover a desconstruo de grande parte dos filmes hollywoodianos, por exemplo, percebemos a presena de um discurso patriarcal que posiciona a mulher como o outro, sobretudo por meio do melodrama familiar que, segundo Kaplan (1995), funciona tanto para evidenciar as limitaes que a famlia capitalista impe mulher quanto para promover a aceitao das mulheres a essas restries.
Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

577

Nota-se ento, na representao do feminino nas mdias, um discurso que geralmente coloca disposio do pblico um repertrio de imagens, identidades e simbolismos que compe um universo ideolgico no qual a mulher recebe um tratamento superficial e parcial, ou seja, estereotipado. Com isso, a mdia classifica e, portanto, recorta e fixa a imagem da mulher, estabelecendo simplificaes que no levam em conta suas mltiplas identidades. Quando se trata de agregar a essa representao do feminino aspectos relacionados ao processo de envelhecimento, o reforo dessas imagens estereotipadas e a busca de adequao aos padres masculinos tornam-se ainda mais evidentes. Isso porque, como j colocado, as sociedades residualmente patriarcais tendem a rejeitar o envelhecimento na mulher e o tornam algo negativo ao relacion-lo apenas a perdas (no trabalho, no casamento, na atratividade/sexualidade). O discurso cinematogrfico hegemnico concentra-se geralmente no enfoque ou na negao dessas perdas, seja por meio da busca descomedida da mulher por um corpo jovem, perfeito (negao das perdas), ou pela sua vitimizao nos processos de perda no casamento, corpo e trabalho (enfoque nas perdas). Segundo Montoro (2009), nas relaes sociais e culturais de cada sociedade que a imagem da velhice se edifica. Essa imagem resulta, muitas vezes, da negao do envelhecimento e acaba por apresentar um modelo de beleza no qual a juventude corporal excessivamente valorizada.
Esse modelo vem traduzido num eterno aperfeioar-se, para parecer cada dia mais novo e, assim, aumentar a capacidade de seduo/ identificao/aceitao do corpo, tomado como elemento de valorizao de um modelo veiculado e revelado no domnio de novas tecnologias de gnero, que vo de cirurgias plsticas a processos de mudanas de cor (bronzeamentos, branqueamentos) e/ou de sexo, processos transformadores que passam a ser acessveis a uma massa de consumidores/pblico/telespectadores, contribuindo para que cada vez mais, no mundo todo, pessoas mais jovens (fenmeno observado no mundo ocidental) busquem intervenes cirrgicas de natureza exclusivamente esttica (Montoro, 2009, p. 193).

No entanto, se para muitos a cultura de consumo pauta atitudes e comportamentos, preciso relativizar a influncia dos produtos culturais
578 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

sobre os consumidores e enfatizar que se as representaes so resultados de sistemas de convenes sociais, construdas ao longo do tempo por uma determinada sociedade e cultura, ento os sentidos emergentes dessas representaes esto sujeitos a mudanas: novos contextos sociais implicam novas leituras e novas produes de sentido (Hall, 1997b). Assim, especialmente nas sociedades contemporneas, abre-se espao para que sujeitos cada vez mais conscientes contraponham-se aos ditames hegemnicos, encontrando na mdia alternativa e at mesmo na mdia convencional/comercial, a emergncia de novos significados sobre as representaes.

O envelhecimento feminino no cinema brasileiro contemporneo


Diferentemente do Cinema Novo, que surgiu a partir de um projeto poltico e esttico, ou do Cinema Marginal, impulsionado por propostas na rea cultural, o Cinema da Retomada, ou o novo cinema brasileiro, nasceu da morte decretada da Embrafilme, do declnio moral e legal do governo Collor e da implementao de leis de incentivo eficazes, aproveitadas com profissionalismo. Dessa forma, um cinema que capta a fragmentao da sociedade contempornea, marcado pela diversidade e pelo pluralismo esttico. O novo encontra-se aqui, segundo Maciel (1998), sobretudo em dois aspectos: 1) o novo como mercado, dentro da criao de filmes para consumo quantitativo e imediato; 2) o novo como diferena, como experincia e possibilidade de inventar, de fabricar um outro cinema que crie composio esttica inusitada e novos acontecimentos. Portanto, se, por um lado, o novo aparece no Cinema da Retomada dentro de uma preocupao mercadolgica e esttica, voltada para a cultura de consumo, por outro, aparece tambm como diferena, com possibilidade de representao de novas identidades que emergem contrrias aos ideais hegemnicos.
Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

579

Assim, se possvel identificar um eixo patriarcal na representao do feminino dentro das produes cinematogrficas brasileiras contemporneas, igualmente importante ressaltar a existncia de grupos sociais que no se identificam com as orientaes hegemnicas. Esses grupos, enquanto produtores audiovisuais, passam ento a reivindicar novos posicionamentos diante da orientao intelectual a que se colocam contrrios. Assim, sobretudo a partir da Retomada do cinema brasileiro, abre-se um espao para representaes que tentam substituir o olhar patriarcal caracterstico do discurso dominante por produes nas quais o universo feminino possa ser efetivamente retratado (em suas singularidades, mltiplas identidades e/ou em seu dilogo com o universo masculino). nesse contexto que novas formas de ser e estar no mundo so criadas, e concepes sobre as relaes sociais so refeitas. Barros (2006) coloca que, nesse sentido, a representao do envelhecimento deixa o significado negativo para a mulher no mais capaz de procriar e que no mais atraente, para carregar agora o significado de corpo liberto do controle social. Aqui se encontram as buscas por novas formas de lazer, por novas formas de trabalho e por novas atividades em geral. Aqui a independncia pode aparecer como um desejo, como um valor. A nova viso sobre a velhice e o envelhecimento como um perodo adequado a novas experincias, tal como apresentada em alguns filmes brasileiros contemporneos, contrape-se velhice como um perodo de isolamento e abandono e apresenta-se, para as mulheres conscientes e autnomas, como uma oportunidade de liberao e/ou realizao pessoal. a partir dessa perspectiva que a anlise contradiscursiva proposta neste estudo busca identificar em obras cinematogrficas brasileiras contemporneas elementos ideologicamente contrrios direo intelectual hegemnica. Entende-se aqui, a partir das reflexes de Foucault (1979), que a resistncia pode funcionar na hegemonia ou a partir de condies hegemnicas. Para o autor, o poder no existe em si, enquanto objeto ou enquanto coisa. O que existem so prticas ou relaes de poder, sendo este algo que se exerce, que se efetua. [...] E como onde h poder h resistn580 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

cia, no existe propriamente o lugar da resistncia, mas pontos mveis e transitrios que tambm se distribuem por toda a estrutura social (Foucault, 1979, p. 14). Portanto, possvel observar a circulao de outros sentidos na construo audiovisual sobre o envelhecimento feminino, seja nas produes independentes ou nas produes comerciais. Contrrios aos ideais convencionais do corpo medicalizado estimulados pela cultura de consumo, estes sentidos por vezes permitem apresentar ao espectador o universo feminino dentro de um processo de aceitao (e no negao) das perdas associadas ao envelhecimento, conjugando-a aos ganhos advindos da chegada da maturidade. So essas novas formas de representao resistentes que, segundo Montoro (2009), promovem uma diversificao de olhares sobre a representao do envelhecimento feminino na cultura visual.
Nos ltimos anos, essa expresso visual de novas polaridades identitrias sobre amadurecimento e processos de envelhecimento impactou sobremaneira as formas de representao da mulher madura. Novos protagonismos sociais emergem, orientando um olhar mais plural e multifacetado para o processo de envelhecimento feminino (Montoro, 2009, p. 199).

Assim, a representao flmica de gnero, ao valer-se, segundo a autora, da contextualizao das mutantes experincias de ser mulher nos espaos sociomiditicos e ao levar em conta as mltiplas identidades femininas contemporneas, permite que o cinema seja visto no s em seu carter ilusionista (aqui relacionado reproduo de discursos), mas tambm como uma forma de ver e conhecer novas realidades.

Metodologia
Com o intuito de realizar reflexes pontuais sobre as novas narrativas audiovisuais que retratam o envelhecimento feminino, foram selecionados para compor o corpus deste artigo trs filmes brasileiros contemporneos, a saber: o curta-metragem Olhos de Ressaca (2009), de Petra Costa; o lonPalabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

581

ga-metragem de fico Casa de Areia (2005), de Andrucha Waddington, e o documentrio A Dana da Vida (2008), de Juan Zapata. Para o estudo dos filmes, definiu-se como metodologia a Anlise Flmica e optou-se pelas obras de Casetti e Di Chio (2007) e Vanoye e Goliot-Lt (2005) para nortear as reflexes desenvolvidas neste artigo. Esses autores oferecem mtodos de estudo que permitem no s identificar os cdigos cinematogrficos utilizados nas obras analisadas (tipos de enquadramentos, de tomadas de cmera, de pontos de vistas), como tambm signific-los e ressignific-los, tendo em vista o cinema como um espao de manifestao simblica de prticas sociais. Focou-se, ento, no estudo dos elementos de linguagem explcitos (figurino, cenrio, texto, e demais recursos que constroem explicitamente a imagem do personagem) e dos elementos de linguagem implcitos (iluminao, sons, ngulos de cmera e enquadramentos) incorporados aos filmes. Buscou-se, assim, investigar como a linguagem cinematogrfica, em suas especificidades, pode (re)construir a realidade da mulher em processo de envelhecimento, em contraposio ao discurso hegemnico e possivelmente subvertendo esteretipos. Os filmes trazem abordagens diferenciadas sobre a temtica, mas em todos possvel notar que a originalidade com relao s prticas hegemnicas de alguma forma se faz presente. a construo de novos olhares sobre o envelhecimento e o feminino que se evidencia na inventividade do novo cinema brasileiro.

Outras narrativas, novos olhares

Dirigido por Petra Costa, o curta-metragem Olhos de Ressaca foi produzido no incio de 2009, quando, a convite da famlia de Vera e Gabriel, os jornalistas Nathlia Ziemkiewicz e Camilo Vannuchi estiveram na fazenda do casal, em Minas Gerais, para acompanhar de perto um pouco dos seus quase 60 anos de histria de amor. O objetivo era eternizar a histria em um livro Vera e Gabriel 60 quilates: a arte de encomendar vestidos de bolinhas e semear diamantes , lanado dois meses aps a visita fazenda. Du582 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

rante essa mesma viagem, a diretora uma das netas de Vera e Gabriel , gravou depoimentos com as principais lembranas dos avs, os quais deram origem ao curta-metragem. Em sua linguagem experimental, Olhos de Ressaca combina texto literrio, imagens e som extradiegticos e planos em close e big close, e consegue adentrar na intimidade de Vera e Gabriel, transformando o que poderia ser apenas um relato em uma experincia onrica e afetiva. O filme inteiramente narrado pelo casal, alternando os depoimentos de um e de outro e entremeando antigos vdeos e fotografias de famlia. O casal passeia pelas lembranas divagando sobre as diferenas de personalidade entre os dois e apresentando suas vises sobre o amor e a morte na velhice. Assim, a despeito de todas as limitaes fsicas e dos sinais corporais adquiridos com o envelhecimento, Vera e Gabriel reafirmam e ressignificam o amor, evidenciando uma dualidade/complementaridade feminino/ masculino. Como colocado pela protagonista em um de seus depoimentos, Vera se considera mais impetuosa e realista, enquanto v Gabriel como um homem distrado, potico e sonhador. O filme evidencia essas diferenciadas manifestaes de gnero, ressaltando a sensibilidade e a emotividade presente no masculino, e a objetividade e determinao que emergem do feminino. A prpria forma de construo narrativa remete o espectador a essa complementaridade, e d voz feminina uma narrao mais realista dos fatos, enquanto a voz masculina aparece na maior parte das vezes expressando sua verso sobre os acontecimentos por meio de canes, poesias e trechos literrios. Ainda, no constante uso do close e do big close que, mais uma vez, o filme define novas formas de manifestao simblica dos gneros, agora conjugadas aos novos sentidos dados representao do envelhecimento, e que se afastam dos esteretipos que relacionam a velhice feminina ao isolamento e invisibilidade. Os primeiros planos e planos detalhes combinam-se, assim, ao uso predominante da iluminao clara que se aproveita, sobretudo, da luz do dia para iluminar os corpos e rostos de Vera e Gabriel. Essa escolha cinematogrfica, alm de contribuir para a construo de uma
Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

583

atmosfera onrica e potica, contrape-se ideia de morte comumente associada escurido, inserindo o corpo feminino envelhecido em um ambiente suave e delicado. A escolha dos enquadramentos ntimos e da iluminao clara no curta reflete ainda uma aceitao das marcas corporais, libertando o feminino da preocupao em esconder traos do envelhecimento. nesse sentido que se apresenta no filme a sequncia de imagens na qual Gabriel se barbeia enquanto Vera faz sua maquiagem, o que serve tambm para confirmar, na referncia ao envelhecer, a viso complementar feminino/masculino j evidenciada na obra. Ao cuidar de sua aparncia ao mesmo tempo em que, em off6, relata ser mais realista (caracterstica tida convencionalmente como masculina) enquanto Gabriel mais sonhador (caracterstica tida convencionalmente como feminina), a protagonista demonstra que existem outras formas de viver a feminilidade, inclusive longe dos excessos do corpo medicalizado, j que a sua vaidade no oculta os sinais do tempo deixados em seu corpo. O amor de Vera e Gabriel, diferentemente da frequente transitoriedade dos amores contemporneos, segue resistindo ao tempo, s rugas e aos cabelos brancos. Olhos de Ressaca evidencia, portanto, uma relao dialgica entre os gneros, em que as prticas patriarcais que submetem a mulher ao olhar masculino so ressignificadas, dentro do casamento, apontando para uma possibilidade de libertao feminina no ncleo domstico. Edifica-se, assim, uma percepo a respeito da velhice que remete vida, alegria, aos ganhos e aos afetos possveis no envelhecer. Em Casa de Areia, dirigido por Andrucha Waddington e produzido pela Conspirao Filmes7, essa dualidade feminino-masculino tambm apa6 7 Casetti e Di Chio (2007) definem o som off como sendo um som diegtico, cuja fonte est presente no espao da narrativa, mas no enquadrada. Produtora brasileira que oferece produo, ps-produo e criao em cinco diferentes segmentos publicidade, produo publicitria para internet e novas mdias, contedo corporativo, televiso e cinema. Com 23 filmes realizados, entre eles: Eu, tu, Eles (2000), de Andrucha Waddington, com um total de 695.682 espectadores; Redentor (2004), de Cludio Torres; Dois Filhos de Francisco (2005), de Breno Silveira, indicao brasileira ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2006 e com um pblico de mais de 5,3 milhes pessoas; A mulher invisvel (2009), de Cludio Torres, com 2.353.136 espectadores e Homem do Futuro (2011), tambm de Cludio Torres e com um total de 1.215.600 pagantes, a produtora se prepara para o lanamento de mais quatro longas: Vendedor de Passados, de Lula Buarque; Penetras, de Andrucha Waddington; Beira do Caminho, de Breno Silveira e Gonzaga: de Pai pra Filho, tambm de Breno Silveira.

584 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

rece na representao do conflito de geraes entre mes e filhas que, isoladas em uma regio onde passam a viver fora de um domnio patriarcal, lutam com seus prprios sentimentos de solido e aparente impotncia. O filme, que tem incio em 1910, narra a trajetria de urea (Fernanda Torres), ento grvida, e sua me Dona Maria (Fernanda Montenegro), que chegam aos Lenis Maranhenses acompanhadas de Vasco (Ruy Guerra), marido de urea. Aps a morte de Vasco e o nascimento de Maria (Camilla Fagundes), o filme representa a passagem de 59 anos na regio. Assim, dentro da tenso e da luta s quais esto submetidas as protagonistas da trama que o filme acompanha a trajetria dessas trs geraes femininas nos Lenis Maranhenses e suas diferentes formas de lidar com o desconhecido, com as mudanas e com as questes de vida/envelhecimento/morte. Ao se valer de metforas8 e de efeitos visuais especficos, Casa de Areia estabelece uma sucesso de imagens capazes de produzir um sentido que ultrapassa o sentido literal da narrativa flmica. Assim, a iluminao em tons frios, que contrasta a extrema escurido da noite com a intensa claridade do dia, e o figurino, que explora o contraste branco/preto podem simbolizar a dura realidade das protagonistas, as quais tm dificuldades em enxergar um caminho neutro, um meio-termo para os acontecimentos que lhes so apresentados: ou encontram uma luz, ou seja, uma sada para a capital, ou esto destinadas escurido, ou seja, infelicidade na nova regio. Ao conceber a sada para a capital (a luz) como uma volta a um territrio predominantemente masculino e a permanncia na nova regio (escurido) como uma nova possibilidade de colonizao feminina, o uso do claro/escuro, branco/preto na obra pode representar tambm a dualidade masculino/feminino, vista inicialmente como um conflito (a princpio, a luta pelo retorno ao espao patriarcal se ope e predomina com relao construo de uma nova vivncia feminina na regio).
8 Vanoye e Goliot-Lt (2005) definem metfora como uma figura de expresso verbal que se baseia na analogia de sentido que existe entre o termo atualizado e o termo ausente que substituiu. Para os autores, as metforas fazem parte de um sistema simblico que requer uma cultura especfica para ser plenamente apreendido. Trata-se assim de uma espcie de cdigo e de um conjunto de signos situados em contextos socioculturais particulares.

Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

585

Porm, na escolha da locao as dunas de areia dos Lenis Maranhenses que se evidencia, simbolicamente, o espao da narrativa como um possvel local de (re)construo feminina. As areias, instveis e transitrias, remetem ento ao prprio territrio da mulher, no s nas sociedades patriarcais de 1910, como tambm, em um sentido mais amplo, nas sociedades contemporneas. Assim como as dunas, o espao feminino apresentase como um espao em construo onde ainda se percebe uma dificuldade feminina em viver fora dos padres hegemnicos de comportamento. O uso das imagens da areia escorregando pelas encostas, captadas pela cmera em primeiros planos e apresentada em alguns momentos da pelcula, permite detectar essa rede metafrica percebida no filme, responsvel por relacionar simbolicamente os Lenis Maranhenses a um possvel espao de resistncia feminina instvel, ainda a ser colonizado e solidificado. No entanto, os sentimentos de isolamento, impotncia e resistncia sentidos pelas personagens nesse territrio simbolicamente feminino vo sendo transformados no decorrer da narrativa, sobretudo com o amadurecimento de Dona Maria e urea. O conflito entre masculino/feminino inicialmente apresentado (e que parecia apontar como soluo uma volta aos domnios patriarcais) gradativamente substitudo pela aceitao de uma nova realidade na regio e pela construo de uma nova histria feminina, a partir de novas referncias. essa aceitao que aparece nos protagonismos da trama na medida em que os anos passam para aquelas mulheres. O envelhecimento e o seu pice com a chegada da velhice surgem no filme como um momento de libertao feminina com relao aos tradicionais papis ainda representados pelas mulheres, inclusive nas sociedades contemporneas. Passa-se a entender aqui o isolamento involuntrio das personagens (e o prprio envelhecimento) como uma oportunidade de um olhar feminino para si, com o qual se pode descobrir novos desejos, novos prazeres e novos valores. Portanto, por meio do uso criativo da linguagem cinematogrfica, junto a uma narrativa que evidencia uma esttica apurada (na fotografia, iluminao e figurino), e do uso de metforas, que Casa de Areia permi586 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

te uma viso crtica e polissmica do lugar do feminino e representa, assim, um espao simblico de resistncia. A partir das questes e conflitos apresentados no decorrer da projeo, a obra trabalha a dualidade dos gneros e a entende como um processo que pressupe uma reconquista/renascimento do feminino, para que, a partir de ento, se possa dialogar com o masculino. ante as prticas patriarcais que ainda se fazem presentes nas sociedades contemporneas e juntamente com elas a negao do envelhecimento e da morte, a qual sofre atravessamentos de gnero , que Casa de Areia representa a velhice como um momento propcio a essa reconquista. Na contramo dos exerccios hegemnicos (que relegam o envelhecer decadncia fsica e improdutividade ou que o recusam por meio dos avanos medicinais e farmacolgicos), o filme revela um outro olhar sobre o feminino, no qual o amadurecimento encontra a liberdade. essa possibilidade de libertao feminina que tambm aparece no documentrio A Dana da Vida, de Juan Zapata. Produzido pela Zapata Filmes9, o documentrio evidencia, entre a realidade a fico, os contradiscursos presentes nas novas prticas e novas narrativas culturais sobre o envelhecimento feminino nas sociedades contemporneas. O documentrio se destaca ao abordar, de forma objetiva e ao mesmo tempo intimista, questes relacionadas sexualidade dos mais velhos, o que tambm coloca em jogo aspectos relativos ao corpo, famlia, ao casamento e aos afetos que aparecem com a chegada do envelhecimento e da velhice. De uma forma ou de outra, o que se ressalta na obra a possibilidade de realizao na velhice, constatando, sobretudo, uma mudana de paradigma no que se refere s antigas vises que relacionavam o velho
9 Produtora porto-alegrense especializada em documentrios e fundada em 2007 por Juan Zapata. A empresa oferece servios de produo e distribuio para cinema, TV e internet. Disponibiliza tambm funo de curadoria e atua no segmento cultural, institucional e branded entertainment, seguindo o modelo do gnero documentrio. Em seu currculo esto a Primeira Mostra de Cinema Colombiano em Porto Alegre (2004) e Cinema Documentrio Argentino. A Zapata tambm foi responsvel, no exterior, pela primeira mostra de cinema gacho na Colmbia e pela Mostra Brasils na Guiana Francesa, em 2009. Produziu os longas-metragens Fidelidad (2004), Em Branco (2007), A dana da vida (2008) e Ato de vida (2009).

Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

587

improdutividade e que hoje, devido aos avanos da medicina e ao aumento da expectativa de vida, vm sendo gradativamente substitudas pelas novas possibilidades de produtividade aps a aposentadoria e de socializao nos espaos do lazer. Essas novas prticas possveis na terceira idade, no entanto, no so evidenciadas no filme de forma a reforar comportamentos hegemnicos que negam o envelhecer. Ao contrrio, elas se apresentam ali justamente como uma oportunidade de libertao desses esses comportamentos, sobretudo para a mulher envelhecida. Por se inserir no gnero documentrio, o filme trabalha sua temtica dentro de certa objetividade, marcada por uma montagem mais entrecortada, enquadramentos aproximativos, tomadas frontais e olhares para a cmera (Vanoye; Goliot-Lt, 2005). No entanto, no deixa de evidenciar uma esttica que se aproxima da narrativa ficcional no que se refere emotividade que o filme consegue transmitir ao enquadrar, durante os depoimentos, os rostos e mos envelhecidos das personagens, as fotos e objetos ntimos dos entrevistados. A construo narrativa adotada na obra evidencia assim as afetividades transgressoras possveis entre os mais velhos, sobretudo por meio de algumas personagens femininas. Assim, Nora (solteira, 46 anos) desfaz o binarismo que se estabelece entre os gneros ao revelar sua bissexualidade, demonstrando em sua fala que o fato de sentir-se atrada por outras mulheres no a impede de ser tambm feminina. Contrapondo-se s orientaes que limitam a realizao feminina presena masculina, especialmente por meio do casamento, a personagem evidencia, assim, novas possibilidades de viver as afetividades. Lourdes (79 anos), Nize (63 anos), Leopoldina (81 anos), Delfines (83 anos) e Adelina (67 anos) tambm demonstram, em seus depoimentos, transgresses aos comportamentos femininos normatizados. Ao capturar (por meio de planos detalhes e de pontos de vistas subjetivos) as imagens das xcaras, bules e bandejas em que so servidos os cafs e acompanhamentos que so oferecidos s senhoras enquanto a entrevista acontece, o filme
588 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

agua o esprito crtico do espectador sobre comportamentos convencionalmente destinados s mulheres mais velhas: as senhoras comeam a entrevista falando sobre masturbao. Ao abordar, entre corpos envelhecidos e hbitos femininos tradicionais (o ch da tarde, tradicional entre as mulheres a partir do sculo XVII), um assunto que muitas vezes apresenta-se como um tabu at mesmo entre os mais novos, o filme evidencia a viso parcial e incompleta que os esteretipos fornecem, mostrando que reflexes e questionamentos sobre a sexualidade aparecem tambm (e com naturalidade) entre as mais velhas. Corroborando as pesquisas de Goldenberg (2011), que destacam novas possibilidades de vivncia feminina para mulheres que conseguem se liberar da ditadura da aparncia e se preocupar mais com a sade, qualidade de vida e bem-estar, A Dana da Vida apresenta personagens que priorizam os prprios desejos. O namoro e o espao do baile para a terceira idade, representado no filme pelo 35CTG Centro de Tradies Gachas , aparecem ento para as entrevistadas como alternativas de realizao pessoal e afetiva. Assim, a preocupao com a apreenso do olhar masculino, que se apresenta entre algumas mulheres por meio de constantes intervenes estticas, substituda pela aceitao das marcas corporais do envelhecimento e pela valorizao dos afetos, muitas vezes transgressores. Portanto, ao considerar o espao miditico audiovisual, e aqui especificamente o cinema, como um espao de prtica discursiva, e entendendo-se essa prtica como produtiva no s de poder, como tambm de enfrentamento/contestao, A Dana da Vida apresenta-se como um importante exemplo de produo cinematogrfica contempornea que oferece ao espectador um olhar crtico e reflexivo sobre a velhice e o envelhecimento na cultura brasileira.

Consideraes finais

A partir das reflexes realizadas neste artigo, foi possvel destacar novas prticas e novas narrativas culturais sobre o envelhecimento feminino que, gradativamente, vm se refletindo no cinema, demonstrando a construo de olhares plurais, subversivos e criativos a respeito da temtica.
Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

589

Os trs filmes selecionados para compor o corpus desta pesquisa representam, assim, esses novos e eclticos olhares que emergem do cinema brasileiro contemporneo, e demonstram um exerccio cinematogrfico contradiscursivo que se evidencia tanto em circuito alternativo quanto em circuito comercial. Percebeu-se, ento, a construo de novos sentidos e novas formas de manifestao simblica na representao do envelhecimento, a partir dos quais se pode detectar uma libertao feminina com relao aos resduos de prticas patriarcais que ainda se fazem presentes na cultura brasileira. Assim, formas contradiscursivas de sociabilidades e produtividades femininas nos espaos pblicos e privados foram apresentadas, evidenciando tambm uma aceitao das marcas corporais adquiridas com o envelhecimento. O envelhecer apresentou-se para as personagens como um momento de aceitao e liberdade em que a dominncia de um olhar masculino sobre o feminino foi substituda pela relao dialgica entre os gneros, por novas possibilidades de vivncia feminina e/ou pelos afetos. Dessa forma, procurou-se aqui apontar para novos horizontes que refletem a temtica, entendendo que possibilidades efetivas de resistncia ultrapassam a negao e denncia de comportamentos e representaes desfavorveis a determinados grupos sociais. Resistir, conforme entendido aqui, significa, sobretudo, afirmar novos caminhos, delinear novas paisagens, inspirar novas percepes e concepes, (re)construir modelos simblicos. compreendendo o cinema como um espao representativo no qual esttica, prticas de consumo e narrativas culturais se encontram na (re) produo de discursos e de sistemas de representao social que, por fim, espera-se que os novos espaos abertos ao feminino nas sociedades contemporneas possam crescer e se solidificar entre as produes cinematogrficas nacionais.

590 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

Referncias bibliogrficas
Aumont, J. (2006). A esttica do filme. Campinas: Papirus. Barros, M. M. L. (2006). Trajetria dos estudos da velhice no Brasil. Sociologia, Problemas e Prticas, 52, pp.109-132. Bourdieu, P. (1998). O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Brah, A. (2006). Diferena, diversidade, diferenciao. Cad. Pagu, 26. Disponvel em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332006000100014. [Acesso em: 24 nov. 2011]. Casetti, F; Di Chio, F. (2007). Cmo analizar un film. Traduo de Carlos Losilla. Barcelona: Paids. Eagleton, T. (2005). A ideia de cultura. So Paulo: Unesp. Foucault, M. (1979). Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Edies Graal. Freire filho, J. (2010). Mdia, esteretipo e representao das minorias. Disponvel em: www.pos.eco.ufrj.br. [Acesso em: 10 abril 2010]. Goffman, E. (1985). A representao do eu na vida cotidiana. Petrpolis: Vozes. Goldenberg, M. (2011). Corpo, envelhecimento e felicidade na cultura brasileira. Contempornea, 2 (9). Disponvel em: http://www. contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_06_ Mirian_Goldenberg.pdf> .[Acesso em: 19 jan. 2012]. Hall, S. (1997) Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. Sage Publications. Disponvel em: http://socioeconomia.univalle.edu.co/profesores/docuestu/download/pdf/EltrabajodelaR.StuartH.PDF. [Acesso em: 22 nov. 2011].
Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

591

Ianni, O. (2005). A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira. Kaplan, E. A. (2001). A mulher e o cinema: os dois lados da cmera. Rio de Janeiro: Ed. Rocco. Kellner, D. (2001). A Cultura da Mdia. Bauru: Edusc. Maciel, K (1998). O cinema brasileiro contemporneo. Cinemais: revista de cinema e outras questes audiovisuais, 11, pp. 47-78. Martino, L. C. (2001). Elementos para uma epistemologia da comunicao. Em: A. F. Neto; J. L. A. Prado; S. D. Porto (Orgs.). Campo da Comunicao: caracterizao, problematizaes e perspectivas (pp. 51-75). Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB. Montoro, T. (2009). Velhices e envelhecimentos: dispersas memrias na cinematografia mundial. Em: M. L. M. Mendona (Org.). Mdia e Diversidade Cultural: experincias e reflexes (pp. 191-205). Braslia: Casa das Musas. Narvaz, M. G.; Koller, S. H. (2006). Famlias e patriarcado: da prescrio normativa subverso criativa. Psicologia & Sociedade, 18, 320-357. Rocha, S. (2010). Entre a ideologia, a hegemonia e a resistncia: dos modos de endereamento como dilogo entre a produo e a audincia de produtos audiovisuais. Anais do 19 Encontro Anual Associao Nacional dos Programas de Ps-graduao em Comunicao, 98-114. Vanoye, F.; Goliot-Lt, A. (2005). Ensaio sobre a anlise flmica. Campinas: Papirus.

Referncias Cinematogrficas
A DANA, da Vida. Direo: Juan Zapata. Produo: Rene Goya Filho E Juan Zapata, 2008. 1DVD (80min).
592 O envelhecer feminino no cinema... - Maria Luiza Martins de Mendona - Clarissa Raquel Motter Dala Senta

CASA de Areia. Direo: Andrucha Waddington. Produo: Leonardo Monteiro de Barros, Pedro Guimares, Pedro Buarque de Hollanda, Andrucha Waddington, Luiz Carlos Barreto, Lucy Barreto e Walter Salles, 2005. 1 DVD (103min). OLHOS de Ressaca. Direo: Petra Costa. Produo: Petra Costa, 2009. 20min. Disponvel em: < http://www.portacurtas.com.br/filme. asp?cod=8914> [Acesso em: 20 dez. 2010].

Palabra Clave - ISSN: 0122-8285 - Vol.15 No. 3 - Diciembre de 2012

593

También podría gustarte