Está en la página 1de 10

Histria - Comunismo e Socialismo

Qual a diferena entre comunismo e socialismo?


enviado por Izadora Gomes Dentro da teoria marxista elaborada no sculo XIX, comunismo e socialismo seriam duas etapas sucessivas no desenvolvimento da sociedade humana, ocorrendo aps o colapso do sistema capitalista. O socialismo seria caracterizado pela abolio da propriedade privada dos meios de produo e a instalao de um estado forte ("ditadura do proletariado"), capaz de consolidar o regime e promover a diminuio da desigualdade social. No comunismo, o prprio estado seria abolido, com a instaurao de uma igualdade radical entre os homens.

Retrato de Lnin, um dos lderes da Revoluo Russa de 1917. (Foto: Getty Images) Todavia, na prtica poltica do sculo XX, as duas palavras ganharam outro significado. O termo comunismo passou a se referir a movimentos polticos revolucionrios de origem marxista e aos estados que surgiram a partir da (Unio Sovitica, China), caracterizados pela abolio da propriedade privada dos meios de produo e autoritarismo poltico. O termo socialismo passou a se referir a grupos reformistas, que ambicionavam a realizao de mudanas sociais atravs do voto, preservando a democracia liberal. Assim, existiram governos socialistas na Frana, Inglaterra (atravs do trabalhismo), Alemanha (atravs da social-democracia), pases escandinavos e outros.

08-O SOCIALISMO E O COMUNISMO CRTICO-UTPICOS

No se trata aqui da literatura que, em todas as grandes revolues modernas, formulou as reivindicaes do proletariado (escritos de Babeuf, etc.) . As primeiras tentativas directas do proletariado para fazer prevalecer seus prprios interesses de classe, feitas numa poca de efervescncia geral, no perodo da derrubada da sociedade feudal, fracassaram necessariamente no s por causa do estado embrionrio do prprio proletariado, como devido ausncia das condies materiais de sua emancipao, condies que apenas surgem como produto do advento da poca burguesa. A literatura revolucionria que acompanhava esses primeiros movimentos do proletariado teve forosamente um contedo reaccionrio. Preconizava um ascetismo geral e um grosseiro igualitarismo. Os sistemas socialistas e comunistas propriamente ditos, os de Saint-Simon, Fourier, Owren, etc., aparecem no primeiro perodo da luta entre o proletariado e a burguesia, perodo acima descrito. (Ver o Cap. Burgueses e Proletrios). Os fundadores desses sistemas compreendem bem o antagonismo das classes, assim como a aco dos elementos dissolventes na prpria sociedade dominante. Mas no percebem no proletariado nenhuma iniciativa histrica, nenhum movimento poltico que lhe seja prprio. Como o desenvolvimento dos antagonismos de classe marcha de par com o desenvolvimento da indstria no distinguem tampouco as condies materiais da emancipao do proletariado e pem-se procura de uma cincia social, de leis sociais, que permitam criar essas condies. A actividade social substitui sua prpria imaginao pessoal; as condies histricas da emancipao, condies fantasistas; organizao gradual e espontnea do proletariado em classe, uma organizao da sociedade pr-fabricada por eles. A histria futura do mundo se resume, para eles, na propaganda e na prtica de seus planos de organizao social. Todavia, na confeco de seus planos, tm a convico de defender antes de tudo os interesses da classe operria, porque a classe mais sofredora. A classe operria s existe para eles sob esse aspecto de classe mais sofredora. Mas, a forma rudimentar da luta de classes e sua prpria posio social os levam a considerar-se bem acima de qualquer antagonismo de classe. Desejam melhorar as condies materiais de vida para todos os membros da sociedade, mesmo dos mais privilegiados. Por conseguinte, no cessam de apelar indistintamente para a sociedade inteira, e mesmo se dirigem de preferncia classe dominante. Pois, na verdade, basta compreender seu sistema para reconhecer que o melhor dos planos possveis para a melhor das sociedades possveis. Repelem, portanto, toda aco poltica e, sobretudo, toda aco revolucionria, procuram atingir seu fim por meios pacficos e tentam abrir um caminho ao novo evangelho social pela fora do exemplo, por experincias em pequena escala que, naturalmente, sempre fracassam.

A descrio fantasista da sociedade futura, feita numa poca em que o proletariado, pouco desenvolvido ainda, encara sua prpria posio de um modo fantasista, corresponde s primeiras aspiraes instintivas dos operrios a uma completa transformao da sociedade. Mas essas obras socialistas e comunistas encerram tambm elementos crticos. Atacam a sociedade existente em suas bases. Por conseguinte, forneceram, em seu tempo, materiais de grande valor para esclarecer os operrios. Suas propostas positivas relativas sociedade futura, tais como a supresso da distino entre a cidade e o campo, a abolio da famlia, do lucro privado e do trabalho assalariado, a proclamao da harmonia social e a transformao do Estado numa simples administrao da produo, todas essas propostas apenas anunciam o desaparecimento do antagonismo entre as classes, antagonismo que mal comea e que esses autores somente conhecem em suas formas imprecisas. Assim, essas propostas tm um sentido puramente utpico. A importncia do socialismo e do comunismo crtico-utpicos est na razo inversa do desenvolvimento histrico. A medida que a luta de classes se acentua e toma formas mais definidas, o fantstico af de abstrair-se dela, essa fantstica oposio que se lhe faz, perde qualquer valor prtico, qualquer justificao terica. Eis porque, se, em muitos aspectos, os fundadores desses sistemas eram revolucionrios, as seitas formadas por seus discpulos so sempre reaccionrias, pois se aferram s velhas concepes de seus mestres apesar do ulterior desenvolvimento histrico do proletariado. Procuram, portanto, e nisto so consequentes, atenuar a luta de classes e conciliar os antagonismos. Continuam a sonhar com a realizao experimental de suas utopias sociais: estabelecimento de falanstrios isolados, criao de colnias no interior, fundao de uma pequena Icria, edio da nova Jerusalm e, para dar realidade a todos esses castelos no ar, vem-se obrigados a apelar para os bons sentimentos e os cofres dos filantropos burgueses. Pouco a pouco, caem na categoria dos socialistas reaccionrios ou conservadores descritos acima, e s se distinguem dele por um pedantismo mais sistemtico e uma f supersticiosa e fantica na eficcia miraculosa de sua cincia social. Opem-se, pois, encarniadamente, a qualquer aco poltica da classe operria, porque, em sua opinio, tal aco s pode provir de uma cega falta de f no novo evangelho. Desse modo, os owenistas, na Inglaterra, e os fourieristas, na Frana, reagem respectivamente contra os cartistas e os reformistas

Diferena entre Marxismo, Comunismo e Socialismo.

H muitas formas de apelar num debate. Uma comum se d com as expresses assassinas. Por exemplo. Est-se discutindo a pena de morte e pinta aquele e se fosse a sua filha?!. O tema poltica e de repente sou contra radicalismo porque sempre perigoso. Frequentemente, a expresso assassina comea com o famoso todo mundo sabe que.. Em geral, essas expresses embutem um componente ideolgico, preconceitos disfarados de bom senso. Como assim se fosse a minha filha? Em primeiro lugar, no e se fosse a madre Teresa de Calcut? Em segundo, a lei no pode conceder tratamento desigual entre os meus filhos e qualquer cidado. E terceiro, e se fosse a sua filha que cometesse o crime? Qualquer radicalismo perigoso? Ora, como se combate um radicalismo ruim? Como se luta contra fanticos? Com moderao? Hiptese: existe um grupo radicalmente a favor do direito das mulheres e um outro que as oprime com o rtulo feminazi. Ambos os radicalismos esto igualmente errados, porque so radicais? Absurdo. Quero radicalmente pipoca doce e voc, salgada. Ok, no sejamos radicais. Vamos ser moderados e pr acar e sal na pipoca.

A introduo acima para tratar do tema socialismo. Palavra saturada que pode conduzir numa velocidade incrvel s mais variadas expresses assassinas. Socialismo igual a nazismo. Socialismo morreu, no funcionou, guas passadas. Os socialistas no passam de radicais estatistas fracassados sectrios ingnuos deslumbrados que, no fundo, no tm mrito pra atuar na iniciativa privada. Todo socialista aos 20 acaba caindo na realidade e adere ao capitalismo aos 40. E por a vai preciso diferenciar. Contornar as simplificaes interessadas. Qualificar o debate, tirando os conceitos do saco de gatos. Ao redor do socialismo, h uma Torre de Babel de escolas, movimentos, autores, personagens histricos e fenmenos polticos. O caso no fazer apologia disto ou daquilo, mas compreender o que est em jogo. Compreender melhor do que sucumbir ladainha e suas expresses assassinas, to disposio do crtico de primeira hora e to vazias. Vale comear a brincadeira pela diferena entre marxismo, comunismo, socialismo e socialismo real. Marxismo um conjunto de discursos e prticas de alguma forma ancorado na obra de Karl Marx. bvio, n? Teve e tem uma influncia to grande que mereceu o sufixo ismo, tal qual darwinismo, cristianismo, maquiavelismo. Sim, o marxismo uma tradio, mas uma tradio sincrtica. S de histria do marxismo, Eric Hobsbawm organizou nada menos do que doze volumes de pelo menos 300 pginas cada um. Um tronco enormemente complexo e labirntico, com vasta cobertura geogrfica e histrica. Nos seus 150 anos de vida, o marxismo se ramificou em correntes com personalidade prpria, cada qual com a sua interpretao de Marx. Da derivam subprodutos: marxismo-leninismo, marxismo

crtico, trotskismo, estalinismo, maosmo, anarcomarxismo, situacionismo, eurocomunismo, marxismo aberto etc tem at grouchomarxismo (adotado por Woody Allen). Definir a essncia histrica do marxismo j tomar uma posio dentro dessa tradio. Quer seja uma posio ortodoxa, alinhada ao tronco principal, quer revisionista, subversiva, contra-hegemnica. Lnin, por exemplo, acreditava que a essncia do marxismo era se organizar para tomar o poder e fazer a revoluo. Ele no apenas escreveu cartilhas militantes, em que defendia a formao de vanguardas de revolucionrios profissionais, como efetivamente tomou parte relevante na Revoluo Russa. H muitas outras posies. Tem at quem diga que o marxismo, como um todo, deturpe a mensagem original de Marx, da se dizer marxiano. Penso que o marxismo tenha por cerne dois aspectos: 1) O primado da luta de classes na interpretao do mundo. O marxista v o antagonismo entre dominantes e dominados como o motor da histria. E no prope conciliaes, mas luta. Sem revolta diante do estado das coisas, no pode haver marxismo. Reparar que a luta no entre o bem e o mal, mas entre as classes concretas. E notar tambm que no basta pregar uma utopia qualquer. preciso interpretar este mundo, nas suas relaes de poder materiais. 2) O compromisso tico e poltico com a transformao deste mundo. No basta a adeso s teorias de Marx para ser marxista. O marxista necessariamente militante e deve agir. Qualquer teoria marxista reclama por pr-se em prtica, e dela depende para se aprimorar e se retificar. O contrrio disso tem vrios nomes: socialismo de salo, marxismo de ctedra, academicismo de esquerda etc.

Comunismo descreve a situao ps-revolucionria, quando as classes so abolidas, o trabalho liberta-se, a luta termina e os produtores passam a gozar plenamente do que produzem. a linha de chegada. Todo o tempo passa a ser tempo livre, para viver e fazer o que se deseja. Esse, o sonho comunista, no seu contedo utpico. O comunismo serve como idia reguladora do marxismo, mas tambm de outros socialismos. Sou da opinio que o comunismo no precisa ser utpico. Pode ser que a luta nunca culmine num idlio de paz. Porque o desejo no tem fim, sempre quer mais e diferente do que j se . No haver sabedoria coletiva. Quem alcana o seu ideal, vai alm dele. O comunismo, nesta concepo, menos uma utopia distante do que um desejo palpitante de consumao no agora. Socialismo to sincrtico e vago que pode ser qualquer coisa. Pode abarcar toda a tradio marxista e muitas outras, dos anarquismos mais desvairados socialdemocracia apaziguada. Veja-se o Brasil hoje, com partidos/correntes completamente distintos sob a mesma alcunha socialista: Partido Popular Socialista (PPS), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Democracia Socialista (DS) do Partido dos Trabalhadores (PT) etc. Socialismo real, por sua vez, uma expresso que gosto. Surgiu na linha oficial da Unio Sovitica como resposta aos marxismos revisionistas, principalmente o trotskismo (que arrepiava a espinha de Stlin). O recado era claro: real mesmo s o nosso, o socialismo de vocs no passa de elucubrao e conto-de-fada. Nos anos 1970, contudo, os revisionistas voltaram a expresso contra esse socialismo tosco e opressivo.

Socialismo real, ento, designa o regime dos pases do outrora Segundo Mundo, amarrados ideolgica e militarmente ao redor do Pacto de Varsvia (URSS e Leste Europeu). Eram economias maciamente planificadas, controladas com mo de ferro pelo todopoderoso Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS), que fazia as vezes de estado, governo e sociedade civil organizada. Baseou-se num regime politicamente fechado, militarizado, sob a viglia insopitvel das polcias secretas. O socialismo real, por um lado, levou a Rssia feudal e perifrica de 1917 a derrotar um dos mais impressionantes exrcitos da histria, de 1943 a 1945. Logo a seguir, alou-a condio de superpotncia nuclear, pioneira em satlites e submarinos. Por outro lado, culminou em assassinato em massa, parania e estagnao. Seu colapso deveu-se ao cerco militar e econmico que o mundo ocidental lhe assacou, de 1917 a 1991, bem como asfixia da produtividade de sua populao, subjugada pela elite burocrtica, coibida de pensar, criar, desejar e se organizar economicamente. A maior frao da produtividade do trabalhador terminava alienada em proveito do gigantesco complexo militar-industrial. Assim, menos do que socializar a produo, a planificao sovitica conduziu a uma acumulao ainda mais injusta que a do Primeiro Mundo. Eis a tica do homem de mrmore sovitico: duro, leal, obediente, abnegado no trabalho, viril, circunspecto. Sobre o fracasso do socialismo real e suas razes, junto da anlise de novas perspectivas para a esquerda global, sugiro o timo Adeus Sr. Socialismo A crise da esquerda e os novos movimentos revolucionrios (NEGRI, Antnio; Porto: Ambar, 2007 [2006]), de quem, alis, usei algumas ideias neste post.

También podría gustarte