Está en la página 1de 5

1

Roteiro para a elaborao do Relatrio de Qualificao:


A elaborao do Relatrio de Qualificao, assim como a realizao do exame que compreende a discusso do projeto, mediante a argio e a defesa deste, constituem etapas de grande importncia, talvez uma das mais ricas, dentro de todo o processo da ps-graduao, seja no mestrado ou no doutorado. nessa etapa, quando tudo ainda se encontra nos bastidores, que ocorre de fato a discusso da hiptese do trabalho, da fundamentao terica, das linhas de abordagem, da bibliografia utilizada. , por excelncia, o momento em que se exercita a argumentao, tendo-se em conta que vrios aspectos do trabalho ainda podem ser revistos, a bibliografia alterada, a metodologia repensada, o corpus ampliado ou reduzido. No entanto, para que o Exame de Qualificao tenha de fato a importncia que merece, fundamental que o relatrio apresentado oferea os instrumentos para que as idias sejam bem orquestradas. Como no h normas estabelecidas para a elaborao do relatrio, indicamos a seguir alguns aspectos que devem ser considerados e priorizados. O relatrio divide-se em duas partes: 1 um breve histrico a respeito das atividades na ps-graduao; 2 o projeto de pesquisa. A primeira parte deve ser sucinta e bem informativa. A segunda, por sua vez, deve ser substanciosa e apresentar de modo claro e criterioso o projeto de pesquisa que ser desenvolvido na dissertao de mestrado ou na tese de doutorado.

Primeira parte: A primeira parte do relatrio funciona, na verdade, como uma parte introdutria da segunda. Seria, em outros termos, uma sntese histrica do percurso seguido na ps-graduao. Com relao primeira parte, h implcita uma subdiviso interna que aborda, em primeiro lugar, as disciplinas cursadas e, em segundo, as atividades programadas. Ou seja:

Primeira parte: 1 - Histrico da ps-graduao: disciplinas cursadas; 2 - Outras atividades pertinentes ou relevantes.

Nesse momento do relatrio, deve-se levar em considerao os seguintes aspectos:

- O relato das disciplinas cursadas deve ser sinttico e deve enfatizar os benefcios trazidos para o projeto de pesquisa ou para a formao em geral. No necessria a transcrio completa da bibliografia da disciplina, mas sim indicar o que de fato foi lido. O que verdadeiramente conta em relao s disciplinas o destaque para aspectos relevantes, sejam eles relativos aos contedos do curso, metodologia, ao embasamento terico, ao seminrio apresentado ou ao trabalho de final de curso.

- No item relativo s outras atividades, ser importante indicar apenas o que foi fundamental para o projeto de pesquisa. No o caso de apresentar, por exemplo, um curriculum vitae relativo aos anos da ps-

graduao. No caso interessam apenas as atividades que tm vnculo claro com a pesquisa como cursos, bolsas de estudo, bolsas de pesquisa, participao em seminrios, participao em congressos com

apresentao de trabalhos, publicaes, etc. Quando as atividades pautam por leituras relacionadas com a pesquisa, imprescindvel que se apresente uma bibliografia comentada, destacando sempre os pontos fundamentais para o andamento do trabalho. De nada serve, evidentemente, a pura indicao bibliogrfica dos textos lidos e/ou fichados.

Segunda parte: Com respeito segunda parte, preciso ter em conta que esta de fato a parte nuclear do relatrio e deve portanto ter uma linguagem clara e precisa. A segunda parte tambm conta com uma subdiviso interna, no entanto, ao contrrio do que sucede na primeira parte, agora a subdiviso apenas instrumental, isto , refere-se ao mesmo contedo que o projeto de pesquisa e apresenta uma visualizao esquemtica do que ser desenvolvido a seguir. Como se sabe, no h um roteiro pr-estabelecido para a apresentao do projeto e as indicaes que seguem abaixo funcionam como sugesto apenas, podendo, evidentemente, ser apresentado outro roteiro com destaques diferentes e tambm com diferente ordem de exposio. O que fundamental, sem dvida, que o projeto seja apresentado do modo mais completo possvel, sendo capaz de delinear com preciso o percurso a ser seguido na elaborao da dissertao ou tese. Em alguns casos, o aluno j tem parte da dissertao ou da tese redigida e, eventualmente, poder ser anexada ao projeto, mesmo

sabendo que a argio, no momento do exame de qualificao, possa incidir apenas e exclusivamente sobre o projeto de pesquisa apresentado.

Projeto de pesquisa:

- Em primeiro lugar deve aparecer o ttulo provisrio do trabalho

-Em segundo lugar, deve aparecer a descrio detalhada do projeto de modo a contemplar, em alguma medida, os seguintes itens, ainda que a ordem de apresentao possa ser outra:

- a) Introduo: um breve histrico do projeto que apresente, sem excessivos detalhes autobiogrficos, como surgiu a idia do trabalho e como ele se desenvolveu at o momento. Trata-se, no caso, de uma considerao do significado e do espao que o projeto de pesquisa ocupa dentro da formao intelectual do aluno. Isto , expor sucintamente as razes para a escolha do tema.

- b) Tema e justificativa: trata-se da especificao do tema do trabalho e da apresentao de sua importncia e relevncia dentro dos estudos lingsticos e/ou literrios. Especialmente no caso de tese de doutoramento, nesse momento devem ser apresentadas tambm as hipteses sobre as quais se orienta o trabalho.

- c) Fundamentao terica: trata-se da explicitao do referencial terico utilizado para o desenvolvimento do projeto e, evidentemente, da justificativa de sua escolha.

- d) Metodologia: trata-se da explicitao do modo como ser desenvolvido o trabalho (por exemplo, da apresentao e anlise de um ou vrios episdios especficos de determinada obra, de um de seus aspectos de composio, de um procedimento literrio, de uma pesquisa de campo, de uma pesquisa de determinado aspecto num conjunto de obras, etc.).

- e) Plano da dissertao ou tese (subdiviso em Introduo, ttulos dos captulos com as devidas subdivises e Consideraes finais ou concluso).

- f) Comentrios a cada um dos itens do plano de trabalho.

- g) Cronograma: trata-se da apresentao do estado em que se encontra o projeto e quais so as etapas a serem cumpridas dentro do prazo previsto para a apresentao do trabalho final.

- h) Bibliografia: apresentao da bibliografia, seja ela j consultada ou no.

También podría gustarte