Está en la página 1de 2

Falar a partir do primeiro Cdigo de Menores (1927), exige uma explicao liminar da sua constituio, pois nesta dcada

no Brasil, especfico no Estado do Rio de Janeiro, estava passando por uma urbanizao europia, tendo a Frana como modelo e os menores pobres e excludos socialmente da poca, precisavam ser recolhidos e atendidos formalmente[1], pois suas existncias retratavam a pobreza da cidade e isso apresentava uma esttica visual para a elite muito desagradvel, esse problema precisava ser solucionado o mais rpido possvel, com o movimento de higienista da cidade.

Com a invista mdico higenista a partir de meados do sculo passado, com a extino da Roda dos Exposto e o incio da legislao sobre a infncia nas primeiras dcadas do nosso sculo, a criana passa de objeto da caridade para objeto de polticas pblicas. nesta passagem que vamos encontrar os especialistas: os assim chamados tcnicos ou trabalhadores sociais. Todo um novo ciclo se inicia (ARANTES, 1999, p. 257.).

No entanto, esse Cdigo de Menores vigorou na Legislao Brasileira no ano de 1927.

Assim, com a progressiva entrada do Estado neste campo o que se deu a partir da dcada de 20 deste sculo, tem incio formulao de modelos de atendimento, sem que isto signifique a diminuio da pobreza ou de seus efeitos. Neste sentido, a pretendia racionalizao da assistncia, longe de concorrer para a mudana nas condies concretas de vida da criana, constituiu-se muito mais em uma estratgia de criminalizao da pobreza e medicalizao da pobreza (Ibid).

Em 1979 institudo um novo Cdigo de Menores (lei 6697 de 10/10/1979) elaborado por um grupo de juristas selecionados pelo governo, para substituir o Cdigo de Menores de anterior. No representando em si mudanas expressivas, representa pressupostos e caractersticas que colocam a criana e o jovem pobres e despossudos como elementos de ameaa ordem vigente. O Cdigo atuava no sentido de reprimir, corrigir e integrar os supostos desviantes de instituies como FUNABEM, FEBEM e FEEM, valendo-se dos velhos modelos correcionais.

Pela legislao que vigorou no Brasil de 1927 a 1990, o Cdigo de Menores, particularmente em sua segunda verso, todas as crianas e jovens tidos como em perigo ou perigosos (por exemplo: abandonado, carente, infrator, apresentando conduta dita anti-social, deficincia ou doente, ocioso, perambulante) eram passveis, em um momento ou outro, de serem enviados s instituies de recolhimento. Na prtica isto significa que o Estado podia, atravs do Juiz de Menor, destituir determinados pais do ptio poder atravs da decretao de sentena de "situao irregular do menor". Sendo a "carncia" uma das hipteses de "situao irregular", podemos ter uma idia do que isto podia representar em um pas, onde j se estimou em 36 milhes o nmero de crianas pobres.(ARANTES, 1999, p. 258).

Essa represso em instituio de confinamento comea a provocar indignaes ticas e polticas nos segmentos da sociedade no alienada preocupados com a questo dos direitos humanos, tanto pela perversidade de suas prticas, como pela ineficincia de seus resultados.

Diante do artigo 227 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil (05/10/1998), dizendo:

" dever da famlia, da sociedade e do Estado, assegurar a criana e o adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e aconscincia familiar e comunitria, alm de coloc-la a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia e opresso".

Ento, iniciou-se uma articulao em prol de uma lei que colaborasse decisivamente para exigibilidade dos direitos constitucionais aos direitos infanto-juvenis, resultando no Estatuto da Criana e do Adolescente (E.C.A Lei 8069/90), sancionado pelo ento presidente Fernando Collor, no dia 13/07/1990. Assim, foi expressamente revogado o Cdigo de Menores.

O E.C.A introduziu uma srie de mudanas ao trato dado questo da Infncia no Brasil. Mias do que uma simples substituio do termo MENOR para criana e adolescente, compreendida uma nova forma de se considerar a infncia e a

juventude. Com isso, observa-se uma transformao na condio scio-jurdica infanto-juvenil, colaborando substancialmente para a converso de "menores" em "cidades-crianas" e "cidades-adolescentes".

A base dessa nova concepo consiste em considerar essa populao no adulta, como sujeitos de direitos, e no como objetos de interveno, conforme foi o tratamento a eles dispensando at ento; alm de representar um avano na espera das polticas sociais para a infncia medida que no Estatuto se institui a idia de Proteo Integral e como tal, no se limita a prticas primitivas, nem to pouco ao atendimento de "menores em situao irregular", mas refere-se proteo quanto as direitos fundamentais da criana e do adolescente (direito ao desenvolvimento fsico, intelectual, afetivo, social, cultural, e etc.).

enfatizado tambm o dever da famlia, Estado e sociedade, em zelar pelo cumprimento de tais direitos, e assim, estende-se Sociedade Civil, a responsabilidade que antes era concedido famlia e ao Estado.

neste sentido que as proposies do Estado trazem, a questo da cidadania para todas as crianas e jovens. No se pode pensar em modelos de atendimentos, em medidas de proteo e em medidas scio-educativas que no tenham a gui-las este imperativo. Tratar as crianas e os adolescentes como sujeitos de direitos, no negar-lhes a humanidade e a dignidade, constituir com eles uma perspectiva de futuro: eis o nico caminho, se queremos construir a paz social.(ARANTES, 1999, p. 260).

Em tempos de ventos "neoliberalizantes", a Constituio e o Estatuto, apresentando-se como legislaes modernas e democrticas, que defendem a "liberdade" e a "cidadania", valorizando a sociedade civil, liberando-a da tutela protetora do Estado, correspondendo aos objetivos polticos que defendem a interveno mnima da Estado junto as questes scias, repassando a tentativa de soluo dessas questes para a prpria sociedade, via solidariedade, parceria e mobilizaes.

A proposta desse trabalho at aqui, no foi de "julgar" as polticas sociais voltadas para a criana e o adolescente de maneira alienada, mas sim promover uma reflexo sobre o tema a partir da anlise do contexto histrico, em sucinta redao at a nossa atualidade.

Referncias Bibliogrficas

ALBERGARIA, Jason. Comentrios ao estatuto da criana e do adolescente. Rio de Janeiro: Aide, Ed. 2006.

ARANTES, Esther Maria. De "criana infeliz" a "menor irregular" vicissitudes na arte de governar a infncia In: Jac Vilela, Ana Maria, Jabur, Fbio e Rodrigues, Hiliana de Barros Conde. Clio Paych: Histrias da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, NAPE, 1999. Pg. 257.

BRASIL, Repblica Federativa do Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1998.

BRASIL, Repblica Federativa do Brasil. Estatuto da Criana e do Adolescente. (Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990). Braslia, Dirio Oficial da Unio, 1990. Ed.Reformulada.

DIAS, Helosa Helena Pinheiro.Por que eu no estou na escola? A explorao da criana e do adolescente no trabalho. Monografia. Escola de Servio Social, Universidade Federal Fluminense, 1999.

[1] Ver ARANTES, Esther Maria. De "criana infeliz" a "menor irregular" vicissitudes na arte de governar a infncia In: Jac Vilela, Ana Maria, Jabur, Fbio e Rodrigues, Hiliana de Barros Conde. Clio Paych: Histrias da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, NAPE, 1999. Pg. 257.Indicaes completas, como as demais que sero citadas em notas, encontram-se na Bibliografia ao final. Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/contexto-historico-do-codigo-de-menores-aoestatuto-da-crianca-e-do-adolescente-mudancas-necessarias/19148/#ixzz2H9QStgHg

También podría gustarte