Está en la página 1de 14

COMIT BRASILEIRO DE BARRAGENS VI SIMPSIO BRASILEIRO SOBRE PEQUENAS E MDIAS CENTRAIS HIDRELTRICAS BELO HORIZONTE MG, 21 A 25 DE ABRIL DE 2008

8 T23 A04

ASPECTOS DE PROJETO E CONSTRUO DE UM TNEL EM SOLO PARA O CIRCUITO DE GERAO DA PCH COLINO 1 COMPLEXO ENERGTICO SERRA DA PRATA Rafael Vincius BASSO ENG CIVIL INTERTECHNE CONSULTORES ASSOCIADOS Orlando Gomes do SANTOS ENG CIVIL INTERTECHNE CONSULTORES ASSOCIADOS Anbal Hermes Tavares BOY ENG CIVIL CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT Filipe Carneiro RESENDE ENG CIVIL - CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT RESUMO O circuito de gerao da PCH Colino 1 constitudo por um tnel de aduo escavado em rocha, o qual interligado casa de fora atravs de um conduto forado que, por sua vez, inicia-se no final do tnel em rocha, atravessando um trecho de aproximadamente 100 m de tnel em solo. O artigo tem por objetivo apresentar as premissas de projeto do tnel em solo, bem como as especificaes adotadas para sua construo. So abordados tambm fatores ligados metodologia construtiva, observao de comportamento atravs da instrumentao e os fatos incidentes registrados durante o avano da frente de escavao. ABSTRACT The hydraulic circuit of PCH Colino 1 is constituted by a power tunnel linked to the powerhouse through a steel penstock. The tunnel is excavated in rock, except for the last 100 m downstream, where it is excavated in soil. The penstock starts inside the tunnel, in the transition from rock to soil. The goal of this paper is to present some aspects of the soil tunnel design, regarding the construction methodology, the monitoring of the behavior through instrumentation and relevant events during its construction, showing the evolution of the design specifications during the construction period.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

1.

INTRODUO

O trabalho apresenta o projeto relacionado a um trecho de tnel em solo executado para fins da implantao do circuito de gerao da PCH Colino 1. Tambm so abordados fatores ligados metodologia construtiva, observao de comportamento atravs de instrumentao e alguns fatos relevantes registrados durante a escavao do tnel. 2. ASPECTOS GEOLGICOS-GEOTCNICOS

A implantao das 3 PCHs que formam o Complexo Serra da Prata situa-se nas bordas de uma intruso batoltica constituda basicamente por biotita granito. Esse corpo rochoso de forma circular est intrudido num complexo de rochas menos competentes designadas genericamente como migmatito gnissico. O trabalho de eroso modelou o relevo com o aplainamento das rochas circunvizinhas ao corpo batoltico, deixando-as numa elevao mais baixa, em forma de plancie semiondulada e/ou de pequenos morrotes. Nestas condies sobressaram em cotas mais elevadas os diversos seguimentos do corpo batoltico mais resistente, dandolhes um formato de relevo do tipo po-de-acar, condicionado pelo processo de decomposio esferoidal do tipo acebolamento, que por desplacamento expe a rocha viva, sem ou com pouco recobrimento de solo. A presena do solo na regio mais evidente no recobrimento das colinas e dos morrotes, e mais abundante no sop dos morros em forma de depsitos coluvionares. Duas caractersticas importantes visualizam-se na regio. Uma a presena errtica e em grande quantidade de mataces ou blocos de vrios tamanhos, que recobrem as partes baixas junto as vertentes e os sops dos morros, bem como as meias encostas. A outra, so os diversos pontos de surgncia de gua, em forma de pequenos riachos em cascata, a surgir pelas fraturas mais permeveis da rocha desnuda em diferentes elevaes. Na regio do tnel em solo da PCH Colino 1 foram realizadas 2 sondagens mistas, porm deslocadas em aproximadamente 20 m para o lado direito hidrulico do eixo. Estas sondagens mostram que nesta regio a cobertura de solo de aproximadamente 25 m, classificando um horizonte de colvio pouco espesso na parte superior seguido de um solo residual. Assim, estimou-se inicialmente um comprimento de tnel em solo de aproximadamente 80 m at a regio de transio (saprolito e alterao de rocha). A escavao do tnel acabou resultando em um trecho em solo de aproximadamente 110 m at atingir a rocha alterada. Aps isto, verificou-se a presena de uma zona cisalhada com extenso de aproximadamente 15 m, caracterizada pela presena de fraturas e falhas. A Figura 1 apresenta um perfil geolgico pelo eixo do tnel, obtido aps a escavao do mesmo e classificado conforme observaes e mapeamento de campo.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

FIGURA 1 - Perfil geolgico

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

3.

PROJETO DO TNEL

O tnel em solo tem uma seo escavada com geometria em forma de ferradura, com altura de 4,70 m, incluindo o arco-invertido (0,70 m) e largura mxima de 4,0 m. O incio do tnel est locado na estaca 27+10, distante aproximadamente 30 m do incio da escavao a cu aberto do desemboque, com o patamar na elevao 225,00 m. 3.1
ESCAVAO E TRATAMENTO DO EMBOQUE

Foi previsto para o emboque de jusante do tnel de aduo a escavao integral em solo da bancada inferior onde estaria situado o espelho do tnel. Para este, foi utilizado a tcnica denominada solo grampeado para abatimento da bancada com inclinao de talude de 0,4 H:1,0 V. A medida que a escavao foi sendo rebaixada, grampos passivos constitudos por barras de ao so instalados com injeo sob presso de calda de cimento. Aps a instalao dos grampos, procede-se imediatamente ao revestimento da superfcie escavada com concreto projetado com fibras. Os detalhes do projeto da escavao e tratamento do emboque esto representados pela Figura 2:

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

FIGURA 2 Escavao e tratamento do emboque de jusante do tnel O emboque do tnel foi realizado na prpria superfcie tratada. No entanto, devido dificuldade executiva e segurana quanto a estabilidade da cobertura do emboque, realizou-se o projeto de um tnel falso o qual seria uma projeo do camboteamento e revestimento para a parte externa do talude conforme mostra a Figura 3.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

FIGURA 3 - Tnel falso Alm disso, especificou-se a execuo sistemtica de enfilagens com 6,0 m de comprimento para garantir a escavao do material terroso sem que haja problemas de instabilizaes do teto. A Figura 4 apresenta o sistema de enfilagem adotado para o emboque.

FIGURA 4 - Enfilagem do emboque

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

3.2

AVANO DA FRENTE DE ESCAVAO

Para a escavao do tnel em solo especificou-se a instalao de cambotas treliadas espaadas a cada 1,0 m com posterior execuo de concreto projetado com fibras com 20 cm de espessura com um pequeno alargamento no p da cambota. O rebaixamento para o arco-invertido foi realizado em etapa posterior, sendo que o avano mximo permitido foi de 5,0 m entre a frente de escavao e o fechamento com o arco-invertido. Recomendou-se tambm que fosse deixado um ncleo de proteo com a finalidade de garantir a estabilidade da frente escavada. A Figura 5 apresenta o projeto do avano do tnel em solo.

FIGURA 5 - Figura do avano 3.3


TRECHO DE TRANSIO SOLO-ROCHA

Por se tratar de uma formao geolgica de origem grantica, como descrito no Item 2, previa-se que na transio entre solo e rocha s haveria de se atravessar um trecho de saprolito e rocha alterada fraturada. Para esta regio, preocupaes foram levadas em considerao quanto periculosidade e dificuldade executiva da escavao, j que haveria a possibilidade de instabilizaes de blocos rochosos e a surgncia de gua de origem fretica. Dessa forma, elaborou-se um projeto especfico para o trecho de transio com recomendaes cuidadosas quanto ao mtodo executivo da escavao. Assim, especificou-se que deveriam ser feitas linhas de enfilagens e executar um sistema
VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

de drenagem atravs de drenos horizontais profundos (DHPs) quando da identificao de lenol fretico e da proximidade da rocha. Para isso, seria necessrio investigar a frente escavada atravs de furos horizontais rotopercussivos. O posicionamento das enfilagens sugeridas e o sistema de drenagem proposto para a regio de transio so apresentados na Figura 6.

FIGURA 6 - Figura da transio Ao encontrar o topo de rocha s, especificou-se a escavao do trecho em solo, meia seo superior, com cambotas de comprimento varivel e apoiada em rocha. O p da cambota, neste caso, dever ser chumbado no macio rochoso atravs de barras de ao ( 20 mm) inclinadas em 30 e incorporadas em no mnimo 30 cm na cambota. A Figura 7 apresenta o detalhamento do camboteamento de seo varivel.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

FIGURA 7 - Camboteamento no trecho de transio solo-rocha 4. 4.1


EMBOQUE DE JUSANTE

ASPECTOS CONSTRUTIVOS

Conforme descrito no item 3.1, a escavao do emboque de jusante foi realizada integralmente em solo com aplicao da tecnologia de solo grampeado no talude frontal para emboque do tnel em solo. Iniciou-se o corte do solo na geometria de projeto com a escavao das linhas de chumbadores e aplicao do revestimento com concreto projetado de forma descendente medida que a escavao foi sendo rebaixada. A situao final da escavao do emboque, tratamento do espelho e portal do tnel pode ser visualizada atravs da Figura 8.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

FIGURA 8 - Fotos da situao final 4.2


PROCEDIMENTOS DE AVANO DA ESCAVAO

O avano da escavao foi feito de acordo com o material presente no tnel. Quando em solo, utilizou-se uma retroescavadeira para escavar a frente, ficando as bordas para serem escavadas com rompedores pneumticos. Quando em material de transio, escavou-se com a retroescavadeira o solo para posteriormente detonar os matacos existentes. Quando a quantidade de rocha passou a ser significativa, para acelerar a limpeza da frente, utilizou-se uma carregadeira de pneus Volvo L-50. Quando a escavao do tnel passou a ser em rocha, eliminou-se a utilizao da retroescavadeira e dos rompedores pneumticos para a utilizao de martelos de coluna e uma p-carregadeira (equipamentos para perfurao e remoo, respectivamente). Segue abaixo a lista dos equipamentos utilizados na escavao: Seo em solo: 1 retroescavadeira; 4 rompedores pneumticos; 1 bomba de concreto projetado com compressor; 1 caminho basculante. Seo mista: 1 retroescavadeira; 1 carregadeira de pneus; 4 rompedores pneumticos; 2 martelos de coluna; 1 bomba de concreto projetado com compressor; 1 caminho basculante. Seo em Rocha: 1 carregadeira de pneus; 4 martelos de coluna.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

10

4.3

INSTALAO DAS CAMBOTAS E APLICAO DO CONCRETO PROJETADO

O processo para instalao das cambotas consiste em: Assentar as placas de apoio da cambota; Colocar os espaadores na cambota anterior; Levantamento de um lado da cambota com auxilio da retroescavadeira; Apoiar a cambota na placa de apoio, fixar o gabarito e escorar verticalmente com pontalete apoiando na base do ncleo. Repetir a operao para a outra metade; Conferir a posio da cambota com a topografia e fixar os parafusos, porcas e arruelas. Para a concretagem da cambota do tnel em solo adotou-se o seguinte processo: Implantao do gabarito para controle do recobrimento de concreto na cambota; Fabricao do concreto logo aps montagem da cambota conforme trao desenvolvido pelo laboratrio; Transporte e despejo do concreto direto na bomba ou em uma masseira ao lado da mesma; Projeo do concreto pelo p da cambota em direo ao topo, regulando presso do ar, quantidade de gua e quantidade do aditivo; Execuo e projeo conforme procedimento operacional, mantendo as espessuras mximas das camadas e distncia do bico projetor para a superfcie projetada. A Figura 9 apresenta a foto da frente de escavao juntamente com as cambotas treliadas j instaladas e prontas para receberem a aplicao do concreto projetado.

FIGURA 9 - Fotos da frente de escavao

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

11

4.4

EXECUO DO REBAIXO E ARCO INVERTIDO

Seguem abaixo as consideraes com relao ao procedimento para execuo do rebaixo e arco invertido adotado na obra: Escavao mecnica com retroescavadeira at a cota especificada, deixando entre 5 cm a 10 cm para regularizao manual; O material escavado do rebaixo depositado nas proximidades para posterior reaterro do arco invertido; Implantao do gabarito para controle da espessura do concreto do arco invertido; Fabricao do concreto, transporte atravs de caambas e lanamento atravs de bombeamento regulando presso do ar, quantidade de gua e aditivo; Reaterro e compactao sem vibrao, de acordo com especificao do projeto. 4.5
INSTRUMENTAO E OBSERVAO

As observaes de campo foram feitas atravs de um gelogo residente, engenheiros e encarregado da frente, no que diz respeito qualidade do macio encontrado. O trecho mais crtico da escavao do tnel de jusante para montante foi o da transio de solo para rocha. Muitos cuidados foram tomados durante esta etapa quanto ao mapeamento geolgico (identificao e caracterizao das falhas e fraturas, potenciais blocos rochosos instveis e surgncia dgua). No trecho de transio o macio variava muito entre rocha alterada e rocha classificada como A3. Durante a escavao da transio foi observado um conjunto de falhas e fraturas que caracterizaram uma faixa do macio cisalhada de aproximadamente 15 m ao longo do eixo, a partir da estaca 22+00. Diante disso, pontos para instalao de tirantes foram especificados, juntamente com a recomendao de continuar o avano das cambotas e aplicao do concreto projetado conforme especificado em projeto at atingir a rocha s. A partir da, recomendou-se executar furos de prospeco no teto da seo escavada a cada 10 m de avano para observar e garantir uma cobertura de no mnimo 4 m. Com relao instrumentao, somente medidores de convergncia foram instalados atravs de 3 pinos em forma de tringulo (1 no teto e 2 nas laterais) a cada 10 m com a finalidade de monitorar o comportamento do macio no decorrer da escavao. As convergncias mximas no foram superiores a 4,0 mm e a movimentao era observada durante o avano da frente at o momento da instalao do arco invertido, a partir da qual as leituras de convergncia se estabilizaram. 4.6
FATOS RELEVANTES

Durante a execuo do tnel, apenas um incidente foi registrado, sem haver nenhuma vitima. Este fato ocorreu no trecho de transio entre solo e rocha alterada
VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

12

quando do encontro da frente de escavao com uma zona de fraturas subverticais abertas com concentrao de altos gradientes de fluxo dgua de origem fretica. Nos trechos em que se notava presena de muita gua, foram executados DHPs com 8 metros de profundidade para rebaixar o lenol, aliviando a presso da gua nas laterais e frente de escavao. Apesar de todo cuidado tomado, no trecho da transio houve um desplacamento e formao de uma capela de mdio porte aps detonao e escavao da frente. A falta de DHPs adicionais e enfilagens, associada aos altos gradientes de infiltrao, foram os fatores que contriburam para o incidente. Para solucionar o problema e dar seqncia ao avano do tnel, foi necessria a injeo de solo-cimento e instalao de enfilagens para recompor a frente escavada. Para isso, foram feitas contenes da frente rompida com sacos de solo-cimento, execuo de enfilagens e perfuraes para a instalao de tubos para injetar solocimento at o preenchimento total da cavidade. Aps o trmino da injeo, foram feitos furos de prospeco na regio tratada para confirmar o seu total preenchimento e assim retomar a escavao da frente. A Figura 10 apresenta uma foto do local onde ocorreu a ruptura parcial do teto. Um esquema ilustrativo do tratamento especificado apresentado na Figura 11.

Figura 10 Capela vista da frente aps desmoronamento.

VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

13

FIGURA 11 Perfil e vista ilustrativos do tratamento adotado 5. CONCLUSO

Apesar do incidente citado acima e de outros fatores relacionados a imprevistos de ordem geolgica que dificultaram a execuo do tnel em solo, considera-se que esta estrutura foi concluda com sucesso, e cumpre de forma adequada as funes previstas em projeto, ou seja, abrigar o conduto forado metlico e reduzir significativamente o volume da escavao em solo no emboque de jusante. 6. AGRADECIMENTO

equipe da Intertechne e consultores externos pelas contribuies tcnicas concedidas. Aos projetistas pela elaborao dos desenhos. equipe da CNO pelo acompanhamento e execuo da obra. 7. PALAVRAS-CHAVE

Tnel em Solo, Circuito de Aduo


VI Simpsio Brasileiro sobre Pequenas e Mdias Centrais Hidreltricas

14

También podría gustarte