Está en la página 1de 6

CONCURSO PBLICO

Caderno de Questes

PREFEITURA DE

SO MATEUS
DATA: 09/12/2007 - DOMINGO / MANH CARGO:

M65 - Secretrio Escolar


AT E N O
O Caderno de Questes contm 40 questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E).
1. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento e cargo.

Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 2. A prova objetiva ter durao de 3 horas, includos neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio de Carto de Respostas, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas, com falta de nitidez, com mais de uma opo assinalada e as emendadas, rasuradas ou com marcao incorreta. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 60 minutos contados do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. O candidato s poder levar o prprio Caderno de Questes faltando uma hora para o trmino do horrio da prova, conforme Edital do Concurso. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 11. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea o documento de identidade e seus demais pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser afixado no mural da Prefeitura Municipal de So Mateus e disponibilizado no site www.concursofec.uff.br, na data estabelecida no Cronograma Previsto.

BOA PROVA

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Alm dos Marimbus
Herberto Sales I

3. Em: Sentado popa,... (1 ), o acento indicativo da crase foi corretamente empregado, assim como na alternativa abaixo; marque-a: A) B) C) D) E) Falavam respeito de futebol. Redigiu o trabalho mo. Compramos um carro lcool. Referiu-se todas as alunas desta escola. Bebeu o remdio gota gota.

A canoa avanava lentamente, cortando as guas escuras do Santo Antnio, que banham as terras da fazenda Mangabal. Sentado popa, o canoeiro ia impelindo a embarcao no rumo da mata embrejada que cobria, em toda a extenso, a margem esquerda do rio. O remo servia ao mesmo tempo de leme; e, ao ser mergulhado na gua, provocava um rudo montono que feria, com insistncia enervante, o silncio da mata. Manuel Joo vivia ali desde que nascera. Seu trabalho se limitava rea de terra ribeirinha, ao rio e canoa, como outrora ocorrera com o pai. A terra dava-lhe a mandioca, o rio dava-lhe o peixe, e da canoa lhe provinha o escasso dinheiro do transporte de passageiros de uma para outra margem. Atravs dos anos, sua vida estacionara como diante de um obstculo, circunscrita ao rio e mata. Os marimbus eram as fronteiras do seu mundo - mundo de gua, lama e febre, onde nada lhe acontecia que no tivesse acontecido muitas vezes. Lenta e uniforme lhe decorria a existncia, e a rotina diria, a solido, a febre que desde muito se tornara crnica, haviamno integrado na paisagem sempre igual, com velhas rvores debruadas sobre o pntano. Nu da cintura para cima, os cabelos crescidos a cobriremlhe as orelhas, carregava como um fardo, sobre as pernas abertas, a enorme barriga-d'gua - bojo trgido a avultar sobre o cs das calas, lembrando algo na iminncia de estourar. Sob o desabado chapu de palha de ouricuri, seus olhos tinham uma expresso de resignada indiferena. Mas do corpo enfermo ainda retirava alento para levar adiante o trabalho a que se entregara sem esperana nem protesto, simplesmente porque a vida teria de lhe impor uma responsabilidade qualquer, e que se transformara num hbito impossvel de quebrar. Seus braos magros manejavam inapelavelmente o remo, como sob a ao de uma ordem secreta e fatal - o destino aprisionando-o entre a mata e o pntano.
Alm dos Marimbus. Rio de Janeiro. O Cruzeiro, 1961. (VER RF.) 1 - S. m. Bras. BA 1. Terra embrejada, margem dos rios. 2 - S.m. Bras. Bot. Planta da famlia das palmceas.

4. Na passagem: Seu trabalho se limitava rea ...(2 ), encontramos uma forma verbal no mesmo tempo e modo de uma das formas verbais apresentadas em uma das opes abaixo; indique-a: A) Se ns reouvssemos o carro roubado, estaramos felizes. B) Encontraramos todos na festa. C) Eram pessoas muito amveis. D) Sofram as conseqncias ! E) Implorou por nossa ajuda.

5. Em: ...mata embrejada... (1 ), a palavra em negrito tem como classe gramatical e funo sinttica, respectivamente: A) B) C) D) E) adjetivo e adjunto adnominal; adjetivo e adjunto adverbial de modo; adjetivo e complemento nominal; advrbio de causa e adjunto adverbial de causa; verbo no particpio e predicado.

6. Na passagem: ...nada lhe acontecia... (2 ), observamos a perfeita colocao do pronome tono, o que NO acontece em um dos itens abaixo; assinale-o: A) B) C) D) E) No me perdoaro jamais. Emprestar-me-s teu livro ? Tinha confessado-nos a verdade. Que Deus nos ajude ! Em se tratando desse assunto, algumas palavras direi.

1. Segundo o texto, podemos afirmar que o seu personagem principal: A) era um homem que explorava todos os locais de sua cidade; B) era um homem bem forte e saudvel; C) dedicava-se a profisses bem variadas e lucrativas; D) contentava-se com o que a vida lhe apresentava na prpria regio em que vivia; E) estava sempre buscando descobrir novos meios de sobrevivncia.

7. Na frase: ...os cabelos crescidos... (3 ), observamos que a concordncia nominal est correta, o mesmo NO acontecendo em uma das alternativas a seguir; assinale-a: A) B) C) D) E) Era uma pseuda-mdica. Venderam-nos legumes e frutas deliciosos. Estamos todos sempre alerta e obedientes. O gesto e olhar atencioso nos comoveram. Inquieta a filha, a irm e os pais.

8. No trecho: ...as guas escuras do Santo Antnio, que banham as terras... (1 ), encontramos a concordncia verbal correta. Indique o item em que tal correo NO aparece: 2. No trecho: ...as guas escuras do Santo Antnio,... ( 1 ), encontramos duas palavras corretamente acentuadas, o mesmo acontecendo em um dos itens abaixo; assinale-o: A) B) C) D) E) contemporneos / enxago; rbrica / trax; tatus / ranhas; part-la / envi-la; extrados / substitu-los. A) B) C) D) E) Chegamos atrasados ela, meu pai e eu. A maioria dos alunos comentou a aula. Era nove de dezembro. Os responsveis somos ns. Quem eram os convidados ?

02

9. No trecho ...haviam-no integrado... (2 ), encontra-se correta a regncia verbal, o que NO se pode afirmar de uma das alternativas abaixo; marque-a: A) B) C) D) E) Vi-lhe muito amargurada. Cumprimentei-o com alegria. Isto no para eu fazer. Aludiu-se a todos os fatos. Agradeci-lhe bastante.

15. Marque a alternativa que apresenta a concordncia verbal EQUIVOCADAMENTE construda: A) B) C) D) E) Um e outro nos atendeu bem. Dez por cento faltaram aula. A mo-de-obra e o material subiram de preo. Comparecer o pai e o filho. Tu e ele sairemos amanh.

NOES DE INFORMTICA
10. Em : ...num hbito impossvel de quebrar. (4 ), a regncia nominal est perfeita. Assinale o item em que houve uma regncia nominal EQUIVOCADA: A) B) C) D) E) Foi uma palestra agradvel a mim. Este comportamento foi contrrio com meus princpios. Parecia um assunto anlogo matria dada. Vivia ansioso por abra-la. Aquele acidente foi anterior ao desabamento. 16. Quando digita-se uma equao no MS Excel 2000, a primeira coisa que deve ser digitada : A) B) C) D) E) o endereo do primeiro operando referenciado; abre parnteses; aspas; um sinal de igual; o caracter $.

17. DDR, DIMM e SIMM so termos relacionados /ao(s): 11. A palavra existncia (2 ) est corretamente grafada, o que NO se pode afirmar de uma das palavras dos itens abaixo; assinale-o: A) B) C) D) E) exeqvel; exceo; exguo; enxerto; exceo. A) B) C) D) E) CPU; Impressora; discos rgidos; pen drives; Memrias RAM.

12. A palavra ribeirinha (2 ) formada pelo mesmo processo que uma das palavras abaixo; indique-a: A) B) C) D) E) laranjal; adjunto; ambigidade; endurecer; deslealdade.

18. Ao abrir um documento do Microsoft Word, este documento copiado do disco rgido para a memria, pois esta permite que as modificaes efetuadas no documento apaream quase que instantaneamente na tela. correto afirmar que o termo a memria no texto acima indica: A) B) C) D) E) a memria ROM; a BIOS; a memria RAM; o processador; o chipset da placa me.

13. No trecho: Nu da cintura para cima, os cabelos... (3 ), a pontuao est correta, o que NO acontece em uma das alternativas a seguir; marque-a: Em certas situaes, o melhor se calar. Lusa, inesperadamente, saiu da sala. Paula, Maria, Carla e Mrcia nos explicaram tudo. O Diretor do Departamento de Finanas Pblicas, assinou o documento. E) Ele, entretanto, no colaborou conosco. A) B) C) D)

19. Para terminar um programa ou aplicativo que est travado, isto , que no est respondendo, usa-se: A) B) C) D) E) <Alt> + F4; <Alt> + <Tab>; <Ctrl> + <Alt> + <Del>; <Ctrl> + <Tab>; <Shift> + <Tab>.

20. As teclas de atalho da primeira coluna do quadro a seguir possuem significados no editor Microsoft Word que se encontram na segunda coluna do quadro.
Tecla de Atalho Significado ( ( ( ( ) ) ) ) Desfazer Recortar Copiar Colar

14. Indique a opo em que a concordncia nominal est INDEVIDA: A) B) C) D) E) meio-dia e meia. proibido a entrada de pessoas estranhas. Vi paisagens as mais belas possveis. Vai anexa a documentao solicitada. Foi um crime de lesa-ptria.

1. 2. 3. 4.

<Ctrl> <Ctrl> <Ctrl> <Ctrl>

+ + + +

C V X Z

A seqncia de nmeros, de cima para baixo, que associa corretamente a segunda coluna com a primeira : A) B) C) D) E) 4,3,2,1; 2,4,1,3; 3,4,2,1; 4,3,1,2; 3,4,1,2.

03

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21. De acordo com a Lei n 9.394/96, assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade, o ensino mdio, uma: A) B) C) D) E) vantagem das secretarias de educao; prioridade da Unio; incumbncia da Unio; incumbncia dos estados; incumbncia dos municpios.

26. A modalidade especial da educao destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria denominada, de acordo com a Lei n 9.394/96, educao: A) B) C) D) E) infantil; especial; de jovens; de jovens e adultos; dos povos indgenas.

22. Oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas uma: A) B) C) D) E) incumbncia dos municpios; incumbncia da Unio; prioridade dos estados; exclusividade da Unio; obrigao da sociedade.

27. A oferta da educao especial um dever constitucional do Estado. O seu incio deve compreender: o perodo do ensino mdio; a infncia a partir de 4 anos de idade; a infncia a partir de 6 anos de idade; a faixa etria de zero a seis anos, durante a educao infantil; E) a faixa etria de seis a quatorze anos, durante o ensino fundamental. A) B) C) D)

23. So modalidades especiais da educao, EXCETO a educao: A) B) C) D) E) especial; profissional; de jovens e adultos; dos povos indgenas; superior. 28. A Resoluo CEE n 1.387/2006 do Conselho Estadual de Educao do Esprito Santo determina que o controle de freqncia de alunos do ensino fundamental ficar a cargo: A) B) C) D) E) do estabelecimento de ensino; do secretrio municipal de educao; do secretrio estadual de educao; da famlia; da sociedade.

24. Acerca dos sistemas municipais de ensino, pode-se afirmar que eles compreendem as instituies: I. de ensino mantidas pela Unio; II. de ensino fundamental e mdio criadas e mantidas pela iniciativa privada; III. do ensino fundamental, mdio e de educao infantil mantidas pelo poder pblico municipal; IV. de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. Dos itens acima mencionados, esto corretos apenas: A) B) C) D) E) I e II; II e III; III e IV; I, II e III; II, III e IV.

29. A Resoluo CEE n 1.387/2006 determina que o diretor da unidade escolar dever comunicar para as providncias cabveis, os casos de infreqncia dos alunos, depois de esgotados todos os recursos no sentido da assiduidade escolar: A) ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criana e do Adolescente; B) ao Conselho Estadual de Educao do Esprito Santo; C) ao Conselho Nacional de Trnsito; D) aos professores; E) famlia.

25. De acordo com o art. 21 da Lei n 9.394/96, a educao bsica formada: A) B) C) D) E) pelo ensino fundamental e mdio; pela educao infantil e educao fundamental; pela educao escolar e educao superior; pelo ensino primrio e secundrio; pela educao infantil, pelo ensino fundamental e mdio.

30. A Resoluo CEE n 1.521/2006 do Esprito Santo, com base no artigo 11 da LDB determina que os processos (oriundos dos municpios do sistema estadual de ensino do ES) de pedidos de autorizao de funcionamento de cursos de nvel mdio ou superior somente sero apreciados quando o municpio requerente atender plenamente s necessidades daqueles ensinos que so sua rea de competncia, como: A) B) C) D) E) educao especial e educao profissional; educao infantil e ensino fundamental; educao de jovens e adultos e educao bsica; ensino fundamental e ensino mdio; educao bsica e educao superior.

04

Leia o texto abaixo e com base nessa premissa, responda s questes de n 31 ao 35. A Secretaria da Escola possui como encargos bsicos a organizao, orientao e execuo de servios como atendimento ao pblico, arquivo, protocolo, escriturao, informtica, etc.

35. no livro de atas que so relatadas as ocorrncias e decises de uma reunio, de um fato ou de resultados de avaliaes. A ata deve conter: I. II. III. IV. identificao da reunio ou do tipo de ata; nmero de identidade de cada participante; data e local; assinatura de cada participante.

Dos itens acima mencionados, esto corretos apenas: 31. O ncleo onde se centraliza o movimento da correspondncia e da documentao e tem como funo controlar a entrada de documentos e assegurar a sua rpida localizao quando est em fase de circulao denomina-se: A) B) C) D) E) informtica; arquivo; protocolo; escriturao escolar; atendimento individual. A) B) C) D) E) I e II; II e III; I, II e III; II, III e IV; I, III e IV.

32. Na Secretaria da Escola, o servio que tem por objetivo assegurar a verificao da identidade de cada aluno e a regularidade e autenticidade de sua vida escolar, denominado: A) B) C) D) E) arquivo; informtica; dirio de classe; protocolo; escriturao escolar.

36. Conjunto, rigorosamente organizado, de documentos e informaes que comprovem inequivocamente, a identidade e os fatos relativos escolaridade de cada aluno e do conjunto de alunos da instituio escolar a definio adequada para: A) B) C) D) E) ata de registro de resultados; histrico escolar; arquivo escolar; ata de processos especiais de avaliao; dirio de classe.

37. Supondo que um secretrio escolar necessite utilizar o mtodo alfabtico para ordenar as fichas dos seguintes alunos: Carlota - Carlos Eduardo - Carla Emlia - Carlete Lcia - Carlo Andr A seqncia correta ser: A) Carla Emlia / Carlo Andr / Carlos Eduardo / Carlete Lcia / Carlota; B) Carlota / Carla Emlia / Carlete Lcia / Carlo Andr / Carlos Eduardo; C) Carla Emlia / Carlete Lcia / Carlo Andr / Carlos Eduardo / Carlota; D) Carlo Andr / Carlos Eduardo / Carla Emlia / Carlete Lcia / Carlota; E) Carlota / Carla Emlia / Carlete Lcia / Carlos Eduardo / Carlo Andr.

33. Histrico escolar, pastas individuais de aluno, livro de matrcula, requerimento de matrcula, dentre outros, so materiais utilizados na secretaria escolar no servio de: A) B) C) D) E) atendimento ao pblico; atendimento individual; escriturao escolar; informtica; protocolo.

34. A pasta individual do aluno dever conter necessariamente os seguintes documentos, EXCETO: formulrio prprio de requerimento de matrcula, incluindo identificao do matriculando e qualificao do requerente; II. ficha individual com o registro de dados referentes vida escolar do aluno; III. comprovante de escolaridade anterior referente Educao Infantil; IV. comprovante de contribuio para a Associao de Pais e Mestres da Escola. Dos itens acima mencionados, esto corretos apenas: A) B) C) D) E) I e II; II e III; I, II e III; II, III e IV; I, III e IV. I.

38. Alguns estados e municpios j regulamentaram o uso do arquivamento eletrnico de documentos escolares de instituies de ensino vinculadas ao sistema estadual ou municipal. Entretanto, pode-se afirmar que os papis eliminados em razo da informatizao do arquivo escolar podero ser inutilizados pela instituio sob: A) B) C) D) E) fiana; exclusiva responsabilidade da instituio; exclusiva responsabilidade da Unio; responsabilidade do estado e do municpio; tutela federal.

05

39. O arquivo permanente ou Arquivo Morto : A) insuscetvel de escriturao; B) referente apenas aos alunos que concluram curso em outras instituies; C) de utilizao corrente; D) passvel de assentamentos; E) referente aos alunos com escolarizao em processo na instituio.

40. A atuao do secretrio escolar junto aos alunos deve ser fundamentalmente: A) procurando ser acessvel no atendimento e na busca de solues; B) fornecendo as informaes necessrias, quebrando o sigilo profissional sempre que solicitado; C) dando assessoramento direto s atividades administrativas; D) coordenando e supervisionando as atividades administrativas; E) fornecendo as informaes sobre os atos legais e a atualizao da escriturao.

06

También podría gustarte