Está en la página 1de 7

Vida de Louvor II Pr.

Vincius Zulato

VIDA DE LOUVOR - 2
Pr. Vincius Zulato

ADORAO
Proskuneo (grego) - ir em direo ; aproximar-se; beijar (como um cachorro lambe a mo de seu dono). Ex: Sl 99:5 Shachah (hebraico) - prostrar-se; deitar no cho com o rosto em terra; prostrar-se em reverncia; prostrar-se diante de algum com ato de submisso ou reverncia; cair ou prostrar-se ao prestar homenagem a Deus. o significado primrio "fazer-se a baixo". Na referncia presente, Shachah usado em contraste com exaltao: "Exaltai ao Senhor (colocai-O no alto) e adorai-O (abaixar-vos) diante do escabelo dos Seus ps". Adorar: mover em direo ; aproximar-se de; beijar; prostra-se; deitar no cho com seu rosto em terra e prostrar-se com reverncia. Jo 4:1-24 > (v.24) aletheia: veracidade, realidade, sinceridade, exatido, integridade, veracidade, confiana, prioridade. Jesus falava de uma mudana do modo de adorao. Mudana no modo do Antigo Testamento para um novo modo no Novo Testamento, agora em esprito. Desde Gnesis, progressivamente, recebemos uma revelao da pessoa de Jesus, at a Sua manifestao no Novo Testamento. Assim tambm a adorao: com a revelao no Novo Testamento haveria uma nova maneira de adorao, no mais em um templo construdo por mos humanas apenas, sem rituais religiosos. Os santos no Antigo Testamento no podiam adorar em esprito. Uma das razes para isso que Jesus no havia ainda morrido e ressuscitado. Outra razo que eles no tinham o Esprito Santo como ns O temos hoje, dentro de ns. At ento apenas quatro grupos (reis, sacerdotes, profetas e juzes) tinham a uno, o Esprito, sobre eles. Essa a razo porque as pessoas tinham que ir para Jerusalm para adorar. Joo estava mostrando uma nova poca, onde os santos no precisavam mais ir a um lugar especfico adorar a Deus (Templo), pois eles passariam a ser o templo. A Presena de Deus estaria neles e a adorao viria de suas prprias vidas.

Em esprito
Jo 1:12-13, 3:6 > A adorao em esprito, no nosso corpo ou alma que iro falar com Deus, mas o nosso esprito. A adorao se d com muito mais intimidade de dentro do corao fora dele. Jesus no veio proporcionar momentos de adorao, mas uma vida de adorao. Adorao independente de sentimentos ou do corpo. At 17:28 > caminhar em adorao. Este o caminho para aproximar de Deus. Voc vive de adorao, aps a vinda do Esprito Santo no h mais o que fazer e no tem mais volta! Aquietar o corpo e a alma para ouvir a voz do esprito. Com nossa nova natureza, certamente estaremos cientes da presena de Deus, de Sua Santidade, justia, pois ao ouvirmos o nosso esprito, ouviremos ele clamar isso.

Vida de Louvor II Pr. Vincius Zulato Congresso de Adorao e Adoradores Sem Ti no somos nada. O Esprito e a Noiva dizem vem Encher este lugar Deus no est interessado no nmero de msicas que voc sabe, mas no teu corao. Como na apresentao do Templo no Antigo Testamento, os sacerdotes queriam adorar a Deus. Eles cantavam uma cano simples (porque Ele bom, e a sua misericrdia dura para sempre) mas suficiente para fazer os cus se abrirem e a glria de Deus veio e os sacerdotes no conseguiam ficar nem mesmo de p. Isso est disponvel para ns hoje, s precisamos voltar o corao para Deus. Aqueles homens eram humildes, a cano era simples, mas era genuna a adorao, o que fez toda a diferena. O Senhor procura por toda terra pessoas que esto dispostas a abrir mo de tudo, at mesmo de sua reputao, para ador-lo. Se no houver um clamor do meu corao no haver manifestao da glria de Deus. A hora chegada em que a Noiva se levanta para ser um referencial neste mundo. Referencial de adoradora apaixonada, fascinada, que no se limita a meras canes. Deus tem mais. Deus tem mais do que um mero despertar das nossas vidas. Quer nos transformar na Noiva. Desde os tempos de Joo Batista o Reino de Deus sofre violncia, mas os fortes se apoderam dele. Deus no precisa da tua ajuda, opinio, estrelismo ou modismo, mas Ele quer seu corao aberto, seu corao vazio. Ele est em busca de adoradores sem face, desconhecidos dos homens, mas conhecidos na Sala do Trono. Devemos buscar a face e no as mos de Deus. Deus no est interessado no nmero de canes que voc conhece, mas no corao por detrs das canes. Tenha um corao grato na presena de Deus, mas no se d por satisfeito. Busque mais. Deus no est interessado na sua tcnica ou perfeio, mas exatamente na sua fraqueza e dependncia dEle. Nos Templos do Antigo Testamento no se achavam assentos, pois a Casa de Deus lugar de adorao e no de acomodao. O que faz a diferena no a sua pregao, mas a Presena, a uno de Deus na sua vida. Se a Palavra de Deus diz que Ele entronizado no meio dos louvores do povo isso implica que Ele vem do lugar que Ele est para o lugar onde ns estamos. Como quando Paulo e Silas estavam encarcerados, a sua adorao no depende de homem ou de circunstncia, mas do corao. A Palavra diz que mesmo com motivo para murmurarem eles escolheram, por terem um corao grato e os olhos nos lugares mais altos, adorar a Deus. A palavra para louvor nessa passagem indica canes de jbilo. A Palavra menciona que de repente... h uma manifestao diante da adorao daqueles homens, que no fim os leva liberdade. O que determina a manifestao de Deus num lugar no o que fazemos para comprar Sua presena, mas o chamado do nosso corao. Ele atende ao chamado, fome do nosso corao. Ao observarmos pais com seus filhos percebemos que eles notam coisas que no conseguimos ver, eles entendem coisas que os bebs dizem, quando para ns eles no esto dizendo nada. O Pai entende os filhos. Ele sabe o que significa cada grito, cada, gemido, cada lgrima, cada gesto, cada palma, cada gesto.

Vida de Louvor II Pr. Vincius Zulato Acaso eu errei ou me enganei meu filho? Acaso me arrependi das Palavras que lancei sobre a tua vida? Certo que no! No sou homem para que minta ou filho do homem para que me arrependa. Eu sei de cada uma das tuas necessidades, sabia de cada uma delas quando te chamei. exatamente na sua fraqueza que sou forte, nas coisas que voc no pode fazer que Eu entro e fao atravs de voc, tudo que faltava em voc eu preenchi com a uno que derramei na tua vida, para que o mundo saiba que Sou Deus. Jo 4:32 > Fazer a vontade do Pai no apenas cumprir o ide, mas ter comunho com Deus. Jesus uma ponte para te ligar presena de Deus. Jesus no o fim do cristianismo, mas o incio, o caminho para chegar ao Pai. Ele preparou o caminho para o Esprito Santo de Deus. como nas corridas de basto que funcionam em equipe, em que um corre at determinado ponto e passa o basto para outro integrante da equipe concluir a corrida. Jesus iniciou a corrida, e na cruz Ele nos entregou o basto e como se disesse at aqui eu fui e fiz tudo que tinha que ser feito, daqui para frente at o fim com voc. s vezes nos deparamos com situaes em que precisamos da direo do Esprito Santo, mas no ouvimos porque no estamos sensveis no esprito. Se voc andar ligado, atento ao Esprito de Deus voc nunca ser pego de surpresa. As pessoas no vinham atrs de Jesus atrs de teoria, elas vinham porque sabiam que Ele podia fazer algo por elas. Voc dependente de Deus, e sem Ele nada pode fazer. Se vs permanecerdes em mim e as minhas palavras em vs, pedis o que quiseres e recebereis. uma questo de disciplina. intimidade, como relacionamento com uma pessoa. As coisas acontecem com as pessoas e com voc no, por qu? Porque essas pessoas, certamente, buscam mais de Deus do que voc tem buscado. O Esprito Santo para voc um solucionador de problemas ou um amigo? Se Jesus buscou saber tudo que o Pai tinha a dizer em todo o tempo, quanto mais ns o temos. Assim como o cristianismo existe por causa de Jesus, assim a vida espiritual existe por causa do Esprito Santo. Voc tem que estar to consciente da presena do Esprito Santo que a sua vida tem que mudar, tem que mudar. Adorao tem tudo haver com o meu corao.

PRIORIDADES EM ADORAO 1. Eu tenho que me aproximar


Tg 4:8a > eu no posso adorar a Deus distncia: adorao requer aproximao. Hb 10:19-23 > como devo me aproximar de Deus? Devo me aproximar com ousadia. A ousadia vem pelo conhecimento de quem Deus . Adorao o nvel mais alto de orao. Devemos saber quem o Pai (Pai nosso que est nos cus), saber que Ele no uma esttua, Ele tem ouvidos e pode ouvir, tem mos e pode mov-las, tem ps e pode vir ao nosso encontro. O Pai procura pelos filhos, pelos verdadeiros adoradores, que O adoraro em esprito e em verdade.

Vida de Louvor II Pr. Vincius Zulato Voc tem que entender que ao adorar voc est tendo um relacionamento com algum que est perto, algum que est junto de voc. Verdadeiro corao e inteireza de f (Hb 10:22) Jesus, na cruz, rasgou o vu do Templo e apresentou-se diante de Deus como Sumo Sacerdote e sacrifcio prefeito. Ao se achegar diante de Deus com Seu prprio sangue nas mos para apresentar em nosso favor, Ele deixa marcas do sangue que escorre pelas tuas mos e no permite que os anjos limpem o sangue dizendo no limpem o sangue que estou deixando pelo caminho, pois ele indicar o caminho dos que vm depois de mim. Hb 11:5, Gn 5:24, Hb 11:6 Adorao envolve f. Sentimentalismo no adorao. Tenho que alcanar Deus e deix-lo me alcanar no pelos sentidos ou sentimentos, minha adorao em esprito, em f. Tendo um corao purificado de m conscincia e o corpo lavado com gua limpa (Hb 10:22) Sl 24:36, 1:1-5, 1Pe 1:13-16, Rm 12:1-2, 8:1-17, 2Co 5:21, 5:17, Rm 1:2021 Para adorar a Deus preciso uma vida de santidade. No podemos mais tolerar o pecado, seja de que tipo for, no h mais tempo a perder com isso. Hb 1:9 > Voc deve aborrecer o pecado, aborrecer a iniqidade. necessrio ser radical, ter uma palavra s. Essa verdade deve no apenas ser pregada, mas principalmente vivida! Sl 73:28

2. Eu tenho que trazer o meu corao


Is 29:13 > Adorao tem seu comeo no corao. Lc 7:36-50

3. Eu tenho que estar em honestidade, verdade e humildade


Sl 51:6, Gl 6:3, 1Co 4:7. 1Pe 5:6, Pv 29:23, Mt 23:11-12, Tg 4:6 No Deus quem me humilha, sou eu quem devo me humilhar na presena de Deus. Na Presena de Deus eu tenho que saber que tudo que tenho e sou vem dEle (At 17:28)

4. Eu devo ir em reverncia
Reverncia: uma atitude de corao; temos com respeito e estima; um respeito e honra. Sl 33:8 > Temor > reverenciar, honrar, mostrar respeito de tal forma que afete o seu comportamento em Sua Presena. O temor do Senhor odiar o mal, amar o que Ele ama, odiar o que Ele odeia. O temor do Senhor no produz tormento. O prostrar, o servir, o reverenciar, o beijar a mo (termos que traduzem literalmente o adorar terico) no so meramente aes fsicas, temporrias e limitadas, porm uma condio espiritual submissa em amor e para o amor a Deus e na forma de aes intelectuais, emocionais e fsicas, conscientes do louvor a Deus. E ns fazemos assim porque somos adoradores. Jesus disse que o Pai procura aqueles que O adorem em esprito e em verdade e isso estabelece um estilo de vida que origina o louvor. Aes de graas, consagrao, servio, ministrio e todo conjunto de aes do homem recriado em Cristo so atos que contextualizam o louvor e so perfeitamente concebveis por meio da adorao. 1Co 10:31 Adorao: novamente em Cristo, a nossa prpria vida e o nosso ser pleno (esprito

Vida de Louvor II Pr. Vincius Zulato + alma + corpo) venerando e amando extremamente. Ez 47:1-5 > adorao algo que comea no corao. uma nova vida, que o esprito nos leva a viver. Porm a sua alma e o teu corpo devem ser influenciados por isso. Ef 5:15-20 1Co 14:13-15 > No deixe a sua mente infrutfera. Faa-a participar. Como em Ezequiel, o anjo media as guas, mas quem entrava era o profeta. Ento, quem determina a forma no voc, mas quem entra voc. Como chegar? Jo 1:1-11 > permanecer 1Co 9:24-27 > permanecer tem tudo a ver com disciplina. Se > condio

1. Permanece d fruto 2. podado para que d mais fruto 3. Como eu permaneo? > mandamento > AMOR 4. Isso questo de disciplina.
No Velho Testamento o referencial de amor era voc mesmo, no Novo Testamento o referencial de amor Jesus. Rela Relacionamento com os irmos ciona mento com Deus 2Tm 2:20 > O texto no fala que o vaso de ouro para honra ou que o de barro para desonra, mas que o prprio vaso se separa, o de honra se separa. A Palavra no diz que Deus quebra o vaso, mas que o vaso se quebra pela sua fragilidade. Deus coloca a escolha diante do Seu povo. Ele no nos obriga a nada. Ele no faz por ns aquilo que ns temos que fazer. Ele vai nos ajudar, mas nunca executar. Esfora-te e eu te ajudarei. O que difcil para Deus? Tirar o povo do Egito ou o Egito do povo? Fazer voc nascer de novo ou tirar as coisas do mundo de voc? Adorao tem que influenciar a sua vida. No possvel uma pessoa conviver em comunho com Deus 24 horas por dia / 7 dias por semana e no sofrer mudana. uma questo de disciplina. Tem que te fazer totalmente diferente, no s na vida espiritual, mas tambm na sua vida financeira, na sua vida sentimental... to mais fcil se acomodar, mas devemos nos disciplinar. No podemos mais perder tempo. No fazer o que Deus est fazendo perca de tempo. Podemos nos levantar e fazer, nos levantar e ir, O Senhor est conosco. Sem mais perca de tempo esperando Deus fazer atravs de outras pessoas. Ele usa os que ousam se levantar.

Vida de Louvor II Pr. Vincius Zulato Deus no faz nada sem propsito. Se voc est fazendo algo sem propsito, voc est perdendo tempo. 2Co 5:17-21 > A comunho a capacitao de representar a Deus. Deus nos fez nova criatura com um propsito, o de ser um bom representante. Adorao mais do que satisfao pessoal, para comunho, e a comunho a melhor maneira de nos tornarmos bons representantes. Cl 1:15 Tudo que Jesus tinha voc tem, mas o importante fazer o mesmo que Ele fez com tudo isso. Nada pode impedir Deus de agir. A incredulidade pode impedir que voc receba, mas ainda sim Deus pode fazer tudo. No h mais tempo para nimo dobre, nem para ficar ocioso espiritualmente. Adorao no s levantar as mos e cantar, isso muito pouco. Rm 8:28-29 O mundo no pode ver o seu esprito, a sua nova natureza espiritual, por isso, voc precisa manifest-la na carne, manifestar os frutos do esprito. J que sou eu quem escolhe ser vaso para honra ou para desonra, a adorao, o louvor, o jejum e a orao so disciplinas na vida crist. Disciplina algo que me mantm em uma posio onde posso ser transformado e desenvolvido. Desenvolver: como em um automvel, ningum pula de marcha com Deus. Os israelitas estavam a caminho da terra prometida, mas no souberam aproveitar a viagem. Noventa e nove pessoas, mesmo contexto, caminhos diferentes O lugar mais livre em Deus o lugar da obedincia. O meu sacrifcio est na minha obedincia. A verdadeira adorao acontece quando eu disponho o meu corao a obedecer a vontade de Deus. Jo 15 > Para permanecer e no ser podado devemos dar fruto > Gl 5:16-26. Adorao o meio que te capacita a ser um bom representante de Cristo. uma questo de disciplina, de permanecer e atravs disso somos transformados. Adorao: conceder louvor ou honra uma divindade. Dar-lhe considerao com amor. Admirao e devoo, ser extremamente interessado em algum e reverenciar. o anelo espontneo do corao para louvar, honrar e magnificar a Deus. um estilo de vida, cheio de dedicao. Muitos sabem o que so gestos de adorao, mas poucos sabem o que ter uma vida de adorao. saber declarar quem Ele . uma questo de existncia. o nvel mais alto de orao. o bem mais precioso que Deus tende a procurar por ser o mais raro de se achar hoje em dia. Adorao deveria acontecer mais fora da igreja do que dentro dela. Viver uma vida de adorao sempre nos custa algo. Adorar significa que de alguma maneira devemos ir alm de ns mesmos. Ir alm da nossa infinita lista de necessidades e falarmos mais dEle do que de ns mesmos. dizer que importa que Ele cresa e que eu diminua. simplesmente am-lo pelo que Ele . A dedicao de hoje vai trazer recompensa amanh. Quando uma me est grvida ela prepara uma sria de coisas para a chegada de seu beb. Ela arruma o quarto, coloca tudo no lugar, por que o beb est chegando. Nesses dias voc est grvido do seu ministrio. Ele est sendo gerado. O sotaque de uma pessoa adquirido quando

Vida de Louvor II Pr. Vincius Zulato ela ainda est no ventre materno, ele pode ouvir seus pais e pessoas ao redor e aquilo fica registrado. Seu vai pegar o sotaque das coisas que voc est falando agora, das coisas que voc est crendo agora, das coisas que voc est crendo agora. O parto traz dores incomparveis me, mas no livro de Joo o autor diz que a alegria de ter o beb nos braos faz a me esquecer qualquer dor que tenha passado. Saber que Ele e simplesmente ador-lo o pinculo, o foco da maturidade e da arte perdida da adorao. Adorao uma questo de existncia. desejar esta em comunho 24 horas por dia, sete dias por semana. sempre estar ligado, e quando Ele falar, estar com os ouvidos bem abertos. Adorar no esperar a visitao, morar junto. Receio dizer que Deus tem um anelo especial por aqueles raros momentos em que a nossa adorao consegue se desvencilhar dos emaranhados desse mundo e simplesmente se achegar a Ele. Adorar superar a barreira da carne teimosa, da alma enovelada pela ansiedade e necessidades, de nossos sofrimentos e preconceitos e achar descanso nos braos do Pai. nem dar bola para o que esto dizendo ou fazendo, desde que no atrapalhe a comunho com seu Pai. se preocupar mais com seu Pai do que com os demais. O adorador quando adora no o faz por algum tipo de medalha. o seu nico desejo, seu desejo mais profundo simplesmente a comunho. Na adorao muito importante saber quem somos, e o que podemos, porque isso nos liberta da religio, da tradio e do padro. Uma coisa que no podemos confundir exaltao com adorao. A exaltao uma atitude de adorao, est dentro da adorao. No porque estou dizendo a Ele que Ele Santo que estou adorando, mais do que dizer que Ele Santo, viver a Sua Santidade, envolver-se. Lc 7:37-38 > Os homens que O cercavam estavam tentando surpreender Jesus com uma teologia barata, conseguir Sua aprovao. Mas em meio a tudo isso aquela mulher notou um lugar vago, que ningum queria, que pouco importava, que no tinha muita honra, mas tudo que ela queria era estar perto, e esse lugar era aos ps de Jesus. Adorao uma atitude de aproximao, custe o que custar. Ela O adora sem dizer palavras. Na adorao a postura do corao mais importante do que a postura do corpo. Podemos nos gabar de Deus para algum, mas no podemos realmente adorar a Deus por algum. Cumprirei os desejos do Teu corao pelo simples privilgio de ver Tua face.

Por que devemos orar, adorar, louvar e agradecer a Deus? 1. Porque Ele nos diz para fazer > Rm 15:11 2. Porque Ele Deus > Ml 3:6 3. Porque Ele fiel > Rm 4:18-21 4. Porque Ele o nosso Criador > Gn 1:26 5. Porque o louvor aceitvel a Ele > Hb 13:15

También podría gustarte