Está en la página 1de 24

Locais de trabalho seguros e saudveis Juntos na preveno dos riscos profissionais

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho


GUIA PRTICO

A segurana esade no trabalho diz respeito atodos. Bom para si. Bom para as empresas.

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Europe Direct um servio que responde s suas perguntas sobre aUnio Europeia Linha telefnica gratuita (*): 00 800 6 7 8 9 10 11 (*) Alguns operadores de comunicaes mveis bloqueiam oacesso a nmeros iniciados por 00800 ou cobram por essas chamadas Encontram-se disponveis outras informao sobre aUnio Europeia no servidor Europa (http://europa.eu) No final desta publicao figura uma ficha tcnica Agncia Europeia para aSegurana eSade no Trabalho, 2012

2 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

ndice
Prefcio Introduo: Por que importante asegurana esadenotrabalho? Vantagens de boas prticas em matria de segurana esade no trabalho Uma abordagem da gesto da segurana esade no trabalho Autoavaliao da liderana em matria de segurana esade no trabalho Recursos einformao adicional Sobre acampanha 4 6 9 10 16 21 22

No sculo XXI, oempenho da direo na segurana esade deve serconsiderado fundamental na gesto de qualquer empresa

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 3

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Prefcio
Empresas europeias de todos os tipos realizaram, ao longo das ltimas dcadas, importantes progressos em matria de segurana esade no trabalho (SST). Tais progressos devem-se, em parte, tomada de conscincia dos gestores relativamente importncia de um papel de liderana ativa em matria de segurana esade, no s por razes legais eticas, mas tambm por uma questo de boas prticas empresariais. Opresente guia de liderana faz parte da campanha Locais de trabalho seguros esaudveis 2012-2013, promovida pela EU-OSHA. A campanha foca aforma como as empresas, os trabalhadores, os seus representantes edemais partes interessadas podem trabalhar em conjunto com vista amelhorar asegurana esade. Opresente guia prtico (Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho) destina-se aos gestores que querem mostrar liderana em matria de segurana esade. Reala aatual necessidade de reforar asegurana esade eo papel que os gestores devem desempenhar se pretendem manter-se na vanguarda. Uma comunidade empresarial dinmica cria emprego eriqueza e, para tal, fundamental uma boa gesto da segurana esade no trabalho. Aqualidade da produo de bens eda prestao de servios tem por base, como elemento essencial, condies de trabalho seguras. O xito de uma empresa depende da assuno de riscos calculados. Apreveno constitui aabordagem mais eficaz para aminimizao desses riscos, permitindo s empresas limitar os imprevistos. Atravs da avaliao dos riscos eda execuo das necessrias medidas preventivas, as empresas podem melhorar asua produtividade e, consequentemente, tambm as suas margens de lucro.

Christa Sedlatschek, diretora, Agncia Europeia para aSegurana eSade no Trabalho

4 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

A proteo da segurana esade dos trabalhadores um verdadeiro compromisso assumido por todas as associaes filiadas na Businesseurope. As empresas constituem uma parte essencial da sociedade eso criadoras de emprego. Por essa razo, faremos uma ampla divulgao epromoo deste guia. Estou convencido de que ele vir aconstituir uma ferramenta til na preveno dos riscos em matria de segurana esade no trabalho. Hoje em dia, os empregadores devem considerar as polticas de segurana esade como fazendo parte da forma como conduzem as suas empresas. Neste esforo comum, convidamos os empregadores eas suas administraes aexplorarem todas as oportunidades possveis de se distinguirem na rea da preveno dos riscos em matria de segurana esade no trabalho.

Philippe de Buck, diretor-geral, Businesseurope

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 5

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Introduo: Por que importante asegurana esadenotrabalho?


Todos os anos, mais de 5550 pessoas perdem avida na Unio Europeia em consequncia de acidentes de trabalho. muito difcil quantificar oimpacto para asade das doenas profissionais na Unio Europeia, eno existe consenso sobre os dados. Todavia, as estimativas da Organizao Internacional do Trabalho sugerem que 159000 pessoas morrem todos os anos na Unio Europeia devido a doenas profissionais. As empresas da Unio Europeia perdem anualmente cerca de 143 milhes de dias de trabalho devido aacidentes de trabalho (1). As estimativas variam, mas esses acidentes eos problemas de sade custam anualmente economia europeia pelo menos 490 mil milhes de euros. Para reduzir estes nmeros, essencial prever os riscos, pr em prtica medidas eficazes de segurana eassegurar oseu seguimentorigoroso. Os sistemas de segurana esade no trabalho (SST) destinam-se aidentificar eminimizar os riscos no local de trabalho. Aeficcia de tais sistemas tambm afeta odesempenho das empresas, quer negativamente se forem pesados eburocrticos quer positivamente se forem bem concebidos efuncionarem de maneira eficaz. Para que oseu impacto seja positivo, necessrio que os sistemas de SST funcionem de forma harmoniosa, em consonncia (e no em conflito) com agesto global da empresa eo cumprimento dos objetivos de produo edos respetivos prazos. Nesta perspetiva, til recordar que os empregadores tm odever legal (e moral) de garantir aproteo da segurana esade dos trabalhadores, bem como de consultar os trabalhadores e/ou os seus representantes epermitir aparticipao dos mesmos em discusses sobre segurana esade no trabalho. Aliderana da gesto em matria de segurana esade pode contribuir para esse efeito.

Mais vale prevenir que remediar

(1) Causes and circumstances of accidents at work in the EU (Causas ecircunstncias dos acidentes de trabalho na Unio Europeia) (http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=738&langId=en&pubId=207&furtherPubs=yes).

6 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 7


EU-OSH SHA/Ji SH /Jim Holme /Ji lmes mes me es

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Mais vale prevenir que remediar


A preveno constitui apedra angular da abordagem europeia segurana esade no trabalho. Na prtica, isso implica uma anlise dos processos de trabalho com, vista aidentificar os riscos acurto elongo prazo easubsequente tomada de medidas para os evitar tanto quanto possvel ou para os minimizar.

8 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho


EU-OSH HA/Er A/E ic Despu Despujols jols

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Vantagens de boas prticas em matria de segurana esade no trabalho


O tratamento das questes no mbito da segurana esade no trabalho oferece oportunidades para melhorar aeficincia da empresa, bem como para proteger os trabalhadores. Essas oportunidades foram analisadas no ltimo inqurito europeu s Empresas sobre Riscos Novos eEmergentes (Esener)(2). As suas vantagens podem incluir: diminuio de custos ede riscos (reduo das taxas de absentismo ede rotao dos trabalhadores, menos acidentes euma menor ameaa de processos judiciais); garantia de uma melhor continuidade da atividade, oque aumenta aprodutividade (evitando incidentes, acidentes, quebras efalhas no processo produtivo); melhoria do prestgio eda reputao junto dos fornecedores, clientes eoutros parceiros.

E EU-OSH OSHA/Do O OS A A/ minic Wigley

EU-OSH EU-OS A/Jim Holmes

A preveno consiste em gerir os riscos. Os riscos so geridos por pessoas quetrabalham em conjunto

(2) http://www.esener.eu.

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 9

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Uma abordagem da gesto da segurana esade no trabalho


Ponto 1. Liderana forte e eficaz
A liderana constitui uma condio para oxito. Qualquer abordagem preventiva s pode dar frutos se for apoiada pela direo. Esta abordagem preventiva pode recolher orientao econtributos de uma liderana forte evisvel ede gestores empenhados atodos os nveis, deixando assim claro para todos que asegurana esade constituem questes estratgicas dentro da empresa.
i iStock t k

A direo da empresa pode demonstrar liderana na preveno dos riscos para asegurana esade no trabalho. H trs princpios subjacentes gesto que so fundamentais para oreforo da segurana esade, asaber: Liderana forte eeficaz; Envolvimento eparticipao construtiva dos trabalhadores; Avaliao contnua ede atualizao. Estes trs pontos so, seguidamente, desenvolvidos de forma mais pormenorizada.

Na prtica, isto significa que: a direo assume asegurana esade no trabalho como um valor central da organizao, comunicando-o aos trabalhadores; os diretores tm uma viso muito precisa do perfil derisco da organizao; a direo lidera atravs do exemplo edemonstra integridade nessa liderana, nomeadamente, cumprindo sempre todas as normas em matria desegurana esade no trabalho; os papis eas responsabilidades dos diferentes atores na preveno ena gesto dos riscos para asegurana esade no trabalho encontram-se claramente definidos eso planeados emonitorizados proativamente; a SST pode figurar na estratgia de sustentabilidade e/ou de responsabilidade social da empresa epode ser incentivada ao longo de toda acadeia deabastecimento.

Uma abordagem preventiva s pode dar frutos se for apoiada pela direo. Esta abordagem preventiva pode recolher orientao econtributos de uma liderana forte evisvel edegestores empenhados

10 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Eis alguns exemplos prticos de liderana emmatria de SST:


visitar os locais de trabalho com vista adialogar com os trabalhadores sobre as preocupaes relacionadas com asegurana esade (os trabalhadores podem no s identificar problemas como tambm propor solues); assumir responsabilidades pessoais edemonstrar preocupao; dar oexemplo; disponibilizar, tanto quanto possvel, tempo edinheiro.

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 11


E EU-OSH OSHA A/J A/ A/Ji /J Jim m Holm Holm lm lmes mes es

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

EXEMPLO DE BOA PRTICA

Refinaria de petrleo, Blgica


A refinaria de petrleo da Total, em Anturpia, contratou aSPIE Blgica para ajudar na manuteno das tubagens eda maquinaria. Depressa se tornou evidente que existia um conflito de culturas empresariais ede segurana que tinham de ser ajustadas para conseguir reduzir significativamente as taxas de acidentes edoenas profissionais. Aps intensos esforos, as empresas resolveram os seus principais diferendos organizacionais econcentraram-se no comportamento dos trabalhadores no local de trabalho. Os trabalhadores foram encorajados atrabalhar de forma responsvel eautnoma, tendo recebido formao, por exemplo, para proceder auma avaliao do risco antes de iniciar uma tarefa nova. Oajustamento das culturas empresariais foi conseguido atravs de consultas intensas mas em grande medida informais. Logo que as empresas chegaram aacordo sobre as melhores prticas, as melhorias conduziram auma taxa zero de acidentes. Fatores de xito A harmonizao entre as culturas de segurana das duas empresas s foi possvel graas auma comunicao aberta, auma boa liderana, ao envolvimento ativo dos trabalhadores e adoo de abordagens inovadoras dos servios de preveno. Aparticipao da administrao ao mais alto nvel demonstrou aos trabalhadores aimportncia atribuda s questes de segurana esade dentro da empresa. As aes-chave neste processo consistiram em: boletins informativos egesto da informao; percursos de segurana; reunies sobre segurana (breves apresentaes aos trabalhadores de aspetos especficos relativos segurana esade); cursos de formao contnua.

12 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Ponto 2. Envolvimento e participao construtiva dos trabalhadores


O processo bidirecional de envolvimento eparticipao construtiva dos trabalhadores importante para oxito das iniciativas de gesto. De acordo com alegislao da Unio Europeia, os empregadores devem consultar os seus trabalhadores sobre segurana esade no trabalho, oque inclui: informao; instruo eformao; eaconsulta aos trabalhadores eaos seus representantes. Consoante as exigncias vigentes anvel nacional, os empregadores podem ser obrigados acriar comisses de segurana eo cargo de representante dos trabalhadores. A participao dos trabalhadores contribui para acriao de uma cultura de dilogo. Os trabalhadores eos seus representantes so motivados aparticipar no processo decisrio em matria de segurana esade. Alguns empregadores descobriram vantagens em ir mais longe do que essas obrigaes legais, pelo que incentivam aparticipao ativa ediria em matria de segurana esade eincluem trabalhadores em atividades suplementares como, por exemplo, em grupos detrabalho sobre temas especficos. Uma comunicao eficaz no sentido ascendente fundamental: os trabalhadores so ouvidos eas suas opinies so tidas em considerao. Igualmente importante o facto de os trabalhadores aceitarem as suas responsabilidades no que respeita ao cumprimento das normas em matria de segurana esade no trabalho edialogarem com adireo de uma forma construtiva etil. Este processo bidirecional cria uma cultura em que as relaes entre empregadores etrabalhadores assentam na colaborao, na confiana ena resoluo conjunta dos problemas. Uma vez implantada, esta cultura possibilita melhorias potenciais na rea da segurana esade. A participao direta dos trabalhadores no deve ser encarada como uma alternativa aum sistema de representao dos trabalhadores. Trata-se de duas

vias diferentes que podem ser utilizadas de maneira eficaz, em sintonia com oenquadramento nacional eas caractersticas especficas do local de trabalho. As vantagens desta cultura organizacional, de colaborao, podem incluir taxas de acidentes mais baixas, solues eficazes emtermos de custos etrabalhadores mais produtivos, asquais podem conduzir, por seu turno, auma reduo das taxas de absentismo eaum melhor controlo dosriscos profissionais. A participao dos trabalhadores particularmente valiosa durante: a avaliao de riscos; o desenvolvimento das polticas edas intervenes; a apresentao de observaes pertinentes no decurso da formao eda implementao de medidas.

A participao do trabalhador ajuda aestabelecer uma cultura de dilogo. Os trabalhadores eos seus representantes so motivados aparticipar no processo de deciso emmatria de segurana esade

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 13

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

EXEMPLO DE BOAS PRTICAS

Estratgia para apreveno das leses nos dedos provocadas por agulhas numa empresa txtil ede confeo
Numa empresa britnica de confeo, adireo eos sindicatos debateram aforma de reduzir aelevada taxa de leses nos dedos provocadas pelas agulhas nos operadores de mquinas de costura, uma vez que os dispositivos de proteo normalmente utilizados no eram totalmente eficazes. Foi constituda num local escolhido para oefeito, uma pequena equipa que inclua dois operadores das referidas mquinas etinha por misso conceber um dispositivo de proteo com oqual todos pudessem trabalhar. Uma vez produzidos os prottipos, foram testados por outros colegas operadores. Nos locais onde se instalou esse dispositivo, deixaram de ocorrer as leses nos dedos provocadas por agulhas. Para alm do impacto positivo que teve sobre ostrabalhadores, este trabalho em equipa proporcionou maior retorno para aempresa, j que reduziu oscustos para oempregador em termos de pedidos deindemnizao ede prmios de seguros.

Ponto 3. Avaliao contnua e de atualizao


A monitorizao eacomunicao constituem ferramentas vitais para oreforo da segurana esade no trabalho. Os sistemas de gesto que proporcionam, designadamente aos membros do conselho de administrao, relatrios especficos (por exemplo, no caso de um incidente) ede rotina sobre odesempenho das polticas de segurana esade podem ser teis para levantar questes, realar problemas e, em ltima anlise, melhorar asegurana esade no trabalho. Um bom sistema de avaliao eatualizao inclui os seguintes elementos: procedimentos destinados atransmitir falhas importantes em matria de segurana esade aos membros do conselho de administrao eaos empregadores logo que tal seja vivel; sistemas de recolha ecomunicao de dados exatos eatempados relativos aincidentes, tais como, porexemplo, as taxas de acidentes ede doenas profissionais; mecanismos destinados asuscitar eincorporar os pontos de vista eas experincias dos trabalhadores; relatrios peridicos sobre oimpacto dos sistemas de preveno, nomeadamente dos programas deformao emanuteno, na SST; auditorias regulares para avaliar aeficcia dos controlos eda gesto dos riscos; avaliaes do impacto que mudanas como, por exemplo, novos processos de trabalho, procedimentos ou produtos tm na segurana esade no trabalho; procedimentos eficazes para dar cumprimento arequisitos legais novos ou alterados.

14 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

EXEMPLO DE BOAS PRTICAS

Aperfeioamento dos procedimentos deavaliao ereviso na sequncia deum acidente na indstria de moagem de farinha em Itlia
Trs trabalhadores ficaram feridos num acidente ocorrido durante amanuteno de rotina de uma mquina de moagem de farinha. Ainspeo inicial revelou que os procedimentos de segurana tinham sido respeitados eque oequipamento no apresentava falhas. Tratava-se de um problema de conceo da mquina. Afbrica pertencia aum grupo de moagem francs que empregava 160 trabalhadores na provncia de Siena, em Itlia. O empregador decidiu avanar com as investigaes atravs dos esforos conjuntos de diferentes partes envolvidas como, por exemplo, executivos da empresa, representantes dos trabalhadores especializados na rea da segurana esade, ainspeo da segurana esade etrabalhadores do fundo regional de seguro de sade. Os representantes dos trabalhadores na comisso de segurana esade, os trabalhadores eo pessoal de superviso ajudaram adesvendar as causas subjacentes ao acidente. A abordagem participativa baseou-se em entrevistas com os operadores enas suas propostas de melhoria no design da mquina. Ainvestigao conjunta revelou anecessidade de melhorar aconceo do monitor de temperatura. Aanlise revelou tambm que oacidente ficou adever-se em parte falta de pessoal eps em evidncia problemas anvel da formao. Alm disso, ainvestigao levou oMinistrio do Trabalho ainstituir um processo com oobjetivo de detetar eidentificar falhas nas normas de segurana.
Fotolia/R R ch Ri cha char ha d Vi h Villal lla on EU U-OSH O A/Jim Ho Holmes l

A monitorizao eacomunicao constituem ferramentas vitais paraoreforo da segurana esadenotrabalho

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 15

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Autoavaliao da liderana em matria de segurana esade no trabalho


Tal como no se constri uma empresa num dia, tambm uma boa poltica de preveno exige esforos alongo prazo. O mais correto comear por verificar qual a situao existente na empresa no que respeita preveno. Esta ferramenta de autoavaliao permite reunir ainformao necessria emelhorar asituao.

Quem deve faz-la?


Recomenda-se que aavaliao seja feita pelo(a) prprio(a) presidente do Conselho de Administrao. Aavaliao pode igualmente ser efetuada por mais pessoas eobtm-se apontuao final calculando arespetiva mdia ou aps uma discusso que conduza identificao da descrio mais adequada empresa.

Como funciona?
Durante aavaliao, so postos em evidncia alguns aspetos da abordagem da empresa em matria de segurana esade: Poltica de preveno Liderana Ferramentas de preveno Informao, formao econsulta Resultados eanlise global. Para cada um destes aspetos, esta ferramenta passa em revista trs elementos. Para cada elemento, h que estimar onvel atingido na empresa nas quatro descries. H que indicar, para cada elemento, adescrio (A, B, Cou D) que melhor corresponde situao existente na empresa. Apontuao final calculada com aajuda da matriz.

Como melhorar?
A pontuao fornece uma ideia do nvel de preveno. Aferramenta fornece tambm inspirao epossibilidades concretas de melhoria atravs da anlise das descries que permitem obter uma pontuao mais elevada.

As empresas bem sucedidas de amanh so as que, hoje, conseguem combinar aviso eapreviso necessrias para investir na inovao ena segurana esade dos seus trabalhadores

16 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

Poltica de preveno
So definidos objetivos gerais em matria de segurana esade. So definidos objetivos especficos em matria de segurana esade que so revistos ocasionalmente. So avaliados indicadores especficos em matria de segurana esade earespetiva poltica adaptada em conformidade, com vista agarantir uma melhoria contnua.

Objetivos da poltica de preveno

No so definidos objetivos em matria de segurana esade.

Declarao de poltica

No existe qualquer declarao sobre apoltica de segurana esade.

Existe uma declarao genrica evaga sobre apoltica de segurana esade.

elaborada uma declarao de poltica clara que expressa ocompromisso da empresa.

comunicada aos trabalhadores eaos clientes uma declarao de poltica clara que expressa ocompromisso da empresa.

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 17


So planeadas algumas aes em matria de segurana esade, com base numa avaliao global das atividades da empresa.

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Planos de ao

So tomadas medidas pontuais (aps acidentes, visitas de inspeo, etc.) em matria de segurana esade.

estabelecido um plano de ao em matria de segurana esade (incluindo um calendrio, responsabilidades erecursos) com base numa avaliao dos riscos.

estabelecido eregularmente revisto eadaptado um plano de ao em matria de segurana esade (incluindo um calendrio, responsabilidades erecursos) com base numa avaliao exaustiva dos riscos.

Liderana
O tcnico de SST da empresa demonstra liderana na preveno, assumindo apoltica atravs do bom exemplo. A administrao demonstra liderana na preveno, facto claramente referido na declarao de poltica. A direo lidera dando oexemplo edemonstrando liderana na preveno.

Liderana

Ningum demonstra liderana na preveno porque se pressupe que todos os indivduos j sabem da sua importncia.

Responsabilidade A responsabilidade em matria de segurana esade delegada no tcnico de SST da empresa. O tcnico de SST da empresa, em conjunto com os dirigentes, responsvel pela segurana esade.

Ningum na organizao explicitamente responsvel pelas questes de segurana esade.

Os dirigentes so responsveis pela implementao das polticas de segurana esade.

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

18 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho


As questes relativas segurana esade apenas so discutidas nas reunies de direo e/ou do conselho de administrao aps um acidente grave e, nesse caso, constituem critrio de avaliao do desempenho da direo. As questes de segurana esade so um ponto habitual da ordem de trabalhos das reunies de direo e/ou do conselho de administrao eso discutidas sempre que necessrio. Fazem parte dos critrios de avaliao do desempenho da direo. As questes de segurana esade so um ponto habitual da ordem de trabalhos das reunies de direo e/ou do conselho de administrao, incluindo acompanhamento ecomunicao. Constituem importantes critrios de avaliao do desempenho da direo.

Direo

As questes relativas segurana esade quase nunca so discutidas nas reunies de direo e/ou do Conselho de Administrao eno constituem critrio de avaliao do desempenho da direo.

Instrumentos de preveno
O tcnico de SST da empresa tem uma perspetiva geral muito precisa do perfil de risco daorganizao. Os gestores tm uma perspetiva geral muito precisa do perfil de risco daorganizao. Todos os riscos em matria de segurana esade so analisados, documentados eregularmente avaliados erevistos. Todos os trabalhadores so informados einstrudos em conformidade.

Avaliao dosriscos

necessrio que ocorra um acidente grave para se comear afazer aavaliao dos riscos associados s atividades da empresa.

Inspees aos locais de trabalho

No se realizam inspees aos locais de trabalho porque j existem instrues eprocedimentos suficientes para garantir asegurana esade.

O tcnico de SST da empresa realiza inspees ocasionais aos locais de trabalho com vista aavaliar asituao em matria de segurana esade noterreno.

O tcnico de SST da empresa realiza inspees ocasionais aos locais de trabalho, juntamente com ochefe do departamento/ local de trabalho especfico.

As inspees aos locais de trabalho so realizadas regularmente pela direo, que toma as medidas apropriadas com vista aresolver todas as no-conformidades.

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 19


As aquisies tm em considerao diversos aspetos como, por exemplo, opreo eaeficincia. Os critrios de segurana esade so considerados apenas na aquisio de mquinas perigosas.

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Aquisies (servios, fornecedores, produtos)

As aquisies tm em considerao diversos aspetos como, por exemplo, opreo eaeficincia. Oscritrios de segurana esade no soconsiderados um aspetoespecfico.

Na aquisio de equipamentos, bens eservios, so tomados em considerao critrios especficos de segurana esade.

Na aquisio de equipamentos, bens eservios, so utilizados critrios especficos de segurana esade, os quais so verificados no momento da receo eantes da entrada em funcionamento.

Informao, formao econsulta


Os novos trabalhadores (incluindo temporrios eestagirios) comeam atrabalhar aps receberem instrues por escrito. Antes de comearem atrabalhar, os novos trabalhadores (incluindo temporrios eestagirios) recebem todas as instrues einformaes necessrias. Antes de comearem atrabalhar, os novos trabalhadores (incluindo temporrios eestagirios) recebem todas as instrues einformaes necessrias, everifica-se se as perceberam bem.

Apresentao do trabalho einstrues

Os novos trabalhadores (incluindo temporrios eestagirios) comeam atrabalhar imediatamente. Recebem informao einstrues s quando houver tempo para isso.

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

20 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho


Os trabalhadores recebem formao em matria de segurana esade especificamente relacionada com as suas funes. Os trabalhadores eadireo recebem formao em matria de segurana esade especificamente relacionada com as suas funes. Todo opessoal da empresa, desde os trabalhadores direo, recebe regularmente toda aformao necessria em matria de segurana esade, com atualizaes regulares. A direo elabora apoltica de preveno. Comunica oresultado aostrabalhadores. A direo define apoltica de preveno aps consulta dos trabalhadores ouseusrepresentantes. A direo mantm um dilogo permanente com os trabalhadores ou seus representantes sobre as questes relacionadas com aSST.

Formao

Nem opessoal nem adireo recebem formao em matria de segurana esade. Aprendem com aexperincia.

Consulta

O tcnico de SST da empresa traa apoltica de preveno ecomunica-a direo.

Calcular a pontuao da empresa


x1

Resultado obtido:
= = = =
= 12 a36 pontos: apreveno na empresa ainda est adar os primeiros passos. urgente preparar-se para tomar mais medidas preventivas. 61 pontos ou mais: apoltica de preveno em matria de SST naempresa situa-se aum nvel razoavelmente elevado. Est no caminho certo. 37 a60 pontos: aempresa est seguramente atenta preveno, mas esta pode ser melhorada em diversos aspetos.

Calcular apontuao da empresa com aajuda do quadro abaixo.

Nmero de A= x3 x5 x7

Nmero de B=

Nmero de C=

Nmero de D=

TOTAL

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Recursos einformao adicional


Foi criada uma seco especial no stio web da campanha Locais de trabalho seguros esaudveis destinada afornecer aconselhamento eorientao aos gestores. Inclui hiperligaes para diversas publicaes estios web, bem como verses em linha edescarregveis do presente guia. Esta informao est disponvel em 24 lnguas em http://www.healthy-workplaces.eu. Pode obter mais informaes atravs das seguintes organizaes: Agncia Europeia para aSegurana eSade no Trabalho (EU-OSHA) http://osha.europa.eu Worker representation and consultation on health and safety: an analysis of the findings of the European Survey of Enterprises on New and Emerging Risks (Representao econsulta dos trabalhadores sobre segurana esade: anlise das concluses do inqurito europeu s empresas sobre riscos novos eemergentes) (Esener) Management of occupational safety and health: an analysis of the findings of the European Survey of Enterprises on New and Emerging Risks (Gesto da SST: anlise dos resultados do inqurito europeu s empresas sobre riscos novos eemergentes (Esener) Psychosocial risk management: an analysis of the findings of the European Survey of Enterprises on New and Emerging Risks (Gesto dos riscos psicossociais: anlise dos resultados do inqurito europeu s empresas sobre riscos novos eemergentes (Esener) Management of psychosocial risks in European enterprises: an exploration of drivers, barriers and needs on the basis of Esener survey findings (Gesto dos riscos psicossociais nas empresas europeias: explorao dos fatores, dos obstculos edas necessidades com base nos resultados do Esener) http://osha.europa.eu/en/publications/reports Businesseurope (http://www.businesseurope.eu) Organizao Internacional do Trabalho (http://www.ilo.org) Occupational safety and health management systems, ILO Safework (Sistemas de gesto da SST, programa Trabalho seguro da Organizao Internacional do Trabalho)

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 21

EU-OSH SH S HA/Ji A m Ho A/ H lmes mes me

iStock k

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

Sobre acampanha
A campanha Locais de trabalho seguros esaudveis coordenada pela Agncia Europeia para aSegurana eSade no Trabalho epelos seus parceiros em mais de 30 pases, eapoia um vasto leque de atividades aos nveis nacional eeuropeu. Acampanha de 2012-2013 tem como lema Juntos na preveno dos riscos profissionais evisa sensibilizar para aimportncia da liderana na SST eda participao dos trabalhadores para apreveno dos acidentes edas doenas profissionais. A Agncia Europeia para aSegurana eSade no Trabalho contribui para tornar os locais de trabalho na Europa mais seguros, mais saudveis emais produtivos. AAgncia investiga, desenvolve edistribui informao fivel, equilibrada eimparcial sobre segurana esade eorganiza campanhas de sensibilizao pan-europeias. Criada pela Unio Europeia em 1996 ecom sede em Bilbau, Espanha, aAgncia rene representantes da Comisso Europeia, dos governos dos Estados-Membros edas organizaes patronais esindicais, bem como peritos de renome de todos os 27 Estados-Membros eno s. A Businesseurope composta por 41 federaes centrais da indstria edos empregadores de 35 pases, que trabalham em conjunto para promover ocrescimento eacompetitividade na Europa. ABusinesseurope representa pequenas, mdias egrandes empresas. A Businesseurope desempenha um papel crucial na Europa enquanto principal organizao empresarial horizontal anvel da Unio Europeia. Atravs das 41 federaes que aconstituem, aBusinesseurope representa 20 milhes de empresas. Asua principal misso consiste em assegurar arepresentao edefesa dos interesses das empresas perante as instituies europeias, com oobjetivo principal de preservar ereforar acompetitividade empresarial. ABusinesseurope participa ativamente no dilogo social europeu afim de promover obom funcionamento dos mercados de trabalho.

Principais datas
Lanamento da campanha: 18 de abril de 2012 Semanas europeias para asegurana esade no trabalho: em outubro de 2012 e2013 Cerimnia de atribuio dos prmios de boas prticas: abril de 2013 Cimeira Locais de trabalho seguros esaudveis: novembro de 2013

http://www.healthy-workplaces.eu

22 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho Guia prtico Luxemburgo: Servio das Publicaes da Unio Europeia 2012 22 p. 17.6 x25 cm ISBN 978-92-9191-632-0 doi:10.2802/38871 Conceo edesign: Kris Kras Design, Pases Baixos As fotografias foram tiradas nas instalaes da Baxter Healthcare, da Ideal Standard, da Pirelli Tyres eda Toyota Material Handling no Reino Unido. Agradecemos aos nossos parceiros asua generosa ajuda. Reproduo autorizada mediante indicao da fonte.

EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho | 23

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho

TE-31-11-190-PT-C

A Liderana da Gesto em Matria de Segurana eSade no Trabalho Guia prtico

A segurana esade no trabalho contribuem para oxito eaprosperidade das empresas edas organizaes, beneficiando igualmente asociedade em geral. Opresente guia fornece aos lderes das empresas informao prtica sobre aforma de reforar asegurana esade no trabalho atravs de uma liderana verdadeiramente eficaz, da participao dos trabalhadores ede avaliaes eatualizaes contnuas, tornando as empresas eas organizaes seguras esaudveis para todos. Uma ferramenta de avaliao permite obter uma ideia do nvel de preveno existente nas empresas efornece ideias para asua melhoria.

Agncia Europeia para aSegurana eSade no Trabalho Gran Va 33, 48009 Bilbao ESPANHA Tel. +34 944794360 Fax +34 944794383 Correio eletrnico: information@osha.europa.eu Internet: http://osha.europa.eu Businesseurope Avenue de Cortenbergh/Kortenberglaan 168, 1000 Bruxelles/Brussel BLGICA Tel. +32 22376511 Fax +32 22311445 Correio eletrnico: main@businesseurope.eu Internet: http://www.businesseurope.eu

ISBN 978-92-9191-632-0

24 | EU-OSHA Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho

También podría gustarte