Está en la página 1de 5

Turismo

Padro de Resposta
O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tpicos: A A ideia de que desenvolvimento sustentvel pode ser entendido como proposta ou processo que atende s necessidades das geraes presentes sem comprometer capacidade similar das geraes futuras. B A reduo do IPI para a compra de automveis incentiva a utilizao de veculos movidos a combustveis fsseis num cenrio de baixa mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Mais automveis nas cidades gera mobilidade deficitria e mais consumo de combustveis fsseis, pois os motores ficam mais tempo acionados. O aumento da queima de combustveis nestes motores gera maiores quantidades de emisses de gases poluentes, como os gases de efeito estufa, o monxido de carbono, os xidos de enxofre e os particulados. Como consequncia, o ar atmosfrico das cidades se torna mais poludo. C So aes de fomento: Concesso de subsdios governamentais ao transporte coletivo em detrimento do transporte particular, como exemplo a reduo de IPI para a fabricao de equipamentos de transporte coletivo como nibus, vages de metrs, trlebus e barcas pblicas. Concesso de subsdios governamentais para a manufatura e venda de veculos de transporte movidos a combustveis limpos ou mais sustentveis, como os veculos a energia solar, gs natural, energia eltrica, hidrognio, biodiesel, dentre outros. Incentivo ao uso de bicicletas e da caminhada, como a construo de ciclovias e de passeios seguros, amplos e agradveis.

Padro de Resposta
O estudante dever redigir texto dissertativo, abordando os seguintes aspectos: A Comentrios gerais a respeito da violncia na atualidade, considerando o papel de tecnologias no estmulo ou combate violncia. B Aspectos relacionados educao escolar e a violncia, apontando suas causas e consequncias. C Aes/solues para a violncia na escola. Exemplos: atualizao dos profissionais da educao, conscientizao da comunidade escolar sobre o assunto, desenvolvimento de polticas pblicas ligadas ao combate violncia.

Padro de Resposta
De forma geral, o texto do estudante deve ter um carter de observncia e cumprimento dos preceitos legais e ticos do turismo, por parte dos atores envolvidos na atividade turstica. A O estudante deve tratar da relao entre tica e Turismo, abordando, de forma direta ou indireta, alguns dos princpios a seguir: 1- Contribuio do turismo para compreenso e o respeito mtuo entre homens e sociedades; 2 - Turismo, instrumento de desenvolvimento individual e coletivo; 3 - O turismo, fator de desenvolvimento sustentvel; 4 - O turismo, fator de aproveitamento e enriquecimento do patrimnio cultural da humanidade; 5 - O turismo, atividade benfica para os pases e comunidade de destino; 6 - Obrigaes dos agentes de desenvolvimento turstico; 7 - Direito do turismo; 8 - Liberdade do deslocamento; 9 - Direito dos trabalhadores e dos empresrios da indstria turstica. B O estudante deve abordar, de forma direta ou indireta, duas ou mais prerrogativas legais do turismo, e relacion-las atuao dos profissionais e/ou organizaes tursticas (pblicas, privadas, e/ou do terceiro setor), as quais devem estar previstas nos diplomas legais gerais e/ou especficas do turismo, entre os quais se destacam, principalmente, as seguintes Leis, portarias, decretos, cdigos e normas: Constituio Federal do Brasil; Cdigo de Defesa do Consumidor; Cdigo Florestal; Lei Geral do Turismo; Cdigo Mundial de tica do Turismo; Guias de Turismo; Bacharel em Turismo; Agncias de Turismo; Meios de Hospedagem e demais prestadores de servios tursticos.

Padro de Resposta
O estudante deve elaborar texto dissertativo, a partir dos dados apresentados no texto base, em que proponha um modelo de turismo inclusivo para o Brasil. importante que o mesmo apresente ideias que procurem atender de forma personalizada as pessoas com deficincia e/ou mobilidade reduzida permanente ou temporria, identificando suas expectativas e indicando os produtos mais adequados. A elaborao de roteiros sob medida para esse pblico, a preocupao com a quebra e/ou superao de barreiras arquitetnicas nas edificaes que apresentam potencial turstico, o desenvolvimento de projetos de adaptao e acessibilidade dos servios tursticos j existentes, a capacitao de guias para o atendimento a esse pblico, entre outras, so ideias que devem constar do modelo proposto pelo estudante.

Padro de Resposta
A O estudante deve refletir sobre o potencial do mercado turstico internacional, considerando as distncias e os graus de facilidade e dificuldade de entrada (tempo de deslocamento, voos diretos, preos, idioma, entre outros), acesso a informaes, bem como as caractersticas dessa demanda no tocante ao consumo de produtos e comercializao. B O estudante deve apresentar propostas que estimulem o interesse por produtos tursticos brasileiros, como: participao em feiras e eventos, seminrios educacionais, sites especializados, tours de familiarizao de agentes de viagens, jornalistas e blogueiros, implantao de escritrios de turismo brasileiro nos principais mercados emissores, criao de Convention & Visitors Bureaux, campanhas publicitrias, aes de relaes pblicas, mdias sociais, entre outros. Deve ser destacada a diversidade das vocaes e atrativos tursticos brasileiros: atributos culturais matrias e imateriais, naturais, paisagsticos, arquitetnicos e urbansticos com potencial para explorao turstica, levando em considerao os principais mercados e a diversidade de produtos existentes.

También podría gustarte