Está en la página 1de 7

- H dois tipos principais de derrame ou AVC:

Isqumico: o tipo de AVC mais comum, presente em cerca de


80% dos casos. Ocorre pela falta de fluxo sanguneo cerebral, devido ao acumulo de gordura na parede dos vasos levando ao sofrimento e enfarte do parnquima do sistema nervoso por partes do crebro no receberem quantidades significativas de sangue em certas regies.. Essa queda no fluxo sanguneo pode ser decorrente de: Uma obstruo arterial: um trombo ou, mais comumente, um mbolo; Queda na presso de perfuso sangunea, como nos estados de choque; Uma obstruo na drenagem do sangue venoso, como na trombose venosa, causando dificuldade de entrada do sangue arterial no crebro.

Voc sabia? O AVC isqumico uma doena de longo prazo que prejudica as artrias decorrente de gorduras acumuladas nas paredes dos vasos, aumentando a presso do sangue. Porm nem sempre o AVC isqumico decorrente apenas da gordura acumulada que obstrui a passagem. H formaes de cogulos sob a gordura que com o fluxo do sangue, se acumulam cada vez mais e h uma obstruo significativa capaz de no fornecer sangue suficiente a certas regies do crebro, causando o AVC isqumico que afeta diferentes partes do corpo. Este processo chamado de aterotrombose (Unio da placa de ateroma que seria a gordura, com o trombo que seria o cogulo. Acontece em cerca de 60% a 80% dos casos.) H tambm por embolia (Acontece em 20% dos casos. O cogulo foi formado em outra parte do corpo e viajou at obstruir alguma artria). Pode haver tambm por insuficincia circulatria (Falha no corao que deixa de bombear sangue corretamente levando a deficincia de circulao na cabea. Isso explica porque um ataque do corao pode levar a um AVC.

Hemorrgico: Este tipo de derrame ocorre quando um vaso sanguneo do crebro vasa ou se rompe devido a presso arterial elevada. A forte presso nos vasos os fazem dilatar e os enfraquecer formando a chamada ANEURISMA. O pico da presso pode romper o aneurisma, rompendo o vazo e havendo a hemorragia. O sangue da hemorragia respinga nos tecidos cerebrais em volta, danificando-os. As clulas cerebrais localizadas alm do vazamento ou ruptura ficam privadas de sangue e tambm danificadas. A causa mais comum de derrame hemorrgico a presso alta (hipertenso). Derrames hemorrgicos so menos comuns que os isqumicos mas mais freqentemente fatais. Aproximadamente 40 a 50% das pessoas que tm derrames hemorrgicos morrem, em comparao com uns 20% que morrem por derrame isqumico. Os derrames que ocorrem em jovens adultos so tipicamente hemorrgicos. OBS: Presso alta: Aproximadamente 40% dos derrames podem ser devido presso alta (hipertenso), definida como presso sistlica superior a 140 mmHg e presso diastlica superior a 90 mmHg.

Vamos mostrar um grfico para um melhor entendimento de cada patologia:


AVC isqumico:

O fluxo do sangue leva consigo a gordura, que depositada aos poucos nos vasos sanguneos.

A gordura transportada, acaba se acumulando bloqueando a passagem do sangue (no necessariamente apenas gordura mas mostramos como um exemplo). Vemos que do outro lado o vaso resseca pela falta de suprimento sanguneo.

O fluxo sanguneo para as regies do crebro vo diminuindo e no tem mais capacidade de suprir sangue necessrio para irrigar e manter vivas as clulas da regio do rgo.

A mancha representa as clulas mortas da regio no irrigada. Dependendo da regio podem causar seqelas como citadas em paginas anteriores. Este o pico mximo do AVC isqumico. Chame ajuda imediatamente em caso de um ataque.

AVC hemorrgico

Como vemos no grfico, a presso arterial comprime as paredes do vaso, contrrio do fluxo do sangue que percorre no sentido vertical, e a presso no sentido

A forte presso em relao a parede do vaso, causa o enfraquecimento da parede e a dilatao, gerando ento a ANEURISMA.

Por fim, a aneurisma se rompe, causando a hemorragia cerebral e danificando os tecidos decorrente do sangue respingando.

Condutas

em

primeiros

socorros

sintomas

do

AVC:

* Posio de Fowler devido a presso elevada.

* Manter temperatura corporal.

* Desapertar roupas no nvel do pescoo, trax e abdmen.

* Estimular positividade ao acidentado, conversando com o mesmo.

* Verificar se h dificuldade de fala.

* Cefalia forte e sbita

* Tontura.

* Dificuldade de viso, de mover o rosto, os braos e fraqueza nas pernas.

Como podemos evitar o AVC?

Mantenha a presso arterial sob controle.


(Desta maneira, diminuir o risco de aneurismas nos vasos como diversas outras patologias)

Tenha uma alimentao saudvel: evite gorduras e frituras, coma bastante frutas, verduras e fibras.
(Como dito em paginas anteriores, a gordura o fator principal de patologias pelo seu acumulo nos vasos)

Modere a ingesto de bebidas alcolicas.

Evite o consumo de sal em excesso.


(Para pacientes com hipertenso arterial, o sal aumenta ainda mais o volume de sangue circulante nas artrias e, logo, aumenta a presso. Alm disso, o sal tem um efeito direto sobre a parede das artrias, fazendo constrio e aumentando a presso arterial. O principal vilo o cloreto de sdio (NaCL) pois a ingesto do mesmo presente no sal, causa aumento de sede no indivduo e de sdio no sangue. O Organismo precisa de mais gua para diluir o sdio. Isso resulta na PA elevada.)

No fume.
O tabagismo um fator de risco muito claro para o AVC e aumenta em duas vezes o risco. O uso de fumo facilita a arteriosclerose (envelhecimento das artrias com depsito de colesterol e formao de placas ulceradas, que levam a trombose ou estenose grave das artrias). Alm disso, o uso crnico de fumo pode produzir placas de ateroma nas artrias das extremidades inferiores provocando sndrome de dor chamada claudicao intermitente e , ainda, causa de cardiopatia, isquemia e infarto do miocrdio.

Controle o peso.

Pratique exerccios fsicos regularmente. Evite o estresse: faa atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear com o cachorro.

Concluso:

Tenha uma qualidade de vida enquanto a tempo. Faa uma reeducao alimentar em sua rotina para evitar patologias futuras como o AVC. Os sintomas do AVC no causam dor ao portador da doena, a no ser uma dor de cabea sbita e forte, porm podem haver seqelas fsicas que so irreversveis se no tratada com agilidade e rapidez no momento do ataque. Lembrando que gorduras no s causam doenas cerebrais como doenas cardiovasculares tambm, entre outras. Mas ai j em outro artigo! Cuide de quem esta prximo a voc com este artigo sobre cuidados! E principalmente, cuide de voc mesmo!

Referencias: http://www.mdsaude.com http://saude.abril.com.br http://pt.wikipedia.org

Textos retirados de referencias e editados conforme aprendizado da leitura e conhecimento adquirido.

También podría gustarte