Está en la página 1de 3

Adolescer: Crise no ensaio para a vida Com o fim da infncia muitas coisas comeam a ficar estranhas no mundo atual.

O contemporneo feito de material sinttico e de pensamento virtual. O que era orgnico transformou-se em material, com o avano da neurocincia. As emoes transformaram-se em composies bioqumicas e biofisiolgica e nessa mesma corrente segue o avano das tecnologias da informao, transformando os afetos em modelos virtuais de afeto. O amor ficou banalizado, as amizades tiveram uma distoro e transforam-se em algo possvel, porm no concretizada. O virtual algo pleno, tem todas as potncias para transformar-se em fato porm continua sendo latncia (encoberto, apenas possvel, processo, possibilidade de um dia vir a ser). Nesse ritmo as coisas vo se acomodando nas distancias dos afetos, sem serem constitudas de fato. No, que amizades no existam, porm existe o medo da perda e a distncia se torna algo compensador. Se por um lado no afeto, por outro no sou afetado. No, que o amor no exista, porm, se eu amar de fato, existe a grande possibilidade de ser magoado. No existe perda no jogo da atualidade, tudo convertido em ganho. Ganhos que no so exatamente aqueles que gostaramos de fato, mas aqueles que nos trazem resignao. Se a infncia um tempo de sermos heris, brincar com nossos amigos imaginrios, criar, fantasiar, ser criana. O tempo infantil, atualmente, est limitado ao modelo prtico e dirigido. Havendo pouco espao para o brincar livre, aprender o corpo, constituir-se como indivduo para enfim tornar-se sujeito. A Humanizao deu lugar a virtualizao do sujeito, que em potencial humano, porm age como autmato. Desta forma, como adolescer realmente? O fenmeno infncia, como estgio do desenvolvimento humano, est cada vez mais extinto. Aos seis anos de idade a criana entra na escola e comea sua preparao acadmica. Tem que aprender a ler coisas concretas, como letras e nmeros, que passa a ter maior importncia, que as aprendizagens Humanas (como lidar com as emoes). Este fator aliado ao problema da competio, em que a procura por determinadas profisses so significantes de sucesso. No deixam espao para as alteridades e assim no promovem as individualidades. J que a

sociedade da informao, no deixa espao para a fantasia, apenas aquelas que geram lucros. Se lucros que queremos obter, h de se pensar, em que lucro queremos alcanar. A escolha por uma empresa (Em=In=Lugar + Presa=Prenhendere=Pegar, Prender, ou dente canino) de vida, no apenas pensar em lucros financeiros, mas em sade fsica e mental. O ganho financeiro um bom motivador, porm, este ganho deve estar aliado a qualidade de vida. O dinheiro deve proporcionar qualidade de vida e no ser um fim em si-mesmo, ganho pelo ganho, lucro pelo lucro. A escolha entre outros fatores deve levar em considerao, os motivadores da profisso, como por exemplo: tipo de satisfao que meu trabalho proporciona; tempo para preparao e estudo do produto que vendo; satisfao do cliente e motivao na busca de novos clientes; tempo de trabalho proporcional ao cultivo do lazer e recreao; tempo de trabalho proporcional ao tempo de convvio familiar e com os amigos; e por fim o cultivo do respeito a prpria individualidade. A busca por um lugar profissional no uma empresa simples. A principal empresa, que se deve investir na empresa de uma existncia produtiva e saudvel, cultivo de boas amizades e de boas companhias. Para que isso ocorra, temos que investir na converso (Com=Junto + Vertere=Virar), o que em psicanlise entendido como integrao (ou tornar inteiro ou tornar consciente os contedos inconscientes). O dinheiro fundamental na sociedade de consumo em que vivemos, mas estar consciente das emoes, que levam a consumir, de extrema importncia. Mudar o foco do esterno para o interno, do ter para o ser algo complexo, numa sociedade desterritorializada, de consumo, de exposio, de informao e altamente competitiva. E se pensarmos, que a tecnologia ainda no consegue dar qualidade e eficcia, as comorbidades oriunda de patologias como, Diabetes na perda de um membro (uso de um membro ciberntico). No consegue proporcionar qualidade e eficcia a um corao transplantado, ou no uso de marca-passos (perdas e ganhos na qualidade de vida). Temos que levar em considerao todas as relaes entre qualidade de vida, sade e ganho financeiro.

O dinheiro extremamente necessrio a qualidade de vida, entretanto, no pode ser um fim em si-mesmo, as qualidades biolgicas do corpo, a fisiologia do corpo, a anatomia do corpo no pode ser construda ou reconstruda. O que se pode melhorar a qualidade em alguns aspectos e com isso a manuteno da vida passa ter maior importncia. Os aspectos qualitativos tero menor valor sobre os quantitativos, embora, estejam presentes nas condutas mdicas. Porm, enquanto temos o que temos, como individualidade, a busca pela sade deve ter maior ateno, que o ganho financeiro como fim em simesmo. A ponto de manter a satisfao sem entrar no risco do princpio do prazer, ou do hedonismo. O cuidado de si deve ser uma premissa, que vai alm das atitudes hipocondracas de medicalizao ou autoajuda. O cuidado de si deve permitir o cuidado consciente das capacidades psquicas, aliadas a manuteno da sade como princpio existencial. Portanto, o cuidado com as etapas do desenvolvimento permite um desenvolvimento saudvel. Em que, os ensaios podem ser, antes de tudo, uma preparao para a maturidade ativa e consciente das motivaes, que envolvem sade mental de uma existncia plena.

También podría gustarte