Está en la página 1de 14

OS MTODOS DE PESQUISA COMO LINGUAGEM SOCIAL (1) RESEARCH METHODS AS SOCIAL LANGUAGES

.Estudos e Pesquisas em Psicologia (Revista do Instituto de Psicologia da UERJ), 2(2): 9-21. ISSN: 16763041.

Mary Jane P. Spink*

RESUMO Considerando a pluralidade de posies tericas na psicologia social e seus reflexos na diversidade de mtodos que se fazem a presentes, busca-se discutir duas questes. A primeira focaliza a diversidade metodolgica propriamente dita e busca responder a pergunta: at que ponto a diversidade terica e metodolgica na psicologia social pode gerar tolerncia e solidariedade?. Ou, na direo inversa, at que ponto acirra conflitos de vrias ordens, levando ao entrincheiramento em posturas fundamentalistas e defesa de posies identitrias com conseqncias sociais variadas?. A segunda questo tem um teor mais epistemolgico e pretende delinear algumas possveis contribuies do construcionismo para a psicologia social, com nfase em dois dentre os muitos posicionamentos construcionistas sobre as questes tericas e metodolgicas: a) no plano terico, destaca, como contribuio, a possibilidade de pensar os fenmenos psicolgicos para alm da perspectiva mentalista de nossas teorias tradicionais; b) no plano metodolgico, discute a possibilidade de pensar os mtodos como linguagens sociais, invertendo assim a discusso e tomando por foco os usos que so feitos de mtodos e dos resultados das pesquisas por eles norteados. PALAVRAS-CHAVE: Mtodos de pesquisa; construcionismo; prticas discursivas.

INTRODUO Pretendo, nesta apresentao, abordar duas questes. Primeiro, buscarei refletir sobre a

pluralidade de posies tericas na psicologia social e seus reflexos na diversidade de mtodos que se fazem presentes nas pesquisas nessa disciplina. Pergunto, mais especificamente, se essa diversidade capaz de gerar tolerncia e solidariedade. Esse foco inicial na diversidade advm do desafio de pensar as questes tericas e metodolgicas da psicologia social. J a segunda questo tem um teor mais epistemolgico, sendo resultado de outro desafio recente. Refiro-me participao no simpsio sobre a construo do conhecimento em psicologia durante o XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, realizado em Santiago do Chile em julho de 2001. Posicionando-me no enquadre construcionista, procurei pontuar, naquela ocasio, as possveis contribuies do construcionismo para a psicologia social.

SOBRE DIVERSIDADES E DIFERENAS: A PSICOLOGIA COMO CAMPO CONCORRENCIAL Inicio, portanto, com a questo da diversidade que se faz presente na psicologia social. Quando falamos em questes tericas e metodolgicas, de certo modo, acatamos, implicitamente, que o dilogo entre posies dspares possvel. Admite-se a diversidade, respeita-se a diferena, prope-se o debate. Quem sabe esse otimismo diante da diversidade seja decorrente da aceitao, implcita ou explicita, que tambm na psicologia social vivemos o fim das metanarrativas caracterstica da sociedade globalizada to freqentemente mencionada pelos tericos da ps- modernidade. Ao falar de diversidade e diferenas, no pretendo arrolar exemplos caractersticos nesta disciplina. Pretendo apenas fazer algumas provocaes no sentido de incentivar a reflexo sobre as implicaes possveis dessa diversidade. At que ponto a diversidade terica e metodolgica na psicologia social pode gerar tolerncia e solidariedade? Ou at que ponto acirra conflitos de vrias ordens, levando ao entrincheiramento em posturas fundamentalistas e defesa de posies identitrias com conseqncias sociais vrias? claro que, ao dizer isso, estou pensando nos eventos recentes e na guerra ao terror promovida pelos aliados do norte que mascara, at certo ponto, diferenas de posio geradas por diferenas de crenas e posicionamentos no jogo econmico global. Na busca de sentido para os fatos atuais, a chamada guerra ao terror solo frtil para reflexes sobre a convivncia de posies dspares. Mas, obviamente, no sobre essa ordem de sociabilidade que cabe falar aqui, embora queira

pontuar que essas ordens de fenmenos no so independentes. A convivncia possvel com a diferena problemtica nas relaes entre povos, naes e religies, porm est presente tambm em casa, na rua e, por que no, nos fruns acadmicos. J vivemos, na psicologia social, a era do mtodo nico. Aquilo que chamamos de psicologia social norte-americana formatou-se a partir do ideal do mtodo experimental que definia, ento, o grau de cientificismo de cada disciplina. Reaes diversas ao empobrecimento do estudo de fenmenos complexos em laboratrio; ao menosprezo da imbricao do objeto de estudo da psicologia social com os de outras disciplinas e ao descompromisso poltico com a opresso levaram ao delineamento de outras formas de fazer cincia: a psicologia social crtica, a psicologia poltica, a psicologia libertria, entre outras. Esses projetos buscaram outras alianas tericas e metodolgicas instaurando diferenas de outras ordens que se expressam em dicotomias variadas: a querela entre mtodos qualitativo e quantitativo, por exemplo, ou entre o mtodo regrado e a bricolagem. Usei a palavra aliana para falar das condies de possibilidade desses movimentos de reao. De fato, olhando para dentro da disciplina, observa-se que a diversidade se expressa num fazer em redes que traduzem alianas de dois tipos: entre os membros mais diretamente envolvidos em uma determinada rede e entre redes de posies prximas, digamos, nas interseces entreredes (ou entre membros de redes). Esse olhar de dentro traz, de um lado, a riqueza potencial dos processos de aceitao da diversidade. De outro, a preocupao com a intolerncia e com formas de excluso da diferena que poderiam levar ao retorno ortodoxia ao fundamentalismo terico-metodolgico e intolerncia quanto heterodoxia. Olhando para fora, para as relaes entre psicologia social de vrios matizes e seus vizinhos como, por exemplo, a psicologia cognitiva e a evolucionista - vemos que a situao outra. Vemos, por exemplo, que muitas dessas subdisciplinas vivem ainda a certeza do mtodo experimental. Darei dois exemplos, ambos referentes a debates publicados em The Psychologist, rgo oficial da Associao Britnica de Psicologia. O primeiro exemplo provm de um debate sobre pesquisa em memria que tem como artigo focal um texto de Edwards, Potter e Middleton, do grupo de psicologia discursiva de Loughborough, Inglaterra. Publicado em 1992, o texto apresentava a proposta terica do estudo discursivo da memria. Debateram o texto nove comentaristas, a maioria proveniente de perspectivas

cognitivistas de estudo da memria. Alguns dos comentaristas buscaram dialogar com a proposta do grupo de Loughborough, considerando possvel a complementaridade das abordagens; os comentrios de outros sete dos nove debatedores transpiraram irritao diante da proposta discursiva. Qual a fonte da irritao? O bvio desprezo pelos modos institudos de fazer cincia. Um exemplo desta postura pode ser identificado nas observaes feitas por Mahzarin Barraji, debatendo Potter:

As hipteses sobre fenmenos psicolgicos podem derivar de qualquer fonte (...) Mas os testes de hiptese tm que proceder de forma diferente. Se voc joga sua sorte nos empiricistas do sculo dezessete e sente prazer em trucidar os racionalistas, ento o estudo da memria no sculo vinte impe um critrio simples para determinar a verdade de uma hiptese: observao sistemtica e controlada passvel de prover resultados replicveis. Se a anlise de discurso um tipo de anlise de contedo(...) pode prover dados teis sobre a qualidade das histrias geradas pelas pessoas podemos at contar o nmero de vezes que o sujeito menciona espontaneamente vida ou morte, por exemplo. Mas nada pode dizer sobre memria. No tendo controle sobre input, nada pode dizer sobre output.
Obviamente, o propsito do exemplo que dei mostrar que, na atual conjuntura, os pressupostos relacionados com mtodo cientfico e testes de hiptese esto muitssimo presentes sendo talvez hegemnicos (ao menos na hegemnica vertente anglo-sax de psicologia social). Tendo em vista que esses exemplos provm de debate publicado em 1992, cabe questionar se as coisas no teriam mudado desde ento. Vejamos, assim, outro debate, na mesma revista, publicado em 2001. Desta vez, quem est na cadeira quente a psicologia evolucionria. O artigo que serve de foco para o debate de autoria de John Archer da Universidade de Lancashire Central, na Inglaterra. O autor busca situar os estudos de comportamento no enquadre neodarwinista e argumentar que tais estudos trazem duas contribuies para a psicologia: provem especulaes informadas sobre as origens evolucionrias do comportamento humano e geram hipteses novas e passveis de teste. H cinco debatedores, trs dos quais arregimentados entre simpatizantes desta abordagem. Lembrem-se que no caso anterior, a maioria dos nove debatedores era proveniente da perspectiva experimental, ou seja, do mainstream da pesquisa psicolgica.

Os dois debatedores hostis palavra usada por Archer em sua rplica discutiam os problemas relacionados s predies derivadas da psicologia evolucionria, sobretudo por causa da complexidade dos comportamentos em pauta, muitos deles relacionados com sexo, violncia e comportamentos egostas (autocentrados). Tais comentrios se pautavam em questes culturais e ticas. So argumentos expressos em termos de diversidade e complexidades culturais e que pontuam as implicaes ticas das concluses evolucionrias. A rplica de Archer desqualifica essas posturas, apontando para a diferena entre ideologia ou crenas e o mtodo cientfico. Pergunta por que as hipteses evolucionrias haveriam de gerar controvrsia e responde:

O teste de hiptese , afinal de contas, central ao mtodo cientfico. Quem poderia discordar disto? A resposta que so aqueles que vm a pesquisa cientfica como subserviente s crenas ideolgicas. Ao contrrio das crenas polticas ou religiosas, a pesquisa cientfica envolve maneiras de decidir entre explicaes concorrentes. Busca ser objetiva, aberta e justificvel. Mas, como a cincia est localizada no mundo social, est sujeita a presses sociais derivadas dessas crenas polticas e religiosas. A histria traz exemplos de supresso de descobertas e teorias consideradas inaceitveis, mas influncias mais sutis operam todo o tempo, no mesmo nas democracias liberais. (Archer, 2001, p.430)
Assim, os ataques (pois assim que os dois debatedores dissidentes so descritos) qualidade cientfica da psicologia evolucionria so ressignificados como oposies polticas. Diz Archer que a real objeo que a psicologia evolucionria prov uma viso de comportamento humano que est em contradio com o pensamento poltico progressista (Archer, 2001, p.431). Dois pesos, duas medidas e um dilogo impossibilitado pela oposio entre poltica agendas essencialmente ideolgicas e cincia um modo racional de tomada de deciso, por meio do procedimento de teste de hiptese que existe para alm do catico mundo das crenas e ideologias! A cincia seria, ento, a guardi da verdade que, como as figuras de proa das frgeis naus que desbravaram mares nunca dantes navegados na poca dos descobrimentos, enfrenta as guas turbulentas das relaes humanas. Inserindo minha reflexo firmemente na postura construcionista sobre a natureza do conhecimento, creio que esse mtodo certeiro tambm uma construo social. Uma conveno aceita desde Galileu, h poucos sculos, portanto, tendo em vista os muitos sculos anteriores em que as pessoas propuseram problemas e meios de resolv-los. Trato-o, como o fazem Toms

Ibez e outros tantos psiclogos sociais desses tempos labirnticos, como uma construo humana, produto das contingncias histricas e culturais do mundo em que habitamos. SOBRE A REFLEXO CONSTRUCIONISTA Passando para a segunda parte de minha argumentao, cabe perguntar em que contribuiu a reflexo construcionista para o debate terico- metodolgico. Sendo o prprio construcionismo diverso, pautado apenas pelo compartilhamento da atitude crtica diante do que a convivncia, o hbito e os processos de institucionalizao tornaram essencializados, escolhi focalizar dois dentre os muitos posicionamentos construcionistas frente s questes tericas e metodolgicas da psicologia social: a) no plano terico, destaco, como contribuio, a possibilidade de pensar os fenmenos psicolgicos para alm da perspectiva mentalista de nossas teorias tradicionais; b) no plano metodolgico, a possibilidade de pensar os mtodos como linguagens sociais, invertendo assim a discusso e tomando por foco os usos que so feitos de mtodos e dos resultados das pesquisas por eles norteados. QUANTO PERSPECTIVA MENTALISTA comum a afirmao: o construcionismo matou o sujeito. No sei se uma afirmao maliciosa ou meramente desconhecimento das reflexes construcionistas sobre a pessoa. Sujeito no certamente uma categoria compatvel com a postura construcionista: incorpora-se, nesta categoria, uma dualidade inconveniente entre sujeito e objeto; uma reificao desnecessria das pessoas e uma essencializao problemtica do self. Como outros que namoram, ficam ou tm um caso com o construcionismo, batalho para pensar em processos de pessoalidade que sejam intrinsecamente sociais. Trago para esta reflexo a posio de um filsofo e psiclogo social ingls, Rom Harr (1998). Esta escolha se deve no s ao fato de usar seu belo livro O self singular: uma introduo psicologia da pessoalidade em cursos sobre a construo discursiva do self, ministrados na PUC de So Paulo, mas tambm por causa de uma breve passagem desta obra em que ele traa um paralelo entre a psicologia e a fsica para pontuar a natureza da entidade bsica do estudo de cada uma delas. pela ontologia, portanto, que Harr traa tal paralelo. Um paralelo feito, sobretudo, para argumentar a favor de uma noo de pessoa centrada em poderes, habilidades e disposies e que abre mo de

entidades essencialistas. Nesta psicologia da pessoalidade, as entidades bsicas so pessoas que tm disposies, capacidades e habilidades. Essas capacidades e habilidades no esto ancoradas em camadas psicolgicas no-observveis; ancoram-se apenas na neurofisiologia de nossos corpos. Para Harr, tal como as entidades que se movem nos campos de fora da fsica, a pessoa no tem outros atributos psicolgicos alm do poder para produzir fenmenos psicolgicos no fluxo de suas aes privadas e pblicas. No quadro terico que busca desenvolver, os selves so uma mistura de atributos do fluxo de ao, gerados no exerccio de poderes pessoais em interao com as capacidades de outros que esto igualmente engajados na produo de fenmenos psicolgicos a partir de seus prprios pontos de vista. No h lugar, neste quadro terico, para questes sobre a origem ou as fundaes desses poderes e capacidades, para alm do sentido histrico das oportunidades que levam uma pessoa a ter certas habilidades ou certos grupos a valorizarem algumas habilidades e treinarem suas crianas para desempenh-las. Para Harr, devemos resistir tentao de buscar as bases da psicologia em algo que seja ocorrente, plenamente observvel no aqui e agora e ainda constante no espao e tempo. Devemos resistir, at porque so demandas irreconciliveis. O que ocorrente efmero. Apenas poderes e disposies podem ser pantemporais e mais ou menos invariantes nas situaes multifacetadas da vida cotidiana. claro que disposies e poderes esto sedimentados em corpos e rgos, mas esses so apenas instrumentos para a ao individual e coletiva. A iluso da existncia de um domnio mental vem da tendncia a classificar partes do corpo que usamos como instrumentos, pela funo psicolgica que pensamos que eles desempenham. Nesta perspectiva, as diversas maneiras em que nossas identidades e singularidades como seres sociais se manifestam, para ns e para os outros, so tramas complexas de disposies e poderes que se tornam discernveis no fluxo da ao. Dessa forma, na proposta de Harr, a psicologia da pessoalidade buscaria padres de semelhanas e diferenas no que as pessoas produzem no exerccio de suas habilidades psicolgicas. E as ferramentas para isso so lingsticas: contamos, sobretudo, com uma gramtica de pronomes.

Embora enfatize a fluidez das caractersticas e habilidades cujo exerccio demarca a singularidade desses selves, situando sua perspectiva terica no mbito das reflexes construcionistas, Harr protege-se de potenciais acusaes de relativismo, a que toda postura construcionista se expe, defendendo duas teses. Primeiramente, alertando que as caractersticas, poderes e habilidades psicolgicas tpicas dos seres humanos, embora adquiridas na interao com outros seres humanos, tm sua base na etologia humana. A base etolgica prpria espcie humana define, em certa medida, o que a pessoa pode vir a ser; j a natureza cultural dos processos, por meio dos quais nos tornamos quem somos, define a diversidade de

selves possveis.
Em segundo lugar, a base essencialmente lingstica das prticas humanas impe tambm uma medida de universalidade, tendo em vista que h um conjunto de condies materiais, corporificadas inclusive genticas , que tornam a linguagem possvel. Mas a semntica, sintaxe e outros sistemas simblicos de expresso so essencialmente produtos de culturas locais que trazem para esse cenrio a marca da diversidade. QUANTO AOS MTODOS COMO LINGUAGEM SOCIAL Se nossas habilidades, capacidades, poderes trazem a marca da cultura e se expressam como linguagem situada em prticas sociais, o que aconteceria se, em vez de sermos seduzidos pela contraposio de posicionamentos no debate metodolgico, realocssemos a questo na esfera da pragmtica da linguagem? Tomando os diferentes mtodos que usamos como linguagens sociais, a ateno se volta aos usos a que servem esses discursos no contexto de interaes complexas que demarcam o jogo da cincia. Propomos que se pergunte: 1. Que usos so feitos dos mtodos e dos resultados que eles legitimam? 2.O que acontece quando tomamos os discursos sobre mtodos na psicologia social como linguagens sociais, ou seja, como formas de falar que so prprias de um grupo especfico de psiclogos os psiclogos sociais que fazem parte de um campo concorrencial (a psicologia) que por sua vez est inserido em outro campo concorrencial mais amplo que denominamos cincia? Consideremos primeiramente os usos que so feitos dos mtodos, tomando como exemplo a interessante relao entre classificao - uma atividade essencialmente qualitativa - e sua

transposio para a linguagem dos nmeros. Boa parte de nossa atividade em pesquisa est presa a processos de categorizao que tm sido o foco da psicologia cognitiva, seja na perspectiva do processamento de informao ou no enquadre psicossocial do estudo das relaes interpessoais (como nas teorizaes de Tajfel, 1981). Entretanto, ao passar do foco da teorizao sobre processos psicolgicos para as estratgias de anlise de dados, muitas vezes nos esquecemos das bases scio-corpreas (como na psicologia cognitiva) ou psicossociais de nossas categorizaes. A histria em quadrinhos de Dilbert (Figura 1) realizando uma oficina de treinamento de sensibilizao diversidade, oferece uma ilustrao divertida, mas contundente, das bases qualitativas de nossos processos de categorizao e os usos que fazemos deles. Uso um cartoon para este fim para pontuar tambm que, muitas vezes, o humor possibilita romper com o institudo sem atrair sanes, criando ricas oportunidades para a reflexo crtica e ressignificao de nossos pressupostos. (2)

Assim, edificante lembrar, como mostra Dilbert, que grande parte do esforo analtico quando lidamos com fenmenos psicossociais at mesmo quando os estamos supostamente medindo tem como base um processo de classificao de carter notoriamente discursivo. As categorias funcionam como repertrios interpretativos. Tm o mesmo estatuto dos demais termos, inscries, lugares-comuns e figuras de linguagem que demarcam o rol de possibilidades da construo de sentidos que denominamos de repertrios interpretativos (Potter; Wetherell, apud Spink, 1999). Mesmo assim, tais categorias so freqentemente transformadas em nmeros que tm o potencial de naturalizar associaes que nada mais so que construes sociais. Por exemplo, Edna Roland est desenvolvendo uma pesquisa para sua Tese de Doutorado sobre as

classificaes de cor no Censo Demogrfico conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Este estudo focaliza a recente tentativa de modificar as categorias para uso no Censo 2000. Com esse intuito, se fez uma pesquisa com uma amostra solicitando que as pessoas autoclassificassem sua cor/raa. Os resultados mostraram que os nomes da cor so to variados que mudar as atuais categorias s complicaria o processo analtico estatstico. Para o movimento negro interessava mudar, porque possibilitaria desvelar os processos de discriminao racial no Brasil e suas conseqncias para a qualidade de vida da populao negra (baixa educao, indicadores de problemas de sade, empregabilidade etc.). Mas, ao contrrio das expectativas, o nmero de pessoas negras diminuiu nesta experincia de autoclassificao, um possvel indicador dos conhecidos processos de branqueamento. Este um exemplo do uso poltico potencial das classificaes transmutadas em indicadores numricos. Mas h tambm um uso retrico de indicadores quantitativos. H uma interessante pesquisa realizada por Jonathan Potter e Margareth Wetherell (1991) sobre as prticas de quantificao em documentrios da televiso que enfoca o uso de quantidade para argumentar contra e a favor da doao de dinheiro para a pesquisa sobre cncer. O corpus de material inclua o documentrio exibido na televiso, entrevistas com produtores e filmagem em vdeo das discusses sobre o roteiro final do documentrio. Para a anlise, Potter e Wetherell selecionaram uma passagem bastante controversa do documentrio, na qual o presidente da ONG responsvel pelo fund raising buscava argumentar que as pesquisas assim financiadas haviam obtido bastante sucesso na cura do cncer. Esse argumento contrastava com os dados apresentados pelo comentarista que apontavam pouco progresso na cura do cncer considerando o enorme investimento em pesquisa. Comentarista: (pergunta se os resultados em termos de cura justificam as doaes para a

pesquisa sobre o cncer) Dr. Kemp (presidente da campanha): O prognstico de sofrimento individual em face de um nmero de tipos de cncer foi totalmente revolucionado. Quero dizer, por exemplo, crianas sofrendo de leucemia aguda antigamente elas tinham sorte se viviam seis meses; hoje mais da metade das crianas com leucemia so curadas. E o mesmo se aplica a um nmero de outros

cnceres doena de Hodgkins em pessoas jovens, tumores testiculares em homens jovens, e todos sabemos do sucesso de Bob Champion. Comentarista: Mas estes trs tipos curveis esto entre os cnceres mais raros eles representam cerca de 1% de um quarto de milho de casos de cncer diagnosticados a cada ano. A maioria das mortes causada por um nmero muito pequeno de cnceres muito comuns. (Potter; Wetherell, 1991, p. 10)
Os autores usam esse pequeno exemplo de variao na fala do comentarista para ilustrar certos aspectos da construo retrica do discurso. Sugerem que a quantidade relacional (um por cento) foi usada para enfatizar a pequenez do sucesso, ao passo que a quantidade absoluta (um quarto de milho) foi utilizada para sugerir grandeza. O uso combinado dos dois tipos de quantidade fornecia o contraste necessrio para caracterizar a empreitada da ONG como fracasso. Os exemplos anteriores focalizam os usos dos nmeros, seja na vertente do mascaramento das bases qualitativas de muitas quantificaes, seja no efeito retrico do uso que fazemos das quantificaes. J a pesquisa qualitativa se presta a diferentes coisas. Pesquisando a literatura sobre risco-aventura - temtica que venho estudando j h alguns anos (ver, por exemplo, Spink, 2001) -, tive acesso a duas pesquisas sobre um mesmo assunto: rafting em corredeiras. Os dois estudos usaram uma metodologia de tipo etnogrfico que implicou na observao participante, por intermdio da experincia direta dessa modalidade de esporte radical. As duas so belos exemplos de estudos de campo que tinham como objetivo entender os esportes radicais em uma perspectiva de consumo incentivado pela indstria do lazer. Entretanto, com base em dados qualitativos complexos, geraram anlises muito distintas. Uma (Arnould; Price, 1993) aproximava-se mais dos estudos culturais que buscavam situar os fatores sociais e os componentes da experincia propriamente dita, incluindo os aspectos especficos da aventura de vrios dias seguindo rio abaixo que sustenta a cultura da magia do rio. O segundo estudo (Holyfield, 1999) focalizava a experincia da prpria pesquisadora como iniciante em rafting, procurando identificar as prticas especficas utilizadas pelos monitores, no af de socializar os clientes nesta modalidade de canoagem, garantindo emoo e, ao mesmo tempo, segurana.

So estudos muito competentes que, embora utilizem procedimentos de pesquisa semelhantes, nos falam de tradies de pesquisa muito distintas uma presa aos estudos de marketing e consumo, e a outra, psicologia social. Isso me leva a questionar: - Ser que as diferentes formas de expressar nossa compreenso dos fenmenos sociais no so formas de adequao a diferentes culturas disciplinares? - Ser que, como tal, no falam de coisas distintas e fazem coisas diversas? - Ser que no seria o caso de pensar os mtodos como linguagem social? Seguindo Bakhtin (1994), chamamos de linguagens sociais os discursos que so peculiares a um estrato especfico de uma sociedade, em um determinado sistema e em uma determinada poca. Essas linguagens, veiculadas por meio de processos de socializao, definem as possibilidades de comunicao e de produo coletiva de sentidos. Como toda linguagem social, a linguagem dos mtodos tem funes identitrias que geram jogos de posicionamentos e processos de defesa identitria. E, como todo processo de defesa identitria, tambm os mtodos, vistos como linguagens sociais, tm funes estratgicas no jogo concorrencial entre as diversas correntes da psicologia social, desta com os demais domnios da psicologia e desta com o campo cientfico. Para entender a diversidade de mtodos e o debate que geram nessa perspectiva lingstica, proponho que preciso adotar uma postura reflexiva e crtica sobre nossas formas de falar sobre o mundo, incluindo a aquilo que chamamos metodologia. Esta proposta tem duas implicaes: 1. A exemplo das novas correntes da sociologia da cincia se busque entender como os psiclogos sociais constroem seus textos de modo a pleitear legitimidade. Isso implica analisar as justificativas metodolgicas e as discusses de resultados como prticas discursivas que esto situadas em seus contextos de produo. Obviamente, esses contextos incluem: os processos de socializao em pesquisa, os autores que so chamados para legitimar as decises metodolgicas e as regras e culturas especficas dos veculos de divulgao. 2. Que se comece a analisar quais os usos a que se prestam os debates metodolgicos, especialmente as funes que servem para: a) incluir/excluir pessoas das instncias que

concedem verbas; b) defender hegemonias e c) parafraseando Richard Rorty (1994), fazer com que a conversao deixe de fluir e a disciplina entre em processo de estagnao. NOTAS *Professora Titular, Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social, PUCSP. 1 Este texto integra reflexes feitas em dois eventos: no XI Encontro Nacional da ABRAPSO, realizado em Florianpolis em novembro de 2001 ( Mesa Redonda Questes Tericas e Metodolgicas em Psicologia social) e no XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, realizado em Santiago, Chile, em julho de 2001 (simpsio Algunas preguntas sobre la construccin del conocimiento em Psicologia hoy). 2 Esta reflexo sobre o papel do cartunista consta de texto ainda indito de Peter Spink, intitulado

polticas pblicas y prcticas pblicas.


REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARCHER, J. Evolving theories of behaviour. The Psychologist. Leicester, UK, v.14, n.8, p.414419, 2001. ARNOULD, E. J.; PRICE, L. L. River magic: extraordinary experience and extended service encounter. Journal of Consumer Research. Chicago, USA, n.20, p.24-25, 1993. BAKHTIN, M. The problem of speech genres. In: EMERSON, C.; HOLQUIST, M. (Eds.), Speech

genres and other late essays. Austin, Texas: University of Texas Press, 1994. p.60-102.
EDWARDS, E.; POTTER, J.; MIDDLETON, D. Towards a discursive psychology of remembering.

The Psychologist. Leicester, UK. , v.15, n.10, p. 441-446, 1992.


HARR, R. The Singular self: an introduction to the psychology of personhood. London: Sage, 1998. HOLYFIELD, Lori. Manufacturing adventure: The buying and selling of emotions Journal of

Contemporary Ethnography. SAGE, v.28, n.1, p.3-32, 1999.


POTTER, J.; WETHERELL, M. (1991). Analyzing discourse. In: BRYMAN, A. & BURGESS, R. (Eds). Analyzing qualitative data. London: Routledge, 1991. p.1-33. RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. SPINK, M. J. Prticas discursivas e produo de sentidos no cotidiano: aproximaes terico e metodolgicas. So Paulo: Cortez, 1999. ______. Trpicos do discurso sobre o risco: risco-aventura como metfora na modernidade tardia.

Cadernos de Sade Pblica. Rio de Janeiro, RJ, v.17, n.6 , 17(6), p. 1277-1311, 2001.

TAJFEL, H. Human groups and social categories. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. ABSTRACY Considering the plurality of theoretical positions in social psychology and its implications for the diversity of research methods in the discipline, two issues are discussed. The first issue focuses on the methodological diversity as such and addresses the question: to what extent this diversity can generate tolerance and solidarity within the discipline? Or, in the opposite direction, to what extent it exacerbates conflicts of various types, encouraging entrenchment into fundamentalist postures and the defense of identitary positions with consequences of various kinds. The second issue has a more epistemological flavour and addresses some of the possible contributions of constructionism for social psychology, with emphasis on two among the many constructionist arguments about theory and method: a) in the theoretical arena, it highlights, as a contribution, the possibility of thinking about psychological phenomena beyond the mentalist perspective of our traditional theories; b) on the methodological arena, it discusses the possibility of thinking about methods as social languages, thus inverting the usual discussion and focusing on the uses that are made of methods and the research results thus achieved. KEYWORDS Research methods; Constructionism; Discursive practices Recebido em: 18/03/02 Aceito para publicao em: 26/09/02 E ndereo eletrnico para correspondncia: mjspink@pucsp.br

También podría gustarte