Está en la página 1de 130

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

Pe. Luiz Antonio Belini

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

2010

HISTRIA DA PARQUIA SO JUDAS TADEU DE QUINTA DO SOL Copyright 2010 by Pe. Luiz Antonio Belini

Reviso ortogrfica: Maria Socorro Cordeiro Aldivino Capa, projeto grfico e diagramao: Andr Henrique Santos

Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou por quaisquer meios eletrnico, mecnico, fotocopiado, gravado ou outro, sem autorizao prvia por escrito do autor.

Impresso no Brasil Printed in Brazil

SUMRIO
Histria da parquia so judas tadeu de quinta do sol....................................................... 7 I. Introduo............................................................... 7 II. Contextualizao histrico-geogrfica....................... 9 III. Quinta do sol antes de ser parquia........................ 14 IV. Da criao da parquia at outubro de 1995.......... 30 V. Primeiros contatos com a parquia......................... 82 VI. De 1995 aos dias de hoje........................................ 85 Coordenadores das pastorais e movimentos. ......................................................... 121 Cpp da parquia de quinta do sol.............. 123 Concluindo............................................................. 129

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

HISTRIA DA PARQUIA SO JUDAS TADEU DE QUINTA DO SOL


Pe. Luiz Antonio Belini

I.INTRODUO

Primeira Capela (antes de 1953)

Um povo que desconhece sua histria como um homem que perdeu a memria. Quem desconhece a histria, est condenado a repeti-la (Bertold Brecht)

Pe. Luiz Antonio Belini

screver a Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol, foi uma experincia fascinante, principalmente, quanto aos seus incios. Mas foi tambm uma fonte de preocupao. Reconstruir o passado, quando falta documentao ou testemunhos no fcil. Neste sentido, preciso comear j pedindo minhas desculpas pelas imprecises e pelos esquecimentos. Muitos, certamente, sero os nomes que deveriam constar nesse livro, porque fizeram parte dessa histria. Infelizmente, isso nem sempre possvel. Isto justifica tambm a anomalia de algum perodo ter sido descrito com pormenores e outros, muito superficialmente. O fato que nem todos se preocuparam em deixar documentada (atravs de fotos e escritos, por exemplo) sua trajetria pela parquia. Singular nesse sentido, foi o padre Henrique Estevo que nos deixou em arquivo tudo o que aconteceu durante o tempo em que aqui esteve. Outro exemplo, digno de nota, o padre Lauro Welter, que ao deixar a parquia foi o primeiro que buscou reconstruir sua histria. Outros, deixaram poucas linhas e quase nada arquivado. Mas isso no aconteceu somente com os padres, muitos leigos teriam anotaes preciosas que ao longo do tempo foram simplesmente queimadas nas limpezas de gavetas. possvel que mesmo no ambiente paroquial tenha se perdido arquivos ao longo do tempo. Enfim, so muitas as possibilidades para se dizer que, de determinados perodos e lugares, como as comunidades rurais, pouco temos e a reconstruo ficou impossvel. Ao longo de vrios meses, revirei arquivos, livros do tombo, entrevistei pioneiros e agentes de pastoral, recolhi fotografias, no que fui auxiliado por muitos leigos. Esta publicao no visa ser uma histria ou cronologia de fatos incontestvel, muito pelo contrrio. Simplesmente, est aqui o que foi possvel. Aproveito tambm este livro, para compartilhar as fotografias e documentos mais significativos que foram objeto de anlise. Para muitos, possivelmente, eles sero mais interessantes que a prpria narrativa. Por fim, gostaria com este livro de incentivar outros a escreverem esta histria. Seria muito interessante possuir uma histria da parquia, a partir da viso de um leigo. O mesmo posso dizer quanto histria do

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

nosso municpio. A minha motivao veio do desafio, neste jubileu de ouro de nossa diocese, assumido pelo padre Jurandir Coronado Aguilar e uma vasta equipe, de reconstruir sua histria, arquivo e museu. Pensei poder dar minha contribuio, reconstruindo ao menos a histria de nossa parquia. Agradeo a todos os que me auxiliaram com a coleta de documentos e fotos, e a professora Maria Socorro Cordeiro Aldivino, pela reviso do texto. Dedico a todos aqueles que, embora tenham construdo ativamente essa histria, infelizmente no constam nesse livro.

II. CONTEXTUALIZAO HISTRICO-GEOGRFICA O territrio da parquia So Judas Tadeu, em seus incios, identificou-se com o territrio municipal1. Sendo assim, o contexto histrico e geogrfico do municpio til para compreender sua histria. A cidade de Quinta do Sol foi elevada categoria de municpio, desmembrando-se de Fnix, em 29 de novembro de 1963. A instalao do municpio deu-se no dia 14 de dezembro de 1964, data em que foi empossado o senhor Oswaldo Silva como prefeito municipal2. Os limites que delineiam seu territrio de 326,085 km quadrados, so: ao norte
1 2 Ao longo de sua histria teve uma pequena alterao: incorporou o Bairro Trs Vendas e cedeu para Engenheiro Beltro o assentamento Maraj. MENECHINI, A. A. L.; CORDEIRO, C. R.; VITAL, M. de L., Construo de uma maquete como experincia metodolgica alternativa no ensino da geografia do municpio de Quinta do Sol. Dissertao apresentada ao curso de ps-graduao da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, 1997, p.4: Quinta do Sol emancipou-se em 29 de novembro de 1963 de Fnix, que se originou em 25 de julho de 1960 de Campo Mouro, que em 10 de outubro de 1947 desmembrou-se de Pitanga, que em 30 de dezembro de 1943 emancipou-se de Guarapuava, originado em 17 de julho de 1852 de Castro, que se desmembrou em 24 de setembro de 1788 de Curitiba, que se emancipou em 29 de maro de 1663 de Paranagu, criado em 29 de julho de 1648 por Carta Rgia. Segundo narram as autoras deste trabalho, o prefeito foi escolhido por eleio direta. Detalhe interessante, j que estamos prximos, no tempo, do golpe militar.

10

Pe. Luiz Antonio Belini

Itamb, ao sul Peabiru, a leste Fnix e a oeste o municpio de Engenheiro Beltro. Irapu, um de seus bairros rurais, foi o nico a ser elevado a distrito, pela Lei n 5895, de 11 de novembro de 1967. O clima de Quinta do Sol, que est a 422 metros de altitude subtropical mido, com veres quentes com tendncia de concentrao das chuvas nos meses de vero, sem estao seca definida. A mdia de temperatura dos meses mais quente superior a 32 graus e dos meses mais frios inferior a 10 graus. A pluviosidade chega a atingir 1300 milmetros anuais3. Suas terras frteis, logo chamaram a ateno dos agricultores. Por volta de 1949, chegaram regio Pedro Miguel e Pedro dos Santos. Estes pioneiros trouxeram suas famlias e dedicaram-se agricultura, principalmente o caf. Com a notcia da fertilidade do solo, a abundncia de madeira de lei e o incio da colonizao, foram atradas ao local dezenas de outras famlias, em sua maioria de origem portuguesa, dentre as quais se destacaram Archimedes Alighiere da Ross, Luclio Marco Trindade, Antonio Lzaro da Costa, Oswaldo Silva, Marcelino Fernandes, Paulo Martins Neto, Nabor Miguel, entre outros4. Desde ento, Quinta do Sol no deixou de receber imigrantes, a no ser em meados da dcada de 70, quando as geadas castigaram as fazendas de caf e tambm declinou o cultivo de algodo. Sua populao se concentrou na zona rural, mais especificamente nas fazendas de caf, no cultivo da hortel e do algodo. As inmeras escolas rurais so um testemunho desta populao. Estas escolas serviram de base tambm para o atendimento religioso. Poucas foram as comunidades que construram capelas. O desenvolvimento de sua populao causa, ainda hoje, de discusso. As pessoas mais antigas costumam dizer que o municpio chegou a ter 30 ou at, quase 40 mil habitantes. Existem trabalhos que incorporaram nmeros discutveis, que no podemos seguir por sua impreciso5.
3 4 5 Id. p.24. Id. p.3. Id. p.25, afirma, por exemplo: ...antigamente o municpio contava com 30.000

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

11

Em 1960, quando da realizao do censo, Quinta do Sol ainda estava ligada a Campo Mouro, que compreendia o que hoje toda a microrregio 12. Neste ano, mas aps o censo, foi desmembrada como parte de Fnix, de forma que sua estatstica est incorporada ainda como zona rural de Campo Mouro. Os dados disponveis do IBGE para este ano so, portanto, aproximativos, levando-se em conta seu tamanho territorial. Em 1960, o que depois se configurou como municpio quintassolense, tinha uma populao de 12.314 habitantes6. Esse nmero expressivo, se compararmos estimativa da populao de Fnix para o mesmo ano: 6.766 habitantes. Sempre segundo o IBGE, censo de 1960, citado pelo mesmo estudo, podemos comparar com outros municpios j existentes, embora territorialmente maiores do que so atualmente: Engenheiro Beltro: 14.177 habitantes, Peabiru 18.977 e Terra Boa 16.902.
habitantes, sendo 2.800 na sede e 27.200 na zona rural. Tnhamos uma densidade demogrfica de 91,49 km quadrados rea por habitantes e atualmente ficamos com apenas 16,13 km quadrados. No especificam quando este antigamente e nem citam fonte. O mesmo problema encontramos no livro de Jamil Elias, Fatos do meu Paran. Ano 1971, vol.1, p.234: O municpio conta com 28 mil habitantes, assim discriminados: seis mil da cidade e 22 mil habitantes na zona rural. Este autor, Jamil Elias, no cita nenhuma fonte, apresenta nmeros redondos, ainda especifica a diviso entre zona urbana e rural, no levando minimamente em considerao o senso do IBGE de 1970. Mas o prprio autor em seu texto trai a inexatido de seus nmeros ao descrever os aspectos urbanos: Quinta do Sol conta com duas farmcias, um mdico, dois dentistas, um escritrio de contabilidade com dois contadores; um salo de barbeiro, duas serrarias, uma mquina de arroz, trs oficinas mecnicas, um secador de caf, trinta bares, vinte carros de praa, duas relojoarias, trs aougues, 400 casas residenciais, um cartrio civil, uma coletoria estadual, trinta escolas municipais, um grupo escolar na cidade e um ginsio estadual. Pelos nmeros do autor, se a cidade tem 6 mil habitantes e 400 casas residenciais, significa que moram em cada casa a mdia de 15 pessoas, o que claramente um absurdo. Citado por: IPARDES, Comparao entre as reas municipais do Estado do Paran 1960 1970. Disponvel em: http://www.ipardes.gov.brwebisis.docs.comparacao_ areas_municip_05_76.pdf acesso: 20/07/2009. Em 01 de dezembro de 2009, entrevistei o senhor Adelino Cordeiro, que chegou em Quinta do Sol, vindo do Cear, em 1958. Com uma memria privilegiada daqueles anos, narrou detalhadamente como encontrou a ento vila que seria posteriormente a sede de nosso municpio, contando ao todo 27 casas de moradia. A populao estava concentrada quase totalmente na rea rural.

12

Pe. Luiz Antonio Belini

No censo de 1970, com o municpio de Quinta do Sol j existente e com o territrio atual definido, temos uma populao de 16.004 habitantes. Talvez o fato das pessoas terem a impresso que sua populao fosse muito maior esteja ligado ao grande numero de trabalhadores sazonais. Como quer que seja, era uma populao rural enorme, distribuda pelas fazendas, se pensarmos nos moldes atuais. O atendimento paroquial e o trabalho de evangelizao devem, nesse contexto, transcorrer principalmente no atendimento s comunidades rurais. Na dcada de 70, especificamente em 1975, as geadas castigaram os cafezais e provocaram uma mudana significativa na ocupao da populao, que comeou seu movimento inverso, agora de xodo7. Em 1980, o novo censo j constata apenas 7.883 habitantes, ou seja, praticamente a metade da populao. Em 1991, esta populao est ainda mais reduzida: 5.599 habitantes. No censo de 2000 h um pequeno crescimento: 5.759 habitantes. Sabemos que este fato ocorreu pela ocupao de sem-terras, posteriormente assentados nas fazendas Maraj e Roncador. Os nmeros atuais, segundo projeo do IBGE (2007), so os seguintes: 5.173 habitantes8. Na contagem do censo de 2000, a populao (5.759 habitantes) estava assim dividida: urbana - 3.454 habitantes e rural - 2.305 habitantes. Este fato repercutiu profundamente na vida da parquia. Com o xodo rural, suas comunidades tambm foram perdendo a liderana e elas prprias, desaparecendo.
7 Os dados so do artigo: COSTA, F. R. da, Consideraes sobre a dinmica da populao na mesorregio centro ocidental paranaense. Disponvel em: http://www. dge.uem.br/semana/eixo3/trabalho_41.pdf acesso: 20/07/09. Embora com uma pequena discrepncia em seus nmeros, interessante que o autor conclua seu trabalho justamente utilizando o caso de Quinta do Sol por modelo: Os dados evidenciam o decrscimo da populao na regio em estudo, fato corriqueiro nas ltimas dcadas. Como exemplo pode-se citar o municpio de Quinta do Sol que em 1970 tinha uma populao de 15.891 habitantes, em 1980 passou para 7.883 habitantes, em 1991 reduz para 5.599 habitantes, em 2000 tem um pequeno acrscimo e salta para 5.759 habitantes, porm, no censo de 2007 a populao decresce novamente e passa para 5.175 habitantes. Os nmeros que este autor cita, so os disponveis em: http://www.ampr.org.br/ ampr/demografia/mu_dem_pop_total.asp?iIdMun=100141295 . http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 acesso: 22/07/09.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

13

Missa de Domingo de Ramos em 1953 - Acervo: Mrio Tada

14

Pe. Luiz Antonio Belini

III. QUINTA DO SOL ANTES DE SER PARQUIA9.

Procisso em 1954

As informaes foram obtidas pelos registros em arquivos, Livro do Tombo da parquia e entrevista aos pioneiros. Quanto ao Livro do Tombo, no se pode confiar inteiramente em seus registros, que, alis, so poucos para essa poca. O motivo que ele comeou a ser escrito pelo padre Lotrio Welter (conhecido mais por padre Lauro) em 1980. Embora este padre tenha trabalhado em Quinta do Sol em outros perodos e em parquias vizinhas, podem-se constatar alguns equvocos em datas e nomes. Em todo caso, digno de nota o esforo do padre Lauro para reconstruir a histria da parquia. As citaes feitas a partir do Livro do Tombo sero indicadas como: LT seguido pelo nmero da pgina. Existe um arquivo bastante rico, deixado por padre Henrique Estevo Groenen, referente ao seu perodo de trabalho quase quatro anos. Ele produziu um Livro do Tombo, mas em folhas soltas, ao todo 5. Padre Lauro no levou em considerao essas anotaes quando iniciou o Livro do Tombo, ainda atualmente em uso. Ser por mim aqui citado como LTheg (Livro do Tombo do padre Henrique Estevo Groenen), seguido pela nmero da folha.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

15

Procisso de Nossa Senhora de Ftima - 1954 Acervo: Silvia Bueno Pinto

At 1960, Quinta do Sol ficou capela da parquia de Campo Mouro. Os padres Jos Assmann e Luis Gump, e mais tarde Henrique Daniels da Congregao do Verbo Divino visitaram mensalmente a capela. J se celebrava missa na Santa Cruz (ou Providncia?). Em 1961, ficou pertencente parquia instalada em Barbosa Ferraz: os vigrios de l visitavam Quinta do Sol, Providncia e Irapu. Era o padre Bruno e, desde 1962, padre Baslio Jung (LTheg.1).

16

Pe. Luiz Antonio Belini

Batizado com o Padre Luiz, 1 Padre de Quinta do Sol - 1955 Acervo: Silvia Bueno Pinto

Toda esta regio pertencia parquia de Campo Mouro, sendo criada a parquia de Peabiru em 23 de fevereiro de 1953, Barbosa Ferraz em 01 de janeiro de 1958 e de Engenheiro Beltro em 08 de setembro de 1962. Com isso, no se tinha bem delineado qual era o territrio da capela de Quinta do Sol10. Os padres de Peabiru tambm atendiam fazendas que posteriormente pertenceram parquia de Quinta do Sol. o caso da fazenda Jaragu. Segundo narra a pioneira, senhora Rosalina Henrique, que se mudou com sua famlia para esta fazenda em 1953, ento casada e com duas filhas. Ela e seu esposo, Antonio Henrique, vindos de Jaguapit junto com mais cinco famlias, ajudaram a derrubar o mato e a plantar caf. Tanto seu Antonio quanto dona Rosalina, muito ligados
10 Embora Fnix tenha se emancipado politicamente primeiro, sendo Quinta do Sol seu distrito entre 25 de julho de 1960 e 29 de novembro de 1963, a parquia de Fnix foi criada posteriormente de Quinta do Sol, em 08 de maro de 1970. Embora como capelas, podiam ter padre residente, como foi o caso tanto de Quinta do Sol quanto de Fnix.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

17

igreja, logo comearam a catequizar e a conduzir a vida religiosa na fazenda, com rezas de teros e outras devoes. Dona Rosalina se recorda que, em 1954, padres de Peabiru vinham celebrar missa e sacramentos na fazenda mensalmente, se hospedando em sua casa. Logo foi construda uma capelinha dedicada a Cosme e Damio11.
11 Entrevista concedida por Rosalina Henrique em 22/07/09. Questionada sobre a vila de Quinta do Sol quando chegou aqui, em 1953, Rosalina afirmou lembrar-se de umas quatro casas e o comrcio que contava com uma farmcia, uma casa de secos e molhados e um hotel. Rosalina possui fotos desses eventos na fazenda Jaragu.

1 Missa na Igreja Fazenda Jaragu com realizao da 1 Comunho (Colnia So Pedro) 1954 Acervo: Rosalina Henrique

18

Pe. Luiz Antonio Belini

1 Comunho realizada na Igreja Fazenda Jaragu (Colnia So Pedro) 1954 Acervo: Rosalina Henrique

No inicio dos anos 50 erguida a primeira capela onde, futuramente, ser a igreja matriz da parquia12. Olhando as fotos desta primeira capela, lembrada como uma construo onde as tbuas foram postas no horizontal e no, como nosso costume, na vertical, percebe-se ao seu redor a presena de espessa mata. A capela aparece construda em uma clareira. Essa capela, nos incios dos anos 60 passar por uma transformao. Ser erguida uma torre, mudando sua fachada, levando o povo a identific-la como a segunda capela de Quinta do Sol13.
12 Antes de 1953 foi construda a capela, com a ajuda da companhia vendedora das terras da gleba de Quinta do Sol (Sr. Jos Lupion) (LTheg.1). 13 Segundo o padre Henrique, esta ampliao foi feita quando Quinta do Sol era atendida pelos padres de Barbosa Ferraz e estava sob a presidncia do senhor Joo Antonio Luiz. Segundo o padre Henrique, o espao interno desta capela, para o povo, era de 8 por 15 metros (LTheg.1). Em uma espcie de prestao de contas, o sr. Joo Antonio Luiz ao entregar a presidncia da capela, em 28 de maro de 1965, escreve, em uma folha datilografada, disponvel no arquivo paroquial, que recebeu a presidncia do senhor Antonio J. Monteiro, mais conhecido por Antonio Carioca, no dia 12 de outubro de 1962. Num texto um pouco confuso, possvel ler: O novo presidente, aps

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

19

Famlia do Sr. Abilio Luiz em frente a 2 Igreja Catlica de Quinta do Sol - 1960 Acervo: Maria do Carmo M. Luiz

Interior da 2 Igreja Catlica - 1960 - Acervo: Maria do Carmo M. Luiz

20

Pe. Luiz Antonio Belini

Marcante tambm a presena de uma esttua do Cristo Redentor, que ser um ponto de referncia para Quinta do Sol. Padre Henrique escreveu: Em 1953 foi erguida a imagem de Jesus mestre no terreno destinado para a futura igreja matriz (LTheg.1)14. Em 1965, padre Antonio Klein, vigrio paroquial de Peabiru e Engenheiro Beltro15 mudou-se para Quinta do Sol, morando numa minscula sacristia anexa capela. Sua misso era preparar a capela para se tornar parquia. Padre Antonio ajudou a construir um salo paroquial provisrio16, onde passava filmes para o povo e com o dinheiro das entradas comeou a construo da casa paroquial. Em um cartaz de propaganda de festa, disponvel em nosso arquivo, pode-se ler: CONVITE AO POVO GRANDIOSA FESTA EM QUINTA DO SOL EM 2-5-65
a sua presidncia, comeou construindo um aumento na Igreja de quarenta metros quadrados, torre, coro, e o restante do forro que faltava. 14 Como esta imagem chegou praticamente junta aos pioneiros, ela recoberta de certo mistrio. Alguns dados me parecem hoje seguros: ela uma imagem do Cristo Redentor; idntica que est no morro do Cristo em Brejatuba, Guaratuba. L, foi inaugurada em 26 de junho de 1953. Feita por Joo Fedatto e seu filho Iswaldo Fedatto. Tudo leva a crer que tenham a mesma origem e sejam contemporneas. Alguns pioneiros lembram que ela chegou a Quinta do Sol em duas viagens de caminho, em dez partes e que, devido ao seu peso, no foi fcil para mont-la. Em 18/11/09, entrevistei o senhor Raimundo da Silva, mais conhecido como Raimundo Barbeiro, ele se mudou do Cear para a Fazenda Tiago, chegando aqui em 29/03/1951, ento com 19 anos. Segundo suas lembranas, em janeiro de 1952 foi contratado para roar o local onde seria construda a cidade de Quinta do Sol. Por esta poca s existiam algumas fazendas que estavam sendo abertas. Ele foi um dos contratados para montar a imagem do Cristo Redentor, atividade que demorou entre 30 e 40 dias. Pode-se imaginar o trabalho, j que no havia guindaste, tendo que levantar as peas na fora bruta. Lembra ainda que o pedreiro foi o senhor Argelino, tendo colaborado o motorista, Tota, e mais um senhor que ele no se recorda o nome. 15 A proviso de Vigrio Cooperador de Peabiru e Engenheiro Beltro est nos arquivos de Quinta do Sol e datada de 02/01/1965. 16 O povo, animado pelo mesmo padre, construiu em pouco tempo o atual pavilho, um barraco simples e provisrio para as festas. Era feito de tbuas brutas e cho batido, com um palco para apresentaes (LTheg.1).

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

21

O abaixo assinado, Pe. Antonio Klein, tem a satisfao de convidar a populao deste Municpio, bem como o dos vizinhos, para prestigiar com sua presena, o feliz acontecimento da PREPARAO DA CRIAO DA PARQUIA DE QUINTA DO SOL, acontecimento este que culminar com uma GRANDIOSA FESTA no dia 2 de maio de 1965, obedecendo o seguinte programa: (...). Entre os eventos, em primeiro de maio, feriado nacional, churrascada na ponte do Rio da Vrzea e bingo. Algumas fotos do idia desta ponte e de sua importncia para o acesso Quinta do Sol.
Ponte do Rio da Varzea que liga Quinta do Sol a Engenheiro Beltro, 1965

Ponte do Rio Mouro (Rio da Varzea) em 1964 Acervo de Manoel Carvalho Matias

22

Pe. Luiz Antonio Belini

Em outubro, uma nova festa, e em cartaz, tambm disponvel em nossos arquivos, informaes relevantes: FESTA EM HONRA A SO JUDAS TADEU QUINTA DO SOL DE 22 A 31 DE OUTUBRO DE 1965. (...) CONVITE Convidamos o povo em geral, especialmente os srs. Fazendeiros de caf e gado Os srs. Sitiantes e Chacareiros a contriburem com um bom auxlio e tambm com prendas para o leilo. O lucro reverter, inteiramente, para o trmino da construo da Casa Paroquial de Quinta do Sol. AMIGOS Adquiram, antecipadamente, uma ou mais cartelas para o jogo do BINGO. Uma nica cartela dar direito a concorrer aos cinco prmios mencionados. Habilitem-se. Os 5 valiosos prmios so: Televisor, Sanfona Todeschini de 120 baixos, Bicicleta, Rdio Porttil e um terreno em Quinta do Sol17. Esta festa deve ter sido a primeira depois da inaugurao da energia eltrica, comemorada em 7 de setembro. Uma foto desse evento nos d uma idia da vila de Quinta do Sol bem como da expressiva populao infantil. O padre Antnio foi transferido, chegando a Quinta do Sol, no ms de fevereiro, o Padre Lauro Welter, ainda como membro da congregao do Verbo Divino. Assim descreve sua chegada: Quando cheguei em Quinta do Sol, em 1966, encontrei uma situao calamitosa: o padre dormia e morava na sacristia, apertadinha, 2 por 3 metros, sem gua, apenas com uma bacia para se lavar, sem banheiro, etc. A privada ficava fora, no terreno aberto, usado tambm pelo povo, sempre suja, com a cobertura estragada, assim que sob chuva para
17 A comisso: presidente Etelvino Ferreira; vice-presidente Jos Maria Matias; 1 secretrio Gentil J. Soares; 2 secretrio Eduino F. da Silva; 1 tesoureiro Ambrosio Buzzi; 2 tesoureiro Ivo Bez.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

23

24

Pe. Luiz Antonio Belini

Comemorao do dia 7 de setembro de 1965 com a inaugurao da energia eltrica (Acervo: Rosalina Henrique)

us-la, era necessrio levar e usar guarda-chuva. A igreja estava para cair e fora escorada por paus de eucalipto. De noite, muitas vezes, bbedos e forasteiros vinham dormir e conversar debaixo da sacristia, faziam fogo e colocavam a igreja, de madeira, claro, com seu habitante solitrio, em perigo de incndio (LT.2). Padre Lauro havia trabalhado sempre em seminrio e no tinha experincia de parquia, o que o levou a escrever que no agradava ao povo. Talvez porque se indisps com algumas pessoas que queriam mandar no padre.

Padre Lauro

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

25

Um fato, no entanto, merece ser lembrado: as crianas freqentavam os bares at altas horas da noite e muitos deles abrigavam mulheres da zona e outras que faziam ali o seu trotoir etc. Achei que essa situao no podia continuar (LT.2). Embora tenha procurado as autoridades competentes, nada mudou. Ento, aps ter se aconselhado com outro padre, fez uma denncia em segredo na Delegacia de Campo Mouro. Dois dias depois, as autoridades quintassolenses j sabiam da denncia. Por ocasio de sua ida a Foz do Iguau, para buscar o resto de sua mudana, em um Jipe que havia comprado a prestaes, junto com seu sacristo, Daniel Pereira, foi perseguido por dois homens em um Volks. O padre Lauro teve convico que o estavam perseguindo a mandato de autoridades locais, motivadas por suas denncias. Padre Lauro lembra que mais tarde um poltico chamado Bandeira foi assassinado. Neste ano tambm foi assassinada uma criana em um conflito por questes polticas. Parece que ela foi vtima de uma bala perdida. A fotografia de seu cortejo nos d uma idia da comoo popular que causou e nos possibilita uma panormica da vila a partir do caminho para o cemitrio.

Cortejo de uma criana assassinada em conflito poltico 1966

26

Pe. Luiz Antonio Belini

Padre Lauro permaneceu em Quinta do Sol at a festa de So Pedro, em 29 de junho de 1966. Segundo ele, no saiu tanto por causa dos problemas, mas, sobretudo, porque a capela ainda no tinha condies para se viver a (LT.3). Terminou, no entanto, a construo da casa paroquial que havia sido iniciada pelo padre Antonio. Embora no tenha chegado a entrar nela18. A capela ficou sendo atendida pelo padre Aloysio Jacobi de Engenheiro Beltro, at o fim do ano. Padre Aloysio celebra missa aos domingos noite, organiza uma comisso e saneia as dvidas da parquia19. Em 13, 14 e 15 de agosto j acontece a primeira festa, no cartaz de propaganda pode se ler: O Revmo. Pe. Aloysio Jacobi svd, e a Comisso da Igreja de So Judas Tadeu, convidam o povo do Municpio de Quinta do Sol e arredores, para os festejos em honra de NOSSA SENHORA DA GLRIA: Venha ajude e colabore em mais este empreendimento de catolicidade. Festejemos em esprito de fraternidade e alegria para glria de Deus e dilatao do reino de Cristo em nossas almas.

18 Entre os problemas lembrados pelo padre Lauro deve estar as dvidas. Motivadas sobretudo pela compra do Jeep Willys novo e o trmino da casa paroquial. Quando em junho Quinta fica sem padre, a igreja est com mais de 10 milhes de cruzeiros de dvidas, anotou posteriormente o padre Henrique (LTheg.1). 19 A nova comisso da igreja, sob a presidncia desde o dia 02/10/1966 do Sr. Sebastio C. Sobral e composta dos seguintes componentes: Gensio Moya, Luis Furtani, Nivaldo Santos, Manuel de Jesus Moleiro, organiza em agosto e outubro festas que fizeram reduzir as dvidas a NCR$ 5.000.00 (LTheg.1).

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

27

28

Pe. Luiz Antonio Belini

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

29

DIOCESE DE CAMPO MOURO ESTADO DO PARAN DECRETO N40

Atentas s faculdades que Nos so outorgadas pelo Cdigo de Direito Cannico Cnones 1.414, 1.426 e 1.427, e de acordo com as normas traadas pelo Conclio Plenrio Brasileiro, - Decretos 85, 86 e seguintes, Havemos por bem erigir a Parquia de So Judas Tadeu da Quinta do Sol, como de fato ERIGIMOS pelo presente DECRETO, elevando categoria de Matriz Paroquial a Igreja local, com todos os direitos e prerrogativas que competem s Igrejas Paroquiais, sendo o territrio da nova Parquia o do atual municpio de Quinta do Sol. O Revmo. Proco far jus as oblaes dos fieis a que se refere o Canon 463, com a obrigao de no denegar o seu ministrio aos menos favorecidos pela fortuna. Outrossim, a referida Parquia fica sujeita ao tributo pro-seminrio, de que tratam os cnones 1.355 e 1.356, bem como, est sujeita a mesma ao Catedrtico e as outras quotas extra-ordinrias para a Diocese, conforme rezam os cnones 1.504 e 1.505. Dada e passada nesta cidade Episcopal de Campo Mouro, aos 6 de janeiro de 1967, sob o selo de Nossas Armas.

Dom Eliseu Simes Mendes Bispo Diocesano

30

Pe. Luiz Antonio Belini

IV. DA CRIAO DA PARQUIA AT OUTUBRO DE 1995 Em 6 de janeiro de 1967, foi criada a parquia So Judas Tadeu, por Dom Eliseu Simes Mendes, pelo Decreto n.40. O padre Henrique Estevo Groenen SDV foi nomeado primeiro vigrio da recm criada parquia de Quinta do Sol20: No dia 6 de janeiro, com os magos do oriente, cheguei em Quinta do Sol pela parte da tarde para celebrar a missa da festa da Epifania. Iniciei assim a minha atividade aqui (LTheg.2)21, embora s se mude definitivamente aps alguns dias, o que justifica da seguinte maneira: Por ocasio da minha visita protocolar ao Sr. Bispo e a Campo Mouro, Sua Excelncia me incumbe de primeiramente arranjar a legalizao do terreno da igreja. Somente depois ser me permitido fixar residncia em Quinta do Sol. At l devo morar em Engenheiro Beltro (LTheg.2).

Padre Henrique Estevo Groenen 20 Em novembro padre provincial Jos Couto Motta svd me entrega a minha nomeao para ser vigrio desta parquia. At ento estive em Santo Amaro, como professor na teologia no escolasticado da congregao e no IFT de So Paulo. O meu nome Henrique Estvo Groenen (LTheg.1). 21 A Proviso de posse, como vigrio, em nossos arquivos, de 08 de janeiro de 1967. De junho at dezembro de 1967, padre Henrique atende tambm a parquia de Fnix que estava sem vigrio. No primeiro domingo de dezembro, padre Lauro Welter assume Fnix e, em troca, na falta de padre em Quinta do Sol, a atender.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

31

Padre Lauro nos apresenta assim o padre Henrique: Holands de mentalidade avanada, fez um belo trabalho por aqui. Despertou e formou as primeiras lideranas para dar o culto dominical, organizou cursos bblicos e comeou uma verdadeira evangelizao. Os frutos desse trabalho ainda se fazem sentir em nossos dias (1980) (LT.3). Em janeiro de 1967 j acontece a primeira festa paroquial e, logo em seguida, padre Henrique muda-se para a casa paroquial, que est precariamente mobiliada e sem gua. Cozinheira Natalina Pereira (LTheg.2). Durante os meses de fevereiro a abril, visita mais de 500 famlias fazendo campanha de hortel e cereais. Em maio termina as visitas, todos os moradores do patrimnio e arredores so visitadas, em preparao da instalao da parquia (LTheg.2) Um fato desagradvel aconteceu durante a semana santa, ladres entraram na casa paroquial e roubaram todos os objetos que tinham algum valor22.
22 O Boletim de Ocorrncia foi feito na Delegacia de Quinta do Sol em 22 de maro de 1967. Entre os objetos roubados esto: uma mquina de escrever (presente de ordenao, de seus irmos); um rdio porttil; um gravador e uma mquina de barbear; alm de roupas e um par de sapatos consertados.

32

Pe. Luiz Antonio Belini

No dia 25 de maio, padre Ives Pouliquen, coordenador diocesano da pastoral, celebra a missa e nela l o decreto de criao da parquia (LTheg.2). Entre as anotaes acima, do Livro do Tombo e o cartaz de propaganda da festa, existem algumas pequenas diferenas de data. Transcrevo a seguir o cartaz de propaganda da festa, que contm relevantes informaes para nossa reconstruo histrica:

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

33

DIA 27 E 28 DE MAIO DE 1967 FESTA DA INSTALAO DA PARQUIA EM QUINTA DO SOL

No ltimo domingo do ms de maio, dia 28 s 10.00 horas, durante a celebrao da Santa Missa, se realizar por decreto do Sr. Bispo diocesano, Dom Eliseu Simes Mendes, a festiva instalao da nova parquia em Quinta do Sol e a instalao do padre Henrique Estevo Groenen SVD como primeiro vigrio desta parquia. Por ocasio deste to feliz acontecimento para todo o municpio, ns a comisso encarregada dos festejos convidamos a TODOS OS PAROQUIANOS a participar de nossa alegria e de nossa profunda gratido para com Deus. Convidamos igualmente a TODOS quantos tm relaes de amizade com o povo de Quinta do Sol: Que venham participar conosco, que venham prestigiar esta festa com sua presena. Durante muitos anos foi preparado este feliz acontecimento. Foi em 1952 que se comeou abrir a terra que atualmente constitui a prspera cidade e municpio de Quinta do Sol. Trs anos depois os moradores construram uma linda capela, que aumentada, ainda hoje deve servir como matriz. Ano aps ano Quinta do Sol cresceu. Em 1964 tornou-se municpio. No ano seguinte o padre Antonio Klein fixou-se a e preparou a criao da parquia com a construo da casa paroquial. Em 1966 o padre Lauro Welter continuou o trabalho de seu antecessor. Porm, Quinta do Sol no ficou poupada de graves contra-tempos: veio a crise, o desnimo. Foi padre Aloysio Jacobi que guiou Quinta do Sol atravs desses problemas. E hoje: superadas as dificuldades o religioso povo de Quinta do Sol est alegre, est orgulhoso e animado, unido ao redor do seu novo e jovem vigrio.

34

Pe. Luiz Antonio Belini

PROGRAMA DA FESTA Dia 1 de maio: desde o incio do ms haver diariamente s 19.30 horas, novena com a procisso para agradecer a Nossa Senhora.

Dia 25, 26 e 27 de maio: s 19.30 horas trduo em preparao da festa. Dia 28 de maio: Dia 28 de maio: pelas 16.00 horas incio dos festejos externos. s 7.30 horas primeira santa Missa. s 10.00 horas Missa Solene em ao de graas, aps a missa e durante o resto do dia haver quermesse, diverses, servios de bar-restaurante, churrascos, leiles etc. s 17.00 horas premiao da vencedora do concurso BONECA VIVA. s 19.30 horas encerramento da festa religiosa da instalao da parquia com a novena e a coroao de Nossa Senhora.23

Dia 31 de maio:

Tendo sanado as finanas da parquia, nos meses seguintes feito o muro da cerca ao redor da casa paroquial (LTheg.2). Animados, comearam a pensar na construo de uma nova igreja matriz. No cartaz
23 Interessante notar que no prprio cartaz da festa colocou-se um pequeno histrico da capela e futura parquia. Podem-se notar a alguns pequenos equvocos, sempre tomando a presena da imagem do Cristo Redentor como parmetro: temos fotos da primeira capela anteriormente chegada da imagem, portanto, ao menos antes de 1952 e no em 1955 como deixa a entender o cartaz; os pioneiros chegaram antes de 1952. Os problemas a que se refere o texto do cartaz so, provavelmente, como explica o padre Henrique no livro do Tombo, dvidas: No fim de maio so pagas as dvidas (LTheg.2). Por algum motivo que nos desconhecido no foi o Bispo diocesano quem celebrou a missa de instalao da parquia. Dom Eliseu visitou a parquia em junho, num almoo na casa paroquial em que estiveram presentes os padres das parquias vizinhas.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

35

36

Pe. Luiz Antonio Belini

da festa do padroeiro, em 28 e 29 de outubro de 1967, l-se a seguinte motivao: Com muito prazer convidamos todos os paroquianos de Quinta do Sol a participar dos festejos que se realizaro em louvor de So Judas Tadeu no sbado dia 28 e no domingo dia 29 de outubro do corrente ano. A renda da Festa reverter-se- em beneficio da Parquia, para preparar a construo da nova Matriz. Com o lucro desta festa foram comprados ferro e 100.000 tijolos para a construo da nova igreja. Padre Henrique intensifica o trabalho pastoral: Enquanto no incio do ano havia apenas como lugares de culto a matriz e a capela de Irapu e ainda as escolas de So Joo da Barra e Brando e apenas incidentalmente se rezava missa nas capelas de Providncia (o padre de Peabiru), Santa Eloza, Ananias e Jaragu, agora j aumenta o nmero de lugares visitados, onde h missa cada ms: alm dos acima mencionados h Nossa Senhora do Iva, Leo, Rio da Vargem e So Pedro. Desde agosto h em todas estas localidades a celebrao do culto dominical. Durante o ano todo est se fazendo o levantamento paroquial. Porm, no chega a ser completado (LTheg.2). Entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro realiza-se uma semana bblica. Quem assessora, so 5 irms Paulinas de Maring, e os padres Aldo de Itamb, Guilherme Warmenhoven de Peabiru e Lauro de Campo Mouro, que so responsveis por conferncias e pregaes. A partir dessa semana, fica organizado um curso bblico permanente, toda sexta-feira aps a missa vespertina. Temos ainda em nossos arquivos a programao, impressa em grfica, dessa semana da Bblia que tem como lema: conhecer amar ler a Escritura Sagrada. Entre as observaes ali presentes est: as irms paulinas, encarregadas da organizao da semana bblica, visitaro todas as famlias para orient-las e oferecer a bblia. No dia 5, s 17 horas, desfile e cortejo de figuras bblicas e de representaes

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

37

dos livros sagrados24.


24 No dia 18/11/09, entrevistei o senhor Manuel Carvalho Matias, que chegou em Quinta do Sol em janeiro de 1961, com 22 anos, abrindo uma casa de Secos e Molhados

38

Pe. Luiz Antonio Belini

onde hoje a Produsol. O senhor Matias morava no Hotel (onde atualmente a casa do senhor Joo Florncio), onde se vestiram e teve incio esse desfile. Segundo suas lembranas, cada um representava um livro da Bblia, que trazia consigo, vestindo uma espcie de bata amarrada na cintura. O senhor Matias representou a 3 Carta de So Joo. Vrios personagens ainda convivem conosco e participam da vida paroquial, conforme a lista deixada em arquivo pelo padre Henrique, como a Conceio Matias, que representou Marta e o Florival Peres de Marco que representou So Marcos.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

39

40

Pe. Luiz Antonio Belini

No fim desse ano, o padre Henrique foi fazer um curso na Europa, mas sem se desligar da parquia. Deixa tudo organizado para que a vida paroquial continue normal em sua ausncia25. Como informao relevante, padre Henrique anota que em 1967 realizaram-se 757 batizados e 76 casamentos26. Padre Henrique deixa uma carta de orientao para o padre Ernesto, com as informaes que ele ir necessitar e que, para ns, uma rica fonte de informao, datada de 16 de dezembro de 1967. Algumas delas: Horrios de missa: domingo sempre s 9 horas (atrasando sempre uns 15 minutos para ensaio dos cantos). De noite s 19 horas. Sempre quando no h missa, se faz culto dominical (marianos). Durante a semana a hora comum na matriz, s 20 horas. Os batizados so feitos no sbado pelas 10 horas e no domingo depois da missa. Padre Henrique lembra que sempre tentei explicar o sentido dos ritos. Casamentos: os processos so feitos nos sbados pela manh e os casamentos so feitos todos ao mesmo tempo, no sbado s 11 horas. As comunidades rurais: Irapu (12 Km) capela grande, missa uma vez por ms no domingo. Presidente: Pedro Ferreira Pinto. So Joo da Barra (18 Km) capela nova. Missa uma vez por ms, aos domingos. Presidente: Derclio Leonardo. Brando (12 Km) no tem capela ainda. Foi formada a comisso prconstruo. J tem planta. D uma mozinha!. Rio da Vargem (7 Km) no tem capela. Comisso formada. Presidente: Luis Neves. Tudo ainda parado. para fazer a escritura do terreno j escolhido. Rezar uma vez Missa campal... nunca rezei l ainda... Providncia (18 Km) capela na fazenda. Quem cuida Sr. Joo Burzuk.
25 Por ocasio da visita de padre Holz, vice-provincial, combinamos a minha viagem a Europa para participar de um curso de reciclagem em Nemi, na Itlia. Padre Ernesto Casiraghi indicado para substituir-me durante os 8 meses de ausncia. Dia 17 de dezembro deixo a parquia. Os padres de Engenheiro, Peabiru e Fnix atendem Quinta do Sol no dia de natal, ano novo e epifania, at a chegada de padre Ernesto (LTheg.2). 26 Para uma comparao, no ano de 2007, foram realizados 59 batizados e 13 casamentos; no ano de 2008, foram 46 batizados e 14 casamentos.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

41

Uma vez por ms missa, no terceiro sbado. Nossa Senhora do Iva (18Km) capela da fazenda rezo sempre na escola. Quem cuida Sr. Antonio Pavan (administrador). Uma vez por ms missa: ltima quarta-feira. Combine l... Alm dessas capelas tm ainda muitos lugares onde comecei rezar a missa: Bairro do Ariranha (10 Km) (casa particular). Chefe de l Jos Alves. Rezei vrias vezes l. So Tiago (8 Km) capela da fazenda. Chefe o Sr. Torquato, administrador. Rezei 3 vezes missa l. Ananias (8 Km) capela pequenina. Rezei 2 vezes missa campal. Jaragu (8 Km) capela da fazenda. Movimento fraco. Rezei 2 vezes. So Pedro (12 Km) fazenda. Rezei missa na casa. No tem capela. Limoeiro (16 Km) fazenda. Rezei 2 vezes na escola. Curutuba (5 Km) fazenda. Rezei 1 vez em casa... Continental (12 Km) fazenda. Rezei h pouco primeira missa. Boa impresso. Rezei na escola grande. Lugares onde j quis celebrar missa: Serrinha escola... Leo (10 Km) - fazenda. Teria missa 8/12. Combinar l outra missa... Santa Maria (7 Km) fazenda. Combinar com o Sr. Natalcio... Voc pague suas despesas pessoais, etc, com o dinheiro dos batizados...27 Junto a essas informaes existe arquivado um mapa da parquia feito mo, contendo os lugares de celebrao. provvel que o padre Henrique o tenha feito para orientar o padre Ernesto no atendimento paroquial. Dia 06 de janeiro de 1968 chegou a Quinta do Sol o padre recm ordenado Ernesto Casiraghi, que trouxe consigo o seminarista Felisbino Chaves, que faz um estgio para sua ordenao presbiteral e mora na
27 Comisso da matriz: presidente Sebastio Cndido Sobral (Luis, da Casa Santo Antonio); vice-presidente Jos Alves; tesoureiro Nivaldo Santos; secretrio Gensio Moya; conselheiros Manoel Luis; Antonio Silveira; Ivo Bez.

42

Pe. Luiz Antonio Belini

Mapa da parquia com destaque para as comunidades rurais

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

43

casa paroquial, ajudando padre Ernesto e trabalhando na prefeitura. Padre Ernesto fica em Quinta do Sol apenas sexta, sbado e domingo, os outros dias trabalha em Peabiru. Felisbino ordenado em So Paulo e no domingo seguinte celebra a sua primeira eucaristia aqui. Depois de alguns desencontros, o nosso provincial transfere padre Ernesto, contrariando o desejo do Sr. Bispo. Desde 22/3 Quinta do Sol fica, em conseqncia disso, novamente sem padre. Padre Lauro de Fnix encarregado por Dom Eliseu a cuidar daqui, at a minha volta da Europa que se realiza no dia 7 de setembro (LTheg.3). A diocese de Campo Mouro est, neste momento histrico, avanando na abertura dada pelo Conclio Vaticano II. Alguns de seus padres, formados em escolas progressistas e pastoralistas, como, por exemplo, o coordenador diocesano da pastoral, padre Ives Pouliquen e o prprio padre Henrique, empenham-se num projeto de evangelizao que supere a simples pastoral sacramentalista. Tem incio um trabalho junto administrao do batismo. Padre Henrique anota: Desde o incio do ano est em vigor na diocese de Campo Mouro a nova pastoral do batismo: pede-se aos pais que vem pedir o batismo para seus filhos a se inscrever um ms antes para fazer uma espcie de catecumenato durante o qual a famlia deve dar as provas de uma vivncia real da f crist e recebe umas instrues rudimentares atravs de um curso de pelo menos 3 encontros. Esta primeira tentativa de mudar a tradicional pastoral de sacramentalizao para um linha de catequese e prvia evangelizao encontra bastante dificuldades, principalmente por causa da deslealdade e ganncia da parte dos padres do outro lado do Iva, na diocese de Maring: Itamb (num certo domingo em setembro so feitos l 13 batizados de famlias de Quinta, enquanto na nossa parquia h apenas 5 batizados!), Floresta, So Pedro do Iva e Ivatuba. Em conseqncia disso, o nmero dos batizados diminui mais da metade. Porm, o nmero de casamentos legalizados aumenta (LTheg.3)28
28 Segundo o padre Henrique, os nmeros de 1968 so: batizados 316 (registros de

44

Pe. Luiz Antonio Belini

Padre Henrique chega de seus estudos e imbudo do esprito da recm terminada conferncia latino americana de Medelln (que ele faz questo de citar), organiza a parquia na base de mltiplas comunidades pequenas. No final deste ano, existem 20 comunidades com culto dominical, crculos bblicos e a visita do padre uma vez por ms. Ali tambm feito a preparao para o batismo. A formao da liderana continua: lutamos tambm para aplicar a orientao da diocese quanto catequese das crianas: desde 67 regularmente catequistas de aqui participam de cursos de formao. Sempre maior responsabilidade pastoral procuramos dar aos dirigentes do culto nas suas comunidades. Por isso, h dias de formao para estes cada 2 meses, na primeira sexta-feira (LTheg.3)29. No ms de outubro de 1968 tem eleio para prefeito e vereadores. O padre Henrique sempre atuante, obedece as orientaes diocesanas mas no deixa de dar sua contribuio: Da parte da parquia, acatamos
nascimento no cartrio: 850); nmero de casamentos normais 62, de legitimao matrimonial 40, total: 102. Embora esses nmeros do Livro do Tombo do padre Henrique no estejam de acordo com uma folha publicada pela diocese com os nmeros de cada parquia referentes ao ano de 1968, e que est arquivada em nossa parquia, ali se pode ler: batizados 256, casamentos 116. preciso lembrar tambm os transtornos internos na vida da parquia: o padre Henrique esteve fora at setembro, sendo atendida primeiramente pelo padre Ernesto e depois pelo padre Lauro. 29 Padre Lauro anota que esse investimento humano e financeiro em formao de liderana chegou a trazer para o padre Henrique, alguns dissabores com seus superiores de congregao: Esse perodo se destacou pela evangelizao e pelo lanamento das bases para funcionarem as comunidades. Comearam as reunies dos dirigentes e catequistas que eram verdadeiros dias de formao. A congregao do Verbo Divino, porm, no estava satisfeita com o Pe Henrique, porque ele no fazia chegar muito dinheiro para o caixa do Provincial e gastava muito na catequese e formao dos lderes. Havia grande entusiasmo entre os dirigentes e esprito de sacrifcio, a ponto de alguns deles darem dois a trs cultos em comunidades diferentes, num domingo e tendo que andar a p de uma para a outra, a distncia de at 8 (oito) quilmetros. Entre eles se destacaram o Natalcio, que morava com a famlia na casa paroquial (...) e o Jos Alves (...) (LT.3). Embora essa seja uma avaliao pessoal do padre Lauro, no deixar de expressar a preocupao e efetiva atuao do padre Henrique na formao.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

45

rigorosamente a orientao do nosso bispo, de no mexer na poltica. Contudo, para poder conservar uma neutralidade positiva (quer dizer, que possa orientar os polticos durante a campanha eleitoral e depois na sua gesto), pedimos que todos os candidatos assinam [assinassem] um programa de alguns pontos bsicos. O que feito. Depois das eleies h alguns comentrios desgostosos, mas do resto, este episdio na vida da nossa coletividade passa sem grandes transtornos (LTheg.3). Transcrevo abaixo este termo de compromisso dos candidatos:

POLTICA Compromissos aceitos por todos que se Candidatam a um cargo eleitoral no Municpio de Quinta do Sol: 1. No intrometer a Igreja na poltica partidria, nem a poltica dentro da Igreja. A Igreja para todos, independente da convico poltica de cada um. Sim, o poltico catlico deixa-se guiar pelos ditames da sua conscincia e pela orientao da sua Igreja. 2. A parquia uma instituio para o bem comum. Por isso, a autoridade pblica tem como obrigao colaborar com as obras da parquia. 3. O novo prefeito eleito assumir o seu cargo exclusivamente para se colocar a servio da coletividade e no a servio de um partido ou grupo. 4. O novo prefeito eleito procurar em tudo dar continuidade s obras do bem comum, que foram iniciadas na gesto anterior. 5. O novo prefeito eleito aceita como programa prioritrio: (a) instalao do servio sanitrio no municpio: posto de sade e higiene;

46

Pe. Luiz Antonio Belini

posto de puericultura; hospital; mdico residente aqui. (b) ampliao do ensino e do sistema escolar no municpio todo: grupo escolar; ginsio; escolas isoladas; alfabetizao dos adultos. (c) instalao do servio de assistncia profissional ao trabalhador rural. 6. O novo prefeito eleito dar o seu apoio sindicalizao dos trabalhadores rurais no sindicato recm fundado na cidade de Quinta do Sol, porm, sem presses polticas. 7. Passadas as eleies, todos procurem superar as discrdias e trabalhar unidos em prol do progresso do municpio. Quinta do Sol, Dia 10 de outubro de 1968

Seguem as assinaturas. Existem trs pginas com assinaturas aps esse texto. As outras duas so datadas de 24 de outubro de 1968, o que nos faz crer que aconteceram reunies separadas com os determinados candidatos. Sempre preocupado com a formao, em fevereiro de 1969 acontece um encontro de formao catequtica para os professores do primrio. No grupo escolar da cidade fica desde julho nomeado como catequista, pago pela prefeitura, o Sr. Natalcio Agnelo da Silva, que desde o tempo de padre Ernesto mora com sua famlia na casa paroquial (LTheg.4)30. Aps a pscoa, a capela que servia de igreja matriz, que j estava prestes a cair e oferecia perigo para o povo foi demolida (LTheg.4). O pavilho, aps uma pintura e ligeira reforma, serve para todo o movimento religioso. Contrariando a minha antipatia pessoal contra construes,
30 Essa formao ficou a cargo da equipe decanal liderada pelo padre Guilherme Warmenhoven e irm Araceli.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

47

48

Pe. Luiz Antonio Belini

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

49

50

Pe. Luiz Antonio Belini

e apesar de acreditar que o tempo de construir igrejas de pedra, para a maior glria de Deus, tambm no Brasil j passou, e sem fechar o olhar para ver o estado miservel da moradia de grande parte da populao do municpio, rendo-me com muitos escrpulos na conscincia perante a necessidade em que se encontra a nossa comunidade paroquial: na reunio de 30 de junho decidimos com a comisso da igreja a iniciar o quanto antes as obras de uma nova matriz. A planta que temos, parece a mais econmica: ela proveniente da Itlia, dos arquitetos do Bauburo em Nemi (Roma), liderado por padre Linzenbach SVD. Ela mede 500 metros quadrados, oferecendo lugares sentados para mais de 300 pessoas, o dobro da acomodao atual. Apesar de no apresentar uma linha arquitetnica impressionante e conquistadora, ela das mais fceis a executar (LTheg.4). Aps reunies para dar incio construo da nova matriz, o padre Henrique produziu um Boletim Paroquial tendo em vista: apresentar as finanas da matriz (o que faz detalhadamente, expondo a vida financeira da parquia desde 1965); um plano de trabalho (como proposta de construo da matriz com suas etapas); e o financiamento da construo (como conseguir os recursos para a execuo do projeto). Transcrevo o cabealho desse boletim, presente em nossos arquivos:

BOLETIM INFORMATIVO DA PARQUIA SO JUDAS TADEU QUINTA DO SOL/PR A todos os membros Da nossa comunidade catlica de Quinta do Sol Hoje em dia iniciar a construo de uma igreja exige muita coragem. Quanto dinheiro j se gasta para uma construo qualquer! Mas estamos perante uma necessidade: nossa parquia est se alojando num barraco provisrio que no oferece condies para abrigar o nosso culto por muito tempo.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

51

Somos obrigados a construir. A nossa comunidade precisa de um lugar, aonde podemos [possamos] nos reunir ao redor do Cristo salvador. Por isso, vamos construir. No o padre, nem a comisso da matriz; mas a prpria comunidade vai erguer a sua casa. Sem mais demorar, vamos juntos construir o prdio da nossa comunidade. Tantos quantos fazem questo de pertencer nossa comunidade catlica, convidamos a unir-se conosco neste trabalho to nobre. Antes de dar o primeiro passo, gostaramos que toda a comunidade tomasse conhecimento do estado das finanas da parquia. desejvel que todos que contribuem, saibam o que feito com o dinheiro que ofertam. Por isso, oferecemos aqui o levantamento da situao financeira da parquia dos ltimos 3 anos. Em seguida, apresentamos comunidade o nosso plano de trabalho, elaborado na ltima reunio da comisso da igreja (20/6/69). Finalmente, propomos umas modalidades pelas quais pensamos financiar a construo. Confiantes na colaborao desinteressada de todos, queremos mais uma vez lhes externar que sentimo-nos honrados pela confiana que a comunidade deposita em ns. Que este trabalho a empreender, nos una sempre mais entre ns e juntos a Cristo, nosso irmo! Quinta do Sol, dia 1 de julho de 1969

Assinam: Sebastio C. Sobral (presidente da comisso) e Padre Henrique E. Groenen. De interesse para ns, na seqncia desse Boletim, est o financiamento da construo, ou seja, o terceiro item: Pensamos em poder financiar a construo principalmente por 3 modalidades: 1. Mensalidades.

52

Pe. Luiz Antonio Belini

No dia 4 de julho j est iniciada em nossa parquia a campanha das mensalidades, cuja cobrana vai comear no ms de agosto 69. O sistema das mensalidades consiste numa contribuio mensal, que uma famlia ou uma pessoa se compromete a dar de livre e espontnea vontade nossa comunidade, por sentir-se responsvel por ela. Cada um calcula o valor da sua contribuio na base de 1% (um por cento) a partir das suas entradas mensais. Como contribuio mnima pensamos colocar o limite de NCr 1,00. Todos os contribuintes ou mensalistas tero livre acesso aos sacramentos na nossa comunidade, quer dizer, no se pedir deles a esprtula de um batizado ou casamento. As famlias e as pessoas que querem aderir a esta campanha das mensalidades podem inscrever-se no livro das mensalidades da nossa parquia, aqui na matriz (casa paroquial) ou com o dirigente do culto na sua comunidade aonde mora. 2. Campanha do Caf. No dia 6 de julho lanamos a Campanha do Caf 1969, em duas frentes: (1) Para as pessoas que moram em Quinta do Sol: Convidamos as famlias que trabalham com caf a dar uma contribuio em caf. Quem quiser de bom grado colaborar com esta campanha, pode dar o seu nome ao padre vigrio, a um dos membros da comisso da igreja, ou ainda ao chefe da sua comunidade. Os membros da comisso da igreja so: os srs. Sebastio C. Sobral, Manoel Matias, Manoel de Jesus Moleiro, Jos Alves, Genesio Moya, Antonio Silveira, Jos Joaquim Matias Fernandes. Na medida do possvel, iremos visitar as suas casas e buscar o caf. (2) Para as pessoas que no moram em nosso municpio: Mandamos uma carta circular a todos os proprietrios de fazendas e stios, localizados em Quinta do Sol; so mais ou menos 60 pessoas. 3. Lista do cimento. Logo mais, no incio da construo, correr uma lista aqui no comrcio, na qual podem inscrever-se as pessoas que querem doar um ou mais sacos de cimento.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

53

Que todos ajudem, conforme suas posses... A igreja sua... A comunidade toda responsvel pelo bom andamento! No dia 11 de agosto a construo se inicia, sendo feitas as escavaes para os alicerces. Esta primeira parte, empreitada para o Sr. Angelim Batista, fica pronta em 8 de setembro. Iniciando a segunda parte, o erguimento das paredes, que embora prometida para o natal, no ficou pronta. Para ajudar nos custos da construo, se iniciou um sistema de mensalidades. A campanha do caf foi frustrante nesse ano. Aps um curso de trs dias, em 8 de dezembro, 4 lderes so institudos ministros extraordinrios da comunho eucarstica, recebendo das mos do Sr. Bispo a licena de ministrar a eucaristia em 3 casos: quando durante a missa h grande concurso de pessoas, quando numa comunidade distante reunida em orao h pessoas que desejam comungar, e quando h pessoas doentes s quais o padre no pode atender. Os 4 eram [foram] anteriormente eleitos pelos prprios dirigentes do culto, e cada um deles fica responsvel por um dos 4 setores em que est dividida a parquia. So os senhores Jos Alves, coordenador responsvel pelo setor formado por Ariranha, Limoeiro, So Pedro, Santa Maria, Caet e Miriam; Anatalcio A. da Silva, coordenador do setor de Brando, Prosdcimo, Ninho da Ona, Ananias, Irapu e Nossa Senhora do Iva; Antonio Silveira, coordenador de So Joo da Barra, Leo, Santa Lcia, Santa Eloza, Jaragu; e Rafael Menechini, coordenador de Crrego Cristal, Rio da Vargem, Santa Cruz, Providncia, Ouro Paulista e Continental (LTheg.4). O padre Henrique sempre preparou um material para orientar a reflexo nos cultos dominicais das comunidades. De formao avanada e dentro do esprito da Conferncia de Medelln, os exemplares que dispomos refletem uma conscincia e atuao poltica forte, nos moldes da teologia da libertao nascente na Amrica Latina. Isso digno de nota, pois estamos nos anos de chumbo da ditadura militar, no ps AI-5 (Ato Institucional 5), que restringiu enormemente as liberdades individuais e

54

Pe. Luiz Antonio Belini

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

55

56

Pe. Luiz Antonio Belini

a atuao de conscientizao poltica. E o padre Henrique era estrangeiro! Por menos, muitos foram expulsos do Brasil. Em 1970 padre Henrique j anota o xodo rural e como isso vai afetando as comunidades, algumas se extinguindo por completo: No fim das colheitas de algodo e dos cereais, algumas comunidades se extinguem: Santa Lcia, onde todas as famlias se mudam para deixar lugar para o gado; Ouro Paulista, idem; Nossa Senhora do Iva, onde diminui pela metade o nmero das famlias ali residentes; Santa Maria, onde a fazenda despacha todas as famlias de uma s vez. Outras comunidades de culto atravessam graves problemas: Jaragu acaba de ser fechado por falta de interesse do povo; Ninho da Ona luta com a falta de pessoa idnea; Prosdcimo, Brando, Irapu, Continental, Santa Cruz e Providncia mudam de dirigente (LTheg.5). Padre Henrique intensifica os cursos de formao e neste ano a catequese volta-se para o sacramento da crisma. Continua a reclamao da pastoral sacramentalista dos vizinhos, agora com o acrscimo tambm do substituto de padre Aloysio em Engenheiro Beltro. Aps a visita do provincial, padre Henrique se prepara para mais uma vez ir a Europa para cursos. Em 17 de agosto entrega a parquia. Como despedida deixou escrito: Durante quase 4 anos trabalhei aqui com muito gosto: tenho a confiana que este trabalho vai ter a sua continuao e vai dar os seus frutos no futuro. Deixo a parquia com a sua comunidade em fase de construo e com a matriz a cobrir. Estou consciente de muitos dos meus erros e minhas faltas. Por isso bom que outro padre assuma a parquia e equilibre as minhas insuficincias, principalmente a de no ter vencido a distncia que senti entre a maioria dos paroquianos e a minha pessoa. Vejo, agora, ainda mais do que quando comecei, a parquia como uma comunidade que deve ser um corpo vivo, onde Jesus continua vivendo transformando o nosso mundo. Jesus mesmo deve ser sempre mais o pastor, o chefe, a cabea, que orienta. Nesta comunidade, tive eu, o meu lugar como padre ao lado de todos os outros membros meus irmos (1/8/70) (LTheg.5).

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

57

Em setembro de 1970, chegou o padre Luis Gumpp SVD. Ficou at o fim deste mesmo ano. Embora fosse muito popular, no continuou a alma do anterior (LT.4). O padre Cristiano Wiemann SVD sucedeu ao padre Gumpp, ficando em Quinta at maro de 1972, embora nesse perodo tenha estado bastante tempo de frias na Alemanha. Padre Cristiano era organizador. Gostava das coisas bem certas e em ordem. Era enrgico e exigente (LT.4). Natalcio e sua famlia, que moravam na casa paroquial, tiveram de se mudar. Padre Cristiano foi o ltimo padre do Verbo Divino em Quinta do Sol. A justificativa dada, segundo padre Lauro, no era das mais nobres. Ele escreveu, no sem certa ironia: A congregao do Verbo Divino sempre queria entregar a parquia para o Bispo. O motivo era que era (sic) uma parquia difcil, com muitas fazendas e no dava vocaes, e pouco dinheiro para os cofres da congregao. E se a congregao no fosse missionria, o que faria? Com a sada do Pe. Cristiano, a parquia voltou

58

Pe. Luiz Antonio Belini

para o Bispo e seria atendida da em diante pelo clero secular (LT.4). Padre Jos Kalfhues foi o primeiro padre do clero diocesano a assumir a parquia. Encontrou a igreja construda, mas no acabada. Padre Jos conseguiu construir o salo paroquial e cercar o terreno da casa paroquial. Padre Lauro lembra um acidente sofrido por padre Jos: como, no comeo, ele no tinha experincia de dirigir jeep no cho molhado, ao atravessar a velha ponte, de madeira, sobre o rio Mouro, que o povo chama de rio da Vargem, o jeep escorregou e caiu no rio com ele dentro. Felizmente nada de grave aconteceu. Apenas padre Jos passou susto e um certo vexame e perdeu um sapato. E o povo comentava que padre Jos se batizou no rio, de novo (LT.5). Resultado: trocou o jeep por um Volks. Outra curiosidade anotada pelo padre Lauro sobre o Padre Jos: inclinado caa, padre Jos sempre levava sua espingarda para as capelas e, no caminho, derrubava alguma pomba que entrava, dia seguinte, no cardpio do almoo. Naquele tempo, nas fazendas de caf, havia enxames de pombas e, na boca da noite, era fcil abat-las, pois pousavam nas pontas dos cafeeiros. Era uma compensao para as dificuldades que as comunidades das fazendas ofereciam (LT.5).

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

59

Padre Jos permaneceu em Quinta de maro de 1972 at setembro de 1975. Nesse perodo, em suas frias na Alemanha, foi substitudo por padre Lauro, ento proco de Fnix. No incio de outubro padre Jos foi transferido para Iretama. Ficando responsvel pela parquia novamente o padre Lauro, que permanecia uma semana em Fnix e outra em Quinta, at fevereiro de 1976.

Av. Brasil, atual Av. Centauro - 1974 (Acervo S.T.R.)

Em fevereiro de 1976 tomou posse o padre Milton Gomes, vindo da parquia de Jacutinga, municpio de Ivaipor. Padre Milton tinha uma sade frgil. Causou esta impresso ao padre Lauro: No dia da sua posse j se percebeu que era um homem doente: no tomou aperitivo

60

Pe. Luiz Antonio Belini

nem cerveja, selecionou a comida e comeu pouco. Era plido e pouco falava (LT.5). Padre Milton foi nomeado por dom Eliseu, responsvel diocesano pelas vocaes, embora pouco tenha feito neste setor. No queria atender as fazendas a noite, apenas de dia, por causa de sua sade frgil. Foi assim que aquelas comunidades foram se extinguindo uma a uma. Mas, parece que esse motivo no era to srio assim, pois ele comeou a passar filmes, noite, em algumas capelas, com entrada paga... (LT.5). Segundo o padre Lauro, foi o padre Milton quem deu incio ao CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), mas no temos registros. Na avaliao de padre Lauro, padre Milton foi infeliz em no tratar a todos os paroquianos de modo igual. Tomou o partido de certo grupo e agrediu violenta e abertamente outro grupo. Dividiu o povo, uns a favor dele, sobretudo os mais humildes e os da lavoura, e os outros, sobretudo os mais influentes na cidade, contra ele. E esses grupos se digladiavam... criou um certo fanatismo em torno de sua pessoa, bem como um pouco de culto personalidade (LT.6). O que ele, entretanto, tinha de bom, era a liturgia, que era muito elogiada quando cheguei. Todos gostavam muito de sua missa bem explicada, mas que acabou afastando alguns, porque demorava, s vezes, duas horas(LT.6). Em julho do mesmo ano, seu estado de sade se agravou, sobretudo sua debilidade mental, foi internado em um hospital em Londrina. Depois de alguns dias, sem alta, deixou o hospital e foi morar com parentes. Faleceu repentinamente, do corao, em 8 de setembro de 1977. Padre Lauro voltou a atender Quinta do Sol, uma semana sim, outra no, at a quarta-feira de cinzas de 1978. Na quinta-feira seguinte assumiu definitivamente a parquia de Quinta do Sol, deixando Fnix, embora dom Eliseu j o tivesse avisado que ficaria por pouco tempo. Como misso principal, o bispo pediu que pacificasse a parquia e unisse outra vez o povo. Aps reunies com os grupos e a sua devida pacificao, convocou o CPP, fez uma reformulao e adaptao31.
31 Este CPP ficou assim constitudo: presidente: o vigrio; vice-coordenador: Eduardo Viana Pereira; secretrio: Antonio Carlos Martini; vice-presidente finanas: Florival de Marcos; Coordenadores das pastorais: Sade Arlindo Rodrigues; Catequese

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

61

Inaugurao do asfalto em 19/08/1978 - Acervo: Prefeitura Municipal de Quinta do Sol

A avaliao que o padre Lauro fez dessas equipes foi a seguinte: Devo dizer que essas equipes trabalharam bem durante esses anos, sobretudo a das vocaes e promoo humana, que se confundia com a da sade. Dificuldades e falhas sempre houveram, mas, de um modo geral, trabalharam bem (LT.7). Padre Lauro ainda registra o costume de se fazer duas festas por ano na matriz, uma aps a pscoa e outra em outubro, pela poca do padroeiro. Desde 1966 no havia crisma na parquia, o que aconteceu em 1980. Foram 302 crismandos, com idade que ia de 10 a 60 anos.
Clvis Maximino; promoo humana Sebast. Aparecida Knippelberg; Familiar Antonio Monteiro e Maria Monteiro; Jovens Alberto; Representante das Comunidades Rafael Menechini; Vocacional Erenita Rizzo. Mas j em 1979 houve mudanas: Liturgia Ana Maria Dariva; Jovens Nilton Gregrio; Mudou tambm a equipe de finanas, que ficou assim constituda: presidente-nato: o padre; vice Helmut Etgeton; tesoureiro Antonio Felgueira; secretrio Joo Abel de Freitas Mendona; conselheiros: Pedro Ananias, Pedro Dias e Florindo Rizzo. (p.6 e 7).

62

Pe. Luiz Antonio Belini

Entre 1978 e 1979, foi colocado piso de cermica na igreja e construdo o muro de lajotas no terreno da casa paroquial. Tambm a pastoral foi uma preocupao constante: logo depois de o povo viver de novo em paz e em unio, em 1978, comeamos a organizar uma equipe para dar encontros de casais e de jovens, na matriz e no interior da parquia, com a finalidade de formar os primeiros grupos de reflexo, em vista das futuras comunidades eclesiais de base. Assim, surgiram grupos de reflexo tanto na cidade como nas comunidades rurais. Uns estavam funcionando bem e outros mal (LT.8). Padre Lauro criou um clube de coroinhas que o acompanhava nas capelas. E desse clube surgiram, segundo ele, frteis vocaes. Em 1978 encaminhou 4 garotos para o seminrio.

Padre Lauro com crianas de Primeira Comunho

Quanto s comunidades rurais, padre Lauro fez a seguinte avaliao: O maior problema da parquia so as comunidades nas fazendas. Alm de o povo ser, na sua maioria, analfabeta, tambm totalmente desinstruidos (sic) na religio. Eles querem uma igreja s para batizar seus filhos, casarem alguns deles e para enterrarem seus mortos. Quando muito, assistem alguma missa, sobretudo se ela no for na hora das novelas da televiso. Porque em quase todas as 28 fazendas do municpio j entrou

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

63

essa deusa moderna, cujos programas servem de lenitivo e distrao, para o povo marginalizado, sofredor, inseguro e sem esperanas das nossas fazendas, fazer passar os dias e as horas de sua vida sem rumo e sem sentido. Esse um dos motivos porque o culto dominical no se firmou em muitas dessas comunidades. Outro motivo a falta de um dirigente capaz, lder e atuante. Quando num ambiente desses se consegue um lder assim, a duras penas, de uma hora para outra ele vai embora, porque o remanejamento do pessoal, nas fazendas, outro empecilho para se conseguir um resultado mais satisfatrio. Enfim, a quarta causa do fracasso era eu mesmo. Faltou a mim maior aproximao com esse povo e melhor relacionamento com eles. Nesse ponto me penitencio e reconheo minha falha (LT.9). O que consta no livro tombo da parquia at esta data so as lembranas do padre Lauro, que a deixou definitivamente em 25 de fevereiro de 1980, indo para uma experincia missionria de 4 meses em nossa diocese irm, Barreiras, na Bahia. Como despedida, padre Lauro escreveu: Como da primeira vez que saia de Quinta do Sol 1966 chovia intensamente. Aquela vez saia aliviado, porm, dessa vez, pesaroso. E plagiando Gil Vicente, poeta portugus, autor da Balada da Neve, eu poderia

Igreja Matriz - Acervo: Rubem Lopez

64

Pe. Luiz Antonio Belini

dizer: Caia chuva na natureza e caia no meu corao (LT.8). O padre Jos Brand chegou parquia dia 20 de fevereiro de 1980, tomando posse no dia 24, um domingo. Estavam presentes, alm do Bispo, dom Eliseu, o padre Lauro e Alberto, de Engenheiro Beltro. Padre Jos, que havia deixado a Companhia de Jesus e sua funo de reitor do Seminrio em Ubirat, descreve assim como encontrou a parquia: Cheguei aqui no dia 20 de fevereiro de 1980, quarta-feira de cinzas. Encontrei a casa e os arredores bem abandonados. Durante o resto daquela semana fiquei limpando a casa, banheiros, carpindo o quintal, a fim de torn-la habitvel. Uma recepo promissora. Quase do mesmo jeito fui encontrar a Igreja e a parquia (LT.10). Logo no primeiro ms de parquia, padre Jos Brand repetiu a faanha do outro padre Jos, mas dessa vez em outra ponte: Dia 21 de maro, sexta-feira, em plena campanha da soja, tima ocasio para conhecer a parquia, talvez por estar apurado e por no conhecer a estrada, capotei o Fiat e camos debaixo da ponte. Estavam comigo trs coroinhas e s o Kiko levou um corte superficial na cabea. Valeu o susto! O seguro pagou o carro e compramos outro na semana seguinte (LT.10). Com o lucro da primeira festa sob o trabalho do padre Brand, nos dias 19 e 20 de abril, foi iniciado a construo do que ele chamou de puxado no salo paroquial, para banheiros, bar e churrascaria (que foi inaugurado em setembro). No dia 21 de abril, a parquia festejou em Engenheiro Beltro, com todo o decanato, a festa dos 20 anos de criao da Diocese. Em 01 de maio, a festa foi em Campo Mouro. Juntamente com a organizao pastoral, foi tambm acolhida uma nova Comisso de Finanas32, aprovada pelo CPP no incio de maio. Um dos assuntos desse CPP que chamou a ateno foram os Grupos de Reflexo: tem pouqussimos em funcionamento (4 ou 5 grupos). Padre Brand
32 Assim constituda: presidente-nato: o padre; vice-presidente Manuel Matias; assessor do vice-presidente Joaquim Arruda; Secretrio Helmut Etgeton; tesoureiro ngelo Rodrigues; conselheiros: Vivaldino Lazaretti, Pedro Ananias, Silvio Tonelli. Contador Alberto Follmann.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

65

anota ainda que j est comeando a melhorar a freqncia do povo s missas, que, segundo ele, aos sbados quase no comparecia ningum. Inclusive nos domingos a freqncia no era muito grande (LT.10). Padre Brand informa que as capelas rurais esto passando, neste ano, por uma nova configurao: foi fechada a capela do Ariranha, havia pouca gente e preferiram participar da capela das Trs Vendas, ainda pertencente parquia de Fnix. Tambm foi fechada a capela do Brando, a nica em alvenaria da parquia, havia pouca gente e os mesmos tinham acesso a uma outra capela tambm33. Em 13 de dezembro aconteceu a inaugurao da capela So Tiago na fazenda Santa Heloisa, construda pelo administrador, senhor Agnaldo Alves. Na capela So Cristovo, que tem um ministro, foi colocado o Sacrrio que era da Matriz, para a qual foi adquirido um novo. Sobre este primeiro ano de atividades, o padre Brand faz a seguinte avaliao: Este primeiro ano de trabalho foi bom. Houve um crescimento geral. As missas da matriz passaram a ter boa freqncia e participao. As comunidades rurais tambm se firmaram mais. Vrios dirigentes fizeram curso de aprofundamento. A, tambm cresceu a freqncia e participao. Com alguma exceo, todas tiveram uma visita mensal. Consegui tambm que nas escolas rurais os professores, na sua matria, passassem a dar aulas de religio tambm, junto com estudos sociais. Basearam-se no Pequeno Catecismo. Os grupos de reflexo tambm se multiplicaram na matriz e na escola Padre Ccero, que tem no senhor Pedro Dias um dirigente muito bom. Entre os problemas, o padre Brand anota que tem pessoas que freqentam o missionrio Miranda Leal e freqentam a mesa da comunho. J orientei sobre isto, mas no sei se adiantou alguma coisa (LT.12).
33 O dinheiro que a capela possua foi depositado numa conta bancria em nome do padre Brand e do senhor Argemiro Malagutti; posteriormente foi integrada ao caixa da matriz. No dia 20 de dezembro de 2009, entrevistei o senhor Argemiro que confirmou e enriqueceu em detalhes o acima exposto. Quando mudou-se para o bairro Brando, em 1962, a capela j existia e, segundo suas lembranas, havia sido construda pelo senhor Vicente Peruso.

66

Pe. Luiz Antonio Belini

Padre Jos Brand

Durante o ms de janeiro de 1981, aps uma campanha, foram adquiridos onze ventiladores para a igreja e quatro para o pavilho. Nesta ocasio, diz o padre Brand, foi feita a instalao da luz (LT.12)34. Tambm foi instalada uma nova aparelhagem de som na igreja, inclusive com duas cornetas para o som externo, ficando pronta, juntamente com a pintura interna, no ms de maio. Este som externo, por meio de cornetas, ser o veculo de comunicao da cidade, para avisos gerais, tais como, achados e perdidos e falecimentos, at que no fim dos anos 90 apaream os servios de som em carro. A igreja tambm est sendo ornamentada com samambaias35. No dia 10 de junho, esteve em Quinta do Sol o administrador diocesano, Dom Jos Maria Maimone, bispo de Umuarama. Ele presidiu a celebrao eucarstica e depois fez uma pequena reunio com a liderana.
34 Pelas anotaes do padre Brand no fica muito claro, mas concluo que essa instalao da luz deva ser no Salo Paroquial. 35 Por muito tempo essas samambaias foram cuidadas pela dona Luiza Malagutti e, posteriormente, pela dona Salete Sobral.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

67

H alguns meses havia sido aceito a renncia de Dom Eliseu. A cidade foi dividida em quatro setores, em vista da pastoral e da liturgia, mas tambm da limpeza da igreja. O objetivo futuro que se transformem em quatro CEBs. Foi iniciada uma comunidade na Fazenda Ninho da Ona, com catequese e preparao para outros sacramentos. Os folhetos utilizados pelas comunidades para o culto semanal esto sendo preparados pelo proco. Sobre a caminhada das capelas, nesse ano de 1981, padre Brand lembra de modo muito positivo, principalmente algumas: a capela So Cristvo, dirigida pelo senhor Rafael Menechini; escola Padre Ccero, dirigida pelo senhor Pedro Dias Tunes e no Caf Sombrio, dirigida pelo Csar Ananias. Em 04 de outubro foram investidos Ministros Extraordinrios da Comunho Eucarstica: Guerino Sturion, Odete Rodrigues e Erenita Rizzo. Promovemos mais algumas melhorias para a igreja: um confessionrio salinha do perdo, dois nichos para So Judas e Nossa Senhora Aparecida; dois editais para avisos, quatro banquetas para leitores e comentarista, uma mesa para folhetos e ofertas e uma mesa de som (LT.14). Encerrando o ano de 1981, padre Brand escreve: Na ltima reunio do CPP fizemos uma avaliao e pequena previso para o ano de 82. Foi notada a diminuio dos grupos de reflexo na matriz; a ausncia de lderes no curso de formao crist; melhor organizao do pavilho; necessidade de assumirmos as aulas de religio no ginsio, em vista de as irms quase no comparecerem. Ficou decidida a implantao do dzimo a partir de janeiro. Contribuio espontnea e mediante um carn. Inicialmente somente na matriz (LT.14). A partir de dezembro de 1982, com a reabertura do Seminrio Diocesano em Campo Mouro, comecei a passar quatro dias por semana no Seminrio, como diretor e administrador: de segunda a quinta. Em vista disso, os leigos passaram a assumir maiores encargos na parquia. Eles foram incansveis na ajuda ao seminrio: limpeza, pintura, reforma, mantimentos e facilitando os meus trabalhos. Graas sua compreenso e colaborao foi possvel levar a bom termo as duas instituies (LT.14). Tambm os ministros extraordinrios da eucaristia colaboraram,

68

Pe. Luiz Antonio Belini

Antigo Banco Bamerindus na Av. Centauro, atual Sacanji Mveis - 1982 Acervo: C.E. So Judas Tadeu

assumindo um trabalho junto s comunidades rurais36 e a catequese para a crisma37. O novo bispo da diocese, dom Virglio de Pauli, esteve em Quinta do Sol no dia 23 de maio celebrou missa com crisma (81 crismandos) de manh e tarde fez uma reunio com os lderes, ministros e CPP. Em julho, dom Virglio retornou a Quinta e desta vez visitou o colgio So Judas Tadeu, foi em todas as classes e conversou com a direo e professores. Neste ano de 1982, foram fechadas as comunidades da fazenda Santa Cruz, Maraj e Ninho da Ona. Tomou posse tambm uma nova
36 Rafael: Capela So Cristvo, Escola Padre Ccero e Fazenda Jaragu; Erenita: Capela So Tiago; Arlindo: Fazenda So Paulo e Leo; Cludio: as aulas no Comrcio; Teresinha: Capela So Sebastio; Antonio: Fazenda Limoeiro. 37 A catequese neste ano tem como responsvel dona Yolanda. Aconteceu um encontro para preparar o ano, em fevereiro, estando presentes os catequistas: Lcia Mendona, Lindauro, Cidinha, Neusa Avonai, Yolanda, Ana Maria, Clarice Rosa, Carlinhos, Elza, Luciene Rosa, Cleide, Celso Loureno, Herminda, Maria Silvia e Ftima Arruda, conforme o Livro do Tombo, p.15.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

69

Dom Virglio de Pauli

equipe administrativa38. Padre Brand movimenta a parquia em torno das vocaes e, por isso, a parquia comear a ser uma referncia para os seminaristas, como Francisco Prim e Neri, que deram um curso de Bblia em todas as capelas e na matriz, para os jovens. O ano de 1983, Ano Santo, ficou lembrado por uma caminhada feita pelo povo quintassolense do rio da Vrzea at a igreja Nossa Senhora das Graas, em Engenheiro Beltro. Ali participaram da missa e das oraes para lucrar as indulgncias. Foi construda uma sala para formao com colaborao espontnea. Para esta construo foi aproveitado a capela do Brando, que j estava fechada h trs anos. Esta sala ficar conhecida como sala azul. Nesse ano, assumiu a coordenao da catequese Maria Silva, tendo como secretria Ftima Arruda e Regina como tesoureira. A professora

38 Presidente: ngelo Rodrigues; Vice: Joaquim Arruda; Secretrio: Jos Menechini; Tesoureiro: Antonio de Matos; Contador: Alberto Follmann; Conselheiros: Jos Loureno, Pedro Dias, Jos Ablio, Carlos Martini, Walter Romero.

70

Pe. Luiz Antonio Belini

Ins assumiu a orientao pedaggica39. A senhora Elza Matias foi escolhida para a coordenao pastoral. Em 1984 padre Brand intensifica seu trabalho no seminrio em Campo Mouro, de modo que a permanncia na parquia permaneceu reduzida aos fins de semana (LT.17)40. Contudo, as reunies e os cursos de formao aconteceram regularmente. Deu-se maior nfase aos grupos de reflexo. Na igreja foi trocado o sistema de som, eternamente com problemas. Foi inaugurado na festa do padroeiro (LT.17). No salo paroquial foi feito um acrscimo em toda a sua extenso, de seis metros. A prefeitura, chefiada por Solange Marques completou o asfaltamento ao redor do mesmo. A prefeitura liberou tambm a professora Ins para a coordenao de ensino religioso no municpio. A partir do ms de setembro o seminarista Jurandir Coronado Aguilar passou a morar com o padre Brand, auxiliando no trabalho com os grupos de reflexo. No final do ano aconteceu uma srie de mudanas41. Por fim, at o prprio padre Brand mudou-se definitivamente para Campo Mouro. O seminarista Francisco Prim chegou a Quinta do Sol em 19 de fevereiro de 1985, assumindo como administrador paroquial em 14 de abril, sempre sob a orientao e ajuda do padre Brand. Como seminarista, dependia dos padres vizinhos para as celebraes das missas: A nossa parquia recebeu muito apoio dos padres: Jos Brand, que nos assistiu
39 Os demais catequistas lembrados pelo padre Brand: Nilton, Rizamar, Clarice, Juracy, Gilvan, Lcia, Luciene, Elza, Renilda. Arlindo e Yolanda ficaram com a catequese dos jovens. Dois casais que fizeram curso em Campo Mouro sobre planejamento familiar (mtodo Billings) ficaram responsveis pelas palestras nessa rea: Dario e Ins e Jos Francisco e Mariza Farinha. 40 Padre Brand ficou 65 dias em curso de atualizao em So Leopoldo, a partir do fim de abril. Neste perodo, foi substitudo por padre Ademar Lins, do seminrio. 41 Na comisso de finanas, que ficou assim constituda: presidente: Helmut Etgeton; vice: Pedro Dias Tunes; secretrio: Joo Figueiredo; tesoureiro: Joo Abel; contador: Alberto Follmann; Conselheiros: Valdemar Loureno. Gezo Arruda, Silvio Tonelli, Jos Francisco Farinha. No CPP: coordenao pastoral: Erenita Rizzo; Apostolado: Rosa Henrique; Jovens: Clarice Rosa; Catequese: Lcia Mendona.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

71

Francisco Prim - primeiro direita - com jovens da parquia

sempre; padre Germano Bozzebon, de Engenheiro Beltro, que muito se esforou para celebrar missas constantemente aqui e nas capelas maiores; padre Aleixo que no tanto parquia, mas a mim pessoalmente tem me dado muito apoio e foras com visitas, telefonemas e ajuda; padre Ademar, reitor do seminrio diocesano, que tem sempre nos apoiado nos trabalhos vocacionais e pastorais (LT.18 e 19). Dom Virglio esteve na parquia em agosto para a celebrao da crisma e aproveitou para celebrar tambm nas capelas So Sebastio (Irapu), com crisma; So Cristvo (Bairro dos Neves); e Escola Padre Ccero (Bairro Pedro Dias). Entre as atividades do seminarista Francisco Prim, a revitalizao das comunidades rurais42 e a juventude estiveram em primeiro
42 Escola Padre Ccero (Pedro Dias); Capela So Cristvo (Raphael Menechini); Fazenda Santa Cruz (Antonio Galhardo); Fazenda Boa Vista (Regina); Fazenda Limoeiro (Ernesto e Luiz); Fazenda Santa Catarina (Jos); Comunidade da Serrinha (Iraci); Fazenda So Paulo (Vilma); Comunidade dos Malagutti (Laudelina e Laura Malagutti); Fazenda Santa Heloisa (Clio); Fazenda Leo (Jos e Dolores); Capela So Sebastio (Teresinha e Ana de Freitas Mendona).

72

Pe. Luiz Antonio Belini

lugar43. A catequese caminhou na linha da catequese renovada44 e foram investidas novas ministras extraordinrias da eucaristia45. Em janeiro de 1986, alguns seminaristas fizeram sua misso de frias na parquia46. Aps este ano de experincia pastoral, o seminarista Francisco Prim deixou a parquia e voltou aos estudos.

Investidura de MECE de Rosalina, Ana e Iolanda

Aos 26 de janeiro de 1986, em celebrao presidida pelo padre Brand, o padre Ademar de Oliveira Lins assumiu como administrador
43 Este ano, considerado o Ano Internacional da Juventude, os jovens da parquia organizaram-se de maneira fabulosa (LT.19). Coordenadora: Clarice Rosa. Entre os jovens, os que mais se destacam em todos os nveis pastorais so: Clarice, Joo Carlos Benatti Mendona, Jos Roberto, Regina, Lucimar. Maria Jos, Cleide, Antonio Dutra (LT.19). 44 Neste ano a parquia passou por mudanas na coordenao: Lcia Mendona deixou a coordenao para a Luciene Rosa Menechini e esta, para o Clvis Maximino. 45 So elas: Yolanda Rodrigues, Rosalina Henrique e Ana Maria de Freitas Mendona. 46 Entre eles o atual proco, ento seminarista da Filosofia: Luiz Antonio Belini.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

73

Padre Javier assistindo o matrimnio de Joo e Lucimar

paroquial. Fez algumas reunies com as lideranas, mas j no ms seguinte foi transferido. Em 26 de fevereiro, s 20.00 horas, em missa presidida por dom Virglio de Pauli, tomou posse como proco, o padre Francisco Javier Delvalle Paredes47. Padre Javier logo passou a fazer reunies e tomar contato com a liderana: os ministros extraordinrios da eucaristia48, pastoral do batis47 A partir do ms de dezembro de 1986 morou na casa paroquial, com padre Javier, o jovem Jos Roberto Rodrigues, que assumiu a secretaria paroquial. 48 Que neste momento so: Elza Matias, Arlindo e Yolanda Rodrigues, Antonio e Rosalina Henrique, Erenita Rizzo e Clvis Maximino de Oliveira (estes ministros elencados no Livro do Tombo, p.22, so os da matriz).

74

Pe. Luiz Antonio Belini

mo49, da famlia50, da sade51, das vocaes52 e a nova Comisso Financeira, pois a que existia entregou aps a festa de 5 e 6 de abril53. Comunidades rurais so 12, mas algumas em situao precria, sem liderana e, at mesmo, sem catequese. Padre Javier anota, como digno de lembrana, entre os acontecimentos do tempo em que esteve frente da parquia: em 14 de dezembro de 1986, aconteceu a ordenao diaconal do seminarista Francisco Prim. O bispo ordenante foi dom Pedro Urkia. Houve toda uma preparao com intenso trabalho de evangelizao e orao, mexendo com a vida da parquia. Em 12 de fevereiro de 1989, foi a ordenao diaconal de Neri de Paula, ordenado por dom Virglio. No final de 1986, aconteceu um retiro espiritual do CPP, no seminrio So Jos, em Campo Mouro e um passeio do CPP com familiares na gua Quente. No incio de janeiro de 1989, padre Javier foi para So Paulo estudar liturgia, tomando posse, em 25 de fevereiro, o padre Alberto Bernareggi que, no se adaptando comunidade, pediu transferncia trs meses depois. Em 21 de junho de 1989, padre Germano Bozzebon, proco de Engenheiro Beltro e decano, assumiu como administrador paroquial. Procurou apaziguar a comunidade e dar continuidade ao trabalho. Entre
Que foi renovada, ficando como responsveis Lcia e Bruno Werneck. ngelo e Neusa Rodrigues. Maria Felgueira. Desde o padre Brand a pastoral vocacional em Quinta muito atuante, tendo os dirigentes: Jos e Maria Menechini e Pedro Dias. A parquia tem trs seminaristas: Sincero, Juarez e Adio; mas adotou tambm Francisco Prim, Neri e Jurandir. 53 Que ficou assim constituda: presidente: Joo Domingues de Oliveira; vice: Antonio Sebastio; secretria: Clarice Barga Rosa; tesoureiro: ngelo Rodrigues; conselheiros: Valdemar Florncio, Antonio Felgueira, Jaime Barelli, Aparecido Terra, Bruno Werneck, Arlindo Rodrigues e Moacir Fumeiro. Esta comisso reformou a casa paroquial e adquiriu mveis novos. Entre outras coisas, comprou tambm 7 lustres para a igreja. Ainda sob o trabalho do padre Javier, em 1988 tomar posse uma nova comisso: presidente: Valdemar Florncio; tesoureiro: ngelo Rodrigues; secretrio: Jos Roberto Rodrigues; conselheiros: Arlindo Rodrigues, Antonio Felgueira, Narciso Cacilha e outros. 49 50 51 52

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

75

o que julgou digno anotar no livro tombo paroquial, est a bno do posto avanado do Banco do Brasil e a participao na Assemblia Constituinte do municpio, ambos no dia 20 de outubro, e em novembro a posse de novos ministros extraordinrios da eucaristia. O padre Germano tinha um modo muito peculiar de ser, o que fez com que tivesse muitos amigos em Quinta do Sol.

Padre Germano

Em 13 de janeiro de 1990 tomou posse como proco de Quinta do Sol, o padre Francisco Xavier Lesniowski, em celebrao presidida por dom Virgilio de Pauli, com a presena de reduzido pblico, devido s chuvas que caram momentos antes (LT.27). Padre Francisco fez algumas reunies e deu continuidade aos trabalhos paroquiais. Em 30 de junho do mesmo ano deixou a parquia, transferido para Goioer. Em 01 de julho de 1990, tomou posse o padre Tadeu Golesk, em celebrao presidida por dom Virglio. Descreveu sua primeira impresso assim: assumindo a parquia, percebi o afastamento do povo das prticas religiosas, principalmente, havia pouca freqncia na missa dominical. Decidi celebrar a santa missa tambm durante a semana. Visitando as

76

Pe. Luiz Antonio Belini

comunidades notei a grande distncia que alguns tinham das capelas, portanto, decidi reativar algumas j fechadas. Recomecei a celebrao de missa na Serrinha (escola), Pedro Dias (escola) e Santa Cruz (escola). Continuando a celebrao nas demais: Irapu, Neves, Jaragu, Santa Heloisa e Limoeiro (LT.27). Em julho e agosto padre Tadeu visitou seus pais na Polnia, ficando a parquia sendo atendida pelo padre Boguslau Kiezel, ento proco de Fnix. No dia 05 de setembro tomou posse uma nova comisso administrativa da parquia54. Neste perodo tambm foi implantado o dzimo na igreja matriz. A comisso do dizimo, juntamente com a comisso administrativa promoveu uma pintura na casa paroquial e conserto do telhado da igreja. No dia 08 de dezembro de 1991 foi realizado o encontro de casais com a presena de 38 casais. Este encontro foi animado e dirigido por uma equipe de Campo Mouro. Nos dias 4 e 5 de abril de 1992 foi comemorado o jubileu (25 anos) da parquia. A missa em ao de graas foi presidida por dom Virglio e concelebrada pelo proco e pelo padre Germano Bozzebon. tarde esteve presente tambm dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo de Maring. No final de maio foi feita a pintura externa da igreja. Dom Virglio de Pauli esteve em visita pastoral nos dias 14 e 15 de junho: na matriz celebrou missa com crisma (119 jovens) e fez reunio com as lideranas. Celebrou tambm em Irapu (Capela So Sebastio) e nos Neves (Capela So Cristovo). Ali houve um almoo com as famlias da comunidade. Vale a pena transcrever as anotaes que dom Virglio deixou no Livro do Tombo sobre a visita nesta capela: s 10.00 horas concelebramos com padre Tadeu missa na capela dos Neves, sendo padroeiro So Cristovo e presidente o Sr. Rafael. Fomos recebidos com discursos, cnticos e flores. Era pela 2 vez que estvamos visitando aquela capela.
54 Ficando assim constituda: presidente: Antonio Matos Sebastio; secretrio: Joo Carlos Benatti Mendona; tesoureiro: Antonio Rodrigues Felgueira; conselheiros: Joaquim Arruda, Pedro Dias Tunes e Antonio Roberto de Assis.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

77

Padre Tadeu com Ablio e Maria. Ao fundo presbitrio da Matriz.

Mas notamos tudo diferente, isto , em vez da Capela de madeira, agora uma bela capela de material. Surgiu ao lado um belo salo e o posto telefnico. Notamos o que uma comunidade formada de cerca de 30 famlias, muito bem formadas, quase todos sitiantes e consideramos o modelo de comunidade crist. Aps a missa houve no salo um almoo de confraternizao em que tomaram parte todas as famlias presentes. Revivia-se, de certa maneira, o esprito das primeiras comunidades. Desse almoo participamos juntamente com o Pe. Tadeu e a comunidade nos ofereceu um belo presente. Em seguida rumamos para Campo Mouro (LT.29). A comunidade conhecida como bairro Trs Vendas, pertencente ao municpio e parquia de Fnix, contando inclusive com uma capela dedicada a so Jos Operrio, mas com sua vida toda voltada para Quinta

78

Pe. Luiz Antonio Belini

do Sol, aps pedido feito ao bispo diocesano por ambos os padres envolvidos, foi definitivamente transferida para a nossa parquia. A seguir transcrevo o decreto: Pelo presente decreto, havemos por bem anexar a Capela de So Jos Operrio, da Parquia de Fnix, Parquia de So Judas Tadeu, de Quinta do Sol. Outrossim, todos os fiis pertencentes aludida Capela, de hoje em diante, se tornaro paroquianos da Comunidade de Quinta do Sol, sob a responsabilidade do respectivo Proco. Dado e passado no Bispado de Campo Mouro, sob o Nosso Sinal e Selo de Nossas Armas, aos 10 de agosto de 1992. E eu, Elisabeth Aparecida Gomes, secretria do Bispado, o subscrevi. Dom Virgilio de Pauli Bispo Diocesano

Entre os fatos que haviam marcado a vida dessa comunidade, est uma misso, realizada anos antes, com o erguimento do cruzeiro que ainda hoje se encontra ali. Em 16 de janeiro de 1993, tomou posse o padre Hlio Jos da Costa, recm ordenado, em celebrao presidida pelo bispo diocesano, dom Virglio. Padre Hlio lembra que foi recebido com entusiasmo e com a igreja repleta de fiis. Embora tenha achado a liderana um pouco desarrumada e os fiis, em geral, estavam abandonados (LT.29). Logo tomou as primeiras providncias: Convoquei uma reunio com o Conselho Paroquial de Pastoral e traamos algumas propostas de trabalho na comunidade. (...) Organizamos melhor o dzimo, formamos uma equipe de liturgia e renovamos os cnticos. Da, ento, as missas ficaram melhores participadas, tanto na liturgia, como para os fiis. A igreja comeou a ficar cheia e o clima das celebraes melhorou. (...) Tomei a iniciativa de celebrar missas nos setores da cidade e divulgar melhor

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

79

Misses na Capela So Jos Operrio

80

Pe. Luiz Antonio Belini

a palavra de Deus. Como o tempo permitiu, visitei a maioria das casas me aproximando do povo e conhecendo a realidade. Percebi um povo carente da presena do padre, tanto os de classe mdia como os pobres e favelados. Preocupei-me em andar bastante a p pela cidade e isso facilitou o contato com o povo (LT.29)55.

Padre Hlio

Em dezembro dom Virglio esteve conferindo o sacramento da crisma a 121 adolescentes e jovens. Outro fato marcante foi o encerramento da Semana da Famlia, com uma missa celebrada no Ginsio de Esportes para mais ou menos 2500 pessoas, segundo a avaliao do padre
55 Nestes anos o padre Hlio celebrou mensalmente nas capelas: Irapu, Trs Vendas e Neves. Tambm em outras comunidades, mas no mensalmente: Fazenda Santa Cruz, Jaragu e Limoeiro. Foi tambm renovada a Comisso Administrativa da Parquia: presidente: Walter Romero; secretrio: Joo Carlos Benatti Mendona; tesoureiro: Hlio Aldivino; Conselheiros: Bruno Werneck, Gabriel de Freitas Mendona, Pedro Elias Menechini e Rafael Menechini Filho.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

81

Hlio (LT.30). Em 1994 o padre Hlio incentivou o Cursilho, enviando jovens e casais. Um fato marcante, uma graa de Deus para a Igreja e nossa parquia, foram os votos perptuos da Irm Aparecida Alves da Silva (Irm Neide), dia 29/01. A missa foi concelebrada pelo padre Hlio e padre Lauro. Estiveram presentes irms da congregao Irms de Santa Catarina de Alexandria, qual pertence irm Aparecida56. Padre Hlio deixou a parquia em 20 de janeiro de 1995. Desde 29 de dezembro de 1994 estava nomeado para atender Quinta do Sol o padre Jos Coelho Pereira, ento proco de Fnix, mas iniciando seu trabalho realmente em 07 de fevereiro de 1995. Padre Jos Coelho celebrava s quartas-feiras e no domingo. O dicono Mercir Ricci, de Engenheiro Beltro, celebrava aos sbados. A missa do domingo noite foi deixada de ser celebrada por no haver participao (LT.30). No dia 04 de maio, em uma celebrao no Colgio, padre Jos Coelho se despediu da parquia e apresentou o padre Antnio.

Padre Jos Coelho 56 Nossa parquia deu Igreja mais duas jovens, que se consagraram vida religiosa: Maria de Freitas Mendona (Irm Maria Terezinha) que fez seus votos no Noviciado das Irms Missionrias do Santo Nome de Maria em 1967, deixando em 1980, para cuidar de seus pais. E a Irm Maria de Lourdes Ferreira, filha do senhor Jos e de dona Maria Ferreira.

82

Pe. Luiz Antonio Belini

No dia 06 de maio o padre Antnio Pereira dos Santos celebrou sua primeira missa na parquia. No houve uma posse formal. Ele escreve justificando: Quando aqui cheguei, foi uma surpresa para todos, pois no estavam esperando um novo padre. Por estar vivendo dias difceis, no quis posse (LT.31). Sua proviso de administrador paroquial era apenas at outubro. Padre Antnio anota ainda que encontrou dificuldades por parte de algumas lideranas. No dia 29 de setembro de 1995 deixou a parquia para assumir definitivamente Ivailndia. V. PRIMEIROS CONTATOS COM A PARQUIA

Padre Luiz

Meu contato com a parquia de Quinta do Sol comeou bem antes de minha posse, em 14 de outubro de 1995. Em 1972, ainda criana (9 anos) passei pela primeira vez em Quinta do Sol. De minhas lembranas, restou apenas a recordao da passagem pelo rio da Vrzea, em uma ponte estreita e de madeira. Nos anos seguintes vim algumas vezes a Quinta do Sol, acompanhando meu pai em seu trabalho. Dessas visitas, lembro-me da imagem do Cristo Redentor, ou, como o povo gosta de chamar, o

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

83

santo. Para uma criana, era um atrativo v-lo. Em 1978, fiz alguns encontros vocacionais animados pelo padre Jos Brand e, em 17 de fevereiro de 1979, entrei para o seminrio Santo Incio em Ubirat, dos jesutas, onde ele era reitor. Para minha surpresa, ao retornar das frias em 1980, o padre Jos no era mais nosso reitor. Tendo deixado a Companhia de Jesus, inseriu-se no clero diocesano e assumiu a parquia de Quinta do Sol, como relatado na primeira parte desta obra. Assim, havia agora, para mim, um amigo em Quinta do Sol. Padre Brand permaneceu sempre ligado a pastoral vocacional e ao seminrio, agora diocesano, transformando Quinta do Sol em uma referncia para ns seminaristas. Como j relatei, neste perodo a pastoral vocacional da parquia era muito atuante.

Igreja Matriz em 1995

Tendo entrado para o seminrio diocesano, cursando filosofia, nas frias de 1985 vim a Quinta do Sol para um perodo de trabalho pastoral, uns 10 dias. O administrador paroquial naquele ano era o tambm

84

Pe. Luiz Antonio Belini

seminarista Francisco Prim. Cheguei no domingo, o Francisco Prim no estava, tinha ido em um encontro em Campo Mouro e s me esperava para a segunda-feira. Por sorte, me deparei com a jovem Clarice Rosa que me acolheu muito bem e arrumou uma chave para que eu ficasse na casa paroquial. Entre as atividades pastorais, fui a Irapu, onde visitei as famlias e fiz palestra na capela. L me hospedei na casa da famlia Mendona, onde atualmente mora o Agostinho Mendona. Quando me ordenei, em 07 de janeiro de 1990, fui ser proco de Mariluz e lecionar no seminrio de filosofia em Maring. No perodo em que estive frente da parquia de Mariluz, o dicono Hlio Jos da Costa foi ordenado presbtero ali, sua cidade de origem. Como j havia sido nomeado para Quinta do Sol, em sua ordenao compareceu uma caravana de quintassolenses. Neste perodo, lecionando na filosofia em Maring, tive como aluno o seminarista Adio Odilon Pego, tambm de Quinta do Sol e de quem tive o privilgio de, posteriormente, preparar a ordenao presbiteral. Tive laos de amizade tambm com outros seminaristas cuja

Casa Paroquial com secretaria 1995

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

85

famlia era de Quinta do Sol. Em setembro de 1993 deixei a parquia de Mariluz para estudar em Roma. Por ocasio de sua visita ad limina, dom Virglio se hospedou em nosso colgio. Nestes dias em que esteve em Roma, me props escolher uma das possveis parquias, que assumiria quando voltasse: Mariluz, Janipolis, Boa Esperana ou Quinta do Sol. Escolhi Quinta do Sol. Por isso, quando o padre Antonio Pereira dos Santos veio a Quinta do Sol, tinha proviso apenas at o ms de outubro, ou seja, quando eu estaria livre para assumir. Tendo retornado ao Brasil no ms de setembro de 1995, vim com o padre Jurandir visitar a parquia. Cheguei aps o almoo (almoamos em Barbosa Ferraz com o padre Aleixo) e encontrei na casa paroquial a secretria, Elisngela Alves da Silva (Toti) e dona Dinazalda Lazaretti, que cozinhava para o padre. Padre Antonio nos recebeu muito bem e deu as primeiras informaes sobre o estado da parquia.

VI. DE 1995 AOS DIAS DE HOJE Em 14 de outubro de 1995, em missa presidida por dom Virglio e com a presena dos padres Antonio e Jos Coelho, tomei posse como proco. Fui muito bem recebido. Como parece que todos os padres escreveram ao chegar, tambm eu escrevi em minhas impresses iniciais: A parquia estava meio abandonada, muita coisa para organizar, mas as esperanas minhas e do povo so grandes (LT.32). Logo comecei as reunies para conhecer a liderana e tambm planejar o ano de 199657. Redefinimos os setores e retomamos
57 A pastoral est assim organizada: catequese: Carlos Mendona; PJ: Adilson e Cida; familiar: Agnaldo Alves; vocacional: Jos Menechini e esposa; apostolado: Tereza Sturion; dzimo: Bruno Werneck; cursilho: Odair; Criana: Edith Ieger e Mara Romero; liturgia: Edselma, Edith e Yolanda; ministros: Carlos Mendona; batismo: Aparecido Neves. A comisso administrativa e econmica continua a mesma, sob a presidncia do senhor Walter Romero.

86

Pe. Luiz Antonio Belini

as celebraes eucarsticas58. No dia 01 de novembro fui conhecer e celebrar no Asilo, tendo anotado naquela poca: causou-me boa impresso. muito bem cuidado (LT.32). Entre as atividades que valem a pena serem lembradas nesses meses de 1995, esto a preparao e celebrao de finados. A missa foi na Igreja Matriz, mas depois nos dirigimos ao cemitrio municipal e as pessoas puderam fazer uma celebrao de beno dos tmulos. Foi uma experincia nova que chamou muita a ateno. No dia 19 de novembro fizemos um encontro para estudar a liturgia da missa parte por parte. Produzimos uma apostila conhecida como Mapa da Missa. Comeamos tambm a elaborar e publicar um jornal paroquial, com notcias, artigos e calendrio das atividades59. A casa paroquial estava em pssimas condies. Tinha muitas goteiras e o telhado j havia cedido em alguns lugares. Ela havia sido feita em vrias etapas e por isso tinha muitas guas e, portanto, emendas. Em novembro, aps reunio com a comisso, o presidente Walter Romeiro deu incio a uma reforma para deix-la habitvel. Foi trocado o forro. Algumas portas e a cozinha foram mudadas de lugar. Tambm foi pintada. No ano de 1996, durante o ms de janeiro, o seminarista Adio Odilon Pego fez pastoral em nossa parquia, sobretudo visitando as famlias. Como uma das metas a formao dos agentes, o casal Drauzio e Toninha Cavalli, de Campo Mouro, comearam em maro a assessorar um curso bblico, com encontros quinzenais. Curso que se estendeu por todo o ano de 1996. Em missa de Ao de Graas, em 17 de fevereiro, houve a troca da comisso administrativa60. Alguns fatos de nossa pastoral neste ano de 1996: em 31 de maro, aconteceu um retiro de jovens da parquia, na Fazenda Santa Helosa;
58 J no dia 26 de outubro celebrei no setor 1, sob responsabilidade do Bruno Werneck. A missa foi na casa do senhor Joo Ferri. 59 Este jornal paroquial ter uma vida de aproximadamente 2 anos. 60 Comisso assim constituda: presidente Agnaldo Alves da Silva; secretrio: Osvaldo Marques; tesoureiro: Israel Marcossi Aldivino; conselheiros: Joo C. Neves, Valdemar Florncio, Antonio C. Gomes, Jos C. Vieira, Elsio Farinelli, Sebastio Barbosa, Jos A. Oliveira, Joo Palasi, Genaro A. Silva, Joo Ferri.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

87

Curso Bblico com Drauzio e Toninha - 1996

reciclagem para os ministros extraordinrios da comunho eucarstica do decanato, em 19 de maio, na Sala Azul; retiro para o Apostolado da Orao e Pastoral da Sade, em 9 de junho, na Capela dos Neves; em 13 de julho, o padre Milton Bossoni, da parquia de Paiandu, trabalhou a conscientizao para o dzimo e presidiu a eucaristia; no ms de setembro, uma srie de reunies de estudo do Projeto de Evangelizao, visando a preparao das misses populares; em 29 de setembro, assessorados pelo Druzio e Toninha, aconteceu na Capela dos Neves, um Encontro Paroquial de Namorados; em 19 de outubro, celebrao eucarstica com investidura de dois novos ministros61; enfim, em 30 de novembro, a celebrao da eucaristia com o envio dos missionrios leigos, conforme o Projeto de Nova Evangelizao. Aconteceram tambm momentos de confraternizao: em 22 de junho, festa junina decanal da catequese; em 10 de agosto um jantar danante promovido pela pastoral da criana; e por fim, em 15 de outu61 So eles: Clvis Maximino e Edith Ieger.

88

Pe. Luiz Antonio Belini

bro, uma churrascada na Associao da Prefeitura, com toda a liderana. Esse jantar marcou meu primeiro ano na parquia. Foi uma proposta do CPP62 e os custos foram rateados entre os participantes. Para a manuteno da parquia, foram realizadas duas festas: em 13 e 14 de abril e a do padroeiro63. Neste ano a parquia recebeu a ajuda da ADVENIAT, instituio da Igreja Catlica da Alemanha, para a troca de carro. Com o valor recebido e o carro que a parquia tinha, foi adquirido um Gol 1.6 MI. Iniciamos o ano de 1997 no ritmo da Nova Evangelizao. Em 9 de maro, realizamos uma Assemblia Paroquial para avaliao e planejamento. Ficou decidida uma pequena reforma na igreja. Ser rebaixado e aumentado o presbitrio, como piso uma forrao verde; ser aberta uma porta diretamente da sacristia para o presbitrio; o sacrrio (que estava onde ser construda a porta) ser embutido em um pilar revestido em madeira, num lugar do presbitrio onde possa ser visto por todos que estiverem na igreja; foi providenciado um telo para o retro-projetor, j que antes se projetava na parede; ser feita tambm uma pintura interna. Em reunio do CPP e CAP em 27/8 prestado contas dessa reforma. Entre as atividades que lembramos esto: uma segunda etapa decanal na reciclagem dos ministros extraordinrios da comunho eucarstica, em 13 de maro; foram institudos novos, numa celebrao em 31 de agosto64; encontro de formao de catequistas. Houve tambm uma reciclagem dos ministros do decanato em Quinta do Sol. Aps a celebrao, houve uma confraternizao no salo paroquial. Temos trs capelas em atividade: Irapu, Neves e Trs Vendas (esta ltima estava um pouco desanimada); tambm procuramos reanimar algumas comunidades rurais onde j no se celebrava h algum tempo:
62 Com pouqussimas excees, desde minha posse, em outubro de 1995, as reunies do CPP aconteceram mensalmente na Sala Azul. 63 Como de costume, a parquia realizou duas festas no ano. Com o tempo, a festa que acontecia pelo dia do padroeiro, porque tambm uma poca de trabalho mais intenso na agricultura, passou a ser realizada no incio do ms de dezembro. 64 So elas: Maria da Conceio Matias e Dinazalda Lazaretti (que assumiu tambm a coordenao do Apostolado da Orao).

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

89

Presbitrio reformado em 1997

Fazenda Limoeiro, Brindade e Santa Cruz. So fazendas que ainda tem algumas famlias. Estamos tambm celebrando nos setores da cidade. Traamos algumas metas em referncia infra-estrutura paroquial. Em 27 de setembro, decidimos reformar a Sala Azul, forno e os banheiros do Salo. Foi construda tambm uma nova churrasqueira, j que a antiga estava em situao precria e fazia muita fumaa. A nova redonda e com uma capacidade bem maior. Em 28 de outubro, no dia do padroeiro, Dom Virglio esteve presidindo a celebrao eucarstica com a crisma. Iniciamos o ano de 1998 muito animados. J em 8 de janeiro fizemos uma assemblia paroquial para planejar o ano. Entramos em contato com as irms Paulinas de Maring e elas aceitaram fazer um trabalho missionrio em nossa parquia, fundando grupos de leitura orante da bblia. No dia 7 de fevereiro j acontece a primeira reunio entre as irms e a liderana paroquial, aqueles que sero, na organizao das irms, os ananias, ou seja, os responsveis pelos grupos de leitura orante. As misses aconteceram entre 16 e 24 de maio. As irms iniciavam as atividades s

90

Pe. Luiz Antonio Belini

Churrasqueira, 1997

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

91

5.30 da manh e acordavam o povo com rojes. Todos os dias tinha caminhada penitencial nesse horrio. Alm das visitas s casas, aconteceu um encontro com jovens e um com casais. Por ocasio da Assemblia Paroquial, em 23/9, foi feita uma longa avaliao da caminhada. Constatouse que, mesmo com toda movimentao das misses pelas irms paulinas, o povo anda desanimado. Dos grupos de leitura orante da Bblia, sobraram alguns grupos de reflexo (LT.35). Vencida a proviso da Comisso Administrativa, no dia 27/7 foi feita uma nova eleio com a reeleio do Sr. Agnaldo, no fim, a comisso teve poucas alteraes65. No dia 8 de agosto, durante a missa houve os agradecimentos queles que estavam deixando a comisso e acolhida dos novos membros. Aps a missa aconteceu um coquetel no salo paroquial. Em 30/08, no ginsio de esportes da Arcam em Campo Mouro, aconteceu a posse de Dom Mauro Aparecido dos Santos (ordenado em Jacarezinho em 14 de agosto), primeiro auxiliar e depois sucessor de Dom Virglio. Nossa parquia se fez presente com 2 nibus. Como grande bno para nossa parquia e diocese, aps uma preparao que envolveu toda a parquia, coordenada pela pastoral vocacional, tendo frente o senhor Jos Menechini e esposa, no ginsio de esportes local, em 12/9, s 19.00 horas, o dicono Adio Odilon Pego foi ordenado sacerdote. Aps a ordenao aconteceu um coquetel na quadra de esportes do Colgio So Judas Tadeu. No dia 13, domingo, primeira missa do padre Adio, s 19.30 horas, na igreja matriz. No dia 25/9, a parquia promoveu um jantar com bingo, no Clube Sol Nascente. Como prmios: uma motocicleta, TV e bicicleta. Foi um sucesso. Dom Mauro veio pela primeira vez em nossa parquia em 21/11,
65 Ficando assim constituda: presidente Agnaldo Alves da Silva; vice-presidente Joo Ferri; tesoureiro ngelo Rodrigues; secretaria Ademiro e Cida Terra; salo paroquial Srgio e Laudelina Leal; conselheiros: Juvercindo Ferri, Edimar Dias Tunes, Valdemar Florncio, Jair Ananias, Sebastio Barbosa, Mrio Rinque, Elsio Farinelli, Bruno Werneck, Sebastio Neves, Edmilson Vieira, Tel, Osvaldo Korb e esposas (com vencimento em 01/06/2000).

92

Pe. Luiz Antonio Belini

Ordenao do Padre Adio

passeou pela cidade, conheceu a liderana e presidiu a celebrao eucarstica com a crisma. O povo ficou muito bem impressionado com o bispo. Muitos foram os comentrios (LT.35). Neste ano fracassaram novamente as comunidades das fazendas Limoeiro e Brindade. Comeamos a celebrar na Vila Rural. Como de costume na matriz, fizemos duas festas no ano. Com dois anos de circulao, no final deste ano paramos de produzir o Informativo Paroquial. Entre as causas: a ampliao da circulao do Servindo, informativo diocesano, que dever, pelo menos quanto s temticas, abranger a finalidade do nosso Informativo Paroquial. Tambm porque, agora com computador e impressora, a parquia produz facilmente os relatrios e calendrios em quantidade suficiente. Comeamos 1999 com celebraes nas comunidades e com a assemblia de planejamento do ano. Estamos vivenciando o clima da proximidade do jubileu do ano 2000 e com ele, do projeto de nova evangelizao. Iro marcar a vida da igreja nesse ano as misses populares. Foram

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

93

94

Pe. Luiz Antonio Belini

realizados 4 encontros de preparao dos missionrios. A missa de abertura das misses populares foi celebrada em Campo Mouro, no ginsio de esportes Belim Carolo, em 20 de junho, fazendo coincidir com os 40 anos de criao da diocese. Nossa parquia compareceu com 3 nibus, alm dos carros particulares. Em 3 de julho, na igreja matriz, celebramos o envio dos missionrios. Em agosto lanamos uma campanha para arrecadar fundos para a reforma dos bancos da igreja. Cada banco custar em torno de 15 reais. Os bancos estavam soltando a tinta na roupa das pessoas66. Tambm realizamos o jantar com bingo, dia 20 de outubro, mas esse ano em parceria com o Clube Sol Nascente. Os prmios foram: motocicleta, TV e mquina de lavar. Em 08 de fevereiro faleceu Dom Virglio de Pauli. Seu trabalho frente a diocese foi marcado pela busca de dilogo e compreenso. Aps as merecidas homenagens, foi sepultado na Catedral. Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu como bispo titular da diocese. Uma morte que chocou tambm nossa comunidade, pela brutalidade, foi a do Alziro, um rapaz com problemas mentais. Sem famlia, vivia correndo pelas ruas com um volante de carro nas mos. Volta e meia entrava na igreja na hora da missa. Em 7 de agosto foi encontrado morto prximo ao campo de futebol, com marcas de violncia. Em 13 de agosto, foi feito uma passeata pedindo maior policiamento, esclarecimento do crime e paz 67. Neste ano houve uma campanha nacional pela paz. Em 2 de outubro, abrimos esta campanha com uma concentrao na praa Gentil Jos Soares e, em seguida, caminhada at a igreja, sendo encerrada com a missa. O lema: A paz comea em casa. Promovida principalmente pela pastoral da criana. Em 24 de outubro, na fazenda Santa Heloisa, aconteceu um retiro para os missionrios (81) assessorado pelo Drauzio Cavali e dia. Foi
66 A campanha consistiu em listas com doaes voluntrias; encarregados: Agnaldo, Jair do Banestado, ngelo, Florival e o padre. 67 O crime nunca foi esclarecido.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

95

encerrado com missa e confraternizao: uma churrascada. Nesta fazenda aconteceu tambm o retiro dos crismandos (63) em 12 de dezembro, assessorado por Edith Ieger e Carlos Mendona. A crisma aconteceu em 19 de dezembro. Por essa poca dona Yolanda Rodrigues comeou a organizar em nossa parquia a devoo Me Peregrina, que com imagens percorre as casas onde se reza o tero. No final deste ano de 1999, os sem-terra ocuparam a fazenda Maraj. Eram em torno de 150 famlias acampadas. Procuramos ajudlos na medida do nosso possvel, com apoio material (campanhas de alimentos e roupas) e espiritual: em 8 de dezembro celebramos missa no acampamento pela primeira vez. Passamos a celebrar regularmente no acampamento e posteriormente, no assentamento. O ano 2000 iniciou com a esperana dos festejos em torno dos dois milnios do nascimento de Cristo, aps uma longa preparao, baseada no Projeto rumo ao novo milnio. De especial, aconteceu, na capela So Sebastio, em Irapu, um encontro com todos os missionrios leigos de

Crisma em 2000

96

Pe. Luiz Antonio Belini

nossa comunidade, ao todo, 81 pessoas. O tema foi orao e reavivamento das misses populares. Em 7/4, reuniu-se o CAP e o CPP para refletir sobre a pastoral e os encaminhamentos deste ano. Foi decidido tambm que em nossa festa acontecer um pequeno bingo aps o almoo, para segurar um pouco mais as pessoas (o que se tornar uma tradio desde ento). Em 12/05, dom Mauro esteve fazendo visita cannica. Aps verificar as documentaes e livros de registro, escreveu no livro do tombo: Aproveito para parabenizar o proco Pe. Luiz Antonio Belini, CAP e Secretrias pela excelente organizao administrativa e pelo acolhimento fraterno dado a minha pessoa (LT. 38). Todo o CPP esteve presente em Barbosa Ferraz, em 20/05, num encontro sobre o dzimo. Encontro sob a responsabilidade da equipe diocesana e com a presena de dom Mauro. J em 2/6, reunimos a liderana da parquia, no salo paroquial, para estudarmos o dzimo em nossa parquia e aprimor-lo, luz da reunio decanal. Toda a preparao para as misses comea a concretizar-se. Em 1/7 tivemos a missa de envio e incio das misses. Estas visitas foram muito proveitosas. Embora os missionrios tenham tido certa ansiedade ao inici-las, no houve nenhum que relatasse uma experincia desagradvel, muito pelo contrrio, foram bem recebidos e puderam fazer todo o trabalho de evangelizao. Uma parte das famlias que havia ocupado a fazenda Maraj acabou ocupando tambm a fazenda Prosdcimo. Como j tinham uma caminhada litrgica, no dia 20/8, s 10.30 horas, celebrei ali a primeira missa. At a comunidade se estruturar, iremos celebrar embaixo de uma grande rvore, na entrada da fazenda. Seguindo as orientaes da CNBB, preparamos um plebiscito sobre a Dvida Externa brasileira. A inteno foi levar o povo a refletir sobre essa questo, seu impacto na vida econmica do povo brasileiro. A pergunta se referia ao pagamento ou no da dvida. Em 7/9, na Sala Azul, com presena de membros de toda a sociedade quintassolense, mesmo no-catlicos, realizou-se o escrutnio, o No teve uma vitria

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

97

quase unnime68. Trocamos o som da Igreja por um mais potente e moderno em 21/10. O som que tnhamos foi repassado para a capela So Sebastio, Irapu. O novo som foi inaugurado na festa do padroeiro (28/10). A celebrao foi presidida pelo dom Mauro e houve crisma (71 crismandos). Aps a celebrao,todos foram recepcionados com um jantar no ginsio de esportes. Este ano no tivemos festa na comemorao do padroeiro, ela aconteceu no primeiro final de semana de dezembro. Foi uma experincia que deu certo. Na comemorao do padroeiro sempre foi difcil, porque poca de muito trabalho na agricultura. Iniciamos o novo milnio cheios de esperana e trabalho, o ano de 2001 foi de muita organizao, paroquial e decanal. Ainda em janeiro comeamos a preparar a Campanha da Fraternidade, que ter como tema e lema: Vida sim, droga no! Os encarregados de prepar-la foram Edith Ieger, Lcia Mendona, Joo Ferri e a pastoral familiar. No dia 25/02, aconteceu um encontro de formao com a liderana, o dia todo, no Colgio So Judas Tadeu. Foi assessorado pelo dr. Henrique de Apucarana. Abrimos a Campanha da Fraternidade na praa Gentil Jos Soares com um jogral organizado pela pastoral da juventude seguido de procisso at a igreja matriz. Nessa mesma praa a pastoral da juventude realizou um bingo em 25/03. Quanto formao bblica, o senhor Drauzio Cavali assessorou um encontro sobre os Atos dos Apstolos para a liderana. Esse encontro tambm aconteceu no Colgio So Judas Tadeu. Durante esse ano acontece em nossa parquia a escola Paulo Apstolo da RCC. O responsvel o senhor Edimar Dias Tunes. A diocese est fazendo um amplo trabalho de conscientizao do dzimo. Em 16/06, na parquia Nossa Senhora das Graas, Barbosa Ferraz, aconteceu um encontro de formao para a liderana, de nossa parquia estiveram presentes 26 agentes de pastoral.
68 Os responsveis pela organizao desse plebiscito foram os senhores Joo Ferri e Sebastio Neves.

98

Pe. Luiz Antonio Belini

Em reunio do CPP de junho ficou decidida uma reforma na igreja. Tiramos a forrao do presbitrio e colocamos um piso de cermica. Tambm ser feita uma pintura geral. Para isso, em 19/08 mudamos os bancos para o salo paroquial. As celebraes sero realizadas ali. Compramos junto a uma empresa de Maring quadros novos de Via-Sacra esculpidos em madeira. Foi feito tambm em madeira o novo sacrrio69. Para a festa do padroeiro So Judas Tadeu foi adquirida uma nova imagem70. As assemblias paroquial (23/09), decanal (13/10)71 e diocesana (17/11)72 contaram com o apoio de toda a liderana. A pastoral familiar e o Cursilho promoveram um jantar danante no Clube Sol Nascente dia 27/10. O lucro foi revertido para as despesas da pastoral e do movimento. Os responsveis foram os senhores Sebastio Neves e Agnaldo Alves da Silva. A pastoral no ano 2002 ficou marcada, alm da vida ordinria da parquia, pela organizao da pastoral diocesana em Comisses. Nesse sentido, se fez muitas reunies e encontros. Lembro dois desses momentos: no dia 26/04, em Quinta do Sol, com a irm Elga, coordenadora diocesana e em Terra Boa, mas com a presena de todo o nosso CPP, em 09/06. As comisses j esto montadas em nossa parquia, sendo seus responsveis: Arlindo Rodrigues (Anncio), Carlos Mendona (Dilogo), Sebastio Neves (Ao Social) e Lcia Mendona (Animao). Realizamos assemblias de preparao da pastoral para o ano, na parquia em 08/02 e no decanato (realizada com todo o CPP em Peabir) em 17/02. No mbito da formao, vale lembrar: o retiro com Minis69 Os quadros antigos da Via-Sacra foram repassados para a Capela So Jos Operrio, Bairro Trs Vendas. 70 a que est atualmente na igreja. Doao do senhor Argemiro Malagutti. 71 A assemblia se realizou em Barbosa Ferraz com a presena de D. Mauro. Estiveram representando a parquia: Lcia Mendona, Sebastio Neves e esposa, Joo Ferri, Jos Teodoro Celestino, Carlos Mendona, Delza, Helinho, Conceio Matias e Viviane Kumaki. 72 Representantes da parquia: Carlos Mendona, Lcia Mendona e Arlindo Rodrigues.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

99

tros, assessorado pela senhora Ilse da parquia de Engenheiro Beltro, no dia 24/02; no dia 24/03, realizamos um encontro com toda a liderana sobre a liturgia e espiritualidade da missa; comecei tambm um novo curso de bblia, para todos os paroquianos, antes da missa do domingo (das 8.15 s 8.50)73.
Casa Paroquial em construo 2002

Casa Paroquial 2003 73 Foi uma experincia interessante. Muitas pessoas que no costumavam vir para as formaes comearam a vir mais cedo pra missa e aproveitar as explicaes. Essa experincia foi apresentada por mim quando assessorei a assemblia diocesana e deu origem ao que depois ficou conhecido como Escolas da F, essas, porm, num molde novo.

100

Pe. Luiz Antonio Belini

Na reunio do CPP de 07/06, foi apresentada e aprovada a planta da nova casa paroquial74. No dia 28/06, mudei-me para uma casa emprestada pela COAMO, em frente o Clube. Em 01/07 aconteceu a demolio da casa velha. A secretaria paroquial passou a funcionar na Sala Azul. Fizemos uma campanha de material de construo e, o que foi possvel, se fez em regime de mutiro. A parquia recebeu da ADVENIAT, em 15/08, uma ajuda para trocar o carro. Em 16/09 foi adquirido um Gol 1.0 16v. Comeamos o ano de 2003 com uma reunio ampliada do CPP para fazer o planejamento anual. Em 01/03, numa missa presidida por Dom Mauro, foram investidos os novos Ministros Extraordinrios da Comunho Eucarstica75. Aps a celebrao teve um jantar com todos os ministros e suas famlias na Associao dos Funcionrios da Prefeitura. O retiro anual dos ministros foi assessorado pelo padre Jurandir Coronado Aguilar, em 07/08, na ARCAM. Tendo terminado o curso bblico, iniciei em 09/08, uma instruo sobre a liturgia da missa, mas agora alm do domingo, tambm antes da missa de sbado. Aconteceram nesse ano dois festivais de msica sacra, um durante a Semana da Famlia, em 15/08, sob a responsabilidade da Pastoral Litrgica (Margarida e Lcia) e Pastoral Familiar (Osvaldo Mano Domingues); e um segundo festival, agora de crianas, em 09/11. Uma experincia diferente, mas que ficou em nossas lembranas, foi a celebrao decanal do dia das misses, em Engenheiro Beltro, com o Tero Missionrio. Nossa parquia compareceu em peso, sob responsabilidade do senhor Arlindo Rodrigues e esposa. Em janeiro terminamos o bsico da casa paroquial e em 12/2 mudei-me para ela. Em 16/07, o senhor Jos Teodoro Celestino encabeou
74 Esta planta bem como a da secretaria paroquial foi gentilmente cedida pelo engenheiro Joo Carlos Klein. 75 So eles: Jos Teodoro Celestino, Osvaldo Mano Domingues e Edimar Dias Tunes. Desde o ano 2000 nossa parquia conta com mais uma ministra, dona Santina Marcossi de Souza, que era de Guarulhos e mudou-se para nossa comunidade. Tambm para o Assentamento Roncador mudou-se um ministro em 2002, o senhor Izaltino Augusto Brustolin, que desde ento, atua naquela comunidade.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

101

Festival de msica sacra das famlias 15/08/2003

Festival de msica sacra infantil 09/11/2003

102

Pe. Luiz Antonio Belini

uma campanha para aquisio de grama e a plantou no quintal da casa. Em reunio do CPP, dia 01/08, foi analisado e aprovado o projeto de construo da Secretaria Paroquial. Fizemos novamente uma campanha de material e em 16/10, o trator da prefeitura comeou a terraplanagem. As festas desse ano foram para essas construes. Na missa de 20/09 houve a troca de comisso administrativa seguida de uma confraternizao

Construo da Secretaria Paroquial - 2003

Secretaria Paroquial

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

103

no Salo Paroquial76. O ano de 2004 foi de muitas atividades. J no incio teve algumas mudanas na coordenao das pastorais e planejamento do novo ano. O cursilho realizou, ao longo do ano, sua escola. Em 03/03, estiveram presentes os coordenadores de Engenheiro Beltro e do decanato e, em 22/04, a coordenadora diocesana, Dona Anair. A concentrao do Apostolado da Orao, neste ano, foi em Quinta do Sol, dia 14/03, com a presena de muita gente de outras parquias, sob a responsabilidade da coordenadora, Hilda Vieira. No mesmo ms, dia 20, dom Mauro investiu as novas Ministras Extraordinrias da Comunho Eucarstica77. Aps a celebrao, elas foram recepcionadas por todos os ministros e seus familiares em uma janta no Clube.

Investidura de novas MECEs - 20/03/2004 76 Esta comisso ficou assim constituda: presidente: Jos Teodoro Celestino; vice: Joo Ferri; tesoureiro: Natalino Ferri; vice: Fbio Tomeix; secretria: Dinazalda Lazaretti; vice: Lcia Mendona Werneck. Conselheiros: Joo Mateus, Valdemar Florncio, Srgio Leal, Jos Malagutti, Agnaldo Alves da Silva, Edmilson Vieira e suas respectivas esposas. 77 Simone Ferri, Izaura Policarpo de Gouveia Celestino, Maria de Lourdes Sanches Alcazar Domingues, Elizabeth Dias Tunes e Edirlene Tunes Teodoro.

104

Pe. Luiz Antonio Belini

Continuando com a formao permanente, realizamos no dia 28/03, na Igreja, um encontro de formao litrgica a missa parte por parte, aps esse encontro se props uma reestruturao da pastoral litrgica, principalmente nas equipes responsveis pela liturgia das missas. Outro encontro de formao litrgica aconteceu em 12/09, assessorado pelo padre Adio e sua equipe de Mambor, sobre os salmos. A inteno formar uma escola de salmistas. Nesse encontro eu apresentei a teologia dos salmos. Respondendo a uma preocupao dos leigos, em 22/05, fizemos uma tarde de formao sobre Imagens, em seus aspectos bblicos e pastorais. A pastoral familiar promoveu um encontro de formao sobre o sacramento do matrimnio em seus aspectos teolgicos e jurdicos, nos dias 19 e 20/06, para toda a liderana paroquial e algumas pessoas convidadas da comunidade. A nulidade matrimonial foi um dos temas mais detalhadamente trabalhado. Foi assessorado pelo monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, da diocese de Umuarama, e teve como responsveis o

Encontro sobre o sacramento do matrimnio 19 e 20/06/2004

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

105

senhor Osvaldo Mano Domingues e, e pelas refeies, o senhor Agnaldo Alves. O encontro ocorreu no Colgio So Judas Tadeu e contou com a presena de 53 pessoas. Para trabalhar o tema bblico do ano o profeta Isaias contamos com a assessoria do Padre Francisco Javier Paredes Delvalle, proco de Engenheiro Beltro, num encontro realizado com a liderana, dia 20/08. O retiro dos Ministros foi realizado no dia 15/10, juntamente com os ministros da parquia Santa Rita de Cssia, de Barbosa Ferraz, o padre Joo Donizete Pitondo foi o pregador, enfocando a funo do ministro e sua espiritualidade. Respondendo ao convite de nosso bispo diocesano, de multiplicar por dez os nossos grupos de reflexo, realizamos no dia 30/06, uma confraternizao entre os participantes dos Grupos de Reflexo, no Salo Paroquial, sob a responsabilidade da coordenadora paroquial, Conceio Matias e no dia 28/07, uma reunio com o assessor dos Grupos de Refle-

106

Pe. Luiz Antonio Belini

xo, padre Ivo Bossak e a coordenadora, dona Neusa. Foi um encontro muito positivo, embora a participao tenha ficado aqum do esperado. A pastoral da juventude realizou um encontro nos dias 29 e 30/05, no Colgio So Judas Tadeu e no dia 11/07, uma gincana com os jovens do decanato. A pastoral da criana tambm realizou um encontro, dia 18/05, no salo paroquial, com a presena da coordenadora diocesana, encerrado com uma grande confraternizao. Desde este ano a pastoral da criana tem como vice-coordenadora, a Nilce Ferri. Para a coordenao, foi reeleita a dona Edith Ieger. So muitas as senhoras que se envolvem nessa pastoral e prestam um grande servio s nossas crianas. Tambm a catequese tem realizado seus encontros de formao. Para os crismandos e seus pais e padrinhos, a assessoria foi da Irm Snia, de Maring, sob a responsabilidade da coordenadora paroquial, senhora Laudelina Leal. Neste ano de 2004, est muito viva em nossa comunidade a Infncia Missionria (estiveram envolvidas na coordenao: Viviane Kumaki, Juliana Teodoro Celestino, Jaqueline Vieira e Leila Menechini). Procuramos estruturar a pastoral da educao tambm. Fizemos uma reunio com os professores, no Colgio So Judas Tadeu, no dia 06/04. O responsvel ficou o professor Francisco de Assis Ferreira. Em 16/04 inauguramos a nova Secretaria Paroquial, ampla e prtica para o atendimento. Com isso, liberamos a Sala Azul que comeou a ser reformada tambm. No dia 22/06, foi inaugurada a Sala Azul, com uma reunio com os padres do decanato e de nosso bispo diocesano. Foram adquiridas 30 cadeiras universitrias com banco estofado. A pintura externa da Secretaria Paroquial e da Sala Azul foi concluda definitivamente em 19/08. Para o natal desse ano, a igreja recebeu uma pintura externa. Agora tudo azul. Comeamos a reformar tambm o salo paroquial: o projeto contempla a mudana da cozinha para onde era o palco, este, por sua vez, deixar de existir; os banheiros tero portas para fora do salo; as portas e janelas sero trocadas, ser forrado a cozinha e o bar; sero colocados novos ventiladores; ser pintado tambm de azul, e o telhado receber uma tinta emborrachada para atenuar a temperatura78.
78 O projeto da reforma foi gentilmente cedido pelo arquiteto Solano da Ros.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

107

Igreja com a nova pintura externa 2004

Em 31 de janeiro de 2005, com o consentimento dos moradores do Bairro dos Neves, foi retirado o salo paroquial da antiga capela, agora desativada, para servir de base para a construo da capela Santo Antonio, no assentamento Roncador. Tambm a reforma do salo paroquial est a todo vapor. No dia 04/02, um mutiro encabeado pelo senhor Jos Teodoro, presidente da comisso, demoliu as paredes internas do salo paroquial. Embora ele seja utilizado para a nossa festa de maio, sua inaugurao definitiva acontecer em 12/10, na confraternizao dos 10 anos da Pastoral da Criana em nossa parquia. Justamente por estar o salo em reforma, aconteceu no Colgio So Judas Tadeu nossa confraternizao das pastorais em 12/02. O ano de 2005 foi o ano das nossas Escolas da F dominicais. Aberta a todo o povo, mas principalmente visando a formao das lideranas, refletimos sobre a Revelao de Deus atravs do estudo da Dei Verbum, a liturgia da missa e a Doutrina Social da Igreja. Estudamos ainda a Paz e a Solidariedade, que so temas da campanha da fraternidade neste ano.

108

Pe. Luiz Antonio Belini

Reforma do Salo Paroquial

No dia 04/03, em missa solene, Dom Mauro investiu os novos Ministros Extraordinrios da Comunho Eucarstica79. Aps a investidura houve uma pequena recepo na edcula da casa paroquial. A catequese nesse ano promoveu, entre outras atividades, dois retiros com catequizandos e seus familiares: um assessorado pela Irm Snia, de Maring, em 13/04 e um assessorado pelo seminarista Nilson Reis Gonalves, no dia 14/02. Como parte dos eventos da semana da famlia, a pastoral promoveu um festival de msica sacra na Igreja. Muitas famlias estiveram presentes. Continuando a formao litrgica, Padre Adio e sua equipe trabalhou, em 29/04, o canto do Hino de Louvor e Aclamao
79 So eles: Jos Malagutti, Maria Aparecida Zangalli e Lucilene de Lima Zangalli.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

109

ao Evangelho, como j havia feito com os Salmos. Este ano nossa parquia sediou a Assemblia Decanal, foi em 08/10, com a presena de Dom Mauro e Irm Elga. Como sempre, nosso CPP se envolveu na organizao para acolher os agentes de fora e terminou com uma confraternizao. Em 2005 aconteceu a segunda visita cannica. Dom Mauro verificou os livros de registro, documentos e imveis da parquia. Aproveitou tambm para visitar as capelas So Sebastio e So Jos Operrio. Ambas foram reformadas e esto belas e aconchegantes. Como resultado de sua visita, anotou no Livro do Tombo, p.46: No dia 27 de julho de 2005, realizei a segunda visita cannica e administrativa nesta Parquia de So Judas Tadeu em Quinta do Sol/PR, sendo que a primeira havia sido realizada no dia 12/05/2000. Verifiquei: 1. Livros de batizados: ok; 2. Livros de crisma: ok; 3. Livros de casamentos: ok; 4. Processos matrimoniais realizados no perodo de 2000 a 2005: ok. Quero realar a infra-estrutura oferecida pela parquia: casa paroquial nova e bem mobiliada; escritrio paroquial com novas instalaes e bem equipado; Igreja Matriz bem apresentvel; resta-me parabenizar o proco: Padre Luiz Antonio Belini e os membros do CEP (...). Tambm no poderia deixar de parabenizar as secretrias paroquiais pelo excelente trabalho desenvolvido frente da secretaria: Viviane Kumaki e urea Candido Sobral. Quinta do Sol, 27 de julho de 2005 Dom Mauro Aparecido dos Santos Bispo Diocesano O ano de 2006, obedecendo as orientaes das Assemblias, paroquial e diocesana, centrou-se nas Escolas da F, realizadas mensalmente com um bom nmero de agentes de pastoral. Isso despertou para outros temas, mais propriamente teolgicos e que necessitavam serem trabalhos de forma mais sistemtica. Respondendo a este anseio, iniciamos em 14/08, uma Escola Paroquial de Teologia. O objetivo estudar os tratados

110

Pe. Luiz Antonio Belini

da Criao, Antropologia, Graa e Escatologia. Ser uma noite por semana, das 19.30 s 22.20 horas. A comunidade do assentamento Maraj passou a ser atendida pelo padre Ivan Luiz Walter, vigrio paroquial de Engenheiro Beltro, com a permisso do proco de Beltro e do bispo diocesano. J a comunidade do assentamento Roncador est comeando a construo de sua capela. Neste ano ganhamos uma tora, rvore que estava a tempos cada (do senhor Arlindo Rodrigues), com a autorizao dos rgos competentes, foi feito para nossa Igreja um novo altar, mbo para as leituras, estante para o comentarista e apoios para as cestinhas de coleta e para as imagens dos santos. Tudo foi confeccionado em Quinta do Sol mesmo, sendo o senhor Jos Teodoro o coordenador do trabalho. O altar foi consagrado pelo nosso bispo diocesano em 10/06. Um acontecimento que marcou a vida de nossa comunidade foi a crisma celebrada na capela So Sebastio, em Irapu, ela sempre foi ce-

Novo altar

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

111

Dom Mauro consagrando o altar da Matriz em 06/01/2007

lebrada somente na matriz. Ali, Dom Mauro crismou 15 catequizandos. Aps a missa houve um almoo para toda a comunidade. Embora no tenhamos multiplicado os nossos Grupos de Reflexo por dez, como era o pedido do bispo, os que temos esto animados. No dia 28/06 fizeram uma confraternizao junina no Salo Paroquial, sob a responsabilidade da coordenadora, Conceio Matias e do Jos Teodoro Celestino. A pastoral da juventude organizou o Dia do Amigo para o decanato. Foi no Clube Sol Nascente e aconteceram atividades de vrios tipos: a abertura com a missa, depois palestra e tarde, atividades recreativas. Novamente a Assemblia Decanal aconteceu em nossa parquia, em 14/10, com a presena de Dom Mauro e da Irm Elga. Foi um momento de rever a caminhada e planejar o futuro. Aps muitos anos sem o Santssimo Sacramento, a capela So Jos Operrio, do Bairro Trs Vendas, agora reformada e com toda a segurana, voltou a t-lo. O sacrrio o que foi tirado da igreja matriz, tendo

112

Pe. Luiz Antonio Belini

passado por uma reforma. Tambm o altar em uso nesta capela o que estava na matriz. Em 2007 fizemos duas Assemblias Paroquiais: uma de planejamento, em 04/02, onde estudamos os estatutos diocesanos, principalmente os relacionados vida cotidiana da parquia: batismo, catequese, preparao para o matrimnio. E de avaliao, em 16/09. Este ano as Escolas da F se concentraram no estudo do Credo. A avaliao foi muito positiva.

Bolo de aniversrio da Parquia

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

113

No dia 06/01, nossa parquia comemorou seus 40 anos. Em missa presidida por Dom Mauro e com a presena do padre Pedro Speri, foi feita a sagrao do novo altar. Aps a celebrao houve uma grande confraternizao no Salo Paroquial, com um bolo de 100 kg. Nesta oportunidade comeamos a fazer um resgate histrico da parquia e, entre as atividades, um painel com as fotos mais antigas.

Painel com fotos para o Resgate Histrico

H algum tempo ns estvamos preparando um encontro matrimonial para nossos casais. Ele aconteceu entre 26 e 28/01, na casa de encontros Rainha da Paz, em Maring, envolvendo 20 casais e o proco. Foi nos moldes do movimento Dilogo, que desde ento passou a existir em nossa parquia, sempre com a assessoria dos casais responsveis de Floresta, ficando como coordenadores na parquia o casal Carlos Alberto Melo e sua esposa Rizlia, assessorados primeiramente pelo casal Maria Socorro e Hlio Aldivino e depois pelo casal Maria Nedina e Natanael Ferri.

114

Pe. Luiz Antonio Belini

Tendo feito o processo exigido pelo estatuto diocesano dos CEPs, foi eleita a nova comisso econmica paroquial, tomando posse em 02/03. O presidente o senhor Natalino Ferri80.

Encenao da Paixo de Cristo 2007

Na Semana Santa deste ano os jovens prepararam uma belssima apresentao da Paixo e Morte de Nosso Senhor. Foi aps as funes litrgicas da sexta-feira santa, na frente da Igreja. Promoveram tambm uma maratona bblica, realizada no Salo Paroquial, em 12/10. No Salo Paroquial aconteceu, como nos outros anos, em 21/07, a festa junina, mas
80 O CEP ficou assim constitudo: presidente: Natalino Ferri; vice: Jos Teodoro Celestino; tesoureiro: Fbio Tomeix; vice: Joo Cludio Romero; secretria: Lucimara Cacilha Teodoro; vice: Dinazalda Lazaretti; conselheiros: Bruno Paz Werneck, Joo Carlos Benatti de Freitas Mendona, Valdemar Florncio, Hlio Aldivino, Cenildo Florncio, Celso Malagutti, Antonio Zangalli, Joo Mateus, Edmilson Vieira dos Santos, Srgio Leal e suas respectivas esposas.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

115

este ano, no apenas dos grupos de reflexo e sim de todas as pastorais, com quadrilhas e danas. Em 20/08, com uma confraternizao, encerramos nossa Escola Paroquial de Teologia. Havamos comeado com 35 leigos e terminamos em 9. A avaliao final foi muito boa. Em outubro instalamos um datashow na igreja e aposentamos o retro-projetor. O ano de 2008 foi marcado pelas reformas na igreja matriz. As ltimas festas j foram pensando nessas reformas. Tambm fizemos campanhas de cereal e de material de construo. Na reunio do CPP de junho demos os ltimos andamentos reforma81. Em 21/06 passamos a celebrar no Salo Paroquial e liberamos a igreja para as reformas. Foi construdo uma nova sacristia, banheiro e um almoxarifado; a antiga sacristia tornou-se a Capela do Santssimo e confessionrio; o sacrrio, confeccionado por ns, tem dupla face, tanto para a Igreja quanto para a Capela do Santssimo. Foram trocadas as janelas e as portas, que agora so de vidro. O piso antigo foi trocado por granito, em duas cores: amarelo no presbitrio e ocre no restante da Igreja. O forro foi envernizado. A Igreja foi ornamentada com pinturas que a deixou mais aconchegante. O pintor foi um ex-seminarista: Antonio Batista de Souza Junior. No dia 19/11 instalamos um novo som. O velho, que havia sido instalado no Salo Paroquial para as missas, ir ficar l. Dentro do previsto, no dia 26/11, um mutiro lavou a Igreja e j no dia 29/11 passamos a utiliz-la. A inaugurao aconteceu com nossa festa, dias 6 e 7/12. Toda essa reforma somente foi possvel pelas doaes em dinheiro, materiais e trabalho. Tudo o que foi possvel, se fez em mutiro e muitos foram os paroquianos que trabalharam voluntariamente. Tambm pelo esforo incansvel do presidente do CEP, Natalino Ferri e de sua equipe. Ouso afirmar que no h outra Igreja to bela em toda nossa regio. A vida pastoral correu normalmente durante o ano, com seus eventos costumeiros. Quero lembrar, no entanto, alguns momentos significa81 O projeto arquitetnico dessa ampliao e reforma foi-nos gentilmente cedido pelo arquiteto Solano da Ros.

116

Pe. Luiz Antonio Belini

tivos: no dia 13/09, o padre Adio Odilon Pego celebrou os seus 10 anos de sacerdcio com uma missa em Ao de Graas. Tambm esteve presente na celebrao o padre Valdecir Liss, de Engenheiro Beltro. Em 21/09, o encontro matrimonial Dilogo promoveu um encontro de namorados

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

117

que aconteceu no Colgio Ana Cludia, contando com a assessoria de Jos Lopes e Arialda, casal atuante no movimento em Camb. Foi anunciado, em 24/12, nosso novo bispo diocesano: o padre Francisco Javier Delvalle Paredes. Para os quintassolenses um motivo a mais de alegria, j que o padre Francisco Javier trabalhou nesta comunidade e, portanto, j bem conhecido e querido. O ano de 2009 foi marcado pelo jubileu de ouro de nossa diocese. Aconteceram muitas reunies de planejamento e formao em vista das celebraes do jubileu, em particular, das misses populares. Logo no incio do ano ficou constituda uma comisso para organizar as misses em nossa parquia, assim composta: Jos Teodoro Celestino, Edith Ieger, Lucimara Cacilha Teodoro e Valdir Romero Junior. Administrativamente, terminamos os detalhes em torno da reforma da igreja, principalmente os mveis da sacristia. O ano de 2009 ser um ano para reequilibrar as finanas paroquiais. Felizmente, logo conclumos o pagamento de todas as reformas da igreja. Em torno da pastoral, quero ressaltar a visita do recm ordenado padre Jos Carlos Kraus, que passou um final de semana conosco, 21 e 22/02, celebrando e assessorando a preparao da Campanha da Fraternidade 2009. No dia 25/02, com um decreto diocesano, a comunidade do Assentamento Maraj passou definitivamente a fazer parte da parquia de Engenheiro Beltro, que h algum tempo vinha atendendo com as celebraes eucarsticas. Em 27/02, na Catedral So Jos, aconteceu a sagrao episcopal de nosso novo bispo, dom Francisco Javier Delvalle Paredes, tinha muitas pessoas de nossa parquia presentes. Tambm na Catedral aconteceu, em 22/03, a celebrao de abertura do ano jubilar. O senhor Natalino Ferri, presidente do CEP, representou a parquia. Como parte do ano jubilar, a imagem de So Jos fez uma peregrinao pelas parquias, na nossa esteve em 28/04, com uma missa concelebrada pelos padres Joo Donizete Pitondo e Jos Coelho. Na reunio do Conselho Paroquial de Pastoral de maio, o Conselho Econmico Paroquial foi reeleito para mais dois anos, com pequenas al-

118

Pe. Luiz Antonio Belini

Crisma com Dom Francisco Javier

teraes, continuando sob a presidncia do senhor Natalino Ferri82. O seminarista Alfredo Rafael esteve por duas vezes trabalhando em nossa comunidade: pregando retiro para os crismandos, em 02 e 03/05; e pregando retiro para os Ministros Extraordinrios da Comunho Eucarstica em 17/07. Retiro que aconteceu na Capela So Jos Operrio. A crisma aconteceu em 17/05 (para 48 jovens). Foi a primeira celebrao de Dom Francisco Javier em nossa comunidade aps sua sagrao episcopal. O Cenculo de Maria fez tambm ali, na capela So Jos Operrio, uma bela confraternizao junina, em 18/07. Contou com a participao de muitas pessoas de nossa parquia e de outras, onde o movimento est presente.
82 O conselho passa a ficar assim constitudo: presidente: Natalino Ferri; vice: Jos Teodoro Celestino; tesoureira: Lucimara Cacilha Teodoro; vice: Joo Cludio Romero; secretria: Renata Arruda; vice: Dinazalda Lazaretti; conselheiros: Bruno Paz Werneck, Joo Carlos de Freitas Mendona, Valdemar Florncio, Hlio Aldivino, Cenildo Florncio, Celso Malagutti, Antonio Zangalli, Joo Mateus, Edmilson Vieira dos Santos, Srgio Leal e suas respectivas esposas.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

119

Como parte da formao para os missionrios, o padre Roberto Carlos Reis, coordenador diocesano da ao evangelizadora, esteve preparando nossos missionrios em 14/06. E no dia 21 deste ms, no Seminrio Diocesano So Jos, houve a missa dos 50 anos da diocese com o envio dos missionrios. Em nossa parquia, a celebrao eucarstica que marcou a abertura das primeiras visitas missionrias foi em 04/07, e o encerramento, com celebrao de Ao de Graas, em 11/07. Em reunio de avaliao, dia 25/07, pudemos constatar que essas visitas missionrias foram muito alm das expectativas, abrangendo quase a totalidade da populao catlica do municpio. As experincias relatadas pelos missionrios foram muito positivas. Reiniciamos a preparao para as segundas visitas missionrias, que aconteceram entre 03 e 10/10, seguindo os mesmos esquemas. Embora j no tenham tido o mesmo vigor das primeiras. No dia 02/08, a Rota da F: Romaria Passando por Lugares Sagrados incluiu nossa Parquia em seu roteiro. Participaram da missa da manh e almoaram no salo paroquial, j que estava chovendo.

Rota da F 02/08/2009

120

Pe. Luiz Antonio Belini

Rota da F 02/08/2009

Visando possibilitar uma preparao mais aprofundada de nossos agentes e missionrios, retomamos nossa Escola Paroquial de Teologia em 21/09, s segundas-feiras, das 20.00 s 22.15 horas, na Sala Azul. O primeiro tema trabalhado: Como nossa Igreja interpreta a Bblia.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

121

Padre Roberto com os MECEs

No incio de 2010, nossa parquia ganhou um vigrio paroquial. Trata-se do dicono Roberto Csar de Oliveira. Ele residir em Engenheiro Beltro, mas atuar em nossa comunidade, dedicando um dia na semana visita aos doentes e famlias e celebrar nas comunidades rurais.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

123

COORDENADORES DAS PASTORAIS E MOVIMENTOS

(Apresentados em sua sucesso ao longo dos ltimos 14 anos)

APOSTOLADO DA ORAO: Tereza Sturion; Rosalina Henrique; Dinazalda Lazaretti; Hilda Vieira; Rozalina Henrique; Dinazalda Lazaretti. CNTICOS: Yolanda Rodrigues; Margarida Vieira; Cristina Guerra; Margarida Vieira. CATEQUESE: Carlos de Freitas Mendona; Laudelina Malagutti Leal; Eliana Maria de Almeida. CENCULO DE MARIA: Francisco de Assis Ferreira; Lucimara Damaceno Cacilha Teodoro; Francisco de Assis Ferreira; Renata Arruda. CURSILHO: Odair Bondaruk; Agnaldo Alves da Silva; Gorm Eugnio Berg Van Linde; Agnaldo Alves da Silva; Joo Carlos Benatti de Freitas Mendona. DZIMO: Bruno Werneck; Joo Ferri; Edimar Dias Tunes. GRUPOS DE REFLEXO: Arlindo Rodrigues; Maria da Conceio Matias; Jos Teodoro Celestino.

124

Pe. Luiz Antonio Belini

INFNCIA MISSIONRIA: Viviane Kumaki; Juliana Teodoro; Jaqueline Vieira; Leila Menechini; LITURGIA: Edselma de Deus/ Edith Yeger; Lucia Mendona Werneck. ME RAINHA: Yolanda Rodrigues. MINISTROS EXTRAORDINRIOS DA COMUNHO EUCARSTICA: Carlos de Freitas Mendona; Arlindo Rodrigues; Osvaldo Mano Domingues, Arlindo Rodrigues. MOVIMENTO DE CASAIS DILOGO: Rizlia e Carlos Alberto de Melo; Maria Socorro e Hlio Aldivino; Rizlia e Carlos Alberto de Melo; Maria Nedina e Natanael Ferri. PASTORAL DA ACOLHIDA: Maria Simoni Ferri; Celma de Lima Tomeix. PASTORAL DA CRIANA: Sandra Mara Romero, vice: Edith Yeger Cangussur; Edith Yeger Cangussu, vice: Nilce Ferri. PASTORAL DA JUVENTUDE: Adilson Ferri; Maria Aparecida; Viviane Kumaki (vice: Maria Rodler); Csar Leal Rinque (vice: Fernando Fonseca de Melo); Fernando Fonseca de Melo (vice: Jos Antnio); Elisngela Nakao (vice: Henrique Terra); Luciana Nobre dos Santos (vice: Andr Luiz da Silva); Jefferson Pereira da Silva (vice: Dionanthan Nayte dos Santos). PASTORAL DA SADE: Maria Felgueira; Delza Vieira; Lcia Kumaki; Leonice Batistela Tonelli.

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

125

PASTORAL DO BATISMO: Luiz Neves Junior; Carlos de Freitas Mendona; Pastoral da Famlia. PASTORAL FAMILIAR: Pedrina e Agnaldo Alves da Silva; Sebastio Neves; Lourdes e Osvaldo Mano Domingues; Celma e Fbio Tomeix; Maria Aparecida e Antonio Zangalli. PASTORAL VOCACIONAL: Jos Menechini; Jos Teodoro Celestino. RENOVAO CARISMTICA CATLICA: Edimar Dias Tunes; Marli dos Santos Costa; Edimar Dias Tunes; Domitila de Lima; Edimar Dias Tunes. SECRETRIAS PAROQUIAIS: Elisngela Campo Silva e Terezinha Mendona Tunes; titular: urea Sobral Florncio (desde setembro de 1998); auxiliares: Rosilene Moreira Ananias; Viviane Kumaki; Damiana Sanches Domingues; Pmela Regina Targino; Andressa Dias Tunes; Paloma Oliveira Anunciato; Pricilla Rosa Mendona (atual).

126

Pe. Luiz Antonio Belini

CPP da Parquia de Quinta do Sol

(Da direita para a esquerda, a partir da fila de baixo) Alexandra Monte de Oliveira - Coordenadora do Cenculo de Maria Celma de Lima Tomeix Pastoral da Acolhida Eliana Maria de Almeida Coordenadora da Catequese Dinazalda Lazzaretti Apostolado da Orao Dilma Sobral Dias Vila Rural Joo Cezar Dias Vila Rural Joo Carlos Benatti de Mendona Coordenador do Cursilho Aparecida Caetano Zangalli Pastoral Familiar Rizlia Rabelo de Melo Coordenadora do Encontro Matrimonial Maria Lcia Mendona Werneck Coordenadora da Liturgia Jeferson de Oliveira Coordenador da Pastoral da Juventude Jos Machado Presidente da Capela Vila Rural Margarida Vieira Santos Coordenadora dos Cnticos Lucimara Damaceno Cacilha Teodoro Tesoureira

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

127

Natalino Aparecido Ferri Presidente Edimar Dias Tunes Coordenador da Renovao Carismtica Catlica Edith Canguss Ieger Pastoral da Criana Luiz Antonio Belini Proco Arlindo Rodrigues Coordenador do M.E.C.E Bento Zangalli Presidente da Capela So Jos Operrio - Trs Vendas Antonio Zangalli Pastoral Familiar Atlio - Presidente da Capela Santo Antnio Assentamento Roncador Rovilso Antonio Presidente da Capela So Sebastio - Irapu Jos Teodoro Celestino Vice- Presidente e Coordenador dos GR (ausente na foto).

As capelas que compem atualmente a nossa comunidade paroquial:

Capela Santo Antonio - Assentamento Roncador

128

Pe. Luiz Antonio Belini

Capela So Sebastio - Bairro Irapu

Capela So Jos Operrio - Bairro Trs Vendas

Histria da Parquia So Judas Tadeu de Quinta do Sol

129

CONCLUINDO

screver a histria da parquia foi uma aventura fascinante. Aps tantos anos em Quinta do Sol, foi possvel descobrir pessoas e fatos at ento ignorados, repensar outros j conhecidos, mas agora reinterpretados dentro de seu contexto prprio. Infelizmente, muitas pessoas ou eventos no foram mencionados. E, por outro lado, talvez pessoas e eventos que nele foram relatados, no devessem ter tido o destaque que tiveram. o nus que todo historiador deve pagar ao levar a termo seu trabalho. Louvo a Deus por todos que construram, com suas vidas, essa histria maravilhosa, de f e dedicao ao Evangelho de Jesus. Ele sim sabe o contributo de cada um e, como promete em seu Evangelho, retribuir amorosamente. Desejo que este livro sirva, ainda mais, de motivao para nosso trabalho missionrio, nos espelhando em tantos filhos e filhas de Deus que vivenciaram essa histria.

También podría gustarte