Está en la página 1de 12

[Digite texto]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Instituto de Qumica Departamento de Fsico-Qumica Fsico-Qumica V

Pintura automotiva
Conceitos
Professor: Alfredo Victor Bellido Bernedo Grupo: Renata Santos Alves Juliana de Melo Ferreira Patrick Moreira Machado Fernando Henrique Silva Eduardo Rogonsky da Costa Leonardo de M. B. Corra

1. Introduo
A preocupao com a durabilidade, a aparncia e vida til do automvel tem sido uma constante nos ramos automotivos e coligados, conseqentemente, a pintura fundamental sob o ponto de vista de uma avaliao crtica. A proteo anticorrosiva e a aparncia so dois pontos bsicos na pintura automotiva. A proteo anticorrosiva est fundamentada na preparao da chapa, na fosfatizao, na eletroforese e no primer, enquanto, a aparncia deve estar baseada nas tintas de acabamento, que tambm devem oferecer caractersticas protetoras contra o desgaste e o intemperismo. Alm da forma, o acabamento externo a primeira coisa que um consumidor v ao olhar um veculo. A qualidade do revestimento um reflexo da qualidade e da durabilidade do veculo em si. Atravs de uma ampla gama de cores e efeitos, acabamentos atuais oferecem a oportunidade para atualizar e personalizar os veculos a um custo relativamente baixo, proporcionando a qualidade e durabilidade para proteger e manter o valor do veculo. Sendo assim, a pintura automotiva tem dois princpios bsicos a serem seguidos, a fim de garantir a qualidade do produto: Proteo Anti-Corrosiva Aparncia A proteo anticorrosiva est fundamentada na preparao da chapa, na fosfatizao, na eletroforese e no primer, enquanto, a aparncia deve estar baseada nas tintas de acabamento, que tambm devem oferecer caractersticas protetoras contra o desgaste e o intemperismo.

2. Fosfatizao
Fosfatizao um processo de converso qumica usada principalmente para a aplicao de carrocerias automotivas, consiste em se recobrir peas metlicas com fosfatos de zinco, ferro e mangans, tanto na forma de fosfatos neutros (PO43-) quanto monocidos (HPO42-). Fosfatizao da carroceria melhora a aderncia da tinta e a resistncia corroso. O processo pode ser projetado para trabalhar em metais diferentes. Isso importante para os carros mistos ao / alumnio, que esto sendo produzidos por quase todos os fabricantes de automveis. Neste contexto, o filme de fosfato tambm necessrio assegurar uma aparncia de tinta mesmo em ambos os metais. O carro todo em alumnio tambm uma opo, mas continua a ser bastante caro.

Fosfatizao um processo de duas etapas em que ocorrem reaes eletroqumicas espontaneamente (ao contrrio de anodizao) entre o alumnio e as espcies de soluto: primeiro, h um passo de nucleao no qual cristais pequenos so formados e depositados na superfcie. Durante a segunda etapa, estes ncleos crescem para formar uma camada densa e cristalina. A formao de uma camada adequada dependente da condio inicial da superfcie do alumnio, portanto, adequadas limpeza ou decapagem da superfcie so necessrias. O ction tri-(Zn, Mn, Ni) fosfato representativo para o processo industrial. A densa camada de cristais de fosfato cobre a superfcie de alumnio. Os cristais fornecem locais de ancoragem para a pintura ou verniz. Esta tcnica de revestimento usada para uma variedade de aplicaes desde carrocerias peas pequenas, como suportes de motor. Durante a aplicao, corpos automotivos so enviados atravs de uma srie de tanques de spray e de imerso. Um processo de fosfato de zinco tpico comea com mltiplos estgios de limpeza, seguidos por uma lavagem em dixido de titnio, fosfato de zinco e um selante. O processo completado por mltiplas lavagens com gua deionizada. Esta sequncia no s prepara a carroceria para uma pintura posterior, mas tambm retarda a oxidao do metal ainda mais e d uma aparncia uniforme ao metal. A carroceria fosfatada , ento, enviada para o tanque de mergulho de eletrodeposio para iniciar o processo de pintura.

3. Eletroforese
A pintura automotiva, em geral, um processo contnuo e ininterrupto, pois paradas no programadas dentro de uma linha automatizada de pintura podem trazer prejuzos altssimos, tanto do ponto de vista econmico quanto na qualidade final da pintura. A eletroforese conseguiu impor-se como processo moderno de pintura em srie nas indstrias de automveis e aparelhos eletrodomsticos desde a dcada de 60 A estrutura de metal de um carro ou uma caminhonete possui uma forma extremamente complexa. Muitas reas esto ocultas de uma linha direta de viso. praticamente impossvel de se revestir tal formato complexo com as tintas de spray convencionais. Para alcanar o mximo de cobertura e, portanto, mxima resistncia corroso, esta primeira camada de revestimento aplicada em um processo conhecido como eletrodeposio.

A eletrodeposio de tintas um processo em que se mantm o mesmo princpio da imerso simples. As tintas usadas possuem, porm, uma formulao especial que permite sua polarizao. Usando esta propriedade, a pea (carroceria) ligada ao plo negativo dos retificadores de corrente contnua e estabelecendo-se, entre a pea e a tinta onde ela est mergulhada, uma diferena de potencial, de modo que os compostos orgnicos protonados (carga positiva) presentes na formulao sejam atrados para o plo negativo (carroceria metlica), conforme mostram, a seguir, os esquemas apresentados nas figuras 1 e 3.

Figura 1. Processo de deposio

Geralmente, o plo positivo (anodo) constitudo de uma chapa de ao inoxidvel ou de uma liga de titnio, entretanto, em alguns casos o prprio tanque serve como plo positivo, o que pode acarretar reaes de contaminao ao banho pelo ataque andico ao-carbono constituinte do tanque. A tinta aplicada vai, continuamente, cobrindo toda a pea com base na adsoro das cargas positivas neutralizadas pelas cargas negativas da pea (Brett &. Brett, 1996). Dessa forma, toda a pea fica recoberta com uma camada uniforme e aderente de tinta, com espessura na faixa 20-40 m.

Figura 2.

Figura 3. Esquema industrial Aps passar pelo processo eletroqumico, a carroceria se desloca para o sistema de lavagem, onde o excesso de tinta no aderida superfcie, espumas e outras impurezas dispersas so removidas por gua (fig.5). A carroceria, ento, passa por uma segunda lavagem (enxaguada) com gua proveniente da ultrafiltrao e finalmente com gua desmineralizada, proporcionando superfcies pintadas, muito limpas. Finalmente, a carroceria introduzida em estufas para que a pelcula aplicada venha a se formar por ativao trmica. O tempo de cura da ordem de 15 minutos e sob uma temperatura de 180C resultando numa espessura de tinta seca na ordem de 15 a 20 m. Produtos de eletrodeposio devem exibir alta capacidade de penetrar

profundamente em fendas, bem como excelente resistncia corroso. Os produtos de eletrodeposio devem ser aplicveis em todos os substratos utilizados na indstria automotiva (ao, ao revestido de zinco, ligas de alumnio etc.) Os requisitos devem ser compatveis com as necessidades dos diferentes clientes, e os produtos devem fornecer uma aparncia suave. Novas exigncias ambientais exigem que os electrocoats funcionem sem a adio de metais pesados, como chumbo e, em algumas reas da Europa, tambm sem estanho.

3.1 Vantagens de Eletrodeposio


Do ponto de vista da tcnica de processos, as vantagens da pintura eletrofortica esto aliceradas nos seguintes fatores: economia de material e custos; automatizao; proteo ao meio ambiente; confiabilidade do processo; cobertura uniforme da camada; reduo dos riscos de incndios e exploses (tintas base dgua); economia de energia. Por outro lado, por ser um processo eletroqumico, as vantagens enumeradas anteriormente podem ser questionadas e at refutadas em funo dos seguintes parmetros: caractersticas fsico-qumicas das tintas; qualidade das guas utilizadas no processo; nvel de contaminaes no processo de eletrodeposio; reutilizao das guas de processo na lavagem e em outras atividades industriais.

Custo Efetivo
Uma vez que o investimento de capital inicial foi feito, o processo de eletrodeposio pode reduzir significativamente as despesas operacionais em comparao com os processos de pulverizao convencionais. Esta economia geralmente resultar em "retorno" da diferena de custo incremental entre eletrodeposio e de investimento aplicao em spray durante o perodo inicial de 2-3 anos de operao.

Automtico
O processo de eletrodeposio um mtodo totalmente automatizado de aplicao de um revestimento de qualidade. Na maioria dos casos, um operador do sistema nico o

nico trabalho direto exigido. O indivduo realiza as verificaes qumicas dirias de banho, monitora a operao do sistema, alimenta a resina de reposio e materiais de pigmento e executa manuteno de rotina do sistema. O consumo de energia e custos de manuteno normal de operao so significativamente menores com a eletrodeposio do que em comparao com os processos convencionais de aplicao em spray.

Controlvel
Com a devida ateno ao banho qumico, parmetros operacionais e de manuteno de instalaes, um processo de eletrodeposio capaz de fornecer a mais alta capacidade de execuo dentre quaisquer processos de revestimento em velocidades de linha muito altas. Espessura da pelcula de revestimento pode ser controlada atravs da tenso, e ajustes de temperatura do banho para variar apenas em dcimos sobre a pea inteira.

Eficiente
O processo de eletrodeposio fornece a maior eficincia de transferncia de material obtido por qualquer processo de revestimento. O processo particularmente eficiente em revestir sees caixa de interior de carrocerias parcialmente fechadas de automveis. Estas reas so inacessveis para pulverizao automtica e de outro modo exigiria aplicao manual com equipamento de pulverizao especializado. Mesmo assim, a uniformidade da espessura do revestimento no se aproxima da capacidade de eletrodeposio e a eficincia da transferncia de uma pulverizao manual seria extremamente baixa.

Ambientalmente Seguro
Revestimentos eletrodepositados so base de gua e contm entre 1%-3% de solventes orgnicos volteis. Um sistema de eletrodeposio de grade ajuda para fazer de uma fbrica de montagem automotiva um bom vizinho em termos de emisses de solventes.

4. Primer
Uma vez que a camada anti-corrosiva foi eletrodepositada, o primer aplicado para adicionar suavidade e permitir que uma camada superior de tinta fique aderida ao corpo. O Primer muito importante para uma boa aparncia duradoura dos acabamentos automotivos. Para aplicar o primer, o corpo se move por uma pista at uma sala especial chamada de

cmara de fluxo. A cmara de fluxo possui um fluxo constante de ar que leva partculas partculas de primer vaporizado a partir de aberturas no teto onde eles delicadamente so depositados, formando uma espessura uniforme. Enquanto isso, o fundo da cmara tem aberturas de sada anexadas a um vcuo, removendo o excesso de primer que so recolhidos e reutizados.

5. Pintura a p
Os equipamentos e produtos disponveis nos dias de hoje para ao tratamento de superfcie e pintura a p, so resultado de um longo perodo de estudos e evoluo no segmento. O incio desse processo se deu na dcada de 50, nos Estados Unidos. Porm foi na dcada de 60, na Europa, que a pintura epxi com aplicao atravs da utilizao de pistolas foi introduzida no mercado. Modelo utilizado at hoje, e que se destaca pela leveza, facilidade de operao e efeitos poluidores mnimos. A indstria de acessrios automotivos (rodas, santo antnios, etc) utiliza a pintura a p em larga escala, que nesse caso, se justifica pelo custo e tambm pelo acabamento bonito e duradouro. O princpio bsico da pulverizao eletrosttica se baseia no fato de que cargas opostas se atraem, portanto a maioria dos materiais condutivos so apropriados para serem revestidos por esse tipo de processo. O processo consiste no p seco que colocado em um recipiente, onde fluidizado e transportado para a pistola atravs de ar comprimido (vide esquema abaixo).

Figura 4. Esquema de pintura p


Na pistola o p carregado eletrostaticamente e transferido atravs do fluxo de ar e

se move at o objeto a ser pintado (que est aterrado) seguindo as linhas do campo eltrico formado entre o objeto e a ponta da pistola. O processo de carregamento eletrosttico do p, necessrio para esse tipo de aplicao, pode ser feito de duas maneiras principais, a saber: Carregamento por ionizao (efeito Corona):

O ar que carrega o p ionizado na ponta da pistola devido aos eletrodos dessa que so mantidos a um potncial de ca. 100 KV. Esse ar ionizado transfere uma carga eltrica ao p, o qual atrado pelo objeto. Carregamento por atrito:

Na pistola TRIBO o carregamento se d pelo atrito do p com o corpo da pistola. Nesse caso no se forma o campo eltrico entre a pistola e o objeto, pois o ar que transporta o p no ionizado. Uma vantagem desse processo, em relao ao de carregamento por ionizao, est no fato de se poder aplicar o p em cavidades sem o problema do efeito da gaiola de Faraday. Porm esse tipo de carregamento exige uma pistola de grandes dimenses o que dificulta o manuseio e diminui a produtividade.

Figura 5. Ilustrao de uma bomba de p

5.1.Vantagens e desvantagens da pintura a p:


A pintura a p caracteriza-se por ter um acabamento mais duro e resistenteque a pintura lquida convencional. Ela usada principalmente no recobrimento demetais, como ao e alumnio (tanto para indstria automobilistica como para linhas bancas). Tecnologias mais recentes permitem usar este tipo de tinta sobre MDF. As vantagens da pintura a p so as seguintes: 1. A pintura a p emite nenhuns ou quase nenhuns de Compostos Orgnicos Volteis (COV);

2. Permitem a aplicao de camadas mais espessas de tinta lquida sem que ocorra oescorrimento da tinta; 3. A quantidade no usada de tinta em p pode ser reutilizada e por isso possvel chegar de 97 a 98% de utilizao da tinta; 4. As linhas de pintura a p produzem uma menor quantidade de resduos perigosos que as instalaes de pintura lquida convencional; 5. Os custos de capital e de operao associados a uma linha de pintura a p so inferiores a uma linha de pintura lquida; 6. A diferena entre a aparncia de objectos pintados horizontalmente e dospintados verticalmente menos pronunciada que na pintura lquida; 7. A pintura a p permite uma maior gama de efeitos especiais que so impossveis de obter em pintura lquida No entanto, as tintas em p possuem tambm as seguintes desvantagens:

1. difcil aplicar camadas finas de tinta, com menos de 50 m de espessura, pois ao

ser constitudo por partculas entre 30 e 50 m, o efeito (defeito) casca delaranja torna-se inevitvel; 2. Certas tintas em p degradam-se quando expostas entre 5 e 10 anos aosraios UltraVioleta; 3. Como o investimento numa linha de pintura a p elevado, em pintura de pequenas quantidades, o seu custo ser superior. 4. A pintura em p no consegue reproduzir fielmente a cor da pintura lquida .

5.2. Tipos de tintas utilizadas


Os sistemas convencionais de tintas em p termoendurecveis so: Epoxi: Usadas em: peas industriais, tubulaes martimas e terrestres, vergalhes de construo civil, etc. Hbrido (Epoxi-polister): Usadas em revestimento de eletrodomsticos, auto-peas, mveis de ao, painis eltricos, etc. Polisteres: Usadas em componentes automotivos, implementos esquadrias de alumnio, telhados industriais, mveis de jardim, etc agrcolas,

Poliuretanos: Usadas em cabines telefnicas, grades e esquadrias, mquinas, mveis de jardim, etc.

10

6. Tcnicas de controle ambiental


Numa linha de pintura de veculos, concentraes mnimas de partculas podem prejudicar muito a qualidade do acabamento, causando defeitos visveis na esttica do carro, como pontos de sujeira, gros ou crateras, como so chamados pelos profissionais da rea. A falta de controles e procedimentos adequados tambm responsvel por problemas como coladura ou escorrimento (excesso de tinta), efeito casca de laranja (aparncia rugosa) ou de pontos com falta de tinta. Quando detectados ainda na fbrica, esses problemas geram retrabalhos ou quando no acabam produzindo reclamaes futuras dos clientes. Uma partcula menor do que 10 (mcron) pode provocar um defeito de 30 a 50 ou at maior nos casos de pintura metlica. Devido a isso, atualmente algumas montadoras determinam que o ambiente onde seus veculos so pintados deve ser to rigoroso quanto o de uma sala cirrgica (Clinic Room). Para evitar falhas na pintura, a limpeza nessa rea essencial. O ambiente precisa ser rigorosamente controlado, principalmente em relao temperatura (25 C) e o insuflamento do ar, que deve passar por uma bateria de filtros, desde a sua captao at o suprimento no interior da cabine de aplicao da tinta. Dois mtodos de filtrao so amplamente difundidos. No mais eficiente, ocorre uma filtrao progressiva das partculas. No primeiro so retidas a maior parte das partculas maiores que 10 mcrons, no segundo 5 mcrons e, no terceiro, mais de 95% de todas as partculas maiores que 0,3 mcrons. Os filtros desse ltimo estgio so absolutos e ficam no teto das cabines de pintura, o que garante a qualidade e fluxo laminar do ar para evitar defeitos na pintura. No sistema de filtragem convencional, compostos em sua maioria de dois estgios de filtragem com filtros bolsa, que tm alto poder de acumulao de p, e um terceiro estgio de filtragem, no qual se usa uma manta difusora cuja funo principal equalizar o fluxo e a velocidade do ar no interior das cabines. Nesse tipo de sistema a preocupao de reter apenas partculas maiores que 5 e 10 mcrons. Alm da preocupao com o sistema de filtragem, preciso controlar todos os outros materiais auxiliares utilizados no processo de pintura, como uniformes, panos para a limpeza tcnica e das carrocerias a serem pintadas e aqueles usados para polimento, por exemplo. Dado o impacto de eventuais contaminaes na pintura sobre o acabamento do automvel, a Veco do Brasil oferece aos seus clientes, h seis anos, um servio de gerenciamento dessa rea.

7.Concluso

8.Bibliografia
1.http://www2.dupont.com/Automotive/en_US/products_services/paintCoatings/metalExteri or.html#Primer (acessado em 20/10/2011)

11

2.http://www2.dupont.com/Automotive/en_US/science_of/Electrocoat/whatiselectrocoat/ad vantagesElectrocoat.html (acessado em 20/10/2011) 3.http://aluminium.matter.org.uk/content/html/eng/default.asp?catid=142&pageid=2144416 268 (acessado em 20/10/2011) 4.http://www.ppg.com/coatings/autooem/products/Pages/Pretreatment.aspx (acessado em 20/10/2011)

5.http://www.aedb.br/seget/artigos05/261_Tinta.pdf (acessado em 17/10/2011) 6. http://www.kmwrs.com.br/blog/ (acessado em 19/10/2011)


7. http://www.sbcc.com.br/revistas_pdfs/ed%2010/10Capa_CabinesDePintura.pdf (acessado em 19/10/2011)

12

También podría gustarte